Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 22 de junho de 2013

Tratamento igual

Sábado, 22 de junho de 2013.

Ouvi isso e achei interessante passar adiante:
Todos os que exercem cargo público neste país, no executivo, legislativo e judiciário deveriam ganhar salário mínimo. Não mais. Deveriam ter seus filhos estudando somente em escolas públicas. Tratamento de saúde, só pelo Sistema Único, o SUS. Aqueles que nos representam nas instituições viveriam a mesma realidade do povo. Entenderiam, sem precisar ir as ruas protestar, o que precisa ser feito para um atendimento decente e igualitário a todos. Só dessa forma viveremos uma verdadeira democracia, pois isonômica. Se o poder emana do povo, porque então está tão dissociado dele? Não esperem mudanças drásticas enquanto presidentes, governadores, prefeitos, senadores, deputados, vereadores, juízes, desembargadores, ministros ganharem o que ganham. Eles vivem outra realidade. Se sentem inatingíveis pelo poder aquisitivo que ostentam e aquilo que pode proporcionar. As mudanças só serão estruturais se os agentes públicos perceberem e portanto viverem a realidade daquilo que oferecem ao conjunto da sociedade. Aí sim, podem ter certeza que as coisas entrariam nos eixos. Uma delas seria o poder de compra do salário mínimo. Penso não ser utopia, mas legislar contrário ao seu interesse e principalmente quando se mexe no bolso é uma ideia difícil de concretizar. Isso só seria possível com aquilo que se entende por reconstrução. O mesmo que aconteceu com o estádio que a seleção brasileira vai jogar hoje, na Grande Salvador. A Fonte lá é Nova, mas para tal precisou ser demolida. E o mesmo precisaria ocorrer com o sistema que alimenta o desequilíbrio de realidade entre os servidos e os servidores. JYF

Opinião de um jovem

Sábado, 22 de junho de 2013.
Li na página de meu filho o conteúdo colocado logo abaixo. Interessante conhecermos a opinião de pessoas de outra geração. Assim como os mais novos têm muito a aprender com os adultos, esses se reciclam e modernizam seu conhecimento em um intercâmbio necessário e sempre pontual. Quando do movimento Diretas Já, os jovens daquela época são os que conduzem hoje as empresas, as universidades, as instituições. Leiam o que se passa na cabeça de um jovem de 22 anos, formando em jornalismo pela Unibrasil, sobre as manifestações que acontecem em praticamente todo o país:
Julian Victor Yared, 22 anos, formando em jornalismo pela Unibrasil
"Por que um político tem mais direito que uma pessoa não eleita pelo povo? Todo cidadão é político, pois é ator fundamental para que a própria política exista. Também todo político é um cidadão. Nossos representantes se fecham, fazem reuniões secretas para definir o melhor discurso para acalmar a população, de um modo que possa garantir a reeleição nos próximos anos, como se eles fossem algo superior, ou diferente do pedreiro, da doméstica, do jornalista, do padeiro, do eletricista. Os nossos representantes teriam que ser os primeiros nas marchas contra a corrupção, valores abusivos em tarifas, etc. Então vem a velha questão 'fomos nós que elegemos', ou como os estudiosos que se acham deuses 'vocês elegeram'. Se não votarmos somos multados. Somos obrigados a votar em alguém que estuda a melhor maneira de nos convencer. Contratam especialistas em publicidade, em marketing, para simplesmente saber qual o melhor corte de cabelo para o gosto público, ou também o melhor tom de voz, ou a cor que chama mais atenção das pessoas. É triste saber que nossos eleitos são fantoches de um sistema podre." (Julian Victor Yared)

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Sugestões pontuais para melhorar o Brasil

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Quanto mais pessoas estiverem esclarecidas dessas medidas, melhor. Repasse na sua página do Facebook: 
"Peço a cada destinatário para encaminhar este e-mail a um mínimo de vinte pessoas em sua lista de endereços, pedindo a cada um deles para fazer o mesmo. Em três dias, a maioria das pessoas no Brasil terá esta mensagem. Esta é uma ideia que realmente deve ser considerada e repassada para o Povo.
Congresso Nacional - Brasilia - DF
Lei de Reforma do Congresso de 2013 (emenda à Constituição) PEC de iniciativa popular: Lei de Reforma do Congresso (proposta de emenda à Constituição Federal)

1. Fica abolida qualquer sessão secreta e não-pública para qualquer deliberação efetiva de qualquer uma das duas Casas do Congresso Nacional. Todas as suas sessões passam a ser abertas ao público e à imprensa escrita, radiofônica e televisiva.

