Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 2 de março de 2013

Lar ou casa?

Sábado, 02 de março de 2013.
Lar não é casa e casa não é lar. Entre os dois, priorize o lar
“Casa é uma construção de cimento e tijolos. Lar é uma construção de valores e princípios.”
Li na página do mano Gilmar e penso necessário uma reflexão a respeito. O sonho de dez entre dez casais é ter sua casa própria. Não são todos que o conseguem realizar. Entendo, nada como ter a sua casa. Não precisar pagar aluguel. Meu saudoso pai já dizia: Filho, você pode vender tudo na vida, menos sua casa, sua morada. Hoje entendo esse conselho. Por pior que seja o momento de uma pessoa financeiramente falando, só o fato de ter sua casa ajuda bastante. Não há nada mais chocante para uma família do que ser despejada de sua casa. Um acontecimento não incomum. Nos Estados Unidos, durante a famosa crise imobiliária testemunhamos esta triste cena em um dos países mais desenvolvidos do mundo. Agora quero só recomendar às pessoas que pontuem um pequeno detalhe que faz toda a diferença: lar não é casa e casa não é lar. Coloque sempre em primeiro plano o lar. Mesmo que a casa ou apartamento seja alugada. Por mais importante que seja “ter” uma casa, o lar é essencial para o sentimento daquilo que entendemos por “morada”. Por isso que as pessoas dizem “aconchego do lar” e não “aconchego da casa”. Se você não fizer da casa que habita um verdadeiro lar, esta será apenas um amontoado de tijolos ou madeiras para se abrigar e não para se viver a harmonia diferenciada e necessária que só uma família possibilita ter. Portanto, não cometa este equívoco: entre casa e lar priorize o lar!

O sorriso da alma

Sábado, 02 de março de 2013.
O sorriso sincero é linha mais bela na face de qualquer pessoa
"A vida não é só alegria, mas sorrir é preciso!" (JYF) O sorriso de uma criança é a imagem mais pura que se pode ver. Não deixe que as agruras da vida apaguem esse sorriso de seu ser. É preciso não se esquecer de viver. Priorize então a vida. Lembre-se que momentos felizes necessariamente não são "comprados", mas conquistados. Você já deve ter ouvido a máxima: "O que se leva desta vida, senão a vida que se leva..." É uma definição direta do que estou enfatizando. Viver a vida de modo que possamos não só cumprir nossas obrigações sociais, mas principalmente as que temos para conosco mesmos. Entender que uma pessoa vale principalmente por aquilo que é e não só por aquilo que tem. A sutil diferença é que, "sendo" construímos uma vida de valores infinitamente maiores do que aquela que por se preocupar tanto com o "ter" esquece como viver de verdade. Para onde vamos não se leva aquilo que acumulamos, mas aquilo que somos. O que resulta deste entendimento será a marca de nossa passagem. Seremos mais lembrados por aquilo que fizemos do que pelos bens materiais que acumulamos. É preciso zelar pela semente de nossas virtudes pessoais, que ao ser plantada em terra fértil crescerá e se multiplicará como herança bendita. Nosso maior legado. Pode acreditar!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Perseverança: Qualidade dos vitoriosos

Sexta-feira, 1° de março de 2013.
Persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução. Assim diz o dicionário sobre este verbo regular e transitivo. E digo mais, perseverar é criar estratégias diante daquilo que projetamos conquistar. Quando escolhemos um caminho e perseveramos nele, as conquistas nos sorriem. Mas, na grande maioria das vezes nada acontece por acaso e muito menos chega de graça às nossas mãos. Geralmente é necessário muito sacrifício pessoal para se atingir um objetivo, um desejo. Saber conjugar esse verbo na prática apresenta-se de fundamental importância para atingir o objetivo traçado, almejado. Não serão as dificuldades de obstáculos que certamente surgem que farão desistir uma pessoa determinada, aquela que persevera todo o tempo para atingir seu objetivo. Os caminhos geralmente estreitos pelas pressões da vida sucumbem àqueles que têm o dom da perseverança. A essas pessoas minha admiração. São delas que o mundo precisa para seguir adiante. Daquelas que não desistem tão facilmente. E a roda precisa girar com a força e a determinação dos que perseveram teimosamente.

