Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 9 de fevereiro de 2013

O grande e o pequeno "eu"

Domingo, 10 de fevereiro de 2013.

Posso até parecer grande aos olhos de alguns, pequeno aos de outros. Tudo não passa da perspectiva e do foco de quem me olha. Pequeno ou grande, o que verdadeiramente sou dependerá única e exclusivamente de minhas ações. Elas é que definirão o tamanho, a envergadura e a importância de meu ser. Nada mais! JYF

A Farra do Boi precisa acabar

Sábado, 09 de fevereiro de 2013.
Autoridades do vizinho estado de Santa Catarina precisam tomar uma séria providência em relação a crueldade que se faz todo ano, depois do carnaval com os bois. No balneário de Itapema o crime é cometido com a aquiescência das autoridades locais, inclusive policiais, segundo denúncias que recebo de moradores indignados com tamanha insensatez e crueldade. É preciso que alguém com poder político ou financeiro chegue até o governador Raimundo Colombo e o convença a tomar uma ação enérgica contra essa gente. Maltratar animais é crime. O estado existe para, entre outras funções fazer cumprir a lei. Doa a quem doer. Chega de falácia e carinha de santo. Queremos atitudes. A "Farra do Boi" é um costume perverso, um horror institucionalizado que precisa acabar imediatamente.

Éramos felizes e sabíamos

Sábado, 09 de fevereiro de 2013.
É normal com a idade olharmos como referência ao nosso passado. A vida que levamos. A história que construímos. Hoje, ao ver no Facebook essa foto resgatada pela minha tia Maria de Fátima, irmã de minha mãe voltei a um passado incrivelmente feliz que vivi com meus pais, irmãos, demais parentes e amigos em Porto União, SC e União da Vitória, Pr. Foi uma época em que nem televisão tínhamos na cidade. Filmes, só nos cines Ópera, Odeon e Luz. Novelas, só nas rádios União, Educadora e Colmeia. O futebol era amador, mas com as mesmas emoções quando assistíamos Avaí, Ferroviário ou São Bernardo jogarem. Os bailes e tardes dançantes no Concórdia, Aliança e Apolo. Clube de Campo tínhamos o Baú. Em dias de calor também nos refrescávamos na piscina do Círculo Militar e no Balneário. Cafezinho do Izaltino, em Porto União e Coimbra, na Manoel Ribas, em União da Vitória. E quem não se lembra do frapê e do bauru da Sorveteria e Confeitaria 7 de Setembro e do pastel da Pastelândia. E dos passeios de carro nos sábados e principalmente nos domingos à tarde. As paqueras nas saídas dos Colégios Túlio de França, Professora Amaziília, São José e Santos Anjos. Enfim, um tempo em que fomos felizes. Foi quando construímos nossa história, apoiados por nossos amados e presentes pais e é nela que nos fortalecemos para passar valores assimilados aos nossos filhos e alguns, até netos. 
Obrigado, Tia Maria por ter postado essas fotos onde aparecem minhas primas Tânia e Sheila e suas amigas gêmeas Lúcia e Dulce no carnaval de 1963, há 50 anos. Sim, o passado é muito importante e tão quanto é a lembrança de que, sim fomos felizes e sabíamos disso, sim senhor!

