Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sexta-feira, 22 de junho de 2012

A Justiça tarda, mas não haverá de falhar


Sexta-feira, 22 de junho de 2012.

Sociedade espera Justiça para a morte prematura desse jovem e seu colega
Faço minhas as afirmações lidas no mural de minha sobrinha Daniele, irmãzinha do saudoso Gilmar Rafael, vítima da tragédia do Mossunguê, há pouco mais de três anos.
"Justiça não é vingança, a Justiça nos ampara a vingança nos desgraça.
Justiça é deixar um país melhor para nossos filhos!
Vingança é macular as gerações futuras.
Justiça é o grito da verdade!
Vingança é a amarra que prende a alma na escuridão.
Eu quero Justiça!" 
Queremos, Dani!

O sol reaparece no final de semana do curitibano, mas o frio se intensifica


Sexta-feira, 22 de junho de 2012.

O final de semana em Curitiba e região metropolitana será de tempo bom com declínio de temperatura. A previsão é de muito sol e frio. A mínima na capital no sábado deve chegar a 6ºC com a máxima de 18°C. No domingo, mais uma vez o sol deve predominar, com mínima de 10°C e máxima de 20°C. Entretanto, já a partir de segunda-feira uma nova frente fria se aproxima e provoca o retorno da chuva para a região preferida dos sapos.

Ter razão ou ser feliz, o que preferes?

Sexta-feira, 22 de junho de 2012.
 
Se a razão se contrapor à felicidade ou esta à razão,
fique com a felicidade, mesmo sem razão
Fácil resposta. Ser feliz, com razão. Mas, se a razão se contrapor à felicidade ou esta à razão, fico com a felicidade, mesmo sem razão. Pois, amigos, convenhamos ninguém de sã consciência acredita que a felicidade pessoal, desde que não cause danos a alguém, não seja a razão maior de nossa vida. Conquista de poucos, a verdadeira felicidade está nas coisas simples da vida. Daí a complexidade para sua conquista. As pessoas não conseguem entender isso e buscam razões outras que as distanciam do verdadeiro sentido de "ser feliz". Não devemos, nunca, perder o ímpeto à diversão. É preciso que sejamos alegres, de bem com a vida, sintonizados na essência da felicidade. Li uma vez e é a mais absoluta verdade:
"Não paramos de nos divertir por ficarmos velhos. Envelhecemos porque paramos de nos divertir."

Deixo dois pensamentos, cujos autores dispensam comentários:

1 - “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.” Carlos Drummond de Andrade

2 - “Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.” Mahatma Gandhi

Conhecer-se. Indicativo para “ser feliz”


Sexta-feira, 22 de junho de 2012.
Conhecer a si mesma não é apenas enxergar-se no espelho
Ser feliz é viver em harmonia interior. Viver em harmonia interior significa estar “de bem” consigo mesmo. Para estar “de bem” consigo mesmo é preciso se conhecer; pois, só nos conhecendo podemos nos gostar, sinceramente. Você gosta de quem não conhece? No máximo, podemos nos simpatizar ou nos antipatizar por quem não conhecemos. E o caminho é o autoconhecimento.

Um grande equívoco: Não podemos estabelecer metas para ser felizes!
“Ah, quando eu arranjar um(a) namorado(a), aí, sim, serei feliz...”
“Quando comprar o carro “x”, vou, realmente, ser feliz...”


Tudo isso – e muito mais – são “coisas” fora de mim e que me trazem, no máximo, o prazer de tê-los. No momento em que eu consigo determinadas coisas que eu desejo, fico satisfeito e alegre, mas, se daqui a cinco minutos acontece algo que me frustra, lá se vai a minha tão esperada felicidade, que, enfim, eu estava vivendo. Aí, é claro, eu digo que aquela pessoa ou situação “estragou” a minha felicidade. Então, não era felicidade! Era alegria pela conquista de algo desejado.

É preciso parar de procurar a felicidade fora de nós!

As situações de vida são absolutamente instáveis... a bolsa de valores, o dólar que sobe, a política que muda, o emprego que posso perder, os amigos que vão embora....Poderia ficar aqui enumerando uma infinidade de situações em nossa vida que estão, absolutamente, fora de nosso controle e que nos faz ficar tristes, frustrados ou, até mesmo, impotentes diante delas. Mas, quando eu sei quem eu sou, do que eu sou capaz, quais meus recursos internos para “administrar” todas as frustrações que a vida me aplica, fico, então, tranqüilo e todas as situações não abalam mais minha auto-estima nem minha auto-confiança.

