Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 24 de novembro de 2012

E o tempo virou de vez

Sábado, 24 de novembro de 2012.
Os ventos em Curitiba são fortes o suficiente para desmanchar os cabelos
Quem mora em Curitiba está acostumado. Estávamos ontem com 32 graus à sombra. Hoje, agora, sábado, quase 11 da noite estamos com 16 graus. O Simepar, Instituto Tecnológico que trata de assuntos do tempo diz em sua página na internet que neste sábado "a frente fria segue avançando do sul para o sudeste do país, o que proporcionou mais um dia de tempo instável no Paraná, com chuvas intermitentes, na maior parte do Estado. Neste domingo, dia 25, as temperaturas voltam a ficar mais baixas, pois atrás deste sistema frontal desloca-se um ar mais frio. E o tempo prossegue assim ao longo da semana, embora sem chuva. As temperaturas mínima e máxima não descem, nem sobem da variação 11ºC/25ºC. 

Na classificação do Atlético quem brilhou foi o Paraná

Sábado, 24 de novembro de 2012.
O Paraná de Luisinho jogou como campeão hoje
 (Foto Geraldo Bubniak/Ag Estado)
Ouvi muito durante a semana: O Paraná vai entregar o jogo em troca de uma possível ajuda financeira. Papo de torcedor. Todo mundo sabe a difícil situação financeira do Clube e a questão dos salários atrasados dos profissionais. Mas, o que se viu hoje foi uma equipe aguerrida que não se entregou em nenhum momento. Valorizou a conquista atleticana se portando como um adversário digno das tradições de todos os clubes que se juntaram ao longo da história para formar o Paraná de hoje. A gente paranista deve se unir mais ainda para que a equipe tenha melhor sorte em 2013. Se se comportar como hoje, o retorno será o prêmio da postura nobre que demonstrou em campo. Sem dúvida, no jogo que determinou o retorno do Atlético para a elite do futebol brasileiro quem brilhou mesmo foi o Paraná Clube.

Atlético empata e volta à primeira divisão


Sábado, 24 de novembro de 2012.
Atlético volta à divisão de elite do Brasileirão
O empate a um gol com o Paraná garante a volta do Atlético Paranaense para a divisão de elite do futebol brasileiro em 2013. Com uma campanha irregular no primeiro turno, o rubro-negro se recuperou no segundo a ponto de conseguir o que pouca gente acreditava: o retorno ainda neste ano à primeira divisão. As contratações feitas a partir do segundo turno deram resultado e os atleticanos comemoram neste momento nas ruas de Curitiba. Parabéns à torcida rubro-negra.

Vereador da Lapa dá mais detalhes sobre o canil da cidade

Sábado, 24 de novembro de 2012.
Vereador Célio Guimarães, PV, Lapa, Pr.
O vereador Célio Guimarães do município paranaense da Lapa (foto), integrante da Região Metropolitana de Curitiba presta neste espaço mais esclarecimentos sobre a situação do canil da cidade. Ele é vereador pelo Partido Verde que lá faz oposição ao atual prefeito. Suas informações portanto poderiam, se utilizadas politicamente, denegrir o trabalho realizado. Ao contrário. Suas informações são esclarecedoras. Percebam:

Caro Jorge Yared,
Meu nome é Célio Guimarães e estou vereador do município da Lapa. Sou um defensor da causa animal e fiquei preocupadíssimo com a situação divulgada em seu face. Estava em curso na Capital e imediatamente quando voltei ontem, sexta-feira, fui averiguar os fatos. Cheguei, juntamente com meu assessor, de surpresa. O canil estava fechado, pois a veterinária estava em curso e os três funcionários saíram com o veículo para o que eles chamam de 'coleta'. Liguei para a prefeitura pedindo que alguém abrisse o local para que eu pudesse averiguar a situação das baias (minutos depois chegaram). Comecei a fotografar o local e constatei que mesmo os cachorros que ficam do lado de fora, possuem água e comida. A aparência dos animais mostram que são tratados sem maus tratos. Existem alguns cachorros com sarna, mas temos que lembrar que são recolhidos das ruas em estado muito pior. Os funcionários são muito bons, poucas pessoas permanecem trabalhando num local insalubre e com riscos de acidentes. Com a estrutura precária que possuem fazem um excelente trabalho. Posso dizer que hoje os cães estão melhor do que em muitas residências que deixam por dias cães sem água e comida e ainda os maltratam fisicamente. Postei fotos para mostrar que o local onde ficam os animais possui água e comida, e se estivessem famintos, estariam em polvorosa, o que não constatei. Caro Jorge, imagino que quando a denúncia foi encaminhada ao senhor, deve ter ficado espantado, o que é normal. O funcionário disse que realmente acontecem mortes no canil, principalmente quando um novo cachorro chega ao local e encontra resistência entre os outros. Ele separa as brigas, mas à noite ou quando saem para a 'coleta', é impossível controlar. Concordemos que separar briga de cães é um trabalho muito perigoso. Falei com a denunciante que chegou ao local coincidentemente logo após eu chegar. E ela fala a verdade. Porém, acredito que ela viu uma briga com morte, ou o cachorro já morto. E, provavelmente, os cães poderiam estar 'comendo' outro animal por serem carnívoros. Mas afirmo novamente: os cães não passam fome nem sede. De toda esta história, podemos tirar pontos positivos. Sempre que posso acompanho o canil, há muito. E sei das necessidades dos funcionários para melhorar as condições do local (nas fotos podemos ver o telhado com problemas, o mato alto, etc...). O gasto com o canil é em torno de 12 mil reais por mês (1 veterinária, 2 funcionários, 1 motorista, alimentação, combustível), e por isso temos que desenvolver ações para evitar que os cães vão para lá. As pessoas tem que se responsabilizar pelos animais, não simplesmente dizer "a carrocinha tem que dar um jeito". Fundamos, recentemente, uma associação (Defesa Animal) para ajudar neste trabalho e contamos com a participação da veterinária do canil, uma pessoa muito interessada.
Claro, sempre podemos melhorar e vamos buscar as melhorias.
Como disse no início, estou vereador, fui reeleito, e atualmente faço parte da minoria da oposição e poderia, por conveniência política, dizer que o canil é uma carnificina e que agora que elegemos nossa prefeita vamos mudar o quadro. Mas não faço oposição por oposição, por isso fui ao local investigar a situação e constatei que os cães não se matam por fome, isso não. Vamos sim melhorar o local, mas temos que paralelamente fazer campanhas de educação para que a população tenha a consciência de não 'jogar' animais na rua por estarem doentes ou velhos.
Estou à disposição para esclarecer as informações e contribuir para a melhoria do local.
Att.
Célio Guimarães
Vereador - Partido Verde (FOTO)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Veterinária responsável pelo canil da Lapa dá sua versão

Sábado, 24 de novembro de 2012.

"Olá, aos que não me conhecem sou a veterinária responsável pelo CCZ da Lapa (vulgo "canil municipal"). Estou desde quinta-feira em um Congresso em Curitiba (congresso este que aborda, basicamente, políticas públicas relacionadas a animais de rua, posse responsável, controle reprodut
ivo...), fui informada do ocorrido por telefone e só consegui acessar a Internet à noite. Como já foi dito os cães lá mantidos têm suas necessidades básicas adequadamente supridas. A limpeza e alimentação são feitas no período matinal, ou seja, em quaisquer visitas feitas fora desse período os cães já terão comido boa parte da ração e defecado, o que explica a impressão causada pela denunciante. Quanto aos pacientes com sarna, eles são tratados mas deve-se frisar que, mesmo depois de tratados, os pelos dos pacientes demoram a crescer. Quanto à forma como os cães são dispostos, trabalhamos da melhor maneira possível. Devo lembrar a quem quer que leia esta nota que o CCZ atualmente mantém mais de 90 cães, todos eles oriundos de abandono e negligência dos próprios donos. Além da veterinária (eu), também há um tratador e uma auxiliar que se desdobram para prover cuidados aos animais e são extremamente atenciosos e dedicados, estando cientes da necessidade de políticas educacionais e de controle. Conforme mencionado, os cães são abandonados pelos próprios donos e, a menos que alguém os adote, ali são mantidos como última opção. A quem quer ajudar a reverter este quadro, fica o convite para ajudar de forma positiva. No começo do mês foi fundada a Defesa Animal, a primeira associação de proteção animal do município. Quem quer saber como ajudar pode entrar em contato com a Associação pelo telefone 41-97657453, ou me procurar no número 41-39111047 (Vigilância Sanitária). Aos interessados fica o convite." 


