Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 25 de maio de 2013

Tudo é possível, basta querer

Sábado, 25 de maio de 2013.
"As vezes é preciso perder para dar valor. É preciso chorar 
para aprender a amar. É preciso confiar para se entregar"
 Vanessa Pimentel
Conversei com uma senhora de 74 anos que me relatou uma situação vivida por sua família e que me tocou profundamente. Faço esse relato só para que entendam como é importante estarmos com as pessoas com quem compartilhamos sentimento de carinho, consideração e amor. E fazer questão de estar o maior tempo possível com elas. O marido desta senhora era um engenheiro bastante talentoso para projetos e negócios de engenharia. Passava a maior parte do tempo no escritório ou nas obras de sua empresa, que não eram poucas. Quando em casa, em raras aparições durante o dia, não saia de perto de um telefone, ou fax e mais tarde o celular. Fumava duas ou três carteiras de cigarro por dia. Era um marido e pai carinhoso, provedor de todas as necessidades da família, porém ausente quase todo o tempo. A única hora que ficava um pouco mais em casa era de noite, quando, cansado desmaiava na cama, para logo cedo partir para a lida. Há sete anos sofreu um AVC ao levantar pela manhã. Sua esposa o encontrou entre a sala de estar e a cozinha, desmaiado. De lá para cá uma luta incrível pela sua vida. Tiveram que se desfazer de quase tudo o que tinham para o dispendioso tratamento. Hoje, com sequelas irreversíveis não fala e gesticula com dificuldade, porém consegue se comunicar e transmitir emoções. Come por conta própria. O mesmo não acontece com outros afazeres. Uma situação que chama a atenção para os valores e a importância que precisamos dar a todos em nossa vida. Principalmente o tempo e o que fazemos nele e com ele. Há que se ter equilíbrio até para com os nossos valores. Somente assim conseguiremos uma grande vitória: curtir o que temos de mais importante junto àqueles que verdadeiramente amamos e nos amam. Se a pessoa da história que relatei imaginasse apenas dez por cento do que iria passar, certamente não repetiria os mesmos erros. Não os cometa você. Pare com seus exageros e procure a conquista do equilíbrio em sua vida. Tudo é possível, basta querer! Procure estar de verdade o mais tempo possível com as pessoas que lhe são caras. JYF

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Visita a Dani

Sábado, 25 de maio de 2013.
Daniele Yared na casa dos pais recupera-se bem de
queda em competição hípica que lesou sua coluna
Acabo de chegar com a Nice de uma visita que fizemos para a Daniele, sobrinha querida, filha da Christiane e do Gilmar. Ela acidentou-se no último sábado quando de uma competição hípica. Internada no Angelina Caron foi diagnosticada uma lesão na coluna que merece um cuidado especial neste primeiro momento. Milhares de pessoas que nos conhecem e principalmente à Christiane pela tragédia que se abateu em nossa família com a perda do Gilmar Rafael participaram de uma grande corrente de orações em prol da recuperação de Daniele, a Dani, como a chamamos. Foi uma visita agradável, pois percebemos que, apesar da gravidade das lesões, ela está em franca recuperação. A ordem "repouso absoluto" partiu do médico que a acompanha, tarefa aliás, por demais "penosa" para uma menina hiperativa com a Dani. Levamos umas sfihas para ela, que por coincidência tinha quibe, abobrinha recheada e kafta no cardápio do jantar. Aproveitei para fazer um registro da visita. A foto foi tirada pelo pai dela, meu irmão Gilmar. A luz não ajudou pois o celular não tem o recurso do flash, mas dá para perceber que, com a graça de Deus ela está bem. 

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pinhão no azeite de oliva

Quinta-feira, 23 de maio de 2013.
Há diversas formas de saboreá-lo. Prefiro no azeite com sal
Pinhão, semente típica do sul do país. Estamos na época de saborear este delicioso alimento que pode ser comido depois de cozido. Humm, uma delícia de sabor. Vou passar a quem não conhece, uma dica para apreciá-lo que aprendi com a família de minha esposa: despeje em um prato azeite de oliva e em seguida, por sobre o azeite, sal à gosto. Depois, ao retirar o pinhão quentinho da casca passe-o neste preparado e leve-o a boca. Ele por si só já é gostoso, mas com esta simples receita seu sabor será potencializado. Vá por mim! Vi hoje em rápida pesquisa que o pinhão é absolutamente saudável. Seu nível de colesterol é zero. Coma sem culpa.