2. O congressista será assalariado somente durante o mandato. Não haverá “aposentadoria por tempo de parlamentar”, mas contará o prazo de mandato exercido para agregar ao seu tempo de serviço junto ao INSS referente à sua profissão civil.

3. O Congresso (congressistas e funcionários) contribui para o INSS. Toda a contribuição (passada, presente e futura) para o fundo atual de aposentadoria do Congresso passará para o regime do INSS imediatamente. Os senhores Congressistas participarão dos benefícios dentro do regime do INSS exatamente como todos outros brasileiros. O fundo de aposentadoria não pode ser usado para qualquer outra finalidade.

4. Os senhores congressistas e assessores devem pagar por seus planos de aposentadoria, assim como todos os brasileiros.

5. Aos Congressistas fica vetado aumentar seus próprios salários e gratificações fora dos padrões do crescimento de salários da população em geral, no mesmo período.

6. O Congresso e seus agregados perdem seus atuais seguros de saúde pagos pelos contribuintes e passam a participar do mesmo sistema de saúde do povo brasileiro.

7. O Congresso deve igualmente cumprir todas as leis que impõe ao povo brasileiro, sem qualquer imunidade que não aquela referente à total liberdade de expressão quando na tribuna do Congresso.

8. Exercer um mandato no Congresso é uma honra, um privilégio e uma responsabilidade, não um uma carreira. Parlamentares não devem servir em mais de duas legislaturas consecutivas.

9. É vetada a atividade de lobista ou de ‘consultor’ quando o objeto tiver qualquer laço com a causa pública."

Se cada pessoa repassar esta mensagem para um mínimo de vinte pessoas, em três dias a maioria das pessoas no Brasil receberá esta mensagem. A hora para esta PEC - Proposta de Emenda Constitucional - é agora. Por favor, mantenha esta mensagem circulando para que possamos ajudar a reformar o Brasil.

Inverno começa com bastante chuva

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Chuva não dá trégua há três dias. Previsão é de tempo nublado
no sábado, porém volta a chover no domingo
(Simepar)

A opinião que a mídia deixou de lado

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
A internet tem sido a responsável direta pela conexão de milhões de brasileiros em torno das mobilizações que têm ocorrido no Brasil. O Facebook como site de relacionamento, por exemplo, tem permitido que opiniões que certamente não seriam repercutidas pela mídia sejam mostradas. Uma delas é a do ex-craque de futebol Romário, hoje deputado federal pelo Rio de Janeiro. Desde que o Brasil foi escolhido para sediar a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas ele vem alertando sobre os cuidados que se deveriam ter para impedir o superfaturamento das obras que seriam exigidas pelos seus organizadores, entre eles a Fifa. Baseado no que viu nos Jogos Panamericanos, o deputado Romário corajosamente expôs ao país sua preocupação. Os anos se passaram e suas previsões infelizmente se confirmaram. O estádio Mané Garrincha, em Brasília, segundo informa já atingiu a astronômica quantia de um bilhão e quinhentos milhões de reais. O que daria para construir com essa quantia? Ele mesmo revela neste vídeo onde manifesta seu apoio aos movimentos de protesto que eclodiram praticamente em todas as cidades brasileiras, notadamente nos grandes centros. Assistam e compartilhem, pois a mídia certamente não irá repercutir esse conteúdo esclarecedor. JYF  


O tetra-campeão mundial Romário grava vídeo de apoio as manifestações pacíficas no Brasil. Ele também fala sobre o desperdício de dinheiro público para a rea...

A opinião que vem do sul

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Eduardo Canto, amizade feita em Lages em recente trabalho de comunicação. Talentoso diretor e de rara sensibilidade patriótica. Um recado que vem do sul e é pontual. Leiam.
“Quem tem mais do que meio neurônio sabe que depredar não apenas prejudica
 ainda mais nossa situação, mas também prejudica nossa reivindicação” Ed Canto
“Quem tem mais do que meio neurônio sabe que depredar não apenas prejudica ainda mais nossa situação, mas também prejudica nossa reivindicação. Dito isso, pergunto a você que está contra o movimento por causa da arruaça (seja ela natural ou plantada), o porquê de sua indignação ser maior ao ver uma vitrine quebrada numa noite de junho do que por séculos de domínio de um poder econômico, político e midiático cíclico que, direta ou indiretamente, vandaliza ou fomenta a vandalização de vidas humanas ao matá-las no trânsito, nos corredores de hospitais, com salários de fome e com violência policial. Na verdade, não precisa me responder, responda a si mesmo e ajude a mudar esta situação."