* A Gisah Santos, veterinária responsável pelo CCZ da Lapa fica a partir de hoje convidada a participar deste espaço no sentido de informar todo o trabalho feito no município da Lapa em benefício dos animais abandonados. Assim como a professora Sônia Ferreira. O que precisamos é de pessoas verdadeiramente comprometidas em dar uma solução prática ao problema. Que Lapa passe a ser exemplo nacional no cuidado com os animais. Gente comprometida com a causa há. Conheci algumas hoje e me despeço menos tenso e mais feliz por ter conversado há pouco com uma delas. Vamos nos unir. Um dia conseguiremos uma política nacional que imponha soluções definitivas para a questão.
Estarei sempre à disposição de todos, neste sentido.

As armas de um bravo guerreiro


Sexta-feira, 23 de novembro de 2012.

"As principais armas de um guerreiro são seu coração e sua alma, coisas que precisará pôr em tudo, pois este mundo ainda pensa muito individualmente e quase nada coletivamente. E para este pensamento mudar será preciso que muitos guerreiros se unam na difícil tarefa de conseguir oferecer uma rosa para aquele que lhe fere o peito." Augusto Branco

A lei do mais forte

Sexta-feira, 23 de novembro de 2012.
Maltratar animal é crime que leva à prisão. A Justiça precisa fazer
cumprir essa lei no Brasil.
Uma cidadã lapeana que se importa com os animais entrou em contato comigo hoje e pediu o nome da pessoa que fez a denúncia (os cães do canil municipal daquela cidade estão se matando de fome), para que juntas possam checar a situação e exigir providências imediatas, se for o caso. Fico feliz por não estar sozinho nessa empreitada. Aqui em Curitiba, a situação é igual só que numa dimensão compatível com o tamanho da cidade. Minha esposa esteve em junho em Nova Iorque e disse que nos EEUU existe uma política pública que norteia a ação humana em relação aos animais. Não há animal na rua abandonado. Os que saem vão na coleira com seu dono para passear. Há o absoluto controle da natalidade e o proprietário tem responsabilidade sobre tudo o que aconteça envolvendo o animal. Em caso de maus tratos é cadeia na hora e multas pesadíssimas para sair. Há chip de identificação e total controle do animal desde que nasce. Lá é primeiro mundo? Talvez. O certo é que a sociedade é educada desde a infância para o trato responsável com os animais. É absoluta noção do que seja cidadania, responsabilidade cidadã, dimensionando o respeito às leis e as consequências em caso de descumprimento. As autoridades brasileiras, executivo, legislativo e judiciário são as responsáveis pela sensação de impunidade que há em todos os setores. Ou se respeita as leis ou viveremos como na nossa origem, no tempo das cavernas, onde se preconizava a lei do mais forte (influência política e econômica - realidade hoje). Ou a sociedade se mobiliza ou levaremos muitos anos sofrendo os desvarios daqueles que se acham acima das leis. Não podemos nos esquecer que aqueles que estão hoje no poder, ou exercendo-o são oriundos da própria sociedade.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Denúncia gravíssima atinge em cheio sociedade do município paranaense da Lapa

Quinta-feira, 22 de novembro de 2012.

