Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A foto que me comoveu

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012.
Vejo essa foto assim de repente e parei para admirar a expressão de respeito do Gustavo para com o cidadão. Não é porque está em campanha, não. Eu o conheço há anos. Ele é desse jeito mesmo. Atencioso, querido e sempre pronto para ouvir. Se for eleito, Curitiba, sem dúvida, estará muito bem servida com Gustavo prefeito. Conheci seu pai Maurício (aliás, muito parecido com o meu pai) e sua irmã Eleonora. Pessoas dignas e capazes, assim como é Gustavo. São de pessoas assim que a política precisa. A foto revela: um cidadão, pretendente a cargo público, ouvindo "com atenção" o que o povo tem para falar. Isso se chama respeito, que forma o tripé do caráter de uma pessoa. O amor e a honestidade o complementam. E a verdadeira elegância de uma pessoa, sem dúvida é o caráter, pois molda a essência do ser. A foto, confesso, me encantou pois fala por si só: ouvir as pessoas com respeito e atenção é fato raro de quem almeja se tornar digno da representação política de um povo.

A estória de Lewandoel e Zefa Dircéia


Sexta-feira, 19 de outubro de 2012.
Lewandoel desconfiava de sua esposa Zefa Dirceia.
Quando ela recebeu um telefonema, correu para o quarto, se arrumou todinha e disse saindo, vou ao “shopingue”,..........
Decidiu-se Lewandoel:
-Hoje eu saio desta dúvida cruel !!
E, foi seguindo a esposa.
Viu ela se encontrar com um garotão, entrar em um carro que saiu cantando pneus.
Imediatamente tomou um táxi e ordenou:
-Siga aquele carro!!
Viu o carro do garotão entrar em um Motel, desceu correndo do táxi, ainda a tempo de ver Zefa e o garotão entrando abraçadinhos e se beijando em um quarto.
Lewandoel, olhando pelo buraco da fechadura, pensou:
-Hoje eu vou ter o “domínio dos fatos”!
Viu Zefa tirar os sapatos e jogar para um lado, tirar o vestido e jogar para o outro lado, tirar o soutien e jogar para trás e tirou a calcinha, jogando para frente, caindo a mesma na maçaneta da porta, tampando o buraco da fechadura!
Lewandoel, inconformado exclamou:
-Deus do céu, vou ficar nesta dúvida cruel !!!
-Como posso condenar a pobre coitadinha por indícios tão tênues, mera suposição e sem nenhuma “prova” nos “autos”… ?
ISSO PARECE PIADA, MAS É EXATAMENTE ASSIM QUE ACONTECE HOJE NO SUPREMO.


Auto-estima & Autoconhecimento

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012. 
São o sentimento e o conhecimento a serviço do bem estar da pessoa. A auto-estima nada mais é do que a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si. Amar-se é condição básica para elevar a auto-estima. É preciso uma permanente concentração para afugentar os naturais sentimentos de baixa auto-estima que os relacionamentos sociais se nos antepõe. Entre eles a insegurança, a inadequação, o perfeccionismo e a incerteza do que se é. A auto-estima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada um delas. Mas o que faz com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente enquanto outras se perdem, se desesperam quando algo inesperado acontece? O diferencial que faz com que cada um consiga ter controle sob suas emoções é o autoconhecimento, fundamental para se manter a auto-estima sempre em alta. Conhecer-se. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Busca-se cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre esquecem que o caminho deve ser o contrário, de dentro para fora. Quanto mais nos conhecemos menos nos deixamos atingir por fatores externos e internos que nos levam a duvidar de nossas capacidades ou de nosso valor. Não se esqueça de sempre conversar consigo mesmo. É o melhor caminho para o autoconhecimento.

Denunciar maus tratos aos animais é ato de cidadania


Sexta-feira, 19 de outubro de 2012.

