Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 29 de setembro de 2012

O brado dos indignados

Foto: Sábado, 29 de setembro de 2012.
O brado dos indignados (jorgeyared.blogspot.com)

Sou protagonista na televisão e no rádio de um desabafo que vai marcar a história dessa campanha. Uma lição àqueles que pensam que uma campanha vitoriosa pode ser construída com agressões verbais, calúnias e mentiras: 'QUEREMOS RESPEITO, ELIZEU PREFEITO! O brado de indignação está na boca e no coração do povo serrano.
O pensamento de Albert Einstein vale para os cabeças da campanha adversária: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer!”
Sábado, 29 de setembro de 2012.
Sou protagonista na televisão e no rádio de um desabafo que vai marcar a história dessa campanha. Uma lição àqueles que pensam que uma campanha vitoriosa pode ser construída com agressões verbais, calúnias e mentiras: 'QUEREMOS RESPEITO, ELIZEU PREFEITO! O brado de indignação está na boca e no coração do povo serrano. O pensamento de Albert Einstein vale para os cabeças da campanha adversária: “O mundo é um lugar perigoso de se viver, não por causa daqueles que fazem mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer!”

A nota de cem reais e o preço de uma vida

Sábado, 29 de setembro de 2012.
Durante um curso de auto estima, um famoso palestrante mostrou uma nota de 100 reais e perguntou:
- Quem quer esta nota?
Todo mundo levantou a mão, então continuou:
- Eu a darei a um de vocês, mas antes, farei isto!
Então, ele amassou a nota e perguntou:
- Quem ainda quer esta nota?
As mãos continuaram erguidas...
Ele disse novamente:
- E se eu fizer isto?
Jogou a nota no chão e começou a pisá-la e esfrega- la. Depois pegou a nota, agora imunda e amassada, e perguntou:
- E agora? Quem ainda quer esta nota?
Todas as mãos permaneceram erguidas.
E ele falou:

- Não importa o que eu faça com esta cédula, ela ainda vale 100 reais. Isso também se dá conosco. Muitas vezes, em nossas vidas, somos amassados, pisoteados e sujos, por decisões que tomamos, pelas circunstâncias que surgem em nossas vidas, ou simplesmente porque outras pessoas pensam que podem brincar com nossos sentimentos, e sentimo-nos desvalorizados, sem importância. Creiam, não importa o que aconteça, jamais perderemos o nosso valor! O preço de uma vida não é pelo que se faz ou se sabe, mas pelo que se é!

Um carinho nunca é demais

Foto: Sábado, 29 de setembro de 2012.
Carinho nunca é demais (jorgeyared.blogspot.com)

Não a conheci pessoalmente. Aliás, milhões de fãs e admiradores deste país também não tiveram o privilégio de a conhecerem, se não pela telinha. Mas, o fenômeno da comunicação nos aproxima das pessoas que admiramos no rádio e na televisão. A primeira vez que ouvi falar na Hebe foi em 1966 quando viajei pela primeira vez a São Paulo. Meus primos que moram lá assistiam ao seu programa. Tinha 12 anos. De lá para cá não passava uma semana sem vê-la. Meus pais, notadamente o Seo Jorge não perdia um programa dela, em que prefixo estivesse. Hoje quando soube de sua morte sofri um impacto como se tivesse morrido um parente muito chegado. É o sentimento compartilhado por milhões. E, nesse momento ao ver uma homenagem carinhosa a Hebe Camargo no Facebook, não poderia deixar de compartilhar. Uma homenagem carinhosa a alguém que com sua alegria e espontaneidade sempre nos fez sentir muito bem. Você mal partiu Hebe e já sinto falta de você. Descanse em paz, minha admirável senhora.
Sábado, 29 de setembro de 2012.
Não a conheci pessoalmente. Aliás, milhões de fãs e admiradores deste país também não tiveram o privilégio de a conhecerem, se não pela telinha. Mas, o fenômeno da comunicação nos aproxima das pessoas que admiramos no rádio e na televisão. A primeira vez que ouvi falar na Hebe foi em 1966 quando viajei pela primeira vez a São Paulo. Meus primos que moram lá assistiam ao seu programa. Tinha 12 anos. De lá para cá não passava uma semana sem vê-la. Meus pais, notadamente o Seo Jorge não perdia um programa dela, em que prefixo estivesse. Hoje quando soube de sua morte sofri um impacto como se tivesse morrido um parente muito chegado. É o sentimento compartilhado por milhões. E, nesse momento ao ver uma homenagem carinhosa a Hebe Camargo no Facebook, não poderia deixar de compartilhar. Uma homenagem carinhosa a alguém que com sua alegria e espontaneidade sempre nos fez sentir muito bem. Você mal partiu Hebe e já sinto sua falta. Descanse em paz, minha admirável senhora.

Essa desceu quadrado

Sábado, 29 de setembro de 2012.
O maior pecado que já vi na minha vida profissional foi o desmonte da Paraná Educativa pelo governo do Beto Richa. Oito anos para formatar uma programação de televisão e a política equivocada dos neoliberais confundiu as bolas. O canal sempre foi do povo do Paraná e não do Requião. O que o ex-governador fez foi investir no talento paranaense para criar uma programação alternativa às demais.
Programas que entretinham e levavam ao mesmo tempo, muitos à conscientização sobre sua realidade social. A foto ao lado mostra o “Com a Palavra”, mediado pela jornalista Fabíola Guimarães. Um dos bons programas da Paraná Educativa que discutiam temas que levavam as pessoas à necessária reflexão de sua realidade.  Profissionais de notório saber eram convidados para os debates sempre interessantes. Em todos os anos nos quais esse programa foi levado ao ar, não assisti em nenhum deles qualquer tipo de propaganda à pessoa do governador que nunca foi convidado a participar. Agora, se durante a programação havia espaço para divulgar as ações da gestão pública da época, ou até mesmo da pessoa do governador, o atual poderia fazer o mesmo. Afinal, o canal é mantido pelo governo e este precisa divulgar suas ações. É constitucional, portanto legal. Pior é gastar fortunas em mídia feita em veículos particulares, prática comum da atual gestão. Aos meus colegas meu sincero reconhecimento, não só pelo talento desperdiçado com as demissões sumárias, mas pelas pessoas amáveis e queridas que sempre foram. Daqui a dois anos teremos eleições. Trabalharei muito para que as pessoas voltem a ter o canal público que merecem. A EParaná não é ruim, mas está aquém do canal público que o povo paranaense precisa. Com uma programação que faça as pessoas refletirem sobre sua realidade e tenham a oportunidade, em assim fazendo, de mudar a sua história. A começar por escolher as pessoas que realmente representem seus interesses ao assumirem o poder.

