Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 18 de maio de 2013

Charme no frio

Sábado, 18 de maio de 2013.
Para o frio curitibano, o bom gosto de quem se agasalha com charme.
Parabéns às duas: a mãe que criou e a filha que modelou esta bela 
foto.  Poderosas.

Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia

Sábado, 18 de maio de 2013.
Interessante: Depois de ler isto, você nunca vai olhar para uma banana da mesma maneira novamente.
A banana contém três açúcares naturais - sacarose, frutose e glicose, combinados com fibra. A banana dá uma instantânea e substancial elevação da energia.

Pesquisas provam que apenas duas bananas fornecem energia suficiente para um treino de 90 minutos extenuantes. Não é à toa que a banana é a fruta número um dos maiores atletas do mundo.

Mas energia não é a única forma de uma banana poder nos ajudar a manter a forma. Pode também nos ajudar a curar ou prevenir um grande número de doenças. Tornando-se uma obrigação adicionar a banana à nossa dieta diária.

Depressão: De acordo com recente pesquisa realizada pela MIND, entre pessoas que sofrem de depressão, as pessoas se sentiam melhores após ter comido uma banana. Isto porque a banana contém triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, reconhecida por relaxar, melhorar o seu humor e, geralmente, fazem você se sentir mais feliz.

TPM: Esqueça as pílulas - coma uma banana. A vitamina B6 regula os níveis de glicose no sangue, que podem afetar seu humor.

Anemia: contendo muito ferro, bananas estimulam a produção de hemoglobina no sangue e ajudam nos casos de anemia.

Pressão Arterial: Este fruto tropical é muito rico em potássio, mas reduzido em sódio, tornando-a perfeita para combater a pressão alta. Tanto é assim, que a Food and Drug Administration nos Estados Unidos, permitiu que a indústria da banana oficialmente informasse ao publico, que ao comer essa fruta, ela poderá reduzir o risco de pressão alta e infarto.

Cérebro: 200 estudantes da escola Twickenham na Inglaterra tiveram ajuda nos exames este ano, comendo bananas no café da manhã, lanche e almoço em uma tentativa de elevar sua capacidade mental. A pesquisa mostrou que o elevado teor de potássio na banana, pode ajudar a aprendizagem, tornando os alunos mais alertas.

Constipação: com elevado teor de fibra, incluir bananas na dieta pode ajudar a normalizar as funções intestinais, ajudando a superar o problema sem recorrer a laxantes.

Ressaca: uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer uma vitamina de banana, adoçado com mel. A banana acalma o estômago e, com a ajuda do mel aumenta os níveis de açúcar no sangue, enquanto o leite suaviza e reidrata o sistema.

Azia: têm efeito antiácido natural no organismo, por isso, se você sofre de azia, experimente comer uma banana para aliviar.

Enjôo matinal: comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevado e evita as náuseas.

Picadas de mosquito:antes do creme para picada de inseto, experimente esfregar a zona afetada com a parte interna da casca da banana. Muitas pessoas acham excelentes para reduzir o inchaço e a irritação.

Nervos: Bananas são ricas em vitaminas do complexo B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Excesso de pressão no trabalho: Estudos do Instituto de Psicologia na Áustria mostram que a pressão no trabalho leva à excessiva ingestão de alimentos como chocolate e biscoitos. Estudando 5000 pacientes em hospitais, pesquisadores concluíram que os mais obesos eram os que mais sofriam de pressão alta e ataques de ansiedade. O relatório desse estudo, concluiu que: para evitar que comamos biscoitos e doces quando estamos ansiosos, então é necessário que se coma alimentos ricos em carboidratos a cada duas horas para manter níveis estáveis de açúcar no sangue, e é aí que entra a nossa querida banana.

Úlcera: A banana é usada na dieta diária contra desordens intestinais pela sua textura macia e suavidade. É a única fruta crua que pode ser comida sem desgaste em casos de úlcera crônica. Também neutraliza a acidez e reduz a irritação, protegendo as paredes do estômago.

Controle de temperatura: Muitas culturas vêem a banana como fruta 'refrescante', que pode reduzir tanto a temperatura física como emocional de mulheres grávidas. Na Tailândia, por exemplo, as grávidas comem bananas para os bebês nascerem com temperatura baixa.

Seasonal Affective Disorder (SAD): a banana auxilia os que sofrem SAD, porque contêm a vitamina B6 e Triptofano, que nos acalma e nos faz ficar bem humorados.

Fumar e Uso do Tabaco: As bananas podem ajudar as pessoas que tentam deixar de fumar. Vitaminas - A, B6 e B12, assim como o potássio e magnésio, ajudam o corpo a recuperar dos efeitos da retirada da nicotina.

Stress: O potássio é um mineral vital, que ajuda a normalizar os batimentos cardíacos, levando oxigênio ao cérebro e regula o equilíbrio de água no corpo. Quando estamos estressados, nossa taxa metabólica se eleva, reduzindo os níveis de potássio que podem ser reequilibrado com a ajuda da banana, que é rica em potássio.

