Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 4 de maio de 2013

Chique ou fútil?

Sábado, 04 de maio de 2013.
 Jesus Cristo: "Nunca ninguém tão grande se fez de
tão pequeno para fazer dos pequenos, grandes!"
Penso que viver é um constante aprendizado. Temos ao longo da vida todas as oportunidades de melhorar a nossa natureza, por pior que tenhamos sido um dia. Lembro de ter lido há algum tempo um conteúdo que me chamou bastante a atenção. Dizia ele, referindo-se a Jesus Cristo: "Nunca ninguém tão grande se fez de tão pequeno para fazer dos pequenos, grandes!" A primeira lição Dele foi a importância de sermos humildes, não importa quando, onde, nem diante de quem quer que seja. Somos temporais, embora em possíveis situações divergentes ao longo da existência. O que nos diferencia de verdade é o que aproveitou e o que não aproveitou o tempo por aqui para melhorar como pessoa. Há aqueles que vêm, aprendem, desenvolvem-se e justificam sua existência. No entanto, há outros que vêm e se vão sem marcar suas vidas com algo que tenha valido a pena. Ser chique nesta vida é conseguir ser feliz alicerçado na humildade, distante da arrogância e prepotência que futilizam uma existência.

Irmãos inesquecíveis

Sábado, 04 de maio de 2013. 
Da esquerda para a direita: Jorge, Salim, José, Aziz, Azize, Iran, Yarede, Sultane e Lilia Yared
Faço questão de colocar uma foto única e rara. Quase todos os irmãos juntos. Meus avós Salomão e Salfa tiveram 15 filhos, mas somente doze sobreviveram. Na época em que esta foto foi tirada apenas dez estavam vivos. A tia Idalina com problema de saúde não pode comparecer. Ela residia em Cachoeira do Sul, RS. As tias Amélia e Maria já eram falecidas à época. Na foto aparece meu saudoso pai Jorge, mais a esquerda de quem olha. Ele era o irmão caçula. A segunda mulher à direita é a Tia Sultane (Tane), hoje com 99 anos, única a estar ainda entre nós. Guardo uma lembrança importante de cada um de meus tios, notadamente a amorosidade entre eles e deles para com todos os sobrinhos. Não há um, tenho a absoluta certeza, que não pense como eu. Foram tios presentes, companheiros e sempre nos deram testemunho da importância de se manter o elo familiar. Meus amigos do Face e do Blog que os conheceram em Porto União e União da Vitória e em Lages poderão, assim como eu, revê-los com saudade. Os lageanos tiveram o privilégio de conviverem com o comerciante José Yared, cuja família ainda lá permanece (Casa das Tintas) e o dr. Iran Yared, cujos filhos e esposa lá não residem mais. Os demais foram radicados nas Gêmeas do Iguaçu, onde o médico James Yared, filho de Aziz Yared é o único que permanece por lá, além de todas as nossas lembranças, é claro.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Quando o príncipe se sobrepõe ao sapo

Sexta-feira, 03 de maio de 2013.
“No momento em que você olhar o parceiro (a) e desejar a ele (a) o
mesmo que gostaria para você, começar-se-á a retirar a máscara
que falseia sentimentos e expectativas” JYF
Vivemos em uma sociedade de mascarados. Não importa onde estivermos lá estarão sempre uma porção deles, para todos os gostos. Nos processos intermináveis de conquistas é onde mais se manifestam. De ambos os lados. Mas, no fundo, no fundo todos estão mesmo é a procura do príncipe ou da princesa, só que não acreditam seja possível. Nivelam a maioria pelos contatos mínimos e em lugares equivocados. Daí a impressão de que todos gostem de máscaras e as usem para esconder o seu verdadeiro sentimento. Penso que todos não só desejam, mas buscam ser felizes. O problema é que têm medo de se abrir. De serem verdadeiros. De pagarem mico. Daí a máscara para se proteger do que sentem de verdade, uma lástima! No momento em que você olhar o parceiro (a) e desejar a ele (a) o mesmo que gostaria para você, começar-se-á a retirar a máscara que falseia sentimentos e expectativas. Tenha coragem para assumir o que você tem de melhor e mais ainda, atitude corajosa para oferecer, pois, lembro: só se credencia a receber verdadeiramente aquele (a) que sabe e tem o que oferecer. Opte pela realeza, aparta-te do sapo! É uma questão de escolha, uma simples, mas fundamental escolha!

