sexta-feira, 18 de março de 2011

Obama diz não haver risco aos EUA, mas, precavido, ordena revisão de usinas


Sexta-feira, 18 de março de 2011
Presidente Barack Obama diz que não há risco da
radiação nuclear da usina do Japão chegar aos EUA
O presidente de Estados Unidos, Barack Obama, anunciou nesta quinta-feira que ordenou uma revisão das usinas nucleares no país, diante da crise nuclear no complexo de Fukushima Daiichi, no Japão.
Em pronunciamento na Casa Branca, Obama afirmou que "não se espera" que níveis danosos de radiação procedentes da usina japonesa cheguem ao território americano.
Na véspera, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que não há indícios de uma dispersão significativa para outros países da radiação oriunda da usina nuclear japonesa Fukushima Daiichi, danificada pelo terremoto de sexta-feira (11).
Contudo, a Rússia intensificou nesta quinta-feira seu monitoramento dos níveis de radiação no extremo leste do país. O Ministério de Emergências disse que a radiação na região de Primorye, na Rússia, que inclui a cidade de Vladivostok e está separada do Japão apenas pelo mar do Japão, estava consideravelmente acima dos índices normais nesta quinta-feira.
Os EUA recomendaram aos seus cidadãos que saiam de um raio de 80 km da usina nuclear de Fukushima Daiichi, enquanto Tóquio recomendou a retirada dos moradores de um raio de 20 km. O Pentágono também não permitirá a seus soldados se aproximar a menos de 80 km da central danificada. (Das Agências Internacionais via Folha Online)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More