O poder da fé e da oração

Quinta-feira, 23 de maio de 2013.
Inequívoco é o poder da fé com que nossas orações são elevadas ao Pai. Tão logo se soube do acidente de minha sobrinha Daniele, seu pai Gilmar, no primeiro momento e após, sua mãe Christiane, que ficou todo o tempo ao lado da filha nas horas cruciais que se sucederam ao fato, eu e tantos amigos solicitamos orações em prol da vida e pronta recuperação dela. Hoje, ao saber das boas novas agradeci primeiro a Deus e o faço agora a todas as pessoas que se engajaram nesta corrente de orações. "A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não veem". Agradeço como tio aos milhares de amigos que se juntaram à nossa família em favor da recuperação de Daniele que nos tranquiliza com sua especial mensagem:
Força, Dani, Deus é contigo!
"A todos queridos e queridas que colocaram meu nome em orações, pensamentos positivos e torcida pela minha recuperação. Ainda estou meio tonta ( um pouco mais que o normal rsrsr) com a cervical imobilizada por causa da lesão na medula e o risco de rompimento dos ligamentos da cervical, então repouso pra mim.... uma pessoa que é ligada em 3500 voltz só no rivotril kkkk mas é verdade, meio dopadinha, mas graças ao Bom Deus e Misericórdia Dele para comigo novamente estou viva e andando sem seqüelas, até agora, pois novos exames serão feitos daqui a duas semanas, até lá tenho que sossegar, ( difícil mas importante), agradeço ao Dr. Arnaldo Reis neurologista do hospital Angelina Caron que me atendeu com um tratamento maravilhoso e especial e toda a sua equipe, e a minha querida e amada tia prima Beatriz Souza que muito mais muito mesmo cuidou de mim e providenciou tudo que deveria ser necessário para minha total recuperação.
Agora em casa e melhor ainda na da mamãe os mimos são os melhores rsrsrs.
Muito Obrigada a todos!"

Mãe é mãe, sogra é sogra

Quinta-feira, 23 de maio de 2013.
Mãe e sogra: Diferença sutil
A diferença entre ser sogra do genro e sogra da nora:
Duas distintas senhoras encontram-se após um bom tempo sem se verem. Uma pergunta à outra:
- Como vão seus dois filhos... a Rosa e o Francisco?
- Ah! querida... a Rosa casou-se mui to bem. Tem um marido maravilhoso. É ele que levanta de madrugada para trocar as fraldas do meu netinho, faz o café da manhã, arruma a casa, lava as louças, recolhe o lixo e ajuda na faxina. Só depois é que sai para trabalhar, em silêncio, para não acordar a minha filha. Um amor de genro! Benza-o, ó Deus!
- Que bom, amiga! E o seu filho, o Francisco? Casou também?
- Casou sim, querida. Mas tadinho dele, deu azar demais. Casou-se muito mal... Imagina que ele tem que levantar de madrugada para trocar as fraldas do meu netinho, fazer o café da manhã, arrumar a casa, lavar a louça, recolher o lixo e ainda tem que ajudar na faxina! E depois de tudo isso ainda sai para trabalhar, em silêncio, para sustentar a preguiçosa, vagabunda, encostada da minha nora - aquela porca nojenta e mal agradecida!
CONCLUSÃO: "Mãe é Mãe! Sogra é Sogra!!!"

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Inteligência emocional como condição para a solução de conflitos

Quarta-feira, 22 de maio de 2013.
“O conflito provem de um desacordo que conduz a uma luta de poder”
Não suporto desavenças, muito menos conflitos mal conduzidos e, portanto de difícil solução. Os conflitos fazem parte da condição humana. O homem conflita até consigo mesmo. Os conflitos de interesse, por exemplo, originam-se da própria natureza e dos relacionamentos humanos, inerentes à vida em grupo. Eles geralmente ocorrem quando há divergência de idéias ou de interesses sobre um mesmo assunto ou determinados bens. Carla Gallo em Gestão de conflitos. Out.2005 diz que “o conflito provem de um desacordo que conduz a uma luta de poder”. A capacidade de gerir e até solucionar conflitos que emergem dos relacionamentos humanos dependerá muito da inteligência emocional de uma pessoa. Para compreender melhor o conflito e chegar a colaborar de maneira eficaz para solucioná-lo necessário se faz lembrar que as diferenças individuais existem, o que implica valores, percepções e considerações morais diferentes e que nem todos têm acesso às mesmas informações, nem possuem a mesma experiência de vida. Você se sente capaz de identificar origem, causa, efeito para a solução de uma desavença? Sua inteligência emocional será determinante para tal feito.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Recado de Daniele Yared

