Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Sobe para 237 os mortos em incêndio da boate Kiss no RS

Sábado, 02 de fevereiro de 2013.
Bruno Portella Fricks estava no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Incêndio na boate Kiss ocorreu na noite do último domingo (27)
(Foto: Reprodução/RBSTV))
Notícia triste: O número de vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria subiu para 237 na noite deste sábado (2). Bruno Portella Fricks, que estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, não resistiu aos ferimentos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul. O incêndio atingiu a casa noturna na noite de domingo (27). Bruno morava em Santa Maria e era formado em administração de empresas pela Universidade federal de Santa Maria. (G1)

Blá, blá, blá...

Sábado, 02 de fevereiro de 2013.
O que tem a leveza do vento e a força de uma tempestade?

Fácil: As palavras. 

Portanto, cuidado com o que dizes. Quem fala o que quer, geralmente houve aquilo que não quer. E isso é o mínimo que pode acontecer. Até tolo passa por sábio quando fica com a boca fechada.

Quando as imagens comunicam por si mesmas

Sábado, 02 de fevereiro de 2013.
Postei esta semana uma mensagem sobre a importância do sorriso na vida das pessoas. Foi quando li que “o sorriso é a curva mais bonita no corpo de qualquer pessoa”. Lembrei também o poeta Arnaldo Padovani ao aconselhar que “ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão”. Sem dúvida, em quaisquer circunstâncias e desafios de nossa vida e do desconhecido futuro, lembremo-nos de sorrir. Diretamente pode não acabar com um problema, mas será de grande ajuda para chegar à sua resolução. Para que tenham uma ideia do que estou falando e baseado na prerrogativa de que “uma imagem vale mais que mil palavras” coloco duas fotos minhas. Uma sisudo e outra sorridente. 
Não é preciso escrever mais nada. Precisa?

O que o mercado precisa

Sábado, 02 de fevereiro de 2013.
ENTREVISTA DE EMPREGO PARA UMA GRANDE EMPRESA BRASILEIRA

1º) Candidato formado na USP
Diretor: - Qual e a coisa mais rápida do mundo?
Candidato: - Ora, é um pensamento.
Diretor: - Por quê?
Candidato:- Porque um pensamento ocorre quase instantaneamente.
Diretor: - Muito bem, excelente resposta.

2º) Candidato formado na PUC
Diretor: - Qual é a coisa mais rápida do mundo?
Candidato: - Um piscar de olhos.
Diretor: - Por quê?
Candidato: - Porque e tão rápido que as vezes nem vemos.
Diretor: - ótimo

3º) Candidato formado na UNICAMP
Diretor: - Qual é a coisa mais rápida do mundo?
Candidato: - A eletricidade.
Diretor: - Por quê?
Candidato: - Veja, ao ligarmos um interruptor, acendemos uma lâmpada a 5km de distância instantaneamente.
Diretor: - Excelente.

4º) Candidato fazendo curso no SENAI do Piaui

Diretor: - Qual e a coisa mais rápida do mundo?
Candidato: - Uma diarreia...
Diretor: - Como assim? Esta brincando? Explique isso...
Candidato: - Isso mesmo. Outra noite eu tive uma diarreia tão forte, que antes que eu pudesse pensar, piscar os olhos ou acender a luz, já tinha me cagado todo...
Diretor: - O emprego é seu!

Moral da História: Fundamento técnico e cálculo não são tudo, entender de cagadas é o que o mercado precisa!


sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Admirável Ortega y Gasset e o lamento pelo “voto secreto e covarde” dos senadores brasileiros

Sexta-feira, 1° de fevereiro de 2013.
* Certamente Ortega y Gasset não é respeitado, talvez nem conhecido
pelos políticos em Brasília que recolocaram Renan Calheiros no trono
do poder do Senado brasileiro. Que lástima!

José Ortega y Gasset foi um filósofo espanhol, nascido em Madrid em 1883. Faleceu em 1955 aos 72 anos. Atuou como ativista político e como jornalista. A família de sua mãe, Dolores Gasset era proprietária do jornal “El Imparcial”. Seu pai, José Ortega Munilla era jornalista e diretor desse jornal. Um dos familiares do filósofo fundou o diário El País, dos mais conhecidos da Europa. Autor de várias frases interessantes. Uma das que mais gosto: "Debaixo de toda vida contemporânea se encontra latente uma injustiça." Lutar, portanto contra as injustiças será o passatempo pontual e imposto pela realidade existencial dos povos. O filósofo espanhol foi uma espécie de educador do seu povo a partir de uma profunda convicção de que o que importa, antes de tudo é a lucidez e a compreensão do mundo para operar nele.