Infarto: de acordo com pesquisa publicado no New England Journal of Medicine, comer bananas como parte de uma dieta regular, pode reduzir o risco de morte por enfarto em até 40%.

Verrugas: os interessados em alternativas naturais juram que se quiser eliminar verrugas, pegar um pedaço de casca de banana e colocá-lo sobre a verruga, com o lado amarelo para fora. Segure cuidadosamente a casca no local com esparadrapo!

Assim, a banana é um remédio natural para muitos males. Quando você compará-lo com uma maçã, tem quatro vezes mais proteínas, duas vezes mais carboidratos, três vezes mais fósforo, cinco vezes mais vitamina A e ferro e o dobro das outras vitaminas e minerais. Também é rica em potássio e é um dos alimentos mais valiosos para nossa saúde. Então talvez seja hora de mudar essa frase em inglês, tão conhecida: 1 apple a day, keep the doctor away, e que nós traduzindo deveríamos usar: "Uma banana por dia mantém o doutor sem freguesia!"

Da página de meu amigo Algaci Tulio.
Repasse para os seus amigos.

PS: Bananas devem ser a razão pela qual os macacos são tão felizes o tempo todo! Vou acrescentar uma dica aqui; quer um brilho rápido nos sapatos? Pegue a parte de DENTRO da casca da banana e esfregue diretamente sobre o sapato... Passe após, um pano seco. Fruto incrível

Parentes, amigos e admiradores se despedem de Silvio de Tarso

Sábado, 18 de maio de 2013.
Silvio de Tarso era um comunicador diferenciado
Acabo de chegar do cemitério Jardim da Saudade I, onde por volta das 16 horas deste sábado foi sepultado o jornalista e radialista Silvio de Tarso. Na oportunidade, parentes, amigos e admiradores se despediram ao mesmo tempo em que o homenageavam com o reconhecimento do valor de sua passagem entre nós. A opinião sobre sua importância como comunicador e sua presteza como cidadão e amigo era unânime. Pude rever amigos que há algum tempo não via: Ubiratan Lustosa, Algaci Tulio, Jurandir Ambonatti, Sérgio Silva (irmão de Silvio), Ticiane Barbosa, Dias Lopes, Chica, Cláudio Ribeiro,  Araly Moser, Fernando Gomes, Luis Ernesto, entre outros tantos. Ao ver o Silvio percebi que temos de aproveitar todo o tempo possível para estar com as pessoas que gostamos. Curtir a vida juntos sempre que possível. Ao fazer essa homenagem me entristeço por ter permitido ficar dois anos, desde que saí da Educativa, sem me encontrar com ele. Hoje, só as lembranças dos bons momentos em que trabalhamos juntos. Fica a recomendação: Somos temporais. Não sabemos a hora da nossa partida, nem a dos outros. Portanto, curtamos mais as pessoas a quem dedicamos simpatia e amizade, para não nos arrepender com as suas prematuras despedidas, como para mim foi o caso a do estimado amigo Silvio de Tarso.

A importância do perdão

Sábado, 18 de maio de 2013.
Perdão: beneficia-se mais quem o dá de que quem o recebe
Não é fácil, mas feliz é aquele que consegue uma evolução espiritual suficiente para vencer as barreiras impostas pela natureza humana e praticar o perdão sincero. Na oração que Jesus nos ensinou está lá: “Pai, perdoa as nossas ofensas, assim como devemos perdoar a quem nos ofende”. O perdão torna-se sublime a partir do gesto sincero, da emoção verdadeira. Aí, sim ele liberta. Quando assim procede, beneficia-se mais quem o dá de que quem o recebe. Medimos a evolução espiritual de uma pessoa exatamente na medida em que consegue praticar o perdão sincero, verdadeiro. Aí sim merecerá o que se entende por paz em sua essência.

