Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 5 de maio de 2012

Ambiente limpo

Sábado, 05 de maio de 2012.

"Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa e sim o que menos se suja!" Ghandi
Há muitas frases impactantes ditas por pessoas iluminadas e que nos chamam especial atenção pela forma direta como nos atingem. Não são muitas, mas as que existem merecem sempre ser lembradas e meditadas. Hoje sozinho no carro, vindo para casa lembrei-me de uma que li nos corredores da TV Educativa, há uns oito anos. A autoria dispensa maiores comentários: Mahatma Ghandi. Afirmou o grande Ghandi: "Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa e sim o que menos se suja!" Podemos simplesmente interpretar esta afirmação como sendo diretamente ligada a necessária higienização dos ambientes. Mas, entendo que ela possa ser aplicada no âmbito das ações e relações humanas. É preciso tomar muito cuidado com aquilo que se fala ou mesmo o que se faz para que mais tarde não sobrevenha o arrependimento e a desculpa. O arrependimento é salutar, mas sempre baseado em um erro que poderia ser evitado. É bem melhor ter uma vida sem ter que ficar pedindo desculpas. Repito, não somos infalíveis, mas se pensarmos bem, na maioria das vezes que tivemos que pedir desculpas a alguém poderíamos ter evitado a ação que motivou o pedido se tivéssemos tomado o devido cuidado com aquilo que falamos ou fizemos. Pense nisso e mais, pense e reflita sempre antes de emitir uma opinião, principalmente quando se está nervoso, ou num ambiente tenso. Lembre da frase de Ghandi.

A idade de ser feliz


Sábado, 05 de maio de 2012.
A idade de ser feliz chama-se presente e tem a duração do instante que passa
Existe somente uma idade para a gente ser feliz. Somente uma época da vida de cada pessoa em que é possível sonhar e fazer planos e ter energia bastante para realizá-los a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver sem medo, nem culpa de sentir prazer. Fase dourada, em que a gente pode criar e recriar a vida à nossa própria imagem e semelhança e vestir-se com todas as cores e experimentar todos os sabores e entregar-se a todos os amores sem preconceito nem pudor. Tempo de entusiasmo e coragem em que todo o desafio é mais um convite à luta que a gente enfrenta com toda disposição de tentar algo novo, de novo e de novo e quantas vezes for preciso. Esta idade tão fugaz na vida da gente chama-se presente e tem a duração do instante que passa.
Mário Quintana

Carro de luxo voa sobre Gol no Santa Quitéria, em Curitiba


Sábado, 05 de maio de 2012.
Mais uma vez a pressa e correria aliadas a fenômenos climáticos são fatores determinantes de
colisões no conturbado trânsito da Grande Cidade (Foto Luiz Henrique de Oliveira/Banda B)
Uma colisão chamou a atenção de populares na noite desta sexta-feira no bairro de Santa Quitéria, em Curitiba. Foi no cruzamento das ruas Professor Ulisses Vieira com Curupis. Vanderlei dos Santos, que dirigia um veículo Gol ficou ferido, ao ser atingido por um veículo Chrysler "voando" por cima de seu carro. De acordo com um motorista de um veículo Hyundai, também atingido pelo acidente, a falta de visibilidade e a chuva foram as causas determinantes da colisão. O air bag presente no Hyundai e no Chrysler evitou algo pior. Mas, sem o dispositivo de segurança, o motorista do Gol, que ia pegar sua filha em uma escola na Avenida Arthur Bernardes, ficou ferido. Um dos carros furou a preferencial e capotou em cima do outro. Vanderlei foi encaminhado sem risco de morte ao Hospital Evangélico. No local do acidente, curiosos acompanhavam o trabalho do Corpo de Bombeiros. Uma moradora disse que o fato de duas ruas cruzarem em ambos os sentidos a Professor Ulisses Vieira que também é mão dupla, aliado aos carros estacionado, prejudica a visibilidade do condutor, causando acidentes. A rua ficou bloqueada por uma hora até a retirada dos veículos. (Banda B)