Onde Denunciar maus tratos aos animais

Toda pessoa que tenha conhecimento de atentados contra a natureza ou animais deve denunciar, comparecendo a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o Art. 32, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 de 1998). Uma boa ideia é imprimir e levar a lei com você. Caso haja recusa do delegado, cite o Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la. Outra saída é entrar com representação no Ministério Público Federal da sua cidade. Em ambos os casos não há a necessidade de possuir advogado.
Em Curitiba
De forma mais efetiva tem atuado a Delegacia de Meio Ambiente de Curitiba, com telefone:  (41) 3356-7047, endereço: Rua Erasto Gaetner, 1261 – Bachacheri, em frente à Base Aérea de Curitiba.
Em São José dos Pinhais:
Delegacia (maus-tratos aos animais): 3356-7047
Força Verde: 0800-6430304
Tenha consigo a Lei 9.605 artigo 32 que descreve que maus tratos a animais silvestres e domésticos é crime, pois nem todos delegados conhecem esta Lei.
O importante em caso de denúncias é a postura que se deve ter diante do delegado. Agir com firmeza e determinação, além de educação e bom senso é imprescindível para que você ganhe confiança e respeito na hora da denúncia.
Dicas Importantes:
Um breve estudo de como tratar na Delegacia de Polícia para denunciar maus-tratos a animais e obter o B.O.:
Caso você veja ou saiba de maus-tratos, envenenamento; manutenção o animal em lugar anti-higiênico; mutilação; utilização em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; agressão física; abandono; o não encaminhamento a um veterinário se o animal adoecer, etc., não pense duas vezes: vá à delegacia mais próxima para lavrar um boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao Fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça. A Denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Preste atenção a esta dica: leve junto a você uma cópia do número da lei, no caso a 9605/98 e do art. 32, porque em geral a autoridade policial nem tem conhecimento dessa lei.
Assim que esse Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial. Se negar-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel. O Escrivão irá tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de lhe atender e o dever de fazer cumprir a lei.
Diga-lhe que você irá denunciá-lo ao Ministério Publico (Denúncia ao Ministério Público – aliás, carregue sempre esses telefones na sua carteira, porque ele sabe que o Ministério Público irá requisitar a abertura do inquérito para apuração do fato contra esse policial e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário, a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal.
Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao Ministério Público.
Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou ou atropelou o animal, laudo veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar no seu B.O.

NÃO TENHA RECEIO PORQUE VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL, QUE PORVENTURA FOR ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO!

Preste atenção: O Decreto 24.645/34 reza em seus artigos 1º: Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e 2º – parágrafo 3º: Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais. Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará a Juízo para abertura de ação, onde o Autor da ação será o Estado.
Se o crime for contra Animais Silvestres (Animal Silvestre: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais- fonte: www.renctas.org.br), pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal, onde houver, ou, SE PREFERIR, ligue para o IBAMA (Tel: 0800-618080 – ligação gratuita “Linha Verde”), ou escreva para o RENCTAS e-mail:renctas@renctas.org.br.
Tenham também em mãos o telefone do Disque-denúncia (181) que também recebe denúncias sobre maus-tratos, tráfico de animais, envenenamentos, trabalhos forçados, espetáculos que praticam abusos e maus tratos (circos, rodeios, brigas de cães e galos, etc…).
Uma outra dica também muito importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade?
Pois é, com o advento da Lei 7.347, de 24.07.85, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar em juízo na proteção dos bens públicos para preservar a qualidade de vida, inclusive com mandado de segurança (Constituição Federal, art.5º, LXX, “b”) para a preservação desse bens e a fauna é um patrimônio público.
Portanto, se o seu bairro estiver organizado em Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a Delegacia ou ao Fórum mais próximo.

Âncoras insensíveis

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012. 

