Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 1 de dezembro de 2012

Copa das Confederações: Brasil estreia contra o Japão

Sábado, 1° de dezembro de 2012.
Novo Estádio Nacional de Brasília abre a Copa das Confederações
O primeiro adversário do Brasil na Copa das Confederações de 2013 será o Japão. O jogo será o de abertura do campeonato, no dia 15 de junho em Brasília.

Novo Castelão, Fortaleza, Ceará
 Depois a seleção brasileira enfrenta o México, em Fortaleza, no dia 19. 

Projeto da Fonte Nova - Salvador, Bahia

O último jogo do Grupo A será contra a Itália, dia 22, em Salvador
O sorteio dos grupos foi feito hoje (8) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) em São Paulo. No Grupo B ficaram Espanha, Uruguai, Taiti e o representante da África. O campeão africano será conhecido no dia 10 de fevereiro, na decisão da Copa Africana de Nações 2013. O ex-jogador da seleção brasileira, Cafu apresentou a bola da Copa das Confederações, batizada de Cafusa. Ele explicou a origem do nome: “Ca" de carnaval, "fu" de futebol e "sa" de samba. 

O novo Mineirão também sediará jogos da Copa das Confederações
No último dia 8, a Fifa anunciou as seis cidades-sede da Copa das Confederações de 2013. Foram confirmadas as capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Recife. 

Recife também terá sua bela Arena para sediar a Copa das Confederações
A abertura do torneio será em Brasília, Estádio Nacional Mané Garrincha, no dia 15 de junho e a final será no Maracanã, Rio de Janeiro, no dia 30 de junho. (Agencia Brasil)

O novo Maracanã sediará a final da Copa das Confederações e no ano seguinte a da Copa do Mundo

Ninguém pode andar por nós

Sábado, 1° de dezembro de 2012.
Um dos principais ensinamentos que recebi de meu pai. A natureza humana é dependente, embora lutemos sempre pela nossa independência. Só precisamos não confundir dependência com subserviência e saber dimensionar que nossa liberdade termina onde começa a do nosso semelhante. Urge atentarmos não ser fardo a ninguém. Há que se caminhar na direção e no caminho que nossa consciência determinar e na extensão possível de nossas pernas. Jamais nas pegadas de outrem, nem permitir que andem por nós. Mais vale ter para oferecer do que precisar que nos ofereçam. Mas, em quaisquer das situações estaremos apenas cumprindo um dos fatores determinantes de nossa natureza: a interdependência. JYF

Um olhar no futuro

Sábado, 1° de dezembro de 2012.


A melhor maneira de ajudar a si mesmo é estender a mão para alguém. E quando este alguém é um idoso, é como estender a mão ao nosso futuro. A poetisa Sheyla Miglioli lembra com razão de que “Nossa capacidade de amar o próximo nesse mundo será nossa mais bela herança para uma vida eterna!”

Filhos, flechas arremessadas

Sábado, 1° de dezembro de 2012.
Foto tirada há pouco menos de 22 anos. Eu com 36 anos e Julian Victor bebê. Hoje, 
com quase dois metros é ele quem me pega no colo (Foto de álbum de família)

O primeiro do último


Sábado, 1° de dezembro de 2012.
Dei-me conta de quer hoje é o primeiro dia do último mês de 2012. A sensação é de que o tempo este ano voou. Mal comemoramos a passagem de 2011 para 2012 e de nov
o nos preparamos para as belas festas de Natal e Révillon com as esperanças renovadas para um bom 2013. Há os assustados que acreditam na bobagem da previsão Maia de "fim dos tempos" para daqui a alguns dias (21.12.12). A esses, um alento: Ninguém se vai na véspera e no instante seguinte não estará acordado para ver como ficou. Então, é focar no passo pois o baile segue com o ritmo alucinante de sempre. 
JYF

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A direção e a velocidade

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012.
Afobação, precipitação, ansiedade, pressão são componentes perigosos que podem nos conduzir a um caminho sem volta, ou na melhor das chances, de demorado retorno. Portanto, a paciência, o refletir e a cautela são determinantes para se seguir um caminho seguro, uma direção que foca no bom destino a que todos desejam chegar. Clarice Lispector, escritora e jornalista brasileira tinha razão quando dizia que precisamos de cautela ao começar a trilhar um caminho: "A direção é mais importante do que a velocidade". 

