Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 19 de março de 2011

Após acordos em Brasília, Obama tem agenda de turista no Rio de Janeiro

Domingo, 20 de março de 2011
Depois de visitar o Corcovado, Obama foi à Cidade de Deus
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deve cumprir uma agenda cheia neste domingo no Rio de Janeiro. Mas longe dos acordos bilaterais e discursos por uma melhor relação comercial com o Brasil, que marcaram sua visita à capital Brasília, o dia da família Obama ganha tom de turismo. Agora pela manhã, o presidente visitou o Corcovado, onde fica o Cristo Redentor, um patrimônio nacional e um dos mais famosos cartões postais do Brasil. 
Cidade de Deus, RJ, agora pela manhã
Antes do almoço deste domingo, Obama visita neste momento a Cidade de Deus, favela que ficou internacionalmente conhecida após o filme de 2002, de Fernando Meirelles, indicado a quatro Oscars. Após a visita a Cidade de Deus, o presidente americano deve se reunir com autoridades do Estado em almoço e depois seguir para o seu discurso no Theatro Municipal, que está previsto para as 15h. O público será seleto, entre políticos, artistas, empresários e líderes da sociedade civil. A comitiva presidencial americana deixará o Rio na manhã de segunda-feira, rumo ao Chile. Em seu giro pela América Latina, Obama também visitará El Salvador.

Após ataque, Gaddafi responde com artilharia antiaérea


Domingo, 20 de março de 2011
Soldados franceses preparam ataque contra a Líbia
Explosões, aparentemente causadas por um bombardeio na capital da Líbia, Trípoli, foram seguidas por rajadas sustentadas de artilharia antiaérea nas primeiras horas da manhã de domingo (noite de sábado no Brasil). A ação ocorre após o Pentágono ter confirmado que navios de guerra americanos e britânicos lançaram um ataque a cerca de 20 alvos do sistema integrado de defesa área da Líbia, a primeira etapa da operação internacional Odissey Dawn (Aurora da Odisseia). O Pentágono diz que a avaliação dos resultados do ataque deve demorar, já que são necessárias entre seis e 12 horas para terem os primeiros dados.

Rússia e três países latino-americanos condenam bombardeio na Líbia: “"Eles querem dividir o petróleo líbio”


Domingo, 20 de março de 2011

Céu de Trípoli nas primeiras horas de domingo
é marcado por traços de artilharia antiaérea
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, condenou a ofensiva militar ocidental contra a Líbia, acusando os EUA e seus aliados europeus de atacar o país para dividir, posteriormente, o seu petróleo.
O cubano Fidel Castro, um dos principais aliados de Chávez, manifestou preocupação similar em sua coluna escrita antes dos primeiros bombardeios.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, adotou a mesma linha ao acusar as potências mundiais de estarem com um olho voltado para as reservas de petróleo do país localizado no norte da África.
A Rússia lamentou a "intervenção armada estrangeira na Líbia" em um comunicado do porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Alexandre Loukachevitch.
Moscou lamenta esta intervenção armada efetuada com base na resolução 1973 da ONU adotada apressadamente, disse o porta-voz ao pedir um "cessar-fogo o mais rápido possível".

*Eles na verdade estão interessados no petróleo líbio. As vidas do povo líbio não importam. É lamentável que, mais uma vez, a política voltada para a guerra seja imposta, com o apoio das Nações Unidas, o que aliás infringe seus princípios fundamentais. O certo seria formar uma comissão para atuar como mediadora na Líbia.

Kassab lança novo partido, o PSD, com apoio em 9 Estados


Sábado, 19 de março de 2011
Prefeito de São Paulo, pedra no sapato de Alckmin
Termina amanhã, domingo, após sete meses de negociações, a novela sobre o destino político do prefeito Gilberto Kassab. Ele lançará seu novo partido em Salvador, exibindo como principal aliado o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Os dois solicitaram o desligamento do DEM ontem. Kassab e Afif fecharam ontem à tarde os detalhes do estatuto da nova sigla, que se chamará PSD (Partido Social Democrático). O envolvimento de Afif com o projeto do prefeito deixou constrangidos os aliados do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que passaram a defender a redução do espaço político do vice no governo. 

* O objetivo do prefeito de São Paulo com a nova legenda é abrir espaço para lançar sua candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2014. O projeto incomoda Alckmin, que provavelmente será candidato à reeleição e não deseja ter Kassab como adversário.