Justiça e equilíbrio social

Sábado, 09 de fevereiro de 2013.
Gilmar Rafael Yared, morto aos 26 anos em colisão traseira
a mais de 160 km/h em pleno trânsito urbano, em Curitiba
Um jovem tão jovem e bonito quanto este, mas com uma diferença: sem limites, antes, durante e depois de ter arrancado essa bela cabeça de seu tronco em uma colisão traseira a mais de 160 km/h em plena via urbana curitibana. Lei existe. Profissionais muito bem pagos para aplicá-la, também. Percebo hoje uma sociedade à mercê de um sistema que se apresenta frágil para impor a lei àqueles que, abastados têm como protelar legalmente decisões punitivas do seu texto. Já estamos há quase quatro anos do fato e o ato que levou à morte dois jovens no trânsito de Curitiba sequer foi a julgamento. O sistema é falho ao permitir que o capital imponha ranhuras ao princípio de isonomia. Isso é uma vergonha! Não é possível um tratamento desigual tão escancarado assim. Há que se dar um basta. O capital jamais deverá estar acima dos princípios que norteiam a pratica legal da justiça. O equilíbrio social depende disto. Minha esperança é que a própria sociedade produza meios para eliminar esse vírus que contamina um sistema criado para proteger a vida, para zelar pelo cidadão.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Receita para a felicidade

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013.

Etelvino e Sebastiana

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013.
Foto tirada há 17 anos no sítio do desembargador Tito Campos de Paula,
filho deles, em Ribeirão do Pinhal, norte pioneiro do Paraná
Já não estão mais entre nós. Mesmo assim, suas presenças são fortes na memória daqueles que com eles conviveram. Que tiveram o privilégio de compartilhar suas vidas com esse casal exemplar, pai e mãe de nove filhos. Uma família digna de elogios. Todas, pessoas de bem, íntegras, honestas, cidadãs responsáveis e tementes a Deus. Puro reflexo da educação e testemunho que receberam ao longo de sua vida. Hoje vi essa foto na página de minha filha, a criança que aparece junto a eles há uns dezessete anos. Sou um agregado. Casei com a filha caçula deles. Sinto-me abençoado por tê-los conhecido. No leito de morte, acometido por uma grave meningite há 17 anos, minha sogra Sebastiana adentrou ao quarto do Hospital Mater Dei, em Londrina e pregou corajosa e amorosamente a Palavra de Deus. Buscai e acharás. Batei e abrir-se-vos-á. Peçais e receberás. No décimo segundo dia da enfermidade, quando pensei não resistir mais me lembrei daquele conselho, ajoelhei e pedi a Deus que me salvasse, pois era novo e tinha três filhos pequenos para criar e que fizesse de mim segundo seus desígnios. Despojei a velha criatura e entreguei-me de corpo e alma a Deus. Esse momento emblemático mudou minha vida e meus valores. E devo isto a este casal e a sua bela família que me acolheu como um cristão deve acolher a todos quantos buscam dar sentido verdadeiro à sua vida. Etelvino e Sebastiana hoje descansam no Senhor. Testemunhos marcantes àqueles que entendem a necessidade de seguir seu belo e abençoado exemplo de vida.

Programa para março

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013.

O percurso e a lama

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013.
"A viagem é longa companheiro. O percurso muitas vezes tortuoso. O importante é seguir adiante, sempre. Mas, se algum dia precisar descer por um piso enlameado, não esmoreça. Só tome cuidado. Nunca deixe que a lama passe da sola de seus pés." JYF

Refletindo Gandhi

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013

É preciso fazer valer a pena

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013.
Aristóteles Onassis era amigo do casal Jaqueline e John Kennedy, ele presidente dos EUA
Entendo que viver é envelhecer, porém saber envelhecer é o grande desafio rumo àquilo que se entende por sabedoria existencial. Somos paralelos pelas diferenças, mas iguais quanto ao destino. É isso que nos torna atraentes, convergentes, pois não nos bastamos. A identidade nas raízes nos é necessária e esse legado é buscado quando ousamos nos aproximar daquilo que se entende por sabedoria. Li agora de manhã um belo conteúdo escrito por Aristóteles Onassis, famoso armador grego que ficou mundialmente conhecido não só pela sua vasta fortuna, mas por ter casado com a viúva do presidente Kennedy, dos EUA, Jaqueline. Uma mensagem de grande valia para quem pontua a necessidade da reflexão para se dar a chance de evoluir nesta vida. Recomendo a leitura.