Dilma suspende viagem ao Japão e realiza reunião com ministros sobre os efeitos dos protestos pelo país

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Dilma acompanha preocupada desenrolar das manifestações
(meionorte.com)
Dilma encerra reunião que discutiu protestos e descarta cancelamentos
A reunião da presidente Dilma Rousseff com o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, para avaliar as últimas manifestações e a violência ocorrida no país nos últimos dias, terminou por volta do meio-dia desta sexta-feira (21) e mostrou que o governo continua "perplexo" com tudo que está ocorrendo, mas descarta a possibilidade de cancelar qualquer tipo de evento programado, como começa a ser especulado. O governo assegura que o país tem condições de garantir a realização não só da Copa das Confederações, como de oferecer segurança à Jornada Mundial da Juventude e à visita do papa, no mês que vem. Apesar de problemas pontuais, a avaliação é de que a Copa está sendo realizada normalmente. (Agencia Estado)
* Semana que vem a presidente tinha uma viagem marcada para o Japão e, em função dos últimos acontecimentos preferiu permanecer no país.  A visita hoje a Salvador, onde a presidente lançaria o Plano Safra do Semiárido, também foi suspensa para que ela pudesse se reunir com sua equipe. (Folha Online)

Morre em Belém do Pará gari que inalou gás lacrimogêneo em protesto

Sexta-feira, 21 de junho de 2013. 
Gari tentou escapar, mas foi atingida pelo
gás utilizado contra os manifestantes
(crédito não identificado)
A gari Cleonice Vieira de Moraes, 54, morreu na manhã desta sexta-feira (21) em Belém (PA), após ter inalado gás lacrimogêneo lançado pela Polícia Militar durante confronto com manifestantes no dia anterior. Esta é a segunda morte decorrente da escalada de protestos que começou há duas semanas. A vítima trabalhava na limpeza noturna do centro de Belém. Ontem, durante a radicalização dos protestos em frente à prefeitura da cidade, Cleonice e outros trabalhadores se protegeram dentro do monumento de um bonde restaurado para visitação turística na cidade. (Jones Santos p/Folha Online)

Chuva volta a castigar Curitiba

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
São doze horas e quarenta minutos. Depois de uma trégua de um pouco mais de quatro horas a chuva volta em Curitiba. Preocupo-me neste momento com a população ribeirinha de rios e córregos na Grande Curitiba. As previsões indicam que a frente fria que atinge nossa região deixa o tempo instável até domingo. O portal da Banda B informa que a capital paranaense tem pontos de alagamentos por toda a cidade em função da constante chuva que cai há dois dias. 
Curitiba tem pontos de alagamentos por toda a cidade e previsão é de mais chuva
 (Crédito: Elizângela Jubanski e Antônio Nascimento/Banda B)
 Na manhã desta sexta-feira (20) o cruzamento da rua João Bettega com a marginal da Avenida Juscelino K. de Oliveira, na Cidade Industrial, está alagada e motoristas se arriscam para conseguir passar pelo local. A água já tomou conta de comércios e residências. Moradores tentam salvar comidas, colchões e outros objetos.
* Na Vila Barigui, também na CIC, famílias retiram água de dentro de casa com o auxílio de baldes. Também, na rua Sobral Pinto, no Barigui I, moradores retiram móveis e objetos de dentro de casa para tentar impedir a destruição da água.
* Outro ponto de Curitiba bloqueado pelo alagamento é a Avenida Cândido Harttman, na altura do Parque Barigui, no bairro Mercês. Desde a tarde de ontem o local está tomado por enxurradas de água. Também, no Vista Alegre, as ruas José Casagrande e na Vitório Sbalqueiro foram invadidas pelas águas do Rio Barigui. No bairro Uberaba, a rua Mendes Gonçalves também está bloqueada. O Parque Tingui também está alagado e o lixo acumulado ao lado da ponte não facilita o escoamento da água.
* Famílias da rua Gerônimo Sobrinho de Souza, no bairro Caximba, pediram auxílio ao Corpo de Bombeiros no início da manhã de hoje. Eles estavam ilhados e tiveram de ser socorridos pela equipe.
RMC
* Em Piraquara, no bairro Guarituba, várias ruas estão alagadas. Em Pinhais, no bairro Jardim Weissópolis, a rua Ivaí está debaixo d'agua.
Previsão de mais chuva
* A previsão do Instituto Meteorológico Simepar é que a chuva continue até domingo (23). Depois disso, a tendência é que aconteça a primeira queda expressiva de temperatura no inverno, que começa amanhã.