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Não dá para esquecer


Sexta-feira, 04 de maio de 2012.
Imagem de uma vida que nos foi tirada por um trânsito assassino e impune
Primeiro pensei em postar só a foto para que meus amigos lembrem que três anos se passaram e a Justiça ainda não julgou aquela trágica colisão que vitimou meu sobrinho, Gilmar Raphael Yared. Medidas protelatórias, todas previstas no sistema processual brasileiro, vêm sendo utilizadas pela defesa em favor de seu cliente. Enquanto isso, o tempo passa e essa ocorrência que ocupou a mídia nacional fica sem uma resposta à sociedade que acompanhou com interesse e preocupação seu desenrolar. Depois de três anos, muita coisa aconteceu, muitos já pereceram por razões parecidas e, infelizmente outras ocorrências ainda estão por vir até que esta finalmente seja julgada. Hoje a lei seca caiu em descrédito. Ninguém liga se a lei diz que se um motorista consumir bebida alcoólica não pode dirigir. A grande maioria que bebe uma, duas, três ou até cinco latinhas de cerveja sai por aí dirigindo como se nada tivesse acontecido. Como se fosse uma coisa normal. Puxa gente, tem uma lei que diz que isso não pode! Se for beber, vá de taxi. Ou leve um acompanhante abstêmio. Ontem à noite, em um município da região metropolitana de Curitiba, um cidadão saiu de um bar com dois amigos. Ao entrar na BR 116, certamente com os reflexos bastante alterados pela bebida não percebeu a aproximação de um veículo. A colisão foi fatal. Os dois amigos desta pessoa morreram e no outro veículo a acompanhante também pereceu. Para escapar do flagrante de dosagem alcoólica o motorista que provocou o acidente abandonou seus amigos que pereceram logo depois e se evadiu do local. Fato do dia a dia de um trânsito cada vez mais assassino e que tem como pano de fundo a preocupante sensação de impunidade que casos como o do meu sobrinho geram na sociedade. Pessoas que continuam de forma irresponsável a consumir bebida alcoólica e depois tomam a direção de um veículo. Uma afronta à lei! Enquanto isso tenho que diariamente tentar explicar às pessoas como está o caso de meu sobrinho. Por isso é que compartilho com meus amigos essa foto. Olho para ela e penso: é não dá para esquecer!

Caronas trágicas: três morrem em grave acidente na região de Curitiba


Sexta-feira, 04 de maio de 2012.
O fato chama a atenção, pois as três vítimas fatais eram caronas. Duas de um veículo e uma de outro.  Também é de se lamentar a atitude do motorista que provocou a colisão ao abandonar seus amigos de bar que pereceram na colisão. A polícia espera identificar já nas próximas horas essa pessoa que deverá agora responder perante a justiça sua lamentável atitude tanto como motorista quanto cidadão.
A notícia
Um grave acidente no final da noite desta quinta-feira (03) deixou três pessoas mortas na BR-116, no KM165, entre os municípios de Mandirituba e Quitandinha. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o condutor de uma Parati, placas de Quitandinha, fez uma conversão para entrar na BR-116 e chocou-se frontalmente contra um Fiesta, que vinha sentido Curitiba. Duas pessoas que estavam na Parati morreram: Francisco Kaiser de Deus no local e Douglas Santana de Deus no hospital. Eles eram carona no carro. O condutor, não identificado, abandonou os amigos e fugiu sem prestar nenhum socorro. Os três estavam, de acordo com a polícia, saindo de um bar na beira da estrada. A terceira pessoa morta estava no Fiesta. Ele foi identificado como Lainor Ribas, de 72 anos, carona no carro. A condutora, Marlene Ribas, teve ferimentos e foi encaminhada ao hospital. O detalhe no caso é que Lainor é morador em Campo de Tenente e estava indo para Curitiba visitar sua esposa, que tinha sido atropelada em Curitiba durante a tarde de quinta e está internada no Hospital do Trabalhador. A Polícia Civil de Quitandinha tenta descobrir quem era o motorista da Parati que abandonou o carro e amigos. (Banda B)

Tristeza do Jeca: Morre o cantor Tinoco, aos 91 anos


Sexta-feira, 04 de maio de 2012.
Tinoco morre em São Paulo, aos 91 anos
Primeiro foi o Tonico, agora foi a vez do Tinoco. Tristeza do Jeca e de todos os que amam a pura música sertaneja: o cantor sertanejo Tinoco, da dupla Tonico & Tinoco, morreu na madrugada desta sexta-feira, à 1h42, na cidade de São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do município. José Peres, 91 anos, estava internado no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca e morreu de insuficiência respiratória. O velório começou agora cedo no Cemitério da Quarta Parada, no Belém, na zona leste de São Paulo. O enterro está programado para as 17h no Cemitério da Vila Alpina, também na zona leste. O cantor tinha apresentação marcada para a Virada Cultural em São Paulo neste final de semana.
Carreira
Eis a dupla de maior referência da música sertaneja
Tonico & Tinoco foi uma dupla sertaneja brasileira, considerada a mais importante da história da música brasileira e a de maior referência. Em 60 anos de carreira, Tonico e Tinoco realizaram quase 1000 gravações, divididas em 83 discos. As gravadoras a que eles pertenceram já lançaram no mercado um total de 60 discos. Tonico e Tinoco venderam mais de 150 milhões de cópias, realizando cerca de 40.000 apresentações em toda a carreira. O gosto pela música veio dos avós maternos Olegário e Izabel, que alegravam a colônia com suas canções, ao som de uma antiga sanfona. A primeira música que aprenderam foi “Tristeza do Jeca” em 1925. Em 15 de agosto de 1935 fizeram a primeira apresentação profissional.