DE ARISTÓTELES ONASSIS:

"Talvez eu venha a envelhecer rápido demais, mas lutarei para que cada dia tenha valido a pena. Talvez eu sofra inúmeras desilusões no decorrer de minha vida, mas farei que elas percam a importância diante dos gestos de amor que encontrei. Talvez eu não tenha forças para realizar todos os meus ideais, mas jamais irei me considerar um derrotado. Talvez em algum instante eu sofra uma terrível queda, mas não ficarei por muito tempo olhando para o chão.

Talvez um dia o sol deixe de brilhar, mas então irei me banhar na chuva. Talvez um dia eu sofra alguma injustiça, mas jamais irei assumir o papel de vítima. Talvez eu tenha que enfrentar alguns inimigos, mas terei humildade para aceitar as mãos que se estenderão em minha direção. Talvez numa dessas noites frias, eu derrame muitas lágrimas, mas não terei vergonha por esse gesto. Talvez eu seja enganado inúmeras vezes, mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece a minha confiança.

Talvez com o tempo eu perceba que cometi grandes erros, mas não desistirei de continuar trilhando meu caminho. Talvez com o decorrer dos anos eu perca grandes amizades, mas irei aprender que aqueles que realmente são meus verdadeiros amigos nunca estarão perdidos.
Talvez algumas pessoas queiram o meu mal, mas irei continuar plantando a semente da fraternidade por onde passar. Talvez eu fique triste ao concluir que não consigo seguir o ritmo da música, mas então, farei que a música siga o compasso dos meus passos. Talvez eu nunca consiga enxergar um arco-íris, mas aprenderei a desenhar um, nem que seja dentro do meu coração.

Talvez hoje eu me sinta fraco, mas amanhã irei recomeçar, nem que seja de uma maneira diferente. Talvez eu não aprenda todas as lições necessárias, mas terei a consciência que os verdadeiros ensinamentos já estão gravados em minha alma. Talvez eu me deprima por não ser capaz de saber a letra daquela música, mas ficarei feliz com as outras capacidades que possuo. Talvez eu não tenha motivos para grandes comemorações, mas não deixarei de me alegrar com as pequenas conquistas. Talvez a vontade de abandonar tudo se torne a minha companheira, mas ao invés de fugir, irei correr atrás do que almejo.

Talvez eu não seja exatamente quem gostaria de ser. Mas passarei a admirar quem sou. Porque no final saberei que, mesmo com incontáveis dúvidas, eu sou capaz de construir uma vida melhor. E se ainda não me convenci disso é porque como diz aquele ditado:
“Ainda não chegou o fim porque no final não haverá nenhum “talvez” e sim a certeza de que a minha vida valeu a pena e eu fiz o melhor que podia."

Um crente vivente

Sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013.
Creio no sentimento de entrega e na irrepreensibilidade do respeito 
entre as pessoas para darem-se a oportunidade da felicidade
Sei que pouco sei. Acredito na força da fé, embora em mim, pequena diante da amplitude e dimensão da Verdade. Entendo-me passageiro em uma viagem rumo ao desconhecido, sem hora, nem destino garantido para chegar. Sou assim, vivente e crente. Acredito no valor da consciência e na capacidade de alterar comportamento. Creio no sentimento de entrega e na irrepreensibilidade do respeito entre as pessoas para darem-se a oportunidade da felicidade. Este sou eu, no segundo dia dos meus cinquenta e nove anos. Emocionado sim, pelas milhares de manifestações de carinho recebidas no dia que marca minha vinda entre vocês. Obrigado, de coração!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

A vida brilha na luz das amizades

Quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013.
O ex-presidente dos EUA, Abraham Lincoln afirmou que

"A melhor parte da vida de uma pessoa está nas suas amizades." 

E eu pontuo que...

"As amizades são emissoras da luz que dá brilho à vida!" 

