Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 9 de março de 2013

É preciso olhar o mundo

Sábado, 09 de março de 2013.
É preciso olhar o mundo a nossa volta. Só assim evoluímos.
Evoluir é mais que crescer. Crescer é aumentar de
tamanho e evoluir é melhorar nosso proceder
Duas mensagens para reflexão: A primeira destaca  a importância de evoluir na medida que crescemos. Mas só crescer não basta, pois crescer é simplesmente aumentar de tamanho e evoluir (isso é o que conta) é melhorar nosso procedimento. Ao chegar neste intento, aí sim evoluímos.
E a segunda mensagem é de autoria conhecida (Mark Twain) e dá sequência à primeira. Ela fala dos dois dias mais importantes da vida de uma pessoa. O primeiro é quando ela nasce e o segundo é quando descobre o porquê. Parece incrível, mas muita gente vive toda uma vida e não consegue chegar a conhecer a razão de ter nascido. Penso que todos temos uma missão e ela só se revela quando libertamo-nos da natureza egocêntrica que fecha nossos olhos e tampa os ouvidos para uma revelação simples: evoluímos quando passamos a nos preocupar com o mundo à nossa volta.

Ser belo

Sábado, 09 de março de 2013.
O poeta e letrista Vinícius de Moraes tem uma frase que ficou bastante conhecida: “Que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental!” Concordo com Vinícius, só que com uma ressalva: Pessoas feias não esteticamente, mas nas atitudes. Pessoas embrutecidas, que se acham. Aquelas que chegam a negar a si mesmas, depois de ter de fazer suas necessidades. As que entendem a vida como o ato de serem servidas e só. Aquelas que ao saírem de um ambiente dão alívio às que permanecem. As temidas, porém intragáveis, cujo tempo de vida é desperdiçado no ato de evoluir. Mas, a esperança tende a ser e permanecer presente no coração daquelas que são belas, independente da estética. A essas resta orar e torcer para que a verdadeira beleza chegue ao coração das “feias”, pois o “ser” belo é fundamental!

Na justa medida

Sábado, 09 de março de 2013.
O líder negro estadunidense Martin Luther King disse com toda propriedade que "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. E nosso ícone Rui Barbosa alertava que “Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada”. Para fechar, o jurista Rolf Koerner diz que "No dia da perda da expectativa da justiça como essência social, não haverá mais por que acreditarmos no Estado e a partir daí a justiça será nossa."

Recordação da Turma da Bdois

Sábado, 09 de março de 2013.
No site do Ubiratan Lustosa vi essa foto onde aparecem da direita para a esquerda Claudio Ribeiro, Ubiratan Lustosa, eu, Jurandir Ambonatti, Padre Juca (segurando a premiação), Alcyr Ramos, Léo Pereira e mais na esquerda, o Véio Zuza. O mais alto não recordo o nome. Colegas da Rádio Clube Paranaense, hoje RBdois. Desses, o Léo e o Véio Zuza já não estão entre nós. Um tempo onde a Clube era nacionalmente reconhecida. Na foto mais um prêmio, nas mãos do diretor à época, Pe. Juca. Bons tempos.

Som regional de qualidade

Sábado, 09 de março de 2013.
Neste domingo, 10/03,  às 6:20 da manhã, o "Quarteto Coração de Potro" de Lages, vai ao ar no programa "Galpão Crioulo" na RBS TV. Todos convidados para prestigiar nossa grande revelação e destaque musical e cultural de SC, e por que não dizer do sul do país. Nasce uma grande promessa.  (Jornal Vitrine Lageana)

Alemão Puro


Sábado, 09 de março de 2013.

Nestas férias fui pra Jaraguá do Sul, daí, passando em Pomerode, vi um senhor , aparentemente de origem germânica,  e perguntei:

- Qual o caminho para Jaraguá?
E ele começa a responder:

- Pra Xaracuá, du vai reto, reto, reto, tepois zobe, fai zumbindo, tai tesce, tesce, tesce e zegue reto que du xega em Xaracuá...

Eu, com toda educação, disse:
- O senhor é um alemão puro, né?

