domingo, 27 de janeiro de 2013

Minha metade portuguesa

Domingo, 27 de janeiro de 2013.

Mario Augusto de Sousa, querido e inesquecível avô
O sobrenome libanês Yared induz crer ser minha descendência cem por cento árabe. Mas, não. Minha mãe, Lia é filha de Mário Augusto de Sousa e Gelsumina Andrade de Sousa, ele vindo de Portugal (Trás-os-Montes) no início do século passado. Depois de rodar este Brasil e após conhecer sua amada esposa decidiu fixar residência em Lages, Santa Catarina. O casal teve 15 filhos, entre eles Lia. E o português Mario ficou por lá até morrer, em 1977. Deixou um legado a todos os seus. Seu testemunho de vida é hoje referência aos seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Uma grande e valiosa família. Participou ativamente no desenvolvimento daquela cidade na serra catarinense: na criação da primeira orquestra sinfônica da cidade (era músico), do primeiro teatro da cidade (Teatro Cargos Gomes), dos três primeiros cinemas (Marajoara, Tamoio e Avenida) e da primeira estação de rádio (Rádio Clube de Lages). Hoje uma das ruas do centro da cidade leva o seu nome. Sua descendência dignifica sua trajetória através da postura e testemunho diários. Todas as vezes que olho meus documentos e vejo o sobrenome de minha mãe sinto um irretocável orgulho de uma pessoa que veio para marcar indelével sua passagem entre nós. Que Deus o tenha estimado Mário, avô querido e inesquecível. 

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More