* Dedico esse escrito ao meu cunhado Tito Campos de Paula que precisou trabalhar de boia fria para viabilizar seus estudos na capital. Com muita fé em Deus e confiança em sua capacidade, contra as adversidades de uma origem humilde perseverou em busca de seus sonhos e metas pessoais. Hoje é um dos maiores exemplos de superação que conheço. Dia 15 agora, quase 24 anos depois de empossado juiz substituto, tomará posse no honroso cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Um orgulho e uma referência para todos os familiares e pontualmente a seus irmãos. Uma pessoa humilde e de valores familiares irretocáveis. Um deles é, ao contrário de negar, o sentimento de orgulho de sua origem e é nela que encontrou e continua a encontrar inspiração para a busca incessante da justiça. Parabéns, cunhado Tito, perseverar é preciso para que as conquistas continuem a girar a roda do desenvolvimento pessoal e social e você é um exemplo vivo e marcante desta verdade! Para fechar, lembro o filósofo chinês Confúcio: “Não interessa o que se trata de levar a termo. O que interessa é perseverar até o fim!” JYF

Quando a cultura social se sobrepõe à ação individual

Sexta-feira, 01 de março de 2013.
Igualdade? Nem sempre. “A cultura atual é de que o tratamento do
cidadão perante a Justiça é desigual. Não há sociedade evoluída
em sua essência se o princípio de isonomia não for consagrado em
todos os níveis. Há que se pontuar a importância dos direitos e
obrigações de cada um. Será esse equilíbrio conceitual que
 determinará a evolução ou não de uma sociedade, de um povo,
de uma nação.” JYF

Quando o comportamento coletivo é inspirado e baseado nos valores morais e no respeito às leis, de uma forma unânime se sobrepõe àqueles que se acham acima de tudo ou de todos, por serem detentores de cargos públicos ou de fortunas. As instituições, criadas para a proteção do interesse do conjunto da população precisam ser fortalecidas com "essa cultura" geral de respeito às leis. E essas devem se basear no princípio de isonomia (igualdade de direitos e obrigações). O senso de que o direito de uma pessoa acaba onde começa o de outra deve prevalecer nas ações sociais. Somente a educação forjará uma sociedade fortalecida nesses valores. Aí se forjará também a força valorativa da cultura social a que me referi.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Assassino de médico se apresenta e confessa o crime

Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013.
Binho, 19, se apresenta e confessa que atirou e matou o médico Paulo Carboni Júnior
(Foto Antônio Nascimento/Banda B)
Os pais têm uma enorme responsabilidade com a sociedade. Ao delegar a educação de seus filhos, não atentarem à importância da presença, do diálogo, do testemunho, do direcionamento, esses pais contribuem para que a rua os adote, com todas as suas perversas consequências. O caso que vitimou o estimado e competente médico do Hospital Pequeno Príncipe é um exemplo. Prestem atenção para a notícia e o depoimento do delegado responsável pelo caso no final da reportagem de Luiz Henrique de Oliveira, da Rádio Banda B
Notícia do Portal da Banda B:
O jovem Cléber Francisco Pereira Leite, de 19 anos, cujo apelido é Binho, acusado de participar no assalto que terminou na morte do médico do Pequeno Príncipe Paulo Carboni Júnior, de 54 anos, se apresentou nesta quinta-feira (28) aos policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba (DFR). Ele permaneceu detido, já que tinha contra si mandado de prisão preventiva decretada. Binho é apontado pela DFR como o responsável pelo autor do disparo no caso que aconteceu no bairro Mossunguê, no último dia 19. De acordo com o delegado Amarildo Antunes, responsável pelo caso, Binho disse que estava fumando maconha com os amigos perto da casa do médico e ao ver duas mulheres entrando em casa foi dada a voz de assalto. 
Prestem atenção ao depoimento do delegado responsável pelo caso:
Segundo o delegado Antunes, desde que ele assumiu a DFR observou que a grande maioria das quadrilhas envolvidas em roubos é de jovens, que pretendem gastar imediatamente o dinheiro. “Eles querem comprar roupa da moda, participar de raves, consumir drogas, e acabam cometendo crimes bárbaros como esses. Eles acham que tem o direito de ter acesso a essas coisas e acham que nós temos a obrigação de achar que as vítimas estão erradas”, concluiu. (Banda B)
“Pais, adotem seus filhos, se não a rua os adota”!