E ele:
- Puro??
Puro é tu que não zabe xecá em Xaraguá!

sexta-feira, 8 de março de 2013

Falar é bom, mas não basta

Sexta-feira, 08 de março de 2013.
O verbo falar denota a capacidade de se expressar ou emitir sons com significado coerente, segundo um idioma e dentro de uma convenção linguística qualquer. É uma forma de nos comunicar, aliás, nossa principal forma de nos comunicar. Muitos vivem de falar. Tem por profissão e missão sempre transmitir algo para alguém: locutores, narradores, professores, pregadores, telefonistas, entre outros. Mas, mesmo com essa capacidade de nos fazer entender ou compreender e com todo o avanço da tecnologia que globalizou a comunicação, ainda hoje vivemos em crise relacional. Parece difícil mesmo de aceitar globalmente tudo o que falam por aí. Na verdade, a grande maioria das pessoas, principalmente aquelas que têm a capacidade de falar como profissão, não entendem que para corroborar com aquilo que professam há um ponto essencial: credibilidade, coerência, autenticidade. Não usar a capacidade de falar simplesmente para cumprir um jogo de cena com foco em lucros geralmente escusos. O testemunho há que preceder o falar. Se não, faltará à comunicação credibilidade e sem crédito, construir-se-á uma estrutura frágil incapaz de chegar à verdade, única prerrogativa que dará ao ato de falar a força preponderante para cumprir seu papel na comunicação entre as pessoas. Enfim, atitude, mais do que palavras é o que conta!

Do Homem para a Mulher

Sexta-feira, 08 de março de 2013.
Olho pro passado e vejo a essência de sua existência.
Reconheço-a no presente, pois sei que sem ela,
futuro não haverá
Dia Internacional da Mulher. Certo, escolheu-se um dia para homenageá-la. Entendo. Sem demagogia, penso ser pouco. Todos os dias há que ser a mulher homenageada, reconhecida, enaltecida. Mais que companheira, a mulher dá ao homem, motivo para viver, sorrir, crescer. E, ainda mais: o educa, alimenta, ama e gera. Inequívoco desempenho em quaisquer atividades que assume. Mais: carinho, atenção, capricho. Porque não, reconhecida competência. Olho pro passado e vejo a essência de sua existência. Reconheço-a no presente, pois sei que sem ela, futuro não haverá. Assim é a mulher de todos os dias, digna de ser no todo, homenageada, reconhecida. Até por ela mesma, pois tempo demais se dedica ao mundo. Do homem para a mulher, no especial dia, a sensação de felicidade por não se sentir só. E reconhecer que as cores deste mundo foram e são criadas pela artista, aquela cujo brilho ilumina o caminho ao qual dá sentido. Mulher, viva em e prá mim, carinhosa assim, de importância sem fim. JYF

Depoimento de vida

Sexta-feira, 08 de março de 2013.
JORGE YARED FILHO
Locutor, noticiarista, apresentador de Rádio e Televisão. 
Uma das grandes vozes do Rádio do Paraná
Nesta quinta-feira, dia 07 de março dei um depoimento de 50 minutos de duração sobre minha vida profissional. A trajetória no rádio e na televisão, origem, valores familiares, gafes, e uma mensagem ao final. Para assistir basta clicar no meu nome. Ao colega Wasyl Stuparyk (www.oradiodoparana.com.br/) meu sincero agradecimento pela oportunidade e consideração. Aos demais amigos deixo esse conteúdo para registrar alguns momentos importantes que forjaram o profissional que sou hoje. Um abraço. Fiquem com Deus!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Dilma e Lula chegam à Venezuela para funeral de Chaves

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
Presidente Dilma desembarca em Caracas
A presidente Dilma Rousseff desembarcou na tarde desta quinta-feira em Caracas, Venezuela, ao lado do ex-presidente Lula para participar do funeral do presidente Hugo Chávez. A cerimônia fúnebre com a presença de chefes de Estado está prevista para a manhã desta sexta-feira. Cerca de 22 chefes de Estado já confirmaram presença no funeral de Chávez, entre eles o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad.

