Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 1 de junho de 2013

Uma Igreja especial

Domingo, 02 de junho de 2013.
Templo Central da Congregação Cristã do Brasil, em Ribeirão
do Pinhal, Norte Pioneiro do Paraná 
(Foto Adalziza Rezende)
Este templo é muito especial para mim. Há dezessete anos, no dia 21 de janeiro desci às águas do batismo. De lá para cá, muitas provas mas, nenhuma capaz de abalar a força adquerida após aquele sagrado compromisso de renovação perante o Pai. A Palavra de Deus começou desde então a ter mais sentido para mim. A compreensão de Seus preceitos é uma guia segura através da qual minhas ações possam justificar a existência que só a Ele pertence. Sei que como os demais irmãos vim Dele e para Ele retornarei, ao atender a Sua sagrada doutrina. Espero que assim como eu, todos possam ter a oportunidade de chegar a esta compreensão. Procure que achará. Bata que a porta abrirá.  Peça com fé e receberá. JYF

Quem somos?

Sábado, 01° de junho de 2013.
"A imersão é essencial para, em nos conhecendo melhor, dar
limites à preocupação com os defeitos dos outros!"
JYF
Preocupamo-nos em demasia com os outros, antes de olhar para nós mesmos. É da natureza humana. O foco de nossos olhos sempre será facilitado na observação do que está a nossa volta do que sobre nós mesmos. Uma imersão (coisa rara de se encontrar quem a faça de quando em vez) seria interessante para facilitar esse desafio comportamental que é o de primeiro corrigir nossos defeitos, antes de se preocupar com os dos outros. A mensagem oriental é pontual é bate firme na grande maioria que preocupada com os defeitos do mundo, esquece de corrigir os seus. JYF

Morre Elias Jorge, patrício amigo

Sábado, 01° de junho de 2013.
 "Deus mostrará a vocês que o que se faz ao outro, se faz para si
mesmo, porque somos um só em Deus Pai" (Elias Jorge)
Não conheci pessoalmente o sr. Elias Jorge. O facebook como site de relacionamento nos possibilita conhecer pessoas as mais diversas. Há aquelas que percebemos especiais. O sr. Elias Jorge era uma delas. Talvez tenha sido o meu trabalho no rádio e na televisão durante muitos anos que por primeiro me apresentou a esta pessoa tão querida e amável. Hoje sinto a natural tristeza da partida de alguém a quem estimamos. Com saúde debilitada por problemas pulmonares o querido amigo esteve recentemente hospitalizado e ao receber alta há alguns dias deixava o emocionante comunicado aos amigos, expressando sua alegria por voltar ao convívio das pessoas a quem amava e que também o amavam, o que certamente não eram poucas. Vou deixar como homenagem a esse querido patrício uma mensagem feita por ele mesmo, quando vivia a emoção da alta hospitalar, a apenas alguns dias. Essa mensagem é pertinente e deve ficar guardada no coração de todos que, sensíveis possam entender a pessoa especial que nos deixou.
Elias Jorge: -"Deus mostrará a vocês que o que se faz ao outro, se faz para si mesmo, porque somos um só em Deus Pai".
* Descanse no Senhor, Elias Jorge. Sua nobre vida não foi em vão, justificada pela fé e pelas ações que corroboram o que Deus Pai espera de todos os seus filhos. Jorge Yared

Viagem segura

Sábado, 01° de junho de 2013.
Sair cedo e com percurso fracionado diminui ansiedade e aumenta segurança
Um exemplo prático de transformar conhecimento em sabedoria. Repasso ensinamento recebido quando de entrevista a um policial rodoviário. Fracionar a viagem é uma sábia e responsável atitude de quem usa a estratégia da segurança a seu favor. Por exemplo, em um trecho de 450 quilômetros o recomendável é fazer duas paradas. Antes de tirar o carro da garagem, já revisado para o percurso (nunca viaje sem revisar o veículo), pré-estabelecer os lugares específicos onde a parada será realizada. Recomenda-se um local onde se possa atender às necessidades fisiológicas e com estrutura para um lanche limpo e saboroso. Nunca parar em lugar ermo. Resultado prático: ao sair, nunca atrasado e sempre com velocidade compatível com o local, fixar o trecho de 150 km e não o de 450. Inconscientemente o motorista mentaliza a menor distância, desde que planejada e tenderá a diminuir sua ansiedade ao volante quanto a chegada ao destino final. Ao percorrer o primeiro trecho e descansar perceberá, ao retornar para a estrada, que faltarão apenas 300 quilômetros e, se planejar mais uma parada, 150. Parece brincadeira matemática, mas segundo o policial esse simples procedimento diminui a ansiedade ao volante e tem salvado milhares de motoristas, segundo estatísticas de pesquisas realizadas. Tenho feito isso e concordo com meu entrevistado. Além de tornar a viagem mais agradável, deliciosa e menos tensa, ao fracionar o percurso chego mais descansado ao destino final. Experimente isso, você não vai se arrepender. JYF