O respeito à profissão

Quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013.
"Ame com profundo respeito a profissão que escolheste. Mais do que a realização pessoal por tudo o que lhe proporcionar, que seja ela sua marca na necessária contrapartida às pessoas que como você, também exercitam sua verdadeira vocação."  JYF

O Dia do Aniversário

Quinta-feira, 07 de fevereiro de 2013.
“Simplesmente flua, momento a momento. Simplesmente viva, momento a momento,
tão intensamente quanto possível”
(OSHO, ‘Be Realistic, Plan For a Miracle’)
A poetisa e pensadora taiwanesa Sarah Chen escreveu que “A gente aprende a dar valor na vida quando as pequenas coisas que acontecem tornam-se lembranças para marcar não apenas um dia, mas para sempre.” E digo mais, não há quem acorde no dia de seu aniversário e não tenha a a sensação de que é e será um dia especial. Pelo menos fica mais sensível do que nos outros dias. Penso que o dia do aniversário mais do que uma referência dos anos da vida de uma pessoa é o momento único para uma reflexão sobre sua trajetória e seus relacionamentos pessoais e interpessoais. Lembro o pensador e poeta estadunidense Jim Rohn quando diz que “O maior valor da vida não é o que você obtém. O maior valor da vida é o que você se torna.” E, o autoconhecimento neste caso é fundamental. Ele exige exercício diário de reflexão. Só assim conseguimos evoluir. Tenho recebido ao longo do dia (agora é meio dia) e recebo inclusive, neste momento manifestações de carinho das pessoas que me conhecem, das amizades online que tenho aqui no Facebook e no Blog e dos parentes e admiradores que as aparições na TV e audições no rádio possibilitaram conquistar. Muito obrigado. Não dá para responder a todos. Generalizo o agradecimento com a sinceridade e emoção de quem sabe que é bem quisto. Esse sentimento é o melhor presente que alguém pode receber neste dia tão especial. Ele é insubstituível e inquebrantável. Hoje contemplo o carinho manifesto de meus amados e estimados amigos, minha grande fortuna existencial. O filósofo grego Aristóteles me ensinou que “O Valor final da vida depende mais da consciência e do poder de contemplação, que da mera sobrevivência.” 
Obrigado pessoal!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Carli Filho não quer ser julgado pelo Tribunal do Júri

Terça-feira, 05 de fevereiro de 2013.
Criminalista Elias Mattar Assad diz que STJ já firmou posição 
sobre o assunto (Foto Átila Alberti/ParanaOnline)
A defesa do acusado Luiz Fernando Ribas Carli Filho, pretende conseguir no Superior Tribunal de Justiça a suspensão do seu julgamento pelo Tribunal do Júri marcado para o próximo dia 26 de março em Curitiba. O requerimento foi formulado nesta segunda-feira e encontra-se para despacho em mãos do Ministro Sebastião Alves dos Reis Júnior do STJ. A decisão deverá sair nas próximas horas e caso o Ministro conceda a suspensão do julgamento, somente poderá ser remarcado após julgamento dos recursos em Brasília.

O Juiz de Direito da 2a. Vara do Júri de Curitiba, Dr. Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, designou data do julgamento do ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho para o dia 26/3/2013, com início às 9h30.

O acusado responde processo criminal por duplo homicídio doloso eventual por ter no dia 7 de maio de 2009, no volante de seu veículo, embriagado, em alta velocidade e com sua CNH suspensa, em via urbana de Curitiba, causado a morte de Gilmar Rafael Souza Yared (26) e Carlos Murilo de Souza (20). O caso tem ampla repercussão nacional.

O advogado criminalista Elias Mattar Assad (foto), que funciona como assistente da acusação, declarou que "a defesa do acusado requenta tese desclassificatória de crime doloso eventual para culposo (mero acidente), procurando culpar exclusivamente a vítima, imaginando que assim vá retirar a competência do Tribunal do Júri para julgar Carli Filho. Ocorre que o STJ já firmou posição contrária ao que a defesa pede".