Morre mais uma vítima do incêndio na boate Kiss; Agora são 241 os mortos

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
O que restou da fachada da Boate Kiss, em Santa Maria, RS
Subiu para 241 o número de mortos devido ao incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), no dia 27 de janeiro. A última vítima, Driele Pedroso Lucas, 23, morreu na manhã desta quinta-feira (7). Ela estava internada desde a tragédia no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Ela era a última sobrevivente hospitalizada que ainda precisava de ventilação mecânica. O último boletim do Ministério da Saúde informou que havia outros 16 pacientes internados na capital gaúcha e em Santa Maria devido ao incêndio. Essa é a sétima morte a ocorrer entre pacientes levados para Porto Alegre. No último fim de semana, morreu Pedro Falcão Pinheiro, 25. (Folha Online)

As duas justiças

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
“Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada”  Rui Barbosa
O líder negro estadunidense Martin Luther King disse com propriedade de que "a injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. No meio de tanta injustiça, o que nos resta é termos fé de que a Justiça em sua essência social seja cumprida. Lutar fervorosamente neste intento. Fazer de tudo para que a dos homens ocorra e, na falta desta confiar na Divina que nunca falha.

O silêncio que preocupa

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
As instituições foram criadas para salvaguardar os direitos e fiscalizar as obrigações dos cidadãos. Os poderes, em um regime democrático são representados por pessoas oriundas do povo. Então, qual a razão de a cada dia a população e seus direitos serem colocados em segundo plano? A ordem do dia nos corredores dos poderes é atender aos interesses daqueles que o representam em detrimento à maioria. São conchavos, tratativas, acertos, votações conduzidas por interesses de grupos que acabam por comprometer seriamente a razão maior que levou à sua criação: o interesse do conjunto da sociedade. A última que chocou a população foi a eleição do deputado Marcos Feliciano para presidir a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Foi uma escolha infeliz, pois sobre ele pesa no mínimo acusação de ser homofóbico. O simples fato de sobre ele pesarem acusações desta envergadura o impediria de sequer ser seu nome mencionado, tanto mais eleito. Preocupante, lamentável, decepcionante, pois se na Casa do Povo o povo é desrespeitado, quanto mais em outras instituições. A sociedade precisa se manifestar. As redes sociais são um veículo, mas não bastam.

Nunca use o celular ligado à rede

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
É preciso cautela no uso do aparelho celular. 
Jamais use-o ligado à rede elétrica
Poucos dias atrás, uma pessoa estava carregando seu telefone celular em casa, no quarto. Então veio uma chamada e ela foi atender, enquanto o telefone ainda estava ligado à rede elétrica. Após alguns segundos ocorreu uma sobrecarga de energia no telefone. O rapaz foi jogado ao chão e o telefone explodiu. Seus pais correram para o quarto e o encontraram inconsciente com os dedos e orelha queimados. Ele foi levado ao hospital, mas declarado morto à chegada. Os telefones celulares são uma invenção muito útil. Mas também devemos estar conscientes de que eles são um instrumento perigoso. Se você estiver carregando seu celular e receber uma chamada desligue-o da energia antes de atender. Nunca use o celular ligado à rede!

Previsão se confirma

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
Chuva de verão em Curitiba neste momento 
Previsão do tempo indicava dia com bastante calor e chuva acompanhada de ventos fortes no meio para o final da tarde em Curitiba. E se confirma neste momento. Chove desde as três e meia da tarde na região leste da cidade. E os ventos são de moderados a fortes por aqui, típica ocorrência dos verões curitibanos. Depois da chuva a temperatura geralmente cai para os 20 graus que é aquela a que todos estamos acostumados. O Simepar diz ainda que chuva com trovoadas ocorre desde os setores mais ao norte até o sul do estado, a medida que a onda de instabilidade avança. Apesar da chuva o tempo segue um pouco abafado na região, com previsão de chuva em todos os setores até a noite. 

Visão do Negócio

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
Maquete mostra como ficará a Arena Palestra, a nova casa do Palmeiras (Foto: Leonardo Bianchi/TV Globo)
Primeiro foi o Grêmio, agora o Palmeiras. Para não se distanciar demais dos concorrentes mais diretos, alguns clubes de futebol têm, por iniciativa própria, sem estar vinculados à promoção da Copa do Mundo, construído suas praças, seus estádios. Como apreciador de futebol, sem entrar no mérito de prioridades, louvo a iniciativa dos dirigentes palmeirenses, assim como dos gremistas. É visão do negócio, pura e simples. Li hoje no site do Globoesporte que em São Paulo a Arena Palestra está crescendo. A casa do Palmeiras tem já 80% de suas obras civis concluídas (o estádio está 63% pronto) e agora começam os trabalhos de instalação de equipamentos. A previsão é que o Palmeiras reabra o local em novembro deste ano. O time foi para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro, faz uma campanha irregular no Paulistão e dos brasileiros é a menos confiável para lograr classificação para a sequência da Libertadores. Mas fora de campo os dirigentes do Palmeiras têm sim direito de levantar uma taça: a da visão do negócio.

