Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 3 de novembro de 2012

Atlético Paranaense consegue importante resultado

Sábado, 03 de novembro de 2012.
Jogadores rubro-negros comemoram o primeiro gol do Atlético marcado
pelo atacante Marcelo que faria mais um no segundo tempo e fechou o
placar: Atlético 3 X 1 São Caetano. O outro gol paranaense foi anotado
 pelo centroavante Marcão (globoesporte)

Na luta para subir para a primeira divisão do futebol brasileiro o Atlético Paranaense conseguiu importante resultado hoje à tarde ao vencer o  São Caetano por três a um. O jogo foi disputado no Anacleto Campanella, em São Paulo. Com a vitória o rubro-negro paranaense vai a 65 pontos, abre quatro de vantagem sobre o próprio São Caetano e fica a apenas um do vitória, que está em terceiro lugar. Seu próximo adversário é o América de Natal na próxima terça-feira, às 16 horas no Ecoestádio, em Curitiba. O América fecha a rodada deste sábado enfrentando o Boa no Nazarenão. Partida começa às 21 horas.



A joia da família

Sábado, 03 de novembro de 2012.


Yasmine, a joia da família Yared
Toda família deve ter a sua. A nossa hoje completa mais um ano de vida. De uma vida preciosa para todos. De valor inestimável, sua presença entre nós enriquece o conteúdo de um relacionamento sempre repleto de emoções. Aliás, ela é uma explosão de emoção. Preocupada com o bem estar de todos sempre se faz presente, nos bons e nos maus momentos. Justa, honesta e crítica. Esta é a minha irmã, Yasmine. Maninha, muitas felicidades. Sei, por conhecê-la desde pequenina, que só és feliz se todos estivermos bem. Hoje é um dia especial para cada um que nesta vida teve o privilégio de conhecê-la e eu sou um deles. Beijos mil, maninha querida!

Em uma "Lages mais feliz" não houve derrotados

Sábado, 03 de novembro de 2012.
Elizeu Mattos faz seu primeiro pronunciamento como prefeito eleito
A menos de um mês vivíamos em Lages momentos de muito trabalho, expectativa e confiança. Sabíamos que não seria fácil, mas confiávamos na mensagem colocada aos eleitores da necessidade de uma nova postura na forma de fazer política e desta ao consequente renovo da gestão pública. Era a principal proposta da mudança: Devolver a cidade aos seus verdadeiros donos através de um "choque de gestão". E chegou domingo, dia 7 de outubro. O povo foi às urnas e a apuração foi tensa para os dois lados em disputa. A maioria da população optou pela proposta da mudança e logramos êxito em nossa empreitada. Um domingo que nasceu com a confiança em nosso semblante e ao se por, a alegria da felicidade pela vitória daqueles que se propuseram a fazer de Lages, uma cidade mais feliz. Disse no primeiro momento que recebi a emocionante notícia da vitória: EM LAGES NÃO HAVERÁ DERROTADOS. A vitória do bem atinge a todos. Só se sentirão derrotados aqueles que insistirem em permanecer à sombra, distantes da Luz que certamente continuará a iluminar o caminho de todos que se firmarem no bom propósito. Aquele em que o contexto é o "todo". Só assim seremos verdadeiramente felizes. Só assim construiremos uma Lages mais feliz. Aos meus conterrâneos a minha homenagem sincera através da saudade que sinto de todos daí e na esperança de retornar a vê-los em breve. Um forte abraço a todos!

O tamanho de Deus

Sábado, 03 de novembro de 2012.



Um dia um menino perguntou para o pai:
-Pai qual é o tamanho de Deus?
E o pai disse:

-Ta vendo aquele avião lá em cima no céu filho?
-To pai, mas é muito pequeno.
O pai decidiu então levar o filho ao aeroporto. Ao chegarem perto de um avião o pai perguntou:
-E o tamanho desse avião filho?
O filho surpreso respondeu:
-Nossa pai é muito grande.
Então o pai disse:
-O tamanho de Deus depende do quanto você está longe ou perto dele.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O valor de "ser livre"

Sexta-feira, 02 de novembro de 2012.


"Devemos valorizar a nossa condição seres livres. Amar o gozo do sentir-se livre. Do direito à liberdade. Dar a vida por ela, se for necessário. Mas devemos atentar ao fato de que ela perderá seu sentido, se para chegar a essa condição precisemos impor aos outros a negativa desse direito." JYF

A insônia dos sacanas

Sexta-feira, 02 de novembro de 2012.


"A maior recompensa do justo é a leveza do sono quando encosta a cabeça em um confortável travesseiro. Já ao injusto restará as muitas horas dos contáveis segundos das noites de insônia." JYF

Seja bem-vinda Sandy

Sexta-feira, 02 de novembro de 2012.
A princesa Sandy agora tem lar. Pudera ver esse exemplo seguido
por todos que verdadeiramente amem os animais
Esta linda cachorrinha apareceu ontem em frente a minha residência, enquanto andava nas redondezas a procura da Chiquinha que desapareceu depois que uma palmeira que estava dentro de meu terreno caiu devido à tempestade de quarta última e derrubou a cerca de ferro. Ela apareceu na frente de casa com trauma na perna esquerda traseira, provavelmente vítima de atropelamento. A espera do retorno da Chiquinha estamos a zelar por esta lindeza. Dei a ela o nome de Sandy. Seja bem-vinda princesa! Já tomou banho e amanhã a levaremos ao veterinário. Um animalzinho a menos a sofrer na rua. Quando a tomei nos braços hoje, olhei fundo nos seus olhos e disse: "A partir de hoje você não sofre mais. Não sentirá mais frio, sede, fome e desamparo enquanto Deus me der força e vida!" Foi a mesma declaração que fiz a todos os animais que tenho em casa. Devido a esse compromisso sinto uma profunda preocupação e tristeza pela que sumiu após a tempestade. Espero muito poder reavê-la. Para isso dependo da sorte, da mesma sorte que Sandy teve ao cruzar pelo olhar de minha esposa Nice que me chamou à atenção. Seja muito bem-vinda, Sandynha!!!