Jornal inglês afirma que brasileiros têm coragem de dizer o que os britânicos não tiveram

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Momento atípico é destacado por jornalista britânico
(The Guardian)
Enquanto isso, em Londres, uma análise publicada nesta sexta-feira (21) no jornal britânico 'Guardian' elogia os protestos no Brasil, afirmando que os brasileiros estão dizendo o que os britânicos não tiveram coragem de dizer no ano passado, durante a realização das Olimpíadas em Londres. O texto, assinado por Simon Jenkins, diz que os protestos brasileiros, que têm como um dos alvos os altos gastos com Copa do Mundo e as Olimpíadas no país, são autênticos ao repercutir o sentimento de que as pessoas não querem esse tipo de 'extravagância'. (Reuters)

Fifa nega cancelamento da Copa das Confederações

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Roche, goleiro do Taiti levou dez gols e
sai  ovacionado do Maracanã (Foto: AP)
A Fifa negou, através de um comunicado divulgado na manhã desta sexta-feira, que tenha discutido a possibilidade de cancelar a disputa da Copa das Confederações por causa dos protestos pelo Brasil nos últimos dias. A informação é da Reuters.

Chuva deve prosseguir em toda a região de Curitiba

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Choveu muito durante a madrugada e a previsão é de mais chuva
 para esta sexta-feira (Foto Henry Milleo/Gazeta do Povo)

Alerta de Lizandro Jacobsen, do Simepar: Chove muito em toda a região de Curitiba. Nesta madrugada foram acompanhadas de fortes ventos. Corpo de Bombeiros ainda trabalha no atendimento a inúmeras ocorrências e ainda hoje faz um balanço dos estragos. O meteorologista Lizando Jacobsen publicou agora à pouco em sua página que ontem, quinta-feira, dia 20 foram 70 mm de chuva. Hoje, entre a madrugada e início da manhã, mais 71 mm. E faz a conta: somado com a chuva da quarta-feira, já são mais de 150 mm de chuva na capital paranaense. Segundo o especialista em tempo "é muita água mesmo, pois superou, e muito, a média do mês de junho". E faz o alerta: "Agora parou um pouco, mas é uma parada momentânea, depois vem mais chuva. Portanto, atenção!"

TJ-PR suspende prazos processuais e expediente em Curitiba

Sexta-feira, 21 de junho de 2013.
Medida visa salvaguardar o patrimônio público
O Presidente do TJPR, Desembargador Clayton Camargo, suspendeu o expediente no âmbito das unidades judiciais localizadas no Palácio da Justiça e seu prédio anexo, Edifício Essenfelder da Rua Mauá, Tribunal do Júri, sedes da Avenida da Cândido de Abreu (Fórum Cível e unidades administrativas da Secretaria do Tribunal), Sede da Rua Mateus Leme, Sedes da Rua Lysimaco Ferreira da Costa (Departamento do Patrimônio e IPMC-Varas da Fazenda Pública, Sede da Rua Ivo Leão (Departamento de Engenharia e Arquitetura) e Sede da Rua da Glória (Varas de Família). A medida começou a valer desde as 17h de ontem (20/06/2013) e o mesmo ocorre a partir das 17h de hoje (21/06/2013), prorrogando-se os prazos processuais para os dias úteis subsequentes, nos termo do art. 179 do Código de Processo Civil.
Plantão
O plantão judiciário funcionará normalmente a partir das 17h nos dias em que houver a suspensão do expediente.
Motivo
A medida deve-se às manifestações públicas que acontecem no Centro Cívico desta Capital, tendo em vista a manutenção da ordem, da integridade do patrimônio público, assim como, a dificuldade de acesso às vias públicas no decorrer das referidas manifestações.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A opinião fortalece alicerces