Enxergar o invisível

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
Perguntaram-me o que entendo por fé. A princípio fé é “fidelidade” àquilo que se crê, isto é, acreditar fervorosamente em alguma coisa sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de constatação. Na religião usamos muito esta palavra. Acreditar no que se sente e não no que se vê. Para não me estender muito em posições meramente subjetivas cito o escritor, teólogo e filósofo Agostinho de Hipona, que também foi padre e bispo católico, conhecido como Santo Agostinho: "Ter fé é acreditar naquilo que você não vê; a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita."

Consciência retributiva

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
O crítico social britânico John Ruskin estava corretíssimo quando afirmava que "A maior recompensa para o trabalho do homem não é o que ele ganha com isso, mas o que ele se torna com isso." Por isso enfatizo que “O trabalho diário deve em primeiro plano ser a retribuição social aos bens e serviços que dos outros recebemos. Não importa se temos de pagar ou cobrar por eles. A ação focada como contrapartida justifica com honra nosso existir!” JYF

Necessária contrapartida

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
“O trabalho diário deve em primeiro plano ser a retribuição social aos
bens e serviços que dos outros recebemos. Não importa se temos de
pagar ou cobrar por eles. A ação focada como contrapartida justifica
com honra nosso existir!” JYF
O substantivo feminino “contrapartida” que também quer dizer equivalência, correspondência ou compensação, me veio à mente hoje pela manhã quando gravava um depoimento ao querido colega Wasyl Stuparyk (conteúdo do depoimento estará disponível a partir desta sexta, dia 08 de março a quem se interessar no site www.oradiodoparana.com.br). É interessante refletir sobre uma natural condição de nós humanos: não nos bastamos em nós mesmos. Somos seres dependentes uns dos outros. Não importa se rico, ou pobre. Bonito ou feio. Forte ou fraco. Dependemos do próximo para quase tudo. Olhem para vocês mesmos, para a roupa que vestem o relógio, celular, óculos; pensem no alimento que vão saborear hoje; nos talheres, nos equipamentos eletrônicos em sua residência ou local de trabalho; Pensem também na iluminação pública, na água, na luz, no esgotamento sanitário, enfim em tanta coisa das quais nos servimos diariamente e que sequer conhecemos quem teve de trabalhar, se sacrificar em muitos casos, para que deles possamos nos servir. Daí a obrigação de cada um em identificar o seu dom e desenvolver em forma de contrapartida a tanta gente anônima que nos serve no dia a dia e que viabiliza nossa própria vida. Ao pensar dessa forma, antes mesmo da preocupação com a retribuição financeira ao nosso trabalho, estaremos a justificar nossa existência ao marcar a passagem por retribuir o bem com o bem. As demais nos serão compensadas por benção. Podem acreditar!

AVC leva cantor Emílio Santiago à UTI

Quinta-feira, 07 de março de 2013.
Cantor Emílio Santiago (Foto Divulgação)
O cantor e compositor Emílio Santiago deu entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio, na manhã desta quinta-feira (7). Segundo informações da Globo News, o cantor teria sofrido um ACV (acidente vascular cerebral). De acordo com a assessoria do hospital, por volta de 9h, o artista passava por exames, mas ainda não havia informações sobre seu estado de saúde. O sambista fez sucesso com músicas como 'Saygon', 'Lembra de Mim' e 'Verdade Chinesa'. O último disco de Emílio Santiago foi "Só Danço Samba (Ao Vivo)", lançado em 2012, junto com um DVD. (G1)
Última informação sobre o estado de saúde do cantor:
"De acordo com informações do próprio hospital, o estado de saúde do cantor é estável e o AVC foi considerado leve pelos médicos. Segundo a assessoria de Emílio, ele foi encontrado desmaiado em casa pela empregada na manhã desta quinta-feira." G1