Denúncia gravíssima atinge em cheio sociedade
do município paranaense da Lapa
Acabo de receber uma denúncia que considero uma das mais graves que tomei conhecimento. Uma moradora do município paranaense da Lapa, que integra a Região Metropolitana de Curitiba telefonou para minha residência e contou que os cães do canil municipal daquela cidade estão se matando de fome. Matam o mais fraco para se alimentar. A cidadã disse que procurou a prefeitura e recebeu a informação de que o município não tem dinheiro para comprar ração para os cães. Inclusive não deixaram que ela registrasse com fotos a cena dantesca. Trata-se de um crime gravíssimo que atinge em cheio a própria sociedade lapeana que permite tal crueldade. É preciso uma mobilização urgente das pessoas de bem daquele município para dar uma solução imediata para a questão. A promotoria pública e a própria policia deve ser mobilizada para prender os responsáveis por esse crime. Pelo menos checar a veracidade desta denúncia. Ao menos isso. Com a palavra também as ONGS que assumem o não menos importante trabalho de proteção aos animais. 


Os sonhos que sonhamos, mas não controlamos

Quinta-feira, 22 de novembro de 2012.
Os pais sonham os sonhos de seus filhos. A recíproca não é verdadeira
Meu irmão Gilmar disse com razão que os filhos não sonham os sonhos dos pais, mas os pais em sua grande maioria sonham os sonhos dos filhos. Penso que quando o momento da separação chega é preciso estar preparado. Os filhos que fomos dão lugar aos filhos que temos. É apenas uma questão de tempo. A única dureza nesta história é quando os filhos morrem e deixam os pais definitivamente, invertendo a ordem de quem deve partir por primeiro. Para esta situação jamais alguém estará preparado. É quando abruptamente deixa de sonhar os sonhos de seu filho e para o tempo que resta, só a saudade e a lembrança poderão em algum momento consolar. Por isso, enquanto vivos pais e filhos deverão aproveitar ao máximo para se curtir. Infelizmente não nos é dado o controle sobre os sonhos e muito menos quando se transformam em pesadelos reais.

O valor de um sorriso

Quinta-feira, 22 de novembro de 2012.

Sorria. Expressão fechada não está com nada. A seriedade de uma pessoa não é medida pela antipatia. Reconheço que nem tampouco pela simpatia. Mas, o sorriso, sem a menor dúvida será sempre um bom motivo para conquistar a confiança e o desejo de alguém de voltar a revê-lo(a).

Procuradoria Geral da República entende que Carli Filho seja julgado pelo Tribunal do Júri de Curitiba por duplo homicídio doloso eventual na forma qualificada

O acusado poderá finalmente ser levado à juri popular em Curitiba
já no próximo ano e julgado por duplo homicídio doloso eventual
O Subprocurador-Geral da República, Doutor Francisco Rodrigues dos Santos Sobrinho, que oficia junto ao STJ em Brasília no processo criminal que trata do caso do ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho, através do Parecer n. 253/2012 disponibilizado nesta quinta-feira (22/11), opinou pelo provimento do Recurso Especial interposto pelo Ministério Público do Paraná e improvimento do recurso da defesa interposto pelo advogado René Ariel Dotti. Figura como Relator o Ministro Sebastião Reis Jr. da Sexta Turma. O advogado Elias Mattar Assad, que figura na acusação representando a família Yared,uma das vítimas declarou que o parecer da PGR quando opina pelo provimento do recurso da acusação, entende que Carli Filho deve ser julgado por duplo homicídio doloso eventual na forma qualificada e que todas as questões levantadas pela defesa devem ser discutidas e julgadas pelo tribunal do júri de Curitiba e não nos tribunais em Brasília como pretendeu a defesa. Assad prevê que nos próximos dias o Ministro Relator incluirá em pauta para julgamento, estimando que o acusado poderá ser julgado pelo júri em Curitiba já no próximo ano.




Conceitos ou preconceitos?