Deputada paranaense é vítima de furto nos EUA

Sábado, 01° de junho de 2013.
Deputada Mara Lima desabafa: "A violência não existe só no Brasil!"
Uma demonstração de que a violência é um grande problema mundial, não só do Brasil como muitos pensam: A deputada estadual Cantora Mara Lima (PSDB) foi vítima de furto na cidade de Boca Raton, nos Estados Unidos. Foi na última quarta-feira (29) quando os marginais quebraram o vidro do carro e furtaram a bolsa com todos os seus documentos, dinheiro, cartões o passaporte. Durante este sábado, Mara Lima fez os procedimentos necessários na embaixada brasileira para obter um passaporte provisório. Ela comunica em sua página no Facebook que está bem, apesar do transtorno.

sexta-feira, 31 de maio de 2013

Governo do Rio divulga novas imagens do novo Maracanã

Sexta-feira, 31 de maio de 2013.
Novo centro de comando (Foto de Érika Ramalho)
Palco das finais da Copa das Confederações desse ano e da Copa do Mundo de 2014, o estádio do Maracanã ganhou modernidade e segurança. Umas das novidades é um avançado centro de controle, com  qualidade semelhante a dos existentes nas melhores arenas esportivas do planeta. Chamado BMS (Building Management System), o espaço possibilita monitorar imagens geradas por 383 câmeras espalhadas por todos os cantos. Outra sala vai controlar todos os equipamentos mecânicos e elétricos do estádio, como iluminação, ventilação, sistemas de energia, incêndio e segurança predial. O controle é feito por meio de computadores e softwares especificamente criados para cada tipo de função. Tão logo se detectar algum problema em qualquer ponto do estádio, como focos de incêndio, enguiço de elevador e queda de energia, técnicos e responsáveis pela manutenção serão acionados rapidamente.
Luxo e conforto na entrada para os camarotes do estádio do Maracanã
(Foto: Erica Ramalho)
Além do centro de controle, a Secretaria de Estado de Obras (SEOBRAS) também divulgou imagens de como está o acesso aos camarotes do estádio. Inaugurado em 16 de junho de 1950, o Maracanã sofreu uma série de intervenções, algumas de caráter estrutural, que proporcionam mais conforto. A nova arena tem cinco pavimentos, divididos em quatro setores: norte, sul, leste e oeste. Outras novidades do estádio que no próximo domingo será oficialmente inaugurado com o amistoso do Brasil com a Inglaterra: 
Campo de jogo - O campo de jogo teve as dimensões reduzidas de 110 metros de comprimento por 75 metros de largura para 105 metros de comprimento x 68 metros de largura, de acordo com a orientação da  Fifa.
Gramado e drenagem - O Maracanã tem um novo gramado e é definitivo. O sistema de drenagem é dos mais modernos do mundo.
Acessos - O público tem muitas alternativas para entrar e sair do Maracanã, graças aos novos acessos implantados. O tempo de evacuação total será de até oito minutos, conforme determinação da Fifa. Foram construídas quatro rampas de acesso e recuperadas e reativadas as duas rampas monumentais (Bellini e Uerj).  Além disso, há 17 novos elevadores e 12 escadas rolantes.
 A diversidade de cores é outra atração da nova Iluminação do Maracanã 
(Foto: Erica Ramalho)
Cobertura - A nova cobertura é feita de fibra de vidro e teflon, e tem 68 metros de extensão (a original de concreto tinha 30 metros). Resistente, com vida útil de 50 anos, a cobertura sustenta quatro telões de alta definição, medindo 100 metros quadrados cada um. 
Iluminação - O campo de jogo é iluminado por 396 refletores, eliminando sombras e permitindo visibilidade perfeita em qualquer área do campo. Cada um dos 396 projetores utiliza uma potência de 2 mil watts. O novo Maracanã ganhou também 600 refletores que proporcionam um festival de cores projetadas na cobertura. (globoesporte.com)