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

O Brasil se despede do grande jornalista Joelmir Betting


Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
Joelmir Betting, sua capacidade e conhecimento da economia o credenciavam
Em uma conversa com meu filho sobre a temporariedade da vida e da falibilidade dos projetos humanos, me veio à lembrança a pessoa do jornalista Joelmir Betting. Todas as noites, durante muitos anos o víamos no Jornal da Band em companhia de Ricardo Boechat, outro grande profissional. Betting estava internado desde o dia 22 de outubro no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo e, no domingo (25) sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico (AVE) vindo a falecer, aos 75 anos.  Agora, poucas horas depois de sua morte e de sua posterior cremação, o que resta é lembrar-nos do bom profissional que foi. A primeira vez que me chamou a atenção foi quando o Brasil viveu o trauma nacional pela imposição do Plano Collor que sequestrou as aplicações do povo brasileiro, inclusive a poupança. Ele trabalhava à época na Rede Globo. Foram horas de cobertura após o anúncio da equipe econômica de Collor e baseávamos nosso entendimento da confusa situação através de suas ponderações e posições. Quem o conhecia na intimidade testemunhou hoje também sobre a grande pessoa que foi. Que Deus o tenha, grande jornalista. Este vai deixar saudade.

És minha ou eu sou teu?

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
O sentimento de posse é da natureza humana. Em um relacionamento entre duas pessoas é certo este sentimento? Absolutamente. Até o casal chegar à maturidade será, sim um dos grandes desafios a ser superado. Ao ler esta bela frase hoje no Facebook inspirei-me a deixar aquilo que penso à respeito. A vida em si vai forjando nas pessoas mais sensíveis o entendimento do que seja um verdadeiro casamento. Creio, em poucas palavras ser o "completar-se" na essência da entrega voluntária. Mais do que esperar do outro é "ser" do outro pelo prazer de vê-lo feliz. Como já disse em outras ocasiões o casamento "é uma via de mão dupla". Na mesma hora em que uma vai, a outra precisa retornar. O equilíbrio, a paz, a satisfação e a sensação de segurança se transformam no sentimento de felicidade que é, sem dúvida, a razão de ser que leva duas pessoas decidir dar-se as mãos e juntas seguir "até que a morte os separe nos corpos", mas jamais em espírito.

Felipão assume seleção e dá "bola fora"

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
Mal assumiu o comando da seleção brasileira de futebol e o sr. Luiz Felipe Scolari dá uma tremenda "bola fora". Leiam parte da matéria que vi a pouco no globoesporte.com:
"Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada",
disse Luiz Felipe Scolari na primeira entrevista depois de ser anunciado oficialmente como 
novo treinador da seleção brasileira de futebol, em substituição ao recém demitido Mano
Menezes (Imagem globoesporte.com)
"O Banco do Brasil "lamentou" nesta quinta-feira (29) as declarações do novo técnico da seleção brasileira de futebol, Luiz Felipe Scolari, sobre os trabalhadores do banco e afirmou que torce para que as conquistas do vôlei brasileiro, patrocinado pela instituição, "inspirem o trabalho da seleção".
Em entrevista nesta quinta, ao assumir oficialmente o comando da seleção, Felipão afirmou que a conquista do título em casa, em 2014, é obrigação para o Brasil e declarou: "Se não tiver pressão, vai trabalhar no Banco do Brasil, senta no escritório e não faz nada". O vôlei brasileiro se transformou nos últimos anos numa das maiores potências mundiais. Entre as principais conquistas, o esporte soma quatro medalhas de ouro olímpicas (duas no masculino e duas no feminino). O time masculino acumula ainda três títulos mundiais e nove da Liga Mundial. O feminino levou oito títulos do Grand Prix, além de três pratas em Mundiais.
* Esse aí é o Felipão. O torcedor brasileiro agora vai ter de se acostumar. Mas, como no Brasil o que importa é o resultado dentro de campo, tudo será amenizado se as conquistas acontecerem. Senão...

