Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 17 de setembro de 2011

Confucio e seus conselhos


Sábado, 17 de setembro de 2011.

Confucio, nasceu em 551 a.C.
 no estado de Lu, no sudoeste
 da China
O pensamento do genial Confucio:

“Sem saber da vida, como pode-se saber da morte.
Sem saber como se conduzir na sociedade humana, como pode-se saber comportar-se depois da morte.”
Confúcio tinha uma atitude cética a religiões e a deuses, e tinha a opinião que antes de se preocupar com a vida depois da morte, é melhor falar sobre o comportamento certo e a moralidade certa para viver numa sociedade humana.

"Estudo sem pensar não vale nada; pensamento sem estudar é perigoso."
Deve-se estudar, deve-se pensar. Por um lado, estudo sem cabeça não adianta. Por outro lado, pensamento sem conhecimento pode levá-lo a errar. 


"Não tenho preocupação com a pobreza; tenho preocupação com a má distribuição."
A má distribuição social é pior que a própria pobreza.


Luto: faleceu Lilia Yared, professora de gerações


Sábado, 17 de setembro de 2011.
Faleceu hoje em Curitiba a nobre professora Lilia Yared. Enfrentando há muitos anos enfermidade nos pulmões, ela nos deixou neste sábado pela manhã. A familia decidiu que a tia Lilia Yared, professora de gerações no Grupo Escolar Professor Balduíno Cardoso, em Porto União, será velada no Cemitério do bairro Água Verde, em Curitiba a partir das 15 horas deste sábado. Seu corpo será transladado para o Cemitério de Porto União neste domingo pela manhã,  para sepultamento.
Por não ter casado, a tia Lilia acabou se tornando a segunda mãe de todos os seus sobrinhos. Sem fazer diferença a um e a outro, amou indistintamente a todos. E mais. Escolheu como profissão ser professora. Quem teve aula com ela deve se recordar da boa e disciplinadora professora que era. A morte é um acontecimento embora inexorável, não desejado, pois nos tira do convívio a pessoa que amamos. Mas, as ações desta senhora, sempre voltadas para o bem e para a concordia ficarão indelevelmente marcadas nas lembranças de todos que tiveram a felicidade de compartilhar sua existencia. Hoje ela descansa no Senhor, pois sua lida por aqui foi cumprida com lisura, dignidade e muito amor.

