terça-feira, 15 de março de 2011

Máfia dos Radares I


Ex-deputado Fernando Carli Filho
Denúncias reabrem suspeita no caso Carli.
As denúncias de que a Con­­silux tem capacidade para adul­­terar seus radares e assim proteger infratores de trânsito reacendeu uma polêmica que envolveu a investigação do acidente provocado pelo ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho em maio de 2009, que causou a morte de dois jovens.
À época, um relatório da Urbs mostrou que, na noite e na madrugada do acidente, radares de Curitiba não registraram a passagem do carro de Carli Filho – embora ele estivesse, segundo as investigações, em altíssima velocidade na hora da colisão. Essa falha ocorreu nos equipamentos das ruas Pedro Viriato Parigot de Souza e Monsenhor Ivo Zan­­­lorenzi, as vias rápidas que cortam o bairro Mossunguê, onde ocorreu o acidente.
Os radares das ruas registraram a passagem de centenas de carros nas horas anteriores ao acidente. Curiosamente, o veículo usado por Carli Filho no momento do choque não consta nos registros da Consilux, ao contrário de outros veículos que não excederam o limite de velocidade naquela noite. A própria Urbs reconheceu que veículos que circularam por algumas faixas das duas ruas não foram captados pelos equipamentos de monitoramento da velocidade.
Dr. Elias Mattar Assad
As suspeitas de que os radares pudessem ter sido manipulados foram levantadas durante o inquérito policial pelo advogado Elias Mattar Assad, que representa a família de uma das vítimas. “Ficou no ar essa indagação so­­­bre a confiabilidade do sistema”, diz Assad. “Na época, suspeitamos disso e levamos este questionamento ao processo.” Já com o julgamento do ex-deputado marcado, o advogado salienta que a nova denúncia não vai mais repercutir no processo criminal.
Em 2009, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Mi­­nistério Público do Paraná (MP-PR), abriu investigação, ainda não concluída, a respeito da possível manipulação dos radares. A Consilux nega a possiblidade de apagar registros de veículos. (SM)(Gazeta do povo)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More