Morre Irmão Manoel José Lopes, servo de Deus exemplar

Terça-feira, 05 de fevereiro de 2013.
Irmão Manoel José Lopes morre aos 93 anos
Aguardava a visita do amigo Samuel Lopes nesta terça-feira. Hoje soube que seu pai falecera. Meus votos de profundo pesar ao amigo pela morte de seu pai. Um servo de Deus exemplar que certamente descansa no Senhor. Força, amigo Samuel. A saudade dele será amenizada pelas boas recordações de sua passagem entre nós. Reproduzo a comunicação via Facebook da morte de seu pai de parte do amigo Samuel Lopes, de Londrina. Recomendo acessar o endereço do Youtube onde ele explica com sabedoria e fé o seu entendimento, segundo a Bíblia sobre o destino de cada um de nós.
Irmão Manoel era pai do comunicador Samuel Lopes, Londrina, Pr.
“Perdi minha mãe faz menos de 7 meses. Ontem as 22 horas perdi meu Pai o famoso MJL. Cabra macho, baiano porreta. Olhos azuis, religioso, gente boa. Morre sem deixar inimigos, sem deixar rastros de maldade. Ao contrário. Foi a vida todo absurdamente honesto. Muitos apelidos foram dados a ele: Mané glória, Mané queijeiro, Mané ferro-velho, Mané Lopes. Antes de sua passagens gravei vários vídeos dele aos 93 anos de idade e postei. Em um dos vídeos ele fala de própria voz, sobre o fim de cada um de nós nesta terra. Vá com Deus MJL. Se neste mundo ou outro, há alguns lugar explêndido para que os bons possam gozar plenamente, este lugar pertence aos bons de coração e aos justos como foram meus pais. Veja MJL no Youtube.”
Samuel Lopes
http://youtu.be/o62I1CJMML0

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

As pessoas certas nos lugares certos

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2013.
Aos meus amigos lageanos que elegeram Elizeu Mattos prefeito. Lembram quando ele assumia o compromisso de colocar as pessoas certas nos lugares certos? Li hoje o testemunho da cidadã lageana Junara Oliveira Antunes e faço questão de compartilhar para que meus amigos e conterrâneos dela possam tomar conhecimento deste fato que me deixa bastante feliz, pois acreditei no Elizeu e percebo que não me enganei.
 Secretário Hampel e prefeito Elizeu Mattos, de Lagers, SC
"Hoje presenciei uma cena que me chamou a atenção: Na sinaleira da Duque de Caxias com a Av.Belizário Ramos havia vários funcionários da prefeitura limpando o rio Carah usando até uma camionete para o desobstruir no difícil trabalho de tirar árvores e galhos que caíram com o temporal de sábado. Mas, o que me chamou a atenção foi ver o secretário do meio ambiente Sr.Hampel Vieira Mushue Dayan colocando a mão na massa. Ou seja: Ao invés de estar atrás de uma mesa dando ordens, ele vai pessoalmente ajudar na limpeza da cidade. Isso demonstra a competência do secretário Hampel e a certeza do prefeito Elizeu ter feito a escolha certa. "As pessoas certas, nos lugares certos". Que todo o lageano tome isso como exemplo e ajude a cuidar da nossa Lages não jogando lixo no rio. Assim evitaremos novos alagamentos. Parabéns secretário Hampel é de pessoas assim que a nossa amada Lages precisa.

As pessoas mudam?

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2012.

Afirmo que as pessoas podem mudar. Li hoje que as pessoas não mudam, revelam-se. A experiência e a observação dos fatos me mostraram o contrário. Sim, as pessoas podem mudar. A primeira e mais importante exigência para se viabilizar qualquer tipo de mudança de comportamento é reconhecer sua necessidade. É se convencer que do jeito que está, não dá. Mudar para melhor requer força de vontade e desenvolvimento espiritual. Mas, o principal mesmo é a atitude, a postura, o compromisso pela mudança. Mas acredito sim, que uma pessoa pode mudar. Basta querer!  