Brasil de luto: Morre Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira

Foto: Sábado, 29 de setembro de 2012.
Brasil de luto: Morre Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira (jorgeyared.blogspot.com)

A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos na manhã deste sábado (29). Hebe teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, em São Paulo. Na última quinta-feira (27), o SBT havia anunciado a volta de Hebe à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV. As idas e vindas de Hebe ao hospital começaram naquele ano, quando ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo.
A apresentadora Hebe Camargo será enterrada às 9h deste domingo (30), no cemitério Gethsemani, no Morumbi. O velório, que começaria às 18h deste sábado (29), foi remarcado para às 19h. A cerimônia acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, no mesmo bairro, e será aberto ao público a partir das 20h. 

Segurança encontrou Hebe morta na cama, diz funcionário

Hebe Camargo foi encontrada morta em sua cama por volta das 10h deste sábado (29) por um de seus seguranças. "Ligaram para ela, e ela não atendeu. Decidiram ligar para um dos seguranças e pediram a ele que fosse ver o que estava acontecendo", disse o adestrador Ivan Carlos Costa Oliveira, que cuidava dos cachorros da casa da Hebe, no Morumbi. (Folha Online)
Hebe Camargo morre aos 83 anos e entristece país
Sábado, 29 de setembro de 2012.
A apresentadora Hebe Camargo, uma das pioneiras da televisão brasileira, morreu aos 83 anos na manhã deste sábado (29). Hebe teve uma parada cardíaca enquanto dormia em sua casa, em São Paulo. Na última quinta-feira (27), o SBT havia anunciado a volta de Hebe à emissora. Ela estava afastada do canal de Silvio Santos desde dezembro de 2010, quando não renovou seu compromisso e migrou para a Rede TV. As idas e vindas de Hebe ao hospital começaram naquele ano, quando ela passou por cirurgia e quimioterapia após ser diagnosticada com câncer no peritônio, membrana que envolve os órgãos do aparelho digestivo. A apresentadora Hebe Camargo será enterrada às 9h deste domingo (30), no cemitério Gethsemani, no Morumbi. O velório, que começaria às 18h deste sábado (29), foi remarcado para às 19h. A cerimônia acontecerá no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, no mesmo bairro, e será aberto ao público a partir das 20h.
Segurança encontrou Hebe morta na cama, diz funcionário
Hebe Camargo foi encontrada morta em sua cama por volta das 10h deste sábado (29) por um de seus seguranças. "Ligaram para ela, e ela não atendeu. Decidiram ligar para um dos seguranças e pediram a ele que fosse ver o que estava acontecendo", disse o adestrador Ivan Carlos Costa Oliveira, que cuidava dos cachorros da casa da Hebe, no Morumbi. (Folha Online)

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Um Yared ajudando a economia dos EEUU


Sexta-feira, 28 de setembro de 2012.


Meu filho mais velho, Jorge Yared Neto passeando em Orlando, nos Estados Unidos. Sonho realizado. Com nossa cultura influenciada principalmente através do cinema e da música é muito difícil resistir a um passeio àquele país, quando se pode. É o que meu filho está fazendo. Bom passeio, filhão. Fique o suficiente para entender que nosso país, embora com seus problemas estruturais históricos, dá de dez a zero neste daí. A começar pela cordialidade e amorosidade de seu povo.

Orgulho profissional

Sexta-feira, 28 de setembro de 2012.

Jornalista Jorge Yared e atriz Simone Moraes

Acabei de assistir ao décimo sétimo programa apresentado pela produção do candidato Elizeu Mattos à prefeitura de Lages, SC. Participo como âncora desta produção, da qual muito me orgulho nesse momento. Meus colegas são ótimos profissionais. Desde 1985 participo de campanhas políticas ancorando programas de rádio e televisão. Essa experiência me credencia a lamentar a postura anti-ética da candidatura adversária daqui. Plantar mentiras e pior, calúnias pessoais ao candidato adversário é atitude não só de desesperados, mas infelizmente, de uma postura absolutamente desprovida de caráter. Há que se ter limite em um embate político. A crítica é lícita e pode ser feita às ações ou omissões, mas nunca à pessoa do adversário e, jamais alicerçadas em mentiras. Leiam o que escrevi em postagem logo abaixo sobre a mentira. Na minha opinião a mentira é comparada à semente do mal. E nada do que se faz, baseado na mentira é abençoado, dá bons frutos. Quanto ao nosso trabalho só tenho mesmo que parabenizar a todos os colegas envolvidos na produção do programa eleitoral de Elizeu Mattos. Estamos alicerçados na verdade e com ela a vitória virá como recompensa aos justos de coração. Tudo por uma Lages mais feliz!