Tema pertinente e que merece uma atenção de todos: Ética “na” e “da” Política


Sábado, 17 de setembro de 2011.
O tema parece simples, mas quando se trata de comportamento humano, não.
Vamos primeiro as suas definições, encontradas em qualquer dicionário:
Ética
Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano.
N a filosofia clássica, a ética não se resumia à moral, entendida como "costume" ou "hábito", mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, a busca do melhor estilo de vida, tanto na vida privada quanto em público.
Política
Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos, a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
O termo política é derivado do grego antigo, que indicava todos os procedimentos relativos à pólis, ou cidade-Estado. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, coletividade, comunidade e outras definições referentes à vida urbana.
Ética e Moral
Outra questão  que precisa ser esclarecida antes de analisarmos o contexto da ética na política  são as relações e diferenças entre moral e ética. Sempre que se procura falar de uma, acaba-se confundindo com a outra. Vamos então rapidamente saber as diferenças entre elas.
Apesar de terem um fim semelhante: ajudar o Homem a construir um bom caráter para ser humanamente íntegro,  ética e  moral são muito distintas.
A moral tem um caráter prático imediato, visto que faz parte integrante da vida quotidiana da sociedade e dos indivíduos, não só por ser um conjunto de regras e normas que regem a nossa existência, dizendo-nos o que devemos ou não fazer, mas também porque está presente no nosso discurso e influencia os nossos juízos e opiniões. A noção do imediato vem do fato de a usarmos continuamente.
A ética, pelo contrário, é uma reflexão filosófica, logo puramente racional, sobre a moral. Assim, a ética procura fundamentar e justificar a moral diante das regras sociais aplicáveis a todos os sujeitos, em sociedade. Isto faz com que a ética seja de caráter universal, ao contrário da moral que se restringe ou ao indivíduos, ou ao conjunto de uma organização social. Esta varia de pessoa para pessoa, de comunidade para comunidade, de sociedade para sociedade.
Indagações Corriqueiras
Até que ponto a política é compatível com a ética? A política pode ser eficiente se incorporar a ética?  Não seria puro moralismo exigir que a política considere os valores éticos?
Quando se trata da relação entre ética e política não há respostas fáceis. Há mesmo quem considere que esta é uma falsa questão, em outras palavras, que ética e política são como a água e o vinho: não se misturam. Quem pensa assim, adota uma postura que nega qualquer vínculo da política com a moral: os fins justificam os meios.
O ‘realismo político’, ou seja, a busca de resultados a qualquer preço, subtrai os atos políticos à qualquer avaliação moral, entendendo esta como restrita à vida privada, dissociando o indivíduo do coletivo. Esta concepção sobre a relação ética e política desconsidera que a moral também é um fator social e como tal não pode se restringir ao santuário da consciência dos indivíduos. Em outras palavras, embora a moral se manifeste pelo comportamento do indivíduo, ela expressa uma exigência da sociedade. Um exemplo disso é a adoção dos diversos "códigos de ética", ou seja, não leva em conta que a política nega ou afirma certa moral e que, em última instância, a política também é avaliada pelo comportamento e entendimento moral das pessoas. Aliás, se a política almeja legitimidade não pode, entre outros fatores, dispensar o consenso dos cidadãos — o que pressupõe o apelo à moral.
Realidade brasileira
A relação entre ética e política se transformou hoje num debate nacional em conseqüência das denúncias de corrupção na política brasileira e do Projeto Ficha Limpa. E a questão está colocada não só como definições simples que encontramos nos dicionários, mas como um desafio de mudança estrutural.
É preciso em primeiro lugar que possamos dimensionar o que seja ética em sua forma estrutural. Ela deve ser considerada sob dois aspectos, ou seja, ética na política, que considera as pessoas individualmente, e ética da política, relacionada às instituições sociais, às organizações coletivas. A raiz está na concepção unilateral do ser humano. O homem é visto como ser individual, mas ele não vive isolado; ao contrario, ele é um sujeito que vive em constante luta pela conquista de si mesmo, diante dos desafios que a própria sociedade lhe impõe, enquanto cidadão.
A ética e o ordenamento institucional
Nesse aspecto, discute-se a necessidade dos governantes possuírem individualmente virtudes que atestariam o caráter e a vontade de organizar a sociedade, construindo a paz social. Mas é importante que atentemos para o fato de que o que é decisivo para a ética na política não são simplesmente as virtudes privadas dos governantes, mas o ordenamento institucional, porque é dele que depende se os cidadãos têm acesso ou não a seus direitos universais.
Para entendermos a ética é preciso que a coloquemos diante da realidade da dimensão humana em busca da liberdade pessoal, ao mesmo tempo em que entende essa liberdade limitada pela de seu semelhante. O seu limite vai onde começa o de seu semelhante. Aliás, o mundo ético perpassa pelo problema da coisificação do homem com a intensificação das desigualdades sociais. Essas desigualdades são frutos da discordância aos princípios éticos que destroem o ser humano e suas organizações. 
Para garantir a ética na política, mais do que os valores pessoais dos governantes, são necessárias instituições sólidas e de mecanismos de administração transparente, que sejam capazes de garantir os direitos universais do cidadão.
Meios de Comunicação
A existência de meios de comunicação livres, independentes, e de organismos de controle social que acompanhem o exercício do governo também garantem a ética na política.
Ética e cidadania
Mas, é preciso que a ética em primeiro lugar seja entendida como um estado de consciência do homem em relação às suas obrigações para com a sociedade à qual está inserido. É comum atentarmos primeiro aos nossos direitos, deixando em segundo plano os compromissos que temos por sermos e por vivermos em sociedade. Mas, a educação e a consciência por si, não bastam. É preciso que da própria sociedade surjam organizações que consagrem a ética como compromisso estabelecido a cada cidadão, de forma natural em alguns momentos, coercitiva em outros. É preciso que o conjunto da sociedade mantenha firme e forte o arcabouço de defesa contra atitudes anti-éticas que porventura possam vir a ser praticadas por quem quer que seja dentro do exercício da política.
E este é mais do que um desafio da pessoa. Trata-se de uma conquista do conjunto da sociedade na medida em que, pela tenra educação do ser acaba-se formando através da consciencia de ética e moral um universo social equilibrado e homogêneo. A política nada mais é, ou se torna, fruto da ação e das ações do homem e das pessoas em geral, respectivamente, voltadas a satisfazer aos anseios de cada um sem que esses se anteponham aos direitos dos demais.

Fonte: Wikipedia/Moral e Ética:autor Patricio Silva/Palestra do professor Manfredo Oliveira da UEFS/Revista Espaço Acadêmico Ética na Política? Da sagrada ingenuidade dos céticos ao realismo maquiavélico/

Mundo blues de luto: morre Willie "Big Eyes" Smith, em Chicago, EUA


Sábado, 17 de setembro de 2011.
O blues man Willie 'Big Eyes' Smith posa no backstage do Grammy Awards,
em Los Angeles, em fevereiro (Foto Mario Anzuoni/Reuters)
O músico de blues Willie "Big Eyes" Smith, que por muito tempo tocou ao lado de Muddy Waters, morreu na sexta-feira em Chicago, aos 75 anos, em decorrência de um derrame, segundo nota divulgada em seu site.
Não faz nem seis meses que o blues perdeu o mestre Joe Willie "Pinetop" Perkins, aos 97 anos, com quem Smith dividiu o prêmio Grammy deste ano pelo trabalho conjunto "Joined at the Hip", na categoria de melhor álbum de blues tradicional.