Declaração rejeitada

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2012.
Um contribuinte teve sua declaração rejeitada pela Receita Federal porque, aparentemente, respondeu a uma das questões incorretamente. Em resposta à pergunta:- Você tem dependentes? O homem escreveu: - “10.000 viciados, 150.000 servidores públicos, 150.000 criminosos em nossas prisões, além de uma grande quantidade de políticos em Brasília e nos municípios.” A Receita afirmou que o preenchimento que ele deu foi inaceitável. A resposta do homem à Receita foi: - De quem foi que me esqueci?

Emoção de pai

Segunda-feira, 04 de fevereiro de 2012.
Jorge Yared Neto, minha primeira emoção de pai, há trinta e três anos
Não há como descrever a dimensão da emoção de ser mãe e pai em toda a sua plenitude. Só quem experimenta esta sensação consegue entender. Hoje, o primeiro pensamento que me veio ao acordar foi o dia desta primeira grande emoção. Foi há 33 anos, aqui em Curitiba. Por volta das 18 horas, o Dr. Gastão me mostrou um pequeno ser, igual aos milhares que nascem todos os anos naquela maternidade. Mas, aquele, em especial foi diferente para mim. Eu era o pai daquela criança. Um fenômeno do amor em sua essência. A mãe se compreende, pois gera durante nove meses e sente em todo esse tempo a sensação de que é mãe, sentimento que se consagra em intensidade ao dar à luz. Mas, e o pai? Classifico como "milagre do amor" o que um pai sente pelo filho. E depois, ao passar dos dias esse amor se fortalece a ponto de dar a sua vida por aquele ser. Foi assim que senti, há trinta e três anos. Comprei uns charutos e, mesmo sem o hábito de fumar compartilhei com alguns fregueses de uma lanchonete que ficava próxima à maternidade. Comemorava naquela ocasião o nascimento do primeiro de meus três filhos. Em uma homenagem ao meu pai dei a ele o nome de Jorge Yared Neto. De lá para cá a criança cresceu. Ficou forte e maior do que eu. Quantas vezes o segurei no coloco, embalando seus sonhos. Outras tantas, o alimentei na boca, no coração, na educação e na razão. Hoje, orgulhoso vejo nele uma pessoa de bem. Um “fazedor de amigos”, como o avô. Um menino amoroso e presente. De valores irrepreensíveis, dos quais muito me orgulho. Agradeço a Deus imensamente pelo grande companheiro que me possibilitou ter e pela benção de me fazer merecedor desta dádiva da paternidade. Que os dias dos anos de sua vida sejam pródigos, meu filho. Que saiba ser merecedor de cada momento fantástico desta vida compartilhada no amor e nos valores que só a família possibilita dimensionar. Do pai que muito o ama!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Acidente de helicóptero mata Lino Oviedo, candidato à presidência do Paraguai

Domingo, 03 de fevereiro de 2012.
Oviedo no seu último ato político. Logo após morreria na queda
do helicóptero que o levava de volta a Assunção (Foto G1)
O candidato à presidência do Paraguai Lino César Oviedo morreu na noite de ontem (2) após a queda de um helicóptero. Ele participou de um ato político no estado de Concepción e retornava para Assunção, capital do país. Uma comitiva de militares e agentes de polícia especial foi enviada à área do acidente, na cidade de Concepción onde o  helicóptero acidentado foi encontrado juntamente com três corpos carbonizados. Lino Oviedo (69) era  militar aposentado. Teve participação ativa no golpe de estado de 1989 que derrubou o ditador Alfredo Strossner. Desde então havia adquirido um papel de primeira linha no cenário político do Paraguai. (Agência Brasil)
­

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More