O colecionador de vinhos

Sexta-feira, 31 de maio de 2013.
O vinho é uma bebida muito apreciada e que possui uma longa história
que remonta pelo menos a aproximadamente 6000 a.C. Trata-se de uma
 deliciosa bebida obtida exclusivamente por fermentação parcial ou total
de uvas frescas, inteiras ou esmagadas ou de mostos

Assisti a um vídeo que sintetiza a palestra realizada por um sobrevivente de um desastre de avião. Ao relatar sua experiência traumática, revelou que depois daquele dia nada mais foi a mesma coisa para ele, pois houve de sua parte uma transformação. Quando ouviu do piloto "PREPAREM-SE PARA O IMPACTO", muitas coisas passaram por sua cabeça. E ali, em poucos segundos ele entendeu o valor da vida que poderia acabar em instantes, contrariando seu desejo de viver. Percebeu o tempo perdido com coisas e pessoas supérfluas, que não eram importantes para ele. Das brigas com a esposa e a ausência de casa e da vida de seus filhos. Viu o quanto perdeu tempo, um tempo valioso de uma vida que estava para se acabar. Veio de seu interior uma força incrível para mudar, enquanto houvesse um sopro de vida em seu ser. Como que por milagre, sobreviveu à queda. Foi um dos poucos. Hoje faz palestras e nelas pergunta às pessoas se teriam condições de também assumir esse desafio ao imaginarem-se em uma situação semelhante a dele. Apela para que todos deixem de se achar eternos e busquem as mudanças necessárias para valorizar cada instante de vida que têm, assim como este sobrevivente faz desde o trauma vivido. No encerramento da palestra ele fecha com esta mensagem que achei gênio. Para bons entendedores é o que basta para sintetizar como devemos aproveitar a vida: - "Colecione vinhos. Mas, só os ruins. Os bons beba!"

TJ revoga liminar que suspendia amistoso Brasil e Inglaterra, domingo

Sexta-feira, 31 de maio de 2013.
Teste de luzes do belo estádio brasileiro local das finais da Copa
das Confederações e do Mundial 2014
(Foto divulgação)
A juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Gracia Cristina do Rosário, revogou na noite desta quinta-feira a liminar que impedia a realização do amistoso entre Brasil e Inglaterra, no próximo domingo, no Maracanã. A Procuradoria do Estado apresentou os laudos que faltavam para assegurar a realização da partida. Você duvidava de que a suspensão fosse possível? Não no Brasil.

Humildade e subserviência

Sexta-feira, 31 de maio de 2013.
“Não confunda a postura de humildade com a da subserviência. Enquanto
esta se sobressai pela nobreza, a outra se sobrepõe pela fraqueza e
 insegurança. Priorize a primeira, lute com denodo contra a segunda” JYF
Já escrevi aqui um pensamento que ouvi embora quem falou não tenha mencionado sua autoria: "A verdadeira elegância é o caráter, pois molda a essência do ser!" Hoje li outro que o complementa. Ele enaltece a simplicidade, a humildade:"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude". Sem a menor dúvida não há como perceber a alegância verdadeira em uma pessoa se além da preocupação com vestes e gestos ela não se revestir desses predicados: simplicidade, humildade. Só, por favor não confunda a postura de humildade com a da subserviência. Enquanto aquela se sobressai pela nobreza, a outra se sobrepõe pela fraqueza e insegurança. Priorize a primeira, lute com denodo contra a segunda. JYF

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O flagelo da injustiça

Quinta-feira, 30 de maio de 2013.
“O tempo é perverso com os que se acomodam com a injustiça, que, como
todo flagelo, precisa ser combatida no início sob pena de se perder a força
necessária para exterminá-la” (JYF)
Justiça é equilíbrio, tanto que a imagem de uma balança a representa. Nem mais, nem menos. Ela só existe na medida certa. Doa a quem doer. Esse ideal não deve desaparecer, mesmo quando, não interessa o motivo, a injustiça se instalar. Mais do que ausência de justiça, a injustiça se estabelece como flagelo, quando se apresenta a ausência de aplicação da lei ao caso concreto de parte dos representantes da Justiça. Aí sim, o flagelo se instala e impõe a todos, mesmo os não diretamente atingidos, uma pronta reação. Se se acomodar pelo fato de não ser diretamente atingido, o cidadão dá margem a que ela se consolide de tal maneira que, com certeza, um dia chegará até sua porta. Há que se reagir prontamente. Não há barco que resista se não se manter no plumo. A pequena diferença no presente será a fomentadora do naufrágio futuro. O tempo é perverso com os que se acomodam com a injustiça, que, como todo flagelo, precisa ser combatida no início sob pena de se perder a força necessária para exterminá-la. JYF