O incrível processo da morte


Sexta-feira, 04 de maio de 2012.

Nossos filhos se tornaram adultos e tiveram filhos. O nascimento de um neto é evidência de que não somos mais necessários para a perpetuação de nossos genes. Desse momento em diante a vida seguirá em frente, estejamos ou não por perto.

Em 70 anos, uma recém-nascida se tornou avó ou bisavó. Quando nos aposentamos, a vida corre mais devagar. Nossos movimentos também estão mais lentos. Os sinais externos da idade ficam mais evidentes. Nossos sentidos estão menos sensíveis.

Desde o nascimento, começamos a perder os cílios responsáveis pela captação dos sons, no interior do ouvido. Nessa idade já temos dificuldade para escutar os sons de alta freqüência.
Devagar, com o tempo, perderemos até os que captam freqüências baixas.
Os ossículos que transmitem as ondas sonoras da membrana do tímpano para dentro do ouvido endurecem. Fica difícil ouvir o que os outros falam.

A visão também piora. A vida inteira expostos aos raios de sol, o cristalino, a lente dos olhos, perde a elasticidade e escurece. Pode até mudar a cor dos olhos. O cérebro precisa fazer acrobacias para compensar essas alterações.

O esqueleto reflete bem o desgaste de muitos anos. Os ossos continuam fabricando células novas para substituir as velhas, mas os osteoblastos já não dão conta de repor as células perdidas.
A perda constante de massa óssea torna os ossos quebradiços: é a osteoporose, um perigo permanente. Sofrer uma fratura é muito mais fácil. Isso acontece com ambos os sexos, mas as alterações hormonais da menopausa aceleram o processo nas mulheres.

Por que a aparência de nosso corpo muda tanto entre os 40 e os 70 anos? É bem mais do que uma questão de uso e desgaste. O envelhecimento é um processo que afeta uma por uma de nossas células.

A cada dia, bilhões de nossas células se dividem em duas. Para isso, precisam duplicar o DNA, e destinar uma cópia para cada célula-filha. Enquanto as células mais velhas morrem, as recém criadas ocupam o lugar deixado por elas.

O problema é que o mecanismo de divisão celular é sujeito a pequenos erros. Quando o DNA é copiado, as imperfeições contidas nele também são duplicadas.

Cada um desses erros é transmitido às células-filhas, às células-netas e, assim, sucessivamente, para todas as descendentes.

É como nas fotografias: cópias de cópias perdem a nitidez. Desde o nascimento trocamos todos os ossos do nosso rosto a cada dois anos.

Aos 70 anos, nossa face é a trigésima quinta cópia da que tínhamos ao nascer. A cada cópia as imperfeições se tornaram mais aparentes. É por isso que parecemos tão diferentes quando estamos mais velhos.

Outra causa do envelhecimento está no ar que respiramos. Sem oxigênio não podemos sobreviver, mas ele nos corrói lentamente. Dentro de cada célula, as mitocôndrias são nossas centrais energéticas, nossas fábricas de energia.

Elas combinam o oxigênio com os nutrientes para produzir a energia necessária ao funcionamento do organismo. Nesse processo são liberados poluentes, chamados de radicais livres, que agridem as próprias paredes das mitocôndrias e comprometem a produção de energia.

Como conseqüência, não conseguimos mais repor as células necessárias, nem corrigir os defeitos ocorridos em seu DNA. O funcionamento dos órgãos fica comprometido. Eles podem falhar.

A morte, como a vida, é um processo construído no interior de nossas células. Da mesma forma que o DNA controla nosso desenvolvimento, também limita a duração de nossas vidas.

Em cada cópia de si mesma, a célula perde um pequeno fragmento de DNA. Depois de bilhões de divisões, foi perdido tanto DNA que a capacidade de formar novas células fica comprometida.