O jardim há de florescer

Sexta-feira, 03 de maio de 2013.
“Difícil é a natureza humana comportar-se como a botânica, mas o sentimento
de amor cultivado no coração de cada um é a esperança que se renova para 
que um dia possamos de verdade nos transformar como se fôssemos um 
jardim florescido” JYF
Imaginemo-nos um jardim, onde cada um representa uma espécie de flor. Não há nada mais belo do que um jardim florescido. Assim se apresenta quando as flores desabrocham e atingem ao máximo de sua beleza. Sozinha, a flor pode até ser bela, mas em um jardim florescido o esplendor é muito maior. Assim é a sociedade humana. Sós, podemos até brilhar em uma ou outra iniciativa, mas quando a mesma é coletiva em causa e efeito, o esplendor se manifesta insuperável. Difícil é a natureza humana comportar-se como a botânica, mas o sentimento de amor cultivado no coração de cada um é a esperança que se renova para que um dia possamos de verdade nos transformar como se fôssemos um jardim florescido. Posso até levar este sentimento de esperança até a morte do corpo, mas como o espírito vivifica e é eterno, acredito que o jardim haverá de florescer, pois o amor será sempre a luz de que as “flores” necessitam para chegar a atingir o esplendor de sua beleza. JYF

Nos tempos do Cavaleiro Negro


Sexta-feira, 03 de maio de 2013.
Os gibis eram trocados antes das sessões de cinema
Registro com saudade uma de minhas manias de infância e adolescência. Sem acesso a computador e muito menos à televisão, restavam os gibis para aguçar a criatividade das crianças na década de 60. Uma delas era eu. Fazíamos coleção de gibis e geralmente fazíamos a troca nos minutos que antecediam as matinês da época, no lado de fora dos cinemas. Lembro bem dos meus preferidos: Fantasma, Capitão Marvel e o Cavaleiro Negro estavam no top de minha curtição de garoto. Comprávamos sempre que pudíamos as edições, geralmente semanais. Quando não era possível restava a alternativa de usar edições antigas para trocar pelas novas. Isso acontecia normalmente em todas as cidades. As coleções eram guardadas como um tesouro. Bons tempos. 

Regulamentação preguiçosa

Sexta-feira, 03 de maio de 2013. 
Para quem já esperou há tanto tempo, não custa esperar mais um
pouquinho. Mas, os congressistas bem que poderiam demonstrar
um pouco mais de agilidade ao regulamentar pontos essenciais
 da “PEC das Domésticas”
Diferentemente de quando tratam de assuntos que lhes dizem respeito direto, os congressistas empurram com a barriga a regulamentação de assuntos fundamentais para consagrar a grande conquista das domésticas em todos os tempos. Completa hoje, sexta-feira (3), um mês desde a entrada em vigor da chamada "PEC das Domésticas", que ampliou os direitos da categoria. Parte desses novos direitos começou a valer no último dia 3 de abril, quando o texto foi publicado no Diário Oficial da União. Agora, a falta de regulamentação faz com que sete itens esperados com expectativa pela categoria fiquem lamentavelmente em suspenso. São eles: o seguro-desemprego, a indenização em demissões sem justa causa, a conta no FGTS, o salário-família, e ainda, o adicional noturno, o auxílio-creche e, finalmente o importante seguro contra acidente de trabalho. Está certo que a emenda prevê um prazo de 90 dias para a regulamentação desses direitos (até o início de julho), mas para uma lei que já se faz tarde, os congressistas bem que poderiam demonstrar um pouco mais de agilidade, em outras palavras, boa vontade.

Sociedade afrontada

Sexta-feira, 03 de maio de 2013.
“A não aplicação da lei é a maior afronta ao sonho
de uma sociedade justa e equilibrada” JYF
O equilíbrio social passa pela confiança que as pessoas precisam ter nos responsáveis pelas instituições criadas para manter a ordem. Quando, por exemplo, uma lei é criada no sentido de atender aquele princípio e não for aplicada ao caso concreto, impõem-se a essa mesma sociedade a frustrante sensação de impunidade, ponto originário do flagelo da violência urbana. A Justiça Social passa pelo cumprimento básico por parte dos representantes das instituições públicas de suas obrigações funcionais. Sem esta postura não há como se esperar paz social. A não aplicação da lei é a maior afronta ao sonho de uma sociedade justa e equilibrada. JYF

