sábado, 19 de março de 2011

Rússia e três países latino-americanos condenam bombardeio na Líbia: “"Eles querem dividir o petróleo líbio”


Domingo, 20 de março de 2011

Céu de Trípoli nas primeiras horas de domingo
é marcado por traços de artilharia antiaérea
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, condenou a ofensiva militar ocidental contra a Líbia, acusando os EUA e seus aliados europeus de atacar o país para dividir, posteriormente, o seu petróleo.
O cubano Fidel Castro, um dos principais aliados de Chávez, manifestou preocupação similar em sua coluna escrita antes dos primeiros bombardeios.
O presidente da Bolívia, Evo Morales, adotou a mesma linha ao acusar as potências mundiais de estarem com um olho voltado para as reservas de petróleo do país localizado no norte da África.
A Rússia lamentou a "intervenção armada estrangeira na Líbia" em um comunicado do porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Alexandre Loukachevitch.
Moscou lamenta esta intervenção armada efetuada com base na resolução 1973 da ONU adotada apressadamente, disse o porta-voz ao pedir um "cessar-fogo o mais rápido possível".

*Eles na verdade estão interessados no petróleo líbio. As vidas do povo líbio não importam. É lamentável que, mais uma vez, a política voltada para a guerra seja imposta, com o apoio das Nações Unidas, o que aliás infringe seus princípios fundamentais. O certo seria formar uma comissão para atuar como mediadora na Líbia.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More