Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 29 de junho de 2013

A verdade e a mentira

Sábado, 29 de junho de 2013.
Há situações onde, embora díspares, acabam se confundindo. Isso ocorre, quando alguém se utiliza deste artifício (confusão de idéias) para induzir outrem que uma mentira é verdadeira. Dou exemplo: Na defesa de um acusado, tenta-se convencer que o mesmo é inocente, jogando a culpa na vítima. Exemplo irrefutável do que seja má fé cínica, pura e verdadeira. JYF

Orgulho da origem

Sábado, 29 de junho de 2013.

Sou Yared por parte de pai. Jorge era o nome dele. Partiu em agosto de 2001, mas deixou uma bela história para ser lembrada e respeitada. Não só a dele, mas a de toda uma família: avós, tios e primos, todos absolutamente amorosos. Vi essa foto na página de minha prima Myrian e fiz questão de registrá-la em minha página. Felizes daqueles, que como eu tem do que se orgulhar quando o assunto é origem, tanto de pai quanto de mãe. Na foto, meus avós Salomão e Salfa e seus filhos, ainda moços. Meu pai é o caçula, logo ao lado de seu pai. Uma vida digna de uma família que faz parte da história das Gêmeas do Iguaçu, Porto União e União da Vitória.

Lições da Copa

Sábado, 29 de junho de 2013.
Seleção encontra a velha dificuldade de sempre: 
a falta de entrosamento (Foto Fávio Florido/UOL)
Para quem gosta de futebol, a Copa das Confederações tem sido um prato cheio para o torcedor. Primeiro, o orgulho de ver um estádio mais bonito do que o outro (Não entro no mérito de prioridades nesta análise). Depois, os jogos. Todos com excelente público, o que levou a Fifa declarar ter sido até o momento a melhor de todas, pela presença de público, desempenho técnico e número de gols marcados (com a ajuda dos taitianos). Segundo os organizadores, os problemas apresentados deverão ser corrigidos até o ano que vem. Um deles, o que não é novidade no dia a dia do brasileiro, é o da mobilidade urbana. A ida e o retorno aos estádios, dos aeroportos até os hotéis, a distância dos centros de treinamentos, etc...Imaginem os milhares de turistas desembarcando nos incipientes aeroportos brasileiros. Será um caos, aliás já anunciado, previsto. No campo de jogo, não importa quem seja o vencedor amanhã, penso que o Brasil terá sempre pela frente seu maior adversário: o tempo ideal para treinar. O futebol é um esporte coletivo e o time precisa de entrosamento para fazer frente as grandes seleções europeias que reúnem muito mais vezes seus elencos ao longo da temporada, nas competições organizadas pela Fifa. O Brasil tem bons jogadores, porém sem o entrosamento necessário para a excelência da prática esportiva em uma competição internacional de alto nível. A partida contra os uruguaios estampou isso. O que se percebe é que o time só consegue um melhor entrosamento durante as competições e isso pode ser fatal. Um tropeço na fase mata mata prejudica todo um planejamento de se chegar à conquista almejada. Amanhã enfrentaremos a melhor seleção do momento. A campeã mundial. Os espanhóis praticam o futebol que considero ideal: entrosado, com padrão de jogo definido e quase perfeito quando busca o resultado. Mas não são perfeitos, portanto não imbatíveis. Felipão deve ter assistido a partida deles com a Itália. São lições necessárias a serem captadas e bem utilizadas até a Copa do ano que vem. Não importa o resultado de amanhã. O que conta mesmo são exatamente as lições, todas elas, que a disputa deste ano tem oferecido e saber aprender. Temos um ano para isso. JYF