 Foto: Sexta-feira, 28 de setembro de 2012.
Orgulho profissional (jorgeyared.blogspot.com)

Acabei de assistir ao décimo sétimo programa apresentado pela produção do candidato Elizeu Mattos à prefeitura de Lages, SC. Participo como âncora desta produção, da qual muito me orgulho nesse momento. Meus colegas são ótimos profissionais. Desde 1985 participo de campanhas políticas ancorando programas de rádio e televisão. Essa experiência me credencia a lamentar a postura anti-ética da candidatura adversária daqui. Plantar mentiras e pior, calúnias pessoais ao candidato adversário é atitude não só de desesperados, mas infelizmente, de uma postura absolutamente desprovida de caráter. Há que se ter limite em um embate político. A crítica é lícita e pode ser feita às ações ou omissões, mas nunca à pessoa do adversário e, jamais alicerçadas em mentiras. Leiam o que escrevi em postagem logo abaixo sobre a mentira. Na minha opinião a mentira é comparada à semente do mal. E nada do que se faz, baseado na mentira é abençoado, dá bons frutos. Quanto ao nosso trabalho só tenho mesmo que parabenizar a todos os colegas envolvidos na produção do programa eleitoral de Elizeu Mattos. Estamos alicerçados na verdade e com ela a vitória virá como recompensa aos justos de coração. Tudo por uma Lages mais feliz!

Foto: Para quem não conhece, esse é Elizeu Mattos, o candidato que se emociona com o carinho demonstrado pelo povo lageano que sente por ele muito respeito. O respeito e a confiança que serão transformados em votos que o conduzirão à prefeitura de Lages, no próximo dia 7 de outubro.
Para quem não conhece, esse é Elizeu Mattos, o candidato que
se emociona com o carinho demonstrado pelo povo lageano que
sente por ele muito respeito. O respeito e a confiança que serão
transformados em votos que o conduzirão à prefeitura de Lages,
no próximo dia 7 de outubro


Tempo, o Senhor da Razão

Sexta-feira, 28 de setembro de 2012.
Já houve quem elogiasse minha aparência. O mesmo digo em relação a voz. Também houve tempo em que me esmerava para receber esse tipo de lisonja. Faz bem, afinal somos humanos e, portanto a vaidade se insere à natureza da espécie. Ontem fui moço, hoje não sou mais. E com o tempo, o aprendizado. A preocupação não mais pontua a beleza ou a aparência física ou mesmo a voz, mas sim, seu conteúdo. Preocupo-me mais com o testemunho das ações e com o conteúdo do que falo do que propriamente com a estética do físico e o tom aveludado da voz. Lembro, portanto das duas frases que me encantaram nos últimos tempos e que têm tudo a ver com minha breve confissão:

1 - "Há muitas maneiras de se perder tempo e poucas oportunidades de recuperá-lo. O lamentável é que com o tempo, se vai a vida."

2 - "A verdadeira elegância é o caráter pois molda a essência do ser."

Etelvino, servo de Deus

Sexta-feira, 28 de setembro de 2012.

Irmão Etelvino, um servo de Deus exemplar
Este senhor foi um companheirão. Sogro querido. Falar das "Coisas de Deus" era o que mais gostava de fazer. Em uma certa oportunidade testemunhei um gesto muito bonito dele. Ao receber sua aposentadoria rural, que não era muita, foi ao mercado e comprou uma certa quantidade de iogurte e levou na casa de um irmão de sua igreja que estava doente e só podia ingerir aquele tipo de alimento. Soube disso porque dei carona a ele. Tanto na ida ao banco, depois ao mercado e logo em seguida na casa do enfermo ele não disse nada a respeito. Fui saber depois, por terceiros. De forma exemplar não alardeava a caridade, como diz a Palavra. Em novembro, fará um ano que estamos sem sua generosa presença. Quanta falta nos faz.

Mentira, a semente do mal

Sexta-feira, 28 de setembro de 2012.

Certa oportunidade ouvi  um alerta de um padre, na Igreja dos Passarinhos em Curitiba, sobre o perigo da mentira, principalmente quando esta calunia e difama. O sacerdote dizia que era um pecado mortal, quase igual quando se mata alguém. A diferença é que enquanto para esse, se cometido com o conhecimento da palavra não há perdão, para o outro há, desde que se confesse do pecado a todos quantos tomarem conhecimento da calúnia. Todos. Não pode ficar um sequer. Só assim o perdão será concedido. Do caso contrário é arder no mármore do inferno, ou naquilo que possa se entender seja inferno. O certo é que a mentira é a semente do mal. Plantada, como outra qualquer pode crescer e dar frutos. E coitados daqueles que saborearem desse fruto corruptível. Daí a necessidade de cortarmos o mal pela raiz. Melhor ainda seria se não existisse a semente. Para tanto, necessário será nos apartarmos do mal e orar, orar muito para que os pequeninos e inocentes não sejam levados a saborear do fruto proibido, gerado pela semente do mal, a mentira.

* Cuidado, lageanos, porque a mentira, a calúnia e a difamação grassam na atual campanha e são sopradas pelos fortes ventos do poder. Do poder transitório do homem.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fazendo amigos em Lages



2012-09-21 14.33.05.jpgQuinta-feira, 27 de setembro de 2012.
Você vê nesta foto, nas pontas, eu e Simone Moares. Somos os âncoras da campanha de Elizeu Mattos à Prefeitura de Lages. Já no centro, o assessor do futuro prefeito, Wolnei Constante e sua esposa durante almoço no La Tratoria, um dos bons restaurantes da Princeza da Serra. No intervalo das gravações construímos novas amizades com pessoas de bem e que só têm é acrescentar em nossas vidas. Mais do que ajudar a eleger o novo prefeito da querida Lages, estamos também construindo amizades sólidas focados em justificar nossa existência ao plantar sementes férteis para colher no amanhã os frutos que simbolizem o amor em sua essência. Todos por uma Lages mais feliz.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Fazendo amigos em Lages, SC

Foto: Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.
Fazendo amigos na minha querida Lages (jorgeyared.blogspot.com)

