Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 5 de outubro de 2013

Justiça rápida: Mecânico acusado de matar filha da namorada é encontrado morto em cela de delegacia

Sábado, 05 de outubro de 2013.
Mecânico José Ademir Radol foi encontrado morto na cela.
Suspeita é de suicídio por enforcamento
(Foto Polícia Civil)
O principal suspeito pela morte da estudante Aline Moreira, José Ademir Radol, de 48 anos, foi encontrado morto dentro da cela da Delegacia de Rio Negro (SC) na manhã deste sábado (5). Tudo indica que José tenha cometido suicídio por enforcamento. A informação é de que o mecânico deu entrada na delegacia por volta das 8h da manhã e foi conduzido ao posto local para realizar exames. Depois, ele seguiu direto para a cela, junto com dois outros acusados de abuso sexual. Às 11h, os presos começaram a gritar e fazer “algazarra”. Os agentes foram checar a cela e encontraram o corpo de José pendurado por um lençol, que estava preso à porta. A Polícia Civil havia prendido o suspeito na tarde desta sexta-feira (4), na cidade de Santa Cecília, na região central de Santa Catarina. A ação foi resultado do trabalho conjunto entre os policiais de SC e do Paraná. De acordo com o delegado Sérgio Luiz Alves, o mecânico teria dito a familiares, antes de ser localizado, que havia feito uma “malvadeza”. Banda B

Morre o ator Ênio Gonçalves, aos 70 anos

Sábado, 05 de outubro de 2013.
Ator Ênio Gonçalves trabalhou em mais de 40 filmes
O ator Ênio Gonçalves, de 70 anos, morreu na manhã deste sábado (5) em São Paulo de falência renal. O corpo de Gonçalves vai ser velado a partir das 20h deste sábado, no Cemitério do Araçá. No domingo, por volta das 11h, acontecerá a cerimônia de cremação no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste da capital. 
Ênio Gonçalves morreu neste sábado aos 70 anos, em São Paulo
Segundo sua assessoria, o artista trabalhou em mais de 40 filmes, 20 novelas e 50 peças como ator ou diretor. Entre as obras cinematográficas em que atuou estão "Demência", "Anjos do Arrabalde" e "Garotas do ABC" (com este, venceu o Troféu Candango de melhor ator do Festival de Brasília 2003). Na TV trabalhou em mais de 30 novelas, como "Pedra Sobre Pedra", "Xeque Mate" e "Páginas da Vida", da TV Globo. Atuou também nas TVs Bandeirantes e Cultura e nas extintas emissoras Tupi e Manchete. (G1)

Amizade, predisposição recíproca

Sábado, 05 de outubro de 2013.
"A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois 
seres igualmente ciosos da felicidade um do outro" Platão
A vida passa rápido demais para as coisas boas e demasiadamente lenta paras as ruins. Viver é ter a chance de conhecer pessoas que nem imaginávamos existir. Muitas passam despercebidas, outras não. Mas as que ficam ajudam a que as coisas boas demorem a passar. A poetisa Lilian Tonet escreveu que "As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que algumas permanecem". Daí a importância de investir nas pessoas especiais que cruzam por nós. Só não se pode confundir relacionamentos interessantes com relacionamentos "interesseiros". Como no amor, a amizade é uma via de mão dupla onde deve haver sempre mais a oferecer do que a expectativa de receber. O poeta e compositor Vinícius de Moares lembrava que "A gente não faz amigos, reconhece-os". JoYa

Cuidado com o poder da palavra

Sábado, 05 de outubro de 2013.

“ERROS PODEM SER PERDOADOS. ATITUDES PODEM
SER REPENSADAS. MAS ALGUMAS PALAVRAS 
PODERÃO NUNCA SER ESQUECIDAS"
Palavra de honra! Dou minha palavra! Juro! São expressões comuns certamente usadas por todos em algum momento da vida. O tempo nos possibilita adquirir conhecimento e alguns poucos, sabedoria e desta vem a recomendação de que é preciso tomar o máximo cuidado com o que se fala. Frases como “Boca fechada não entra mosquito” ou Calado até tolo passa por sábio” ouvimos desde crianças. Sem dúvida, as palavras más trazem em sua trajetória o poder de uma lâmina afiada com a potência de um veneno mortal. A pior delas é a que calunia, tanto que na religião católica a quem a pronuncia imputa-se o chamado ’pecado mortal’. Tal atitude é tão grave quanto o ato de tirar a vida de alguém, só que com uma única atenuante: o caluniador só se libera se a retratação chegar a todas as pessoas às quais o veneno foi lançado. Cuidado, portanto com o que fala. As palavras sem dúvida têm poder! JoYa

Denunciar maus tratos aos animais é ato de cidadania

Sábado, 05 de outubro de 2013.


