Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 30 de novembro de 2013

Quando a ausência é sentida

Sábado, 30 de novembro de 2013.
"Os conselhos que ajudam a nos tornar pessoas melhores,
ou a nos conduzir a lugares almejados dependem para
serem eficazes de nossa postura e atitude"
JoYa
Conselho sábio é sempre bem vindo. Dizem que se conselho fosse bom não se dava, vendia-se. Que grande bobagem. Tem muita empresa pagando verdadeiras fortunas para especialistas indicarem o caminho certo a seguir. Os conselhos que ajudam a nos tornar pessoas melhores, ou a nos conduzir a lugares almejados dependem para serem eficazes de nossa postura e atitude. Um deles li agora à pouco. Existe já a algum tempo e seu autor já morreu, Bob Marley, músico e pensador. Não importa a vida que levou, muito menos a forma como morreu. Ele foi protagonista de belas músicas e autor de frases cuja beleza merece ser exaltada. Um dos mais pontuais conselhos dele lembrava que devemos viver não para que nossa presença seja notada, mas, essencialmente para que nossa ausência seja sentida. E é a mais pura realidade. Muitas vezes acabamos por descobrir alguém essencial à nossa vida, quando ele se ausenta de nós. JoYa

Figueirense na elite do futebol brasileiro

Sábado, 30 de novembro de 2013.
Resultados dos adversários diretos favoreceram e empate
na última rodada com o Bragantino garantiu retorno do
Figueirense à elite do futebol brasileiro 
Se Ceará jogando em casa com o Joinville ganhasse ou o Icasa jogando com o Paraná, em Curitiba também vencesse poderiam chegar à primeira divisão, ano que vem. Mas tal não aconteceu. O Ceará perdeu por três a zero para o time catarinense e o Icasa também foi derrotado na Vila Capanema, por dois a zero. Esses resultados entregaram de bandeja a vaga ao Figueirense que com muita luta cedeu o empate a um gol para o Bragantino, em Bragança Paulista, resultado que acabou sendo suficiente para garantir sua classificação. Parabéns à torcida do Figueira. Mais uma vez os alvinegros catarinenses estão na elite do futebol brasileiro. Quanto ao Paraná, mais uma vez nadou, nadou e quase chegou. Desta feita foi por pouco. A campanha foi muito boa, só que inexplicavelmente o time perdeu alguns jogos bobos em casa e isso foi fatal. O Figueirense leva a vaga com 60 pontos e o Paraná chegou a 57, isto é, uma vitória apenas de diferença. Continuamos na torcida para ver novamente o Paraná na elite do futebol brasileiro. A apaixonada torcida do Paranito merece! (JoYa)

J. Malucelli tem goleiro parecido com o famoso Raul do Cruzeiro

Sábado, 30 de novembro de 2013.
Conheço o garoto. É boa gente e um goleiro a se destacar no belo celeiro de revelações do futebol brasileiro. Dá-lhe Rafa. Torço pelo seu sucesso! JoYa

Morre vítima de infarto João Araújo, pai de Cazuza

Sábado, 30 de novembro de 2013.
João Araújo e Cazuza, pai e filho em foto de arquivo pessoal
Morreu na manhã deste sábado, aos 78 anos, o produtor musical e fundador da gravadora Som Livre, João Araújo. Ele sofreu um enfarto e faleceu em casa mesmo. Araújo foi casado por 56 anos com Lucinha Araújo. Com ela teve um único filho, o cantor Cazuza, morto em 1990. O sepultamento de João Araújo está marcado para 17h deste sábado no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. (G1)

O desafio para voar juntos

Sábado, 30 de novembro de 2013.
"Mais do que convencer o pássaro a não voar será o de conquistar
sua confiança e segurança, suficientes para que nos convide a
voar juntos"
JoYa
Rubem Alves é um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro. Também é autor de livros e artigos abordando temas religiosos, educacionais e existenciais, além de uma série de livros infantis. E é também um excelente frasista. Uma de suas frases me chamou a atenção e vale uma reflexão: "Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar”. Está posto o grande e maravilhoso desafio do amor. O impedimento de que ele voe é o mesmo que aprisioná-lo e isso não é amor. Ou ele pousa para ficar por conta ou em caso de alçar voo nos convide a voar junto. Aí sim é a pura e bela manifestação do amor que une de forma especial e encantadora dois seres. Nas duas circunstâncias "o fazer por merecer" é o que conta. E isso só se dá com o entendimento de que o amor não basta em si mesmo. Ele precisa do fluído das atitudes a alimentar seu necessário fogo a aquecer os que se lançam à aventura de amar e ser amado. O verdadeiro sentimento de amor nos impõe a esse desafio:

"Amar é ter um pássaro pousado no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar" (Rubem Alves) e "Mais do que convencer o pássaro a não voar será o de conquistar sua confiança e segurança, suficientes para que nos convide a voar juntos" JoYa