O desafio de amar

Sexta-feira, 03 de maio de 2013.
“Diferente de uma postura egocêntrica de achar
que o mundo deve nos servir, o grande desafio de
se amar verdadeiramente é nos capacitar para
servir ao mundo” JYF
Sempre é bom enfatizar quando falamos de amar, que este sentimento só se justifica com o desprendimento de sua oferenda e a autenticidade de seu propósito alicerçado na bondade, isto é, no ímpeto de se fazer o bem, sem olhar a quem. O “amar ao próximo com a ti mesmo” induz que saibamos o que é amar a nós mesmos. A base do amor é o respeito. Como se conseguirá amar alguém se não respeitamos os nossos próprios limites? Ao não cuidar de nossa saúde, de nossa profissão, de nossa aparência, de nossa segurança, como podemos esperar adquirir condições de fazermos diferente com as outras pessoas? O segredo para se vencer esse desafio é buscar o equilíbrio em tudo o que nos propusermos a fazer nesta vida: conosco em primeiro lugar e depois de consolidada esta condição, aí sim, com as demais pessoas e com o mundo que nos cerca. “Diferente de uma postura egocêntrica de achar que o mundo deve nos servir, o grande desafio de se amar verdadeiramente é nos capacitar para servir ao mundo.”  JYF

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Requião, um homem público de respeito

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
Roberto Requião é o único governador paranaense 
conduzido três vezes ao poder pelo voto popular
Podem escrever ou falar o que quiserem de Requião. Roberto, na minha opinião foi o melhor administrador público que conheci. Se não o melhor, pelo menos um dos melhores governadores do Paraná em todos os tempos. Não é a toa ter sido o único eleito três vezes pelo voto popular. Pode não ter sido perfeito. Ninguém o é, mas sua gestão priorizou as pessoas que mais precisam de governo. A justa política fiscal, os programas sociais luz fraterna, tarifa social, panela cheia, leite das crianças, a recuperação das estradas, da Ferroeste, do DER, da SANEPAR, da COPEL, da CELEPAR, do DETRAN, entre outros órgãos públicos ou autarquias, o incremento à bacia leiteira, à agricultura familiar, o incentivo aos professores de todos os níveis, bem como às instituições, etc, enfim novecentas e oitenta e seis entrevistas de meia hora de duração cada, que realizei com seus secretários de governo e demais agentes públicos ligados diretamente às ações de gestão impuseram a este jornalista um conhecimento de causa que tenho por obrigação defender. Podem acusar Requião de antipático, de arrogante, isso é pessoal, mas jamais de mau administrador ou gestor público. Ele mira fixo o poder com os olhos, abraça o capital e a produção com respeito, mas o seu coração sempre esteve e estará voltado a cumprir o papel social de um governante ao atender prioritariamente as necessidades básicas da população. Oxalá a política produzisse pessoas com este mesmo compromisso de Roberto Requião. Um homem público de respeito.

Virar a página

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
“Não bata em ponta de faca, nem escreva por sobre linhas
 já escritas: é fundamental que viremos a página” JYF
Li essa mensagem que coloco logo abaixo na página de meu irmão Gilmar e penso interessante refletir sobre ela. A expressão “virar a página” é comum àqueles que de repente sentem-se frustrados com alguma ocorrência no presente ou num passado recente. Virar a página leva a crer oportunizar um novo futuro, passando-se por cima de tal aborrecimento. Isso só é possível com a resignação daquilo que passou e determinação para o novo que se apresenta a cada momento, usando da experiência como precaução e a esperança como motivação. Sim, virar a página no livro de nossa vida é fundamental para que possamos oportunizar novos acontecimentos que certamente compensarão a opção pelo “renovo”. Assim é a vida, um bem insubstituível, mas perfeitamente renovável no seu percurso. Basta vontade, coragem e perspicácia de assumir-la única. Não bata em ponta de faca, nem escreva por sobre linhas já escritas: é fundamental que viremos a página! 