Jornalista Hélio Micheleto

O repúdio à corrupção

Quinta-feira, 20 de junho de 2013.
Manifestantes e policiais entram em novo confronto no Centro de Porto 
Alegre. Ruas no entorno do Paço Municipal são marcadas por bombas e
depredação (Correio do Povo/Foto: Mauro Schaefer)
Gostei do conteúdo e faço minhas também as considerações do amigo Spegel. Leiam:
"Tenho acompanhado alguns posicionamentos em relação ao que está ocorrendo em nosso país e vejo muita gente dizendo (ou induzindo a se pensar) que o movimento está sem propósito e foco. Hoje me convenci que não está... ele apenas não está sendo dito. Ainda! Estou nele por uma causa justa e foi isso que colocou 90% das pessoas nas ruas. O repúdio a corrupção é quase unanimidade, mas parece que ninguém se ligou que este tem que ser o principal alvo e não apenas um dos motivos dos protestos. SÃO 513 ANOS DE CORRUPÇÃO POR ESTAS BANDAS. Isso é o que quero que mude...Além de tudo isso, é sabido que a história sempre se repete. Em outras épocas movimentos talvez mais fortes que os de hoje não deram em nada. Isso é péssimo. A resistência ao combate a corrupção aqui instalada será grande... se quisermos algum resultado teremos que quebrar uma rede muito bem montada movida por dinheiro. O mundo capitalista é assim e sou completamente a favor. A parte boa disso é que podemos comprar tudo, a parte ruim é que também pode-se comprar as opiniões, pessoas e em algumas ocasiões almas." (José Luis Spegel)

Os infiltrados

Quinta-feira, 20 de junho de 2013.
Manifestantes tentam invadir Itamaraty.
O foco é o caos
(Foto/folha online)
Não tem como não perceber que há dois tipos de comportamento nessas manifestações que acontecem em várias cidades brasileiras. Aquele legítima, felizmente a grande maioria, que impõe aos nossos representantes e participantes dos três poderes uma mudança pontual de suas condutas, principalmente a seriedade no combate a corrupção em todos os níveis e doa a quem doer. Impõe, esse segmento, que se cumpra a lei sem a embromação do rito processual que hoje favorece na maior cara dura ao capital e também que se priorizem as gestões da saúde, educação e da segurança. Mas, infelizmente percebe-se alguns milhares de manifestantes equivocados, mal orientados ou intencionados e com foco na baderna. Há quem afirme que são infiltrados com orientação específica para desacreditar o verdadeiro movimento reivindicatório. Enquanto a primeira é ordeira e pacífica, a segunda é violenta, depredadora e sem fundamentação ideológica. São apenas um bando de baderneiros que procura, sem a menor dúvida implantar o caos. Quem está por trás dessa gente? Não é difícil de chegar a resposta. Basta refletir sobre quem tem mais a perder com o atendimento das verdadeiras exigências do movimento gigantesco e pacífico que tomou as ruas das principais cidades desse gigante, felizmente outrora adormecido. Mas, é preciso, já que acordado, separar o joio do trigo e não permitir que a confusão se sobreponha à razão. JYF

A médica afoita

Quinta-feira, 20 de junho de 2013.
 
Duas mulheres estavam jogando golfe numa manhã de sábado. Uma delas errou a tacada e atingiu um jogador próximo. Quando a bola atingiu o homem, ele imediatamente, juntou suas mãos entre as pernas e ajoelhou-se gemendo de dor. A mulher então correu até o local e pediu desculpas, explicando que era fisioterapeuta.

- Por favor, deixe-me ajudá-lo. Sou médica e sei como aliviar a dor que está sentindo! Posso fazê-lo sentir-se melhor se você deixar!

- Ummph . . oooooh . . . Não, não precisa, já vai passar. Ficarei bem em alguns minutos, disse o cara, quase sem poder respirar, mas continuando em posição fetal, com as mãos entre as pernas.

Mas ela, cheia de culpa, insistiu e ele finalmente permitiu que o ajudasse.
Delicadamente, ela afastou as mãos do cara e deitou-o de lado, abrindo a braguilha da sua calça. Colocou a mão por dentro e iniciou uma massagem no saco do cara. Após alguns minutos, ela pergunta:

- Como está agora?

Ele responde:

- Hummm.. Ótimo!!! Meu dedo até parou de doer.............