Todas as noites tomo um delicioso café Guidalli (marca lageana e referência de qualidade por aqui) e como um misto quente com pão integral na confeitaria do mercado Angeloni. Agora à noite encontrei com duas pessoas muito simpáticas e educadas (característica dos lageanos) e batemos aquele papo gostoso. São eles o Flávio Michelon e o Carlos Arruda (o de boina). Inclusive o Flávio me confidenciou que seu filho Guilherme, de 15 anos (número sugestivo), não perde um programa do 15 na televisão e diz que gosta muito do meu trabalho. Obrigado Guilherme! Vamos juntos rumo a vitória, sem baixaria, sem ataques, sem mentiras, sem pesquisas falsas. Nossa campanha é limpa e honrada, a altura do povo lageano que já escolheu o seu futuro prefeito. É apenas uma questão de tempo. Dia 7 está logo aí e o tempo é o senhor da razão e não da mentira.
Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.
Todas as noites tomo um delicioso café Guidalli (marca lageana e referência de qualidade por aqui) e como um misto quente com pão integral na confeitaria do mercado Angeloni. Agora à noite encontrei com duas pessoas muito simpáticas e educadas (característica dos lageanos) e batemos aquele papo gostoso. São eles o Flávio Michelon e o Carlos Arruda (o de boina). Inclusive o Flávio me confidenciou que seu filho Guilherme, de 15 anos (número sugestivo), não perde um “Programa do 15” na televisão e diz que gosta muito do meu trabalho. Obrigado Guilherme! Vamos juntos rumo a vitória, sem baixaria, sem ataques, sem mentiras, sem pesquisas falsas. Nossa campanha é limpa e honrada, a altura do povo lageano que já escolheu o seu futuro prefeito. É apenas uma questão de tempo. Dia 7 está logo aí e o tempo é o senhor da razão e não da mentira.

O belo e o feio

Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.
Vi essa imagem hoje no Facebook e não poderia deixar passar despercebida. Não sei o propósito de quem a colocou. Isso precisa de uma chamada de atenção a todos quantos possam ter a oportunidade de vê-la. Já disse em outra postagem de que na verdade não existem animais feios. O que há são seres humanos com atitudes feias. São as ações que determinam a estética do ser e nesse caso, o elemento volitivo é preponderante. Enquanto o animal é instinto, o homem é raciocínio. E volto a insistir: "a verdadeira elegância é o caráter, pois molda a essência do ser". E o amor, o respeito e a honestidade são o tripé que sustenta o caráter. Nunca se esqueçam disso. Principalmente aos que olharam essa foto e deram risada. Tenho pena de vocês, os verdadeiros seres feios, embrutecidos a necessitar evoluir nessa passagem. Não percam seu tempo, pois como escreveu o poeta português Fernando Pessoa, "a vida é curta demais para ser pequena".

A beleza e a responsabilidade

Foto: Quarta-feira, 26 de setembro de 2012. 
A beleza da natureza (jorgeyared.blogspot.com)
 
Estava no corredor do hotel em Lages quando olhei pela janela e vi esse lindo passarinho entre os galhos da folhagem do jardim. Como é bela a natureza. E quanta surpresa agradável aos olhos e ao coração nos prepara. Agradeço a Deus pela sensibilidade de poder valorizá-la. Junto ao reconhecimento, a responsabilidade de preservá-la. Somos partes da natureza. Não há como separar-nos dela. Não existe a natureza e nós. E pior do que achar que existam espécies inúteis na natureza é  proclamarmo-nos os mais úteis das espécies. Ledo Engano. Somos mesmo seus mais perigosos predadores. A esperança é de que não são todos. Os conscientes precisam de coragem e postura de defesa incessante perante a fragilizada vida animal e vegetal neste planeta.
 
Foto tirada hoje cedo através do vidro que separa o saguão do jardim no hotel Le Canard, em Lages, SC. Hoje faz frio por aqui. De madrugada chegou a zero grau na serra catarinense.
Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.
Estava no corredor do hotel em Lages quando olhei pela janela e vi esse lindo passarinho entre os galhos da folhagem do jardim. Como é bela a natureza. E quanta surpresa agradável aos olhos e ao coração nos prepara. Agradeço a Deus pela sensibilidade de poder valorizá-la. Junto ao reconhecimento, a responsabilidade de preservá-la. Somos partes da natureza. Não há como separar-nos dela. Não existe a natureza e nós. E pior do que achar que existam espécies inúteis na natureza é nos proclamarmo-nos os mais úteis das espécies. Ledo Engano. Somos mesmo  seus mais perigosos predadores.  A esperança é de que não são todos. Os conscientes precisam de coragem e postura de defesa incessante perante a fragilizada vida animal e vegetal neste planeta.

Semelhante a bambus

Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.

Continuo acreditando que somos como bambus. Não rachamos porque somos flexíveis. Não sufocamos porque há espaço suficiente para o vento soprar entre nós. Abrimos espaço para a luz, assim não corremos o risco de nos perder nas sombras. Há tempestades, mas aprendemos a dançar com elas e delas saímos fortalecidos.

Ator Paulo Goulart está internado em estado grave


Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.
É grave o estado de saúde de Paulo Goulart, de 79 anos, informou a coluna de Leo Dias, no jornal “O Dia”. De acordo com a publicação, o ator está internado há algumas semanas no setor de oncologia do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. A família de Paulo não permitiu a divulgação de informações sobre seu estado de saúde. Ele está em tratamento contra um tumor no mediastino (área entre os pulmões). O casal de atores globais Paulo Goulart e Nicete Bruno, quando jovem, morou muitos anos em Curitiba. Vamos orar por ele e pela familia que sofre muito quando tem um ente querido nessa situação. Não o conheço, mas esse ator tem uma maneira de ser que me inspira carinho, amor, fraternidade.
(Jornal O Dia - Foto de Francisco Cepeda & AgNews)

A estrutura e a construção


Quarta-feira, 26 de setembro de 2012.