Atitudes sustentam o amor

Sexta-feira, 1° de fevereiro de 2013.
Um dos grandes desafios dos relacionamentos humanos e sociais é o casamento. Duas pessoas com educações diferentes, idades muitas vezes desiguais e culturas diversas decidem compartilhar suas vidas. Os choques e desavenças são naturais pela divergência mencionada. Transigir equilibradamente e pontuar o respeito e o diálogo são exigências naturais para se dirimir desafios da relação. Pena que até se chegar à maturidade da relação muita gente sofre por desconhecer regras básicas dos relacionamentos. Principalmente dos amorosos. Nunca se esqueça: são as atitudes que verdadeiramente sustentam o amor!

Acidentes ou incidentes?

Sexta-feira, 1° de fevereiro de 2013.
Colisões não acontecem por acaso e sim por descaso do motorista
Muitas vezes percebo a insensatez dos motoristas na condução de um veículo automotor. Hoje, nas cidades temos ruas asfaltadas em sua grande maioria. Sinalizadas e bem iluminadas. Nossos veículos são confortáveis. O motorista senta numa poltrona e tem a sua disposição um motor para levá-lo aonde quer que precise e de uma maneira bem mais rápida do que se fosse a pé, ou mesmo de bicicleta. Então, qual a razão da pressa? A sinalização é bem visível e informa a velocidade. Então porque é que não é respeitada pela maioria? É só observar bem, lugar onde informa ser 50 km/h pouca gente respeita e se for atender, passa a ser xingado pelos demais. Se houvesse respeito à sinalização e os motoristas andassem no limite exigido por lei evitar-se-ia a grande maioria dos acidentes. Aliás, acidente, não! Incidente, pois o fato é resultante do descumprimento esclarecido da lei. Garanto-lhes que colisões não ocorrem por acaso e sim por descaso do motorista! Principalmente com a sua e a vida de seu semelhante.

O perigo da superexposição nas redes sociais

Sexta-feira, 1° de fevereiro de 2013.
A superexposição será substituída  por uma "era de privacidade"
Já foi tema de conversa aqui em casa com meus filhos. Não há a menor dúvida  que se precisa de um controle em relação à exposição nas redes sociais. A Internet leva opiniões e imagens a todos os lugares com possibilidade de chegar também aos computadores de gente perversa. Hoje o tema pontuou um evento na capital paulista, o Campus Party.  O publicitário Sérgio Valente pensa que a atual era de superexposição nas mídias sociais está com os dias contados e que vai dar lugar a um mundo de “devoção à privacidade”. Ele lembrou que hoje há uma ideia de que se você não está no Google ou no Facebook, você não existe. Ele acha isso um tremendo equívoco social. Felizmente as pessoas, alertadas estão começando a perceber. A grande questão para o futuro é acertar na curadoria e entregar aos amigos e seguidores  conteúdos relevantes. “A relevância é a nova grande moeda da humanidade. É o que todo mundo vai buscar e querer. O mundo hoje é o mundo dos dados. Dados não interessam. Não são relevantes. O que importa são dados com inteligência. Isso é informação”. Concordo plenamente com o publicitário Sergio Valente e é dessa forma que me utilizo das redes sociais.

Fã, sim.Torcedor, não!

Sexta-feira, 1° de fevereiro de 2013.
Novos uniformes do Atlético-MG foram revelados nesta sexta,
em Belo Horizonte (Foto: Ana Paula Dias/Globoesporte.com)
Embora não torça sou fã do futebol de Minas Gerais. É futebol competitivo a altura dos grandes centros de competição do planeta, notadamente o europeu. Em termos de Brasil se iguala aos grandes clubes do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Basta ver os investimentos que realizam através do departamento de futebol tanto do Cruzeiro, quanto do Atlético. E agora com a revitalização do Mineirão para a Copa das Confederações, neste ano e a Copa do Mundo do ano que vem, o futebol mineiro chega com glamour e força. E nesta sexta-feira, dia 1°, pela manhã, o Atlético-MG lançou seu novo uniforme para a temporada 2013. Na ocasião, o clube apresentou o seu novo fornecedor de material esportivo, a Lupo e lançou os dois uniformes regulares que serão usados durante as demais competições ao longo do ano, como o Campeonato Mineiro, a Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Os eventos esportivos, Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo (2014) e Olimpíadas (2016) deverão pontuar benefícios diretos e indiretos à economia brasileira. E hora dos profissionais do turismo aproveitar. Estrategicamente a hora é agora!

