quinta-feira, 17 de março de 2011

Detran alerta para golpes de e-mail falso com supostas multas


Quinta-feira, 17 de março de 2011
Orientações para não cair no golpe do e-mail falso
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) avisa que não envia e-mails com multas e resumo de infrações. As mensagens eletrônicas com esse teor enviadas em nome do órgão são falsas, transmitidas por quadrilhas especializadas em obter ilegalmente informações cadastrais e bancárias pela internet. Cópias de alguns desses e-mails chegaram à ouvidoria do Detran. As mensagens têm detalhes que denunciam o golpe: são enviadas por detran.com.br (o endereço correto é www.detran.pr.gov.br) e usam logomarcas incompatíveis com as usadas pelo departamento. A orientação da autarquia é para que o usuário não abra nem responda e-mail de origem desconhecida e fique atento ao endereço do remetente.

COMO EVITAR O GOLPE – As mensagens falsamente atribuídas ao Detran estimulam o internauta a clicar em supostas notificações ou a instalar programas nos computadores. Para não cair no golpe, é preciso ficar atento às seguintes recomendações:

1. não abra qualquer arquivo anexado, pois pode conter programas executáveis que causam danos ao computador ou capturam informações confidenciais;

2. não acione os links para endereços da internet em que conste o nome do Detran, ou com mensagens de “Clique Aqui”;

3. exclua imediatamente a mensagem de sua caixa de e-mails.

* O Detran só envia multas pelos Correios. Para saber sobre pontuação na carteira de habilitação e outros serviços do Detran-PR, o interessado deve acessar diretamente o site www.detran.pr.gov.br. Em caso de dúvidas, o usuário deve procurar uma unidade de atendimento ou entrar em contato com o Detran pelo telefone 0800-643-7373, com ligação gratuita de todo o Estado.


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More