Perdi um amigo: Jornalista Silvio de Tarso morre aos 61 anos

Sábado, 18 de maio de 2013.
Jornalista e radialista Silvio de Tarso nos estúdios da eParaná
É com profunda tristeza que recebo a notícia da morte do jornalista e radialista Silvio de Tarso. Ele faleceu às 22h desta sexta-feira (17) em Curitiba aos 61 anos, em decorrência de uma insuficiência respiratória. Silvio de Tarso deu entrada no hospital Nossa Senhora do Pilar há aproximadamente um mês devido a complicações de uma pneumonia após uma cirurgia de cataratas feita em outro hospital. Com uma brilhante carreira no rádio e na televisão, o jornalista se destacava pela lucidez com que fazia seus comentários sobre os mais diversos assuntos, demonstrando uma cultura e desenvoltura como poucos. 
Silvio de Tarso, comentarista lúcido e convincente
Se dessem ao Sílvio a responsabilidade de um comentário sobre culinária, fazia parecer ser o melhor dos chefes de cozinha. Se o mesmo acontecesse com turfe, vôlei, futebol, política, economia era sempre convincente em suas análises e ponderações. Um exemplo da desenvoltura de Silvio: Quando do lançamento pela Editora Melo do livro Avaliar para nós é…, no final de 2011, Silvio foi convidado pela editora e pelas autoras Vera Lucia, Arlete, Luiza, Simone, Virginia e Laura a fazer uma avaliação da obra. O livro é  voltado para os educadores, reúne a experiência e trabalho das autoras ao tratar o tema da avaliação sob aspectos que valorizam a aprendizagem do aluno. Ao ler antecipadamente o conteúdo, Silvio dava sua opinião: “O livro é um apelo à contemplação da existência. Ou seja, ao mesmo tempo em que se contempla o indivíduo sob o ponto de vista da psicopedagogia, fonoaudiologia e habilitações de cada um, nós, ao observarmos isso tudo também somos levados a observar a nós mesmos, o que nos leva a nos aprimorarmos, nos educarmos”, finalizava. Este era Silvio de Tarso: um analista lúcido e preparado, qual fosse o assunto.  Mas, o principal de sua personalidade era a educação e a gentileza com que tratava a todos. Este perfil fez com que, ao longo de sua vida fosse conquistando amigos e admiradores. Eu sou um deles. Daí a tristeza com que recebi a notícia de sua morte. Silvio atualmente tinha um programa na rádio eParaná e na Evangelizar, além de ser comentarista do programa televisivo semanal eEsporte no canal eParaná. Silvio está sendo velado na Capela Mortuária do Cemitério Jardim da Saudade I. O sepultamento acontece às 16 horas deste sábado. Perdi um colega e amigo. Vai fazer muita falta, sem nenhuma dúvida. Descanse no Senhor, nobre jornalista. Você honrou a todos que compartilharam sua vida com a nobreza de seu caráter.


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Multa, suspensão e cassação da habilitação

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
Dor no bolso: A fiscalização deve ser intensa e móvel 
Hoje fiquei pasmo com a quantidade de motoristas que não está nem aí para com as placas de sinalização. Caminhava na rua Trindade, no Cajuru, que tem uns três quilômetros de extensão e, durante todo o percurso visualizei as placas que indicavam velocidade máxima de 40 km/h na via. A grande maioria não andava menos do que 60 km/h. Alguns até a 80 e 100 km/h. E isso acontece em todas as ruas de Curitiba. Onde está a fiscalização? Não basta deixar para os radares. É preciso que o BPTRAN disponibilize fiscalização móvel intensa em todas as ruas da cidade e, multar o motorista infrator. Na terceira multa, suspensão. Se reincidente após a suspensão, a cassação da carteira de habilitação. Só dessa forma o assunto que é sério será considerado por este verdadeiro exército de infratores que graça exatamente devido à sensação perniciosa de impunidade. Ou levamos este assunto à sério ou a morte rondará sempre aqueles que resolverem se arriscar nesta verdadeira roleta russa que o trânsito nas cidades e estradas brasileiras.

Em defesa da vida

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
Só alcançaremos a almejada paz com consciência coletiva
 Desde a violenta colisão que matou meu sobrinho e seu amigo, um adesivo chama à atenção das pessoas para o fato, bem como não deixa de ser um alerta para os demais motorista quanto a condução de seus veículos. Desde que surgiram os primeiros adesivos, milhares de pessoas se interessaram em colocar em seus carros. Eu fui um deles e tenho até hoje. Não podemos deixar que caia no esquecimento a causa e quanto mais motoristas os colocarem em seus veículos, maior será o efeito que se propõe o alerta. Para quem se interessar, os adesivos 190km/h é crime, podem ser encontrados no Instituto Paz no Trânsito. Sede, Rua Fernando Amaro 802 esquina com Schiller, fone 30220618. A vida agradece!

Pitaco de corneta

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
Neymar era mais produtivo com Ganso na equipe
(Foto: Ricardo Saibun / Divulgação Santos FC)
Longe de ser visionário e muito menos o rei da verdade. Sou apenas um admirador do futebol. Desde criança tive a influência de meu pai, goleiro no futebol catarinense. Ia aos treinos e assistia aos jogos como mascote, no banco de reservas, quando dos treinos. Essa vivência aproximou-me à prática, somente como torcedor, nunca como jogador. E é exatamente dentro dessa ótica que deixo aqui uma impressão que tenho sobre um dos melhores jogadores que o futebol brasileiro produziu nos últimos anos: Neymar.
O mesmo pode ser dito de Ganso em relação a Neymar
O jovem e já milionário atleta, quase contratado junto ao Barcelona, não tem jogado como há quatro anos, quando impactou o mundo com seu talento no Santos da época. Penso que assim como o futebol é um esporte coletivo, a atuação dos jogadores depende muito do entrosamento setorizado da equipe e de um companheiro "sintonizado" na construção das jogadas. Daí acredito que, depois da contusão e posterior saída de Ganso do Santos, o futebol de Neymar deixou de ser aquele que os torcedores tanto admiravam. E o mesmo posso dizer de Ganso. Sem Neymar, o jovem e talentoso meio de campo perdeu a referência e a qualidade do atacante a quem com rara visão, servia.
Sugestão de corneta
Caso fosse o dirigente responsável pela contratação de Neymar, não mediria esforços ($) para levar também Ganso. Os dois atuando juntos formariam uma dupla dos sonhos para qualquer time de futebol. Separados, perdem um pouco o brilho da qualidade que naturalmente ostentam. Um verdadeiro upgrade.