Operário vence o Atlético em plena Baixada

Sábado, 19 de março de 2011
Paulo Baier: ""Hoje não era o dia!
O Atlético-PR perdeu para o Operário por 2 a 0 na tarde deste sábado, na Arena da Baixada, pela quarta rodada do returno do Campeonato Paranaense.
Pelo jeito o Coritiba já pode ir carimbando o seu título de campeão paranaense de 2011. O único time que poderia impor algum respeito aos coxas nesta fase do campeonato apresenta uma campanha totalmente irregular. Aliás, o Atlético ainda não se acertou nesta competição, basta lembrar que é a segunda vez que perde para o mesmo Operário, que se apresenta como a melhor equipe do interior. A torcida rubro-negra, desacreditada, já jogou a toalha e cobra uma reação, pelo menos para não fazer vexame. Com uma equipe que não consegue uma boa campanha no regional, imaginem só em uma competição de melhor nível, como a do campeonato nacional.

Japão registra primeira contaminação de alimentos por radiação. A água que chega à Tóquio também está contaminada

Sábado, 19 de março de 2011
 Japoneses fazem fila para comprar um dos primeiros
suprimentos de legumes frescos em Sendai
O governo japonês registrou neste sábado, pela primeira vez desde a crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi, radiação acima do recomendado em leite e espinafre nas províncias de Fukushima e Ibaraki. E o alerta se estendeu também para a água que chega a Tóquio. Segundo o secretário de Gabinete do Japão, Yukio Edano, a radiação estava acima do padrão estabelecido pelo governo, mas não impunha risco imediato à saúde humana. Ele não detalhou de quanto foi a radiação encontrada. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que a contaminação é de iodo radioativo e que o governo japonês interrompeu a venda destes produtos. A agência da ONU disse ainda que há sim risco à saúde humana, caso os alimentos sejam consumidos. Nesta semana, a União Europeia (UE) recomendou aos países do bloco que façam um maior controle de radioatividade nos alimentos importados do Japão.

BR-376 está com tráfego liberado no sentido Curitiba; a BR 277 tem apenas um trecho com mão dupla


Sábado, 19 de março de 2011
Sistema Pare/Siga, ainda na 376
A BR-376, entre Curitiba e Santa Catarina, continua operando com tráfego alternado, no sistema conhecido como Pare/Siga, no início da tarde deste sábado (19), de acordo com a Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho. Neste sistema, o trânsito é liberado em um dos sentidos por cerca de duas horas e depois no outro, para evitar a formação de filas. O horário é definido de acordo com o fluxo de veículos.
Por volta das 13h20 deste sábado, o trânsito fluía no sentido norte, ou seja, transitam motoristas que saem de Santa Catarina em direção à Curitiba.
Às 13h20, havia lentidão entre os quilômetros 672 e 675 da pista norte. A pista sul estava fechada e havia fila entre os quilômetros 663,5 até 661.
A restrição no tráfego da rodovia ainda é reflexo dos danos ocorridos com a forte chuva que atingiu a região na semana passada. De acordo com a Autopista Litoral Sul, não há previsão para a liberação total da via.
A concessionária informou ainda que a BR–101 e a BR–116 neste trecho operam normalmente.
BR–277
A BR–277 tem trânsito lento entre os quilômetros 12 e 29, onde os veículos transitam em mão dupla, de acordo com a Ecovia, concessionária que administra o trecho.

Reforma política no Senado: voto proporcional entra na pauta

Sábado, 19 de março de 2011
Voto proporcional, a bola da vez, no Senado
A forma como são eleitos deputados federais, deputados estaduais e distritais e vereadores é um dos temas centrais e mais polêmicos da reforma política e será o primeiro item da pauta da reunião de terça-feira (22) da comissão do Senado que estuda o assunto. A discussão sobre propostas que alteram o sistema eleitoral brasileiro é considerada uma das mais importantes da reforma política e será feita em conjunto com o segundo tema do dia, as coligações partidárias.

* O sistema proporcional de lista aberta, atualmente utilizado nas eleições para esses cargos, tem recebido inúmeras críticas, mas não há consenso sobre o modelo que poderia substituí-lo. O PSDB defende o voto distrital misto, enquanto o PT se mantém a favor do voto proporcional com lista fechada. Já o PMDB e o presidente da Comissão de Reforma Política, Francisco Dornelles (PP-RJ), defendem o chamado "distritão", ou seja, o voto majoritário para estados e municípios.

Senadores votando contra seus interesses; é ruim, héin?