Terça-feira, 21 de maio de 2013.
Na página de minha sobrinha Daniele no Facebook um recado a todas as pessoas que demonstraram preocupação com o acidente que sofreu no último sábado em uma prática de hipismo. A situação é delicada pois a queda atingiu a cabeça e a coluna. Mas, a fé é grande para que possamos vê-la como sempre: uma menina alegre, extrovertida, vendendo saúde e levantando o astral das pessoas que com ela convivem.
Eis o seu recado:

Daniele Yared
"Boa tarde amadas e amados, primeiro agradeço ao meu Grande Deus por mais uma vez me livrar do mau, apesar da consequência uma lesão na medula mas tenho que ficar em repouso total. Muito obrigada pelas orações, pensamentos positivos de todos. Continuem pois ainda preciso de oraçoes ,por causa da medula e dos ligamentos que precisam cicatrizar então estou imobilizada. Amo todos vocês de maneira especial. Beijinhos a todos boa semana e não esqueçam de sorrir, se divertir e ser feliz. Dani Yared"
Força Dani!

Importância do ser

Terça-feira, 21 de maio de 2013.
A importância que geramos nas pessoas 
será sempre medida conforme nossa 
doação à causa coletiva
A mensagem lida e que coloco em minha página diz respeito a importância que as pessoas têm ou não para nós. O que ressalto também é o mesmo sentimento que geramos nas pessoas. Que importância temos para elas? Creio que a resposta está naquilo que fazemos no dia-a-dia ao longo da vida. Se levamos uma vida solitária, focada em nossos problemas e buscando somente soluções para eles, certamente passaremos despercebidos. É uma espécie de reação natural por passarmos desapercebidos com o mundo a nossa volta. A importância que geramos nas pessoas será sempre medida conforme nossa doação à causa coletiva. É sair de nosso "mundinho" e enxergar além. É entender que o centro não somos nós, mas que fazemos parte de um todo e a importância será dimensionada por aquilo que praticamos em favor deste todo. JYF

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Casamento perfeito

Segunda-feira, 20 de maio de 2013.
Estou casado com a esperança e dela nunca me separarei. Companheira querida que me levanta sempre que necessário. Faço essa jura em público e dela me reforço, pois quanto mais casados e convictos, como eu, mais motivos encontrará o mundo para acreditar na felicidade plena. JYF

Atentem aos pensamentos

Segunda-feira, 20 de maio de 2013.
“Atentem aos pensamentos antes de falar
ou de agir. Fará toda a diferença!”JYF
Faço um alerta pertinente a todos. Até a mim mesmo, ora pois! É preciso muito cuidado com o que pensamos, pois os pensamentos que escolhemos pensar (e temos essa liberdade) são, sem a menor dúvida, as ferramentas que nos serão disponibilizadas para pintar o quadro de nossa vida. O equilíbrio e a harmonia das cores farão toda a diferença para que esse quadro seja por todos admirado. Você já parou para pensar nisso? Confesso que eu ainda não, até que vi essa mensagem hoje no Facebook. Tomarei, a partir de agora, mais cuidado com as linhas e cores da obra que coube a mim realizar. E deixo uma recomendação aos demais amigos: Atentem aos pensamentos antes de falar ou de agir. Enfatizo, fará toda a diferença. Creiam!

Pedagogo, um profissional que faz a diferença

Segunda-feira, 20 de maio de 2013.
Quando se fala em educação com qualidade
surge o importante trabalho dos pedagogos
Não deixo e faço questão de não deixar passar despercebida a data: Hoje comemora-se o Dia do Pedagogo. Cumprimento a todos esses valorosos profissionais, notadamente minha filha Yaiune, recém-aprovada em concurso específico da Prefeitura de Curitiba. Você pode estar se perguntando: 
Qual é mesmo o papel de um pedagogo? 
Para responder com qualidade conversei com ela e repasso o conteúdo a todos quantos se interessarem em saber a resposta:
* Bem, quando se otimiza a qualidade educacional o papel de um pedagogo é fundamental. Senão vejamos: Na escola pública, por exemplo, podemos destacar três importantes funções deste profissional que é a administração escolar, a supervisão e, finalmente a orientação pedagógica.


1 - O pedagogo-administrador escolar gerencia e supervisiona o sistema de ensino cabendo a ele elaborar as políticas educacionais dentro de um contexto sócio-político-cultural com foco nas condições adequadas (materiais e ambientais) para a formação dos alunos.

2 - O pedagogo supervisor na escola pública é também auxiliar do corpo docente, com vistas a aperfeiçoar o desempenho deste na utilização dos recursos didáticos, na metodologia de transmissão do conteúdo e por fim, propõe o tipo de avaliação que proporcione resultados mais significativos ao desenvolvimento dos educandos.