Sociedade evoluída

Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013.
“Haverá justiça no mundo somente quando aqueles que não forem injustiçados
se sentirem tão indignados quanto aqueles que o forem”  Solon
Sólon, jurista, poeta e legislador grego é considerado um dos sete sábios da Grécia antiga. Foi dele a frase, ainda atual: “Haverá justiça no mundo somente quando aqueles que não forem injustiçados se sentirem tão indignados quanto aqueles que o forem.” A sombria estratégia de domínio da minoria é desunir a plebe, o suficiente para impedir desta qualquer tipo de reação. Além da censura sempre presente, camuflada, mas presente distribui-se o poder e o remunera bem para se fazer aplicar a lei (leonina), geralmente imposta, como manda o texto, à maioria. Acredito que somente quando a educação de qualidade chegar a todos teremos condições de vivenciar a tão almejada evolução social. Agora não é difícil entender porque é que entra governo, sai governo e a estrutura educacional evolui a passos de tartaruga. Não há interesse da minoria dominante de que a plebe se instrua. A indignação pela injustiça deveria ser igual entre atingidos ou não. Enquanto este sentimento não for unanimidade seremos apenas protótipo de uma sociedade, facilmente manipulada por aqueles que detêm o poder e dele se locupletam ao ponto de nunca, jamais dele abrir mão. O que mais me entristece é que a maioria da plebe que consegue se instruir, por força e sacrifício pessoal, acaba sendo absorvida pelos polpudos salários que a estrutura de poder lhe oferece com o intuito de sufocar a sua ideologia original. Classifico essa nova elite como de "pessoas amordaçadas e anestesiadas pela sedutora ascensão de classes". É triste, lamentável, mas real: o pensamento de Sólon revela que vivemos em uma sociedade de injustiçados, pois não se consegue unir o sentimento de todos em torno do não cumprimento individual da justiça. Não basta se indignar. É preciso ação, pois como disse fé sem ação é verdade sem razão.

O mal não prevalecerá

Quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013.
É bíblico: “A Luz aborrece as trevas!” Podemos entender por trevas as ações humanas focadas no egoísmo, na inveja, no ciúme, na mentira e em todos os sentimentos que levam as pessoas para um mundo sombrio e sem perspectiva, nem valor. É da natureza humana se tornar refém desses sentimentos e é exatamente a luta contra eles o maior desafio da existência, efêmera, porém real. Quando menciono “desafio” é porque não basta ser uma pessoa boa. É preciso sair do comodismo e engajar-se no “bom combate”. Há doutrinas baseadas na filosofia da luz. A que me toca em especial é a do Senhor Jesus Cristo. Está na Bíblia. Além de conhecê-la, é preciso praticá-la e passar adiante, principalmente através de nosso testemunho. É essencial entender-se fundamental neste embate. Penso que o amor é a razão da fé na existência da Luz que não permitirá que o mal prevaleça. Não se esqueça de que fé sem ação é verdade sem razão.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O melhor investimento

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013.
Faça de suas ações diárias o seu melhor investimento
Durante muitos anos fui um preguiçoso contumaz. Animava-me ao ir a um restaurante, ao supermercado comprar comida, a visitar amigos, sempre convidado para deliciosos jantares. Curtia inauguração de restaurantes, de coquetéis de inauguração de empresas, aniversários. Cheguei, pasmem a viajar 380 km de avião só para satisfazer a vontade de ir a uma churrascaria que gostava. Como podem perceber, o ato de comer animava minha vida. Longe de ser contra o delicioso e sagrado momento de alimentar-se (talvez a melhor hora do dia, principalmente diante de uma comida que cai no nosso gosto) faço apenas um alerta, pois descobri, ainda bem que a tempo, que os prazeres da vida não se resumem na comilança que a vasta oferta de alimentos nos seduz. Há que se preocupar com a saúde e com o equilíbrio de nosso corpo. O alimento dá a energia que ele precisa, mas em excesso prejudica mais do que ajuda. Como em tudo, há que se ter um equilíbrio na ingestão de calorias. O exercício físico, terror dos sedentários é a primeira saída para se melhorar a qualidade de vida de uma pessoa. E, é claro uma alimentação balanceada. Dormir bem faz parte do contexto. O bom descanso também alimenta. Não sou nutricionista, muito menos nutrólogo. Aconselho uma conversa com ambos, se não o cardiologista e o neurologista mais cedo ou mais tarde farão parte de suas necessárias visitas. O importante, repito, é o equilíbrio. Alimentação balanceada, exercícios físicos e uma boa noite de sono são mais do que conquistas, são ações fundamentais para oferecer qualidade de vida a uma pessoa. Mais do que saber investir no mercado de ações, faça de suas ações diárias o seu melhor investimento.