O melhor de nós

Sábado, 30 de novembro de 2013.
"O valor que damos a nós mesmos será na medida certa daquilo
que nossa consciência e esforço determinarem"
JoYa
O ser humano é instintivamente competitivo. Encontra nesta forma de ser motivação para sempre buscar o melhor. Aperfeiçoar-se. Penso que antes de procurar ser melhor que o outro, o foco deve ser investir no melhor de nós. Isto é, procurar desenvolver o máximo de nossas potencialidades naquilo que decidirmos fazer, concretizar. Se vai ser melhor do que os outros ou não já é uma outra questão. O que importa mesmo é que a nossa parte foi feita de forma a justificarmos nossa trajetória por esta vida. O valor que damos a nós mesmos será na medida certa daquilo que nossa consciência e esforço determinarem. Não só crescermos, mas nos desenvolvermos. Não só vivermos, mas nos justificarmos. Não porque ousamos ser o melhor entre todos, mas porque demos o melhor de nós. (JoYa)

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir deste sábado, segundo Petrobrás

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
Expectativa é que os postos elevem os preços até o fim
da semana que vem, à medida que recebam combustível
com preço reajustado
A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir deste sábado (30) nas refinarias. O reajuste será de 4% para a gasolina e de 8% para o diesel. O último reajuste feito pela estatal ocorreu em março deste ano, quando o diesel subiu, em média, 5% nas refinarias. Em janeiro, a Petrobras reajustou o diesel em 5,4% e a gasolina, em 6,6%. Segundo comunicado divulgado ao mercado, os novos preços passam a vigorar a partir da 0h deste sábado. , Medida atende a uma nova política de preços a ser implementada pela empresa. (G1)

Eles não são assim tão idiotas

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
Este tipo de postagem deve ser recebido com ressalvas
Não tenho procuração para defender quem quer que seja, muito menos político. A bem da verdade, porém, por experiência própria por ter caído em pegadinhas da web, peço para que recebam este tipo de declaração como de "origem duvidosa". Já vi a mesma frase com um outro político na fotografia. Não que sejam santos, mas não são idiotas ao ponto de fazer este tipo de declaração. Qualquer um deles vai jurar até a morte que ama de paixão todo mundo que lhes dá voto. E a classe dos professores é muito grande para ser menosprezada. Portanto, recebam com ressalvas esse tipo de postagem. JoYa

Viva a Bauducco!

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
Eu e meu "Bauducozinho"
Estamos nos aproximando mais uma vez do Natal. Dezembro, um mês mágico. As pessoas assim como que por milagre se transformam. Todas, indistintamente, cristãs ou não, são influenciadas pelo espírito natalino, que aproxima e aquece o coração levando à sensação de festejar o amor, a fraternidade do amor. As casas começam a ser enfeitadas, as ruas e avenidas das cidades também. No comércio, as vitrines e corredores são preenchidos por imagens que lembram a época, sempre com o Papai Noel e seus aparatos e também suas guloseimas típicas. Uma delas é o panettone. A cada ano, mais e mais empresas colocam suas receitas à disposição da clientela. São várias as marcas disponibilizadas, mas a tradição leva à marca original: Bauducco. E foi inspirado no sabor inigualável desta maravilha de iguaria natalina que tenho uma história para contar. O mês era julho e o ano 1990. Morava em Londrina, no norte do Paraná. Estava no quarto mês de gravidez de meu “Bauduccozinho”. 
Devorei  na hora, todo o conteúdo desta embalagem 
Chamo-o assim e explico a razão. São famosos os desejos das mulheres em período de gestação. Alguns excêntricos até. Lembro que meu único e fervoroso desejo ocorreu exatamente naquele mês de julho de 1990. Queria por que queria um Panettone Bauducco. Mas, como? Totalmente fora da época em que ele é colocado no mercado. Chorei, gritei, pulei, fiz o maior escândalo e o coitado de meu marido disse que seria impossível encontrar no mercado, naquela época um Panettone Bauducco, mesmo em São Paulo. Ele chegou a ligar para algumas empresas de Londrina e de São Paulo e a informação de que o produto só seria colocado no mercado a partir de final de outubro e início de novembro o convenceu de que seria impossível satisfazer meu inusitado desejo. Mas, não me dei por vencida. Fui até o primeiro mercado de Londrina perto de casa e comprei um biscoito da mesma marca. Nele vi o telefone da empresa e liguei. Acompanhe só o desespero:
- Alô, moça, por favor eu não quero que meu filho nasça com cara de panettone. Por favor, eu estou no quarto mês de gravidez e morro de vontade de comer um panetone, mas não é um qualquer. Tem de ser panettone da Bauducco. Eu quero um Bauducco. Por favor, me ajude, pelo amor de Deus!!!!
E ela, gentilmente respondeu:
“Calma, minha senhora, não tem problema. Vou ver o que posso fazer. Me dê o número de seu telefone e seu endereço. Se houver condição enviaremos um para a senhora. Fique tranquila.”
Confesso que meu coração quase saiu pela boca de tão nervosa. Era um misto de nervosismo e ansiedade. Uma mistura de dúvida e de gula mesmo. Os dias foram passando e uma semana depois o porteiro do prédio em que morávamos na bela Londrina me informou que havia chegado uma encomenda de São Paulo para mim. Não acreditei. Desci como um foguete, peguei a encomenda e ao abri-la, quase morri afogada de tanta água na boca. Ali, na minha frente, como que por milagre estava, no mês de julho de 1990, um quilo do mais puro e delicioso Panettone Bauducco. Sentei-me no chão, em frente da televisão e o devorei tudinho, sozinha. Nunca comi algo tão desejado e deliciosamente festejado: meu Panettone Bauducco.
Hoje vinte e três anos se passaram. Meu filho é um belo rapaz. Dei a ele o nome de Julian Victor. Julian por ter sido em julho o ocorrido e Victor por ter sido vitoriosa, por conta da gentileza desta fantástica empresa, na realização de meu desejo de grávida: saborear um quilo de panettone da Bauducco totalmente fora da época do Natal, quando tradicionalmente é disponibilizado ao mercado. E cá entre nós, até acho que meu príncipe tem uma cabecinha no formato de panetone. E na sua perna uma mancha que lembra muito uma uva passas. Ele é o meu “Bauduccozinho”, um filho deliciosamente esperado e festejado. E viva a Bauducco!
Eunice Campos de Paula Yared