Nos bastidores da entrega do Grammy, Smith contou que conheceu Perkins ainda menino, e que ficou contente pelo sucesso da parceria. "Para dizer a verdade, sou no momento um dos homens mais felizes da Terra", disse ele no evento em fevereiro.
Embora o Grammy de 2011 tenha sido o seu primeiro, ele já acumulava uma longa carreira ao lado do falecido e legendário Muddy Waters.
Nascido em Helena (Arkansas) em 1936, Smith se mudou para Chicago aos 17 anos, quando ouviu Water tocar pela primeira vez. No começo da década de 60, entrou para a banda de Waters como baterista.
Em 1964, no entanto, guardou a bateria por um tempo e passou a viver de bicos, como o de taxista em Chicago, segundo a biografia no seu site. Voltou à banda de Waters em 1968, e tocou com ele ao longo de toda a década de 1970, período em que Waters ganhou seis Grammys.
Além da bateria, Smith também tocava gaita e cantava. Nos anos 1980, ele tocou na Legendary Blues Band, ao lado de Perkins, Louis Myers, Calvin Jones e Jerry Portnoy. (Reuters/Chicago/EUA)

Avião cai em show aéreo e deixa ao menos três mortos e muitos feridos graves, nos EUA


Sábado, 17 de setembro de 2011.
O avião de combate Mustang P-51 da Segunda Guerra Mundial segundos antes de se espatifar na pista
(Foto Ward Howes/Associated Press - 16.set.2011 )
Ao menos três pessoas morreram e outras 54 ficaram feridas na tarde de sexta-feira devido à queda de um avião próximo às arquibancadas nas quais centenas de pessoas assistiam a uma competição de corridas aéreas em Reno, no Estado americano de Nevada. As imagens do acidente foram divulgadas por um dos espectadores, que gravou o momento exato da queda e postou um vídeo no YouTube (Airplane crash at Reno air races 2011 Friday sept 16 4:30 - 5pm).
O chefe de organização do show aéreo, Mike Houghton, afirmou à imprensa local que entre os mortos estão dois espectadores e Jimmy Leewrad, piloto do avião de combate Mustang P-51 da Segunda Guerra Mundial.  

Após cair, estilhaços do aparelho foram lançados sobre a plateia, muito próxima da pista. 3 pessoas morreram
e dezenas ficaram feridas, muitas em estado grave. Poderia ter sido pior segundo especialistas presentes no local
(Foto Ward Howes/Associated Press - 16.set.2011 )
Segundo os responsáveis pelo tradicional campeonato, realizado todo mês de setembro em Reno, o número de mortos pode aumentar, já que dezenas foram levados a hospitais em estado grave.
Houghton detalhou que há 54 feridos que estão sendo atendidos em hospitais da região. Segundo a emissora de TV CNN, na manhã deste sábado muitos dos feridos estão em processo de cirurgia, aguardando para serem operados, ou em recuperação pós-cirúrgica.
Leeward, de 74 anos, era um piloto de acrobacias experiente e muitos espectadores o classificaram como um "herói", por ter conseguido desviar das arquibancadas no último segundo, o que evitou uma tragédia de proporções muito maiores. Cerca de 7.500 pessoas assistiam ao show aéreo no momento do acidente. Testemunhas do acidente afirmam que viram dezenas pessoas jogadas no chão com ferimentos profundos e muito sangue espalhado.
TRAGÉDIA
"Estamos devastados por esta tragédia", disse chefe de organização do show aéreo, Mike Houghton. Repórteres da emissora de TV local KTVN disseram que o avião não caiu diretamente sobre as arquibancadas, como inicialmente se divulgou, mas sim muito próximo delas.
Serviços de emergência e militares que atuavam no local retiraram as milhares de pessoas que assistiam ao evento e os organizadores cancelaram a programação do campeonato prevista para esta sexta-feira. O organizador da exibição comentou que as causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas os primeiros indícios apontam a uma falha técnica do avião, batizado de "Fantasma galopante".  (Das agências internacionais/via Folha Online)