Um momento especial

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
Desembargador Tito Campos de Paula e Jorge Yared
Recebo as fotos do fotógrafo oficial do evento que marcou a posse de meu cunhado Tito Campos de Paula no honroso cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Foi um momento especial para toda a família. A minha se fez representar pela esposa Eunice, irmã do empossado  e nossos filhos Julian Victor e Yaiune, seus sobrinhos. Quem conhece a história de superação de Tito valoriza a trajetória que o conduziu a um dos cargos máximos da Justiça e não deixa de se emocionar. Um momento inesquecível que faço questão de novamente retratar, desta vez com imagens do profissional contratado para registrar a posse. Que Deus continue a abençoar o tirocínio deste belo profissional. A Justiça sempre dependerá da capacidade dos profissionais que se preparam ao longo da vida para julgar a lide que emerge dos relacionamentos humanos. E Tito se apresenta preparado diante de tão nobre e desafiadora missão, agora em nível de recurso do juízo da primeira instância.

Desembargador Tito e sua irmã Eunice C.P. Yared
Des. Tito com os sobrinhos Yaiune e Julian Victor


O poder humano é efêmero e perigoso

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
Videla, enquanto presidente da Argentina
Li hoje sobre o falecimento do ex-presidente argentino Jorge Rafael Videla, condenado à prisão perpétua em seu país por crimes contra a humanidade. E o pior, contra seus concidadãos. Videla foi um dos presidentes militares na época da ditadura militar no vizinho país. De linha dura, era implacável com os opositores do regime. Dele partiram ordens que repercutiram internamente junto ao povo que, anos mais tarde levaram à sua condenação. Posto esta triste notícia como alerta a todos sobre a efemeridade do poder humano e suas consequências, se não bem dimensionado. 


Videla, no banco dos réus em julgamento
que o condenou à prisão perpétua
A bajulação e a subserviência ao poder induz a quem o ocupa a falsa sensação de divindade diante dos que estão ao seu redor e, em nome de uma pretensa ideologia política se colocam acima de tudo e de todos, até da vida do próximo. Isso é horrível! É preciso que mantenhamos sempre a noção dos limites de nossas ações, não importa contra quem, nem a favor de qualquer possível causa que defendamos. O poder humano é efêmero e perigoso!
Fotos: Duas fases do ex-ditador. A primeira no poder e a segunda quando era julgado por crimes contra os opositores do regime que defendia. Jorge Rafael Videla Redondo foi um ex-militar argentino que ocupou de fato a presidência de seu país entre 1976 e 1981. Chegou ao poder em um golpe de estado que depôs a presidente María Estela Martínez de Perón.

Clima fechado, você não!

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
O sorriso atrai sempre coisas boas. Sorria sempre!
O Simepar já havia avisado que o clima estaria mal humorado na região de Curitiba em função de mais uma frente fria que passa pelo sul do país, geralmente trazendo tempo úmido com baixa temperatura. Apesar do tempo carrancudo, lembro da importância de mantermos sempre nosso humor em alta. "O sorriso atrai sempre coisas boas. Sorria sempre!" O bom humor afasta a depressão e atrai às pessoas ao seu redor. Daí, ao desejar um ótimo final de semana aos amigos, recomendo uma imersão para despertar valores que certamente há em cada um de nós. Entre eles, um dos mais importantes: a fé, esperança de que o sol brilhe a partir do nosso coração. Sejamos alegres, otimistas, pois não há mal que sempre dure e somos infinitamente superiores a todos os problemas que se nos apresentam nesta vida. Mete um sorriso na face meu amigo (a) e vamos que vamos. O clima pode estar fechado, mas você, não! Do amigo, Jorge.

Clima mal humorado

Sexta-feira, 17 de maio de 2013.
Temperatura se mantém em baixa na capital do Paraná no fim de semana
Êta tempinho encardido esse. Sem dúvida o clima em Curitiba não é propício para recuperação de problemas pulmonares. Minha mãe reside em Balneário Camboriú e diz que o clima no litoral dá mais qualidade respiratória. Recebi há pouco previsão do Simepar e a mesma confirma que até domingo o tempo será frio e úmido em Curitiba e Região. Ninguém merece. É a passagem de mais uma frente fria pelo sul do país, no qual estamos inseridos. Temperatura não passa dos 14 graus. Hoje pela manhã estava em 10. Bom mesmo é  para quem pode ficar em casa com as guloseimas de sempre, embaixo de confortáveis cobertores. Privilégio de poucos já que a roda gira e há que se trabalhar. Então, o negócio e se agasalhar e partir para a lida.  Não há mal que sempre dure: Sol, bem tímido só no domingo. Que seja bem vindo!

quinta-feira, 16 de maio de 2013

A paz no trânsito é possível

Quinta-feira, 16 de maio de 2013.
O Ipetran é uma instituição sem fins lucrativos, não-governamental e sem vínculos políticos e partidários e que tem como essência desenvolver ações sustentáveis no trânsito que instiguem o comprometimento com a vida.
PAZ NO TRÂNSITO
Levante essa bandeira respeitando as normas do trânsito. Não leve ao volante suas frustrações quotidianas. Saia sempre mais cedo para seu compromisso e no trajeto entenda que os espaços são de todos e em cada um deles passam vidas tão importantes quanto a sua. JYF