Cachorro não é brinquedo

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
“A PESSOA QUE ADOTA UM CÃO 
ABANDONADO EXERCITA NA 
PRÁTICA O VERDADEIRO AMOR
AOS ANIMAIS” JoYa
Hoje vi a alegria de uma criança que ganhou de presente um belo cachorrinho comprado a peso de ouro por seus pais. Raça definida, vacinado, banho tomado e tudo o mais. Parece um brinquedo de pelúcia, todo perfumadinho. Quem não se encanta com um bichinho tão lindo assim, não é mesmo? Pois bem! Acontece que essa lindeza vai crescer. Ao contrário de um bichinho de pelúcia vai fazer xixi no tapete, coco em qualquer lugar da casa e chorar bastante com um latido que não deixa ninguém dormir. Aí vai precisar de um acompanhamento constante de veterinário nos primeiros meses e ração de primeira linha, potencializando os gastos no orçamento do mês. Os meses passam e o cachorrinho não é mais um bebê. Sendo cadela entra no cio. E aí é sangue para todo lado. Se dentro de casa, não haverá tapete, nem colcha que escapem. Passado algum tempo, os pais dessa criança e ela mesma percebem que cachorro não é brinquedo para se dar de presente para pimpolhos. Cachorro é um animal sensível que requer muito cuidado e atenção que só o amor mesmo para potencializar o que seja tratamento ideal. Principalmente na hora de demonstrar paciência para entender que se trata de um animal, com reações de animal guiado por instintos acima de tudo. Se der amor receberá amor. Se tratado com violência, retribuirá com todos os desequilíbrios que tal ação condenável proporciona. Por isso que sou contra a compra e venda de cães sem um controle mais efetivo. Que os acompanhe para evitar a tragédia do abandono e responsabilizar criminalmente os que assim procedem. Para tanto urge uma política pública que imponha obrigações de controle, como um chip, px. Sou contra quando os bichinhos são comprados e dados às crianças como brinquedos. Os cachorros merecem muito mais do que isso. A maior tragédia, comum em nossa sociedade consumista, é dá-los aos filhos e só aproveitar de suas companhias enquanto bebês e bonitinhos, mas quando crescem são abandonados em ruas de bairros distantes, principalmente quando se aproximam as férias da criançada ou até mesmo as dos incautos adultos. Querem cachorros? Não apenas os comprem. Há aos milhares abandonados pelas ruas ou em lares provisórios a espera de adoção. Adotem gratuitamente esses. Podem até não ter a beleza dos de raça, mas suas amorosidade, resistência e esperteza são incrivelmente marcantes. Querem minha admiração? Adotem cãezinhos abandonados. Quem fez ou vai fazer isso demonstra que ama verdadeiramente os animais. JoYa

Por que gosto do futebol

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
"As vitórias do futebol não são apenas aquelas construídas dentro das quatro linhas" JoYa
Desde criança era levado aos campos de futebol pelo meu pai, goleiro do União, de União da Vitória e do Internacional, de Lages, ambos rubros. Depois de adulto, ainda com meu pai aprendi que antes de torcer por um clube é preciso que torcemos pelo bom futebol. E foi assim que me preparei para nesta idade entender os ensinamentos do grande Jorge Yared, pessoa até hoje importante para mim pelo nobre testemunho que deixou. Torço pelo bom futebol, em primeiro lugar. Tanto que nesta disputa, embora torcedor também do futebol do Paraná, estado em que habito, reconheci de imediato o time que se preparou para ser campeão: o Flamengo. Já escrevi aqui que tecnicamente ambas as equipes se equivalem. O resultado favorável para uma delas seria construído nos detalhes e na postura da disputa de uma final. Quando segurou o ímpeto do Atlético no primeiro jogo percebi que o Flamengo era outro comparado àquele que há algumas semanas, pelo Brasileirão, havia sido goleado pelo mesmo time em pleno Maracanã. É por isso que gosto de futebol. Embora com a imagem muitas vezes arranhada pelo mercenarismo dos profissionais e dirigentes, o futebol encanta pela imprevisibilidade, dinamicidade e superação que acaba muitas das vezes por surpreender até mesmo os mais experientes analistas. Apesar da derrota, o Atlético foi premiado pela exposição ao mundo do futebol em uma disputada de final no estádio que, enfim sediará nada mais, nada menos do que a final da Copa do Munho, já no ano que vem. Ao ver esta foto tirada pouco antes do início da final da Copa do Brasil em pleno Maracanã (lotado) pude entender que as vitórias do futebol não são apenas aquelas da disputa em si, mas de tudo aquilo que representa antes, durante e após a competição. Perceba onde a marca CAP está e entenda a que estou me referindo. Por isso faço questão de cumprimentar os dirigentes, jogadores, demais profissionais envolvidos e a toda torcida do Atlético Paranaense. JoYa