Segredo para cabelo não ficar branco


Sexta-feira, 1° de fevereiro  de 2013.
Assim fica fácil, não?
Papo em estacionamento 
Ouvi agora de manhã, enquanto esperava liberação de meu carro em um estacionamento no centro de Curitiba, Pr. Dois homens conversavam depois de muito tempo sem se encontrar:
- Puxa, Anselmo o tempo não passa pra você. Há vinte anos que não nos vemos e eu com o que me resta de cabelo, todo branco e você com esta vasta cabeleira, como sempre e sem nenhum fio de cabelo branco. Parabéns! Conta o segredo, cara!
- É simples, amigo, puxei minha mãe, pinto-o todos os meses.

Dia do Publicitário

Sexta-feira, 01 de fevereiro de 2013.
Parabéns a todos os publicitários pela passagem de seu dia: "Dizem que a máquina vai substituir o homem, mas nunca um criador publicitário." Carlos Domingos

Família: maior plano de Deus à humanidade

Sexta-feira, 01 de fevereiro de 2013.
Recebo agora pela manhã um conteúdo via Facebook de meu irmão Gilmar. Ele lembra a colisão que matou seu filho há quase quatro anos naquela que é conhecida como "a tragédia do Mossunguê" e expõe sua preocupação diante do crescente número de vítimas fatais ou sequeladas decorrentes de um trânsito perigoso e assassino. Expressa sua esperança na Justiça e enaltece a figura da família, "maior plano de Deus para a humanidade", segundo ele. Afirmação com a qual concordo plenamente. Posto a foto que flagra o momento em que o advogado criminalista Elias Mattar Assad entrega ao casal Christiane e Gilmar, o documento que informa a data (26 de março de 2013) do julgamento pelo Tribunal do Juri do ex-deputado Carli Filho que responde pela colisão que vitimou dois jovens, um deles, Gilmar Rafael Yared, meu sobrinho. Eis o conteúdo de Gilmar Yared:
Advogado Elias M. Assad entrega decisão do Juiz Avelar aos pais de uma das vítimas
"A defesa de Carli Filho no processo acusa meu filho de irresponsável, de ter provocado a tragédia por ter entrado na preferencial que era do ex-deputado. Então pergunto: por que não provam que estão certos no Júri? Por que querem suspendê-lo? Esta luta é de toda a sociedade não apenas nossa. Desde a morte de meu filho e de seu amigo, morreram no trânsito mais de 180 mil pessoas. Se não colocarmos também assassinos de trânsito na prisão, até 2020 cada família terá perdido um ente querido. Poderíamos ter ficado em casa chorando e lamentando, morrendo aos poucos, mas não. Resolvemos lutar para mudar esta triste realidade. Infelizmente a maioria não liga para tragédias de trânsito, o motivo acredito seja por serem acontecimentos isolados. Acredite, todas as mortes no trânsito poderiam ter sido evitadas, portanto não são acidentes e tão pouco fatalidades. Dirigir embriagado responde por mais da metade das mortes, rachas, excesso de velocidade, uso de telefones celulares, enfim desrespeito as leis. Nunca a Justiça se preocupou tanto como agora. A família é o maior plano de Deus à humanidade. Em época de paz os filhos enterram seus pais, em época de guerra, os pais enterram seus filhos. Vivemos uma guerra que mata mais de 50 mil pessoas em ruas e estradas no Brasil. Precisamos de paz, de Paz no Trânsito. Gilmar Yared"

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A estética do sorriso

Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013.
Quando jovem se ouvia muito em bailes de debutantes e até em desfile de misses um pensamento bastante conhecido, manjado até: “Sorria, mesmo que seu sorriso seja triste, pois mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não poder sorrir!” Hoje, mais maduro, apesar de bastante conhecido e pouco lembrado, este pensamento diz tudo ao pontuar a importância de um sorriso. Em quaisquer circunstâncias e desafios de nossa vida e do desconhecido futuro, lembremo-nos de sorrir. Diretamente pode não acabar com um problema, mas será de grande ajuda para chegar à sua resolução.  De muitas frases que já ouvi enaltecendo a importância do sorriso lembro sempre de uma do poeta Arnaldo Padovani:: “Ainda que haja noite no coração, vale a pena sorrir para que haja estrelas na escuridão.”

Amigo Elias, um causídico respeitável

Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013.
Elias Mattar Assad, respeitável advogado paranaense
Conheci-o muito jovem. Recém formado. A primeira impressão que tive dele foi a de um profissional que acima de tudo amava o que fazia. E assim é até hoje. Nasceu para a lida dos tribunais. Profundo conhecedor da Ciência do Direito impôs-se no mercado pelo respeito à capacidade de comunicação de um profissional. Sabe como ninguém a importância da mídia, dos veículos de comunicação e se utiliza bem deles para seus legítimos propósitos. No Tribunal do Júri se agiganta. Na defesa, maioria das vezes, ou na acusação merece o profundo respeito dos adversários. Não é à toa que construiu uma bela história de excelentes resultados na profissão. Apesar de muito bem sucedido naquilo que faz, se sente a cada dia mais atraído pelos desafios da representação jurisdicional. Quanto mais conhece, mais se apaixona. Este é o Elias Mattar Assad que conheço. Amigo de tantos anos. Privilégio de poucos!