A paz no trânsito contextualiza a do indivíduo

Quinta-feira, 16 de maio de 2013.
"Para a paz social ser real, necessário será que as
pessoas estejam em paz consigo mesmas" 
JYF
Basta sair de carro aqui no Brasil para entender a razão do anseio pela paz no trânsito. Parece uma guerra por espaços e contra o tempo. Motoristas insensatos abundam. Mas, o anseio pela paz é uma via de mão dupla. Não basta só uma delas desejar. É necessário que as partes envolvidas construam o todo pela paz. O respeito às normas é o primeiro e derradeiro passo para se chegar ao intento. Mas como respeitá-las se insistimos em levar ao volante nossas frustrações quotidianas? Só acredito na possibilidade desta bandeira da paz, se ela for levantada por todos. Interessante é que, antes de sair por aí empunhando essa bandeira, necessário se faz encontrar a paz dentro de si mesmo (a). Como contextualizar a paz social, se não a forjamos como conquista pessoal, em primeiro plano. Para a paz social ser real, necessário será que as pessoas estejam em paz consigo mesmas. JYF

Quando o grito não ecoa

Quinta-feira, 16 de maio de 2013.
Pontue no fato, fortaleça seu argumento  que
 até um cochicho convencerá multidões (JYF)
O grito expõe a fraqueza do argumento. Antes de romper em gritos, melhore seus argumentos. É um conselho da cultura oriental e perfeitamente válido para as relações humanas. Não há quem não tenha tentado em sua vida convencer alguém de alguma coisa com a voz alterada. Mas, entendo que necessário se faz pontuar os os argumentos. Daí a mira é o fato. Contra fatos, não há argumentos. Foque no fato em primeiro lugar. Convencer sem tê-lo como aliado é como a insensatez de se tentar colar os cacos de um jarra de cristal que se quebra. Não ensurdeça às pessoas com argumentos fragilizados. Pontue no fato, fortaleça seu argumento que até um cochicho convencerá multidões. JYF

O rádio vive

Quinta-feira, 16 de maio de 2013.
Vivo o rádio desde criança e em meu coração ele sempre há de viver. Embora não esteja ligado há dois anos a nenhum prefixo, sou profissional do ramo desde os 14 anos. Meu pai era diretor-proprietário da Rádio Difusora União, em União da Vitória. Naquela emissora trabalhei como office boy, discotecário, programador, cobrador, sonoplasta, rádio-escuta até chegar, quando a voz engrossou à locução. Foi uma escola. Trabalhei em Curitiba nas rádios Colombo, Iguaçu, Capital, Clube Paranaense, Paraná e Paraná Educativa, meu último prefixo. Em Londrina, na Antena Um e Paiquerê. Ao longo desta trajetória testemunhei a importância do rádio na vida das pessoas. A tecnologia à serviço dos veículos de comunicação possibilitou a sua evolução, principalmente quanto à qualidade do som, sua abrangência e profissionalização dos que se dedicam ao meio. Mando um afetuoso abraço ao competente presidente da Aerp (*), Márcio Villela que está à frente de uma saudável campanha institucional para divulgar e marcar a importância do rádio na vida das pessoas. E Viva o Rádio!

(*) A ASSOCIAÇÃO DAS EMISSORAS DE RADIODIFUSÃO DO PARANÁ – AERP é uma sociedade civil com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, constituída por emissoras de radiodifusão autorizadas a funcionar no Paraná, para fins de estudo, coordenação e representação das empresas de rádio e televisão do Estado do Paraná, a ela associada, inclusive como entidade literária, recreativa, cívica, informativa e cultural.

Vamos orar pelo Silvio de Tarso

Quinta-feira, 16 de maio de 2013.
Jornalista Silvio de Tarso
Aproveito este espaço para pedir orações a um grande radialista e amigo: Silvio de Tarso, hoje internado em estado grave no Hospital Pilar. Ele foi operado para resolver um problema de cataratas e seu quadro clínico se agravou devido a problemas pulmonares. Silvio é um dos melhores profissionais que tive a honra de trabalhar na Rádio Paraná Educativa, hoje E-Paraná. Oro para sua pronta recuperação, querido amigo!