Onde Denunciar maus tratos aos animais

Toda pessoa que tenha conhecimento de atentados contra a natureza ou animais deve denunciar, comparecendo a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o Art. 32, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 de 1998). Uma boa ideia é imprimir e levar a lei com você. Caso haja recusa do delegado, cite o Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la. Outra saída é entrar com representação no Ministério Público Federal da sua cidade. Em ambos os casos não há a necessidade de possuir advogado.
Em Curitiba
De forma mais efetiva tem atuado a Delegacia de Meio Ambiente de Curitiba, com telefone:  (41) 3356-7047, endereço: Rua Erasto Gaetner, 1261 – Bachacheri, em frente à Base Aérea de Curitiba.
Em São José dos Pinhais:
Delegacia (maus-tratos aos animais): 3356-7047
Força Verde: 0800-6430304
Tenha consigo a Lei 9.605 artigo 32 que descreve que maus tratos a animais silvestres e domésticos é crime, pois nem todos delegados conhecem esta Lei.
O importante em caso de denúncias é a postura que se deve ter diante do delegado. Agir com firmeza e determinação, além de educação e bom senso é imprescindível para que você ganhe confiança e respeito na hora da denúncia.
Dicas Importantes:
Um breve estudo de como tratar na Delegacia de Polícia para denunciar maus-tratos a animais e obter o B.O.:
Caso você veja ou saiba de maus-tratos, envenenamento; manutenção o animal em lugar anti-higiênico; mutilação; utilização em shows que possam lhe causar pânico ou estresse; agressão física; abandono; o não encaminhamento a um veterinário se o animal adoecer, etc., não pense duas vezes: vá à delegacia mais próxima para lavrar um boletim de ocorrência ou, se preferir, compareça ao Fórum para orientar-se com o Promotor de Justiça. A Denúncia de maus-tratos é legitimada pelo Art. 32, da Lei Federal n.º 9.605 de 1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Preste atenção a esta dica: leve junto a você uma cópia do número da lei, no caso a 9605/98 e do art. 32, porque em geral a autoridade policial nem tem conhecimento dessa lei.
Assim que esse Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar inquérito policial. Se negar-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal). Leve esse artigo também por escrito naquele mesmo pedaço de papel. O Escrivão irá tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de lhe atender e o dever de fazer cumprir a lei.
Diga-lhe que você irá denunciá-lo ao Ministério Publico (Denúncia ao Ministério Público – aliás, carregue sempre esses telefones na sua carteira, porque ele sabe que o Ministério Público irá requisitar a abertura do inquérito para apuração do fato contra esse policial e, ainda, que você fará uma denúncia ao Secretário de Segurança Pública. Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário, a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal.
Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao Ministério Público.
Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou ou atropelou o animal, laudo veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar no seu B.O.

NÃO TENHA RECEIO PORQUE VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL, QUE PORVENTURA FOR ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO!

Preste atenção: O Decreto 24.645/34 reza em seus artigos 1º: Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e 2º – parágrafo 3º: Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais. Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará a Juízo para abertura de ação, onde o Autor da ação será o Estado.
Se o crime for contra Animais Silvestres (Animal Silvestre: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais- fonte: www.renctas.org.br), pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal, onde houver, ou, SE PREFERIR, ligue para o IBAMA (Tel: 0800-618080 – ligação gratuita “Linha Verde”), ou escreva para o RENCTAS e-mail:renctas@renctas.org.br.
Tenham também em mãos o telefone do Disque-denúncia (181) que também recebe denúncias sobre maus-tratos, tráfico de animais, envenenamentos, trabalhos forçados, espetáculos que praticam abusos e maus tratos (circos, rodeios, brigas de cães e galos, etc…).
Uma outra dica também muito importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade?
Pois é, com o advento da Lei 7.347, de 24.07.85, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar em juízo na proteção dos bens públicos para preservar a qualidade de vida, inclusive com mandado de segurança (Constituição Federal, art.5º, LXX, “b”) para a preservação desse bens e a fauna é um patrimônio público.
Portanto, se o seu bairro estiver organizado em Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a Delegacia ou ao Fórum mais próximo.

Dica para bem se comunicar

Sábado, 05 de outubro de 2013.
"Não existe medo de falar em público. O
que há é medo de errar em público"
Não há quem não possa falar em público. Na verdade é que muitos "travam" mais por medo de errar do que propriamente falar em público. Há aqueles que nascem com o dom da fala. Esses precisam apenas desenvolver algumas técnicas para o aperfeiçoamento da comunicação. No entanto a grande maioria, não. Mas, isso não é problema. As mesmas técnicas servem para adequar o inapto, só que com um pouco mais de esforço e estudo. Isso requer vontade, necessidade, aplicação e confiança em si mesmo. Entrevista de emprego, homenagem familiar, de amizade, no trabalho e até a exposição de algum tema no ambiente escolar, familiar ou profissional. Tudo isso pode ser exercido dependendo é claro do desejo, necessidade e esforço de cada um. O importante é que, com aptidão natural ou não, todos têm a condição de desenvolver a técnica da oratória. Pontuo a realidade: "Não existe medo de falar em público. O que há é medo de errar em público". Um bom professor de oratória se encarregará de torná-lo apto a emocionar multidões. Basta querer! JoYa

Autoestima, arma de sedução

Sábado, 05 de outubro de 2013.