A vida nos ensina. E a ciência matemática também. A estrutura é o que sustenta uma construção. No relacionamento de um casal a premissa é verdadeira. O que conta é a ação direcionada ao fortalecimento dessa estrutura. Respeito em primeiro lugar. Noção do limite de cada um, em segundo. E muito diálogo. É de fundamental importância que um tenha conhecimento do que se passa com o outro. E vice-versa. Sem a menor dúvida, não é o amor que sustenta o relacionamento. É o modo de se relacionar que sustenta o amor. JYF

terça-feira, 25 de setembro de 2012

O alarde do palhaço


Terça-feira, 25 de setembro de 2012.

É rir, para não chorar! Hoje em Lages, li em um jornal daqui, que os candidatos à prefeitura da cidade estão com resultados diferenciados em pesquisas que mandaram fazer. Quem está inserido no contexto da campanha sabe que o favoritismo de um se mantém desde o começo da lida. As pessoas têm muito carinho e respeito para com os dois candidatos, notadamente àquele que se mantém na liderança. O que me fez rir hoje é a falta de criatividade do responsável pelo marketing daquele que está em segundo lugar. Enquanto a pesquisa real e séria apontava a continuidade da liderança do favorito, a outra dava um ou dois pontos de vantagem do adversário, assim como que por milagre. O objetivo já em desespero de causa do marqueteiro de plantão é, sem dúvida, tentar confundir a opinião pública, enquanto outras estratégias de pura baixaria são engendradas. De forma contraditória a quem pretensamente lidera, ordena a continuidade das agressões e falsas denúncias ao adversário em seu programa de rádio e agora também na televisão.

Contradição

Isso comprova a mentira dos números da pesquisa divulgada com cinismo e alardes histéricos de seu locutor de voz empostada e caricaturada. Para bom entendedor a máxima popular é válida e comprova a mentira: "Ninguém chuta cachorro morto".

* Esclarecimento: Citei essa máxima de péssimo gosto para uma analogia do que ocorre por aqui. Amo os animais, notadamente os cachorros. Sou da opinião de que, quem maltrata os animais merece ir para a cadeia, assim como marqueteiros que comprometem a credibilidade e a honra de seu candidato plantando mentiras e calúnia contra seu adversário. A Justiça Eleitoral deveria chamá-los à responsabilidade. A população não merece esse desrespeito continuado de marqueteiros de caráter absolutamente duvidoso, espalhados por esse Brasil afora! Cadeia é pouco para essa gente!

 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Taguchi, candidato cem por cento on line

Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.

 

Willy Taguchi, candidato à vereador pelo PPS, em Maringá está satisfeito com o resultado da campanha inédita que realiza, pois já é um dos primeiros de sua coligacão. Ele relata que tem esperança de ser eleito com uma campanha absolutamente diferenciada e ecológica. Se isso ocorrer, seria o primeiro candidato a vereador no Brasil com campanha 100% digital: sem santinho, sem placa e, portanto sem poluição. Parabéns Taguchi pelo excelente exemplo dado. Isso mostra a força que é a comunicação on line.


Catedral de Lages, monumento histórico inspirado na fé

Foto: Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
Catedral de Lages, monumento histórico inspirado na fé (jorgeyared.blogspot.com)

Sinônimo de fé e cartão-postal de Lages, a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres (padroeira do município) é um marco da cultura lageana. Um belo monumento. Tanto de dia quanto à noite sua construção se impõe à paisagem da Praça. À noite é maravilhosa. Lembra as igrejas germânicas de onde seus idealizadores se inspiraram. A região foi colonizada por descendentes de alemães, italianos, portugueses e espanhóis, com supremacia inicial dos germânicos. Daí sua arquitetura cujas obras começaram em 1912, sob o comando do pároco Frei Gabriel Zimmer. A igreja foi inaugurada dez anos depois. Seu interior guarda muitas belezas, como vitrais e sinos importados da Alemanha, um sistema de som ambiente e um órgão monumental de sete toneladas. Hoje, já no final de minha caminhada de seis quilômetros que faço todos os dias, dei uma passada em seu entorno para admirá-la e aproveitei para fazer um registro.
Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, Lages, SC
Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
Sinônimo de fé e cartão-postal de Lages, a Catedral Nossa Senhora dos Prazeres (padroeira do município) é um marco da cultura lageana. Um belo monumento. Tanto de dia quanto à noite sua construção se impõe à paisagem da Praça. À noite é maravilhosa. Lembra as igrejas germânicas de onde seus idealizadores se inspiraram. A região foi colonizada por descendentes de alemães, italianos, portugueses e espanhóis, com supremacia inicial dos germânicos. Daí sua arquitetura cujas obras começaram em 1912, sob o comando do pároco Frei Gabriel Zimmer. A igreja foi inaugurada dez anos depois. Seu interior guarda muitas belezas, como vitrais e sinos importados da Alemanha, um sistema de som ambiente e um órgão      monumental de sete toneladas. Hoje, já no final de minha caminhada de seis quilômetros que faço todos os dias, dei uma passada em seu entorno para admirá-la e aproveitei para fazer um registro.

Importante não ficar à margem de nós mesmos

Foto: Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
Importante não ficar à margem de nós mesmos (jorgeyared.blogspot.com)

Não podemos permitir que o desânimo e a falta de entusiasmo nos contaminem ao ponto de nos levar ao acomodamento. É morrer em vida. A etimologia da palavra entusiasmo define tudo: do grego en + theos, literalmente 'em Deus'. Fernando Pessoa lembrava que “há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”
Há que reagir. Há que se estar "em Deus", isto é, entusiasmado. Sempre.
Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
Não podemos permitir que o desânimo e a falta de entusiasmo nos contaminem ao ponto de nos levar ao acomodamento. É morrer em vida. A etimologia da palavra entusiasmo define tudo: do grego en + theos, literalmente 'em Deus'. Fernando Pessoa lembrava que “há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.” Há que reagir. Há que se estar "em Deus", isto é, entusiasmado. Sempre.