Paulo Freire, a perspicácia de um nobre pensador

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
A perspicácia de um nobre pensador 
Sou fã deste grande brasileiro. Quanto mais leio seus pensamentos, mais o admiro. Muito respeitado internacionalmente, Paulo Freire deixou uma vasta literatura tanto na área da pedagogia, quanto da sociologia. Quem se interessa pelas respectivas ciências não pode deixar de conhecer sua obra, seu lúcido pensamento na interpretação do mundo que que vivemos, notadamente o da sociedade brasileira. JoYa

Requião diz que o governador Beto Richa pode ser preso por fraudar orçamento

Sexta-feira, 29 de novembro de 2013.
Requião concede entrevista ao blogueiro Esmael Morais
"O Paraná é muito mais forte do que esta lamentável situação deixada pelos anarquistas que hoje administram seu governo"; Um recado ao PMDB: "Me chamem que eu vou!". Entrevista concedida ao blogueiro Esmael Morais. Para assistir basta clicar em Blog do Esmael, logo abaixo (em azul).

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

A melhor forma de ensinar

Quinta-feira, 28 de novembro de 2013.
"Se não sabes, aprende. Se sabes, ensina" Confúcio
O maior equívoco que os pais cometem na educação de seus filhos é não atentar para o exemplo que dão a eles. É o mesmo que convencer uma criança dosmalefícios do cigarro fumando na frente dela. O testemunho é essencial para dar credibilidade ao conselho. Recomenda-se atenção, portanto, aos pais e mães quanto ao que fazem ou expressam diante de suas crianças. Elas são muito mais atentas e perceptivas do que vocês possam imaginar. Lembro aqui de um ensinamento judaico segundo o qual um pai ou uma mãe podem ensinar mais do que cem professores. O inverso, infelizmente é verdadeiro e trágico. Portanto, responsáveis, cuidado com o que fazem diante de suas crianças! JoYa

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Flamengo vence Atlético e salva o ano

Quarta-feira, 27 de novembro de 2013.
Flamengo vence o Atlético Paranaense com gols de Elias e
Hernane e sagra-se campeão da Copa do Brasil  2013
Com uma campanha pífia no Brasileiro, cabia ao Flamengo salvar o ano com a conquista da Copa do Brasil e garantir sua vaga na Libertadores do ano que vem. E o fez. Contando com o apoio de sua imensa torcida que praticamente lotou o Maracanã venceu a um acuado Atlético pelo clássico placar de dois a zero. Time por time, não havia favoritismo, porém neste caso o fator campo e torcida foram fundamentais para a conquista, pois os paranaenses estavam irreconhecíveis. Com uma boa campanha no Brasileiro cabe ao Atlético agora garantir sua classificação para a Libertadores nos dois jogos que lhe restam: Santos (fora) e Vasco (em Joinville). Serão duas partidas em que o rubro-negro paranaense dependerá só dele para fechar o ano com chave de ouro. Para um time em que pouca gente colocava fé no início da competição, o Atlético surpreendeu e tem representado à altura o futebol paranaense. Parabéns à torcida atleticana pelo belo time que tem. A derrota em uma final de Copa do Brasil não é desonra a ninguém, ao contrário. É sinal de uma campanha de superação, pois há várias rodadas disputa em paralelo e de forma acirrada com Grêmio, Cruzeiro, Botafogo, Goiás, Vitória e Atlético Mineiro os primeiros lugares de outra importante competição, o Campeonato Brasileiro de Futebol. Domingo já pega o Santos no primeiro dos dois jogos fundamentais para a classificação. JoYa

Morre Nilton Santos, aos 88 anos

Quarta-feira, 27 de novembro de 2013.
Tão adorado quanto Garrincha, tão respeitado quanto Pelé, com sua 
habilidade e categoria, Nilton Santos ultrapassou o conceito de maior
lateral esquerdo da história do futebol mundial
Nilton Santos, lateral esquerdo bicampeão mundial com a seleção brasileira, morreu nesta quarta-feira, aos 88 anos. Segundo o boletim médico, Nilton morreu em decorrência de pneumonia comunitária, prejudicadas pela doença de Alzheimer e por insuficiência cardíaca grave. Nascido em maio de 1925 na Ilha do Governador, o ex-jogador foi internado com insuficiência respiratória no dia 23 de novembro, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI), de um hospital do Rio. Ele sofria da doença de Alzheimer e passou os últimos anos em uma clínica para idosos, com auxílio do Botafogo. Nilton Santos ganhou o apelido de "Enciclopédia de Futebol" pelo talento e a capacidade de encantar o torcedor adquiridos ao longo da carreira. Jogou por apenas um clube, o Botafogo, onde disputou 723 partidas de 1948 a 1964 e fez 11 gols. Além da camisa alvinegra, só defendeu a seleção brasileira, com 84 jogos disputados. Disputou os Mundiais de 1950, 1954, 1958, e 1962. Em 1998, foi incluído pela Fifa numa seleção dos melhores jogadores de todos os tempos. Data e local do velório e enterro ainda serão divulgados. (folhaonline)