quarta-feira, 6 de março de 2013

A boa semente

Quarta-feira, 06 de março de 2013.
A melhor elegância é o caráter pois molda a essência do ser. O meio impacta, atrapalha, mal conduz, confunde, mas não muda o caráter que se manifesta de forma decisiva na vida adulta. Na origem humilde ou não, a pessoa é o que é e mesmo mal conduzida há a opção da conversão. Alterar o caminho impõe valores familiares, mas principalmente pessoais para em reconhecendo o erro assumir corajosamente a opção por outra direção. Isso é caráter. O caminho será apenas uma consequência da escolha e a colheita resultado natural da qualidade da semente lançada.

A lógica da Ferrari

Quarta-feira, 06 de março de 2013.
Ferrari California 2014 motor V8 Turbo
Mulher: Você bebe?
Homem: Sim
Mulher: Quanto por dia?
Homem: 3 uísques
Mulher: Quanto paga p/ uísque?
Homem: Cerca de R$ 10,00
Mulher: Há quanto tempo v. bebe?
Homem: 20 anos
Mulher: Um uísque custa R$ 10,00 e v. bebe 3 por dia, R$ 900,00 por mês e R$ 10.800,00 por ano, certo?
Homem: Correto
Mulher: Se em um ano você gasta R$ 10.800,00 sem contar a inflação em 20 anos, gastou R$ 216.000,00, correto?
Homem: Correto
Mulher: Você sabia que esse dinheiro aplicado e corrigido com juros compostos durante 20 anos você poderia comprar uma Ferrari?
Homem: Você bebe?
Mulher: Não
Homem: Então cadê a sua Ferrari?

A colheita no caminho

Quarta-feira, 06 de março de 2013.
"Colhemos o que plantamos". Esse é o tipo de ensinamento que merecia ser entendido desde a tenra idade. Certamente evitaria muito conflito nos relacionamentos sociais e pessoais. Penso que, antes ainda do ato de plantar, há que se ocupar com a qualidade da semente. Somos a semente e o ato de plantar são indubitavelmente nossas ações. Há que nos preparar e também cuidar na preparação dos seres que geramos, para a semeadura. Cora entende ser o ponto de partida menos importante que a caminhada. Mas é pontual que possamos, antes do primeiro passo estar preparados para percorrer o caminho. Evitará que joguemos semente boa em abrolhos. Mas, concordo com Coralina quando diz que “para termos o que colher, preciso é atentarmos para o ato de semear na caminhada!”

terça-feira, 5 de março de 2013

Morte de Hugo Chaves gera dúvida sobre destino da Venezuela

Terça-feira, 05 de março de 2013.
Depois de longa enfermidade, Hugo Chaves morre
e deixa um vazio de poder difícil de ser ocupado
Com o anúncio oficial da morte do presidente Hugo Chaves, hoje no final da tarde, o mundo político internacional se mantém em dúvida sobre o real destino daquele país. Caso o presidente morto fosse uma pessoa comum, o processo de transição se daria de uma forma normal, segundo a sua própria constituição. Mas, Chaves não era um presidente comum. Independente dos prós e contras, Chaves impactou a política interna e também externa com as mudanças que implementou em sua pátria. Especialistas sobre a política venezuelana preferem aguardar para dar qualquer tipo de opinião sobre o destino político daquele país sem seu líder. Resta acompanhar para saber se as raízes implantadas pela revolução bolivariana são fortes e maduras o suficiente para sobreviver à morte de Chaves. Aliás, a figura do vice Nicolás Maduro, a princípio, não transmite a mesma empatia e segurança do presidente morto. Mas deixou sua mensagem. Ele pediu que os venezuelanos sejam "Herdeiros dignos do homem gigante. Que não exista fraqueza, nem violência. Que não exista ódio. Nos nossos corações deve existir somente um sentimento: amor. Amor, paz e disciplina." Já nos Estados Unidos, o ator Sean Penn prestou homenagem a Hugo Chávez: "Hoje, o povo dos Estados Unidos perdeu um amigo que nem sabia que tinha. E as pessoas pobres de todo o mundo perderam um campeão. Eu perdi um amigo que fui abençoado de ter." Penn também disse que a Venezuela e sua revolução "resistirão sob a liderança comprovada do vice-presidente Maduro".