Apelo à sociedade brasileira


Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
Cruel mas real. Quem cala consente. Cadeia é pouco para quem abandona um cachorro na rua
Estamos nos aproximando de mais um final de ano. Infelizmente, nesta época, uns sacanas abandonam seus cachorros na rua para poder viajar. São uns verdadeiros canalhas. É preciso lembrar e refletir. Esses seres tão sentimentais e amorosos dependem de nós. Se fomos nós que os trouxemos para a nossa convivência, somos responsáveis por essas vidas. Não se esqueça de que nossas ações um dia voltam, e como voltam. Meus queridos amigos, um apelo: denunciem essa gente. Será um prazer vê-los passar uns dias na cadeia por conta de tamanha crueldade com quem nasceu especialmente para amar e cuidar dos seres humanos. Mal vêm ao mundo e já começam a procurar alguém para adotar. Vejam bem, não somos nós na prática quem os adota. São eles que nos adotam. Imaginem que horror serem abandonados pelos seus donos em plena rua. Saem perambulando sem destino até que um carro os atropele e mate. Muitos ficam capengas até à morte. É muito triste. Cadeia neles!

*São pessoas sem coração que precisam de uma lição: serem presas. A lei é clara nesse sentido.Mas isso só pode acontecer se forem denunciadas. Quanto mais pessoas tomarem conhecimento e ficarem alertadas, mais canalhas poderão ser denunciados. Se você testemunhar o abandono de um animal e souber o nome de quem comete tal atrocidade e não denunciar comete um crime semelhante, por omissão.

Origem e letra do Toque de Silêncio


Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
O Toque de Silêncio é sem dúvida um dos toques mais lindos que existem. Durante o funeral de um militar é comum ouvirmos o Toque de Silêncio durante a despedida. É uma melodia tocada por um único músico usando uma corneta. O que talvez você não saiba é a origem deste toque.
Conta a história que durante a guerra Norte/Sul Americana (1862), após uma batalha ouviu-se durante a noite os gemidos agonizantes de um ferido próximo das linhas nortistas. Um Capitão Nortista decidiu ir ao encontro do soldado ferido e levou-o para seu acampamento mesmo sendo um inimigo; talvez ainda pudesse salvá-lo. Era um homem jovem e infelizmente não resistiu aos ferimentos. Quando o Capitão pegou a lanterna e iluminou o rosto do soldado morto, qual não foi seu espanto e dor, ao verificar que aquele jovem era o seu filho que tinha ido para o Sul estudar música e que tinha se alistado nas forças sulistas sem o conhecimento do pai.
Mesmo seu filho tendo lutado do lado inimigo, o Capitão pediu permissão a seus superiores para enterrá-lo com dignidade e prestar-lhe honras fúnebres. O Comandante das Forças Nortistas compreendendo a dor do seu Oficial permitiu que as honras fossem feitas, porém só permitiu ao pai escolher apenas um músico da banda para homenagear seu filho. O pai então pediu ao corneteiro para fazê-lo e quando o músico perguntou “O que o senhor deseja que eu toque?”, o Capitão entregou-lhe uma partitura que encontrara no bolso do filho morto. O corneteiro então tocou-a, era uma melodia tão triste que tocava profundamente a alma, e muitos dos soldados ali presentes choraram. Ela ficou conhecida então como O Toque de Silêncio. E com o passar do tempo foi adotada não só pelo Exército Americano, mas vários exércitos do mundo.
Esta é a letra da melodia:

“O dia terminou, o sol se foi dos lagos, das colinas e do céu.
Tudo está bem, descansa protegido. Deus está próximo.
A luz tênue obscurece a visão e uma estrela embeleza o céu, brilhando luminosa.
De longe, se aproximando, cai a noite.
Graças e louvores para os nossos dias. De baixo do sol, de baixo das estrelas, de baixo do céu.
Enquanto caminhamos, isso nós sabemos, Deus está próximo.”

Eu já ouvi várias vezes o Toque de Silêncio, e me emocionei em cada uma delas, pois é de arrepiar. Só não sabia que existia uma letra. E não sabia sua origem. É muito triste saber que vidas inocentes são tiradas todos os dias pelo mundo a fora, em guerras estúpidas por causa da ganância de alguns ou por questões religiosas como no Oriente Médio. Triste do povo que precisa sacrificar seus filhos desta forma. O Toque de Silêncio lembra com carinho os soldados que jamais voltaram das guerras e aqueles que entregam suas vidas na violência dos nossos dias.

É no presente que construímos o futuro

Foto: Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
É no presente que construímos o futuro (jorgeyared.blogspot.com)

Há muitas formas de se perder tempo nessa vida e poucas as oportunidades de recuperá-lo. O lamentável é que com o tempo, se vai a vida. Daí a necessidade de não só sonhar. É preciso em acordando, focar na realização dos sonhos. Steve Jobs estava certo quando dizia que cada sonho que deixamos para trás é um pedaço do futuro que deixa de existir. Pensem nisso e comecemos já a construir não somente focados no futuro, mas primeiro no agora, no presente e que ele corresponda àquilo que sonhamos, almejamos. É assim, só assim que construiremos um futuro melhor. Do amigo de sempre, Jorge. (JYF)
Segunda-feira, 24 de setembro de 2012.
Há muitas formas de se perder tempo nessa vida e poucas as oportunidades de recuperá-lo. O lamentável é que com o tempo, se vai a vida....
Daí a necessidade de não só sonhar. É preciso em acordando, focar na realização dos sonhos. Steve Jobs estava certo quando dizia que cada sonho que deixamos para trás é um pedaço do futuro que deixa de existir. Pensem nisso e comecemos já a construir não somente focados no futuro, mas primeiro no agora, no presente e que ele corresponda àquilo que sonhamos, almejamos. É assim, só assim que construiremos um futuro melhor. Do amigo de sempre, Jorge. (JYF)
Ver mais