"Se achar“ & "Se encontrar"

Quinta-feira, 30 de maio de 2013.
“Não é porque um burro tem um rabo maior
ou menor que outro que deixa de sê-lo” (JYF)
Diferente de “se encontrar“, o termo "se achar" é usado para aquele tipo de pessoa que se considera mais do que realmente é. Trata-se de uma situação que acaba por tornar tal personagem antipático diante das pessoas de seu relacionamento diário. O conhecimento não nos torna pessoas superiores diante das demais. Torna-nos mais responsáveis. Não é porque um burro tem um rabo maior ou menor que outro que deixa de sê-lo. É interessante saber nos situar diante da premissa de que ninguém é tão ignorante que não tenha o que ensinar; nem tão sábio que não tenha o que aprender, como lembrava Paulo Freire. A responsabilidade gerada pelo conhecimento nos impõe uma atitude cidadã diante das demais pessoas. Esta atitude fará com que marquemos nossa passagem com ações que justificam nosso existir. Aí sim faremos a salutar troca do "se achar" para o "se encontrar".

Justiça suspende liminarmente amistoso Brasil e Inglaterra

Quinta-feira, 31 de maio de 2013.
Em foto atual observa-se que há muitas obras no entorno do Maracanã 
(Foto: Janir Junior)

Para o Ministério Público, o Estádio do Maracanã ainda não oferece condições de segurança para o amistoso entre Brasil e Inglaterra. A juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda do Rio de Janeiro, capital, concedeu liminar na tarde desta quinta-feira suspendendo o amistoso entre Brasil e Inglaterra, partida que marca a reabertura do Maracanã, agendada para o domingo. A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo governo daquele Estado. O pedido para o cancelamento do jogo amistoso foi feito pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, com argumentos de que o novo Maracanã não oferece condições mínimas de segurança ao 
No interior, observadores indicam que o Maracanã está praticamente 
pronto para receber o amistoso. "Praticamente pronto" não é pronto.
 (Foto Reuters)
visitante. Consultado pela reportagem, o governo estadual diz que vai recorrer da decisão nas próximas horas. O texto da juíza Adriana Costa dos Santos ainda informa que, se a partida for realizada nas atuais circunstâncias burocráticas (sem a apresentação dos laudos de vistoria de engenharia; de prevenção e combate de incêndio; de condições sanitárias e de higiene), a Confederação Brasileira de Futebol, o Comitê Organizador Local e o presidente destas entidades, José Maria Marin, terão de pagar multa de R$ 1 milhão (por evento realizado). O UOL Esporte também consultou a assessoria de comunicação da CBF, que afirmou que o "departamento jurídico diz que todos os laudos necessários foram emitidos e serão encaminhados para a juíza a fim de mostrar que a decisão não faz sentido". A ação civil pública do MP pede que o jogo seja suspenso para garantir a segurança até que todos os laudos técnicos do estádio sejam apresentados. O órgão alega que não recebeu a documentação em sua totalidade até o momento e que o status do Maracanã é de "estádio em fase de construção". A liminar emitida nesta quinta apresenta relatório que aponta a existência de materiais perigosos na região do estádio, nas partes interna e externa, como pedras, pedaços de calçada e restos de obras - objetos que podem ser usados em caso de distúrbios de multidão. O texto ainda ressalta problema de piso "mal fixado". Em sua argumentação, a juíza ainda registra que o jogo-teste realizado no Maracanã no dia 27 de abril, apenas para convidados, mostrou que haviam inúmeros problemas, amplamente repercutidos pela imprensa do país. Pressionado pela liminar, o governo estadual promete correr para assegurar burocraticamente a realização da partida festiva no Maracanã, que para o time de Luiz Felipe Scolari serve de preparação para a Copa das Confederações. "O jogo vai ser realizado. Temos um laudo parcial do GEPE (Grupamento Especial de Policiamento em Estádios), e até amanhã [sexta-feira] concluiremos o restante. Além disso, já temos o laudo dos bombeiros. O estádio está 100% pronto para receber o torcedor com segurança", disse André Lazaroni, secretário de esporte do Rio de Janeiro, em entrevista à Rádio Tupi. "O entorno está sendo preparado para receber o público", acrescentou. (UOL)