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Cuidado com os caça-votos

Sexta-feira, 28 de junho de 2013.
Li na pagina de Osni Gomes um alerta que vale a pena repercutir na minha, pois faço o mesmo alerta à população brasileira.
"- Preparem-se! Deputados já começam a arregalar os olhos para mais uma eleição. Estão, silenciosamente, saindo da toca e querendo mostrar serviço. Não se engane. Até ontem estavam sentados em cima do dinheiro suado dos nossos impostos. Agora começam a mesma ladainha mentirosa dos tempos eleitorais. É o queijo colocado na ratoeira para apanhar os incautos. Não se deixe levar por quem muito justifica que está trabalhando pelo povo. É mera lábia de quem é especialista em passar a conversa nas pessoas. Ouvidos e olhos atentos. Vamos dar o troco para essas raposas e para as raposinhas também. Se continuarmos bobeando eles nos tomam o salário, a casa, os direitos, os filhos e tudo o mais. Exerça o seu direito de defesa através do voto!" (Osni Gomes)

Chutar o pau da barraca

Sexta-feira, 28 de junho de 2013.
"A verdadeira força da mobilização está na quantificação 
daqueles que, nas ruas, se fazem ouvir e entender com 
a coerência de uma postura legítima que só a ordem e 
a organização legitimam" JYF
Perder a calma, enraivecer, ficar nervoso. A medida extrema de se chutar o pau da barraca nunca é a melhor atitude se socialmente pensarmos a longo prazo e cientes de que só se evolui com consenso e equilíbrio. Imagine-se nervoso, tenso e contrariado com algum fato ou situação que o tenha tirado efetivamente do sério. Depois de tanto insistir percebe que, por mais que se esforce, não recebe dos outros atitudes e posturas idênticas à sua. Aí resolve acabar de vez com tudo e chuta o pau da barraca. Penso que essa medida drástica pode levar a alguma reação dos demais, mas é muito temerosa, pois alimenta aqueles que vivem do caos e se aproveitam de situações de descontrole para exercer seu pernicioso domínio. É interessante que a sociedade brasileira esteja prevenida dos fomentadores da discórdia e da balbúrdia. Os mesmos que estão por trás do quebra quebra e da violência, nas recentes manifestações que continuam no país. Com a absoluta certeza, orquestrados por uma força que pretende lucrar quando as pessoas de bem, iludidas optarem por chutar o pau da barraca. A verdadeira força da mobilização está na quantificação daqueles que, nas ruas, se fazem ouvir e entender com a coerência de uma postura pontual que só a ordem e a organização legitimam. JYF

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Melhor receita para ganhar dinheiro

Quinta-feira, 27 de junho de 2013.
Colocar a cabeça no travesseiro e sonhar
o sonho dos justos não tem preço!
Qual a melhor receita para ganhar dinheiro, moeda de troca para aquisições de bens e valores na sociedade humana? Especular, roubar, transacionar, corromper, furtar ou trabalhar? Há quem diga que quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro. Pode até ser que muita gente tenha conseguido formar fortunas sem precisar especificamente trabalhar. Mas, a que preço? Defendo, sem a menor dúvida que a melhor receita para ganhar dinheiro, não importa a quantidade, é através do trabalho honesto. Aquele que dignifica quem o pratica, não importa a quantia que receba em troca. É preferível não fazer fortuna através da exploração do trabalho alheio, do que fazê-la a custo do prejuízo e penalização do próximo. Colocar a cabeça no travesseiro e sonhar o sonho dos justos não tem preço!

Jesus classifica a Espanha

Quinta-feira, 27 de junho de 2013.
Jesus Navas entrou no segundo tempo para marcar
 na cobrança das penalidades o gol que classificou os
espanhóis para a grande final de domingo 
contra o 
Brasil, no Maracanã, RJ
Copa das Confederações, Fortaleza, Ceará. Jogo pegado, difícil. Quem pensou em mais uma exibição avassaladora dos espanhóis se enganou redondamente. O treinador italiano armou bem sua equipe (Felipão recebeu de bandeja o esquema) e encurralou a Fúria. Surpreendentemente a Itália esteve mais perto da classificação para a grande final de domingo contra o Brasil do que a atual campeã européia e mundial. Foi quando o treinador espanhol tirou David e lembrou que tinha o salvador no banco. Jesus entra, dá uma nova dinâmica e no final, já na cobrança das penalidades marca o gol que classifica seu time. Os espanhóis estão felizes. Primeiro pela classificação e segundo porque têm no time um jogador de nome Jesus, "o salvador da pátria".