“AUTOESTIMA É UMA DAS PRINCIPAIS ARMAS DE SEDUÇÃO, POIS SE VOCÊ SE GOSTA, AS PESSOAS AO REDOR VÃO NUTRIR O MESMO SENTIMENTO POR VOCÊ. NÃO IMPORTA SE É GORDA, MAGRA, BRANCA, NEGRA, LOIRA OU MORENA JAMBO. O IMPORTANTE É SE GOSTAR, SE AMAR E SE VALORIZAR”
“Quanto mais nos conhecemos, menos nos deixamos atingir 
por fatores externos e internos que nos levam a duvidar de
 nossas capacidades ou de nosso valor” JoYa
A autoestima nada mais é do que a opinião e o sentimento que cada pessoa tem de e por si mesma. Amar-se é condição básica. Costuma-se culpar alguns fatores externos, como o preconceito, mas isso só se potencializa quando a vítima se deixa fragilizar por aquilo que acredita de si mesma, muito menos do que os outros pensam ou declaram. A insegurança, a inadequação, o perfeccionismo e a incerteza do que se é são elementos a serem considerados e superados. A autoestima oscila de acordo com as situações e principalmente em como nos sentimos em relação a cada um delas. O que faz então com que algumas pessoas sejam mais seguras de si, mais estáveis emocionalmente do que outras? Neste caso acredito seja uma qualidade nata de cada um de buscar ao longo de sua vida, par a passo o conhecimento de si mesmo. Ter noção de seus pontos frágeis, e não se expor quando for o caso, ao mesmo tempo em que, ao identificar suas qualidades, as utilizar no que pretender fazer. Por exemplo, se tenho força intelectual, mais que muscular devo competir na área específica e não numa disputa de contato físico. Um alerta se faz necessário. É muito difícil alguém se conhecer interiormente quando a busca está sempre no externo. Busca-se cuidar da pele, mudar o corte do cabelo, comprar roupas, carros, eliminar alguns quilinhos, mas quase sempre se esquece de desenvolver os valores que verdadeiramente vão potencializar a presença da pessoa diante das outras: “a segurança de e em si mesma”. Não se esqueça de sempre conversar consigo mesma. De investir em seus valores. É o melhor caminho para o autoconhecimento. JoYa

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Arrogância, filha da vaidade

Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.
“Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde,
seu melhor se perde na arrogância. A humildade é ainda a parte
mais bela da sabedoria” 
“Por mais inteligente que alguém possa ser, se não for humilde, seu melhor se perde na arrogância. A humildade é ainda a parte mais bela da sabedoria”. A poeta Maria Angélica Miquelin diz que “A futilidade é a alma gêmea da ignorância. A arrogância é a alma gêmea da incompetência. A vaidade é a mãe delas”. Já para o pensador estadunidense Mark Baker A arrogância que nos leva a acreditar que somos superiores aos outros, tem origem no medo de sermos inferiores". Não é porque um burro tem rabo maior ou menor que deixa de ser menos ou mais burro que o outro. A cultura judaica reconhece que “quão grandes seriam certos homens se não fossem tão arrogantes”. O sociólogo e pedagogo Paulo Freire já dizia que “Ninguém é tão ignorante que não tenha o que ensinar, nem tão sábio que não tenha que aprender”

* “Se você insiste em se achar ‘the best of all’ lembre-se: De PHDEUSES o inferno está cheio" JoYa

Ator Jorge Dória internado com quadro gravíssimo em CTI, no Rio

Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.
Ator Jorge Dória, 92, teve um AVC  há nove anos
(Foto/Divulgação)
Jorge Dória está internado em estado gravíssimo no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do hospital Barra D'Or, no Rio, com pneumonia. O ator, de 92 anos, está respirando com a ajuda de aparelhos. Dória passou os últimos nove anos de cama por causa de um derrame cerebral. G1

Polícia prende suspeito de matar filha da namorada, em Rio Negro

Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.
Mecânico José Ademir Radol, 48 anos, principal suspeito
do assassinato de Aline Moreira, filha da namorada

(Foto Polícia Civil)
A Polícia Civil prendeu na tarde desta sexta-feira (4) o principal suspeito pela morte da estudante Aline Moreira, de 18 anos. O mecânico José Ademir Radol, de 48 anos, foi localizado na cidade de Santa Cecília, na região central de Santa Catarina (SC). A ação foi resultado do trabalho conjunto entre os policiais de SC e do Paraná. Segundo o delegado Sérgio Luiz Alves, da Delegacia de Rio Negro, o homem tinha parentes em Santa Catarina. “Ele foi para a casa de uma sobrinha que mora no meio do mato, a 20 quilômetros da cidade, onde para se chegar tem que andar a pé por três quilômetros. Lá, ele contou para o marido da sobrinha que tinha feito uma ‘malvadeza’ e então, por não aceitarem o ocorrido, o mandaram embora”, relatou em entrevista ao portal G1. Nessa quarta (2), a Justiça havia emitido um mandado de prisão contra o mecânico. O homem era namorado da mãe da vítima há poucos meses e utilizava o nome falso “Márcio Melo”. A suspeita é de que José tenha abusado sexualmente de Aline. O corpo da jovem foi encontrado no município de Rio Negro, na região metropolitana de Curitiba, sem roupas e com hematomas na cabeça. (Banda B/G1)