Passando a bola

Quinta-feira, 31 de maio de 2013.
Rir é bom e todo mundo gosta
Esta guardo na memória para quando em rodada de piadas com amigos não passar em branco. Geralmente o pessoal gosta e a elege como uma das melhores. Para quem não conhece. aí vai:
Sara, prestimosa esposa de Salim acorda no meio da noite e percebe que seu amado não conseguiu ainda dormir, com semblante caído e expressão de preocupação. E pergunta:
- Que passa, habibe, borquê esta cara de quem comeu quibe estragado?
Salim confessa:
- É que Salim precisa bagar amanhã cedo dez mil dólares de embréstimo que fez junto a Izaak e Salim não tem deniero bara bagar.
Sara pergunta se adorável esposo tem telefone de Izaak. Salim passou o número do celular plantão 24 horas do agiota. Sem nenhum constrangimento, Sarinha liga para o credor de seu Salim.
- Alô, é Izaak aí no outro lado?
Resposta:
- Sim é aieu...quem fala com Izaak nesta hura...tá tarde, minia senhora?
Sara bate direto:
- Seo Izaak, aqui é Sara, esposa do amado Salim. Ligo para comunicar que Salim não tem diniero bara bagar dívda amanhã. E que vai bagar só quando puder. Brigado e boa noite.
Ao desligar, Sara olha para Salim que espantado a ouve com tom tranquilizador:
- Bode durmir querido Salim. Agura quem não durme é Izaak.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Palestra de PMs gera tumulto em escola pública no Ceará

Quarta-feira, 29 de maio de 2013.

* O lamentável nesta história é que sobrou para diretores e funcionários do estabelecimento escolar público. Ao assistir ao filme percebe-se claramente tratar-se de reação de delinquentes que ainda não têm a noção de limites e respeito ao patrimônio público. São pessoas violentas flagradas em pleno convívio escolar.
Alunos tentam agredir professora - Clique na manchete ao lado
Os estudantes do período noturno de uma escola pública de Fortaleza, no Ceará tentaram agredir uma professora após a chegada de PMs do programa de policiamento comunitário do Ceará para uma palestra em sala de aula. Um deles desacatou a polícia e recebeu voz de prisão. Revoltados, os alunos se reuniram no pátio chutaram uma porta e queriam bater na professora. O tumulto na Escola Municipal Maria Bezerra Quevedo, no Bairro Novo Mondubim, em Fortaleza, na segunda-feira (20) foi filmado e postado nas redes sociais. A escola e os arredores têm histórico de violência. Após uma avaliação realizada neste ano, verificou-se "abandono" da unidade por parte da direção e da secretaria. Uma professora foi enviada para iniciar um projeto de cultura de paz entre os alunos. O evento com os policiais fazia parte do projeto e foi previamente informado aos estudantes. Mas na data marcada para a palestra, os estudantes se mostraram surpresos com a presença dos policiais e acreditaram que se tratava de uma denúncia.
Secretaria de Educação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) confirmou que os portões estavam fechados, o que foi condenado pelo órgão que recomenda o diálogo. O órgão afirma que ''nada justifica o ato de destruição do patrimônio público'' praticado pelos estudantes. Ainda segundo a SME, a diretora e a secretária foram exoneradas. Uma junta de intervenção formada por dois diretores e um secretário assumiu a unidade até junho. (G1)




Humorista Marcio Ribeiro morre, aos 49 anos

Quarta-feira, 29 de maio de 2013.
O apresentador do programa X-Tudo, que era exibido na
TV Cultura, faleceu nesta quarta-feira , aos 49 anos
(Foto Divulgação)

O humorista Marcio Ribeiro (49), que estava em Brasília realizando uma pequena turnê de stand up comedy com seu grupo, passou mal e morreu na manhã desta quarta-feira (29). Ainda não se sabe a causa da morte. Mas segundo amigos e parentes, a saúde de Marcio estava frágil, pois ele sofria de diabetes e tinha problemas respiratórios. Ator, comediante e redator por mais de 20 anos, Marcio ficou conhecido nacionalmente por apresentar o programa infantil X Tudo na Tv Cultura por cinco anos e por uma participação em Malhação , na Rede Globo. Ele também fez cinema e teatro e ganhou os prêmios de melhor ator no Festival de Gramado (Kikito), Festival de Brasília (Candango), Rio Cine Festival (Sol de Prata) e o prêmio Guarnicê (Festival de Cinema do Maranhão).