Jornalistas Evaristo Costa e Sandra Annemberg, Jornal Hoje, Rede Globo
Sou âncora de telejornais há muitos anos, portanto tenho pela experiência autoridade para expor minha indignação a dois colegas que ocupam a bancada de um dos telejornais mais assistidos do país: o HOJE, da Rede Globo, ancorado pelos jornalistas Sandra Annemberg e Evaristo Costa e levado ao ar sempre por volta das 13 horas e 15 minutos, após o Globo Esporte. Hoje, devido ao horário político é levado um pouco mais tarde, às 13:30. Na edição desta sexta-feira, dia 19, como sempre notícias boas e notícias ruins, algumas chocantes. Entre elas, a irregularidade na construção de prédios em São Paulo, a previsão do tempo para esta sexta-feira, atentado em Beirute, no Líbano, passeio turístico em uma praia de Alagoas, violência contra animais em um PetShop, o fim da novela das oito e o assassinato do jornalista paranaense, foram algumas das informações passadas aos telespectadores. Até aí, nada demais. O lamentável foi a má distribuição das matérias ao longo do Jornal e pior, a forma como os âncoras reagiram de forma absolutamente insensível quando fizeram a chamada para o próximo bloco do assassinato do jornalista curitibano. Ao saírem da matéria sobre a praia alagoana Sandra fez uma brincadeira. Em seguida veio a manchete sobre o assassinato que o Evaristo se segurou para não rir. Quando Sandra, enfim chamou o intervalo, o colega soltou uma gargalhada. E o pior veio depois. O bloco começa com a notícia do assassinato do colega curitibano. Após o término da matéria que informa detalhes do crime, Sandra entra sorrindo, olha para o Evaristo e diz: “- Saindo da realidade, entrando na ficção, vamos agora para o final da novela...”
Condenável a atitude dos dois experientes profissionais. Se houve erro na distribuição do conteúdo das notícias, cabia a eles um controle maior sobre seus comentários e expressões. É erro básico brincar se no mesmo bloco e na sequencia existir notícia de morte ou violência.
O desrespeito aconteceu em rede nacional, visto por milhões de brasileiros. Se houver gente que respeita a seriedade do jornalismo na Globo, essa pessoa deve chamar à responsabilidade quem distribuiu as reportagens e, principalmente aos dois jornalistas âncoras que pisaram feio na bola hoje ao não respeitar o luto de familiares e amigos do jornalista assassinado na Região de Curitiba.
PROFUNDAMENTE LAMENTÁVEL!

A palavra tem poder

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Palavra de honra! Dou minha palavra! Juro! São expressões comuns certamente usadas por todos em algum momento de sua vida. O tempo nos possibilita adquirir conhecimento e alguns poucos, sabedoria. Desta vem o conselho: É preciso cuidado com as palavras. Já ouvi e concordo que em “Boca fechada não entra mosquito!”, ou “Calado até tolo passa por sábio!”. Pior é a calúnia consciente, ação à qual se imputa o pecado mortal do qual o caluniador só se liberta se o arrependimento for conhecido por todas as pessoas para as quais a má palavra chegou. Amigo, cuidado com suas palavras. Elas, sem dúvida têm poder!

O fogão à lenha

Sexta-feira, 19 de outubro de 2012.
Imagem ilustrativa de um fogão à lenha
A imagem, puramente ilustrativa, remonta à minha infância. Tínhamos ao lado do fogão um caixote onde era guardada a lenha que acesa esquentava o alimento que minha mãe preparava e também aquecia o ambiente da cozinha, lugar preferido de todos, nos dias e principalmente nas noites frias do inverno serrano. Sentadinhos no caixote eu e meus irmãos acompanhávamos o pinhão sendo preparado por sobre a chapa de ferro do fogão. A cuia com chimarrão era passada de mão em mão, uma companhia inseparável das incontáveis horas de minha infância. Hoje, em Curitiba recordo-me também dos momentos agradáveis e não menos emocionantes dos oitenta e três dias que passei na Lages de minha origem. Ao visitar os lares das pessoas que me convidavam durante a campanha de Elizeu Mattos à prefeitura da cidade pude relembrar o “sabor” de minha infância e experimentar o acolhedor ambiente de minhas origens as quais guardo com carinho no lado esquerdo do peito.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

A importância da amizade

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.

A vida passa rápido demais para as coisas boas e demasiadamente lenta paras as ruins, e entre essas, a separação, pela distância, das amizades que construímos. Por isso é importante curtir ao máximo quando "se está presente". A vida também nos dá a chance de conhecer sempre pessoas quem nem imaginávamos existir. Quando as conhecemos entendemos a importância do valor que devemos dar ao fato de simplesmente acordar a cada dia, pois quando verdadeiramente "acordamos" para as amizades é que damos sentido à vida.






Instrutor e aluno morrem em queda de monomotor

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.