Mais que uma obra

Sexta-feira, 02 de novembro de 2012.

Confesso que me emocionei quando vi essa foto. Trata-se de um ponto histórico da cidade catarinense de Porto União, SC. Foi nesse local que meu pai, Jorge Yared dedicou parte de sua vida no ramo do comércio e cuidou de forma honrosa de sua família. Antes, neste mesmo local, meu avô, Salomão Yared construiu o primeiro cinema das Gêmeas do Iguaçu (Porto União, SC e União da Vitória, PR), o Cine República, na época ainda do cinema mudo. A reforma era necessária, pois a estrutura exigia. Graças a iniciativa de meus irmãos Mário e Gilmar e a persistência e determinação deste último é que foi possível a realização desta obra. Ganha a cidade com mais dois pontos comerciais, no térreo como podem perceber já alugado e no andar de cima, ainda por alugar. Para mim, mais que uma obra esse ponto reformado me faz imaginar meus saudosos pai e avô, orgulhosos de seus dois filhos e netos, respectivamente, notadamente o Gilmar que quando criança “aprontava” poucas e boas nesse local. Gilmar, seu irmão mais velho está também orgulhoso do resultado de sua iniciativa e persistência, características marcantes de sua personalidade. Parabéns!

A consciência e a liberdade


Sexta-feira, 02 de novembro de 2012.
"Devemos amar sim a liberdade. Dar a vida por ela, se for necessário. Mas ela perderá seu sentido,
 se para chegar a essa condição precisemos impor aos outros a negativa desse direito"  (JYF)
Mais que um músico diferenciado, o britânico e ex-Beatle John Lennon era um poeta. Entre suas várias composições e depoimentos destaco a frase onde ele pontua a razão de seu amor à liberdade. Tanto quanto ele, também valorizo essa condição. Nada há de mais sombrio do que a prisão. E não fomos feitos para sermos aprisionados. Muitos deram sua vida por não aceitarem essa condição. O homem luta pela liberdade, pois não abre mão do direito de ir e vir, de pensar, de falar, de olhar, de evoluir, enfim, de transformar-se enquanto vivo. O pedagogo cearense Lauro de Oliveira Lima, conhecido por sua atuação política na educação disse com toda razão que “O homem está em permanente reconstrução; por isto é livre: liberdade é o direito de transformar-se.” Caso isso não aconteça é como nascer para viver a escravidão do ocaso existencial. Mas, liberdade tem preço e condição. A principal desta última é jamais impor às pessoas aquilo que não se quer para si e mais, dar-lhe sentido ao reconhecer o mesmo direito a quem quer que cruze o seu caminho. Para fechar, cito dois pensadores que admiro muito. Não é possível não lembrar e concordar com essas duas verdades. O filósofo Jean-Paul Sartre afirmava que “Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode.” Já o líder religioso e filósofo Mahatma Gandhi declarou que “A prisão não são as grades e a liberdade não é a rua; existem homens presos na rua e livres na prisão. É uma questão de consciência.” Por isso "Devemos amar sim a liberdade. Dar a vida por ela se for necessário. Mas ela perderá seu sentido, se para chegar a essa condição precisemos impor aos outros a negativa desse direito." JYF

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Amor, especialidade dos poetas


Quinta-feira, 01 de novembro de 2012.
O poeta pinta corações entre versos e rimas...
Sempre acompanho as opiniões de quem lê, compartilha ou faz seus comentários sobre o conteúdo postado em minha página. Fiz hoje um breve comentário sobre uma frase do poeta Mário Quintana. Achei pontual e muito feliz a frase dele: “O amor não prende, não aperta, não sufoca. Porque quando vira nó, já deixou de ser laço!” 
Um leitor fez a seguinte observação:
- Mario Quintana o Solteiro que morreu com uns 84 anos...Será que entende profundamente de Amor??hahhah
Minha resposta:
O poeta Quintana, Douglas recebeu de Deus um dom: A sensibilidade de observar os sentimentos dos outros como se seus fossem. Daí sua criação extrapolar o entendimento que o costume social nos impõe. Pode até não ter casado, mas sua alma de poeta "casou" sim com o sentimento de todos os que, apaixonados entregaram e entregam-se ao amor. Pode acreditar. Sou poeta e  minhas poesias sobre o amor têm o mesmo conteúdo hoje das que eu fiz quando não tinha vivido a experiência do casamento. Sou admirador do Quintana. Esta frase dele é uma das mais pontuais que já vi sobre o relacionamento de duas pessoas.  E "relacionamento" não exige "casamento", mas impõe ao nobre sentimento, o qual chamamos “amor”, a sua essência. E amor é a especialidade dos poetas. 