Há políticos e Políticos

Quinta-feira, 27 de junho de 2013.
A representação política é essencial
para consolidação da democracia
Há políticos velhos com velhas idéias. Há também políticos novos que as mantém e até insistem nelas. No entanto, e essa é a esperança de uma nação, Políticos novos com idéias novas, porém compromissados com antigos ideais. Esses fazem política com "P" maiúsculo. Torço que as ações desses se enquadrem ao discurso alinhado ao anseio dos milhões de manifestantes ordeiros que despertaram o país há pouco mais de 10 dias. Que tenham como compromisso maior dar uma nova cara à representação política brasileira, tão carente de valores verdadeiramente democráticos. Aqueles que priorizam o povo, pois dele emanam. JYF

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pisou na bola, dançou

Quarta-feira, 26 de junho de 2013.
Publico outra notícia importante nesta quarta-feira. Muito mais do que a vitória da seleção brasileira (mesmo jogando abaixo do esperado), a aprovação do projeto que considera a corrupção do agente público crime hediondo impacta e pode dar uma nova face à representação popular neste país. O poder emana do povo e por ele deve ser exercido. Aqueles que o exercem nunca devem se esquecer dessa premissa. Qualquer cidadão, quando servir ao povo em mandato temporário ou não (caso dos funcionários públicos estatutários) , a partir da aprovação desse projeto entenderá a dimensão punitiva por possíveis desvios de função. São as vozes das ruas ecoando nos corredores do poder. Sabe bem quem os frequenta que a rédea agora é curta.  Pisou na bola, dançou. Notícia que motivou o comentário:
Voz das ruas: Senado aprova e corrupção está a um passo de ser considerado crime hediondo
 Brasília, agora à noite. Projeto integrou agenda de votações prioritárias
 estabelecida pelo Senado. Texto será agora enviado para apreciação da
Câmara dos Deputados (Imagem G1/Brasilia)
O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (26) o projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade. O texto aprovado determina que a corrupção ativa (quando é oferecida a um . funcionário público vantagem indevida para a prática de determinado ato de ofício) passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva (quando funcionário público solicita ou recebe vantagem indevida em razão da função que ocupa). A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão (ato de exigir benefício em função do cargo ocupado). A proposta segue agora para a Câmara – se alterada pelos deputados, voltará para o Senado antes de ser sancionada pela presidente da República. (G1)

* Em tempo, a seleção brasileira venceu a uruguaia hoje a tarde por dois a um. Foi um jogo difícil e a vitória veio só no final do jogo. Os uruguaios ainda desperdiçaram uma penalidade máxima. A partida foi disputada em Belo Horizonte no novo Mineirão. Com a vitória os brasileiros esperam o vencedor de Espanha e Itália para disputar domingo no Maracanã, RJ, o título da Copa das Confederações. Os dois jogam amanhã à tarde no Castelão, em Fortaleza.

STF determina prisão imediata de deputado Natan Donadon

Quarta-feira, 26 de junho de 2013.
A primeira sensação de quem lê essa notícia é de que finalmente a lei começa a ser cumprida contra quem comete crime nesse país. Não importa quem, nem que cargo ocupe. A segunda sensação vem em forma de indagação: - E quem mais? Que Donadon não se torne apenas um bode expiatório. Que sua prisão seja a primeira de muitas que ainda precisarão ocorrer para que a população brasileira volte a acreditar que o país tem uma justiça eficaz quando o assunto é punição aos culpados, seja quem for. Aqui no Paraná, por exemplo há muitas acusações semelhantes e pendentes da legislatura passada e nada se sabe a respeito. Ou a postura condenatória se torne uma tendência real e objetiva, ou a população continuará a acreditar que a lei é para todos, mas punição só acontece com aqueles que não têm recursos para postergá-la rumo sempre à prescrição e esquecimento. Isso é e será sempre um flagelo social e uma vergonha!