Comunicação é fundamental

Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013.
Samuel Lopes, talentoso profissional da comunicação ministra
curso em Londrina, Pr. 
(Foto Arquivo Pessoal)
Aos amigos de Londrina e Região, vale conferir o Curso de Locução e Interpretação para Rádio e TV ministrado pelo excelente profissional Samuel Lopes. A forma correta de se expressar, de comunicar-se com as pessoas tem sido um grande desafio, mesmo em uma época onde o progresso tecnológico oferece todas as facilidades. Tem muita gente campeã em comunicação no teclado de um computador e encontra a maior dificuldade de se expressar quando de um contato pessoal. Todas as "manhas e artimanhas" necessárias a uma correta comunicação interpessoal serão expostas de maneira clara e envolvente por esse profissional de extrema qualidade que hoje brinda o povo londrinense com seu talento. Empresários, profissionais de comunicação, advogados, políticos, em especial deveriam conferir esse curso. Eu que achei que já sabia o bastante aprendi muito com ele. Por isso, recomendo e assino embaixo!

Santa Catarina de Luto: Morre Papai Noel Abner Harris, aos 64 anos


Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013.
Abner Harris era filho de um estadunidense com uma brasileira
Morreu na noite desta quarta-feira (30) Abner Joseph Hora Harris, o 'Papai Noel' catarinense. Com câncer, ele ficou internado desde 15 de janeiro de 2013 na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São Sebastião, em Florianópolis. Ele nasceu em 12 de Julho de 1948 na cidade de Aracaju, em Sergipe, e trabalhou como Papai Noel durante 20 anos. Ele era filho de um americano e de uma brasileira. Fora da época de Natal, era proprietário da oficina mecânica Transmatic, especializada em transmissão automática e mecânica de carros. Em novembro de 2012, Abner, participou das gravações do programa Aventuras da Turma do Didi, no especial 'O Segredo do Natal', que foi ao ar dia 23 de dezembro de 2012. Para ele, participar das gravações foi a realização de um grande sonho e o reconhecimento nacional nestes seus mais de 20 anos como Papai Noel.

O mundo dos sonhos pode ser real, sim!

Quinta-feira, 31 de janeiro de 2013.
Papai Noel real deve estar dentro de nossos
corações, como desejava Abner Harris
“Quem disse que o mundo dos sonhos não é real? O Natal é mágico, ele transforma as pessoas, faz brotar sorrisos, alegria e paz. O Natal é também um momento especial de perdoar e ser perdoado, de deixarmos a emoção do amor e a felicidade invadirem nossos corações. Então, porque não viver este espírito natalino nos 365 dias do ano?”  Abner Joseph Hora Harris, Papai Noel de Santa Catarina, falecido nesta quarta-feira, dia 30 de janeiro, em Florianópolis, aos 64 anos. Em sua vida nos brindou com aparições especiais, principalmente na época do Natal. Que seu pensamento, lembrado nesta postagem não seja esquecido da grande maioria que apenas curte o Natal na data do calendário, quando na verdade deveria vivenciá-lo em todos os dias de sua vida. Isso é mais do que mágico, é incrivelmente verdadeiro.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Filhos presentes, o melhor presente

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
Yaiune e Jorge Yared Neto, o primogênito
Meus três filhos são amorosos e presentes. Essas fotos foram tiradas em frente ao restaurante Dídio & Maria em Lages, SC. Eu estava na campanha de Elizeu Mattos (PMDB) à prefeitura daquela cidade da serra catarinense e eles foram me visitar no Dia dos Pais. Precisava melhor presente que este? Ah, sim, e meu candidato se sagrou vitorioso e hoje está a toda fechando seu primeiro mês de gestão. 
Julian Victor, o caçula
Foram três meses por lá. Trabalho prazeroso e vitorioso. No domingo, Dia dos Pais almoçamos em um dos melhores restaurantes de comida italiana que já conheci: Dídio & Maria. Quem conhece poderá confirmar. Tudo é muito bom, mesmo! E atendido pela própria família. Curtindo o Dia dos Pais com os três filhos: Isso não tem preço!

Saudade de filho

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
Jorge Yared com trinta anos e Jorge Yared Filho com
 apenas quatro anos (Foto Arquivo de Família)
Encontrei na cômoda de minha mãe foto tirada há 54 anos. Meu pai, jovem ainda e eu com 4 anos elegantemente trajado, até com lencinho no bolso. Capricho de mãe.