A transparência da indecência

Quinta-feira, 20 de junho de 2013.
Quando se fala do descrédito do povo cada vez mais esclarecido nas instituições não é de graça não! Há muito tempo mandos e desmandos transitam pelos corredores dos poderes. Quando em campanha os candidatos apertam as mãos até de manequim. Após, recebem uma blindagem para garantir exatamente o trânsito pelos corredores do poder já corrompido. Apenas trocam-se as peças, pois o jogo é o mesmo. Ouçam e vejam esse conteúdo. Não é de hoje, mas é como se fosse, pois as coisas não mudaram. Ainda.

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Na fila da padaria

Quarta-feira, 19 de junho de 2013.
As mobilizações prosseguiram nesta quarta-feira em
 grande parte do país
(Foto Marcelo Ernesto/em.com.br)
Ouvi hoje cedo uma conversa de dois populares em uma fila da padaria perto aqui de casa. Na verdade um deles perguntava ao outro, repercutindo as mobilizações mostradas pelas estações de televisão nos últimos dias: você está satisfeito com o serviço que está sendo prestado pelo governo? Você acredita na Justiça? E nos deputados, senadores e ministros? Você acredita, enfim nos políticos que nos representam nas mais diferentes esferas do poder? Foram perguntas em sequência e a resposta a todas foi:
- Não, não acredito mais. 

As pessoas que ouviam a conversa concordaram com o "não" e todas, indistintamente apoiavam as mobilizações, desde que pacíficas e sem depredação do patrimônio público. Pelo menos até se fazerem ouvir. Saí daquela padaria com um misto de alegria e preocupação. Satisfação por perceber que as pessoas começam a entender a crise moral que afeta as instituições brasileiras. Começam a perceber que o verdadeiro poder político emana deles, o povo, e que somente a mobilização com participação coletiva em busca de um ideal viabilizarão as conquistas almejadas por todos. Sem dúvida, o gigante começa a despertar. Torço para que essas mobilizações encontrem mais do que motivos, façam delas emergir lideranças depuradas do interesse politiqueiro e assumam de vez o seu lugar nas transformações que urgem para elevar o Brasil a uma posição verdadeira de desenvolvimento. Aquele que preconiza o bem estar de seu povo, antes de tudo. Quanto aos atuais representantes do poder um conselho: parem com a retórica hipócrita, cínica e pragmática e assumam de vez suas obrigações temporárias. O tempo e a conscientização do povo trabalham contra vocês. É, sem dúvida, meu café desta quarta-feira teve um sabor especial. JYF

terça-feira, 18 de junho de 2013

O verdadeiro recado

Terça-feira, 18 de junho de 2013.
Avenida Paulista, São Paulo (terça/18 de junho),
registra o sexto dia de protestos
(G1/SP)
A mobilização do povo com a marca, mais uma vez da juventude tem um recado verdadeiro e que vai direto àqueles que o representam nas instituições estabelecidas pelo regime democrático que vivemos. A todos, indistintamente: Cumpram com suas obrigações! Esse tipo de mobilização é como se fosse um primeiro aviso, uma comunicação de descontentamento com o serviço que vem sendo prestado àqueles que o mantém. Após, se nada for feito vem o "basta". Parece-me que a mera substituição de pessoas nos cargos representativos não tem dado o resultado esperado e a cada ano, a situação em vez de melhorar, piora. Os poderes, há algum tempo vem decepcionando a ponto do descrédito se instalar perante a grande maioria e isso é perigoso, pois pode gerar o caos social. Onde há descrédito não há respeito e isso precisa ser evitado, se não todos saem perdendo. As mudanças propostas vão muito além do mísero desconto que alguns municípios começam a dar nas tarifas do transporte público. Elas são mais estruturais. O principal recado é para que os representantes das instituições não se esqueçam que trabalham pelo bem estar do conjunto da população. As leis devem refletir a realidade das relações sociais, julgadas pontuando a verdadeira justiça e cumpridas custe o que custar. As instituições de defesa dos direitos do cidadão devem atender ao anseio geral e cumprir com suas obrigações. O recado é claro. O verdadeiro recado. Torço para que haja bom senso de recebê-lo e fazer cumprir, pois se não o "basta do povo" será mais traumático para todos.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Que expressão foi aquela?