Notícia que motivou o comentário

Donadon será o primeiro congressista a ser preso
após condenação criminal pelo Supremo

(Foto Laycer Tomaz/Divulgação)
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a imediata prisão do deputado Natan Donadon (PMDB-RO), condenado pelo tribunal à pena de reclusão de 13 anos, 4 meses e 10 dias, em regime inicialmente fechado, pelos crimes de formação de quadrilha e peculato. O parlamentar foi acusado de envolvimento em desvios de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. Essa será a primeira vez, na vigência da Constituição de 1988, que um deputado será preso por decisão do Supremo. Donadon foi condenado em outubro de 2010, mas só agora o tribunal julgou os recursos pendentes. A defesa do deputado tentou pedido de revisão criminal, alegando que outros acusados de participar do mesmo esquema de Rondônia foram condenados a penas inferiores. (Agência Estado)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Pitacos no futebol

Terça-feira, 25 de junho de 2013.
 Rafael Merlotto, revelação no gol do JMalucelli. Hoje fez defesas importantes
que levaram seu time a uma pontual vitória sobre o favorito Coritiba
(Foto Divulgação)
Parabéns ao JMalucelli (Jotinha) que bateu o Coritiba hoje por dois a zero em partida válida pelo campeonato paranaense de juniores. O resultado me chamou a atenção, pois o favorito era o coxa. Assisti a algumas partidas e me surpreendeu positivamente o goleiro Rafael Merlotto, do Jotinha que fechou o gol hoje. São nessas competições que são forjados os grandes craques do nosso futebol. Lembro muito bem quando Neymar e Ganso apareciam nas competições de juniores em São Paulo. Hoje são craques consagrados. Penso que Ganso recuperado tem posição certa neste meio de campo brasileiro. Não temos um jogador com as características dele no atual plantel. Embora muito bom jogador, Oscar tem características diferentes das de Ganso que com uma simples manobra coloca os atacantes em posição de arremate fatal para o gol. Essa visão é rara. Lembro da de Gerson, Sócrates, Zico e tantos outros que deixaram saudades. Mas Ganso é realidade atual e quem ganharia muito com isso é o próprio Neymar que formava uma dupla insuperável no atual futebol brasileiro. Pena que se desfez. Nos clubes, porém ainda possível na seleção. Quanto ao nosso futebol é interessante que olheiros do principais clubes da capital observem Merlotto, uma grata revelação. JYF

Deputados derrubam PEC que tentava limitar o poder investigativo do MP

Terça-feira, 25 de junho de 2013.
Deputados no plenário da Câmara comemoram o resultado da votação
que derrubou a PEC 37 (Foto: Luis Macedo/Agência Câmara)
O projeto de emenda à Constituição, conhecido como PEC 37 impedia promotores e procuradores de abrir investigações próprias. Os protestos pelo país pediram que Congresso rejeitasse a proposta polêmica. E os atuais deputados não ousaram contrariar as vozes que ecoaram das ruas e derrubaram a polêmica iniciativa. São os primeiros frutos de uma colheita que demanda alerta permanente do povo brasileiro. A mobilização precisa continuar agora nas esferas representativas deste clamor. Sabendo separar o joio do trigo, é preciso escolhê-las já a partir do ano que vem.  A tendência, antes das mobilizações era pela aprovação da PEC 37. Percebam isso nas afirmações do infeliz deputado (não vai ser eleito nem mais para fiscal de condomínio agora) que a propôs:
Autor da PEC lamenta 'rótulo'
O autor da proposta, deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), foi o único a defender o texto no plenário. Ele afirmou que a PEC 37 foi rotulada de forma “indevida” como sinônimo de “impunidade”. “Essa PEC tramitou nesta Casa com 207 assinaturas, foi aprovada na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça], foi aprovada na comissão especial. Lamentavelmente, num acidente de percurso, a PEC foi rotulada e alcançada por um movimento que nada tem a ver com sua propositura. Não é verdadeiro o rótulo de impunidade da PEC”, afirmou.  (G1)