O julgamento de Carli Filho

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
Ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho tem direito de
não comparecer ao julgamento
(Imagem RPC TV)
Vale conferir reportagem da RPC TV II Edição desta quarta-feira. Ela aborda o julgamento do ex-deputado Fernando Carli Filho, marcado oficialmente para o próximo dia 26 de março.

Veja como vai ser o julgamento do ex-deputado Fernando Carli Filho - G1 Paraná - ParanaTV 2ª Edição - Catálogo de Vídeos
g1.globo.com

Herói sobrevive

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
Foi divulgada hoje, quarta-feira, notícia do Hospital em Porto Alegre, onde esse jovem está internado de que ele havia saído do estado crítico e há grande possibilidade de escapar dessa. Um alívio para seus pais, parentes e amigos. E de todo o Brasil que acompanha atônito as notícias desta tragédia.

Desabafo de consumidor

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
Postos majoraram combustíveis mesmo com estoque antigo (Foto UOL)
Uma vez, ao ser entrevistada pela jornalista Patrícia Poeta a presidente Dilma se irritou quando a repórter fez uma alusão ao “toma lá, dá cá”, referindo-se aos compromissos de um político com pessoas e organizações que o apoiam, quando eleito. Desta vez o assunto é diferente, mas o toma lá, dá cá é real. O povo brasileiro ”tomou” um desconto no preço da energia de parte do governo. Bastaram alguns dias e “o dá cá” se apresentou no aumento de preço dos combustíveis. Entra governo, sai governo e a política de aumento desse produto nunca convence. E o pior, muitos postos majoraram os estoques antigos e repassaram ao consumidor uma conta que ainda não receberam. E os órgãos de defesa do consumidor vão ficar quietos? Ah, e tem a palhaçada da majoração do álcool combustível. Subiu também, mesmo sem autorização. Desculpa: não há estoque suficiente para atender uma possível debandada dos proprietários de veículos FLEX para o produto, caso fique muito barato em relação à gasolina. Aqui em Curitiba alguns postos ainda permaneceram com seus antigos preços. Aos seus proprietários meu reconhecimento e meu aplauso. Enfim, sempre há os bons que dão esperança à maioria de que esse país ainda tem jeito, apesar do governo e de alguns empresários gananciosos.

Oh, coitado!

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
O idosinho vai à farmácia:
- Tem Viagra?
- Sim, Quantos o sr. deseja?
- Seis pastilhas. Mas corte em quatro pedacinhos, cada.
- Posso cortá-las. Mas... um quarto não vai lhe dar uma ereção completa...
- Não quero uma ereção completa, basta um pouquinho erguido, é só para não mijar no chinelo.

Desvio de finalidade

Quarta-feira, 30 de janeiro de 2013.
Estádio Joaquim Américo. Antiga Baixada
Pessoa Jurídica, segundo a doutrina específica “é a unidade de pessoas naturais ou de patrimônio, que visa à consecução de certos fins, reconhecida pela ordem jurídica como sujeito de direitos e obrigações; são três os seus requisitos: organização de pessoas ou de bens; licitude de seus propósitos ou fins; capacidade jurídica reconhecida por norma.” Temos como exemplo um clube de futebol profissional que é pessoa jurídica de direito privado de acordo com o art. 44 do Código Civil (associações, sociedades e fundações). Em todo o planeta, o futebol passou a ser considerado um grande e lucrativo negócio, se bem gerenciado é claro. Para sobreviver neste imenso mundo do futebol, um clube precisa assumir de vez conceitos gerenciais de uma empresa. Isso, muitas vezes bate de frente com o romantismo do torcedor. 
Clube Atlético Paranaense e a força de sua torcida
Mas, ao mesmo tempo em que é romântico esse mesmo torcedor quer resultados, assim como qualquer investidor. O desejo de ser campeão, de ganhar, de “estar por cima” leva a cobranças impositivas àqueles que estão à frente desta pessoa jurídica. Não é preciso muito esforço para observar, ao longo do tempo, diversas transformações no ambiente das organizações esportivas que têm influenciado suas formas de gestão. Mas, acompanho com certa preocupação aquilo que considero um “desvio de finalidade” dentro desses conceitos o que ocorre com o Clube Atlético Paranaense, clube de tradição do futebol brasileiro, com uma grande torcida e um patrimônio invejável. 
Projeto da Arena para 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil
Não critico a capacidade administrativa dos que hoje estão à frente do clube. Apenas entendo que deve haver mais sintonia dessa gente com a real finalidade de um clube de futebol. Pelo menos sua principal: a prática do esporte e como motivação primeira a exibição perante sua torcida. Colocar um time secundário para a competição estadual, proibir entrevistas a órgãos de imprensa e agora ameaçar jogar longe de seus torcedores me parecem ações equivocadas que desvirtuam em gênero, número e grau a razão de ser de um Clube de Futebol. Há que se rever com urgência esta postura equivocada. O Atlético Paranaense inaugurará ano que vem no mais tardar, o mais moderno estádio de futebol do Brasil. As mesmas inteligência e capacidade administrativa que forjarão esta obra não devem se esquecer que a eficiência maior na gestão de um clube esportivo passa pela satisfação de seu torcedor e não alijá-lo de sua vida, de seu dia a dia.
Foto Um: Antigo Estádio Joaquim Américo
* Foto Dois: Moderna Arena da Baixada
* Foto três: Projeto do Estádio para 2014
No coração do torcedor são a mesma coisa!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Marcada data de julgamento do ex-deputado Carli Filho pelo Tribunal do Júri de Curitiba