A luta pela justiça

Sexta-feira. 04 de outubro de 2013.
“Quatro anos de incansáveis lutas para apenas colocar Carli Filho
no banco dos réus. Que país é esse?” Gilmar Yared
Em parecer disponibilizado nesta sexta-feira pelo STJ, o Subprocurador-Geral da República Dr. Antonio Carlos Pessoa Lins, opina pela denegação de ordem de habeas corpus impetrada pelo escritório do ex-ministro Nilson Naves em favor do acusado ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho. O processo continua suspenso no Paraná, por força de liminar do STJ, até que se julgue o habeas corpus impetrado.

A equipe do escritório do ex-ministro Nilson Naves, impetrou habeas corpus (STJ 271.250/PR), em favor do acusado ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, objetivando suspender o julgamento pela Justiça do Paraná. Alegando problemas técnicos na tramitação do recurso no TJPR, no que diz respeito a pessoa do Desembargador Relator e por "violação do princípio do juiz natural e competência para a relatoria", obteve liminar e o processo encontra-se suspenso no Paraná até julgamento da medida no STJ, por ordem do Ministro relator Sebastião Reis Jr.

Enviado o processo para a Procuradoria da República, o Subprocurador-Geral da República Dr. Antonio Carlos Pessoa Lins, em parecer de n. 2013/0169145-6, afirmou que "como o regimento interno do TJPR prevê que o juiz substituto fica vinculado aos processos que lhe foram distribuídos no período de substituição, verifica-se que não houve violação do princípio do juiz natural", e opinou pela denegação de ordem de habeas corpus impetrada.

Agora o pedido de habeas corpus encontra-se no STJ, no gabinete do Ministro Relator para pautar data para o julgamento final. Segundo o advogado da família da vítima Yared, Elias Mattar Assad, somente após esse julgamento é que o processo poderá ser movimentado no Tribunal de Justiça do Paraná. Peterson Hofmann (Ass. Imprensa)

País emergente, povo descrente

Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.

“Há que se cobrar coerência daqueles que representam as
instituições democráticas criadas para a defesa dos direitos
da cidadania e salvaguarda da pátria” JoYa
“A crise de confiança nas instituições é uma preocupante constatação da realidade brasileira”
O país vive hoje uma crise de confiança nas instituições estabelecidas pelo regime democrático. E só temos uma saída e em longo prazo: a politização do povo. E isso só será viabilizado com a educação social e política de cada um dos seus cidadãos. Este tipo de conhecimento, imanente ao conceito de cidadania, deve ser forjado desde a tenra idade. O respeito pelo conceito de pátria, pela bandeira, pelas instituições e o entendimento do que seja um sistema de governo presidencialista, baseado no conceito de democracia. E não é só isso. É preciso que se conheça a fundo como funciona o sistema brasileiro dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário. Hoje, a realidade brasileira impõe que todos os poderes da nação sejam oxigenados. O círculo vicioso protagonizado pelo desconhecimento nos faz céticos de que isso seja alcançado nos próximos anos. Percebam como os professores têm sido tratados na maioria dos estados e cidades brasileiras. É como se fossem um “estorvo” para os administradores. Os orçamentos nunca disponibilizam prioridade à área educacional. Nunca há dinheiro suficiente para atender as justas reivindicações por mais condições de trabalho e aí não entra só salário, mas condições estruturais mesmo. Hoje, resta cobrar coerência das autoridades em todos os níveis. Os exemplos precisam vir de cima, daqueles que encabeçam as instituições. Não há como acreditar em quem faz um belo discurso ideológico, mas na prática, no exercício do poder, se torna um déspota ou/e hipócrita, cujo cinismo é revoltante. Mas, enquanto houver vida, há esperança e esta deverá alicerçar à responsabilidade daqueles que têm a condição de dar um novo rumo a esta grande nação. É um longo caminho a ser percorrido rumo à superação desse legado gerado pela confusa história política brasileira. O primeiro passo é cobrar coerência daqueles que representam as instituições democráticas criadas para a defesa dos direitos da cidadania e salvaguarda da pátria.
"Enquanto os educadores em todos os níveis forem considerados "um estorvo" pelos gestores públicos não há como esperar que o Brasil esteja à altura de sua grandeza territorial" JoYa