Luto: morre fazendeiro Luiz Ramos Neto, em Lages, SC

Quarta-feira, 27 de novembro de 2013.
Tios Luiz e Amélia - casamento 
Um dos melhores amigos de nosso pai, o "compadre Luiz" como carinhosamente o chamava, faleceu hoje na cidade de Lages, Santa Catarina. Da tradicional família Ramos, fazendeiros desde os primórdios daquela bela cidade da serra catarinense, Luiz era viúvo da tia Amélia, irmã mais velha de nossa mãe, Lia. Solidarizamo-nos com a família Sousa Ramos, pois todos nós, filhos de Lia e de Jorge, crescemos aprendendo a respeitar e a estimar este querido tio, reforçando, uma das pessoas que 
Amélia de Sousa Ramos - filha
nosso pai mais gostava. Quando do falecimento de nosso pai, embora já com saúde debilitada, "Tio Luiz" fez questão de viajar à Curitiba para seu sepultamento. Foram gestos nobres como este que fizeram deste tio uma pessoa por nós muito respeitada. Luiz Ramos Neto, uma trajetória de alegria e afetividade com todos da família. Integridade e competência de um pecuarista que dignificou a tradição de seus antepassados e deixou uma bela herança a seus filhos, nossos estimados primos a quem nós da família Sousa Yared compartilhamos da tristeza pela irreparável perda. JoYa

Fotos do arquivo pessoal da prima Amelia de Sousa Ramos via Facebook

Defesa de Carli Filho ganha mais uma no STJ que acolhe pedido e anula decisão do TJPR

Quarta-feira, 27 de novembro de 2013.
"Tragédia do Mossunguê" se encaminha para cinco anos
sem que a Justiça tenha condições de dar uma resposta
à sociedade
É difícil entender como desembargadores paranaenses possam ter incorrido em falha tão gritante quanto ao rito processual. À época o próprio Dr. Elias Mattar Assad que representa a nossa família havia alertado para o fato e fez de imediato uma petição preventiva apontando a falha e pedindo o encaminhamento do recurso neste sentido ao desembargador relator do caso. O que aconteceu? Sua petição não foi acolhida e o processo seguiu com essa falha. Vício de origem segundo as regras processuais. Tal fato é similar ao motorista profissional que não aperta os parafusos da roda de seu caminhão ao trocar um pneu furado. É similar à uma cozinheira que coloca açúcar em vez de sal na comida. A de um médico que vai retirar uma vesícula e opera o apêndice. Não dá para entender. Será que vivemos em uma sociedade de mentira onde só os pobres sofrem com eficiência os rigores da lei? Em maio do ano que vem, cinco anos já se passarão da que foi denominada "tragédia do Mossunguê". O que mais se ouve hoje é que as medidas protelatórias da defesa, todas previstas pelo rito processual penal, têm sido aceitas pelas esferas superiores da justiça brasileira. A sensação é de desguarnecimento legal pela falta de objetividade no encaminhamento do processo devido a demora entre uma decisão e outra. Saio de casa e sei que estou à mercê da sorte. Aqueles que têm posses vivem, por conta também deste caso (ele não é o único), uma sensação de impunidade, pois sabem que o dinheiro pode lhes auxiliar na hora do aperto. Na hora em que terão de responder por algum desvio de conduta perante a lei, têm no sistema processual toda uma guarida para postergar ao máximo uma decisão. Basta contratar advogados competentes e influentes. E isto não é para muitos. Vivemos hoje uma sensação de indignação e descrédito com uma instituição chamada "Justiça". Já se passaram quase cinco anos das mortes e o imbróglio processual impede que o caso seja, enfim levado a julgamento. A responsabilidade cidadã nos impele a continuar a luta. Sabemos que o caso é emblemático e põe em cheque, sim senhor, a credibilidade sobre a eficácia da nossa justiça. Eu acredito ainda que dentro dos próprios tribunais surja uma posição firme em relação a este caso. A demora não deixa de ser um frontal desrespeito aos anseios daqueles, que como eu e você, precisam dar crédito à justiça humana para que viabilizemos a convivência social. O que se discute aqui não é a condenação do acusado e sim seu julgamento. Será no tribunal que a questão precisa ser tratada e sua decisão final ser levada ao conhecimento do país. O trágico disso tudo é que a sensação de impunidade de um caso emblemático leve as pessoas a acharem que mortes no trânsito são acidentes e seus protagonistas vítimas do acaso. 

Notícia que motivou o comentário:

Sob a relatoria do Ministro Sebastião Reis Jr., a Sexta Turma do STJ, na tarde de ontem (26/11/2013), acolheu "habeas corpus" impetrado em favor do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, determinando novo julgamento pela 1ª Câmara Criminal do TJPR, agora sob a relatoria do Desembargador Telmo Cherem. O "habeas corpus" (STJ número 271.250/PR) foi impetrado pela equipe do escritório do ex-ministro Nilson Naves (ex-presidente da mesma Sexta Turma que julgou o pedido), foi concedido, acolhendo argumento de falha processual com relação a l egitimidade da relatoria do processo. Segundo o julgado do SJT, o processo criminal do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, deveria ter sido relatado pelo Desembargador Telmo Cherem e não por Naor Macedo como foi feito anteriormente.