Auto-estima bem “calibrada” faz com que eu goste de mim, me aceite como sou e me perdoe pelos meus pequenos fracassos e equívocos que cometi no decorrer de minha vida. Sei que tudo na vida é risco: de acertar ou de errar. Às vezes, erramos, às vezes, acertamos. Sei que não sou perfeito e que não preciso ter todas as respostas de pronto. Permito-me dizer “Não sei”, com serenidade, mas, sei que vou fazer o possível para encontrar a resposta.

Quando tenho auto-confiança, isto é, quando confio em mim, confio que serei capaz de dirigir a minha vida, confio que conseguirei – dentro do possível – resolver todos os problemas que a vida se me apresentar e – com certeza – assumirei a responsabilidade sobre todas as minhas decisões e atitudes.

E é o autoconhecimento que nos permite “calibrar” positivamente nossa auto-estima e nossa auto-confiança e, é o caminho para se encontrar o sentido de nossa vida, o que nos faz sentir realizados como indivíduos e, conseqüentemente, verdadeiramente felizes, haja o que houver. Afinal, a única pessoa que nos acompanha a vida inteira – desde que nascemos até o fim da vida – somos nós mesmos, portanto, precisamos saber quem nos acompanha, assim, tão de pertinho.
E, quando nos conhecemos – desenvolvemos auto-estima e auto-confiança –, aprendemos a nos respeitar; estaremos, então, sendo fiéis à nossa genuína natureza.

É a partir daí que nos damos o direito – legítimo – à felicidade!
De Maria Aparecida Diniz Bressani - mariaadbressani@uol.com.br

O direito à felicidade

Sexta-feira, 22 de junho de 2012.
 
A FELICIDADE NÃO DEVE SER PROCURADA FORA DE NÓS
Temos sim esse direito. É preciso que o respeito a esse direito seja assumido por todos, não só em direção às pessoas, mas a nós mesmos. Incrível, mas se se fazer uma análise profunda de nossas ações, muitas vezes boicotamos esse direito à felicidade a nós próprios. Ações ou omissões acabam minando aquilo que entendemos por felicidade. Preconceitos, precipitações, ansiedades, avaliações equivocadas acabam por nos enclausurar e fazer com que nos tornemos reféns de nós mesmos. Lutar contra o apego excessivo às coisas, meditar, espiritualizar-se, tentar entender a essência da existência (de onde viemos, porque estamos, para onde vamos) é um começo. Comece e verá que mesmo sendo um direito, a felicidade precisa ser conquista com ações pontuais que mais dependem de nós do que dos outros. Não quero pousar de "dono da verdade", pois essa mensagem que acabo de escrever serve para mim mesmo. Apenas compartilho meus pensamentos com aqueles que de repente possam aproveitar o que minha consciência revela.

 

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Ótica japonesa sobre a morte

Quinta-feira, 21de junho de 2012.
Percebam nesse artigo que a certeza da imortalidade da alma, o compromisso com a continuidade da vida, a confiança num plano divino e a visão do corpo como instrumento e veículo do sagrado fazem a diferença, pelo menos para a cultura japonesa.

Familia japonesa (Foto Fabio Heizenreder/Revista Claudia)
 Há no Japão um grupo de 200 aposentados, em sua maioria engenheiros, que se oferece para substituir trabalhadores mais jovens num perigoso trabalho: a manutenção da usina nuclear de Fukushima, que foi seriamente afetada pelo grande terremoto há meses atrás. Os reparos envolvem altos níveis de radioatividade cancerígena. Em entrevista à BBC, o voluntário Yasuteru Yamada, que tem 72 anos e negocia com o reticente governo japonês e a companhia, usa uma lógica tão simples quanto assombrosa:  "Em média, devo viver mais uns 15 anos. Já um câncer vindo da radiação levaria de 20 a 30 anos para surgir. Logo, nós que somos mais velhos temos menos risco de desenvolver câncer", afirma Yamada. É arrepiante. Na contramão do individualismo atual - e lidando de uma maneira absolutamente realista em relação à vida e à morte, sexagenários e septuagenários querem dar uma última contribuição: serem úteis em seus últimos anos e permitir que alguns jovens possam chegar à idade deles com saúde e disposição semelhantes.

O que mais impressiona em toda a história é a matemática da vida. A morte não é para eles um problema a ser solucionado ou talvez corrigido, pela hipótese mística da vida eterna que medicina e biologia tentam encampar e da qual as revistas de boa saúde tentam nos convencer.