Portas abertas

Quarta-feira, 29 de maio de 2013.
 Papa Francisco: ”Quem se aproxima da Igreja deve
encontrar portas abertas e não fiscais da fé!”
(Foto Vaticano)

Quanto mais leio suas opiniões mais admiro esse verdadeiro servo de Deus. Prestem atenção pretensos fiscais da fé para o alerta de Francisco, o Papa de todos os católicos: “Pensai numa mãe solteira que vai à Igreja, à paróquia e diz ao secretário: Quero batizar o meu menino. E quem a acolhe diz-lhe: Não tu não podes porque não estás casada. Atentemos que esta mãe que teve a coragem de continuar com uma gravidez o que é que encontra? Uma porta fechada. Isto não é zelo! Afasta as pessoas do Senhor! Não abre as portas! E assim quando nós seguimos este caminho e esta atitude, não estamos fazendo o bem às pessoas, ao Povo de Deus. Jesus instituiu 7 sacramentos e nós com esta atitude instituímos o oitavo: o sacramento da alfândega pastoral. Quem se aproxima da Igreja deve encontrar portas abertas e não fiscais da fé!" (Papa Francisco)



Orgulho de tio

Quarta-feira, 29 de maio de 2013.
Ticiane Campos após a apresentação de sua monografia juntamente com
seus pais, irmão (Sóstenes) e os professores que formaram a banca que 
ao final a aprovou com nota máxima
Li hoje pela manhã na página de minha sobrinha Ticiane, filha de meu cunhado Tito e da concunhada Adalziza um conteúdo que expressava sua satisfação por ter concluído mais uma etapa importante de sua formação: a aprovação com nota máxima pela banca de sua monografia. Ela está a caminho de se formar bacharel de ciências jurídicas pela Faculdade de Direito de Curitiba. As etapas da evolução intelectual vão sendo vencidas conforme nos dedicamos a esse intento. O conhecimento gera responsabilidades as mais diversas. Pontuá-las é exercício de cidadania ao mesmo tempo que de formação pessoal. Justificamos nossa existência quando utilizamos esse potencial em benefício do todo. As demais nos serão acrescentados por benção. Sobrinha querida, seu futuro pertence a Deus, mas o esforço no presente credenciará a marcar sua passagem pela preciosa vida que recebeste do Pai, trazendo alegria e orgulho aos que te amam. O seu tio é um deles. Que a Paz de Deus, forjada pela inquebrantável fé seja o sustentáculo de suas conquistas. Com carinho de sempre do tio que muito a estima e se alegra por mais uma etapa vencida na trajetória de uma carreira desafiadora.

O verde curitibano

Quarta-feira, 29 de maio de 2013.
Foto da página do Facebook de minha prima Azize,  provavelmente 
tirada por ela mesma próximo a entrada do Parque Barigui
Curitiba, qualidade de vida. Um lugar privilegiado de morar. Muito verde purificando o ar que potencializa a qualidade de vida do cidadão. Somos responsáveis por aquilo que cativamos e também por aquilo que nos possibilita cultivar. A natureza sempre nos oferece vida quando cuidada com respeito. Depredá-la é como se déssemos um tiro em nosso próprio pé. A imagem desta foto mostra que ainda vivemos com qualidade. Isso gera responsabilidade social que ao final sempre reverterá no benefício do todo.

terça-feira, 28 de maio de 2013

A vida real

Terça-feira, 28 de maio de 2013.
“Precisamos ser grandes como aqueles que, com doenças
 graves, não esmorecem diante das dificuldades e as têm
 como prova e as enfrentam como guerreiros que são para
oferecer aos demais o testemunho do amor e do respeito
que todos devem ter diante da vida real, um dom de Deus”
JYF
A vida é um dom de Deus que a dá e a tira. Entre o começo e o término dela por aqui, todos têm uma história. O que se faz desta história cabe ao nosso livre arbítrio. A luta corajosa e incessante pela vida faz parte desse contexto, daí o valor em forma de reconhecimento e a admiração que todos devem ter por aqueles que com doenças graves não esmorecem. São  exemplos que pontuam àqueles que gozam de perfeita saúde, o valor e o respeito que também devem dar à sua vida. Não desperdiçá-la com atitudes pequenas que não correspondem com a grande responsabilidade que recebemos do Criador: a de justificar nossa existência. Quem pensa pequeno, vive pequeno. E é dentro dessa premissa que precisamos ser grandes como aqueles que, com doenças graves, não esmorecem diante das dificuldades e as têm como prova e as enfrentam como guerreiros que são, para oferecer aos demais o testemunho do amor e do respeito que todos devem ter diante da vida real, um dom de Deus. JYF