* O tempo mostrará se a liderança de Hugo Chaves foi forte o bastante para criar as raízes necessárias para que suas idéias sejam mais fortes do que a efemeridade do poder do homem que se foi. JYF

Procure o interruptor

Terça-feira, 05 de março de 2013.
Em todo quarto escuro há um interruptor que, se acionado acenderá 
e iluminará o caminho a que todos têm por direito percorrer

A estagnação é uma situação perigosa que devemos evitar. É como se de repente a vida nos colocasse em um quarto escuro. O que fazer? Ficar parado a espera de que alguém acenda a luz, ou apalpar a parede até achar o interruptor? Por exemplo, profissionais que se aposentam acabam por se colocar em uma delicada situação de estagnação funcional. Isso poderá levá-los a um processo de depressão irrecuperável e até a morte. O ser humano necessita ocupar o tempo e se sentir útil. É o melhor bem que fará a si mesmo. Sem contar que a grande maioria que se aposenta acaba por perceber um valor aquém de sua real necessidade. Independente disso, mesmo àqueles que estão em idade laboral, jamais devem se permitir ao desânimo do desemprego. A pessoa parada, imóvel, inerte diante das dificuldades fica refém da inevitável baixa estima, peso maior que poderá levá-la a sensação de fracasso. Isto é um crime que se comete consigo mesmo. Há que reagir. Somos infinitamente superiores aos problemas. Se você está desempregado, aposentado ou desanimado por trabalhar em algo que não gosta deve reagir, enquanto há tempo. Aliás, mais uma vez lembro que "o tempo é o senhor da razão". Identifique claramente seu anseio e corra atrás. Ninguém morre na véspera. Enquanto há vida, há esperança de se dar a volta por cima. Mesmo que não consiga realizá-lo, o simples fato de lutar para conquistar seu sonho fará valer a pena cada segundo vivido neste intento. Acredite, em todo quarto escuro há um interruptor que, se acionado acenderá e iluminará o caminho a que todos têm por direito percorrer nesta vida. Não se permita ser refém da estagnação. Procure o interruptor!

Respeito às diferenças é bom e aprovo

Terça-feira, 05 de março de 2013.
Quem cala, nem sempre consente. Talvez por preguiça de discutir idiotices. Mas, neste caso há que se manifestar. Creio que o simples ato de fingir para se fazer passar, já é uma postura imbecil e idiota. Somos o que somos e isso não nos privilegia diante dos tolos, nem nos diminui perante os sábios. Saber relacionar-se com as diferenças sem precisar fingir é sinal de senso de grandeza e maturidade. Que me desculpe o sr. Allen (se é que foi dele essa afirmação) e todos os que compactuam com este infeliz pensamento. Há que se evoluir minha gente! E não ficar se achando é o primeiro degrau de uma longa escada.

É de Araraquara, SP, a guarda civil mais bela do país

Terça-feira, 05 de março de 2013.
Foto: Mery Hellen/Arquivo pessoal
Loira, 1,67 m. de altura e 57 quilos. Aos 34 anos, Mery Hellen Amaro foi eleita a Guarda Civil Municipal mais bonita do Brasil em um concurso realizado pelo Facebook. Nascida e criada em Araraquara (SP), ela venceu mais de 700 concorrentes de todo o país. O concurso foi idealizado pela agente Inez Basso aqui de Curitiba. Objetivo segundo a organizadora foi de unir a chamada “Nação Azul Marinho” e chamar a atenção da sociedade para o trabalho dos guardas municipais. Solteira e sem filhos, Mery trabalha na Ronda Escolar de Araraquara, interior de São Paulo. Ela receberá uma faixa e um troféu em Brasília no dia 3 de julho próximo.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Desembargador e esposa morrem durante incêndio em apartamento