A morte é, de fato, a constante da equação.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Mãe em desespero: filha adolescente vai à aula de informática e desaparece

Quarta-feira, 20 de junho de 2012.
Família espera encontrar Vanessa (12) com vida (Foto Arquivo Pessoal)
A adolescente Vanessa dos Santos, de 12 anos, moradora em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, está desaparecida desde o dia 12 de junho para desespero de sua mãe, dona Ivonete dos Santos. A família toda vive um drama, preocupada com o que pode ter acontecido com a jovem. A esperança é que possa ser encontrada com vida. Segundo a mãe, a menina desapareceu no período da tarde quando ia para a aula de informática. Mas não chegou no curso. Quando Vanessa desapareceu estava com uma blusa roxa com capuz e calça clara. A mãe contou que a filha sempre foi uma menina caseira e tranquila. A menina estudava no Colégio Medalha Milagrosa. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de Ponta Grossa. (Banda B)

Leia nesta quinta, na Tribuna do Paraná


Quarta-feira, 20 de junho de 2012.
Nesta quinta, a Tribuna traz o Caderno Automóvel, com muitas atrações

Seis presos fogem do Centro de Triagem

Testemunha diz que motorista atropelou e passou por cima de motoqueiro, levando-o à morte

A melhor cobertura de Coritiba x São Paulo estará na edição desta quinta-feira

A importância do design


Quarta-feira, 20 de junho de 2012.
Projeto da Datamaker Design (Foto Arquivo)
Admiro o design, uma atividade estratégica, técnica e criativa. Aprendemos ao longo da vida, até como observadores leigos, porém sensíveis à estética que costumeiramente percebe-se o desenho industrial apenas pelas suas intervenções estéticas. O design, ao contrário preocupa-se exatamente em unir a forma e a função desse objeto e mais, como esse mesmo objeto se relaciona com o usuário, no caso de vocês o potencial cliente. É um processo de retroalimentação constante onde as intervenções do desenho industrial no produto acabam, inclusive, por aperfeiçoar suas funções. Parabéns à Datamaker pela qualidade de sua atividade sempre criativa, essência da função.

O pensamento sem senso é inócuo


Quarta-feira, 20 de junho de 2012.
"Penso, logo existo", dizia o filósofo Descartes. Senso, aí sim existo, afirmo. Mais do que pensar, ter a noção e o sentido das coisas é que determinam o existir de um ser. Pensar não basta. É necessário que se dê sentido ao pensamento que por si só é inócuo sem que o concretizemos com ações assumidas pela reflexão daquilo que acreditamos sejam nossos valores existenciais.

Penso, logo existo, de René Descartes

"De há muito tinha notado que, pelo que respeita à conduta, é necessário algumas vezes seguir como indubitáveis opiniões que sabemos serem muito incertas, (...). Mas, agora que resolvera dedicar-me apenas à descoberta da verdade, pensei que era necessário proceder exatamente ao contrário, e rejeitar, como absolutamente falso, tudo aquilo em que pudesse imaginar a menor dúvida, a fim de ver se, após isso, não ficaria qualquer coisa nas minhas opiniões que fosse inteiramente indubitável.

Assim, porque os nossos sentidos nos enganam algumas vezes, eu quis supor que nada há que seja tal como eles o fazem imaginar. E porque há homens que se enganam ao raciocinar, até nos mais simples temas de geometria, e neles cometem paralogismos, rejeitei como falsas, visto estar sujeito a enganar-me como qualquer outro, todas as razões de que até então me servira nas demonstrações. Finalmente, considerando que os pensamentos que temos quando acordados nos podem ocorrer também quando dormimos, sem que neste caso nenhum seja verdadeiro, resolvi supor que tudo o que até então encontrara acolhimento no meu espírito não era mais verdadeiro que as ilusões dos meus sonhos. Mas, logo em seguida, notei que, enquanto assim queria pensar que tudo era falso, eu, que assim o pensava, necessariamente era alguma coisa. E notando esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão certa que todas as extravagantes suposições dos cépticos seriam impotentes para a abalar, julguei que a podia aceitar, sem escrúpulo, para primeiro princípio da filosofia que procurava."

René Descartes, em  'Discurso do Método'