Segunda-feira, 17 de junho de 2013.
Expressões "pra baixo" de âncoras do JN chamaram a atenção
A onda crescente de protestos em muitas capitais brasileiras já era esperada. Mandos e desmandos geralmente "estourando" nas costas do povo precisavam de um basta. Esses primeiros gritos de revolta tentaram ser abafados pela polícia paulista de uma maneira incrivelmente equivocada e seguida pela mineira e carioca. Depois de perceberem que quanto mais batiam, mais o movimento crescia os estrategistas da "segurança pública" reviram suas investidas e agora, mais mansos observam à distância o desenrolar dos acontecimentos. Já escrevi aqui e pontuo: as instituições brasileiras precisam tomar jeito e levar suas obrigações funcionais mais a sério. Ou se cumprem as leis como um todo, de forma isonômica e com foco na proteção à vida e à paz social, ou a coisa explode de vez. Não há, por exemplo, como existir duas maneiras de fazer a lei chegar ao cidadão: a mais severa, aos menos favorecidos financeiramente e aquela mais "easy" para os integrantes de uma elite que se diferencia pela força financeira e influência política. Mas, o que me chamou a atenção hoje foi a expressão desolada, triste, cabisbaixa dos âncoras Patrícia Poeta e Willam Bonner, do Jornal Nacional. Confesso que não entendi o que poderia tê-los deixado assim tão para baixo. Certamente não foi queda de audiência. Alguém poderia explicar que expressão foi aquela?

O poder e a ideologia

Segunda-feira, 17 de junho de 2013.
“Enquanto não se politizar os eleitores, a realidade brasileira viverá o
discurso furado de uma oposição oportunista, não importando quem
esteja no poder e quem almeja ocupá-lo” JYF
Um dos pontos a se destacar no regime democrático é a possibilidade que os eleitores têm de trocar o comando escolhido nas eleições anteriores ao novo pleito. Nunca é bom um mesmo grupo permanecer muito tempo no poder. A renovação é louvável desde que com propostas e comprometimentos convincentes. A ideologia do partido que apresenta o principal candidato, assim como a dos outros que formam a sua base de apoio devem preceder o discurso de sustentação das propostas que, enfim irão convencer o eleitor da necessidade de mudar e garantir de que sejam efetivamente mudadas. A ideologia partidária deveria ser, repito deveria ser levada mais a sério por políticos e eleitores. Sem ela, após elevados ao poder, os novos comandantes ficarão à vontade para fazer o que bem entender deixando a população à mercê de oportunistas que certamente aproveitarão a ocasião para realizar projetos pessoais em detrimento do coletivo. Percebo que se o Brasil vive hoje uma crise de identidade política é por culpa exatamente da ideologia partidária ser deixada em plano secundário. O personalismo na política é um instrumento perigoso e geralmente gera frustração na expectativa dos eleitores quando renovam o poder, pois deixam de lado os reais valores que, mais tarde vão estruturar as mudanças almejadas. Enquanto não se politizar os eleitores, a realidade brasileira viverá o discurso furado de uma oposição oportunista, não importando quem esteja no poder e quem almeja ocupá-lo. JYF

Investir em gestão aperfeiçoa desempenho

Segunda-feira, 17 de junho de 2013.
A bela Camboriú é endereço certo para o turismo de evento
O bom empresário pontua a importância de se investir em gestão. Em um mercado cada vez mais competitivo, onde a excelência de desempenho impõe ações inovadoras em todos os níveis da hierarquia corporativa ou empresarial, agregar conteúdos e experiências de gestão de alto nível são fundamentais.  É interessante, então, aproveitar todo evento que forneça conteúdos e experiências relevantes que se apliquem nas suas realidades.
Recomendo aos empresários catarinenses participarem da 17ª edição do Seminário Anual PAEX-SC. 
Auditório do Infinity Blue & Spa, em Balneário Camboriú 
O evento, com o tema Da Estratégia à Execução acontecerá nos dias 23 e 24 de junho, no Infinity Blue & Spa, em Balneário Camboriú. Uma promoção da Fundação Fritz Müller (FFM), com o apoio da Fundação Dom Cabral (FDC). Dentre os nomes confirmados no evento estão o economista e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP, Eduardo Giannetti, CEO da Arezzo, Alexandre Birman, engenheiro, ex-presidente da Petrobras, Varig e Embraer,  Ozires Silva, Doutor em Administração, professor da FDC e autor de diversos livros e publicações, Carlos Arruda, e, o professor da FDC, Luís Lobão Mendes. Mais detalhes sobre o Seminário podem ser obtidos através do hotsite http://www.fundacaofritzmuller.com.br/seminariopaexsc/


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More