Os insaciáveis

Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.
"O pior da decepção é que ela nunca
vem de quem não se gosta"
Ser mal agradecido é atitude por demais condenável. Tem muita gente sem escrúpulos que pontua o seu umbigo e nada mais. Serve enquanto há interesse. Se não, joga fora. Presta se estiver a seu dispor. Se não, dispensa em ato contínuo. Interessante é apartar-se dessa gente. Geralmente são aquelas pessoas que se aproximam de alguém que faz sucesso ou que tem poder. Como o sucesso e o poder tendem a ser efêmeros, pulam de galho em galho. É lamentável, mas real. Ore por elas, mas aconselhável é não permitir que fiquem muito próximas a você. Se não, do encanto à decepção será uma questão de tempo. JoYa

As medidas do alfaiate

Sexta-feira, 04 de outubro de 2013.
"O único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. 
Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto 
todos os outros continuam com suas medidas velhas e esperam que 
eu caiba nelas" Bernard Shaw
Somos seres em constante transformação. Uns para melhor, outros nem tanto. O tempo e a vontade de crescer são fatores essenciais para que essa transforma
ção se dê de forma evolutiva. O estudo, a leitura, os ensinamentos de pais, professores e superiores na hierarquia laboral nos dão conhecimento. Mas só ele não basta para a conquista daquilo que mais almejamos: a satisfação motivadora da felicidade, caminho cujo traçado é iluminado pela sabedoria. Mas, é necessário aprender que a sabedoria só se manifesta quando utilizamos o conhecimento como suporte para se chegar ao necessário equilíbrio em tudo o que fazemos e da forma como vivemos e repartimos nossas conquistas. O conhecimento gera responsabilidade e conseqüências. Para o filósofo Jean Paul Sartre "viver é ficar equilibrando-se o tempo todo, entre escolhas e conseqüências". Quando nossas escolhas são equilibradas, transformamos o conhecimento em sabedoria e esta, somente esta é que nos dará a satisfação da felicidade compartilhada. JoYa

O que sustenta o mundo

Sexta-feira. 04 de outubro de 2013.

“A solidariedade é o gesto que sustenta o mundo”
Ajudar os outros é bom. Muito bom para quem recebe a ajuda e infinitamente melhor para aquele que a oferece. Acredito que o maior sonho da humanidade é ser capaz de vencer aquilo que a enfraquece, o que a torna vulnerável, o que a leva à morte, mesmo em vida: o egoísmo e a postura egocêntrica.

Estenda a mão

Ajudar o próximo é um ato divino, capaz de sanar os males da vida. Mesmo que pareça um ato pequeno para muitos, acaba se tornando de extrema grandeza àquele que estende sua mão à necessidade dos outros. Aí se perceberá que o que parecia pequeno se tornará no grande motivador de sua felicidade e bem estar. JoYa



O homem que não tinha preço

Sexta-feira. 04 de outubro de 2013.
O desembargador Guilherme Luiz Gomes foi eleito nesta quinta-feira (3) presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) com 60 votos, em segundo turno, contra 46 votos para o desembargador Sérgio Arenhart. O comando do órgão máximo do Judiciário paranaense estava vago desde a renúncia do presidente eleito, o desembargador Clayton Camargo, no dia 24 de setembro. No total, 107 desembargadores votaram, sendo um voto em branco. O cargo era disputado por cinco candidatos. O novo presidente do órgão máximo do Judiciário do Paraná vai se manter no cargo até o início de 2015, quando terminaria o mandato de Clayton Camargo. Antes da votação, o advogado José Lúcio Glomb, ex-presidente da OAB-PR e do Instituto dos Advogados do Paraná escreveu artigo publicado no Jornal Gazeta do Povo em que deixou um alerta aos eleitores. Reproduzo na íntegra o que acredito seja o que pensa a grande maioria dos brasileiros quando a questão envolve a justiça brasileira, notadamente a paranaense:

José Lúcio Glomb - Advogado
“Hoje o Tribunal de Justiça do Paraná elege o seu novo presidente, e isso diz respeito de perto aos paranaenses e àqueles que buscam o socorro da Justiça. Segundo o ditado, errar uma vez é humano, mas persistir no erro é coisa de quem não é inteligente. Não me passa pela cabeça que a maioria dos ilustres desembargadores possa não ter aprendido a dramática lição das últimas eleições, mas vou lembrar aqui o mineiro Pedro Nava, a dizer com sabedoria que “a experiência é um farol voltado para trás”. A experiência de uma escolha equivocada serve como indicação do que evitar.
A Justiça Comum deste estado exige a presidi-la um competente juiz, dotado das qualidades que o tornem um primoroso executivo na condução dos destinos daquela Casa. Ele precisa ter não só os predicados morais e intelectuais do magistrado, mas também o talento para agregar os seus pares em torno das suas qualidades. Só assim reunirá condições para manter, à sua volta, permanentemente acesa a chama da esperança. Para que a Justiça Comum possa ser mais ágil e efetiva. Como chefe de um dos poderes, com os outros deverá se relacionar, em alto nível, sem que isso possa descambar para a simples troca de favores, para o toma-lá-dá-cá.
O escolhido deverá saber eleger as prioridades. Entender que o juiz da primeira instância deve se fazer presente na comarca. Que os quadros da carreira devem estar preenchidos. Deve ter a velocidade de um Usain Bolt para atender as comarcas que ficam sem juízes. Ter a humildade de aceitar as críticas e agir com total transparência, pois esta é uma exigência destes tempos em que se vê tanta corrupção. Como dizia o velho ditado, não basta à mulher de César ser honesta; ela deve parecer honesta.
E, se a presidência impõe uma roda-viva, exigindo energia em face da agenda desgastante, o presidente deverá reservar um tempo para a reflexão, para pensar o futuro da Justiça. Para planejar. Sem planejamento, as conquistas são efêmeras. Para auxiliá-lo, deverá escolher e contar com uma equipe de alta competência e probidade.
Como se vê, são muitas as qualidades exigidas, dentre as quais a sensibilidade para determinar quais as obras verdadeiramente necessárias para um melhor funcionamento da Justiça. Dentro de uma escala de valores que priorize, por exemplo, a construção de um fórum cível decente em Curitiba – reivindicação muito, muito antiga –, e não milionárias instalações de reformas para abrigar novos gabinetes de desembargadores. Como se nota, recursos financeiros não faltam para a execução das prioridades.
Então, volto ao título deste artigo. Na última segunda-feira, em Brasília, tive a oportunidade de assistir ao lançamento de um filme sobre um grande brasileiro, ainda não reconhecido na sua plenitude em nosso país. Um homem que deveria ser permanentemente enaltecido. Falo de Sobral Pinto, e de Um homem que não tinha preço. Ele atravessou o século passado defendendo as liberdades. Quando a lei não parecia existir, ele lutou pela Justiça. Não era o dinheiro que movia a sua conduta, mas os seus princípios. Não se rendeu jamais. Contra a força, usou as palavras. Foi um intransigente defensor da democracia e um exemplo para todos. Já aos 90 anos, perguntaram-lhe se confiava na Justiça. A resposta foi pronta: ‘Tudo o que fiz foi porque sempre tive fé na Justiça, na vitória final do bem’. Nunca nos esqueçamos disso. (José Lúcio Glomb)



quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Causa e efeito

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
“Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde 
quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão” 
Amyr Link
O apressado come cru. Quem já não ouviu isso, não é mesmo? E é a pura realidade. Ansioso e vitorioso pode até rimar, mas não combinam na prática. "O que vale a pena possuir, vale a pena esperar". O exercício da paciência é prerrogativa daqueles que aumentam consideravelmente a chance de concretizar um intento. O conhecido conceito "swot" orienta a que tenhamos nítida noção do limite de nossas força e fraqueza, e assim estejamos preparados para enfrentar as ameaças e abraçar as oportunidades. Mais uma vez recomenda-se além do conhecimento de si mesmo, paciência para se atingir os resultados almejados. Paciência e persistência, aí sim as rimas combinam em causa e efeito. JoYa



Uma homenagem à "Majestade Natureza"

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
 "Majestade natureza da qual fazemos parte, ao mesmo 
tempo que nos curvamos como súditos perante a 
imensidão de suas forma e beleza" JoYa
Equivocada está a pessoa que define separadamente "o homem e a natureza". Nós humanos somos também natureza. Não há como dissociar um do outro. Somos parte dela, da qual dependemos essencialmente para nossa sobrevivência. Pena que muitos não pensam assim e de maneira equivocada se acham seres superiores servidos por ela de forma ampla e indiscriminada. Ledo engano."Pior do que afirmar que há espécies inúteis na natureza é o homem se autoproclamar o mais útil das espécies".

Guilherme Luiz Gomes é o novo presidente do TJ-PR

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.

Desembargador Guilherme Luz Gomes vence
as eleições e é o novo presidente do TJ-PR.
Mandato vai até início de 2005

 (Foto: Divulgação / TJ-PR)
O desembargador Guilherme Luiz Gomes foi eleito nesta quinta-feira (3) presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) com 60 votos, em segundo turno, contra 46 votos para o desembargador Sérgio Arenhart. O comando do órgão máximo do Judiciário paranaense estava vago desde a renúncia do presidente eleito, o desembargador Clayton Camargo, no dia 24 de setembro. No total, 107 desembargadores votaram, sendo um voto em branco. O cargo era disputado por cinco candidatos. O novo presidente do órgão máximo do Judiciário do Paraná vai se manter no cargo até o início de 2015, quando terminaria o mandato de Clayton Camargo. TJPR

A grande festa do Salva Bicho Curitiba

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
SALVA BICHO APRESENTA GRANDE FESTA DOS ANOS 60, 70 E 80 COM ABERTURA DA BANDA DENOREX 80 E BANDA VEMAGETS, TOCANDO AS MELHORES MÚSICAS QUE FIZERAM HISTÓRIA.
A Discotecagem fica por conta dos DJs Marcelo e Tatiana Correa. Você pode dançar e se divertir e ainda ajudar a salvar vidas. Duas bandas e dois DJs vão comandar essa festa. Para compras antecipadas, fazer o depósito e enviar o comprovante para o Facebook do Salva Bicho Curitiba (www.facebook.com/salvabichocuritiba).