O sol dentro de nós

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013.
Por pior que seja uma situação, a pessoa que tem esse entendimento consegue enfrentá-la com mais facilidade até a superação do problema. Temos uma força incrível dentro de nós mesmos. Há aqueles que precisam ser constantemente motivados a crer nisso. Outros desenvolvem mecanismos ao longo dos dias e os lançam quando o problema se apresenta. Mas, esses são raros. O autoconhecimento e a imersão pessoal deve ser uma prática constante para consagrar a força de que se necessitará nos certos momentos incertos da vida. Àqueles que assim não procedem podem ser apanhados fragilizados e aí tudo será mais difícil. Não impossível de superar, mas mais difícil. Por isso, creia no sol que há dentro de cada um de nós. Mantenha sempre acesa a chama que aquecerá o senso otimista e pragmático tão necessário para entender que somos infinitamente maiores do que nossos problemas. 

Inteligência, esperteza e honestidade

Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013.
Não confunda jamais inteligência com esperteza. A inteligência pode ser definida como “a capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante reestruturação dos dados perceptivos”. A esperteza, entre as mais diversas definições é considerada de forma pejorativa “a capacidade maliciosa de adaptar-se habilmente a situações adversas, tirando proveito da situação”. No Brasil, o termo esperteza, exatamente é utilizado para definir “a ação, ou atividades do indivíduo malandro para resolver situações de forma maliciosa”. Já a pessoa inteligente é chamada desdenhosamente de caxias ou cdf's. Isto, de certa forma, acaba por criar uma imagem que denigre o brasileiro, muitas vezes visto como um indivíduo preguiçoso, que não respeita as normas, leis, bons costumes e que gosta de levar vantagem em tudo. E não é bem assim. Indivíduos “espertos” há em todo lugar. Aqueles que se utilizam da boa fé do próximo para levar vantagem. O poeta e pensador Murilo Leal disse bem quando afirmou que “A ingenuidade quando é demais se torna quase um pecado. A esperteza sem limite, é o próprio pecado”. Isto posto enfatizo o valor da honestidade. Nesta trilogia, creio, leva imensa vantagem aquele que se apresenta honesto diante de suas convicções que preconizam limites aos seus direitos e consciência às suas obrigações. Aquela pessoa que sabe que seu direito acaba onde começa o de seu semelhante. Aquela pessoa que em nenhum momento deseja ser fardo ao seu próximo. Aquela que entende a necessidade da contrapartida como agente social que é. Ser honesto é mais do que tudo isso. Ser uma pessoa honesta é naturalmente dimensionar limites baseada no respeito. O verdadeiro esperto, portanto, é aquele que usa da inteligência para consagrar o conceito da honestidade em seu proceder. Raro? Não, mas essencial para o equilíbrio social.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A capital dos paranaenses

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
Curitiba é a cidade com maior número de habitantes na região Sul do país,
com 1.776.761, segundo estimativa feita pelo IBGE, Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística 
Sou catarinense. Nasci em Lages. Gosto muito de minha terra natal. De todas as pessoas que moram lá. No entanto moro a tantos anos em Curitiba, a capital dos paranaenses que não posso também deixar de homenageá-la. Cheguei aqui em 1971. Aqui nasceram meus três filhos. Aqui estudei e recebi meus diplomas. Também por aqui fiz nome numa profissão bastante competitiva. Ótimos restaurantes, áreas de lazer e apesar da metrópole uma qualidade de vida não encontrada em outras cidades do mesmo porte. Deixo aqui também o reconhecimento do carinho e apreço que tenho por esta cidade que me acolheu há 42 anos. Cutiriba, como a chamava quando criança, você é linda demais!

