Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 21 de abril de 2012

Confiar é preciso, mas a que limites?


Domingo, 22 de abril de 2012.
A confiança representa a luz que necessitamos para iluminar nosso caminho
Viver sem confiar é o mesmo que andar de olhos bem abertos em um quarto escuro. A confiança representa a luz que necessitamos para iluminar nosso caminho. Essa luminosidade pode ser de fora para dentro (auto-confiança) ou de dentro para fora (confiança nos outros). A experiência me ensinou que confiar é preciso, mas com limites. A confiança ilimitada nos coloca em situação de risco com o desconhecido. E isso não é bom. Muitas vezes somos decepcionados por atitudes dos outros mais por culpa nossa do que daqueles que nos ocasionaram esse sentimento. Você já não ouviu algum dia alguém dizer para você, para outrem ou para si mesmo: quem mandou confiar! Mas, concordo: confiar é preciso. Como disse anteriormente, não confiar é como andar de olhos abertos, bem abertos, mas em um quarto escuro. E precisamos de um mínimo de luz para evitar o tropeço na pedra da desconfiança.

Previsão do tempo para o domingo do clássico Atletiba


Sábado, 21 de abril de 2012.
Imagem que deverá se repetir neste domingo de clássico com torcida
única: no céu, muitas nuvens e no campo só torcida coxa
O Simepar, Instituto Meteorológico do Paraná, prevê tempo bom com céu nublado para este domingo em Curitiba. Portanto o tempo não vai atrapalhar o clássico Atletiba, muito menos os passeios pelos parques da cidade. A temperatura também será agradável: mínima de 13 e máxima de 20 graus.

Filha de deputado do PMDB é encontrada morta


Sábado, 21 de abril de 2012.
Michelle Muniz do Carmo, 30 anos, era advogada e filha do deputado estadual
e ex-secretário de Infraestrutura de Goiânia,GO, Luiz Carlos do Carmo (PMDB)
A filha do deputado estadual Luiz Carlos do Carmo (PMDB) foi encontrada morta durante a madrugada deste sábado (21) em Goiânia (GO). A polícia foi acionada por volta das 3h e encontrou o corpo de Michelle Muniz do Carmo, 30, dentro de seu carro, um Honda Civic, parado em frente a uma distribuidora de bebidas que fica na avenida T-63, setor Nova Suíça, onde ela tentava fazer compras. Segundo a polícia, ela teria feito o pedido na distribuidora e voltou ao carro para buscar o dinheiro. Nesse momento, dois suspeitos ainda desconhecidos efetuaram disparos contra ela. Aparentemente os suspeitos não levaram nada, segundo a polícia. O motivo do crime ainda é mistério. (Folha Online)

É grave o estado do filho do cantor Leonardo


Sábado, 21 de abril de 2012.
Pedro, filho de Leonardo permanece em coma induzido devido a edema cerebral
O filho do cantor sertanejo Leonardo, Pedro Leonardo Dantas da Costa, 24, continua internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), em coma induzido, e respira com ajuda de aparelhos. Por causa disso, ele adquiriu uma pneumonia, que é comum de acontecer em pacientes que ficam entubados. Segundo informações da assessoria de imprensa da produtora do cantor, a pneumonia já está sendo tratada com antibióticos. Exames de tomografia e ressonância magnética realizados na noite de sexta no IOG confirmaram um edema cerebral no jovem. Segundo o assessor de Leonardo, Marcelo Borges, os médicos informaram que Pedro continuará em coma induzido por pelo menos três dias, para que cérebro volte ao tamanho normal. O jovem sofreu um acidente de carro na madrugada de sexta próximo à cidade. O acidente aconteceu após um show do rapaz, que é membro da dupla “Pedro e Thiago”, em Uberlândia (MG). Ele dirigia sozinho em direção à cidade de Goiânia quando seu carro capotou. Nenhum outro veículo se envolveu na batida. As circunstâncias do acidente ainda serão investigadas. De acordo com o boletim médico, Pedro teve traumas no crânio e no abdome. Ele foi submetido a uma cirurgia no baço para drenar a hemorragia, que transcorreu sem problemas, no hospital de Itumbiara (GO), antes de ser transferido para Goiânia por UTI aérea. (Folha Online)

Viga despenca e mata dois operários em obra no exército do Boqueirão


Sábado, 21 de abril de 2012.
Desabamento ocorreu na manhã deste sábado (Foto Daniel Caron/Gazeta do Povo)
Corpo de Bombeiros presta atendimento às vítimas
  (Foto Bruno Henrique/Banda B)
Uma viga despencou neste sábado pela manhã e uma obra da empresa Engepatti nas dependências da 15ª Circunscrição de Serviço Militar do Exército Brasileiro, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Era por volta das 9h30 deste sábado de Tiradentes (21 quando a queda da viga provou um desmoronamento no local onda trabalhavam os operários. O incidente provou a morte de Santos Capelin de Lara, 55 e José Paula Cordeiro, 35 e ferimentos em Nirceu Rodrigues da Silva, 42 anos; Luiz Carlos da Luz Fucs, 44; Damaceno José da Silva, 40; e Roberto Kirchner, 37. Nenhum militar ficou ferido. O local é um pavilhão utilizado para garagem e estava isolado desde o mês de janeiro em função da obra. A empresa Ainda não se sabe o motivo que levou à queda da viga e posterior desmoronamento da obra. (Banda B)