Sacanagem paraguaia

Quinta-feira, 16 de maio de 2013.
Sei que muita gente não gosta de futebol. Mas escrevo para os que gostam. Como brasileiro fiquei revoltado com a arbitragem do paraguaio que arrebentou com o atual campeão mundial interclubes, eliminando-o da possibilidade de buscar um bi-campeonato em sequencia na edição deste ano. 
Jornal argentino destaca pênalti não marcado - jogador do Boca desvia
intencionalmente a bola com a mão (Olé)
Até a imprensa argentina reconheceu a ajuda do sacana Amarilla. Versão online do diário argentino Olé, hoje cedo estampa a manchete: "Una mano Amarilla". O periódico argentino admitiu a influência da arbitragem no resultado do confronto. 
Visão do árbitro no lance do pênalti não assinalado (Montagem SporTV)
O Olé citou que o juiz não deu um pênalti claro para o Corinthians no primeiro tempo, quando Leandro Marin colocou a mão na bola na área em um lance com o atacante Emerson. Além disso, o periódico também mencionou o gol legal de Romarinho, que foi, erroneamente, anulado por impedimento.
 Bandeira marca impedimento em gol legítimo de Romarinho.
Tira-teima mostra que jogador argentino dava condições
(Foto: Reprodução/SporTV)

 Está certo que esse tipo de lamento faz parte do futebol, mas que revolta, revolta.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Antes de dar, doe-se

Quarta-feira, 15 de maio de 2013.
“Dar algo a alguém está muito aquém do ato de doar-se, este sim,
 uma entrega inspirada na espiritualidade divina” JYF
Insistimos em confundir o que é da carne e o que é do espírito. É preciso sensibilidade e entendimento. Sabedoria é o temor à Deus. Apartar-se do mal é obediência. Para entender espírito é preciso desligar-se das "coisas" deste mundo. Dar algo a alguém está muito aquém do ato de doar-se, este sim, uma entrega inspirada na espiritualidade divina. Ninguém "se garante" dando coisas às pessoas. É preciso algo mais: é preciso dar-se às causas das pessoas em necessidade. Isso é de Deus e, sem dúvida, representa o grande desafio existencial de cada um de nós. Não se esqueçam disso: o apego às coisas é o princípio da derrota da permanente luta dos humanos para fazer prevalecer a espiritualidade sobre a carne. Antes de dar, doe-se!

Frente fria começa a atingir o sul do país

Quarta-feira, 15 de maio de 2013.
Tempo nublado sujeito à chuva em Curitiba e Região Metropolitana
E o frio vai ganhar as páginas dos jornais e manchetes das TVs nos próximos dias. Já começou a esfriar no extremo sul do Rio Grande do Sul e vem mais por aí! Até sexta-feira a massa de ar polar alcança Santa Catarina e a 'metade sul' do Paraná. (Lizandro Jacóbsen) O Simepar prevê chuva para hoje e amanhã em Curitiba, mas a temperatura não deve descer de 10 graus até sexta-feira. Quem conhece o clima de Curitiba sabe que depois de uma frente fria (chuva) a região sempre recebe uma massa de ar frio que baixa consideravelmente a temperatura. Isso em qualquer época do ano. Desde o inverno até o alto verão. Chuva em Curitiba é sinônimo de queda de temperatura, claro que proporcionalmente à época do ano.

Um olhar sobre a vida

Quarta-feira, 15 de maio de 2013.
Somos seres sociais. Não há como nos desassociarmos desta realidade e buscar uma felicidade duradoura se esta não partir de um sentimento comum. É um desafio e tanto. Poucos o conseguem entender, muito menos superá-lo. 
Um olhar sobre a vida
“Podemos passar a vida inteira tentando entender melhor a sociedade, os mecanismos que podem levar a uma sociedade mais decente, não apenas mais rica, e sim mais decente. Tem que haver é claro, algum grau de riqueza, senão a miséria, a escassez, predomina e então não se tem nem liberdade, nem igualdade. A escassez é a luta, a guerra pela sobrevivência. Tem que haver um certo bem-estar material. Além disso, porém, é preciso criar uma condição humana de dignidade, de decência, de aceitação e respeito pelo outro. É preciso dar um certo sentido à vida. Esse sentido tem que ser dado por cada um. Não está dado que todos tenham que ter o mesmo sentido e haverá quem nunca encontre sentido na vida e fique batendo cabeça. Essa angústia vai ser permanente. Não tem solução. É parte da condição humana. Não sabemos de onde viemos, não sabemos para onde vamos. Tampouco sabemos por que e para que estamos aqui. O que não podemos é deixar que essa angústia da morte e da ausência de um destino claro nos paralise. Cada um tem que inventar sua resposta. Cada um tem que dar sentido à sua vida. Ela não tem sentido em si. Esse sentido não está dado. Cada um tem que construir o seu sentido. E vai sofrer para encontrar. Uma resposta está no próprio convívio com os outros. Inclusive com os mortos. Talvez isso arrefeça um pouco a angústia. Não se vive sem amizade, sem amor, sem adversidade. Quando se vai ficando velho e, portanto, mais maduro, você tem que valorizar mais a felicidade, a amizade, essas coisas que, no começo da vida, parecem secundárias. Você continua querendo mudar o mundo, mas sabe que as pessoas contam. O sentido consiste em buscar fazer alguma coisa que mude a situação mais ampla do que a nossa própria. Nunca ser uma pessoa voltada em primeiro lugar para alcançar o seu bem-estar. Mesmo em termos subjetivos, a verdadeira ideia de felicidade é quando a projetamos pensando no mundo, pensando na sociedade, pensando nas pessoas, nos outros. O sentido que damos à nossa vida precisa se basear neste contexto”.