A essencial participação dos pais

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
Sabemos da importância da educação, dos valores forjados na formação de um ser. Há tempo para tudo nesta vida, mas ao tempo da formação graduo importância maior. Aquele tempo onde os pais têm uma influência essencial. Não só com o testemunho de seus atos, mas com presença física também. Já ouviu aquela frase "Quem pariu Mateus, que o embale"? Pois então, serve também de alerta aos pais, aqueles mesmos que colocam filhos neste mundo e delegam responsabilidades, principalmente o da educação. Com a correria do dia a dia há uma delegação natural de funções e após, compensações que geralmente eliminam limites que a criança precisa ter. O ser criado sem essa noção geralmente se tornará um adulto bomba, prestes a explodir e lançar seus estilhaços por sobre pessoas inocentes. E, infelizmente esses se espalham aos milhares por aí. Somente os pais têm autoridade para impor limites aos filhos, mas não confundam isso com o cortar de asas. Ouvi um dia de um psicólogo e concordo: "Os pais devem entender que saber educar não é cortar asas, mas orientar o voo". Portanto, mais que um alerta, o apelo: Pais adotem seus filhos, pois se não, a rua os adotará com todas as suas perversas consequências.

O tempo voa

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
"O tempo passa, o tempo voa...viva a vida numa boa!
A coisa mais tola que alguém pode fazer é desperdiçar o tempo, tão precioso a cada um. É só perguntar para quem sabe que não terá mais muito tempo de vida. Esse teve a ficha caída e pode atestar. Mal começou o ano lembro, como se fosse a uma hora atrás, dos preparativos para a ceia de natal, ou a de ano novo e já estamos a três dias de entrar no terceiro mês de 2013. Recordo-me de uma publicidade do Bamerindus: "O tempo passa, o tempo voa..." Vamos então valorizar mais o tempo de nossa vida. O que passou não volta mais e o que está por vir não é garantido que venha. Portanto curta o presente. Faça as contas: o dia tem 24 horas. O ideal é que durmamos 8 e geralmente trabalhamos mais 8, com no máximo 2 horas extras. Levamos no mínimo 1 hora para fazermos duas refeições, o almoço e a janta e mais 1 hora para se arrumar para a lida, ou para o descanso (banho, vestir-se, secar cabelo, colocar pijama, higiene bucal depois das refeições, etc.) Vamos tirar mais 1 para deslocamento e retorno do trabalho. Sobram 3 horas, ou 180 minutos, ou ainda 10.800 segundos para curtir o tempo presente. É no mínimo neste curto, mas essencial período que você deve buscar se divertir, fazer o que gosta, construir seu bem estar. Cada um é diferente. Então cada qual deve saber o seu. Vamos pessoal. Não desperdice o tempo precioso de sua vida. Como disse, o que passou, passou e o que virá não nos dá garantias da chegada. Há que se viver o hoje, o agora! Portanto, se o tempo passa, se o tempo voa, então viva a vida numa boa!

O decálogo de Abraham Lincoln

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
 Abraham Lincoln, 16 º Presidente dos EUA
Com o filme fazendo sucesso, o nome de Abraham Lincoln volta a ser comentado. Lincoln foi o 16 º Presidente dos EUA e liderou seu país durante a Guerra Civil Americana, cuja vitória ajudou a preservar a União e abolir a escravidão. Nasceu muito pobre, próximo a cidade de Hodgenville, Estado de Kentucky. Educou-se sozinho e se formou advogado por correspondência vindo a exercer várias funções eletivas. É um dos mártires e heróis dos estadunidenses. Em 14 de abril de 1865, uma sexta-feira santa, Lincoln foi assassinado no Teatro Ford em Washington por John Wilkes Booth, um ator que achava estar ajudando o Sul. O resultado foi o oposto, pois com a morte de Lincoln, morreu a possibilidade de paz com magnanimidade. Vejam abaixo o DECÁLOGO que Abraham Lincoln fez aos seus concidadãos e percebam porque ele é considerado um herói em seu país. Esse decálogo inspirou a Declaração dos Direitos das Nações na ONU. 

Abraham Lincoln é um dos mártires
e heróis dos EEUU
Decálogo de Abraham Lincoln
1. Você não pode criar prosperidade desalentando a iniciativa própria.
2.  Você não pode fortalecer ao débil, enfraquecendo o forte.
3.  Você não pode ajudar os pequenos, esmagando os grandes.
4.  Você não pode ajudar o pobre, destruindo o rico.
5.  Você não pode elevar o salário, pressionando a quem paga o salário.
6.  Você não pode resolver seus problemas enquanto gasta mais do que ganha.
7. Você não pode promover a fraternidade da humanidade, admitindo e incitando o ódio de classes.
8. Você não pode garantir uma adequada segurança com dinheiro emprestado.
9. Você não pode formar o caráter e o valor do homem lhe tirando sua independência (liberdade) e iniciativa.
10. Você não pode ajudar aos homens permanentemente, realizando por eles o que eles podem e devem fazer por si mesmos.