Santos do pau oco

Terça-feira, 25 de junho de 2013.
O povo vai às ruas por mudanças estruturais na maneira 
de se fazer política
Percebo que as manifestações realizadas por milhares de brasileiros que se dispuseram a ir às ruas e sair do comodismo (críticos de sofá) têm sido usadas por oportunistas de ocasião. Algumas figuras carimbadas pela representatividade inequívoca do capital que outrora lhes financiou a campanha começam a expor na mídia suas opiniões. Essas confundem o grito por mudanças nas ruas com críticas apenas focadas no poder atualmente instituído. Nessa história não tem santo. E lhes afirmo: É o sistema que está corrompido, não este ou aquele político ou partido, apenas. É preciso uma limpeza geral na forma se se fazer campanhas políticas. Qualquer que fosse o partido que porventura ocupasse a presidência, o governo dos estados ou as prefeituras municipais sofreria a mesma crítica, pois o resultado do que se vive hoje foi forjado por décadas de desmandos. Os que assumem pegam o bonde andando, já comprometidos com àqueles que se dispõem a financiar suas campanhas. Isso ocorre em todos os níveis, desde os municípios, passando pelos Estados até chegar ao Planalto. Fiquem certo os senhores que me leem de que cometem um equívoco tremendo se focarem as mudanças em apenas as substituições de pessoas e partidos. Há que mudar o jeito de fazer política. Isso não deve ser apenas uma retórica de campanha. É muito mais profundo e sério. A politização dos eleitores deve levá-los a se engajar em partidos que efetivamente os representem. Da sua ideologia devem ser escolhidos os representantes para concorrer aos cargos necessários para gerir a máquina pública. Repito: o que o Brasil precisa hoje e esse é o principal recado daqueles que tiveram a dignidade de ir às ruas reivindicar é a mudança estrutural de se fazer política. Daí o cuidado que se precisa ter com os oportunistas, aqueles que aparecem para inverter a ordem e o significado dos protestos jogando a culpa de séculos de corrupção nos atuais detentores do poder. Até agora a única manifestação que me sensibilizou foi a do sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Apesar das restrições que tenho com algumas decisões tomadas em seu segundo mandato, entre eles a questão polêmica da Vale do Rio Doce, vi na postura desse excelente sociólogo a dignidade de um grande brasileiro. Exceção à regra que apresenta santos do pau oco tentando pousar de paladinos da honestidade, quando são na verdade verdadeiros picaretas e maiores representantes daquilo que se entende por corrupção endêmica da política brasileira. JYF

Não temos do que reclamar

Terça-feira, 25 de junho de 2013.
Li na página de meu irmão Gilmar uma oração que vale como alerta a todos que reclamam por qualquer coisa, quando na verdade têm tudo para agradecer. Perceba que temos muito mais a agradecer do tanto que lamentamos no decorrer de nossos dias. Para aqueles que se acham cansados de viver por tudo que de ruim lhes acontece, orem sinceramente com o mesmo entusiasmo e sensibilidade de quem escreveu este belo conteúdo que coloco logo abaixo.
SE EU ME CANSAR DA VIDA
Senhor,
Se um dia, também eu, como tanta gente,
estiver "cheio da vida", com vontade de sumir,
de morrer, insatisfeito comigo e com o mundo em torno de mim;
Pergunta-me apenas, se eu quero trocar:
- a luz pelas trevas;
- a fartura da mesa posta, pelos restos que tantos vem buscar no lixo;
- meus pés por uma cadeira de rodas;
- minha voz, pelos gestos;
- o mundo maravilhoso dos sons pelo silêncio dos que nada ouvem;
- o jornal que leio e depois jogo no lixo, pela miséria dos que vão buscá-lo para fazer dele seu cobertor;
- minha saúde perfeita, pelas doenças incuráveis de tanta gente;
Pergunta-me também, até quando não reconhecerei as tuas bençãos, a fim de fazer de minha vida um hino de louvor e gratidão e dizer, todos os dias, do fundo de mim:
- Obrigado, Senhor!!!...