Segundo o Cindacta, treinamento deveria ter durado meia hora
(Foto: Marco Aurélio Garcia/RPC TV)
Duas pessoas morreram na queda de um avião monomotor, no início da noite desta quinta-feira (18), na Estrada do Corredor, área rural de Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Segundo o Corpo de Bombeiros, instrutor e aluno estavam a bordo do avião que decolou do Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Os corpos ficaram presos nas ferragens. De acordo com o 2º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), era um voo de treinamento com duração de meia hora. O avião pertencia ao Aeroclube do Paraná que tem hangar no Aeroporto do Bacacheri. Ainda segundo os Bombeiros, o helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Paraná (GRAER) foi acionado para prestar socorro. Na volta, o helicóptero precisou fazer um pouso de emergência, em Bocaiúva do Sul, também na Região Metropolitana de Curitiba, por causa de uma pane. Ninguém ficou ferido no incidente. (globo.com)

A dignidade do bem viver

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012. 

Refletindo Voltaire. Li hoje na página da minha amiga do Face, Denise Agustini:
“O trabalho espanta 3 grandes males: O VICIO,A POBREZA E O TÉDIO.” (Voltaire)
* Ouvi maldosamente certa vez e acho que não é novidade prá ninguém, pois já devem ter ouvido tb.... "Quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro." Não concordo! As penitenciárias estão cheias de gente que pensava assim. O que vem fácil, vai fácil. Bom mesmo é viver com aquilo que o suor do rosto dignificou. JYF

Encontrado corpo de jornalista desaparecido. Acusado confessa que matou por motivo passional


Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
Anderson Leandro da Silva tinha 38 anos

Um homem – preso nesta quinta-feira (18) – confessou às autoridades que matou o jornalista cinematográfico Anderson Leandro da Silva, de 38 anos, que estava desaparecido há oito dias. Segundo o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Leonir Batisti, o crime teve motivação passional: o jornalista teria mantido um caso com a mulher do acusado. O corpo foi encontrado na tarde de quinta feira, em uma área rural de Quatro Barras, na região metropolitana de Curitiba. Mais detalhes no site da Gazeta do Povo.

A polêmica do desafio

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
Tenho acompanhado no Facebool uma mobilização de pessoas para condenar as aparições do ex-craque da seleção brasileira Ronaldo Nazário, no Fantástico. Na verdade, a condenação vai para o cachê milionário que o rapaz receberá na busca pelo desafio do emagrecimento. E lembra a questão das crianças pobres e famintas que poderiam ser agraciadas com tal cachê. 
OPINIÃO
Entendo que não tem nada a ver uma coisa com a outra. O emagrecimento do ex-ídolo Ronaldo Nazário na tela da Globo é puro show business. Ele ainda dá audiência e a empresa utiliza-se dessa prerrogativa como qualquer emissora de televisão no mundo faria para gerir seu negócio cujo produto é a audiência. O que pretensamente o ex-jogador receberá, sem a menor dúvida será bem menos do que a emissora faturará com a audiência. É puro negócio. Se há os que criticam, com motivação humanista, há também como ver o lado positivo da atração. Milhões de pessoas com problema de sobrepeso poderão, influenciadas pelas aparições de Ronaldo no Fantástico, emagrecer e dar um sentido mais saudável ao importante ato de se alimentar. Como tudo na vida, há o lado condenável por alguns e elogiável por outros. E segue o baile...

Qual o valor de seu voto?


Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
Partido, o próprio nome induz imaginar ser parte de um todo. Se o que interessa é o todo (sociedade), é claro que a parte deva atender aos interesses do conjunto de pessoas que habitam esse todo, no caso das eleições deste ano, o município. A junção de partidos em coligações trás consigo um amontoado de ideologias de difícil convergência, só possível em uma democracia moldada ao "jeitinho brasileiro", onde o interesse pessoal está acima de tudo. O que não deveria ser. Em uma sociedade, infelizmente não politizada como deveria acompanhamos campanhas eleitorais de conteúdo absolutamente sofrível. No maior município brasileiro, São Paulo, a baixaria estabelecida pelo "marketing" dos dois candidatos chega a assustar. Em Curitiba, a situação segue o mesmo modelo. Por isso, por ser eleitor daqui, por habitar esta bela capital paranaense, novamente faço um apelo à reflexão do eleitor que me brinda com sua leitura. Leiam o conteúdo a seguir, reflitam e se possível compartilhem. Quanto mais pessoas entenderem o valor de seu voto, mais esperança poderemos ter em que seja escolhido alguém que priorize "o todo" e não somente"uma parte".
Reflita eleitor:
"Para qual dos dois candidatos você confiaria as chaves de sua casa e a senha de sua conta bancária, se tivesse, é claro de ter de escolher entre um e outro. Aquele no qual depositasse mais confiança poderia ter então seu voto. O ato de votar em um ou outro é a mesma coisa. O eleitor oferece ao seu escolhido a chave da prefeitura e a senha do cofre municipal. E atentem para a quantia que estará à disposição para ser gasta ou investida: cinco bilhões e cem milhões de reais anuais, ou vinte bilhões e quatrocentos milhões de reais no período de mandato, segundo orçamento de Curitiba. Pense bem eleitor no valor que tem seu voto e, por favor não o desperdice."
JYF

Igreja do Rosário monumento de fé, respeito e amor, em Curitiba


Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
Igreja do Rosário, localizada no Largo da Ordem, Centro
Histórico de Curitiba, em frente à Fonte da Memória
(Foto Ale Maya)
Localizada no Centro Histórico de Curitiba, na Praça Garibaldi (Largo da Ordem) a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito é uma construção de 1946, em estilo barroco, erguida no mesmo local da antiga igreja, demolida em 1931. Tombada pelo município de Curitiba, é uma UIP Unidade de Interesse de Preservação (UIP), pois mantém as características da arquitetura neocolonial da cidade.
História
A primeira igreja do Rosário foi construída por e para os escravos e inaugurada em 1737, em estilo colonial. Foi o terceiro templo de Curitiba, depois da Matriz e da Igreja da Ordem. Denominada Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Com a abolição da escravatura passou a ser conhecida como Igreja dos Mortos e, atualmente, também é conhecida por Santuário das Almas, títulos originados da tradição de realização das missas de corpo presente, quando a igreja era o caminho natural para os cortejos fúnebres a caminho do Cemitério Municipal e, nos atuais dias, pela missa diária pelos falecidos das últimas 24 horas. Serviu de matriz da cidade entre 1875 a 1893, durante a construção da Catedral de Curitiba , na Praça Tiradentes. Sua fachada atual ainda tem azulejos da igreja original. Seu interior abriga azulejos portugueses, com os “Passos da Paixão” e o túmulo do Monsenhor Celso, antigo pároco de Curitiba, falecido em 1931. Foi nela, no dia 28 de outubro de 1988 onde me casei com a Eunice. Daqui a dez dias completar-se-ão 24 anos. Ano que vem tem Bodas de Prata na família.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O verdadeiro socorro

Quinta-feira, 18 de outubro de 2012.
Nossas conquistas são efêmeras como passageira é a vida. Não nos iludamos com o poder deste mundo sem que ele esteja estruturado no temor ao Deus, Criador de todas as coisas. Deixo a todos os meus amigos, aqueles que me brindam com a leitura desta página online um dos meus salmos preferidos. É a ele que recorro sempre, para lembrar de minha temporariedade, da falibilidade dos projetos humanos e da grandeza do socorro que vem do Senhor dos Exércitos. O Salmo 121 me acompanha nos bons e nos momentos de expectativa pelo desconhecido amanhã. Guarde esse salmo em sua memória e no seu coração. Tenha certeza, será de grande utilidade em quaisquer momentos de sua vida. 

Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?
O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.
Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.
O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.
De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.
O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre. 
(Salmos 121:1-8)

Sociedade hipócrita

Quarta-feira, 17 de outubro de 2012.

Não dá para não notar a comoção social pelo jovem morador de rua que se deixou fotografar em frente à Catedral em Curitiba. Com traços bonitos, o rapaz vive
 drama idêntico a tantos outros milhares de infelizes que devido às drogas ou a alguma desilusão optam por perambular sem destino pelas ruas das cidades. Sou bastante comedido em minhas opiniões, mas o motivo desta comoção me indignou. Vivemos em uma sociedade hipócrita e de aparências. O ser humano vale então pela estética? E os outros?