*A real educação de um povo, sustentáculo de uma nação passa pelo entendimento dessas dez premissas. Sem essa consciência, haverá um protótipo, mas jamais uma verdadeira nação, pois a Pátria não será de todos, e sim de meia dúzia de “espertos” que se locupletam à custa dos ignorantes, sem acesso ao entendimento de seu sagrado destino. E o pior, se acabar essa “meia dúzia” de espertinhos, há outro exército de “meias dúzias” pronto para ocupar o lugar. Triste destino para uma nação que mesmo grande pela própria natureza, se torna pequena ao se distanciar dos reais valores de grandeza.

Embrulho se joga fora

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
Não custa voltar ao assunto e lembrar às pessoas sobre a importância das ações, mais do que palavras e atenções efêmeras como se fizessem parte de um enredo a ser encenado. A vida não é uma peça de teatro, embora muitas vezes pareça. É real, concreta. E a mensagem lida hoje na página do Facebook é pontual. Reflita sobre ela e onde você se insere neste contexto. Não torne sua vida um embrulho bonito. Até esses são jogados fora. O que conta é o conteúdo, o caráter, a essência. Lembram: “A verdadeira elegância é o caráter, pois molda a essência do ser!”

O direito à representação jurisdicional

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
Repercute junto a comunidade o caso da UTI do Hospital Evangélico de Curitiba. Também pelo fato de o advogado de defesa da principal acusada ser o mesmo que auxilia na acusação a outro acontecimento de repercussão popular. Se neste segundo o referido advogado ganhou a simpatia unânime da população, no segundo não acontece a mesma coisa. Hoje li um conteúdo publicado na página do Facebook de meu irmão, Gilmar Yared e creio interessante postar neste espaço para leitura e reflexão dos meus seguidores. O assunto é polêmico, porém trata daquilo que se entende como exercício natural da profissão de um advogado que é o de representação jurisdicional de uma pessoa, de um interesse, de um direito do cidadão perante a lei. Qual sua opinião a respeito?

Empresário Gilmar Yared com o advogado, Elias Mattar Assad, no TSJ, em Brasilia 
“Conheci o Dr. Elias Mattar Assad por conta da tragédia que matou meu filho, aprendi a admirá-lo pela força de caráter, incansável, mesmo se recuperando de um câncer malígno. No retorno da viagem à Brasília nesta quinta-feira, dia 21/02, confessou-me de seu amor pela família, pela vida, pelo que é correto. Àqueles que o acusam de mercenário, desconhecem sua disposição de atender de forma gratuita às famílias assistidas pelo Instituto Paz no Trânsito. Como advogado criminalista que é, e em nosso caso posso afirmar, sempre pautou pela ética e responsabilidade. Venho recebendo e-mails de pessoas indignadas de ter assumido o caso da médica, sugerindo-me até que trocasse de advogado. Ao contrário da defesa do ex-deputado que MENTE, acusando o meu filho de irresponsável, de ter sido o causador da tragédia, o Elias tem conduzido com profissionalismo o seu trabalho. Quando o inquérito for concluído e as acusações provadas, que os culpados sejam punidos exemplarmente. Enquanto isso há que se respeitar o direito de defesa que até os piores assassinos, pela lei merecem ter. Gilmar Yared”

Não leve gato por lebre

Terça-feira, 26 de fevereiro de 2013.
O produto que gostei é esse aí da foto. Não leve gato por lebre...
Pode parecer até que faço uma publicidade paga deste produto, mas não. Primeiro assisti como milhões de brasileiros, a uma propaganda nas redes de televisão. Depois, como manda o figurino de consumidor induzido, o vi nas prateleiras refrigeradas dos supermercados. Até que um dia peguei para experimentar. Notei que logo ao lado havia outro similar, de outra marca, aliás de uma marca mais tradicional até. Levei as duas. A marca que recomendo é o da Vigor. A outra é boa, mas gostei mais do da Vigor. Depois de experimentá-las constatei que a propaganda tinha razão, uma verdadeira delícia. Um Yogurt diferenciado, mais consistente. Dica: depois de esfriar na geladeira leve-o ao congelador e espere por uma hora e só depois deguste. Show, show! Parece com sorvete de Yogurt. E o preço é honesto: 1,99 cada. Gosto é gosto. Pode ser até que você goste da outra marca, mais tradicional, mas penso que levará gato por lebre.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Quando o dia é especial