3 - E, finalmente a função do pedagogo-orientador é de assistir ao aluno e toda a equipe que está envolvida no processo de ensino-aprendizagem (professores, familiares e a sociedade). Daí, propõe alternativas que visem a redução da evasão escolar e o acesso de todos à escola, com o intento de torná-la igualitária e democrática.

Caso queira aprofundar um pouco mais sobre o tema leia:
SILVA, Marinalva da. O pedagogo na escola: um profissional que faz a diferença. 2002. 52 p.
* Parabéns, pedagogos, valorizo por demais o trabalho de vocês por uma educação com qualidade, essencial para o desenvolvimento e auto-determinação da sociedade. JYF

Exemplo a ser seguido

Segunda-feira, 20 de maio de 2013.
Cadelinha Sandy e Pastor Alemão Lula
O pastor alemão Lula era mal tratado pelos antigos donos. Um resgate para o paraíso. Diferença: amor, respeito, dedicação aos animais. A cadelinha ao lado era bem tratada, porém sua antiga dona ao se mudar para um apartamento pequeno, pela falta de espaço e ausência constante ficou com pena e a colocou para adoção. Sandy agora além de uma dona carinhosa e prestativa, mora em uma casa com amplo terreno e alguns amiguinhos e amiguinhas para brincar. Isso sem contar o carinho que recebe de todos que frequentam seu novo lar. Deus a abençoe, Sônia pela boa acolhida que dá a todos os animaizinhos sob sua responsabilidade. E o respeito e a preocupação por aqueles que perambulam fora dos muros de sua casa. Exemplos assim solucionariam a problemática do sofrimento dos cães abandonados ou mal tratados por seus donos em todas as cidades brasileiras.

domingo, 19 de maio de 2013

Episódio do leite adulterado desperta alerta para o que se come

Domingo, 19 de maio de 2013.
Espiritualmente é válida a afirmação de que o que contamina não é o que entra, mas o que sai da boca. Mas, em relação à saúde do corpo de uma pessoa o que entra pode contaminar sim. Li uma matéria sobre saúde alimentar e achei importante compartilhar com meus amigos. É incrível, mas somos muito relaxados com uma questão tão importante que se não seguida a sério pode encurtar a vida de uma pessoa. Leiam com atenção cada item.
Lácteos, carnes, peixes, ovos e hortigranjeiros são 
alimentos que, embora saudáveis trazem riscos 
(Foto: Félix Zucco/Agencia RBS)
* O escândalo do leite com água, uréia e formol (substância que pode causar câncer) que assustou consumidores e acordou as autoridades para a necessidade de aperto na fiscalização também acendeu uma luz amarela na segurança dos alimentos. Além da ameaça química, agentes biológicos como bactérias também causam preocupações para quem faz refeições na rua, no trabalho ou mesmo em casa. Por contaminação nas matérias-primas, refrigeração inadequada, falta de higiene e outras diversas razões, crescem as notificações de surtos das chamadas Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) no país.

O que são DTAS
São doenças transmitidas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminadas. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (como cogumelos venenosos, toxinas de algas ou peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (chumbo e agrotóxicos, por exemplo). 
Fonte: Ministério da Saúde.
A nutricionista Semíramis Domene, diretora da Sociedade Brasileira da Alimentação e Nutrição e professora da Universidade Federal de São Paulo, aponta lácteos, carnes, pescados, ovos e hortigranjeiros como alimentos que, embora saudáveis, trazem riscos. Para Semíramis, observar procedência, forma como são manipulados e esterilizar produtos que podem conter bactérias são formas de evitar desde mal-estar a doenças sérias.

Embutidos como salsichas, salames e presuntos
Riscos: produzida por um fungo, a toxina botulínica pode causar a paralisia de músculos e até a morte por asfixia. Os industrializados costumam conter nitratos utilizados como conservantes, para evitar a proliferação de micro-organismos. A formação de compostos nitrosos no organismo pode causar câncer de fígado.
Como evitar problemas: não consumir produtos crus, que devem ser cozidos por três minutos a 100ºC. Em produtos coloniais, observar a procedência e se consta algum tipo de inspeção. No caso de produtos industrializados, evite o consumo frequente.

Alimentos com muito sódio
Riscos: consumir alimentos com excesso de sódio pode causar problemas de saúde como câncer de estômago, hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e complicações renais. Está presente em produtos como comidas congeladas, pré-prontas, temperos prontos, sopas instantâneas, refrigerantes diet e light e até na água mineral.
Como evitar problemas: diminuir o consumo de produtos industrializados e trocar os temperos prontos pelos naturais.