Quando é bom sorrir

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
“O riso sincero e catalisador da felicidade só se sobrepõem
à tristeza quando for inspirado nos bons sentimentos” JYF
Há muitos textos que definem e defendem a importância do sorriso. O que quero enfatizar é aquilo que precisamos fazer acontecer para poder expressar o bom sorriso. O músico americano de ascendência filipina Peter Gene Hernandez cujo nome artístico é Bruno Mars disse em uma de duas composições que "devemos procurar sempre motivos para sorrir, pois merecemos mais que lágrimas" Já o escritor colombiano Gabriel Garcia Marques a quem admiro muito, complementa: “Não chores porque já terminou, sorria porque aconteceu”. Na verdade, amigos, o sorriso deveria expor o sentimento de felicidade de uma pessoa. Nos relacionamentos interpessoais é o melhor cartão de visita que se pode dar, desde que com dentes e fisionomia asseados. O valor maior mesmo está no fator motivador da expressão. Ninguém colhe sorrisos ao pontuar sentimentos obscuros nos relacionamentos em geral. O riso sincero e catalisador da felicidade só se sobrepõem à tristeza quando for inspirado nos bons sentimentos. Quando rimos, por exemplo, da desgraça alheia é um tremendo tiro que damos em nossa alma. Sentimento obscuro que, repito, nos conduz à escuridão do descaso. Daí o cuidado que devemos ter com a motivação, com aquilo que nos leva ao sorriso. Ao pontuar boas ações e bons pensamentos jamais seremos vítimas daquele tipo de riso que se transforma em choro.

Edifício mais alto das Américas toma forma

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
Foto e Fonte: New York News
Trabalhadores do OWTC, em Manhattan, New York, levantaram hoje o topo de uma gigantesca antena a 1.776 metros de altura em cerimônia emocionante. O pináculo do novo One World Trade Center coberto pela bandeira dos EUA subiu acima do skyline da cidade. O One World Trade Center antes mesmo de concluído já é um dos mais visitados pontos turísticos da cidade pelo trauma mundial que causou no mundo a derrubada das Torres Gêmeas. A nova obra é emblemática, principalmente ao povo dos Estados Unidos. 

Acidente mata família gaúcha a passeio no Uruguai

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
Karina e a filha Isabela foram duas das cinco vítimas
 do acidente (Foto: Reprodução/Facebook.com) 
Cinco brasileiros a passeio no Uruguai morreram instantaneamente depois que o veículo em que estavam ficou praticamente destruído  depois da colisão frontal contra um caminhão. A família viajava a turismo. Havia desembarcado no país no dia 25 de abril, quinta-feira da semana passada. O acidente ocorreu por volta das 20h de terça-feira (30) no km 61 da Rota 11, perto de Montevidéu. Eles se deslocavam de Paysandú para a capital uruguaia em um carro alugado. O veículo bateu de frente em um caminhão que transportava produtos laticínios e trafegava no sentido contrário. As vítimas moravam em Porto Alegre, no RS. São elas: A fisioterapeuta Karina Pomatti Petró, 33 anos, seu marido o consultor financeiro Kleynér Petró, de 39, que conduzia o veículo no momento do acidente, Isabela, de um ano e sete meses, filha do casal, José Petró, de 67 anos e Jardelina Petró, 64, pais de Kleynér. (G1)

Fatalidade mata cinco brasileiros no Uruguai

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
O acidente ocorreu por volta das 20h de terça-feira (30) no km 61 da Rota 11,
perto de Montevidéu. A família se deslocava de Paysandú à capital uruguaia
em um carro alugado, e bateu de frente em um caminhão que transportava
produtos laticínios e trafegava no sentido contrário (G1)
Cinco brasileiros a passeio no Uruguai tiveram morte instantânea em um pavoroso acidente rodoviário. Seus parentes no Brasil, incrédulos, estão chocados com a forma abrupta com que morreram em pleno passeio no vizinho país. As vítimas moravam em Porto Alegre, no RS: A fisioterapeuta Karina Pomatti Petró, 33 anos, seu marido o consultor financeiro Kleynér Petró, de 39, que conduzia o veículo no momento do acidente, Isabela, de um ano e sete meses, filha do casal, José Petró, de 67 anos e Jardelina Petró, 64, pais de Kleynér. Quando saíram para o passeio certamente não imaginavam o triste fim que lhes aguardava. Tampouco seus entes queridos que acenaram na partida. Assim é a vida e também a morte. Uma realidade inexorável que não manda recado, nem dá privilégios ao avisar com antecedência. Creio ser pontual, diante deste entre tantos fatos parecidos ler mais uma vez um dos conteúdos mais acessados de minha página no facebook nos últimos tempos. Compartilho o conteúdo logo abaixo. Leiam e reflitam. Não estamos imunes ao que esta família gaúcha está passando neste momento. Quem desejar saber mais detalhes basta acessar o G1. 
Terça-feira, 30 de abril de 2013.
Antes do fim inexorável (jorgeyared.blogspot.com)