1 - "Os mortos queridos vivem dentro de nós. Os que morreram continuam a nos influenciar. Nós é que não podemos mais influenciá-los."

2 - "Quando se vai ficando velho e, portanto, mais maduro, você tem que valorizar mais a felicidade, a amizade, essas coisas que, no começo da vida, parecem secundárias."

Fonte: CARDOSO, Fernando Henrique Cardoso – A soma e o resto: um olhar sobre a vida aos 80 anos


O Meu País, de João de Almeida Neto

Quarta-feira, 15 de maio de 2013.
Recebi hoje pela manhã este belo conteúdo reflexivo sobre o país que almejamos. Com certeza o poeta e músico João de Almeida Neto expressou o que a maioria dos brasileiros pensa. Vale a pena ler.
João de Almeida Neto - Poeta
“Um país que crianças elimina;
E não ouve o clamor dos esquecidos;
Onde nunca os humildes são ouvidos;
E uma elite sem Deus é que domina;
Que permite um estupro em cada esquina;
E a certeza da dúvida infeliz;
Onde quem tem razão passa a servis;
E maltratam o negro e a mulher;
Pode ser o país de quem quiser;
Mas não é, com certeza, o meu país.

Um país onde as leis são descartáveis;
Por ausência de códigos corretos;
Com noventa milhões de analfabetos;
E multidão maior de miseráveis;
Um país onde os homens confiáveis não têm voz,
Não têm vez,
Nem diretriz;
Mas corruptos têm voz,
Têm vez,
Têm bis,
E o respaldo de um estímulo incomum;
Pode ser o país de qualquer um;
Mas não é, com certeza, o meu país.

Um país que os seus índios discrimina;
E a Ciência e a Arte não respeita;
Um país que ainda morre de maleita, por atraso geral da Medicina;
Um país onde a Escola não ensina;
E o Hospital não dispõe de Raios X;
Onde o povo da vila só é feliz;
Quando tem água de chuva e luz de sol;
Pode ser o país do futebol;
Mas não é, com certeza, o meu país!

Um país que é doente;
Não se cura;
Quer ficar sempre no terceiro mundo;
Que do poço fatal chegou ao fundo;
Sem saber emergir da noite escura;
Um país que perdeu a compostura;
Atendendo a políticos sutis;
Que dividem o Brasil em mil brasis;
Para melhor assaltar, de ponta a ponta;
Pode ser um país de faz de conta;
Mas não é, com certeza, o meu país!

Um país que perdeu a identidade;
Sepultou o idioma Português;
Aprendeu a falar pornô e Inglês;
Aderindo à global vulgaridade;
Um país que não tem capacidade;
De saber o que pensa e o que diz;
E não sabe curar a cicatriz;
Desse povo tão bom que vive mal;
Pode ser o país do carnaval;
Mas não é, com certeza, o meu país!”
João de Almeida Neto

O grito silencioso

Quarta-feira, 15 de maio de 2013.
“A oração com fé tem força insuperável. O grito silencioso da fé 
é petição poderosa para chegar até Deus” JYF

Viver em comunhão no lar, no trabalho, na igreja e na sociedade deve ser nossa motivação diária. Precisamos nos relacionar bem com as pessoas ao nosso redor, ajudando uns aos outros, vivendo sempre em união, pois é na unidade que o Espirito Santo de Deus derrama seu óleo sobre nós. E ainda mais, é na unidade e na comunhão que o Senhor ordena Sua benção e a vida para sempre. Não deixe de orar. A oração com fé tem uma força insuperável. Mantenha-se em permanente comunhão com Deus através da oração com fervor. Orar com fervor não é emitir som aos gritos. O grito silencioso da fé basta para chegar até Deus.



Sugestão de oração:

"Pai querido, eu peço que o Senhor ajude a me relacionar bem com a minha família, meus colegas e com meu próximo. Ajuda-me a entender que não há ninguém perfeito, e as pessoas cometem erros, e caso alguém falhe, e me cause alguma ofensa ou algum dano, que eu possa estar pronto para perdoar. Ajuda-me a não me deixar envolver em intrigas, discussões e confusão que causam inimizades e desunião. Eu oro em nome de Jesus. Amém."

Sustentação bíblica:

"Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união. É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre."
Salmos 133:1-3

terça-feira, 14 de maio de 2013

Fala-se demais, ouve-se de menos

Terça-feira, 14 de maio de 2013.
"Feliz daquele que sabe ouvir, pois é na correta audição
que se dimensiona o limite do bem falar"
JYF
Imponente é o ato de falar, mas essa importância se esvai ao não encontrar quem ouça. Daí pontuarmos a necessidade de ouvir o que o mundo fala. Há muita bobagem expressa e que dói aos ouvidos, mas, no entanto há conteúdos essenciais para nos ajudar a evoluir como pessoas. Reconheço a importância do diálogo para dirimir o contraditório em quaisquer situações emergidas do relacionamento humano. Mas, para que ele seja possível há que se respeitar a hora de falar com o momento de ouvir. Este mencionado respeito é a linha tênue entre a discórdia e a concórdia. A sabedoria sempre leva o ser a valorizar mais o ouvir do que o falar, pois é ouvindo que temos condições de formar juízo e potencializar aquilo que precisa ser dito. Em uma realidade onde se fala demais e ouve-se de menos, faça diferente para fazer a diferença. Feliz daquele que sabe ouvir, pois é na correta audição que se dimensiona o limite do bem falar. JYF