Só depende de nós

Quarta-feira, 17 de outubro de 2012.
Sei que pouco sei, mas espero que em tudo que a vida me ensinar possa retribuir na construção de um mundo melhor para se viver. Paulo Freire sabiamente nos alertava de que não existe alguém suficientemente sábio que não tenha o que aprender e nem tão ignorante que não tenha o que ensinar. Existimos em um mundo de compartilhamentos, daí atentarmos para as ações, omissões e reações. Construir uma bela história só depende de nós!

A beleza que verdadeiramente conta

Quarta-feira, 17 de outubro de 2012.

Vivemos em um mundo de aparências? Creio que sim. Somos melhor recebidos se bem arrumados, cabelos penteados, roupa adequada para a ocasião, boca higienizada, unhas aparadas, corpo perfumado, etc.. Faz parte da convivência social. A boa aparência chama à atenção. Mas o que verdadeiramente cativa, encanta e marca são aquilo que expressamos por gestos, palavras, atitudes e até nos olhares. Daí a importância de atentarmos às duas situações. Não há como uma vir separada da outra. Mas se tiver de escolher, prefiro a segunda. De nada adianta a aparência, se a atitude não estiver no mesmo nível, mas poderemos até, em algum dia, por circunstância da vida não nos trajarmos adequadamente, mas se nossas atitudes permanecerem irretocáveis, o "feio" poderá nem ser considerado. Recebi esse ensinamento de meus pais e passei aos meus filhos. O Julian Victor (foto), meu caçula foi um deles. Quem o conhece, pode testemunhar que ele leva à sério esse ensinamento. O mesmo acontece com a Yaiune e com o meu primogênito, Jorge Yared Neto. Eu os amo, meus filhos. Vocês são motivo de orgulho para seus pais. Com certeza!

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Horário de Verão

Quarta-feira, 16 de outubro de 2012.



Só para lembrar os amigos: o horário de verão começa neste domingo, dia 21 de outubro e vai até 17 de fevereiro de 2013. No sábado a meia noite você adianta uma hora e torce para não chegar atrasado ao trabalho na segunda, dia 22.

Raciocínio lógico

Quarta-feira, 16 de outubro de 2012.
Perguntei a uma eleitora indecisa hoje em qual dos dois candidatos confiaria as chaves de sua casa e a senha de sua conta bancária, se tivesse, é claro de ter
de escolher entre um e outro. Aquele no qual depositasse mais confiança poderia ter então seu voto. O ato de votar em um ou outro é a mesma coisa. O eleitor oferece ao seu escolhido a chave da prefeitura e a senha do cofre municipal. E atentem para a quantia que estará à disposição para ser gasta ou investida: cinco bilhões e cem milhões de reais anuais, ou vinte bilhões e quatrocentos milhões de reais no período de mandato, segundo orçamento de Curitiba. Pense bem, eleitor no valor que tem seu voto e, por favor não o desperdice.

A mensagem e o alerta

Quarta-feira, 16 de outubro de 2012.


Cachorros, meus melhores amigos. Tenho 58 anos e não encontrei um humano que chegasse perto do mais indiferente dos cachorros com quem convivi e convivo. Há os que não entendem e portanto, devem criticar minha afirmação. Os que viveram ou vivem a experiência de "estar" junto a um cachorro, sabem disso. Uma vez me chamaram a atenção sobre o fato de gostar tanto assim deles e respondi: 
- Gosto das pessoas como pessoa e dos animais também, só que por mais que faça, jamais conseguirei estar à altura do sentimento despropositado que eles nutrem por mim. Eles não merecem a situação de abandono que a sociedade humana lhes impõem. Isso me revolta! Aos indiferentes, a mensagem e o alerta.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Crítica vale, baixaria, não!

Domingo, 14 de outubro de 2012.

Assim é que se faz política: pontuar as qualidades do candidato escolhido e não perder tempo em enumerar os defeitos do adversário. Afinal, quem não os tem. Pouco ou muito, não temos direito, nem moral para atirar pedras em ninguém. Criticar vale, mas sem baixaria!