Oscar Schmidt luta contra câncer no cérebro

Terça-feira, 28 de maio de 2013.
Oscar Schmidt é o maior nome do basquete 
brasileiro de todos os tempos
Maior nome do basquete brasileiro de todos os tempos, o ex-jogador Oscar Schmidt, de 55 anos, luta contra um câncer no cérebro. Ele passou por uma cirurgia no fim de abril, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Agora, está fazendo sessões de radioterapia. Segundo o médico de Oscar, o neurologista Marcos de Queiroz, a decisão de fazer a operação aconteceu por conta de um aumento no tumor que o ex-atleta tinha desde 2011. (globoesporte.com)
Flamengo faz corrente por Oscar
Ídolo do basquete do Flamengo, onde conquistou o Campeonato Carioca em 1999 e 2002, Oscar recebeu força do rubro-negro na luta contra o câncer. Pelo Twitter oficial, o clube iniciou uma corrente de apoio ao ex-jogador:
- #forçaOscar Desejamos a melhor recuperação para o nosso cestinha, campeão carioca em 99 e 2002. Participem dessa corrente, nação! - diz o Twitter do Flamengo, que deseja melhoras para o Mão Santa, campeão pelo Fla em 1999 e 2002. (Reprodução/Twitter)

Badu precisa de você

Terça-feira, 28 de maio de 2013.
O Badu é um homem já adulto, que desde menino ficou sem andar e sem praticamente poder usar as mãos. Digita com um dedo só e com a ajuda de um computador que seus amigos possibilitara para ele, consegue escrever seus poemas. É um poeta nato, apesar de morar numa cidadezinha do interior do Rio Grande do Sul, com poucos recursos de uma família humilde. Ele merece ser ajudado. Passou anos trancado no seu quarto até que amigos se cotizaram e através de venda de rifas, bigos, etc. compraram uma cadeira de rodas especial para ele. O seu mundo mudou e ele pode enfim, tocar o sol. Agora está com a cadeira danificada e precisa da venda desse livro para ter uma qualidade de vida melhor.
Leiam o recado do Badu:
A conta é na "Caixa Econômica Federal" em nome de
 Veronilda dos Santos:
 BANCO Nº 104 - Caixa Econômica Federal
AGÊNCIA 2093
POUPANÇA 013
CONTA 20421-2
CPF: 743.577.940-72
Para mais informações:
Endereço de e-mail:  yesbadu@yahoo.com.br 
Telefone para contato: 054 33481200.
“Meus amigos: leiam com carinho esse meu recado, pois é muito importante para mim. Tenho “corrido” atrás dessa minha liberdade que insiste em me fazer de menino bobo. Nesse último mês precisei parar outra vez e novamente estive limitado ao meu quarto com problemas na cadeira de rodas que são minhas pernas e minhas asas. Trabalhei muito e no meu projeto do meu livro infantil O Espantalho Sonhador. Estou muito feliz em compartilhar com vocês mais esse momento especial. Vocês que sempre me ajudam, gostam de meu trabalho e principalmente de mim. Entrego um pouco de mim, um espantalho sem muitos movimentos do corpo, um menino sonhador querendo ver germinar sementes para que todas as estações retratem sorrisos e a felicidade. O livro será lançado esse mês e já estou vendendo para os amigos da internet, preciso ainda juntar valores para as parcelas e também os gastos da minha cadeira, minha liberdade. Gostaria muito que cada um pudesse adquirir o livro e repassar aos seus amigos, família e contatos. O livro está bem bonito com uma mensagem para os adultos de inclusão social. Quem puder me ajudar abaixo tem todas as informações. Agradeço de coração cada um de vocês que me ajuda concertar minhas asas me mostrando um céu de possibilidades. O valor do livro é de R$ 20,00 (vinte reais) já incluindo a postagem do correio.
OBRIGADO POR TODO CARINHO E POR TAMBÉM ACREDITAREM EM UM MUNDO DIGNO DE IGUALDADE E AMOR.”

Recados pontuais

Terça-feira, 28 de maio de 2013.
Duas frases que gostei muito e servem como lição de vida. Não lembro dos autores, mas vale refletir seus conteúdos:

1 - "Mas vale andar descalço do que para evitar o desconforto se precise roubar os sapatos";

2 - "Na vida talvez não seja possível evitar que se pise na lama, porém nunca permita que a mesma ultrapasse a sola de seus pés".