Segunda-feira, 04 de março de 2013.
Desembargador Ricardo Areosa e a mulher mortos
após incêndio (Foto: Reprodução / TV Globo)
O desembargador federal do trabalho Ricardo Damião Areosa e sua esposa, Cristiane Teixeira Pinto morreram na noite de domingo (3), durante incêndio no apartamento do casal, no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O casal morreu após saltar pela janela da área de serviços para fugir das chamas. O desembargador se chocou contra uma mureta de concreto e morreu na hora. A mulher caiu sobre um toldo e sofreu traumatismo craniano. Levada em estado grave ao Hospital Miguel Couto, na Gávea, morreu durante atendimento médico. Segundo testemunhas houve atraso na chegada dos bombeiros e, quando chegaram perderam mais tempo porque não havia água no hidrante em frente ao prédio O Corpo de Bombeiros informou, por meio de nota, que o atendimento levou apenas seis minutos, a partir do momento em que a solicitação foi feita. O acionamento ocorreu às 23h24 e os agentes chegaram ao local às 23h30, mas tiveram dificuldade para acessar o apartamento pela porta blindada, com quatro trancas. O casal foi sepultado às 17h40 desta segunda-feira (4), no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio.

Decidir precede conquistar

Segunda-feira, 04 de março de 2013.
A princípio é fácil entender o que seja decidir: Trata-se de um verbo transitivo regular. O dicionário explica que é o mesmo que determinar o que deve ser feito. Tomar a resolução de alguma coisa. Opinar, emitir voto, escolher, optar. As palavras deliberar, determinar, resolver e sentenciar são suas sinônimas. Quem já não ouviu: “Somos responsáveis por nossas decisões!” A condição do livre arbítrio é da natureza humana, consagrada como um princípio inalienável e fundamental para o entendimento do que seja a verdadeira liberdade. É fato que gera no mesmo tom e nível a responsabilidade por tudo o que decidimos dentro deste conceito. Esse verbo é tão importante em nossa vida que basta um pouco de reflexão para estendermos a tudo o que conquistamos nessa vida o fato de tê-lo na prática conjugado. A uma conquista precede sempre uma decisão. Sem essa atitude a roda não gira, nem nunca girará a nosso favor, ou no retorno àquilo que almejamos. Lembro de Cora Coralina (pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas) poetisa e contista brasileira, quando descobriu nos caminhos incertos da vida, que o mais importante é o ato de decidir. Grande Coralina!

As más escolhas

Segunda-feira, 04 de março de 2013.
Há duas maneiras de se aprender nesta vida: a com dor e a sem dor. A sem dor é quando sabiamente usufruímos do conhecimento e da experiência adquiridos por pais, professores e orientadores profissionais que norteiam a vereda. Se assim procedermos a chance de tropeçar e se machucar diminui bastante. Já a outra, o aprendizado pela dor é aquele que vem fruto do desconhecimento e da inexperiência vivencial. Manifesta-se naquele que pensa ser independente o suficiente para a tomada de decisões, geralmente equivocadas. Por isso, a esse tipo de pessoa, o conteúdo da mensagem: cuidado com as más escolhas, delas pode surgir a experiência, mas com dor. E cá entre nós, masoquismo não!!!!

Verdade, Veríssimo!

Segunda-feira, 04 de março de 2013.
Luís Fernando Veríssimo é um escritor, jornalista, humorista e cronista brasileiro. Filho do também escritor Érico Veríssimo. Natural do Rio Grande do Sul é hoje o escritor que mais vende livros no Brasil. Veríssimo também é conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros. Lembro de dois deles: “No Brasil o fundo do poço é apenas uma etapa” e “Só acredito naquilo que posso tocar. Não acredito, por exemplo, em Luiza Brunet”. Hoje cedo li no Facebook uma recomendação sábia dele em relação a maneira correta que uma pessoa deve encarar a vida. Lembra que ninguém nasce feito. Somos moldados conforme o aprendizado e a capacidade individual de buscar na experiência nossa evolução.  Ninguém nasce feito, perfeito. Talvez, mesmo vivendo cem anos o consiga. Mas, temos, sim essa responsabilidade: melhorar, isto é, ser melhor hoje do que fomos ontem.  Sem esse objetivo, de que valerá a vida?

domingo, 3 de março de 2013

Curitiba terá semana com muito calor seguido de temporal

Domingo, 03 de março de 2013.
A semana que começa em Curitiba e região metropolitana terá sol forte e temporal na mesma intensidade. De acordo com o Instituto, nos próximos dias a temperatura chega a trinta graus e não descerá de 17. Quarta-feira, 6, será o dia com menor máxima: 25° C. Justamente na quarta será o único dia sem temporal, segundo a previsão. Já nesta segunda-feira e também na terça e na quinta o prognóstico aponta para chuvas de verão com trovoadas.