Um boa noite triste e apreensivo

Quinta-feira, 1 de novembro de 2012.
Informação sobre o paradeiro pelo fone 9622 9657 (TIM)
Ela atende pelo nome de Chiquinha
Encerro minhas postagens no Blog hoje triste como ontem. Não encontrei minha cachorrinha. Andei uns trinta quilômetros de carro hoje e mais doze a pé procurando, mas não a achei. Eu a alimentava duas vezes ao dia. Toda tarde entre uma refeição e outra dava um pão francês quentinho que comprava pro café. Ela adorava. Quando saia para comprar ela balançava o rabinho, sabendo que no meu retorno ganharia o pão. Ao chegar em casa todos os dias ela me recepcionava com latidos e pulos insubstituíveis. Estou triste pessoal. Não sei o que ela está passando sozinha perambulando pelas ruas frias e escuras de Curitiba neste momento. Tenho sete animais, mas um não substitui o outro. Todos são especiais para mim. Torçam para que eu a encontre o mais rápido possível.

A imagem mudou, mas o compromisso é o mesmo

Quinta-feira, 1 de novembro de 2012.
Âncora do programa de Elizeu Mattos à prefeitura de Lages,SC
Já ouvi alguém me dizer: "O tempo passa, os cabelos mudam, mas a sua voz continua a mesma." A voz pode até ser a mesma, mas com mais conteúdo. Hoje, com 58 anos, mais experiente, com cabelos grisalhos tenho muitas histórias para contar, das emissoras que passei. Ancorei os Jornais da Clube, Capital, Paiquerê de Londrina e por último a Paraná Educativa. Na TV fui âncora da Tupi, da Globo de Curitiba (no Canal 4), depois do SBT, da Bandeirantes e por fim da Paraná Educativa. Guardo boas recordações de todos os veículos que trabalhei e dos bons colegas que tive. A foto é atual. Tirei a exatamente um mês quando ancorei a campanha vitoriosa de Elizeu Mattos à Prefeitura de Lages. Uma trajetória inesquecível pois fiz amizades também inesquecíveis. Tenho por missão a comunicação focada no testemunho da verdade dos fatos e no aperfeiçoamento das relações humanas e sociais.

O som do Paraná sintonizado em todo o planeta

Quinta-feira, 01 de novembro de 2012.
Jornalista Jorge Yared, 22 anos. A voz deste menino chegava longe...
As histórias do rádio em nosso Estado se confundem com o da Clube Paranaense, a primeira e mais potente emissora de rádio que o Paraná já teve.  Esta foto foi tirada quando me preparava para a apresentação do Correspondente Gboex, em 1976, na Bdois. Tinha 22 anos. Eram quatro edições diárias de dez minutos cada, às 07:50/11:50/18:50 e 23:50. Eu apresentava ao vivo as edições do dia. A da noite era gravada. Foi nesta época que criei uma marca da Bdois ao longo dos anos: "Se você estiver em....ouça a Clube ela chega lá." Com três ondas curtas (25,31 e 49 metros) uma onda média e uma frequência modulada a Clube era a única emissora do Paraná a ser sintonizada em todo território nacional e fora do Brasil. Recebi confirmação de audiência dos EEUU, da Itália, do Japão, da Austrália, do Canadá e de todos os países da América do Sul. Hoje com a Internet isso se tornou comum, mas na época poucas emissoras do Brasil tinham essa potência. Quem me ouvia no Correspondente imaginava uma pessoa assim na minha idade de hoje e não esse garotão da foto. Ainda bem que rádio não transmitia imagem e a imaginação das pessoas ia longe.

Quando para “ser laço” é preciso não “virar nó”


Quinta-feira, 01 de novembro de 2012.
Mario Quintana, o grande poeta brasileiro me inspirou falar um pouco sobre o amor entre um homem e uma mulher. A frase dele (ao lado) diz tudo, mas vale um pitaco. Penso que o sentimento de amor evolui na mesma proporção do amadurecimento da relação e das pessoas envolvidas. Não existe amor perfeito, assim como não existe pessoa perfeita. Mas, aí é que está o desafio: partir da consciência de que juntos, ajudando-se mutuamente, o casal tenderá a evoluir sua relação até o fim dos dias de cada um. A evolução do ser é uma conquista pessoal que pode ser oferecida à evolução da própria relação. Isso é a essência do verdadeiro amor. As demais vêm em segundo plano, embora sejam também essenciais para uma vida onde a felicidade de um é fluído para a do outro. 

Somos melhores do que quem?


Quinta-feira, 01 de novembro de 2012.
É preciso...

Não temos as mesmas opiniões, nem a mesma ideologia, muito menos a mesma crença religiosa. Também não temos os mesmos gostos alimentares, a mesma cor de pele, nem tampouco o mesmo time de futebol. E as diferenças não param por aí. Não temos o mesmo dom, a mesma profissão nem nos formamos no mesmo curso. Não possuímos a mesma preferência de cor, a mesma estatura, nem o mesmo sexo. Percebe-se que temos pouco ou quase nada em comum. O que há de mais importante do que tudo isso? Um fator determinante para que, embora tantas diferenças seja possível a convivência em harmonia?
A resposta é simples: RESPEITO. A nítida e sacrossanta verdade de que o direito de um termina onde começa o do outro. A consciência de que uma pessoa por ter mais bens, cultura, nome ou “beleza” não a torna melhor do que as outras. E que Deus nos fez "diferentes" exatamente para que dependendo uns dos outros não nos sintamos auto-suficientes."Saber se situar e respeitar as diferenças são conquistas de uma evolução necessária do ser." JYF

Tempestade com vento de 87 km/h provoca estragos em Curitiba e região


Quinta-feira, 01 de novembro de 2012.