A morte não é um acontecimento instantâneo. É um processo através do qual os órgãos pouco a pouco entram em falência. Ao dar as últimas batidas, o coração espalha pelo corpo um hormônio que aliviam a dor: as endorfinas. Sem oxigênio, os órgãos param de funcionar.

Em dez segundos a atividade cerebral cai. Em quatro minutos o cérebro será lesado irreversivelmente. Perderemos a condição humana.

A audição é o último sentido a nos abandonar. Mas algumas células permanecem vivas até mesmo depois da morte: as da pele ainda se dividem por 24 horas. E são necessárias 37 horas para que o último neurônio encerre a sua atividade.

Para alguns de nós, a vida pode durar muito tempo. Quem nasce hoje tem expectativa de viver 80 anos ou mais.

Mas todas as jornadas um dia devem terminar.

Depois de nossa morte, nossos filhos e netos carregarão nossos genes no interior de suas células, e vão transmiti-los para seus descendentes. Nossa vida continuará dentro deles. As memórias que deixamos, também.

A nossa Viagem Fantástica chegou ao fim. 

Drauzio Varella

quinta-feira, 3 de maio de 2012

A frase do dia


Quinta-feira, 03 de maio de 2012.
Pessoas especiais são inesquecíveis
Li hoje no Face uma frase que me chamou a atenção e certamente chamará a de todos os meus amigos. É normal, mas difícil de acontecer: pessoas especiais que surgem em nossa vida. Algumas passageiras, mas marcantes o suficiente para nunca serem esquecidas. Tanto para o lado bom, quanto para o ruim. Mas, as pessoas de bem preferem sempre se lembrar das pessoas que nos marcam positivamente. Eu tenho as minhas. São poucas, mas existem e foram marcantes para mim. Minha falecida sogra, por exemplo. Jamais vou esquecer-me do momento em que ela pregou a Palavra para mim no leito de um hospital. Eu estava muito abatido, pois havia contraído meningite juntamente com meu filho caçula que tinha na época cinco aninhos. Foram dias de muita angústia e ela foi uma das poucas pessoas que teve a coragem de entrar no quarto e falar das Coisas de Deus para mim. Aquele gesto, aquele testemunho me levaram mais tarde a procurar o conhecimento da Palavra de Deus, o que mudou drasticamente minha vida, para melhor, é claro! Também me lembro do poeta, professor e amigo Paulo Liminski. Eu tinha 17 anos quando ele chegou para mim e disse: Turco, você é dos meus! Nunca deixe de ler e escrever. E me ensinou o que pode naquele ano de 1971, no cursinho preparatório Camões. Não precisa nem dizer que passei no vestibular de Direito da Federal com louvor, principalmente na matéria dele. Tirei "de letra"! Esses são apenas dois exemplos que cito para enfatizar a mensagem do dia que recebi da amiga Ana Cândida Perez e que está no cartaz logo abaixo. Só não se esqueça de uma coisa: se há pessoas que foram especiais para você pergunte a si mesmo se você foi ou tem sido também especial para alguém? Essa pergunta fiz a mim mesmo depois que li o conteúdo do cartaz e cheguei a conclusão que não podemos ter a resposta definitiva se a mesma não for confirmada pela pessoa ou pessoas a quem achamos que fomos ou somos especiais. Boa Noite meus amigos, fiquem com a Paz de Deus!

Você sofre de lasefoia?

Quinta-feira, 03 de maio de 2012.
A cada dia essa patologia atinge mais pessoas em todo o mundo
Lasefoia é uma enfermidade ainda não totalmente aceita pela classe médica. Entretanto, milhões de pessoas em todo mundo padecem deste mal e esperam a aprovação da Organização Mundial de Saúde para que se estude e se encontre a cura para esta perigosa e impactante enfermidade que a cada dia atinge milhares de pessoas.
Atenção, se você tiver três ou mais sintomas indicados abaixo é sinal de perigo.
Sintomas que definem o aparecimento desta patologia:


1.- Se um café te provoca insônia;

2.- Se uma cerveja te leva direto ao banheiro;

3.- Se tudo te parece muito caro;

4.- Se qualquer coisa te altera;

5.- Se todo pequeno excesso alimentar te provoca aumento de peso;

6.- Se a feijoada "cai" como chumbo no estômago;

7.- Se o sal sobe a tua pressão arterial;

8.- Se em uma festa você pede a mesa mais distante possível da música e das pessoas;

9.- Se o amarrar os sapatos te produz dor nos quadris;

10.- Se a TV te provoca sono;

Todos esses sintomas são prova irrefutável de que você padece de Lasefoia...

LÁ SE FOI A JUVENTUDE!!!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More