sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A lei do mais forte

Sexta-feira, 23 de novembro de 2012.
Maltratar animal é crime que leva à prisão. A Justiça precisa fazer
cumprir essa lei no Brasil.
Uma cidadã lapeana que se importa com os animais entrou em contato comigo hoje e pediu o nome da pessoa que fez a denúncia (os cães do canil municipal daquela cidade estão se matando de fome), para que juntas possam checar a situação e exigir providências imediatas, se for o caso. Fico feliz por não estar sozinho nessa empreitada. Aqui em Curitiba, a situação é igual só que numa dimensão compatível com o tamanho da cidade. Minha esposa esteve em junho em Nova Iorque e disse que nos EEUU existe uma política pública que norteia a ação humana em relação aos animais. Não há animal na rua abandonado. Os que saem vão na coleira com seu dono para passear. Há o absoluto controle da natalidade e o proprietário tem responsabilidade sobre tudo o que aconteça envolvendo o animal. Em caso de maus tratos é cadeia na hora e multas pesadíssimas para sair. Há chip de identificação e total controle do animal desde que nasce. Lá é primeiro mundo? Talvez. O certo é que a sociedade é educada desde a infância para o trato responsável com os animais. É absoluta noção do que seja cidadania, responsabilidade cidadã, dimensionando o respeito às leis e as consequências em caso de descumprimento. As autoridades brasileiras, executivo, legislativo e judiciário são as responsáveis pela sensação de impunidade que há em todos os setores. Ou se respeita as leis ou viveremos como na nossa origem, no tempo das cavernas, onde se preconizava a lei do mais forte (influência política e econômica - realidade hoje). Ou a sociedade se mobiliza ou levaremos muitos anos sofrendo os desvarios daqueles que se acham acima das leis. Não podemos nos esquecer que aqueles que estão hoje no poder, ou exercendo-o são oriundos da própria sociedade.

4 comentários:

A denúncia é Fake

http://www.facebook.com/valeria.xavier.77?fref=ts

Defesa Animal NOTA: A Associação recém criada neste mes passado está fazendo sua parte na defesa e proteção dos animais ao seu alcance. Não é responsavel nem administra o canil municipal ( sabemos que há comida suficiente até o final do ano ja comprada). Temos cães abrigados em Lt com as protetoras que se habilitam. Se a população se viabilizar a ajudar haverá menos cães nas ruas, menos maus tratos e também men
os cães no canil. Gosta de animais, adote um, faça sua parte tambem. Se fizer uma denuncia, vá ao orgão competente. É uma irresponsabilidade lançar na rede uma denuncia sem provas ou testemunho, sendo até mesmo um crime.
Esperamos, nós da Associação que nao seja usado nosso espaço para veicular negatividade ou erro.
DENUNCIE responsavelmente atraves do 0800618080 (IBAMA), 190 (PM) 41-39111047 (VIG. SANITARIA) 41-97657453 (DEFESA ANIMAL na Lapa). Ajude-nos a ajudar.

Quem fez a denúncia goza de minha absoluta confiança.Trata-se de uma pessoa íntegra, cuja profissão credencia seus atos. Não é crian
ça e por suas mãos já passaram milhares de cidadãos lapeanos. Repercuti na minha página sua indignação. Há reações de pessoas de bem do município da Lapa. Algumas, conhecidas minhas. Uma delas me chamou de "sem caráter". O tempo é o senhor da razão. Peço a gentileza de quem mora na Lapa se unir para dar uma solução ao canil municipal. Não sou contra, nem a favor politicamente de ninguém em assunto de tamanha responsabilidade. Pois ela não é só do prefeito, dos vereadores, dos juízes, promotores, professores, ou qualquer do povo. A responsabilidade é social. A situação não é limitada àquela cidade. É um problema nacional que precisa de uma postura da sociedade. Não será atacando esse ou aquele, que os animais terão melhorada sua situação. Isso só acontecerá se as pessoas de bem se sobreporem àquelas que não se importam com coisa alguma que não seja de si mesmas.

LAPA/PR - SOBRE A "DENUNCIA" NO BLOG DO JORGE YARED -
Vereador Célio Guimarães foi in loco verificar as situação do canil. De fato a estrutura fisica não atende as necessidades dos cães - há a necessidade de construção de uma área para "maternidade" e outra para isolar os cães doentes. Por se tratar de uma matilha grande (cerca de 90 cães) ocorrem disputas por dominânciaque quando ocorrem as vezes fica difícil de separar (são poucos funcionários). Os cães tem alimentação e as baias são limpas diariamente, os animais não ficam o tempo todo nas baias - o atendimento dos animais segue o que é preconizado pela OMS! O problema maior é sem sombra de dúvida o aumento de animais negligenciados e abandonados nas ruas de nossa cidade! Parabéns a valorosa pequena grande equipe que cuida dos animais! Há por certo a necessidade de MAIOR investimento dos orgãos publicos (Sec. Mun. Saúde e Meio Ambiente).
https://www.facebook.com/sema.vedovatto/posts/175911729216809?notif_t=like

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More