Anuncio oficial: Felipão e Parreira no comando da Seleção Brasileira de Futebol

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
Felipão e Parreira comandam agora a seleção brasileira de futebol
(Foto Andre Durão - globoesporte.com)
A CBF demite Mano Menezes e anuncia Luis Felipe Scolari, Felipão como substituto e Carlos Alberto Parreira  como coordenador técnico. Dois profissionais já vitoriosos no comando da nossa seleção de futebol. Mas, confesso que não gosto de nenhum dos dois. O Parreira é uma enciclopédia. Fala bem. É "doutor" em educação física e notório saber em regras de futebol. Mas, como treinador deixa muito a desejar. O sr. Felipão, além de seu tradicional pavio curto é um treinador mediano. Destaca-se pela motivação que seu discurso chega aos "boleiros". Mas, se precisar usar a massa cinzenta para reverter uma situação adversa dentro de campo, ou até mesmo dentro de uma competição (para ser mais bonzinho) também, como Parreira, deixa a desejar. Vejam o que fez no Palmeiras, time que ele montou e comandou recentemente. Quando viu o barco afundando, abandonou-o. É o tal do comandante que abandona o navio para se salvar, não se importando com a tripulação, nem passageiros. É essa pessoa que hoje chega ao comando da seleção. Como no futebol brasileiro resultado é o que importa, a memória vai para o último mundial que conquistamos e não nos resultados posteriores, pois esses não credenciariam sua escolha.

Frases que merecem atenção

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
Vi essas frases no mural do Face. Achei-as interessantes e merecem estar em minha página. Leiam e pensem a respeito. Vale mesmo a pena.





Quando o amor fala mais alto

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.


No dia que a Chiquinha escapou para a rua recolhi essa cadelinha bastante assustada, desnutrida e machucada por espancamento humano. Demos remédio, comida e muito carinho. O resultado é aparente: ganhou peso, seus pelos cresceram firmes e brilhantes. Enquanto não localizamos nossa Chiquinha retiramos da rua uma que precisava de lar que lhe oferecesse acima de tudo respeito e amor.



Demos a ela o nome de Sandy, pois chegou na época em que a tempestade do mesmo nome aconteceu nos EUA.



Sandy, mais uma a alegrar nosso lar. Quando a peguei em meus braços pela primeira vez, ainda na rua prometi que nunca mais a deixaria passar fome, medo e frio. Que Deus me ajude neste intento.

O testemunho

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
A pregação, quando testemunhada tem a força do crédito de seu Autor
Não sou dono desta Verdade. Apenas a repasso, pois finalmente, por benção e graça a compreendi depois de 58 anos de vida: O grande desafio de qualquer pessoa é justificar sua passagem por esta vida. Há muitos ensinamentos a mostrar como devemos fazer para chegar a este intento. Eu acredito Naquele deixado por Jesus Cristo. A importância deste ensinamento é que foi testificado. Jesus mostrou o verdadeiro caminho que devemos trilhar para chegar ao Pai. E mais: deu o Seu testemunho. Antes de sair pregando a Palavra de Deus, quem quer que seja, não importa precisa atentar para esta premissa. O crédito vem pelo testemunho, se não é hipocrisia pura. "Faça o que digo, mas não o que faço!" E isto pode colocar em dúvida, pela conduta do pregador, a Palavra do Testemunho que é Única, Verdadeira e Irrepreensível. (JYF)


Irrecuperável desperdício

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
A inexorável marcha do tempo nos impõe não desperdiçá-lo
É bom pensar quando o dia se vai. Ontem ele era o amanhã, assim como no amanhã os momentos vividos hoje serão o ontem da vez. Parece a princípio confuso, mas lembro disso apenas para situar que a marcha do tempo é inexorável, assim como determinante é a consciência de que não temos o direito de perder tempo com coisas banais e fúteis. Há muitas maneiras de se perder tempo nessa vida e poucas são as oportunidades de recuperá-lo. O lamentável é que com o tempo se vai a vida. Ao dormir, interessante é nos lembrar disso para que quando acordarmos no dia seguinte, este seja, enfim um amanhã profícuo. O tempo nos é precioso demais para ser desperdiçado. 