Todo mundo sabe, mas poucos são aqueles que lidam com a inexorabilidade da morte com naturalidade. Preferem não pensar no assunto, afinal ela está sempre tão distante, segundo nosso inconsciente. Mas, se olharmos para o lado perceberemos que muitos vivem a saudade de seus entes queridos que se foram, aqueles mesmos que, quando em vida, tinham um comportamento semelhante ao da maioria que sobrevive. Mas, qual a razão de assumir a certeza de que um dia morreremos? Simples: É para que valorizemos a vida. Pouca gente dá valor a sua vida, se não não a desperdiçariam como desperdiçam. Fazer o que se gosta, estar junto às pessoas que nos dão valor e a quem valorizamos, servir ao propósito vocacional é só um começo, mas há muito mais. Não somos eternos, mas poderemos nos eternizar através de nossas ações. E que assim seja pela inspiração do bem viver compartilhado com o bom desejo de servir. Isso gera amor, sentimento perpétuo que dá sentido à vida, ante o fim inexorável.

Levanta astral

Quinta-feira, 02 de maio de 2013.
Somos assim, sujeitos a de repente acordar down. Indisposto na recuperação de um resfriado, ou talvez algum assunto que nos aborreça. Até mesmo o resultado de um jantar indigesto. Hoje acordei assim. Há alguns dias tento me recuperar de um forte resfriado e nesta fase não dá muita vontade de nada. Redundante, não? Mas, é desse jeito mesmo. Aí, minha filha deu uma sugestão levanta astral. Pelo menos para mim. 
- “Pai, ouça Besame Mucho com Andrea Bocelli, disse ela. Não sabia que este extraordinário cantor italiano havia gravado este famoso bolero. Aceitei a sugestão e fui ouvir. Posso não ter me recuperado do resfriado, mas que fez um bem para a alma fez. E, como um bom amigo deixo a mesma sugestão para todos que me acompanham no Face e no Blog. Aproveito para homenagear todos os músicos. O dom da música é espetacular. Prestem atenção na beleza harmônica da orquestra que acompanha o famoso tenor italiano. Um dom dos céus. Bom proveito.


Recorded at Lake Las Vegas Resort. "Under The Desert Sky" (2006) - CD (DVD Included) Guitarist -Ramon Stagnaro (Peru), Pianist - David Foster LYRICS: (Consue...

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Londrina gastronômica

Quarta-feira, 1° de maio de 2013.
Massas, carnes e saladas são o forte do Bologna Ld
Quando vou a Londrina visito alguns dos lugares que mais gosto. Não deixa de ser um roteiro gastronômico, onde encontro amizades feitas nos treze anos que lá morei. Um deles é o Ristorante Bologna, ex La Vichenza, na Avenida Tiradentes. Um abraço à família Buzelatto, em especial ao Jorge, competente empresário do ramo. Londrina está de parabéns por seus bons restaurantes, dignos da metrópole que é.

Ensinamento de vida

Quarta-feira, 1° de maio de 2013.
São muitos os ensinamentos que recebemos desde crianças, na educação familiar, até na lida da vida, quando partimos para os relacionamentos extra-lar. Hoje vi um no Face e achei muito interessante. São daqueles que se seguidos evitam dores de cabeça e situações de arrependimento. Leiam, reflitam e se possível nunca se esqueçam deste alerta.

Atletiba: diga não a violência!

Quarta-feira, 1° de maio de 2013.
“Atletiba se faz assim: Dentro de campo só poderá haver um vencedor, fora dele podemos escolher
entre a vitória ou a derrota. Seja um vitorioso: Diga não à violência!”  Gilmar Yared
Penso igual ao meu irmão Gilmar. É inadmissível que adeptos de uma marca de um time de futebol sejam motivo de ódio de parte de seguidores da de outra. O futebol, assim como os demais esportes busca a excelência de sua prática. Geralmente vence o melhor. Na grande maioria das vezes. Aquele que perde terá sempre a chance de uma revanche e a derrota no passado poderá ser o grande trunfo de motivação para a vitória no presente. Tudo dependerá da forma como o resultado (derrota ou vitória) é encarado. Aqueles que deturpam o sentido de uma competição esportiva e partem para uma violência sem sentido são pessoas insensatas, cuja postura as marginaliza da ordem e, portanto à elas o rigor da lei. Não há outra forma de encarar essa situação: ou se enquadra ou se alija de forma preventiva (se reincidente, definitiva) das praças esportivas. Tecnologia para identificá-los existe.


terça-feira, 30 de abril de 2013

Requião: "Se me chamarem eu vou!"