Transição tranquila em Lages

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012.
O primeiro contato entre Elizeu Mattos (PMDB), Toni Duarte (PPS), prefeito e vice eleitos no último dia 7 de outubro, com o atual prefeito Renato Nunes de Oliveira (PP), aconteceu na manhã desta segunda (15), na prefeitura de Lages. A conversa girou em torno dos trabalhos de transição, que deverão iniciar já na próxima semana. A exemplo de Elizeu, que já tem sua equipe nomeada e que será coordenada pelo seu vice Toni Duarte, Renatinho deverá apresentar ainda esta semana os nomes que estarão envolvidos no processo. 

Prefeito eleito Elizeu Mattos recebe das mãos do prefeito
Renatinho cópia da Lei de Diretrizes Orçamentárias, para
o exercício de 2013
O prefeito eleito Elizeu Mattos recebeu hoje do prefeito Renatinho a cópia da Lei de Diretrizes Orçamentárias, para o exercício de 2013. A referida lei foi aprovada em 26 de setembro último. Agora deve ser encaminhada à Câmara de Vereadores até o dia 31 deste mês. Antes, será analisada pelo jurídico do prefeito eleito para que sejam feitas as devidas alterações. 
“Os itens serão analisados e avaliados pela minha assessoria jurídica e como haverá reforma administrativa, como a compactação de secretarias, automaticamente haverá alterações”, informou Elizeu.

(Fonte Jornalista Carla Rech)

A luz, o caminho e a estrada

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012.


Os professores vivem nesta segunda um dia de reconhecimento e homenagens. Fechei os olhos, pensei e brotou de meu coração esta frase que dedico à 
professora Ondina, do Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso, em Porto União, Santa Catarina. Foi a primeira que iluminou o caminho da estrada que ainda trilho:

"O professor é feito luz a iluminar a estrada. Ele não a construiu, mas ilumina o caminho a ser percorrido." JYF

O testemunho da bela

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012.


Envelhecer é resultado do viver. Se a vida é um dom, saber envelhecer é um desafio. Poucos o superam com sabedoria ao ponto de justificar sua existência. 
A atriz e ativista francesa Brigitte Bardot, com certeza conseguiu. Maior que sua beleza física é a posição que adotou em defesa da natureza, notadamente dos animais. A física como podem observar se foi com o tempo, porém a da atitude se imortalizará. Miremos no testemunho da verdadeira e imortal beleza. JYF

Concordo com Yves

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012.


Concordo. Mas a afirmação pode ser mais abrangente. Serve de alerta para quem foca só na embalagem. De nada adianta o deslumbre pelo brilho se na origem é fosco. Ouvi de minha mãe ainda criança:

 "Nem tudo que brilha é ouro!" 

É preciso cautela com aquilo que nossos olhos e ouvidos alcançam. Melhor do que ter uma voz bonita, cuja audição encanta, é oferecer através dela conteúdo existencial aproveitável.

O nobre ato de servir

Segunda-feira, 15 de outubro de 2012.

Conversa no Facebook:
Amigo:
"Parabéns, caro amigo pelo sucesso de seu trabalho nas eleições 2012. Que você continue com grandes resultados profissionais nos próximos anos. Sei o quanto você está feliz com o resultado de seu trabalho. Conte sempre com a minha amizade, admiração e consideração."
Minha resposta: 
Há que prevalecer sempre um profissional pronto a servir a uma boa causa e a honrar os talentos recebidos do Criador. Entre os principais, o perdão e o desejo à concórdia. Somos aquilo que o testemunho de nossas ações grava nos corações das pessoas com quem nos relacionamos ao longo da vida. É interessante estar atento para as armadilhas que a lisonja e o poder efêmero dos homens se nos antepõem. Se sou um comunicador e formador de opinião, devo estar então pronto a estimular nas pessoas aquilo que professo, inspirado sempre na doutrina maravilhosa de Jesus Cristo. É interessante que as pessoas jamais se esqueçam do primeiro testemunho Dele: o nascimento em uma manjedoura nos leva ao entendimento de que para Reinar não é necessário um Palácio de Ouro, mas sim o poder inquebrantável do ato de servir. JYF

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More