Advogado Elias Mattar Assad junto aos pais de Gilmar
Rafael Yared, uma das vítimas da fatídica colisão
O advogado criminalista Elias Mattar Assad, que pela família da vítima Gilmar Rafael Yared atua no processo como assistente da acusação, lamentou a existência do equívoco ocorrido no processo aqui no TJPR, declarando que na ocasião fez uma petição preventiva apontando a falha e pedindo o encaminhamento do recurso para a relatoria do Desembargador Telmo Cherem, mas que sua petição foi desacolhida. Declarou ainda que é melhor uma correção processual agora que após o julgamento pelo tribunal do júri. Com essa decisão do STJ, Assad entende que está mantida a sentença de pronúncia do Juiz de Direito da 2ª Vara do Tribunal do Júri de Curitiba que considerou o
ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho como incurso em duplo homicídio doloso eventual na forma qualificada. O TJPR deverá pautar novamente julgamento com o novo relator e isto deverá ocorrer após o recesso de final de ano da Corte Paranaense. (Via Facebook de Elias Mattar Assad)

Fé, essência da liberdade

Quarta-feira, 27 de novembro de 2013. 
"SEM FÉ É COMO ESTAR PRESO, MESMO LIVRE" JOYA
Lembro um conceito pontual que trás à tona a questão da fé quando a define como sendo “o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem” (11/aos Hebreus). Ao levar nosso olhar para o alto, o máximo que podemos enxergar é o céu até onde nossa visão alcança. E não será muito diante da imensidão do universo. Quando o dia é nublado, o máximo que enxergaremos serão as nuvens. Mas, há quem, pela fé, enxerga outra coisa. E busca socorro às suas aflições e bênçãos aos seus projetos. É preciso atentar que a fé brota dentro de nós. De nada adianta olhar para o infinito em busca de amparo, se se é vazio na imensidão do nosso interior. Ao se elevar os olhos para o alto é preciso conhecer aquilo que se procura, pois somente a fé dentro de nosso coração fará com que o encontremos. É a essência precedendo a existência. JoYa

“É preciso primeiro o reconhecimento da importância da fé para ter a mínima chance de encontrar o que se procura. Ao negá-la, negamos nossa essência, o principal fundamento da existência humana” JoYa

Relações verdadeiras

Quarta-feira, 27 de novembro de 2013.
"Construa relações verdadeiras onde a vontade de estar e o desejo 
de seguir sejam uma conquista e não uma imposição" JoYa
Não somos de ninguém e a ninguém também pertencemos. O sentimento de posse sobre alguém é um lamentável equívoco. Muito mais daquele que cede do que daquele, insensato, que pensa ser possuidor de algo que nunca vai, na verdade, lhe pertencer. As conquistas dos relacionamentos interpessoais têm seu valor considerado no desejo de estar junto e não na obrigação de se colocar ao lado. Jamais cometa este equívoco, em quaisquer das posições. Construa relações verdadeiras onde a vontade de estar e o desejo de seguir sejam uma conquista e não uma imposição. JoYa

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Banca avalia e aprova TCC do jornalista Julian Victor Yared

Terça-feira, 26 de novembro de 2013.
Jornalista Julian Victor Yared
Acabo de chegar da Unibrasil muito satisfeito com a apresentação de meu filho Julian Victor e de seu colega Narley Resende, fechando com chave de ouro sua trajetória acadêmica na Faculdade de Jornalismo da Unibrasil. TCC apresentado e aprovado pela banca. A participação do ouvinte na pauta do jornalismo de uma emissora de rádio foi o tema escolhido. Por ser uma ciência que preconiza a dinamicidade, a interação do ouvinte com a emissora de rádio se consolida na medida em que de um mero expectador passa a ser um agente transmissor do fato que vira notícia. Meus sinceros agradecimentos aos professores do curso de jornalismo da Unibrasil que através de seu trabalho disponibilizam ao mercado profissionais aptos a encarar este nobre desafio de transmissores dos fatos e acontecimentos tanto locais quanto globais. Dormirei satisfeito, pois orgulhoso, como todo pai que testemunha o filho a dar os primeiros passos num caminho que há algum tempo trilha. Lembro a colega Ketlyn de Campos Martins: "As armas do jornalista são as palavra e a escrita, lute com elas". Parabéns, filhão, fui conferir e gostei! Deixo aqui, como recomendação uma máxima do jornalismo investigativo que me foi passada há praticamente quarenta anos por Paulo Liminski, meu professor de redação. Turco, dizia ele, "Quem sabe, muitas vezes não diz. E quem diz muitas vezes não sabe". JoYa

Frases de para-choque

Terça-feira, 26 de novembro de 2013.
Gostei dessas frases típicas de para-choque de caminhão:
"Se ex fosse bom, Deus não mandaria amar o próximo"

O pastor e o mendigo

Terça-feira, 26 de novembro de 2013.
"Ser cristão é mais que algo que você defende. É 
algo que você vive e compartilha com outras
pessoas" João Gimenes Reis (Pastor, ator e palestrante)
Há um alerta sobre o conto "O pastor e o mendigo". Na verdade trata-se de uma história contada para que as pessoas reflitam e procurem se enquadrar ou não nos personagens daquele culto fantasioso. Achei válida a motivação para a reflexão, pois acredito que seria um daqueles a olhar o mendigo e a não fazer nada. A história foi importante para que pudesse fazer uma mea culpa e encarar verdadeiramente a missão de um cristão, da qual se impõe como um desafio à própria natureza humana, egoísta e egocêntrica. Leiam e reflitam. Vale a pena.