Terça-feira, 30 de abril de 2013.
Ministra Gleisi Hoffmann e senador Roberto Requião, nomes fortes para 2014
Historicamente as candidaturas do político Roberto Requião sempre balançaram as estruturas dos partidos concorrentes, mesmo quando em raras vitórias destes. Foi assim para a prefeitura de Curitiba e nas quatro vezes que se candidatou ao governo do Estado, vencedor de três delas. Acompanhei de perto a única vez que perdeu e vi a sujeira que a política pode proporcionar àqueles que, sem escrúpulos, tudo fazem para se manter no poder. Sempre há muita coisa importante em jogo. Agora uma coisa não se pode negar: Em qualquer lugar que se vá no Paraná é muito difícil encontrar alguém que já não tenha ouvido falar de Requião, afinal foram três mandatos como governador, dois seguidos, anteriores ao do atual, Beto Richa. Aliás, o governador Richa vai ter um caminho árduo para a reeleição. Além do natural, bem lembrado e forte nome de Roberto Requião surge o de Gleisi Hoffmann, Chefe da Casa Civil do governo Dilma e que vê sua trajetória política em ampla ascensão no Estado. Foi a mais votada nas últimas eleições para o Senado e seu apoio foi fundamental para tirar a hegemonia do PSDB da Capital, Curitiba, com o advento da eleição de Gustavo Fruet. Pelo sim ou pelo não, o estranho no jogo da política é que o grande problema de Requião está na desunião do partido a que pertence. Não foi à toa que ele mencionou “os históricos peemedebistas de guerra”, uma alusão clara aos novos que resistem à sua liderança, pois se aproximam perigosamente (incoerência ideológica) do atual governador, defendendo até uma possível candidatura à vice-governança ao lado dele. Com seis anos ainda a cumprir como Senador, Requião acena de Brasília e dá o recado: “Se me chamarem eu vou!”. E se vier como sempre, as estruturas dos adversários começarão a se abalar, pois é inegável a força de seu nome.

Notícia que motivou o comentário

O senador Roberto Requião, do PMDB, foi o mais citado em uma enquete realizada na manhã desta terça-feira (30) sobre quem os ouvintes da Rádio banda B queriam ver como o governador em 2014. Para Requião, o resultado o anima e vale o jingle de suas campanhas políticas. “Só depende do PMDB, porque sou um soldado do partido. Se eles me chamarem, eu vou”, afirmou em entrevista à referida emissora, na tarde de hoje. A enquete foi realizada com mais de 50 ouvintes durante 15 minutos do Jornal da Banda B 1° Edição com Adilson Arantes. Roberto Requião foi o mais lembrado, Gleisi Hoffmann a 2°, Alvaro Dias o 3° e Beto Richa o 4°.

Antes do fim inexorável

Terça-feira, 30 de abril de 2013.
"Não somos eternos, mas poderemos nos
 eternizar através de nossas ações!" JYF
Todo mundo sabe, mas poucos são aqueles que lidam com a inexorabilidade da morte com naturalidade. Preferem não pensar no assunto, afinal ela está sempre tão distante, segundo nosso inconsciente. Mas, se olharmos para o lado perceberemos que muitos vivem a saudade de seus entes queridos que se foram, aqueles mesmos que, quando em vida, tinham um comportamento semelhante ao da maioria que sobrevive. Mas, qual a razão de assumir a certeza de que um dia morreremos? Simples: É para que valorizemos a vida. Pouca gente dá valor a sua vida, se não não a desperdiçariam como desperdiçam. Fazer o que se gosta, estar junto às pessoas que nos dão valor e a quem valorizamos, servir ao propósito vocacional é só um começo, mas há muito mais. Não somos eternos, mas poderemos nos eternizar através de nossas ações. E que assim seja pela inspiração do bem viver compartilhado com o bom desejo de servir. Isso gera amor, sentimento perpétuo que dá sentido à vida, ante o fim inexorável.