A palmeira de grande porte não resistiu à força do vento. Felizmente só prejuízo material
Ventos de 87 km/h causaram o desligamento de 60 semáforos, 40 quedas de árvores, uma delas em minha residência (foto) e destelhamentos em Curitiba e Região metropolitana. Cerca de 38 mil casas ficaram sem luz.
Paraná
Tempestades e vendavais atingiram várias regiões do Paraná no fim da tarde desta quarta-feira (31). De acordo com informações do Instituto Tecnológico Simepar, a chuva forte foi registrada principalmente nas cidade de Guarapuava, Umuarama, Apucarana e Curitiba, além de municípios do Litoral. Por volta das 20h20, as regiões próximas a Campo Mourão e Umuarama, no noroeste do estado, apresentavam chuva forte. Londrina e Maringá, no norte do Paraná, também registravam tempestade em torno das 20h20. Em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado, os ventos chegaram a 91,8 km/h.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Ser cristão

Quarta-feira, 31 de outubro de 2012.




"Embora a salvação seja individual, ser cristão é estar permanentemente ocupado com o bem estar de seu semelhante. Mais até do que o nosso. Esse é o desafio de uma existência. Poucos o conseguem superar." JYF

Mudar para mudar

Quarta-feira, 31 de outubro de 2012.



"Antes de querer mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo. Aquele que achar que não precisa evoluir não está preparado para mudar o que está a sua volta". JYF

Colocação infeliz

Quarta-feira, 31 de outubro de 2012.
Projeto Tamar e a proteção às tartarugas. Alguém pode se perguntar: Não existe algo mais importante do que se ocupar? E eu respondo: Só se for pela salvação de sua alma, seu insensato! A foto mostra um grupo de jovens zelando pela desova de uma tartaruga na Praia do Forte, em Salvador, Bahia. Um deles é meu filho, Julian.

Entusiasmo ratificado nas urnas

Quarta-feira, 31 de outubro de 2012.
O entusiasmo pelo trabalho, pelas amizades, pela consciência da contribuição que demos à causa que abraçamos com profissionalismo e dignidade. Alguns dias depois o sentimento deste momento foi ratificado pelo povo lageano nas urnas: Elizeu Mattos e Toni Duarte eram eleitos, respectivamente prefeito e vice-prefeito de Lages, a nossa eterna Princesa da Serra, terra de múltiplas emoções.

Projeto Tamar, modelo de defesa ambiental

Terça-feira, 31 de outubro de 2012.
O zelo pela desova da tartaruga Oliva. projeto Tamar, Praia do Forte, Salvado
Meu filho Julian envia da Praia do Forte, em Salvador na Bahia esta foto tirada hoje de madrugada. Na oportunidade zelava junto a colegas a desova da tartaruga Oliva. Trata-se do Projeto Tamar-ICMBio, criado em 1980, pelo antigo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal-IBDF, que mais tarde se transformou no Ibama-Instituto Brasileiro de Meio Ambiente. Hoje, é reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha e serve de modelo para outros países, sobretudo porque envolve as comunidades costeiras diretamente no seu trabalho sócio-ambiental. Fico orgulhoso por meu filho estar engajado nesta nobre missão.

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Presente de Natal antecipado

Terça-feira, 30 de outubro de 2012.
Ontem ela foi criança e eu a segurei no colo. Hoje, ela se habilita a um gesto tão
importante quanto. O de mostrar às crianças o caminho certo, assim como foi
mostrado a ela por mim e pelos nobres professores e educadores que teve.
Parabéns, minha filha
Essa menininha que seguro no colo cresceu. Hoje tem 23 anos. Sua formação é pedagogia. Interessada na área de psicomotricidade relacional, tema aliás de seu TCC, investe agora em especialização para dar sequencia aos conhecimentos necessários aos desafios que certamente terá pela frente. E hoje, um sorriso "largado" do pai, orgulhoso ao curtir mais uma etapa vencida dessa menina da foto. Recebi no meio da tarde a informação de sua aprovação definitiva, após passar pela terceira fase do concurso para educadora da Prefeitura Municipal de Curitiba. Que Deus a abençoe, minha filha pela felicidade depositada de forma indelével em meu e no coração de sua mãe, que emocionada foi às lágrimas. A missão não é fácil, porém nobre em todos os aspectos. É isso que nos deixa felizes. Muito felizes.

Autoconhecimento é essencial

Terça-feira, 30 de outubro de 2012.
Antes de querer mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo
Somos infinitamente superiores aos problemas aparentes. Viver é o tempo que temos para superá-los. Desperdiçar o tempo ao se achar menor que o problema é, sem dúvida, o maior equívoco que uma pessoa pode ter de si mesma. O jornalista e romancista irlandês George Bernard Shaw disse uma vez que "É impossível progredir sem mudança e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada". Já a psicóloga Marlene França lembra que "O conhecer a si mesmo é um processo que sempre foi entendido como de busca da percepção da própria natureza do ser humano e do que se é em essência". Daí ser o autoconhecimento o primeiro passo a dar para o desejo de chegar um dia a melhorar o mundo que está a nossa volta. Nunca se esqueça, meu amigo: "Antes de querer mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo. Aquele que achar que não precisa evoluir não está preparado para mudar o que está a sua volta". JYF