"Um pastor se disfarçou de mendigo e vai à igreja onde ia ser apresentado como pastor principal. Caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das pessoas diziam "oi" para ele. Para algumas pessoas, ele pediu moedas para comprar comida. Ninguém na Igreja lhe deu algo. Entrou no templo e tentou sentar-se na parte da frente, mas os diáconos o pediram que ele se sentasse na parte de trás da igreja. Ele cumprimentava as pessoas que o devolviam olhares sujos e de julgamento ao olhá-lo de cima à baixo. Enquanto estava sentado na parte de trás da igreja, escutou os anúncios do culto e logo em seguida a liderança subiu ao altar e anunciaram que se sentiam emocionados em apresentar o novo pastor da congregação: "Gostaríamos de apresentar a vocês o nosso querido pastor....". As pessoas olharam ao redor aplaudindo com alegria e ansiedade. Foi quando o homem sem lar, o mendigo que se sentava nos últimos bancos, se colocou em pé e começou a caminhar pelo corredor. Os aplausos pararam. E todos o olhavam. Ele se aproximou do altar e pegou o microfone. Conteve-se por um momento e falou: “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’." Depois de haver recitado o texto de Mateus 25:34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado aquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças se inclinaram pela vergonha. O pastor disse então: "Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando vocês se tornarão discípulos?". Logo depois, encerrou o culto e despediu-se: 'Até semana que vem'!"

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Saudade do amigo Paulo

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013.
Dei uma olhada bastante demorada em cada foto postada pelo amigo Vanderlei, cunhado do Paulo Chaves. Continuo ainda triste e incrédulo que o nosso Paulo tenha partido tão cedo. Ele foi um dos mais nobres colegas de profissão que conheci. Seu caráter e gentileza são marcantes em todos os momentos que juntos trabalhamos. Que saudade! Clique na foto para ver as demais postadas na página de Varderlei Stella no Facebook.

ONG Parceiros do Mar é premiada como Guardiã da Praia

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013.
O trabalho é fundamental para a preservação da vida marinha
Recebo do amigo Francisco Mosimann release sobre o prêmio Guardiões da Praia e o Mutirão de Limpeza do Mar: Visando mais segurança nas praias, um dos pilares de sua atuação, a ONG Parceiros do Mar - Instituto Renata Turra Grechinski, irá realizar, na primeira quinzena de dezembro, o I Mutirão de Limpeza do Mar. Idealizado em parceria com a Polícia Militar Ambiental do Paraná e com o 8° Grupamento do Corpo de Bombeiros, o Mutirão consiste na retirada de perigos submersos que representam risco de morte para todos os usuários do mar. Contatos: Silvia Turra Grechinski Advogada - OAB/ PR 39.371 Diretora Administrativa da ONG Parceiros do Mar Mestranda em Sociologia - UFPR silgrechinski@hotmail.com (41) 3082.3286/ 9992.9406

Não deixe passar despercebido

"As mães das vítimas Gilmar Rafael e Carlos
Murilo clamam por justiça e a sociedade
também"
Segunda-feira, 25 de novembro de 2013.
A estratégia dos que corroboram com a morosidade da justiça é apostar no esquecimento da causa. Assim as medidas protelatórias ganham força rumo à prescrição, de maneira sutil e silenciosa. Não deixe que isso aconteça. Pelo menos não neste caso. Compartilhe. O alerta já beira os dois mil compartilhamentos em minha página no facebook. É necessário mostrar que a sociedade não esqueceu do fato, embora já se encaminhe para quatro anos de impunidade. Quanto mais pessoas acompanharem e repercutirem o julgamento do recurso protelatório, melhor. JoYa
Sexta-feira, 22 de novembro de 2013.
Para que não caia no esquecimento (jorgeyared.blogspot.com)

O Superior Tribunal de Justiça, pelo Ministro Relator Sebastião Reis Jr, pautou julgamento do "habeas corpus" (n.271.250/PR) impetrado em favor do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, pela equipe do escritório do ex-ministro Nilson Naves (ex-presidente da mesma Sétima Turma que julgará o pedido), para o dia 26/11/2013, próxima terça-feira, 14h00. Atentem, minha gente: O pedido será julgado pela mesma Turma da qual o solicitante presidira enquanto no STJ. O processo continua suspenso aqui no Paraná, por força de liminar concedida neste mesmo habeas corpus. O advogado dos pais de uma das vítimas (Gilmar Rafael Yared), Elias Mattar Assad lembra que o julgamento pelo tribunal do júri, em Curitiba, chegou a ser marcado para 26 de março deste ano, mas foi suspenso por força dessa liminar e que somente após esse julgamento da próxima terça-feira no STJ é que o processo poderá ser movimentado no Tribunal de Justiça do Paraná. Interessante que aqueles que não desejam que o caso caia no esquecimento compartilhem esta notícia e acompanhem o resultado do julgamento da próxima terça. JoYa


Colisão urbana (jorgeyared.blogspot.com)