Sábado, 19 de março de 2011
Senadores votarão contra seus interesses?
Gleisi Hoffmann quer limitar reeleição de senador.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT) vai apresentar proposta de emenda à Constituição para limitar a reeleição de senadores a dois mandatos. Em pronunciamento realizado nesta sexta-feira (18) no Plenário, ela defendeu que o tema seja incluído nos debates que a Comissão da Reforma Política está fazendo quanto à reeleição de governadores e presidente da República. Gleisi argumentou que o senador é o único que tem mandato de oito anos e é um sistema majoritário de eleição.

* Uma reeleição coloca um senador na Casa por 16 anos, três reeleições são 24 anos de mandato. Ficar demasiado tempo no poder pode trazer vícios e acomodações. O que Gleisi vai propor é que os senadores tenham direito somente a uma reeleição.

Presidente Obana chega ao Brasil e é recepcionado pela presidente Dilma


Sábado, 19 de março de 2011
Presidentes dos EEUU e do Brasil sorriem em encontro no Palácio do Planalto
Logo após receber o presidente dos EEUU Barack Obana, a presidente Dilma Rousseff fez seu pronunciamento em nome do povo brasileiro. O discurso da presidente Dilma se concentrou em abordar temas ligados aos acordos bilaterais entre os dois países, nas políticas ambientais e tecnológicas desenvolvidas pelo Brasil, na continuidade das reformas multilaterias e na ampliação do Conselho de Segurança da ONU.
Para Dilma, o protecionismo desgasta as relações econômicas
A presidente destacou a lentidão nas reformas das instituições multilaterais que ainda refletem o mundo antigo. Segundo ela, é preciso realizar um trabalho na reforma da governança do Banco Mundial e do FMI. Dilma pediu a Obama a eliminação das barreiras que dificultam o acesso dos produtos brasileiros ao mercado americano. Para ela, o protecionismo desgasta as relações econômicas e acentua os desequilíbrios econômicos como o gerado pela crise mais recente.
Ela também ressaltou que o Brasil vive um momento mais vibrante no qual o governo fortaleceu o conteúdo renovável da matriz energética brasileira com o avanço de politicas ambientais o que gerou a criação de milhões de novos postos de trabalho dinamizando regiões inteiras do país que estavam marginalizadas.
No final do discurso, Dilma disse que o Brasil tem compromisso com a paz e que esse compromisso é integrante aos valores do povo brasileiro como a tolerância e o diálogo. "Temos orgulho de viver em paz com nossos 10 vizinhos há anos. Vejo com muito otimismo nosso futuro comum. A aliança entre os dois países é uma construção comum. Somos países de dimensão continental. Sua presença será de enorme valia. Bem-vindo".

sexta-feira, 18 de março de 2011

Navio de guerra dos EUA lança mísseis contra Líbia


Sábado, 19 de março de 2011

Um navio de guerra dos Estados Unidos lançou mísseis de cruzeiro contra alvos da Líbia. O ataque vem horas depois de uma ofensiva aérea da França contra um veículo militar das tropas do ditador líbio, Muammar Gaddafi.
Segundo um porta-voz do Pentágono, esta é a primeira de muitas fases que serão tomadas contra as forças de Gaddafi.
A CNN diz que os ataques ocorreram perto de Trípoli, a capital líbia, e Misrata, terceira maior cidade do país.
Um funcionário do governo americano, que falou que o governo Obama promete limitar seu envolvimento, ao menos nas fases iniciais da crise. As forças americanas devem focar os esforços na proteção das missões aéreas da França e outros países.
Cerca de 25 navios, incluindo três submarinos armados com mísseis Tomahawk, estão estacionados no Mediterrâneo. Cinco aviões de vigilância também estão na área.

Justiça decreta prisão de ex-coordenador de radares do RS


Sexta-feira, 18 de março de 2011
No Paraná também o caso vai ferver
O juiz Luís Felipe Paim Fernandes, da 5ª Vara Criminal de Porto Alegre, decretou a prisão de Paulo Aguiar, servidor do governo do Rio Grande do Sul suspeito de envolvimento com fraude para instalar e operar radares. Aguiar foi exonerado na segunda-feira, após uma reportagem do programa "Fantástico", da TV Globo, apontá-lo como dono de uma empresa supostamente envolvida em direcionamento de licitações para instalar radares e lombadas eletrônicas. O governo gaúcho cancelou um certame para contratar os equipamentos. O pedido de prisão preventiva foi formulado pelo promotor Tiago Conceição.