Quinta-feira, 22 de novembro de 2012.
Quando a gente chega na encruzilhada, 
Olha para um lado e nada, 
Olha para o outro é nada também 
Ai o céu escurece 
O céu desaba Tudo se acaba 
Só quando tudo esta perdido na vida
é que a gente descobre

 que na vida nunca tudo está perdido 
Geraldo Vandré
Nossa mente conduz nosso corpo. Os conceitos formam as verdades que achamos acreditar. São elas que nos determinam e nos encaminham. Certas ou erradas, são nossas verdades naquele momento. 

E quando se percebe equivocada, como deverá ser avaliada essa pessoa? Pelo que fez no passado, ou pelo que assume no presente?

Daí o cuidado com o ato de julgar alguém e a nós mesmos. É preciso pontuar a inversão de conceitos e a conversão que a nova mentalidade encaminhará. Como foi dito, a mente conduz nosso corpo. O que pensamos, no que acreditamos e como agimos hoje é o que deverá prevalecer ao se conceituar uma pessoa. 

Pré conceitos podem ser tão injustos quanto injustificados. JYF


quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Troféu 2012 do Super Clássico das Américas é nosso

Quarta-feira, 21 de novembro de 2012.

Foto Gazeta Esportiva
Brasil perde no tempo regulamentar por dois a um, o mesmo placar do jogo de ida, realizado aqui. Na cobrança de penalidades vencemos por quatro a três. Mais uma vez o troféu do Super Clássico das Américas ficou conosco. Partida fecha o ano para a seleção brasileira que continua os preparativos para a Copa das Confederações que ocorre ano que vem em nosso país.

A via de mão dupla

Quarta-feira, 21 de novembro de 2012.

Escrevi hoje para uma amiga: Entendo o casamento como uma conquista diária. Uma proposta de vida e uma aceitação de viver, juntos. Administrar as diferenças no nobre ato de transigir em favor do equilíbrio da relação, uma via de mão dupla. Há que se pontuar o respeito, o diálogo e o carinho, permanentes. Ganhi disse que "Não há caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho! Sejam, portanto felizes sempre de "mãos dadas" no caminho que escolherem seguir e mantenham a chama do desejo sempre acesa não marcando hora para o carinho, o afago, o mimo, o abraço, o beijo...

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Pegada segura

Terça-feira, 20 de novembro de 2012.


Hoje me perguntaram qual o aprendizado que julgo mais importante até agora em minha vida. Foram vários, mas o primeiro que veio à mente foi o de não dar um passo maior do que minhas pernas alcançam e, por mais enlameado que seja o piso, jamais deixar que a lama passe da sola de meus pés! JYF

A plenitude do amor

Terça-feira, 20 de novembro de 2012.
"O amor pleno transcende aos da mesma espécie. Ele só acontece quando há o respeito a toda manifestação de vida." JYF
Você consegue afirmar ser uma pessoa que ama verdadeiramente?



O "respeito" consciente

O amor pleno transcende aos da mesma espécie.
Ele só acontece quando há o respeito a toda
 manifestação de vida

Terça-feira, 20 de novembro de 2012.
No Dia da Consciência Negra manifesta-se a esperança de que mais e mais pessoas entendam que somos iguais na diferença e diferentes na igualdade. O respeito ao "ser" em sua essência deve ser preconizado nas relações humanas. Sem ele, a conduta insensata prevalecerá. O "amar ao próximo" transcende aos da mesma espécie. Ama verdadeiramente aquele que respeita toda manifestação de vida. Sem esse entendimento, não há como se chegar a nenhum ato consciente, principalmente àqueles voltados às relações humanas. JYF