Terça-feira, 29 de janeiro de 2013.
Acidente foi há quase três anos e teve repercussão nacional
Caso Carli Filho: Júri Popular Marcado 
O Juiz de Direito da 2a. Vara do Júri de Curitiba, Dr. Daniel Ribeiro Surdi de Avelar, designou data do julgamento do ex-deputado estadual do Paraná Luiz Fernando Ribas Carli Filho para o dia 26/3/2013, com início às 9h30. O acusado responde processo criminal por duplo homicídio doloso eventual por ter no dia 7 de maio de 2009, no volante de seu veículo, embriagado, em alta velocidade e com sua CNH suspensa, em via urbana de Curitiba, causado a morte de Gilmar Rafael Souza Yared (26) e Carlos Murilo de Souza (20). O caso teve ampla repercussão nacional. "Depois de uma batalha judicial, ele vai a júri e estamos prontos para este julgamento divisor de águas na justiça brasileira", declarou o advogado criminalista Elias Mattar Assad, que atua na acusação em nome da família da vítima Gilmar Rafael Souza Yared. A defesa do acusado está a cargo do advogado criminalista René Ariel Dotti.

domingo, 27 de janeiro de 2013

“Nunca imaginei que uma brincadeira daria nisso!

Domingo, 27 de janeiro de 2013.
Ezequiel Real, sobrevivente da tragédia na
Danceteria Kiss, em Santa Maria, RS
Relato de Ezequiel Real, sobrevivente da tragédia em Santa Maria, RS.
Vou publicar em minha página o relato do jovem professor e treinador pessoal da Power Muscle Academia e Suplementos, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Ele estava no interior da Danceteria Kiss quando o incêndio começou. O relato é emocionante e chocante ao mesmo tempo. Os bombeiros e a médica legista informaram agora à noite que não houve vítima com corpo carbonizado nesse chocante episódio. As mortes foram ocasionadas por intoxicação. Muitas vítimas inclusive chegaram a sair andando de dentro da boate e estão indo a óbito nos hospitais. Leiam e percebam como a tragédia aconteceu por absoluta falta de estrutura da casa para a retirada das pessoas em casos extremos, como ocorreu.