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013.
Um dia é especial quando pontuamos em cada momento a pratica do bem, da justiça, da contrapartida e do valor às espécies que conosco habitam este planeta. Penso que jamais devemos abrir mão da prerrogativa de evolução pessoal em favor do conjunto de interesses existenciais que nos cerca. Assim justificaremos nossa vida, daremos razão de ser ao tempo que nos foi dado compartilhar com nosso semelhante e com todas as espécies vivas que seguem a mesma trajetória. Hoje, segunda-feira, dia 25 de fevereiro de 2013 é um dia especial. Como foram os anteriores e serão os futuros até quando Deus quiser.

A desculpa é o futebol

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013.
Mais uma vez ônibus são depredados por vândalos travestidos de torcedores de futebol
(Foto Lineu Filho/Ppranaonline)
http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/652882/?noticia=FORA+DOS+GRAMADOS+ATLETIBA+E+MARCADO+POR+MUITA+VIOLENCIA
Penso que os formadores de opinião devem atentar para o fato e procurar no dia a dia colaborar na educação de nossa sociedade para fazer com que uma disputa esportiva não seja confundida com "guerra tribal". Ocorre que integrantes de guetos espalhados pela cidade e municípios vizinhos se utilizam dos clubes, da disputa, para expor sua ânsia de violência. Mais do que vândalos, são criminosos a liderar grupos de jovens que sem noção do que seja "cordialidade esportiva" enxergam seus adversários como inimigos a serem abatidos e os bens públicos alvos a serem depredados. Não há espaço físico para prender tanta gente. A solução passa pela educação e isso demanda tempo. Como não se tem mais o tempo necessário, a esperança é que programas esportivos e os próprios clubes e seus dirigentes parem de falar bobagens, incitando a torcida uma contra a outra como tenho testemunhado. Pessoas de bem, profissionais importantes na comunidade chegam em dia de clássico e passam a falar tanta asneira que fico preocupado com aquelas que, sem educação, formação e inspiração para a ordem se deixam levar por mentes criminosas e forjam verdadeiros grupos tribais a espalhar a violência por onde quer que passem. Grave, muito grave! 


Turbilhão de emoções

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013.
“Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão
para amar senão amar. Que queres que te diga, além de 
que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”
 Fernando Pessoa

Ainda não sei dimensionar essa qualidade. As vezes preferimos não tê-la para nos preservar. Mas um dos pontos mais destacados desta mulher é a emoção à flor da pele, do coração, dos olhos, enfim de todo o seu ser. Caçula de nove, herdou o coração generoso e o dom de anfitriã dos pais. Os valores de uma família abençoada. Profissional responsável, mãe presente, esposa companheira, cidadã brasileira exemplar. Temente a Deus, busca na sua doutrina o guia para sua vida. Cabeleireira de primeira, cozinheira de dimensão ilimitada cujo sabor ultrapassa o senso de "delícia". Assim é a Eunice, conhecida por Nice, esposa querida e amada por todos aqueles que a conhecem. No dia de seu aniversário penso em todos os presentes que poderia lhe dar. Vou pedir a Deus que o tempo me possibilite ter e dar o maior deles: curtir cada momento de sua abençoada vida, tão importante a todos que tiverem e tem o privilégio de conhecê-la e com ela estar. Parabéns, esposa. Do marido que a ama demais!!!!!

Diferenças sutis

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013.
"O que se leva desta vida, senão a vida que se leva..."
Nossas raízes mais profundas e firmes são aquelas cujo testemunho de vida nos leva a acreditar que o ser humano vale por aquilo que é e não por aquilo que tem. A sutil diferença é que, "sendo" construímos uma vida de valor infinitamente maior do que aquela que por se preocupar tanto com o "ter" esquece verdadeiramente de viver. Para onde vamos não levamos aquilo que acumulamos, mas o que fomos. E os bens que porventura deixamos será repartido pelos herdeiros até um dia acabar de vez. Já o ser que forjamos, ao contrário será como semente que se plantada em terra fértil crescerá e se multiplicará como herança bendita.

Noviça Rebelde, o filme

Segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013.