Calor em Curitiba


Terça-feira, 20 de novembro de 2012.
Calor em Curitiba faz aumentar frequência nas piscinas de clubes
Até sexta-feira as temperaturas se elevam em todo o Paraná. Curitiba, a capital viverá dias típicos de alto verão em plena primavera. O Instituto Simepar prevê temperatura de até 30 graus para nossa região. Bom para vendedores de sorvete e de equipamentos de ventilação e refrigeração. As piscinas de clubes começam a receber um número maior de associados em busca de amenizar o forte calor registrado nesse momento na capital paranaense.
Temperaturas previstas para hoje (20) no PR
Curitiba           mínima de 16ºC e máxima de 27ºC
Paranaguá      mínima de 18ºC e máxima de 27ºC
Londrina          mínima de 16ºC e máxima de 30ºC
Foz do Iguaçu mínima de 20ºC e máxima de 33ºC
Paranavaí         mínima de 17ºC e máxima de 34ºC 

Projeto paranaense proíbe extermínio de cães e gatos e estabelece medidas de controle populacional

Terça-feira, 20 de novembro de 2012.
Política Pública: Paraná dá exemplo ao país na atenção aos animais de rua
A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou em primeira votação projeto de lei que estabelece políticas públicas para controle populacional de cães e gatos em todo o estado. Dentre as medidas estão ações preventivas contra o abandono de animais, regras para a esterilização dos bichos e a proibição do extermínio. A segunda votação da proposta, de autoria do deputado estadual Luiz Eduardo Cheida, deve ocorrer hoje.
Lei Federal de Crimes Ambientais
A referida lei já considera crime em todo o território nacional, desde 1998, praticar maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena varia de três meses a um ano de detenção. Em caso de morte, a pena é aumentada de um sexto a um terço. No projeto de lei estadual, fica vedado o extermínio de cães e gatos para fins de controle da população de animais.
Novas regras para esterilização
A proposta também fixa novas regras para a esterilização dos bichos abandonados. Trata-se de uma castração responsável dos animais que estão na rua para conter sua proliferação. O bicho que não apresentar um responsável único e definido, mas tiver laços de dependência com uma comunidade, será recolhido, esterilizado, registrado e devolvido ao local de origem. Os animais que estiverem abandonados poderão ser recolhidos pelo órgão municipal e colocados para adoção.
Campanhas de conscientização
O projeto também visa a estimular campanhas de conscientização para que os proprietários não abandonem os animais. Conforme o projeto será feita a identificação e o registro dos proprietários de cachorros e gatos. Essas informações serão incluídas em um banco de dados do órgão municipal responsável pelo setor. A fiscalização da lei ficará a cargo do órgão ambiental dos municípios. (Gazeta do Povo)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O valor de uma atitude

Segunda-feira, 19 de novembro de 2012.
Quando você, ao andar pelas ruas da cidade onde mora e deparar com um animal
abandonado faça o mesmo. Você não imagina a recompensa que terá!
No mês de setembro último minha esposa ouviu um latido típico de um cachorro sendo espancado. Já era tarde da noite. Eu estava a trabalho em Lages. Felizmente, pois o desfecho poderia ter sido outro. Em uma casa próxima à nossa, um desvairado espancava um pastor alemão preso, sem motivo aparente, a não ser ignorância e covardia. Com a reação da vizinha, o cidadão ao perceber que se tratava de uma mulher e sozinha a xingou e a mandou “cuidar das panelas” e “não se intrometer no que não era da sua conta”. Só parou quando, depois de ouvir que agredir animal é crime foi ameaçado por ela de chamar a polícia. Abriu o portão da casa e colocou o animal na rua. “Tá com pena? Então fique com ele!” Disse o abobado. E foi o que minha esposa fez. Recolheu o coitado do cachorro. Machucado, magro, abatido, cheio de pulgas e carrapatos. Centenas, disse ela depois de levá-lo ao veterinário no dia seguinte. Tomou todos os medicamentos de que necessitava e começou a ser alimentado. E o principal, a receber carinho. Mesmo de grande porte dei autorização para recolher para dentro da residência. Como temos sete animais, desses três de porte médio, sendo um macho e castrado a solução para o conforto do "novo morador" era encontrar alguém que o amasse tanto quanto nós. Coloquei no Facebook onde tenho mais de cinco mil amigos. E, quis o destino que o hoje belo pastor alemão encontrasse uma pessoa que o amasse tanto quanto nós o amaríamos. Creio que até mais. Ela mora no município da Lapa. É professora. Veio até Curitiba e o levou para sua residência. Sabemos que o belo pastor faz sucesso naquela cidade. É super inteligente. Mora dentro de casa, porém faz suas necessidades no lugar apropriado. Muito bem tratado, alimentado com o que tem de melhor em alimentação canina, com todas as vacinas em dia e muito amor! O resultado não poderia ser outro. Vejam-no aí na foto. Ele faz o maior sucesso quando a professora o leva na escola. É o “queridão” dos alunos. Essa história real é um exemplo do que uma atitude pode transformar a vida das pessoas e dos animais. Quando você, ao andar pelas ruas da cidade onde mora e deparar com um animal abandonado faça o mesmo. Você não imagina a recompensa que terá!