O real valor da caridade

Domingo, 03 de março de 2013.
A parábola da viúva pobre nos ensina que o valor da caridade se mede não pela quantidade daquilo que se dá, mas com o propósito sincero dimensionado pela entrega e sentimento de doação, só possível a quem ama de verdade. Imagine alguém que tenha dois bilhões de reais em patrimônio e doa um milhão a uma instituição de caridade com toda a pompa e publicidade que a quantia impacta. Ao mesmo tempo, no mesmo ato, uma pessoa pobre doa apenas dez reais, a única importância que tem. Dinheiro que pensava usar na compra de água e pão para saciar a sede e a fome. Depois de conhecer a necessidade premente de seu próximo resolve doar então o único dinheiro que possuía à mesma causa. Qual delas tem mais valor perante Deus? Na parábola, Jesus nos ensina que os dez reais tem infinito valor diante do milhão doado, pois era tudo o que o doador possuía, ao contrário daquele que com pompa cerimonial doara um milhão. O que conta é a entrega e o propósito sincero da doação, não o valor daquilo que é doado.

Paciência, virtude na medida certa

Domingo, 03 de março de 2013.
O apressado come cru. Quem já não ouviu este ensinamento. A paciência é, sem dúvida uma virtude rara e muito pouco praticada. Para os estrategistas trata-se de uma das principais virtudes e que deve ser potencializada nas necessárias imersões cobradas do ser vivente. O existencialista Kant ensinou e aprendi a duas penas nesses meus 59 anos que "A paciência é a fortaleza do débil e a impaciência, a debilidade do forte."  Mas, atente: Como tudo na vida ela precisa da dose certa a cada situação. Paciência em demasia transforma a força do refletir em ausência de posição perante uma situação que a exige. Carlos Drummond dizia que "Não é fácil ter paciência diante dos que têm excesso de paciência."

Quando somos ricos e quando somos pobres

Domingo, 03 de março de 2013.
Li esse trecho de Lucas hoje e faço questão de compartilhar com meus amigos. Ele é tão claro, que não há necessidade nem de comentá-lo. Apenas lembro que como este, há muitos outros no Livro dos Livros. Acostume-se a lê-lo, como guia para sua vida. Acreditem, amigos, minha vida mudou para melhor consideravelmente após adquirir o hábito de buscar na Bíblia orientações para meu dia a dia. Entre tantas lições recebidas pela mensagem está a de saber dimensionar o que é riqueza e o que é pobreza a quem vive por aí com valores equivocados. Leiam com atenção e depois reflitam.
A Ansiosa Solicitude Pela Vida - Lucas 12 v. 22 ao 31
A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto haveis de vestir. Porque a vida é mais que o alimento, e o corpo, mais que as vestes. Observai os corvos, os quais não semeiam, nem ceifam, não têm dispensa nem celeiro; todavia, Deus os sustenta. Quanto mais valeis do que as aves!
Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso de sua vida?
Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que ansiosos pelas outras?
Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais se tratando de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo mundo procuram estas coisas; mas o vosso Pai sabe que necessitais delas.
Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

Respostas necessárias

Domingo, 03 de março de 2013.
Não há como passar em testamento as boas ações realizadas.
Elas são absolutamente pessoais e intransferíveis
JYF
Não há como repartir os bens que acumulamos nos Céus pelas boas ações realizadas na Terra. É verdade também que os bens materiais que acumulamos não ascendem. Ficam por aqui mesmos, no mínimo almejados e disputados pelos herdeiros, causando discórdia e intrigas entre pessoas afins, geralmente cordiais parentes até então. Ao traçar este comparativo real, indago: Qual dos dois, então potencializas valor? Está mais do que na hora de por sua massa cinzenta para funcionar ou tu achas que és diferente de todos e que tens a eternidade para usufruir o que conquistas com o sacrifício, o que é lamentável, da própria vida terrena? É meu amigo, peguei na veia, não? Mas respostas a si mesmo são necessárias, pois, pois...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More