Dez dicas para economizar combustível


Quarta-feira, 20 de junho de 2012.
Economizar o combustível é sinônimo de mais dinheiro na carteira 
Todo mundo sabe que o anda e para do trânsito das grandes cidades é um grande vilão para o bolso do consumidor e também para a vida útil das peças do automóvel. Assim como é importante realizar a manutenção preventiva de alguns componentes regularmente, com a intenção de evitar gastos ainda maiores, mudar alguns hábitos na direção pode ajudar a economizar combustível.
Mudança de hábito
Economizar o combustível é sinônimo de mais dinheiro na carteira. Veja as dicas a seguir e aprenda a melhorar o desempenho do veículo:
1. De repente: evite acelerar ou frear bruscamente quando não for necessário;
2. Janelas fechadas: principalmente na estrada, dê preferência por andar com as janelas fechadas, pois a redução da resistência do ar é revertida na economia de combustível;
3. Chega de peso: não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50 kg de peso excedente no veículo serão responsáveis pelo aumento de 1% no consumo de combustível;
4. Atalhos: procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-para dos engarrafamentos;
5. No giro certo: respeite o conta-giros, troque as marchas na rotação indicada;
6. De olho no frentista: não encha o tanque de combustível até a boca, pois uma parte deste combustível acaba se perdendo pelo bocal ou pela válvula de alívio. Por isso, peça para o frentista encerrar o abastecimento assim que o gatilho da bomba desarmar;
7. Lembre-se de abastecer: não ande com o tanque na reserva, pois essa atitude faz com que resíduos que ficam no fundo do tanque sejam sugados para dentro do motor, entupindo os bicos injetores;
8. Enchendo de ar: calibre semanalmente os pneus, pois quando eles estão abaixo do indicado pelo fabricante do veículo, o consumo de combustível aumenta;
9. Tire a chave: sempre que o veículo for ficar parado por mais de dois minutos, desligue o motor;
10. Controle o consumo: crie o hábito de anotar a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento e, a qualquer sinal de aumento de consumo, procure um mecânico. (InfoMoney)

Um pedido ao Pai


Quarta-feira, 20 de junho de 2012.


Justiça Social, desafio do exercício da cidadania


Quarta-feira, 20 de junho de 2012.
"As opiniões precisam ser dadas para que as idéias possam convergir.
Esse é um dos maiores desafios de uma sociedade: A convergência de
idéias para a conquista equilibrada de seus ideais." JYF
Li hoje, logo pela manhã:
(Para a reflexão dos eleitores de Lula e Dilma)

O dedo aponta a lua.
O sábio olha a lua.
O tolo olha o dedo.

Não poderia deixar passar em branco.
Eu sou um eleitor progressista. Prefiro Dilma, ou o que ela representa do que o que está por detrás de Fernando Henriques da vida que tem um discurso sociológico bonito e entrega, por exemplo, uma Vale do Rio Doce ao capital estrangeiro. O neoliberalismo é cruel, pois cerceia o direito da maioria ao entregar nossas riquezas ao capital (não importa de onde venha) que por sua natureza prioriza o lucro. Gosto de ter as coisas. Quem não gosta. Sou pela iniciativa privada, sim, mas com um propósito mais nobre. O Estado também precisa dimensionar os limites de sua ação a serviço das pessoas, cidadãos que determinam a sua razão de ser. Mas o ideal de justiça social passa por um equilíbrio dessas duas forças: o capital e a força de trabalho. Um deve servir ao interesse do outro. Caso contrário é imposição da escravidão econômica pura e simples. O ideal não é utópico, mas passa pela educação. Não aquela paga em escolas particulares, oferecida a alguns poucos privilegiados. A educação deve ser, sim uma responsabilidade do Estado. Mas uma educação com qualidade que possa oferecer ao conjunto da população a capacidade de entendimento para se autodeterminar e, no mínimo ter a chance de escolher seu destino. Enquanto Fernando Henriques e Lulas da vida, na prática não assumirem esse compromisso, não importa quem esteja no governo, o capital continuará preguiçoso, mas voraz, e a força de trabalho, submissa à ignorância da autodeterminação de sua ação política.
Bom dia, meus amigos! 

terça-feira, 19 de junho de 2012

Polícia ainda não chegou à autoria do assassinato de adolescente no litoral. Três homens são suspeitos


Terça-feira, 19 de junho de 2012.
Emanuelle, 17 anos, assassinada no litoral do Paraná,
na semana passada (Foto Arquivo Pessoal)
Um bilhete deixado ao lado de adolescente morta no litoral é a principal pista da polícia: “Você pode trair uma amiga, sua traidora”. Esta frase, encontrada em uma folha, dentro de um caderno, ao lado do corpo da adolescente Emanuelle Jackowski, de 17 anos, estrangulada até a morte na última quinta-feira (14) no balneário de Santa Terezinha, litoral do estado, é uma das principais pistas da Delegacia de Matinhos quanto ao caso. As investigações estão avançadas e, segundo a polícia, já existem pelo menos três suspeitos. O bilhete foi encaminhado até o Instituto de Criminalística para a realização de exames grafotécnicos (de confronto de caligrafia). Os suspeitos e amigos da vítima passaram pelo exame e o resultado, que deve ajudar a polícia nas investigações, será divulgado nos próximos dias. Para o delegado Messias da Rosa, responsável pelo caso, o bilhete é importante, mas não conclusivo. Segundo o delegado, três homens são suspeitos de terem cometidos o crime, por terem estado mais próximos da vítima momentos antes do assassinato. Peça chave na investigação do caso é a mãe de Emanuelle. Entretanto, de acordo com o delegado, ela está bastante abalada o que dificulta o trabalho dos policiais. (Banda B)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More