Na minha primeira viagem a São Paulo, capital fui a dois lugares que nunca esqueci. No auditório da Record assistir ao programa da Jovem Guarda, no domingo com Roberto Carlos e sua turma. No sábado fomos ao cinema. O filme era Noviça Rebelde e o ano 1966, um após o lançamento do filme. Tinha doze anos. Hoje vejo a foto dos personagens, 45 anos depois e pude notar como o tempo é incrível com as pessoas. A maioria dos personagens era criança, hoje já acima dos cinquenta anos, assim como eu. Imagino-me magrinho, cabelo bem cortado, de calça de tergal. Cabelo penteado com a famosa “Brilhantina Glostora”. Sapatos pretos brilhando tanto que dava até para usar como espelho. Era uma São Paulo tranquila, sem o movimento e a violência de hoje. O filme Noviça Rebelde é um musical levado às telas. O nome original é The Sound of Music, 1965, mais precisamente um drama musical, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews e Christopher Plummer nos papéis principais. Ele conta a história de uma noviça que vai cuidar das crianças de um viúvo milionário e sistemático, cujas crianças órfãs de mãe aprontavam para todas as “babás” contratadas pelo pai. Quem gosta do gênero e ainda não viu, vale conferir. Serão momentos incrivelmente agradáveis que só o cinema de primeira grandeza pode nos oferecer.

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Christiane, admirável mulher

Domingo, 24 de fevereiro de 2013.
“Jesus, aquele que nos ampara nos piores momentos e nos sustenta
conforme nossa desejada e merecida, ânsia de viver” JYF
Meu saudoso pai sempre reconhecia as admiráveis qualidades de sua nora Christiane. "Parece minha filha de tão carinhosa e atenciosa que é comigo", dizia ele. Quem a conhece bem sabe que ela é desse jeito com todos com quem convive. Sempre com uma palavra amiga e a atenção típica das consagradas por Deus para a missão de semeadora de sua Palavra. Quis o destino que o sofrimento maior atingisse o mais fundo de seu delicado, mas poderoso coração. Mas, tendo Jesus por amparo tem se mostrado valente e confiante. Não foram as duras horas que se seguiram à perda de seu filho, nem as madrugadas gélidas e lacrimejadas do choro silencioso e sofrido que a esmoreceram. Sustentada na fé inquebrantável e imanente de seu ser, levantou uma causa que a sustenta e pontua sua importância entre e para nós. No dia que marcou a passagem de mais um ano em sua vida, o reconhecimento de quem se sente privilegiado por tê-la conhecido e compartilhado horas inspiradoras em sua companhia. À mãe, companheira, filha, amiga, irmã, empresária, pastora, palestrante, doceira, cidadã Christiane o reconhecimento de seu cunhado que lembra hoje do sentimento do pai e assim como aconteceu com ele, penso em você como uma querida irmã. Que o tempo de sua vida seja mais e mais consagrado pelo maior de nossos amigos, Jesus. Aquele que nos ampara nos piores momentos e nos sustenta conforme nossa desejada e merecida ânsia de viver. De seu cunhado que muito a estima, Jorginho!

O discernimento do ser

Domingo, 24 de fevereiro de 2013.
"Ao chegar à idade do discernimento conhece-se a personalidade da
pessoa. Aí se revelará seu caráter, para o bem ou para o mal"
 JYF
Uma pessoa é influenciada para o bem e para o mal, principalmente quando em formação. Para o bem e para o mal, atente. Quem ama, está na luz e preocupa-se com a boa formação. Mas, há também aquele cujo mau testemunho e até o abandono a tempore leva a sua cria tornar-se refém do mundo. Se não se adotar o filho, a rua certamente o adotará, com todos os seus problemas. Mas, no bem e no mal, o ser chega a idade do discernimento, cuja maturidade vai forjar a real personalidade do cidadão. Aí se revelará o caráter, nato da pessoa, para o bem ou para o mal. Pai bom não garante filho bom. Dá-lhe uma chance maior na hora da escolha. Também, pai ruim não necessariamente forjará um filho ruim. É a isso que me refiro quando cito ensinamento religioso de que, por melhor que seja, um pai não garantirá a salvação de seu filho. E vice-versa. Haverá sempre o momento em que o ser assumirá de forma definitiva e indelével a responsabilidade por seus atos, terena e celestial.


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More