Parece, mas não é

Terça-feira, 28 de maio de 2013.
“A alienação da realidade é uma tragédia social. 
Parece a princípio inofensiva, mas não é!” JYF

Parece engraçado, mas não é. A tecnologia existe para nos servir. A cada dia uma novidade na área da comunicação que nos seduz a ponto de alienar até o mais inteligente dos seres. Mas, o assunto não exige que tenhamos inteligência, mas bom senso. Senso de valor. Não admito, nem nunca admitirei que num ambiente onde a conversa, o diálogo sejam necessários as pessoas se alienem com equipamentos que  as levam aos confins, longe daqueles que tão perto estão e que lhe são caras. Não permita que isso ocorra em sua família, nem em seu meio de amizade. Reaja. Não transforme algo que pode parecer comum em uma verdadeira tragédia. Não estou exagerando: falta de diálogo em uma família, ou no meio social é uma verdadeira tragédia anunciada, com repercussões terríveis. A charge colocada no Facebook parece engraçada, mas acredite, não é!!!

Piadas de amigos

Terça-feira, 28 de maio de 2013.

1 - Efeito Angelina Jolie em Manuel Joaquim

Manuel Joaquim Pereira, um português precavido de 35 anos, na onda da antecipação de Angelina Jolie, resolveu fazer uma cirurgia de amputação do pênis, ao saber que seu pai e seu avô ficaram broxas.


2 - Quem fala o que quer, ouve o que não quer

Após o nascimento do neto, a amável sogra se dirige para a nora e diz:
-Sem querer ser inconveniente, este menino não parece nada com o meu filho...
Ao que a nora responde:
- Minha admirável sogra, devo lhe dizer que eu tenho uma vagina e não uma máquina de Xerox ...

Contornar obstáculos

Terça-feira, 28 de maio de 2013.
"O obstáculo só é superado se a força que  
impulsiona a água seja suficiente para
 tal. Se não, desvio é uma opção 
natural" JYF
A evolução do ser passa por esse entendimento. Bater de frente com um obstáculo e persistir em eliminá-lo muitas vezes nos faz perder tempo precioso. Bom mesmo é, ao perceber que superá-lo está além de nossas forças naquele momento, evitar o enfrentamento. Lembrar do bom exemplo dado pela água que se adapta conforme a intensidade de seu curso. O obstáculo só é superado se a força que a impulsiona seja suficiente para tal. Se se não o desvio é uma opção natural. Pense nisso se for o caso. Parece simples, mas requer bom senso e inteligência estratégica, determinantes da evolução e da maturidade do ser.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TCE-PR comemora seus 66 anos com ciclo de debates sobre os desafios do controle externo

Segunda-feira, 27 de maio de 2013.
Tribunal de Contas do Paraná comemora 66 anos com evento
que discute os desafios do controle externo
Palestras e debates sobre Os Novos Desafios dos Órgãos de Controle marcarão, na próxima segunda-feira, 3 de junho (primeiro dia útil após a data de aniversário da corte), os 66 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Serão quatro palestras, entre as 9 e as 18 horas da próxima segunda, no auditório do Tribunal que fica no sexto andar do Edifício Anexo.  
Abertura
O presidente, conselheiro Artagão de Mattos Leão fará a abertura do evento, às 9 horas. 
Em seguida, às 9h30, o ministro Augusto Nardes, presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) abre o ciclo de painéis. Ele falará sobre O Controle Externo como Indutor da Governança em Prol do Desenvolvimento Nacional.
A palestra seguinte, às 10h30, será com o ministro Sérgio Luiz Kukina, do Superior Tribunal de Justiça, sobre o tema A Jurisprudência do STJ no Tocante aos Tribunais de Contas. Único paranaense no corpo deliberativo do STJ, o curitibano Kukina assumiu a vaga de ministro em 6 de fevereiro deste ano, depois de fazer carreira como promotor e procurador do Ministério Público do Estado.
Palestrantes da tarde
Os palestrantes da tarde são expoentes da área acadêmica. Às 14h30, o professor mineiro Luciano Ferraz aborda o tema: Controle Consensual da Administração Pública e Termo de Ajustamento de Gestão. Doutor em Direito Administrativo, Ferraz atuou em diversos órgãos públicos em seu Estado e conhece o tema do controle externo em profundidade. Foi controlador-geral da Prefeitura de Belo Horizonte, além de técnico de controle e assessor jurídico do TCE mineiro. 
E, finalmente,   o ciclo de palestras será concluído pelo professor curitibano Daniel Ferreira, também doutor em Direito Administrativo. Professor da Unicuritiba, membro da Comissão de Gestão Pública da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Paraná e autor de ensaios sobre o tema, Ferreira falará sobre Licitações e Contratações Públicas Sustentáveis, a partir das 16 horas.  
Encerramento
O encontro será encerrado com um debate, do qual todos os interessados poderão participar. (TCE-PR)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More