“Nunca imaginei que uma brincadeira daria nisso! “ 
“27 de Janeiro de 2013
Nunca imaginei que uma brincadeira daria nisso!
Acompanhei o início do fogo que veio das faíscas do sparkles e se propagou pelo teto nas esponjas do isolamento acústico. Não me apavorei porque não achei que poderia lidar com a situação, mas vi muita gente entrar em pânico, cair e desmaiar umas por cima das outros, era um mar de gente atirada. Vi que muita gente em crise acessou a porta mais próxima, que era a do banheiro e se alojaram lá dentro. Vi pessoal que trabalhava se escondendo até dentro de freezers! Quando vi que não tinha mais jeito de sair pela saída principal dei a volta na área vip e sai pela lateral empurrando e pisando por cima de muita gente, acredito que não sairia se não fosse pela força que utilizei para passar pelas pessoas, ao sair olhava para baixo e via que pisava e cruzava por cima de mulheres e homens desmaiados. Foi uma merda sair por uma porta de no máximo 2 metros e ainda com uma mesa atravessada e todos aqueles corrimões atravessados no meio do caminho. Não vi alarme soando, só gritos. Não vi luz de saída, só fumaça. Quando sai me passou na cabeça as pessoas que passei por cima e voltei para retirá-las pois não aguentava escutar berros, ver policias e bombeiros sem dar conta, porque tinha muita gente empilhada. Quando entrei tinha que escolher quem salvar, mas até aí não tinha passado na cabeça a MORTE.
Jovens que escaparam da tragédia acompanham atônitos trabalho
dos bombeiros
(Foto Via Facebook/Ezequiel Real)
Muita gente apavorada e nenhuma organização, tivemos que levar muitas pessoas desmaiadas no colo até o topo daquela subida para largar dentro de ambulâncias, uma estratégia deveria ser montada faltou para aproximar atendimento das vítimas, mas não culpo porque mal cabiam duas pessoas dentro de cada ambulância. Sem ter saída para a fumaça e não podendo ver mais ninguém para poder ajudar começamos a abrir um buraco na parede, arrancar madeiras, grades, janelas destruíramos o isolamento acústico. Ao abrir o buraco na parede para entrar no caixa e um bombeiro me convidou para entrar porque sozinho não conseguiria tirar as pessoas. Entrei e pela primeira vez vi a morte pessoalmente. Vibrava a cada pessoa que saia, mas eu via que nenhum estava com vida. Vizinhos me molhavam e molhavam panos para que eu pudesse entrar mais para o meio da boate, logo um enfermeiro do SAMU me pediu para sair lá de dentro, pois tinha risco de desabar. Não acreditei e ele me mostrou que todos que saiam daí para frente estavam mortos, mesmo assim voltei, peguei uma lanterna com um policial e voltei para ver se alguém se mexia ou pedia socorro. No primeiro momento que liguei e foquei a luz na área vip vi muitos corpos, não sabia mais o que fazer, perdi forças porque vi gente pendurada em grades, vi pessoas empilhadas uma por cima das outras e não era uma ou duas dezenas, era muita gente. Imagem que nunca apagarei da minha cabeça, não tive força física para ficar ali e tive que sair derrotado de dentro daquele buraco, não entendi a noção e o tamanho da tragédia. Vim abatido para casa, pois não agüentava a dor nas pernas e na cabeça. Acordei agora ao meio dia com amigos atrás de mim, liguei a tv e vi a relação de pessoas mortas. Queria ter feito mais! Mas sei que tanto eu quanto meus amigos e voluntários deram o máximo. Agradeço a todos, pois são irmãos que abraçaram a causa e davam sangue pelas vítimas: Eduardo Flores da SilvaEduardo Buriol de Oliveira,  Matheus Fettermann, André Luis Kettermann CoutinhoKassio Lutz, Marcos Vinicius SoquettaJeferson Ribeiro Lima, Caixa Anderson e muitos outros desconhecidos bombeiros policiais e todos os voluntários profissionais da saúde.”
Ezequiel Real, sobrevivente da tragédia na Danceteria Kiss, em Santa Maria, RS

Últimas informações da tragédia que chocou o país

Domingo, 27 de janeiro de 2013.
Bombeiros fazem o rescaldo no interior da Danceteria Kiss destruída 
parcialmente pelo fogo (Foto Tarsila Pereira/Correio do Povo) 
Informações de Santa Maria, RS, confirmam que o número de mortos da tragédia em função do incêndio na Danceteria Kiis subiu para 231. Há pessoas vindo à óbito nos hospitais. O governo brasileiro disponibilizou transporte aéreo às vítimas mais graves para clínicas especializadas de Porto Alegre. Há muitos corpos em caminhões frigoríficos aguardando liberação para os parentes. Outra informação indica que muitas famílias, sem posses, sequer têm dinheiro para comprar caixões e transportar seus entes queridos a sepultamento. Triste. Muito triste!

Amigos lageanos

Domingo, 27 de janeiro de 2013.
Recepção do casamento de Carla Simas e Enéias Dutra, em Lages, SC
(Foto Ricardo Bampi)
Em minha estada de três meses em Lages, SC, ano passado, durante a campanha vitoriosa que levou à prefeitura da cidade o jovem político Elizeu Mattos conheci várias pessoas especiais. Entre elas, o casal Antônio Carlos Simas e sua esposa Janete. Hoje vi a foto do casamento de sua filha Carla com o jovem Enéias Dutra (mestre do churrasco). Eles estão com o casal Kátia e Arnaldo Arving Sousa, meus queridos primos, ela administradora e ele jornalista e empresário do meio de comunicação (EXATA). Ao Toninho meu especial abraço e o reconhecimento pela especial recepção em sua residência. Foram momentos certamente inesquecíveis graças a pessoas como vocês. Fecho lembrando o escritor grego Esopo (Grécia Antiga): "Nenhum gesto de amizade, por muito insignificante que seja, é desperdiçado".