Calor recorde e refresco

Terça-feira, 30 de outubro de 2012.
Com o forte calor, nada como uma salada de frutas com sorvete para refrescar
Curitiba assando hoje com trinta e cinco graus de temperatura. Acabo de me deliciar com uma salada de frutas acompanhada de sorvete de flocos. A expressão de fe
licidade me denuncia. A alta temperatura desta primavera prenuncia um verão de muito calor. Segundo Lizandro Jacobsen, do Simepar, Curitiba bateu, por volta da 15h desta terça-feira (30), o recorde absoluto de calor registrado na história da cidade, segundo dados do Instituto Meteorológico Simepar. Em Salvador (BA), a temperatura neste horário era de 29°C, já na capital paranaense, os termômetros marcaram nada mais nada menos do que 35°C. Segundo o meteorologista, esta temperatura bate os recordes que eram de janeiro de 2006 e fevereiro de 1975. “Maior temperatura registrada em Curitiba era 34,8ºC. Registros em jan/2006 (Simepar) e fev/1975 (INMet)”, descreveu. A previsão é de que o intenso calor continue até o final da tarde de hoje, com possibilidade de chuva, entretanto, já amanhã, a temperatura deve ter uma queda, com a máxima para a capital de 27°C. (Simepar/Banda B)

Educação de valores não se delega


Terça-feira, 30 de outubro de 2012.
Depois não se queixem. Delegar a educação de valores aos filhos à escola é um terrível equívoco dos pais. Aliás, educação de filho não se delega a ninguém. Se para os avós e tios já não é aconselhável (pai é pai/mãe é mãe) imagine só para um professor ou professora já assoberbado com seus problemas pessoais e tarefas diárias, que não são poucos. O grau de estresse e a ausência de foco por certo os dificultarão de cumprir a contento a responsabilidade delegada. Entupir a criança de presentes e liberá-la para se enclausurar em um quarto em frente à internet é de uma irresponsabilidade tamanha que mereceria a perda da guarda da criança. As pessoas devem pensar muito bem antes de “encomendar” uma criança, pois depois que o fizerem é responsabilidade sem a condição mínima de delegação e preocupação para toda a vida. Não se esqueça: “Se você não adotar seu filho, a rua o adota” e aí, poderá ser tarde demais.

* “O fracasso na educação de um filho é um dos maiores pesos na consciência de uma pessoa, determinante, porque não, de seu próprio sentimento de culpa por não ter realizado o que deveria ser de sua única responsabilidade!” JYF

Versões diferentes que convergem à democracia


Terça-feira, 30 de outubro de 2012.
Independente de simpatia por este ou aquele partido, vale ler o texto de Tarso Cabral retirado do Blog da Cidadania. Politização é isto. Agrade ou não, é interessante tomar ciência de versões diferentes sobre um mesmo fato. Isso, dependendo de cada um, forma a nossa posição. O que não pode e isto é cruel, o cidadão ser dominado por apenas uma versão do fato.

DO BLOG DA CIDADANIA:
Por entender que a aliança entre o PSDB e a grande mídia é danosa ao país, talvez não devesse escrever este texto. Afinal, aqui será explicado por que essa aliança vem colhendo fracassos eleitorais cada vez mais retumbantes e essa explicação poderia salvar esse grupo político do haraquiri continuado que pratica cotidianamente.
Todavia, conto com a proverbial arrogância dessa gente para impedi-la de sequer refletir sobre o que direi. Afinal, foi só dizer que José Serra não deveria usar o “kit-gay” que ele mergulhou de cabeça em uma das “estratégias” políticas mais desastradas de que se tem notícia, a qual só perde para a bolinha de papel de 2010.
Vamos ao trabalho, pois. Ao fim da tarde de domingo, certo sadismo me fez sintonizar a televisão na Globo News e/ou na Band, de forma a assistir as coberturas que as emissoras faziam da reta final da eleição em São Paulo. Dirão, assim, que não sou sádico, mas masoquista.
Enganam-se. Cometi esse ato para ver as caras dos pistoleiros do PIG diante do fato de que Fernando Haddad dera uma sova eleitoral em José Serra. E não me decepcionei. Estavam mais do que abatidos, estavam desorientados. Sobretudo na Globo News. Literalmente não sabiam o que dizer, por mais que tentassem afetar naturalidade.
A cena de desorientação e abatimento daqueles jornalistas era tão ridícula que comecei a pôr mensagens no Facebook e no Twitter convocando pessoas a assistirem àquele espetáculo patético. Não tardou e as redes se incendiaram e posts sobre a Globo News começaram a aparecer na blogosfera.
Sobretudo porque a emissora levou para a bancada que pretendia analisar os resultados das eleições o indefectível Merval Pereira, Renata Lo Prete (Folha de São Paulo), Cristiana Lobo e Gerson Camarotti (Globo News).
Lobo era a mais desorientada, ainda que não fosse a única. Chegou a dizer que Lula conseguiu eleger Haddad “por sorte”. Mas o ponto alto foi quando todos eles concordaram que o mensalão tinha, sim, afetado a imagem do PT. Eis que um deles – não me lembro qual –, em um lampejo de lucidez, lembra que “não afetou eleitoralmente, mas afetou”.
Eu ria e falava sozinho. Perguntei à televisão: “Mas se o mensalão não afetou eleitoralmente o PT, afetou como? Entre quem? Em Higienópolis? Entre quem odeia o PT?”.
É piada, não?
O fato é que, como Cristiana Lobo estivesse catatônica, dizendo coisas cada vez mais sem sentido – tão sem sentido que Merval, justo ele, lançava-lhe olhares de incredulidade – e aquilo já me provocava vergonha alheia, decidi espiar a Band. Aí é que a coisa ficou mesmo divertida.
Quem falava era o senador paranaense Álvaro Dias. Se eu contar o que ele disse, se você não assistiu ao programa não irá acreditar. Para ele, o povo fez do PT o partido mais votado em 2012 porque “não ligou o nome à pessoa”. Ou seja: o povo votou no PT em todo país sem saber que estava votando no PT (?!).
Se você pensa que foi só, enganou-se. O que veio em seguida foi ainda pior. Um dos jornalistas da Band disse, como se estivesse falando do clima, que o mensalão não foi suficientemente explorado…
Não é difícil entender, portanto, a razão pela qual o PT, sob esse bombardeio midiático e partidário incessante do julgamento do mensalão, disparou na preferência popular.
Quem pode ser tão retardado a ponto de assistir a 20 minutos ininterruptos de Jornal Nacional apresentando os “melhores momentos do julgamento do mensalão” sem perceber que aquilo visava a eleição que ocorreria menos de uma semana depois?
Quem pode ser tão desmemoriado a ponto de não se lembrar mais, após tão pouco tempo, das previsões de que Lula havia chegado ao seu ocaso e de que Haddad não tinha chance?
Quem pode ser tão cretino a ponto de achar normal que o procurador-geral da República, um ministro do Supremo e uma horda de jornalistas de Globo, Folha, Veja e Estadão torçam todos, juntinhos, para que um julgamento interfira em eleições?
Não resta dúvida de que julgam que este é um país de retardados independentemente de classe social e grau de instrução. Dessa maneira, insultam o brasileiro eleição após eleição. Dizem uma coisa aqui, eles mesmos – ou os fatos – desdizem logo ali e acham que ninguém nota. Por isso é que ninguém mais lhes dá bola.


segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Ronaldo nega ter cobrado para emagrecer


Segunda-feira, 29 de outubro de 2012.
Ronaldo fez a declaração no programa Bem Amigos, da Globo
O maior artilheiro da história das Copas negou ter recebido dinheiro para participar do "Medida Certa". E classificou a divulgação da informação de que teria recebido R$ 6 milhões como uma "irresponsabilidade".
- Hoje, infelizmente ainda temos crianças, pessoas que passam fome. E divulgar uma inverdade como essa que eu cobraria para emagrecer é uma irresponsabilidade muito grande. Que fique claro que não recebi absolutamente nada - afirmou Ronaldo.
O ex-jogador disse que, além de garantir benefícios para si próprio, decidiu participar do "Medida Certa" para servir de exemplo para pessoas que precisam perder peso e ter uma vida mais saudável. (Bem Amigos)

A pior perda

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012.
A esperança é uma joia inestimável. Jamais, em momento algum devemos abrir mão dela. Mesmo nos piores momentos houve quem deu a volta por cima por que não deixou de acreditar, de ter esperança, de superar a dificuldade que parecia um monstro, mas enfrentada foi vencida bravamente. Não deixe de sonhar, de acreditar, de ter esperança. Esta postura fará toda a diferença para seu futuro. Steve Jobs disse certa oportunidade em uma formatura, da qual era paraninfo, de que "cada sonho que deixamos para trás é um pedaço do nosso futuro que deixa de existir". Persiga seus sonhos. Não desista nunca.  JYF

Memória fotográfica

Segunda-feira, 29 de outubro de 2012. 
Torre da Catedral de Lages. Passava por ela, como fazia todos os dias e ao olhar para cima tive essa visão. Hoje compartilho com meus amigos alguns dos belos momentos que passei por lá. É exatamente por imagens como esta que a saudade da minha terra querida aumenta a cada dia. Dos locais e das pessoas, afinal o que seriam das cidades se não fossem os cidadãos que nelas habitam?

Perigo via online


Segunda-feira, 29 de outubro de 2012.
A falta de controle dos pais expõe a criança ao criminoso online
Não é de hoje que autoridades policiais alertam a forma descontrolada que os pais disponibilizam o acesso de seus filhos menores à internet. A ausência de pai e mãe do lar tenta ser compensada com “favores” absolutamente descabidos e perigosos. O exemplo da informação que a imprensa curitibana destaca nesta segunda-feira não é isolado. Mas serve de alerta aos demais pais para que, pelo menos monitorem (é possível isso) a amizade online de seus filhos
Notícia que motivou o alerta
Menina de 12 anos foge com namorado da internet e gasta R$ 10 mil no cartão dos pais
Uma garota de 12 anos que mora no bairro Cajuru, em Curitiba, fugiu com o namorado de 17 anos que conheceu na internet e gastou em três dias a quantia de R$ 10 mil do cartão poupança dos pais. O primo da garota, de 11 anos, também fugiu de casa com o casal. Eles foram encontrados na tarde deste domingo (29) dentro de um shopping, no centro de Curitiba. Um taxista que estaria envolvido no sumiço dos adolescentes está foragido. O jovem de 17 anos, a garota e o primo estão na Delegacia do Adolescente, no bairro Tarumã. (Banda B)

Morre a vereadora Nely Almeida, aos 77 anos


Segunda-feira, 29 de outubro de 2012.
Vereadora Nely Almeida estava no seu sexto mandato
Nely Almeida (PSDB), que exercia o sexto mandato na Câmara Municipal de Curitiba faleceu no começo da tarde desta segunda-feira (29) após não resistir a uma intervenção cirúrgica realizada no final de semana, na capital paranaense. A vereadora exercia o cargo desde 1989  e neste ano devido aos problemas de saúde optou por não disputar a reeleição. A Câmara decretou luto oficial de três dias. As sessões plenárias de amanhã, terça-feira (30) e de quarta (31) foram canceladas e transferidas para a próxima semana. O velório acontece no Palácio Rio Branco, prédio histórico da Câmara. O local permanecerá aberto até 23h e nesta terça-feira, a partir das 8h. O sepultamento acontecerá às 15h, no Cemitério Parque Iguaçu.