The Voice Brasil: O Yuri volta

Técnicos se arrependem por não ter escohido Yuri (Foto: The Voice Brasil/TV Globo)
YURI MAISON SENDO APLAUDIDO PELOS JURADOS (IMAGEM REDE GLOBO)
Segunda-feira, 24 de setembro de 2012,
Oito e cincoenta e seis da manhã. Acabo de ouvir no programa da Ana Maria Braga que o índio matogrossense Yuri Maison vai ser chamado novamente. Assim como eu, milhares de pessoas se indignaram com a não classificação do rapaz e esse sentimento chegou até a produção da Globo. Inclusive o juri já se declarou arrependido. Anotem aí: o Yuri volta! E junto a ele, voltarei a ver esse ótimo programa.

domingo, 23 de setembro de 2012

The Voice ou A voz ?

Domingo, 23 de setembro de 2012.

Técnicos se arrependem por não ter escohido Yuri (Foto: The Voice Brasil/TV Globo)
Yuri é aplaudido, mas não classificado (Imagem Rede Globo)
Estreou hoje na Globo o programa The Voice Brasil (A Voz Brasil). Bem, o nome já diz tudo. O programa vai dar a oportunidade para que cantores brasileiros sejam identificados e se apresentem nessa fantástica vitrine que é a Rede Globo. No seu programa de estreia um fato que merece crítica. Um índio matogrossense chamado Yuri Maison (nome artístico) se apresentou. Com uma belíssima voz (muito parecida com a do Xororó) ele encantou a todos e também, a princípio os jurados do programa, os cantores Carlinhos Brown, Claudia Leite, Daniel e Lulu Santos, mas no final não foi selecionado. Acontece que uma cantora dos EEUU, de nome Alma, casada com brasileiro e que mora no Brasil e dona de uma bela voz foi classificada. Seria natural se o programa não fosse o The Voice Brasil. É para ser a voz de brasileiros, ou não? E outras duas vozes classificadas, já de brasileiros, cantaram músicas estrangeiras. Aí passa, afinal as vozes é que contam, mas vocês devem concordar que faltou originalidade. Se a voz é de brasileiro, por que não escolher uma música daqui que fale à nossa alma, como ocorreu com a apresentação do Yuri. A não classificação desse rapaz me deixou desanimado em continuar a assistir essa nova atração global. O programa de estreia destoou de sua verdadeira missão: revelar autênticas vozes brasileiras preferencialmente com canções que nos emocionem por serem brasileiras, que retratem nosso jeito de ser. Está duro de retirar a cultura ianque das nossas entranhas. É preciso que se entenda que o melhor do Brasil são os brasileiros. A Globo precisa corrigir essa gafe enquanto há tempo se não o A Voz Brasil será mesmo o The Voice Brazil, com "Z".

Tempo, marcha inexorável da vida

Domingo, 23 de setembro de 2012.
Sempre digo aqui que um dos nossos mais valiosos tesouros é o tempo de nossa vida, que é curta demais para ser pequena, como disse Fernando Pessoa. Deixo aos meus amigos algumas frases que guardo com carinho sobre esse tempo, real e pontual como o é a marcha inexorável da vida.
 
1 - Às vezes construímos sonhos em cima de grandes pessoas... O tempo passa... e descobrimos que grandes mesmo eram os sonhos e as pessoas pequenas demais para torná-los reais! Bob Marley
 
2 - O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta. Então, para que eu não seja engolido pela voracidade das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa , eu cultivo um certo tédio. Degusto assim cada detestável minuto. E cultivo também o vazio silêncio da eternidade da espécie. Quero viver muitos minutos num só minuto. Clarice Lispector
3 - Não faças da tua vida um rascunho.
Poderás não ter tempo de passá-la a limpo. Mario Quintana
4 – Nada como o tempo
Com o tempo, você vai percebendo que para ser feliz com uma outra pessoa, você precisa, em primeiro lugar, não precisar dela.
Percebe também que aquele alguém que você ama (ou acha que ama) e que não quer nada com você, definitivamente não é o "alguém" da sua vida.
Você aprende a gostar de você, a cuidar de você e, principalmente, a gostar de quem também gosta de você.
O segredo é não correr atrás das borboletas e sim cuidar do jardim para que elas venham até você.
No final das contas, você vai achar não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você! Desconhecido
5 - O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. Desconhecido
6 - O amigo é a resposta aos teus desejos. Mas não o procures para matar o tempo! Procura-o sempre para as horas vivas. Porque ele deve preencher a tua necessidade, mas não o teu vazio. Khalil Gibran
7 - Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo. Friedrich Nietzsche
8 - Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito. Pitagoras
9 - O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis. Fernando Sabino
10 - O tempo não para! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo...Mario Quintana
11 - Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos. Fernando Pessoa
 

Boa viagem, meu filho

Domingo, 23 de setembro de 2012.

 
Meu primogênto, Jorge Yared Neto (foto) embarca neste momento em Guarulhos junto com sua familia para uma temporada de 30 dias nos Estados Unidos. A todos meu desejo de boa viagem. Que Deus os abençoe na ida, na permanência e no retorno. Quem é pai ou mãe sabe que a qualquer hora e em quaisquer circunstâncias os filhos sempre nos preocupam. Principalmente em relação à segurança. Gostaríamos sempre de tê-los junto à nós. Mas a vida nos ensina que não é bem assim.
Deixo a ele e aos amigos um poema de Kalil Gibran o qual precisei reler hoje para tranquilizar meu preocupado espírito de "paizão".