Conheça a razão do cancelamento do discurso de Obama, na Cinelândia


Sexta-feira, 18 de março de 2011
Imagem não é dos confrontos da Líbia, mas sim, da Cinelândia, no Rio
Nesta sexta-feira foi anunciado o cancelamento do discurso do presidente dos EEUU, Barack Obama em sua visita que começa amanhã, sábado, ao Brasil. Os motivos não foram bem esclarecidos, mas a suspeita é de que seja pela segurança do presidente mesmo. A questão mais atual da Líbia e outras mais que os EEUU se envolvem ao redor do mundo, tornam a figura de seu presidente vulnerável para lugares abertos, como na Cinelândia. O discurso foi transferido então para o Theatro Municipal, onde há mais condições de garantir a segurança de Obama. E as manifestações contrárias a presença do presidente ianque no Brasil já começaram, conforme mostra a imagem captada agora à noite, no Rio de Janeiro.

Ataque à Libia é iminente: EUA dizem que Líbia violou cessar-fogo e França prevê ação neste sábado


Sexta-feira, 18 de março de 2011
Possível ataque estrangeiro à Líbia é condenado por populares pró Gaddafi
A embaixadora dos Estados Unidos na ONU (Organização das Nações Unidas), Susan Rice, afirmou nesta sexta-feira que as forças do ditador da Líbia, Muammar Gaddafi, violam o cessar-fogo previsto na resolução do Conselho de Segurança, que permite o o uso de força militar para proteger os civis líbios.

Já o embaixador francês nas Nações Unidas, Gerard Araud, afirmou esperar uma intervenção militar no país do norte da África horas depois de uma reunião, marcada para este sábado em Paris, entre os principais participantes de uma possível operação. A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, já está em Paris para participar da reunião. Nesse encontro, pode ser decidida uma intervenção militar na Líbia, disse o embaixador francês na ONU, Gerard Araud.

Gilberto Martin segue deputado: TJ nega o recurso de Elton Welter


Sexta-feira, 18 de março de 2011
Martin vence mais uma e continua deputado
Alegria no gabinete de Gilberto Martin. Por 14 votos a 5, o Tribunal de Justiça do Paraná manteve a vaga de deputado estadual para Gilberto Martin (PMDB). O Judiciário negou o agravo regimental impetrado por Elton Welter (PT). Os dois travam uma disputa pela cadeira de Luiz Cláudio Romanelli (PMDB), que se licenciou da Assembleia Legislativa para assumir a pasta de secretário do Trabalho. Martin inclusive, esteve normalmente em Londrina ontem, durante a sessão especial de interiorização da Assembléia, evento que aconteceu na Câmara de Vereadores daquela cidade.

Comitê Local da Fifa faz nova visita técnica a Curitiba na segunda e terça


Sexta-feira, 18 de março de 2011
Arena da Baixada, local a ser vistoriado pelo COL semana que vem
Membros do Comitê Organizador Local (COL) da Fifa estarão em Curitiba na segunda e terça-feira (21 e 22) para mais uma visita técnica na cidade. Os integrantes vão passar pelo Estádio Joaquim Américo e se reunir com representantes da prefeitura, do governo do Estado e do Atlético Paranaense. Curitiba é uma das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. Questões de transportes, de segurança e a área no entorno do estádio serão discutidas nos dois dias.

Obama ameaça Gaddafi se não cumprir determinações da ONU


Sexta-feira, 18 de março de 2011

“Todos os ataques contra os civis devem parar”,
afirmou Obama, em discurso na Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta sexta-feira que o ditador líbio, Muammar Gaddafi, deve obedecer os pontos previstos na resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovada no dia anterior. Caso contrário, o líder americano disse que a comunidade internacional poderá impor consequências ao regime líbio. Segundo ele, o objetivo da resolução, aprovada pelo Conselho de Segurança, é fazer com que a violência contra o povo líbio pare. O texto autoriza o uso de força para impedir os ataques contra a população civil na Líbia, além de impor uma zona de exclusão aérea sobre o país.


Japão admite que reação a terremoto e tsunami foi lenta


Sexta-feira, 18 de março de 2011

Sobreviventes oram pelos parentes e conhecidos em
meio aos escombros, depois de uma semana do desastre
O governo do Japão admitiu nesta sexta-feira que poderia ter reagido mais rapidamente ao terremoto e tsunami que atingiram o país há uma semana e desencadearam uma crise nuclear ao danificar a usina de Fukushima Daiichi, no leste do país. O porta-voz do governo, Yukio Edano, afirmou em uma entrevista coletiva que os planos de contingência não conseguiram antecipar a escala do desastre.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More