Análise da vitória: Menor rejeição determina migração à Fruet


Segunda-feira, 29 de outubro de 2012.

Ao se fazer uma análise do desempenho de Gustavo Fruet no segundo turno percebe-se que ele venceu em 8 das 10  zonais curitibanas e quase triplicou votos na  175.ª, a maior da cidade
O prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT) venceu em oito das dez zonais eleitorais de Curitiba, dobrando a votação que teve no primeiro turno em praticamente todas as áreas da cidade e quase triplicando em algumas. Fruet manteve na região norte a boa votação que teve no primeiro turno – principalmente nas zonais 1.ª, 2.ª, 177.ª e 178.ª, que incluem bairros como Boa Vista, Bacacheri, Batel, Mercês e Santa Felicidade. Nessas zonas, o pedetista conseguiu dobrar sua votação.
Fruet quase triplica na região sul
Porém, foi na região sul – onde Ratinho teve sua melhor performance no primeiro turno – que Fruet conseguiu conquistar a diferença necessária. Na 175.ª zona eleitoral, onde fica a CIC e o Campo do Santana, Fruet fez 17% no primeiro turno e 46,88% ontem, quase triplicando a votação. Nessa área, Ratinho aumentou seus votos em 5 pontos porcentuais em relação ao primeiro turno. Isso leva a crer que Fruet conquistou quase todos os eleitores dos demais concorrentes do primeiro turno, principalmente de Luciano Ducci (PSB), que nesses bairros fez 27% de todos os votos da região – ou dez pontos a mais do que Fruet obteve em 7 de outubro.
Migração de votos pró Fruet
Da mesma forma, a maior parte dos eleitores do prefeito Ducci e de Rafael Greca (PMDB) em regiões como Boqueirão, Novo Mundo, Uberaba e Portão devem ter migrado para Fruet, se comparadas as votações de primeiro e segundo turnos. Foram nesses bairros, além de outros da região sul, que o pedetista concentrou sua campanha nesta segunda etapa de votação. Em três semanas, o prefeito eleito passou duas vezes pelo Bairro Alto, Cajuru, Tatuquara, CIC, Boqueirão e Pinheirinho e foi três vezes ao Xaxim e Sítio Cercado.
Ratinho conseguiu aumentar seus votos em toda a cidade, inclusive em regiões nas quais Gustavo Fruet foi melhor no primeiro turno. Na 1.ª zona eleitoral, por exemplo, o candidato do PSC passou de 24,9% para 30,8%. Essa região é composta por bairros onde ele tinha feito menos voto que Fruet e Ducci. Isso também ocorreu nas zonais 2.ª, 177.ª e 178.ª, nas quais terminou em terceiro lugar no primeiro turno e agora cresceu perto de 6 pontos porcentuais em cada uma delas. Porém, não conseguiu agregar votos suficientes em todas as regiões da cidade.
Multidão
O discurso foi acompanhado por uma multidão de simpatizantes, grande parte de militantes do PT. Fruet disse que sua eleição não foi só parte da estratégia do partido para as eleições ao governo do estado em 2014. “Essa foi uma eleição municipal e não uma eleição nacional. É um erro usar este resultado para projetar as próximas eleições. Como diz a Bíblia: “tudo tem o seu tempo”, disse o pedetista.
Homenagem ao pai
Fruet afirmou ainda ter decidido comemorar a vitória na Boca Maldita para resgatar o “espaço histórico da democracia na capital”. “Aqui eu assisti o comício das Diretas [Já], quando a geração do meu pai lutou para garantir eleições no país. Em nome desta história, vou me dedicar para poder dizer, daqui a quatro anos, que valeu a pena”, disse. Fruet dedicou a vitória ao pai, o ex-prefeito Maurício Fruet, falecido em 1998. “Foi aqui que meu pai fez o seu último discurso como candidato a prefeito. Ao lado do povo, eu dedico a ele esta vitória.”

domingo, 28 de outubro de 2012

Eleição em Floripa chama a atenção pelo mal exemplo

Domingo 28 de outubro de 2012.
Cesar Souza Júnior, do PSD, vence a eleição 2012 com 52,61% 
dos votos válidos (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Agencia RBS)
Cesar Souza Júnior, do PSD é eleito o novo prefeito de Florianópolis
Com 99,3% das urnas apuradas, Cesar Souza Júnior (PSD), 33 anos, recebeu 52,63% dos votos válidos, e se tornou o novo prefeito de Florianópolis. Eleito pela coligação "Por uma Cidade Mais Humana", o deputado estadual vai assumir o comando da segunda maior cidade do Estado pelos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro de 2013, ao lado do vereador e vice-prefeito eleito João Amin. A vitória do candidato demista coloca o poder político da Capital em sintonia com o governo do Estado e representa uma derrota para o atual prefeito, Dario Berger, que não conseguiu fazer o seu sucessor através do candidato Gean Loureiro, que teve 47,37% dos votos válidos. 