Os Filhos
(Do Livro "O Profeta")

Uma mulher que carregava o filho nos braços disse: "Fala-nos dos filhos."
E ele falou:
Vossos filhos não são vossos filhos.
São os filhos e as filhas da ânsia da vida por si mesma.
Vêm através de vós, mas não de vós.
E embora vivam convosco, não vos pertencem.
Podeis outorgar-lhes vosso amor, mas não vossos pensamentos,
Porque eles têm seus próprios pensamentos.
Podeis abrigar seus corpos, mas não suas almas;
Pois suas almas moram na mansão do amanhã,
Que vós não podeis visitar nem mesmo em sonho.
Podeis esforçar-vos por ser como eles, mas não procureis fazê-los como vós,
Porque a vida não anda para trás e não se demora com os dias passados.
Vós sois os arcos dos quais vossos filhos são arremessados como flechas vivas.
O arqueiro mira o alvo na senda do infinito e vos estica com toda a sua força
Para que suas flechas se projetem, rápidas e para longe.
Que vosso encurvamento na mão do arqueiro seja vossa alegria:
Pois assim como ele ama a flecha que voa,
Ama também o arco que permanece estável.



Boa viagem, meu filho. Retorne em breve!

Tarde ensolarada de domingo em Lages, SC

Domingo, 23 de setembro de 2012. 
O prédio em azul atrás é o do Hotel Le Canard, no qual estou há 61 dias hospedado.
O mais próximo, amarelo é o do muito bom restaurante Muzzarella que não fica a
dever aos melhores restaurantes de Curitiba e São Paulo
Estou a exatamente duas semanas de encerrar meu trabalho aqui em Lages, na serra catarinense. E almejo fechar com chave de ouro comemorando a eleição de meu candidato, Elizeu Mattos, à Prefeitura da cidade. Estamos fazendo uma bela e limpa campanha. Com a apresentação de propostas exequíveis à população e o compromisso do necessário choque de gestão, isto é, os principais cargos da administração deverão ser ocupados por técnicos, profissionais de notório saber em gestão pública. É um desafio para um cargo que tende a ser essencialmente político na maioria dos casos nesse país. Mas, caberá ao prefeito, o chefe do executivo municipal a decisão: preenche os cargos com apadriamento político ou assume com coragem e impõe um estilo responsável na sua gestão ao nomear pessoas absolutamente comprometidas com a coisa pública. Daí meu ânimo e minha esperança. Esse é o principal compromisso do candidato que defendo e escolhi para a minha querida cidade natal. O prédio em azul atrás é o do Hotel Le Canard, no qual estou há 61 dias hospedado. O mais próximo, amarelo é o do muito bom restaurante Muzzarella que não fica a dever aos melhores restaurantes de Curitiba e São Paulo. Lages é uma cidade linda. Merece ser visitada. O turismo rural, por exemplo, é um dos melhores que conheço. Andar à cavalo nos campos da Coxilha Rica é inenarrável. Apesar do sol e do céu azul, como podem observar, faz frio. Quem é curitibano, sabe como é que é. A diferença, amigos, é a absoluta sensação de segurança que se tem ao passear a qualquer hora pelas ruas da cidade.

Raciocínio análogo

Domingo, 23 de setembro de 2012.

Orçamento de um mandato em Curitiba é de 20 bilhões e 400 milhões de reais
Pense bem amigo, você daria a procuração da escritura de sua casa ou o cartão e a senha de sua conta bancária a uma pessoa que aparece na televisão ou no seu bairro de quatro em quatro anos dizendo-se honesto e em condições de zelar daquilo que é seu? Pense bem, você daria?
Pois então, quero lembrar que o orçamento anual de Curitiba é de cinco bilhões e cem milhões de reais. (Orçamento de 2012). Em quatro anos teremos então, vinte bilhões e quatrocentos milhões de reais. Dinheiro seu cidadão. Postei há pouco, um conteúdo que lembra as funções de um prefeito e dos vereadores de um município. Vale a pena ler com atenção e refletir sobre a importância da sua escolha para os dois cargos. Pense, reflita e faça a comparação entre as duas hipóteses. Se você não daria a senha de sua conta pessoal para este ou aquele candidato, como espera então dar os bilhões do orçamento de sua cidade a mesma pessoa? Um para gastar e o outro para fiscalizar, héin?
Por favor, amigo, pense nisso!


As funções de prefeito e vereadores

Domingo, 23 de setembro de 2012.

Estamos a duas semanas das eleições municipais em todo o Brasil. É interessante pontuar nesse momento quais as funções do prefeito e dos vereadores.



Funções de um prefeito

Começamos com as do prefeito e é importante lembrar bem o significado do termo. Prefeito corresponde a uma pessoa que ocupa um cargo no poder Executivo em um determinado município e a prefeitura é o local onde são desenvolvidas as atividades. O prefeito é o chefe do Poder Executivo na esfera municipal. A organização de uma cidade é de responsabilidade do prefeito.

Vamos então pontuar quais são as principais funções nas áreas política, executiva e administrativa de um prefeito:

• Governar a cidade de forma conjunta com os vereadores.

• Representante do povo na busca por melhoria do município, oferecendo boa qualidade de vida aos habitantes.

• Reivindicar convênios, benefícios, auxílios para o município que representa.

• Apresentação de projetos de Leis à Câmara Municipal, sancionar, promulgar, além de publicá-las e vetá-las. Cabe ao prefeito também convocar a Câmara em casos excepcionais.

• Intermediar politicamente com outras esferas do poder, sempre com intuito de beneficiar o município.

• Representante máximo do município de forma legal.

• Atender à comunidade, ouvindo suas reivindicações e anseios.

• Quanto às funções executivas, cabe ao prefeito planejar, comandar, coordenar, controlar entre outras atividades relacionadas com o cargo.

• Zelar pela limpeza da cidade, manter postos de saúde, escolas e creches, transporte público entre outras atribuições.

• Administrar os impostos (IPVA, IPTU, ITU) e aplicá-los da melhor forma.

Funções dos vereadores

Os vereadores são eleitos juntamente com o prefeito de um município, no qual os primeiros têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.
Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More