A amizade e os negócios

Domingo, 27 de janeiro de 2013.
Empresário estadunidense John Davison Rockefeller
Faço minha a declaração de Mr. Rockefeller. John Davison Rockefeller viveu entre 1839 e 1937 nos Estados Unidos. Foi um investidor, homem de negócios e filantropo estadunidense. Fundou a Standard Oil Company, que dominou a indústria do petróleo naquele país. Entre as várias definições sobre a importância da amizade nos relacionamentos humanos, sociais e empresariais ele se saiu com essa: “Uma amizade criada nos negócios é melhor do que negócios criados na amizade”. Sábio, Mr. Rockefeller disse tudo em poucas palavras.

Minha metade portuguesa

Domingo, 27 de janeiro de 2013.
Mario Augusto de Sousa, querido e inesquecível avô
O sobrenome libanês Yared induz crer ser minha descendência cem por cento árabe. Mas, não. Minha mãe, Lia é filha de Mário Augusto de Sousa e Gelsumina Andrade de Sousa, ele vindo de Portugal (Trás-os-Montes) no início do século passado. Depois de rodar este Brasil e após conhecer sua amada esposa decidiu fixar residência em Lages, Santa Catarina. O casal teve 15 filhos, entre eles Lia. E o português Mario ficou por lá até morrer, em 1977. Deixou um legado a todos os seus. Seu testemunho de vida é hoje referência aos seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Uma grande e valiosa família. Participou ativamente no desenvolvimento daquela cidade na serra catarinense: na criação da primeira orquestra sinfônica da cidade (era músico), do primeiro teatro da cidade (Teatro Cargos Gomes), dos três primeiros cinemas (Marajoara, Tamoio e Avenida) e da primeira estação de rádio (Rádio Clube de Lages). Hoje uma das ruas do centro da cidade leva o seu nome. Sua descendência dignifica sua trajetória através da postura e testemunho diários. Todas as vezes que olho meus documentos e vejo o sobrenome de minha mãe sinto um irretocável orgulho de uma pessoa que veio para marcar indelével sua passagem entre nós. Que Deus o tenha estimado Mário, avô querido e inesquecível. 

Brasil de luto por tragédia em Santa Maria, no RS

Domingo, 27 de janeiro de 2013.
Danceteria Kiss, Santa Maria, RS, palco da tragédia
 (Foto de Tarsila Pereira/Correio do Povo/RS
É inadmissível autorizar funcionamento de uma boate nas condições da Danceteria KISS, palco da maior tragédia de todos os tempos em uma danceteria brasileira. Conforme foi informado a KISS tinha apenas uma entrada/saída e chegava a receber trezentas pessoas em um evento. Para especialistas tratava-se de uma bomba sempre pronta para explodir. O tipo da tragédia oficializada pelo descaso daqueles que são pagos para impedir esse tipo de insensatez. Que este triste exemplo faça com que os demais estabelecimentos do gênero sejam rigorosamente inspecionados e só liberados após oferecem sistemas seguros de escoamento em caso de incêndio ou qualquer problema que imponha perigo aos frequentadores.

ÚLTIMA NOTÍCIA: Plano de prevenção de incêndios de boate em SM estava vencido (Correio do Povo/RS)

Cenário da tragédia que causou pelo menos 248 mortes em Santa Maria, RS, neste domingo, a danceteria Kiss estava com o Plano de Prevenção contra Incêndios vencido desde agosto do ano passado. De acordo com os bombeiros, o funcionamento do local estava regularizado, já que a avaliação de novo plano de prevenção foi solicitada, sendo normal permitir a abertura enquanto se aguarda nova perícia. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, contudo, os extintores não estavam funcionando e havia apenas uma saída para os frequentadores - a porta principal. “Falharam os extintores. Os primeiros que eram para funcionar, falharam. Aí até buscarem os outros, já era tarde", lamentou o bombeiro Rodrigo Rosa, que trabalhou na tragédia. Segundo testemunhas, o fogo teria começado quando um dos integrantes de uma banda que acabara de subir ao palco lançou um sinalizador. O comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Guido Pedroso de Melo, afirmou que o objeto teria encostado em uma forração de isopor. As pessoas não teriam percebido o fogo de imediato, mas assim que o incêndio se espalhou, a correria teve início. Testemunhas relataram que, a princípio, parecia uma briga e os seguranças fizeram um cordão de bloqueio. Mas, quando viram que era um incêndio, liberaram a passagem. Em pânico, muitos não conseguiram encontrar a única porta de saída do local e correram para os banheiros. Aqueles que conseguiram fugir em direção à saída, ficaram presos nos corrimões, usados para organizar as filas. A boate foi tomada por uma fumaça preta e as pessoas não conseguiam enxergar nada. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maioria morreu asfixiada dentro dos banheiros ou na parte dos fundos da boate. Os próprios socorristas passaram mal em razão da fuligem. Muita gente que conseguiu escapar voltou para ajudar os outros, como o dentista Matheus Bortolotto. (Correio do Povo)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More