O valor do conhecimento

Segunda-feira, 19 de novembro de 2012.
“Conhecer-se, o primeiro degrau da escada do conhecimento. Sem passar por este
não haverá justificativa, nem proveito para os demais.” (JYF)
Na verdade sei que amanhã posso vir a saber mais do que hoje. Sei também que por mais que conheça, muito ainda terei de aprender. Saber situar esse entendimento é um grande passo para uma pessoa desenvolver-se. Paulo Freire estava certo: "Ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender, porém nem tão ignorante que não tenha o que ensinar." O valor do conhecimento não está na quantidade e sim na forma como o utilizamos para o bem estar comum.

Prefeito eleito de Lages anuncia mais cinco secretários


Segunda-feira, 19 de novembro de 2012.
Elizeu Mattos, prefeito eleito de Lages, SC
Elizeu Mattos (PMDB) prefeito eleito de Lages, SC, anunciou no final de semana mais cinco nomes de secretários municipais: Cristina Subtil (Saúde), Pedro Marcos Ortiz (Administração), Fabrício Reichert (Procuradoria Geral do Município), José Wolnei Constante (Chefe de Gabinete) e Carla Reche (Comunicação). Mattos disse na oportunidade que nos próximos dias vai anunciar os nomes restantes da equipe que vai auxiliá-lo no choque de gestão que pretende impor à sua administração a partir de 2013. “Uma equipe preparada para administrar de frente para as pessoas, assim como eu”, destacou.
Quem são os novos secretários:
Cristina Subtil – Médica pediátrica é a atual coordenadora do curso de Medicina da Uniplac. Seu nome foi sugerido dentro de um grupo que discute a transição da saúde, como o ex-deputado Fernando Coruja e a deputada federal Carmen Zanotto. A indicação recebeu o aval de outros profissionais da saúde e aceito pelo prefeito eleito.
Pedro Marcos Ortiz (44 anos) - Técnico agropecuário, com formação em ciências naturais. Foi vice-prefeito e secretário municipal de Administração e de Planejamento de São José do Cerrito. Atualmente é secretário Parlamentar (chefe de gabinete) de Elizeu Mattos na Assembleia Legislativa. Foi um dos coordenadores da campanha a prefeito de Elizeu Mattos.
Fabricio Reichet (33 anos) - Formado em Direito pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) é sócio do escritório Castagna & Reichert Advocacia e Consultoria, Assessor Jurídico do Deputado Elizeu Mattos. Atua nas áreas de Direito Administrativo, Direito Eleitoral e Direito Civil. Também foi um dos coordenadores da campanha do prefeito eleito.
José Wolnei Constante (46 anos) – Formado e pós-graduado em Administração pela Uniplac, foi secretário de Planejamento da prefeitura de Otacílio Costa e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas daquele município. Participou da coordenação da campanha do prefeito eleito.
Carla Reche - Formada em jornalismo, já atuou como produtora nas rádios Clube (AM) e Transamérica (FM), em Lages. Foi colunista do Correio Lageano e há seis anos é assessora de imprensa do deputado Elizeu Mattos.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More