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Educação, estrutura de uma nação

Segunda-feira, 24 de junho de 2013.
“Um povo só será efetivamente autodeterminado em um
país de cidadãos intelectualmente forjados para decidir
sobre o seu destino. Isso não tem preço” JYF
Embora a política educacional tenha garantida na Constituição uma boa fatia do orçamento, está mais do que provado (a realidade mostra isso) que alguma coisa está errada. A presidente Dilma no encontro com governadores e prefeitos hoje em Brasilia colocou a questão entre as prioridades do pacto proposto, inclusive com recursos maciços da produção petrolífera. Penso que a decisão é boa, mas me parece que a correta administração dos recursos destinados à educação e a fiscalização dos mesmos têm sido o grande problema. A política educacional precisa desta proteção lastreada por uma fiscalização eficaz dos recursos destinados. O Brasil está no caminho certo, mas necessário se faz buscar o fortalecimento ao combate incessante à corrupção endêmica. Um povo só será efetivamente autodeterminado em um país de cidadãos intelectualmente forjados para decidir sobre o seu destino. Sobre o melhor caminho a seguir. Isso não tem preço. O investimento na educação pública é a argamassa que sustentará a construção de uma sociedade autodeterminada. E isso é fundamental para que nosso país hoje, projete concretamente o almejado Brasil do amanhã.

A paciência acabou

Segunda-feira, 24 de junho de 2013.
Pacto pelas mudanças: compromisso real ou retórica política? 
O povo foi às ruas. As mensagens foram bem claras. As mudanças precisam ocorrer e o tempo urge. Agrande maioria dos manifestantes cobra ação imediata contra a corrupção e a implementação de reformas estruturais que possibilitem um concreto investimento para melhorar áreas prioritárias para a qualidade de vida da sociedade: saúde, educação, segurança, mobilidade urbana, alimentação, etc... O que me preocupa é que não temos um partido realmente representativo dos novos anseios pontuados pela população brasileira. Muito menos um nome que congregue credibilidade e comprometimento com as mudanças. Trocar seis por meia duzia não vai resolver. Quando os manifestantes não permitiram o aparecimento de bandeiras de partidos nas mobilizações deixaram claro seu descontentamento com a classe política como um todo. Mas, sabemos que a mudança só se dará politicamente. Torço, oro até para que essa crise de representatividade se resolva e surja não um salvador da pátria, mas alguém com credibilidade suficiente para bater de frente com a ingerência do capital sobre a ideologia. Se isso não ocorrer a corrupção continuará sendo nosso maior flagelo a minar as esferas do poder, em todos os níveis com prejuízo direto para a concretização das almejadas mudanças. E aí o futuro será sombrio, pois o povo não tem mais paciência. Esse é o principal recado dessas mobilizações. A paciência acabou! JYF

Dilma propõe pacto a governadores e prefeitos

Segunda-feira, 24 de junho de 2013
Dilma convida governadores e prefeitos para um grande
pacto por medidas urgentes. Reunião ocorre neste
momento no Planalto, em Brasilia
 (Imagem via TV)
Reunião de emergência em Brasilia. Presidenta Dilma fala à nação e aos governadores e prefeitos no Planalto. Reflexos da mobilização popular. Até agora Dilma propôs a todos um pacto para uma reforma fiscal e política imediata. E também outras medidas para melhorar o atendimento à saúde, à mobilidade urbana e educação. São desafios a serem transpostos pelos poderes atuais. Caso contrário, a mobilização mostra isso, sobrarão muito poucos na salutar e pontual renovação a ser feita nas eleições do ano que vem. Chega de discursos hipócritas e blá, blá, blá. O descrédito nas instituições é sério. O combate à corrupção é palavra de ordem hoje no Brasil. Ou vai, ou racha. Chega de falácia!

Alerta meteorológico

Segunda-feira, 24 de junho de 2013.
Compartilho alerta do meteorologista Lizandro Jacobsen, do Simepar. Prestem atenção, principalmente aqueles que residem ou trabalhem em áreas sensíveis a alagamentos.
A HQ é prá descontrair, mas o alerta é sério!
A continuidade das chuvas nesta semana nas regiões paranaenses deixa o risco de alagamentos, enchentes e deslizamentos muito alto. O Estado do Paraná tem previsão de muita chuva até quarta-feira. E, por causa da 'chuvarada' da semana passada, há muitas regiões vulneráveis agora. A recomendação é acompanhar a evolução dos eventos meteorológicos nas próximas horas e dias através da Defesa Civil e o Simepar. O monitoramento é essencial nesse momento, acompanhe os boletins meteorológicos.