Ladrão atrapalhado


Sábado, 17 de setembro de 2011.
Jonathan Michel Fabiano, um jovem de 18 anos, roubou um carro nesta sexta-feira, dia 16, no bairro Monte Castelo, em Colombo, região metropolitana de Curitiba. Ele e um comparsa tomaram em assalto uma Fiat Montana, preta. Após o assalto, já no bairro Roseira, na Zona Rural de Colombo, perderam controle do veículo e caíram numa valeta. O amigo fugiu mas Jonathan ficou desacordado com o impacto. Depois de ser acionada para atender o acidente , a polícia identificou o veículo com alerta de roubo e ao encontrar o rapaz sem sentidos, despertaram-no e em seguida fizeram o flagrante de roubo. O carro foi devolvido ao dono e Jonathan, o ladrão atrapalhado,  encaminhado à Delegacia do Alto Maracanã, onde fica à disposição da Justiça. (Banda B)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Motivo torpe: policial civil afastada mata por discussão banal, em Curitiba


Sexta-feira, 16 de setembro de 2011.
Os tiros foram disparados no centro de Curitiba, em meio à intensa movimentação de
populares. Polícia Civil deve satisfação à sociedade em relação a este assassinato, que
segundo testemunhas, foi por motivo torpe (Foto Sidney Alves/Banda B)
Um assassinato chocou os pedestres que passavam pela rua José Loureiro com a Barão do Rio Branco, no Centro de Curitiba, no final da tarde desta sexta-feira (16). Primeiras informações apuradas apontam que a investigadora da Polícia Civil desde 2000, Rita de Cássia Novak, que estaria afastada por problemas pessoais, teria discutido com um ambulante e atirou três vezes contra ele. Existem duas versões apuradas. A primeira foi com testemunhas que viram o crime e contaram que a suspeita teria comprado uma sobrinha e pedido uma nota, no entanto, o ambulante não quis fazer isso. Esta discussão banal teria sido o motivo para o assassinato.
Já outra versão foi dada por uma fonte ligada à Polícia Civil. Segundo ela, a investigadora estava na rua com sua namorada, quando o ambulante teria feito uma brincadeira com ambas. Isso teria sido o motivo para que ambulante e investigadora entrassem em luta corporal, que resultou nos disparos. Foi tentada também uma versão oficial com os Policiais Militares que atenderam a ocorrência, mas ninguém quis falar sobre o caso. A suspeita de ter cometido o crime não estava mais lá. Testemunhas contaram que ela teria sido resgatada por policiais da Delegacia de Homicídios para ser autuada em flagrante. A Delegacia até o momento não se pronunciou sobre o caso. (Banda B)



INFORMAÇÃO DA CGN: Investigadora de polícia mata vendedor durante discussão


Após a vítima iniciar uma conversa com uma amiga da investigadora, ela disparou três tiros a queima roupa contra o vendedor.

"A investigadora Rita de Cássia Novak estava bebendo em um bar na Rua Visconde do Rio Branco, no Centro de Curitiba, na tarde desta sexta-feira (16). De acordo com testemunhas, ela se irritou quando o vendedor de guarda-chuvas Valdecir Paulo Santos Ribeiro, 36 anos, começou a conversar com uma funcionária do estabelecimento. Rita, com a arma em punho, ameaçou Valdecir de morte. Os dois, aparentemente alcoolizados, discutiram. Rita agrediu o vendedor e atirou contra ele. Uma equipe do Siate foi acionada para socorrer a vítima, mas Valdecir não resistiu aos ferimentos. Rita saiu do local em direção ao carro no estacionamento da Polícia Civil, na Rua José Loureiro, e foi presa pela delegada Aline Manzatto, que estava nas proximidades. A investigadora será levada ao Centro de Triagem da Polícia Civil, e o inquérito será instaurado na Delegacia de Homicídios. Pessoas que trabalham nas lojas da região, e conheciam a vítima e a atiradora, garantem que eles já se conheciam, e tinham desavenças anteriores. Rita esteve afastada das funções para fazer tratamento psicológico." (CGN)

* Repito o que disse na primeira postagem. Diretoria-geral da Polícia Civil deverá vir à público neste sábado para dar satisfações à sociedade, sob pena de surgirem suspeitas de “proteção corporativa”, o que seria lamentável. Qualquer das duas versões apuradas pela reportagem da Rádio Banda B, de Curitiba evidencia o “motivo torpe” para o assassinato. Com o agravante de a cidadã em questão ser uma policial civil, funcionária pública estabelecida para servir e proteger a sociedade e não sair por aí, matando pessoas. Com a palavra o Delegado-Geral da Polícia Civil do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto.

Não perca seu tempo


Sexta-feira, 16 de setembro de 2011.
"Sem dúvida, você perderá seu tempo ao tentar por juízo na cabeça de um insensato. Será um trabalho perdido, similar ao tentar colar os pedaços de um copo de vidro estilhaçado."
(Salomão)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More