O melhor de mim

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013. 

“NÃO VIM A ESTE MUNDO PARA COMPETIR COM NINGUÉM. QUEM QUISER COMPETIR COMIGO PERDE SEU TEMPO. ESTOU NESTE MUNDO PARA COMPETIR SOMENTE COMIGO. ULTRAPASSAR MEUS LIMITES, VENCER MEUS MEDOS, LUTAR CONTRA MEUS DEFEITOS, SUPERAR DIFICULDADES E CORRER EM BUSCA DE MEUS OBJETIVOS JÁ ME OCUPAM BASTANTE TEMPO”


“Não importa se ganhamos ou perdemos. O que conta é como
aproveitamos as duas situações para um aprendizado positivo 
em nossa vida” JoYa
Não me julgo melhor do que ninguém e nem procurarei, naquilo que faço, ser o melhor entre os que fazem a mesma coisa. Ser o melhor entre todos não é meu objetivo.  Isso não importa. O que conta mesmo é atingir o melhor de mim naquilo que me proponho a fazer. Estimular ao máximo minhas habilidades. Não importa se hoje perco, ou se ganho. O importante é a consciência de estar fazendo o melhor com o máximo de meu esforço. É somente assim que estarei a justificar minha tênue existência, até quando Deus quiser. 
“Muitas vezes perder é ganhar e ganhar é perder. Depende da forma como aproveitamos as duas situações para um aprendizado positivo em nossa vida” JoYa

Não se permita à pior das perdas

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
“A MORTE NÃO É A PIOR PERDA DA VIDA. A MAIOR PERDA DA VIDA É O QUE MORRE DENTRO DE NÓS ENQUANTO VIVEMOS. A ESPERANÇA DEVE SER SEMPRE A MÃO A EMBALAR O BERÇO DE NOSSOS SONHOS”
"A mão que embala o berço, embala a vida"
A esperança é uma joia inestimável. Jamais, em momento algum devemos dela abrir mão. Mesmo nos piores momentos houve quem por não tê-la perdido deu a volta por cima. Não deixou de acreditar na sua força interior para superar aquela dificuldade que parecia um monstro, mas enfrentada bravamente foi superada. Não deixe de sonhar, de acreditar, de ter esperança. Esta postura fará toda a diferença para seu futuro. Steve Jobs alertava que “cada sonho que deixamos para trás é um pedaço do nosso futuro que deixa de existir". Portanto, persiga seus sonhos. Não desista nunca. Enquanto há fé, há esperança! A mão que embala o berço de nossos sonhos, embala a vida. Portanto, “a esperança deve ser sempre a mão a embalar o berço de nossos sonhos”; JoYa

Educação de valores não se delega

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
“A EDUCAÇÃO NÃO PODE SER DELEGADA SOMENTE À ESCOLA: EDUCAÇÃO DE ENSINO É COM A ESCOLA, JÁ A EDUCAÇÃO DE VALORES É COM OS PAIS. ALUNO É TRANSITÓRIO. FILHO É PARA SEMPRE”
Educação de valores não se delega 
“Por melhores que sejam os professores, ou por mais habilitada que seja uma escola para a formação de crianças e jovens, jamais será suprida a falta de pais ausentes”. Delegar a educação de valores aos filhos à escola é um terrível equívoco dos pais. Aliás, educação de filho não se delega a ninguém. Se para os avós e tios já não é aconselhável (pai é pai/mãe é mãe) imagine só para um professor ou professora já assoberbado com seus problemas pessoais e tarefas diárias, que não são poucos. Entupir a criança de presentes e liberá-la para se enclausurar em um quarto em frente a uma tela ligada à internet é de uma irresponsabilidade tamanha que mereceria a perda da guarda da criança. As pessoas devem pensar muito bem antes de “encomendar” um filho, pois depois que o fazem é para toda a vida. “Se você não adotar seu filho, a rua o adota” e quando isso acontece tudo fica mais difícil. Muitas vezes, com reflexos irrecuperáveis.
“O fracasso na educação de um filho é um dos maiores pesos na consciência de pai ou mãe, determinante, porque não, de seu próprio sentimento de culpa por não ter realizado o que deveria ser de sua única responsabilidade” JoYa

Horário de Verão 2013/2014

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
Para que o fato não passe despercebido, como sempre faço, divulgo o início e final do horário de verão. Há quem goste, mas muitos detestam. Com a alegação de se economizar energia ele é imposto à maioria dos brasileiros que vivem no hemisfério sul durante um período em que o sol demora a se por. A intenção é aproveitar a claridade do dia, nem que seja por uma hora apenas. O chato é que quando começamos a nos acostumar com o pequeno fuso horário, ele retorna a ser como na maioria dos meses do ano. Anotem aí para não serem pegos desapercebidos:

Polícia Civil divulga foto de suspeito de matar jovem universitária

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
José Ademir Radol, de 48 anos, principal suspeito
pela morte da estudante Aline Moreira, de 18
(Foto Polícia Civil do Paraná)
A Polícia Civil divulgou na manhã desta quinta-feira (3) a foto de José Ademir Radol, de 48 anos, principal suspeito pela morte da estudante Aline Moreira, de 18 anos. A Justiça emitiu nessa quarta (2) um mandado de prisão contra o mecânico, que já é considerado foragido. O homem era namorado da mãe da vítima há poucos meses e utilizava nome falso, de Márcio Melo. Ele é o principal suspeito do crime e ainda não foi localizado pela polícia. Quem tiver informações deve ligar para o grupo Tigre, através do (41) 3270-1950, ou para a delegacia de Rio Negro, no (47) 3642-1557.

Necessário mergulho


Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
“Aquele que achar que não precisa evoluir 
não está preparado para mudar o que está
a sua volta" JoYa
Somos infinitamente superiores aos problemas aparentes. Viver é o tempo que temos para superá-los. Desperdiçar o tempo ao se achar menor que o problema é, sem dúvida, o maior equívoco que uma pessoa pode ter de si mesma. O jornalista e romancista irlandês George Bernard Shaw disse uma vez que "É impossível progredir sem mudança e aqueles que não mudam suas mentes não podem mudar nada". Já a psicóloga Marlene França lembra que "O conhecer a si mesmo é um processo que sempre foi entendido como de busca da percepção da própria natureza do ser humano e do que se é em essência". Daí ser o autoconhecimento o primeiro passo a dar para o desejo de chegar um dia a melhorar o mundo que está a nossa volta. Antes de querer mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo e isso só é possível a partir de um mergulho em nosso ser. Conhecer-se credencia a vontade e a necessidade de mudar.
  “Antes de desejar mudar o mundo é preciso mudar a si mesmo” JoYa



Mudanças pessoais, reflexos globais

Quinta-feira, 03 de outubro de 2013.
"A filosofia cristã nos ensina a estarmos permanentemente
ocupados com o bem estar de nosso semelhante. Mais até
do que o do nosso"
 JoYa
"A filosofia cristã nos ensina a estarmos permanentemente ocupados com o bem estar de nosso semelhante. Mais até do que o do nosso. Esse é o desafio de uma existência. Poucos o conseguem superar. Daí o entendimento de antes de querer mudar o mundo ser necessário mudar a nós mesmos. Aquele que achar que não precisa evoluir não está preparado para mudar o que está a sua volta, nem preparado para ser verdadeiramente cristão" JoYa

Melhores, piores ou diferentes?

“Quinta-feira, 03 de outubro de 2012.
O conteúdo abaixo faz parte de meu livro "Essências do Ser". O resumo foi feito com o propósito de oferecer aos amigos uma reflexão sobre o assunto. Acredito que só temos a chance de melhorar como pessoas, e essa é uma das principais razões de nossa existência, se nos entregarmos à necessária reflexão sobre nossos valores e o constante desafio da evolução nesta caminhada chamada vida. Boa leitura. JoYa
“LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM.
LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE” 
BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS
O maior inimigo do conhecimento, segundo o pensador Stephen Hawking, "não é a ignorância, mas sim a ilusão de conhecimento". Por seu lado, a filosofia oriental ensina que "o principal conflito do homem não é a do bem contra o mal, mas o da ignorância sobre o conhecimento". Sobre o assunto, outra posição pontual é a do sociólogo russo Isaac Azinov. Ele ponderava que "Se o conhecimento trás problema, não será a ignorância que os resolverá". À luz da inspiração dos pensadores, necessário se faz valorizar o bom senso, principalmente quando o assunto é nossa real posição perante o conjunto de pessoas que conosco convive. Não temos as mesmas opiniões, nem a mesma ideologia, muito menos a mesma crença religiosa. Também não temos os mesmos gostos alimentares, a mesma cor de pele, nem tampouco o mesmo time de futebol. E as diferenças não param por aí. Não temos o mesmo dom, a mesma profissão, nem nos formamos no mesmo curso. Não possuímos a mesma preferência de cor, a mesma estatura, nem o mesmo sexo. Percebe-se que temos pouco ou quase nada em comum? O que há de mais importante do que tudo isso? Um fator determinante para que, embora tantas diferenças seja possível a convivência em harmonia? A resposta é simples: RESPEITO. A nítida e sacrossanta verdade de que o direito de um termina onde começa o do outro. A consciência de que uma pessoa por ter mais bens, cultura, nome ou “beleza” não a torna melhor do que as outras. E que Deus nos fez diferentes exatamente para que dependendo uns dos outros não nos sintamos auto-suficientes. JoYa

"Saber se situar e respeitar as diferenças são conquistas que pontuam a evolução do ser" JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More