Offline lamentável

Quinta-feira, 29 de novembro de 2012.
Copel e GVT, demora no atendimento às emergências
Alguns dias fora do ar. Na madrugada de segunda-feira, uma hora e meia após a meia noite de domingo quando já dormíamos aqui em casa, um caminhão enroscou sua carga nos fios de luz, internet e telefone do poste da rua ao poste de minha residência. Este último foi abalado com a queda três semanas antes do coqueiro que havia em meu terreno. A pesada árvore derrubou o portão e a cerca de ferro, bem como o muro em que o poste se sustentava. Com a segunda ocorrência, ficamos sem luz por dois dias e sem internet e telefone por três. Entramos no ar somente na tarde desta quarta-fira após os serviços executados pela Copel e posteriormente pela GVT. Da situação, uma crítica: as duas companhias deixam muito a desejar no atendimento emergencial. A demora é inexplicável para empresas que, segundo seus reclames publicitários, se esmeram na qualidade do serviço prestado. Deixar um cliente que mora em uma capital dois e três dias, respectivamente sem luz e telefone mais internet é um fato que precisa ser levado mais a sério pelas duas empresas. Agora, a paciência para contratar um pedreiro de confiança. Do primeiro sinistro até hoje já se passaram três semanas e ainda não consegui localizar um disponível para o serviço. Mão de obra para a construção civil está em falta hoje. Pelo menos em Curitiba. Bom para as lojas de material de construção.

domingo, 25 de novembro de 2012

DPVAT, um direito do cidadão

Domingo, 25 de novembro de 2012.
Em caso de acidente não deixe de utilizar o DPVAT, um seguro social. Em conversa com Christiane Yared, presidente do Instituto Paz no Trânsito recebi uma importante informação que repasso aos amigos e leitores:
DPVAT é um seguro social que pode e deve ser acionado 
pelo cidadão em caso de acidente de trânsito com vítimas
“O DPVAT, que é um seguro social pagou no ano de 2011 mais de 230 mil solicitações de ocorrências sem vítimas fatais e 58 mil com mortes. São números preocupantes, para não dizer assustadores uma vez que a grande maioria dos que se envolvem em acidentes não recorre ao referido benefício. É preciso enfatizar que as pessoas podem utilizá-lo até três anos após a ocorrência. No caso de hospitalização, o DPVAT paga as despesas via SUS. Se houver cobrança a polícia deve ser acionada imediatamente. Mais informações e orientações podem ser conseguidas no SINCOR (Sindicato dos Corretores de Seguros), sem custo algum.”

Respeitar as leis de trânsito é respeitar a vida

Domingo, 25 de novembro de 2012.
Ao sair, voltar bem já é uma conquista
“De uma tragédia familiar nasceu a ONG Instituto Paz no Trânsito. Hoje já na condição de OSCIP(*), o referido Instituto foi pensado depois de se constatar que em Curitiba não existia nenhuma entidade que desse sem nenhum custo, suporte jurídico e psicológico às famílias traumatizadas com a perda de um ente querido em acidente de trânsito. Diariamente recebemos telefonemas de pessoas desesperadas pelas recentes tragédias. O trânsito transformou-se em uma espécie de roleta russa, um consórcio da morte. Em média 220 famílias choram todo dia no Brasil. Retornar para casa sem sequelas tornou-se uma grande conquista. Parece exagero de minha parte se não fosse esta estatística que poucos conhecem: Além das milhares de mortes, o Brasil possui atualmente 40 milhões de sequelados. Portanto, respeitar as leis de trânsito, sem a menor dúvida é respeitar a vida!”

** OSCIP é uma  Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, título fornecido pelo Ministério da Justiça, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas. Em geral, o poder público sente-se muito à vontade para se relacionar com esse tipo de instituição, porque divide com a sociedade civil o encargo de fiscalizar o fluxo de recursos públicos em parcerias. A OSCIP é portanto uma organização da sociedade civil que, em parceria com o poder público, utiliza também recursos públicos para suas finalidades, dividindo dessa forma o encargo administrativo e de prestação de contas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More