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Um passo adiante


Advogado Filipe Veiga de Paula
Sexta-feira, 20 de abril de 2012.
Recebi a agradável notícia de que o jovem Filipe Veiga de Paula logrou êxito no mais recente exame da Ordem dos Advogados do Brasil. Sem dúvida uma conquista. A partir de agora é só focar na importância da função de representação jurisdicional. O advogado é o representante legal na busca pela justiça. Seu trabalho, bem fundamentado, dá ferramentas pontuais para o trabalho da Justiça. Filipe é meu sobrinho. Conheci esse novo advogado quando tinha apenas cinco dias de vida, recém chegado da maternidade. Por conhecer sua trajetória, não poderia deixar de cumprimentar seus pais, Suzana e João que em todos os momentos estiveram ao seu lado, nos bons e nos maus momentos. Nas alegrias e nas tristezas. E é assim que uma família deve ser. Um cidadão de bem tem sua vida facilitada quando por detrás está amparado por uma família fortalecida nos ditames do amor e do companheirismo. Parabéns, Filipe. Para você que um dia sonhou e acreditou na vitória só resta agora comemorar a conquista. Está certo Anatole France quando disse um dia que "para realizar grandes conquistas, devemos não apenas agir, mas também sonhar; não apenas planejar, mas também acreditar." Que Deus abençoe sua profissão. Que ela nunca esteja desassociada de seus princípios. Seu tio, Jorge.

Niemeyer: Por dentro do cérebro e da fé

Sexta-feira, 20 de abril de 2012.
Faço questão de compartilhar o conteúdo da entrevista que a revista PODER fez com o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. Trata-se de um dos grandes especialistas da área em nosso país. As respostas às perguntas são interessantes a ponto, por que não, de dar um norte à vida de muita gente que, desanimada, pensa que a mesma não tem mais sentido. Preste atenção e perceba a sutiliza da mensagem Niemeyer. Vale a pena!
 Dr: Paulo Niemeyer Filho / Neurocirurgião
O que fazer para melhorar o cérebro?
Vc. tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a autoestima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a autoestima no ponto.


Cabeça tem a ver com alma?

Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.

O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas?

Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.

Você acha que a vida moderna atrapalha?

Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.

Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro?

Todo exagero. Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância, etc. O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra. É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.

Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.

Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer?

Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente, com saúde, e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.

Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas?

O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.

Você acredita em Deus?

Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vai até a família e diz:

"Ele está salvo".

Aí, a família olha pra você e diz:

"Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, que existe algo mais independente de religião.
  
 Dr: Paulo Niemeyer Filho / Neurocirurgião  foi entrevistado pela revista Poder           

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Reconhecimento aos verdadeiros heróis

Quinta-feira, 19 de abril de 2012.
O trabalho voluntário é exercido pelos verdadeiros heróis incrivelmente
 forjados em uma sociedade cada vez mais competitiva e materialista
Quero aqui expressar meu reconhecimento ao trabalho voluntário, não importa onde, nem pra quem. Trata-se da prática do segundo mandamento de Deus aos homens na sua essência: “ama ao teu próximo como a ti mesmo”. Em uma sociedade cada vez mais competitiva e materialista, essas pessoas "fazem" o diferencial. São anônimas (e aí está o valor) essas pessoas que resolvem sair da ótica do interesse pessoal e partir para a voluntariedade de uma ação cujo único objetivo é servir ao próximo, às pessoas necessitadas. E como tem gente precisando de ajuda ao nosso redor. Não somos cegos. Prefiro um termo mais suave: somos "acomodados" na máxima de que "se não faço por mim, ninguém o fará". Daí esse reconhecimento. Vocês trabalhadores voluntários são os verdadeiros heróis, incrivelmente forjados em uma sociedade que na sua maioria preconiza o "cada um por si e Deus por todos". Creiam, Deus é por todos aqueles que honram seus mandamentos. Aqueles que honram seus mandamentos. Os que não conseguem têm na doutrina de Cristo a receita de como fazê-lo. Mas, como tudo nesta vida é preciso atitude e aceitação. Assim como fazem os voluntários, pessoas como nós, mas com um diferencial: "TRANSFORMARAM-SE EM EMISSORES DA LUZ DO VERDADEIRO AMOR!" Esses sim deveriam ser nossos verdadeiros heróis!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More