O valor das escolhas

Terça-feira, 30 de abril de 2013.
"O que conta não é o lugar, muito menos os desafios
e sim as escolhas que nos serão oportunizadas para
superá-los"

Lembro de um ensinamento:
"Nem tudo o que reluz é ouro!" Ao nascermos e durante muito tempo somos seres iluminados. Precisamos da luz exterior para nos aquecer, nos alimentar, nos ensinar, etc. Na trajetória de uma vida, as fases são fundamentais para que um dia ela tenha condições de passar a ser uma emissora da luz que recebeu desde o nascimento. Só o conhecimento não basta. É preciso saber aplicá-lo em favor, principalmente daqueles que não o têm. Daqueles que necessitam ser iluminados. A partir das escolhas em favor das demais pessoas e do mundo que o cerca, o ser, agora reluzente, adquire o que se entende por sabedoria existencial, prerrogativa daqueles que conseguem através de suas escolhas justificar sua existência. O que conta não é o lugar, muito menos os desafios e sim as escolhas que nos serão oportunizadas para superá-los. JYF

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Quem ama também divide

Segunda-feira, 29 de abril de 2013.

Casal de idosos mostra como é na prática "partilhar o amor". Está certo que é uma publicidade, mas acredito que há sim na vida real muitos exemplos de amor compartilhado. Não importa como a velhice nos transforma. O que conta são os gestos de uma parceria baseada no amor, sentimento que nos rejuvenesce na medida em que nos entregamos sinceramente a ele.  Há quem diga que amar é somar. Este é um exemplo, embora pareça contraditório, de somar-se na atitude de dividir. No caso o que conta é o gesto de partilhar daquilo que mais se gosta. Assistam.

Justiça: Acredita Brasil!

Segunda-feira, 29 de abril de 2013.
A triste realidade de um direito negado
Esta é de indignar: O cidadão está há dois anos desempregado. Vive de bicos. A esposa, dona de casa, também trabalha na informalidade para tentar compor a renda familiar no sustento e gastos básicos. Sabedores do péssimo atendimento prestado pelos responsáveis pela saúde pública neste país, a duras penas procuram manter seu plano de saúde que acaba de receber um aumento abusivo para o patriarca, depois que passou de uma faixa para outra de idade: cem por cento de reajuste. Conversam com um parente que é advogado e solicitam ajuda, pois não têm recursos para remunerá-lo. Este de bom grado aceita e como não poderia deixar de ser solicita junto ao Poder Judiciário do Estado do Paraná um direito que têm à Justiça Gratuita. Resultado frustrante: Solicitação indeferida. Resposta do juiz induz que o casal está se fazendo passar por necessitado para "economizar na causa". O advogado depois de informar do indeferimento diz que vai recorrer, embasando mais provas da real situação de seus parentes "clientes". A esperança dos necessitados neste país sempre será a última a morrer. Acredita Brasil!

Vai um sorvete americano aí?

Segunda-feira, 29 de abril de 2013.
O "sorvete americano" fez muito sucesso nas décadas de 60 e 70 no Brasil
Fiz muitos sorvetes em uma máquina parecida com esta. Uma delícia. Meu pai foi pioneiro em Porto União e União da Vitória do chamado "Sorvete Americano". Lembro que primeiro ligava a chave de baixo (eram duas). Esperava-se um minuto para a máquina "esquentar e liberar o gás que iria esfriar o xarope transformando-o em sorvete. O líquido (xarope) ficava nos vidros que podem ser visualizados nas laterais direita e esquerda, na parte superior do equipamento. Lembro também de uma cena muito engraçada. O gás havia acabado e meu pai me avisou para não fazer sorvete enquanto o técnico não fizesse a recarga do mesmo. Chegaram umas moças pedindo sorvete e minha Avó Zalfa no afã de faturar foi atender ao pedido, afinal eram seis sorvetes. Eu a avisei do problema e ela não ouviu ou não entendeu e teimosa foi dar o atendimento às meninas. Ligou a chave de baixo, mas como não tinha gás, ao ligar a de cima o líquido não gelou o suficiente e descia como se fosse um sorvete derretido. Ela se perdeu. Não sabia se colocava o caneco para não deixar cair no chão o produto ou desligava. Esta trapalhada de minha saudosa avó foi muito engraçada rendeu muitas risadas. Inesquecível.

O som que eleva

Segunda-feira, 29 de abril de 2013.
Faça um momento especial de seu dia nesta segunda-feira. Pare só um pouquinho e ouça esta canção. E depois pode continuar a lida. Dê um presente à sua alma! Do amigo, Jorge.