Estamos acostumados a viver com notícias de colisões de veículos automotores. Geralmente as ocorridas em estradas são fatais pela velocidade empreendida pelos veículos. Algumas, por estarem em veículos maiores acabam livrando as pessoas de algo mais sério do que algumas escoriações, mas as que estão em veículos menores são levadas geralmente à óbito. Nas colisões urbanas, isto é, nas ruas e avenidas das cidades, em sua grande maioria, não têm a gravidade das ocorridas nas estradas, salvo aquelas onde os motoristas ultrapassam o limite da velocidade permitida. Nessas o imprudente motorista provoca a morte de quem inocentemente trafegava desejando chegar ao destino pretendido. Percebam o estado em que ficou o veículo em que estava meu sobrinho Gilmar Rafael Yared e seu amigo Carlos Murilo. Ele foi destruído pelo outro veículo conduzido pelo então deputado Carli Filho. A imagem só bastaria para trancafiar o responsável por esta "explosão" em plena via urbana de Curitiba. Uma velocidade não permitida nem nas mais modernas autopistas. Deem uma olhada nas fotos. Algumas horríveis, mas que mostram que a colisão não foi um acidente. Não é possível que a justiça brasileira esteja se debruçando em detalhes processuais que podem levar o protagonista destas imagens a nem ir a julgamento, pois o mesmo pode ser prescrito devido a manobras protelatórias (legais) utilizadas por aqueles que acham que a vítima foi a culpada. Basta ir ao Google e digitar "acidente carli filho" e ver que o resultado da colisão escancara ao mundo que o protagonista daquelas imagens chocantes pode nem ir a julgamento. É revoltante esta decepção que sinto da justiça de nosso país! JoYa

Quando o conhecimento é sábio

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013.
"Sabedoria de vida é entender que todo conhecimento gerado
se não destinado à felicidade coletiva é inócuo. Ninguém é
verdadeiramente feliz pontuando seu umbigo"
JoYa
Sempre lembro que trata-se da maior conquista de uma pessoa o entendimento do que seja conhecimento e sabedoria. O elemento cognitivo é natural a todos. Viver é um constante aprendizado. O conhecimento adquirido é fundamental para nos levar à verdadeira felicidade. Mas ela só é possível àqueles que transformam conhecimento em sabedoria. Sabedoria de vida é entender que todo conhecimento gerado se não destinado à felicidade coletiva é inócuo. Ninguém é verdadeiramente feliz pontuando seu umbigo. (Joya)

Radialista Ubiratan Lustosa comunica encerramento da carreira

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013.
Ubiratan Lustosa hoje
Meu ex-diretor, colega e amigo radialista Ubiratan Lustosa enviou-me um comunicado dando conta de uma decisão não muito fácil de ser tomada: a de encerrar sua atividade como apresentador de programas, embora tenha deixado nas entrelinhas a incerteza de ser esta uma decisão inalterável. Ubiratan faz parte da história de nosso rádio. Quem desejar conhecer fatos históricos do desenvolvimento do rádio no Paraná, basta conversar com ele ou acessar o seu site (www.ulustosa.com). Em seu breve comunicado, Ubiratan lembra àqueles que gostam do que escreve para que acompanhem seus escritos no facebook onde frequentemente os publica. Ele lembra também que deixa quatro livros editados pelo Instituto Memória encontrados através do sitewww.institutomemoria.com.br.



Na época áurea do rádio
Ubiratan se despediu também na edição deste domingo, dia 24 de novembro, da apresentação do programa “Revivendo”, na Rádio É Paraná. Completou recentemente, segundo ele, 65 anos de atividade radiofônica, nove anos e sete meses na referida emissora (ex Paraná Educativa). Ao se despedir, o veterano radialista reconhece que “É hora, ou já passou da hora de haver uma pausa”. Espero que tenha sido uma breve pausa, pois o dom da comunicação nos impele a buscar sempre um microfone para exercitá-lo. Somos assim, Ubiratan, como que “viciados” em microfone. Espero que Deus lhe dê bastante saúde e disposição para que tenhamos mais esses preciosos momentos que a arte da comunicação nos disponibiliza vivenciar. Que possamos viver mais o momento a que nos credenciamos do que os motivos que achamos para parar. JoYa

“Há duas coisas importantes na vida: o ‘motivo’ e ‘o momento’. Você pode ter várias vezes o mesmo motivo, mas nunca terá o mesmo momento”

domingo, 24 de novembro de 2013

Conceitos injustificados

Domingo, 24 de novembro de 2013.
“O PRECONCEITO É UM FARDO QUE CONFUNDE O PASSADO, AMEAÇA
O FUTURO E TORNA O PRESENTE INACESSÍVEL” MAYA ANGELOU
Nossa mente conduz nosso corpo. Os conceitos formam as verdades que achamos acreditar. São elas que nos determinam e nos encaminham. Certas ou erradas, sãonossas verdades naquele momento. E quando se percebe equivocada, como deverá ser avaliada essa pessoa? Pelo que fez no passado, ou pelo que assume no presente? Daí o cuidado com o ato de julgar alguém e a nós mesmos. É preciso pontuar a inversão de conceitos e a conversão que a nova mentalidade encaminhará. Como foi dito, a mente conduz nosso corpo. O que pensamos, no que acreditamos e como agimos hoje é o que deverá prevalecer no momento em que assumimos a responsabilidade de conceituar alguém. “Pré-conceitos podem ser tão injustos quanto conceitos injustificados” JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More