Convocação de Felipão visa harmonia coletiva

Terça-feira, 14 de maio de 2013.
Técnico da Seleção surpreendeu ao deixar Ronaldinho e Kaká de fora. Sem
grandes craques, a renovada  seleção dependerá  do espírito coletivo
(Foto Maurício Val / VIPCOMM / CP)
Insisto: futebol é um esporte coletivo. Possuir jogadores de boa qualidade técnica é fundamental, mas não basta. Esses precisam de um foco motivador que os transformará numa "equipe" em busca de um ideal comum. E como toda equipe, em quaisquer atividades da organização humana há que se esperar surja um líder, principalmente dentro de campo. Sem bons jogadores, foco, espírito de equipe e liderança positiva (dentro e fora das quatro linhas) dificilmente se chegará a uma conquista. No futebol é desse jeito. Percebo que Felipão, escaldado, entende essa premissa e sua convocação anunciada hoje mostrou isso. A ausência desse ou daquele jogador não deve ser levado em conta. Minha torcida é para que os comandantes (Felipão e Parreira) mantenham a coerência de suas decisões e busquem os reais valores para se chegar a almejada vitória esportiva. Não somos mais os melhores do mundo, mas estamos entre os melhores. Agora, isso só será provado se superarmos o desafio de tornar esse aglomerado de bons jogadores convocados em uma equipe, que além da reconhecida técnica tenha como foco a harmonia da ação coletiva em busca do resultado.

Decisão corajosa de Angelina

Terça-feira, 14 de maio de 2013.
Atriz admitiu ter retirado os dois seios para evitar risco elevado
de câncer. Brad Pitt diz que Angelina tomou decisão heróica ao
passar por mastectomia  (Foto: Joe Klamar / AFP / CP)
O famoso casal do cinema, Angelina Jolie e Brad Pitt ocupa hoje as primeiras páginas dos jornais de todo o mundo por um exemplo de como se enfrentar uma situação delicada de saúde, típica a inúmeras mulheres: o câncer de mama. Angelina Jolie, de 37 anos, revelou, em um artigo intitulado "Minha escolha médica" publicado nesta terça-feira no New York Times, que tinha sido submetida a esta operação por ser portadora de um gene defeituoso que aumenta o risco de câncer. Segundo a atriz, existia antes da cirurgia um risco de 87% de ela desenvolver um câncer de mama e de 50% para um câncer de ovário, em razão da presença deste gene defeituoso (BRCA1). A mãe de Angelina Jolie morreu vítima de um câncer aos 56 anos. O marido da atriz, o ator americano Brad Pitt, saudou a decisão "heróica" da mulher, em uma entrevista ao jornal britânico Evening Standard. (NYT)

domingo, 12 de maio de 2013

O desafio de ser mãe

Domingo, 12 de maio de 2013.
Necessários, porém solidários: Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres
Li na página do amigo Santiago M. Gallo uma interessante reflexão de Dalai Lama sobre os desafios da maternidade. Diz que “A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária com o passar do tempo. Ao fazer bem o seu trabalho tornar-se naturalmente desnecessária. Veja bem, ser ‘desnecessária’ é não deixar que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá, provoque vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes. Prontos para traçar seu rumo, fazer suas escolhas, superar suas frustrações e cometer os próprios erros também. A cada fase da vida, vamos cortando e refazendo o cordão umbilical. A cada nova fase, uma nova perda é um novo ganho, para os dois lados, mãe e filho.

Libertação


O amor é um processo de libertação permanente e esse vínculo não pára de se transformar ao longo da vida. Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria família e recomeçam o ciclo. O que eles precisam é ter certeza de que mãe e pai estão lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado, o conforto nas horas difíceis.

Desafio

Pai e mãe - solidários - criam filhos para serem livres. Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a ser ‘desnecessários’, nos transformamos em porto seguro para quando eles decidirem atracar.”

"Dê a quem você Ama :
- Asas para voar...
- Raízes para voltar...
- Motivos para ficar... "
Dalai Lama

Grande mãe

Sábado, 11 de maio de 2013.
Saudosos Vó Gelsa e Vô Mario Augusto de Sousa

Dona Lia Sousa Yared, minhã mãe
Lembro com carinho e muito respeito de minha querida avó e madrinha Gelsa. Considero-me um felizardo, pois a mãe de minha mãe deixou através de seu testemunho de vida ensinamentos aos filhos e filhas, entre eles, Dona Lia, minha mãe. Hoje, com oitenta e três anos percebo muito nos seus gestos a matriarca dos Andrade de Sousa. A maneira de falar o conteúdo recebido me é marcante. Vejo minha avó em minha mãe. Por isso que no idioma britânico chamam avó de grandmother, grande mãe. Neste dia especial dedicado às mães, homenageio essas duas grandmothers, referências de suas famílias.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More