Condições do Tempo

Segunda-feira, 24 de junho de 2013.
Estava acordado ainda. Madrugada de segunda-feira, duas horas e nove minutos. Ouvi os primeiros pingos e desanimei. Começar uma segunda-feira com tempo chuvoso não é fácil. O trânsito se complica, morosidade, vidros embaçados, roupas e calçados molhados e cabelos umedecidos. Fazer o que, o inverno começou de forma atípica, pois trata-se de uma estação tradicionalmente mais seca. Aí fui dar uma olhada nas condições do tempo pontuadas pelo Simepar, o nosso instituto meteorológico e não fiquei nada contente, pois a previsão é de chuva para a semana inteira. Eis o que publica o Simepar em sua primeira página:
Chuva é sinal de trânsito complicado e transtornos ao
longo do dia
 (foto  Marcio Barros/paranaonline)
"A semana inicia com tempo instável em todas as regiões paranaenses. A intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai e o Sul do Brasil mantém as condições atmosféricas favoráveis para chuvas contínuas no Paraná nesta segunda-feira. O volume de precipitação volta a ser significativo em todas as regiões. Em áreas pontuais, chuvas fortes podem vir acompanhadas de ventos mais intensos. As temperaturas ficam baixas também à tarde". As temperaturas não descem mais do que dez graus em Curitiba esta semana. No entanto não ultrapassam os vinte graus. A umidade, porém fará com que a sensação térmica fique abaixo das mínimas. 

Quando o amor é belo

Segunda-feira, 24 de junho de 2013.
O namoro é como o caminhar de duas pessoas em uma via de mão dupla. Há tempo de se segurar a mão um do outro e tempo de cada qual caminhar por conta. Porém,a direção precisa sempre ao final convergir. Quando isso ocorre é sinal de que a relação amadureceu a ponto de gerar os frutos necessários para alimentá-lo. Aí se pontua a beleza de um sentimento que costumamos chamar de amor. Um exemplo do que estou escrevendo foi postado por um dos atores mais cobiçados e admirados pelas mulheres de todo o mundo, casado com uma atriz, também cobiçada e admirada por milhões de fãs. Leiam o que testemunhou Brad Pitt sobre um momento delicado que passou com sua esposa Angelina Jolie:
Famosos nas telas, comuns na intimidade (Foto Divulgação)
“A minha mulher adoeceu. Estava constantemente nervosa por causa dos seus problemas no trabalho, vida pessoal e das suas falhas e problemas com os nossos filhos. Perdeu cerca de 13 quilos e pesava pouco mais de 40 quilos aos 35 anos. Ficou demasiado magra e chorava constantemente. Não era uma mulher feliz. Tinha dores de cabeça constantes, dores no peito e tensão muscular nas costas. Não dormia bem, adormecia somente de madrugada e cansava-se muito durante o dia. A nossa relação estava à beira da rutura. A sua beleza começava a abandoná-la. Tinha papos debaixo dos olhos, andava sempre desgrenhada e parou completamente de cuidar de si. Recusava trabalhar no cinema e rejeitou vários papéis. Perdi a esperança e pensava que nos divorciaríamos em breve. Foi então que decidi tomar algumas medidas. Afinal, eu tenho a mulher mais bonita do mundo. Ela é a mulher ideal para metade dos homens e mulheres do planeta e eu era o único a ter o privilégio de adormecer ao seu lado e de poder abraçá-la. Comecei a mimá-la com flores, beijos e muitos elogios. Surpreendia-a e tentava agradá-la em todos os momentos. Enchi-a de presentes e comecei a viver apenas para ela. Só falava em público a seu respeito e relacionava todos os assuntos com ela, de alguma forma. Elogiei-a a sós e em frente a todos os nossos amigos. Podem não acreditar, mas ela começou a renascer, a florescer… Tornou-se ainda melhor do que era antes. Ganhou peso, deixou de andar nervosa e ama-me ainda mais do que antes. Eu nem sabia que ela podia amar tão intensamente. E então percebi: A mulher é o reflexo do seu homem". Brad Pitt

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More