O nome da cantora é Helene Fischer e faz muito sucesso na Europa, notadamente na Alemanha

A elegância do crochê

Segunda-feira, 29 de abril de 2013.
Via Facebook:
Minha esposa Eunice faz bonitos trabalhos em crochê. Mostro algumas fotos onde ela é modelo de sua produção. Tocas, boinas, cachecóis, mantas, casacos, saias e vestidos muito bonitos, com produção feita sob encomenda. Vale a pena conferir. Para o inverno que se aproxima é uma excelente opção. A Nice aceita encomendas através do Facebook mesmo. Os trabalhos são muito bonitos. Assino embaixo!"

domingo, 28 de abril de 2013

A irreversibilidade do amor

Domingo, 28 de abril de 2013.
Um casamento só é real quando o sorriso de um só tem sentido
se a alegria que o tenha motivado for compartilhada
"Quando alguém deseja outra pessoa por sua beleza, creia não é amor e sim desejo; Quando alguém sente que deseja, impressionado pelo que a outra tem também não é amor, é interesse; Quando alguém se impressiona por outra pessoa pela sua inteligência também não é amor, é admiração. Mas, quando alguém deseja outrem e não sabe a razão, creia, aí sim é amor." Tenho cá comigo uma verdade irrefutável: Quando sós, somos fracos, porém juntos, tornamo-nos naturalmente fortalecidos. Caminhar juntos de mãos dadas com a vida, abraçados ao destino que segue em paralelo ao compromisso de acrescentar e ao mesmo tempo dividir todas as sensações e emoções que surgirem. Assim é o casamento, uma parceria de sentimentos, de descobertas, de frustrações, de desafios, de transigências, de entrega e de complementos. Comemoramos e sofremos juntos há 25 anos. Amadurecemos ao longo deste percurso, o suficiente para entender a importância da vida compartilhada nos bons e maus momentos. Sim, é muito bom vivermos juntos o sonho de um e do outro na construção daquilo que se entende por felicidade no mundo real. Assim é o amor, um sentimento de via dupla cuja direção é sempre seguir constante e adiante no desafio de nos fazermos merecedores de suas conquistas. Quando um tropeça sempre há a mão estendida disposta a evitar a queda do outro. Um casamento só é real quando o sorriso de um só tem sentido se a alegria que o tenha motivado for compartilhada. Quando isso acontece se sobrepõe a tudo e a todos a irreversibilidade do amor, sentimento que jamais permitirá a palavra "fim", pois a todo instante encontra-se um motivo de recomeço.

O que é e o que representa o amor para você?

Domingo, 28 de abril de 2013.

"Somos como pedras brutas só lapidadas quando vivemos as emoções inenarráveis do amor, sentimento que nos eleva à verdadeira sensação de felicidade plena" JYF



O que é e o que representa o amor para você? O amor pleno é um sentimento puro de entrega também e principalmente ao mundo que nos cerca. 
Ama verdadeiramente e sem equívoco a pessoa que é capaz de romper a barreira do círculo de egoísmo em torno de si, estendendo-o no entorno do mundo em que vive. Reforço então a pergunta: O que é e o que representa o amor para você?

É paranaense a mulher casada mais bela do Brasil

Domingo, 28 de abril de 2013.
Bela e culta, Priscila Lini foi escolhida entre 23 concorrentes
(Foto: Arquivo Pessoal)
O que me chamou atenção neste concurso não foi somente a beleza de nossa representante, mas também seu currículo. Jovem ainda, a bela Priscila investiu em sua formação intelectual e não deixa de ser também exemplo às demais quanto aos demais valores a serem considerados em uma pessoa. A beleza física pode um dia acabar, mas a intelectual só a tem a acrescentar. Parabéns, Priscila!
Notícia lida no G1 que motivou o comentário
Aos 27 anos, paranaense é coroada a mais bela mulher casada do Brasil. Priscila Lini, de 27 anos, foi eleita a mais bela mulher casada do Brasil, denominado Mrs. Brasil, no concurso Beleza Fashion Brasil, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Esposa de Kássim Ahmad Omar Ali desde agosto de 2011, ela mora em Foz do Iguaçu, no oeste do estado. Priscila é funcionária pública federal  e professora universitária graduada em Direito pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) onde ingressou com apenas 16 anos. Também é mestre em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutoranda em Direito na mesma instituição.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More