Pescados
Riscos: consumir pescado que já tenha iniciado processo de deterioração e multiplicação de micro-organismos ou então de animais extraídos de locais poluídos, com a contaminação de metais pesados, por exemplo. Outros agentes, como parasitas, podem causar doenças como a difilobotríase. Conhecida como a doença do peixe cru, leva a desconforto abdominal, náuseas, vômitos e diarreia.
Como evitar problemas: para diminuir a contaminação por agentes biológicos como bactérias, fungos ou parasitas, deve-se prestar a atenção na aparência do peixe, observando se as guelras têm a cor entre o rosado e o vermelho e se olhos ainda estão brilhantes e saltados. Tentar saber também a procedência do pescado. No caso do peixe cru, deve-se exigir laudo sanitário que comprove a segurança para o consumo.

Ovos
Riscos: infecção por salmonela, bactéria que causa vômitos, náuseas, dor abdominal e diarreia e pode levar à morte.
Como evitar problemas: na hora da compra, rejeite ovos com a casca rachada e resíduos de fezes das aves. Evitar consumir o ovo cru em receitas como de gemada e maionese caseira. O ovo deve ser cozido por três minutos a 100ºC.


Verduras, frutas e legumes
Riscos: contaminação por bactérias, como coliformes fecais, que podem causar náuseas, diarreia, vômito e desidratação em crianças. Ingestão de altos níveis de agrotóxicos.
Como evitar problemas: para alimentos que serão consumidos crus, a eliminação de bactérias pode ser feita com a imersão em solução de uma colher de sopa de água sanitária – que contém cloro – em um litro de água por 20 minutos. Mas depois é preciso lavar os vegetais em água corrente novamente para retirar o cloro, que é tóxico. Se ingerido, o cloro pode dar origem à cloramina, subproduto cancerígeno. A água corrente também ajuda a remover agrotóxicos. Os alimentos que serão cozidos podem ser apenas lavados para a remoção dos agrotóxicos. Se possível, compre alimentos produzidos de forma orgânica.

Carnes
Riscos: o consumo de produtos originários de animais que não são criados e abatidos em condições adequadas pode levar à transmissão de doenças como tuberculose e brucelose, conhecidas como zoonoses.
Como evitar problemas: cozinhar a carne a uma temperatura que atinja pelo menos 75ºC no centro geométrico do corte. Também é aconselhável não comprar o que não recebeu inspeção sanitária. Se o produto for muito barato, pode ser de abatedouro clandestino.



Palmito
Riscos: botulismo, doença causada por bactéria presente no solo que contamina alimentos em conserva elaborados em condições ruins de higiene. Pode causar paralisia dos músculos respiratórios, potencialmente fatal.
Como evitar problemas: ferver o palmito a 100ºC por três minutos.



Leite e derivados
Riscos: proliferação de micro-organismos por serem ricos em nutrientes e água.
Como evitar problemas: não consuma leite cru. No supermercado, prefira marcas reconhecidas e fique atento à integridade das embalagens e a validade. Nas indústrias, o leite passa por tratamento térmico, como a pasteurização ou a esterilização.






* Reportagem lida na edição deste domingo do Diário Catarinense

Amigo verdadeiro

Domingo, 19 de maio de 2013.
Se você antes de oferecer pétalas a alguém se dispor primeiro
 a livrá-la dos espinhos está credenciado emocionalmente a se
sentir amigo verdadeiro
A pensadora e poeta Ana Carolina definiu bem como as pessoas se revelam em uma verdadeira amizade. Disse ela: “Os verdadeiros amigos são como as estrelas no céu. Eles são mais claros nos tempos de escuridão”.  A natureza humana nos torna fragilizados diante da desafiadora inteligência emocional que precisamos desenvolver ao longo da vida. Poucos o conseguem por completo. Não importa o que o ser conquiste de bens materiais ou mesmo, de realizações de sonhos e expectativas. Isso não tem nada a ver com o que nos leva a ser emocionalmente seguros, maduros. Só consegue ser amigo de verdade quem consegue evoluir neste quesito. De propósito coloquei dessa forma, pois jamais conquistaremos amizades verdadeiras se não nos entregarmos emocionalmente como verdadeiros amigos. Antes do receber uma amizade verdadeira é preciso ser amigo verdadeiro. É como no amor, uma via de mão dupla a fluir naturalmente, sem exigências. Se você antes de oferecer pétalas a alguém se dispor primeiro a livrá-la dos espinhos está credenciado emocionalmente a se sentir amigo verdadeiro. JYF

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More