O fato me chamou a atenção. Vejam o gráfico que compartilhei logo ao lado. Ele fala por si só. Mas é preciso enfatizar o alto número de abstenções, votos nulos e em branco. É situação onde a omissão se torna fator determinante para o resultado de uma disputa. Agora milhares e milhares de "cidadãos", moradores da capital catarinense não poderão aplaudir no acerto, muito menos criticar no erro do candidato eleito. Por omissão, por "lavarem as mãos", se tornarão cúmplices da inusitada eleição de um prefeito naquela que deveria ser a "cidade exemplo" para todos os catarinenses, afinal é a sua capital. Lamentável em todos os aspectos.

Recado coerente

Domingo, 28 de outubro de 2012.
“Muitas vezes perder é ganhar e ganhar é perder. Depende da forma
 como aproveitamos as duas situações para um aprendizado positivo
 em nossa vida”. JYF
Gostei da forma como o jornalista Helio Micheleto se dirigiu a Ratinho Jr, após tomar conhecimento da vitória de Gustavo Fruet e a consequente derrota do opon
ente. Disse:
"Parabéns Juninho! 40% dos curitibanos que votaram em você esperam uma atuação firme como Deputado Federal em Brasília trazendo mais recursos para a Capital paranaense para sanar problemas que você ajudou a identificar. Tua responsabilidade cresceu 40% com o povo desta cidade que você conheceu melhor e aprendeu a amá-lo! Desejamos à você uma excelente e profícua atuação política em benefício dos mais humildes. Democracia é isso. Você teve uma grande oportunidade e soube demonstrá-la. Parabéns, mais um vez."
Faço minhas as declarações do Hélio. Lúcida e coerente, como deve ser uma análise responsável sobre a lida democrática em um país que ainda engatinha quando o assunto é politização do seu eleitorado.

Ratinho Jr diz que expressiva votação dá credibilidade para fiscalizar e cobrar atuação do novo prefeito


Domingo, 28 de outubro de 2012.
"Votação expressiva credencia necessária cobrança ao novo prefeito"
Em nota oficial à imprensa, Ratinho Jr agradeceu os eleitores e diz que vai voltar à Brasília. “Quero agradecer com muita humildade o grande carinho e apoio que recebi em todas as partes da cidade. Agradecer a nossa equipe, nossa militância, nossos vereadores e os nossos amigos que trabalharam incansavelmente, com muita alegria e dedicação, independente de qualquer pesquisa. Fizemos uma campanha muito bonita, alegre e propositiva. Apresentamos novas propostas para cidade e tenho certeza que conquistamos a confiança de muitas pessoas. Ouvindo a população, criamos um grande projeto, humano e inovador, para cuidar das pessoas. E esta nossa grande votação nos traz ainda mais responsabilidade com a população de Curitiba. Vou retomar meu mandato de deputado federal e trabalhar muito para trazer recursos e defender os interesses da cidade. Desejo boa sorte para o Gustavo Fruet e para que ele faça um bom trabalho, priorizando as pessoas. O resultado da eleição mostrou que nós representamos uma grande parcela da população de Curitiba. E isso nos dá credibilidade para fiscalizar e cobrar a atuação do novo prefeito. Sempre com objetivo de ajudar a cidade e atender os interesses da população, sobretudo dos mais humildes, finalizou Ratinho Jr.. (Banda B)

Gustavo Fruet é eleito o prefeito de Curitiba com 60% dos votos


Domingo, 28 de outubro de 2012.
Gustavo Fruet é carregado por populares na euforia da vitória (Foto Banda B)
Em pouco mais de uma hora do fim do horário de votação, o candidato Gustavo Fruet do PDT foi eleito o prefeito de Curitiba com 60,65% dos votos válidos. Fruet conquistou o voto de quase 600 mil eleitores no segundo turno das eleições. O candidato do PSC, Ratinho Jr, teve 39,35% dos votos válidos, com 387483 votos. A diferença entre os candidatos foi de 206.957 votos. Fruet foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) depois de quase 60% das urnas apuradas. Antes disto, ele e Ratinho Jr optaram em acompanhar as apurações em casa. Já no TRE-PR, Fruet concedeu sua primeira entrevista como prefeito eleito da cidade.
“Agradeço e vou reafirmar a dedicação e a confiança depositava em mim. É muita responsabilidade a partir de agora. Já falei com o prefeito Luciano Ducci a vamos começar amanhã o período de transição. Recebi os parabéns da presidenta Dilma e esta aliança com o PT indica que podemos projetar muito mais ações para Curitiba”, comemora Gustavo Fruet.
Fruet ainda afirmou que vai procurar o governador do estado Beto Richa para traçarem resultados a favor da cidade. “Tudo isso será feita de forma positiva e com plena pacificação”, disse. De acordo com o prefeito eleito, o candidato do PSC, Ratinho JR, entrou em contato com ele por telefone para parabenizar a eleição. “Ele me ligou e me desejou boa sorte. Disse a ele que teve uma votação expressiva e por isso terá um bom futuro”, revela Fruet.
Campanha
Fruet disputou o segundo turno contra o candidato Ratinho Jr (PSC), que esteve à frente em todas as pesquisas no 1º turno. Gustavo Fruet passou para o 2º turno em uma disputa acirrada com o atual prefeito Luciano Ducci (PSB). A diferença entre eles foi de apenas 4.402 votos. Ele assumirá o comando da administração da prefeitura no dia 1º de janeiro até o último dia do ano de 2016. Mirian Gonçalves do PT é advogada e vice de Fruet. (Banda B)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More