Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 28 de julho de 2012

Presidente da Vilma Alimentos e conselheiro do Cruzeiro morre na queda de avião em Juiz de Fora, Minas Gerais

Sábado, 28 de julho de 2012.

O pequeno aparelho explodiu ao cair em um matagal próximo ao aeroporto de Juiz de Fora, MG

Um avião bimotor caiu nesta manhã no município de Juiz de Fora, no Estado de Minas Gerais, matando oito pessoas. Entre os passageiros, estavam os executivos e funcionários da empresa Vilma Alimentos, de Contagem. Eles participariam de uma convenção interna da empresa. Segundo informação repassada pela empresa Vilma Alimentos, no avião estava o presidente do grupo e conselheiro nato do Cruzeiro, Domingos Costa, seu filho caçula, o vice-presidente, Cézar Tavares, a gerente de recursos humanos, Adriana Vilela, e outros dois funcionários ainda não identificados, além do piloto e do copiloto. O avião, um bimotor modelo B-200 GT com prefixo PR-DOC, decolou do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com destino a cidade de Juiz Fora. O piloto tentou pousar três vezes mas encontrou dificuldades pela densa neblina. Por volta das 8h, ele perdeu o controle da aeronave ao fazer a última tentativa de pouso. Segundo o capitão da Polícia Militar de Minas Rubens Valério, o avião bateu em um quiosque da Pousada Aconchego e caiu próximo a rua Decio Guanabarino, numa região de mata fechada, onde explodiu. No momento do acidente, havia uma cerração muito baixa naquela região. A empresa Vilma Alimentos foi fundada em 1925 e é uma das maiores da indústria alimentícia do Brasil em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. (Folhapress)

Distração fatal em trevo de acesso à rodovia

Sábado, 28 de julho de 2012.
Bruno Henrique/ Banda B
O impacto foi tão forte que até o motorista do caminhão foi atingido gravemente (Foto Bruno Henrique)

Mais duas pessoas morrem de maneira violenta no trânsito da região de Curitiba. Além das duas mortes outra pessoa está gravemente ferida no hospital. Ao ler a notícia postada logo abaixo se percebe que a desatenção de um dos motoristas foi fator determinante para a grave colisão entre um caminhão e uma Kombi. Além das mortes e do ferido grave o risco de dano ambiental é iminente, uma vez que a carga do caminhão era de álcool que começou a vazar logo após a batida. Tudo poderia ter sido evitado se o cuidado necessário tivesse sido tomado pelo motorista do veículo menor ao tentar retornar à rodovia depois de acessar o trevo. Tal fato serve de alerta aos demais motoristas. Toda atenção no trânsito é necessária. Qualquer descuido pode ser fatal!

A notícia

Risco de explosão após acidente interdita PR-423 entre Campo Largo e Araucária
Por Lucian Haro e fotos de Bruno Henrique

Bruno Henrique/ Banda B
Os dois ocupantes da Kombi morreram na hora devido a violência do impacto com o caminhão (Foto Bruno Henrique)

A PR-423, entre Campo Largo e Araucária, mais precisamente na altura do quilômetro 11 (no chamado trevo da Campina), está totalmente interditada neste momento. O bloqueio - tanto para quem vai quanto para quem vem - é por conta de um grave acidente que aconteceu por volta das 13 horas, em que uma carreta bitrem e uma Kombi bateram de frente. Duas pessoas que estavam na Kombi, José Antônio Costa e Ricardo Dalapria Machado, morreram na hora. O motorista do caminhão, Anselmo Stange, foi encaminhado em estado gravíssimo ao Hospital Nossa Senhora do Rocio. Pelo que disseram alguns motoristas que presenciaram o acidente, a Kombi teria entrado no trevo para voltar à rodovia e sido atingida em cheio pela carreta com placas de Nova Esperança (PR). A maior preocupação das autoridades é com relação à carga do bitrem. O veículo estaria carregado com cerca de 50 mil litros de álcool, tornando eminente o risco de explosão. O álcool também estaria escorrendo num córrego à beira da rodovia. A Defesa Civil e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) tentam conter o vazamento. Não há previsão de liberação da pista. (Banda B)

Engenheiro desaparecido pode ser andarilho no norte do Paraná

Sábado, 28 de julho de 2012.

Polícia Civil / Simulação feita pelo Instituto de Identificação mostra o engenheiro de barba longa e cabelos mais compridos

O desaparecimento do engenheiro Renato Moreira Brandão intriga a todos. Ao sair para andar de bicicleta como fazia costumeiramente, não retornou mais para casa. De bem com a vida e sem ter nenhum desafeto, a primeira hipótese foi assalto. Mas com o seu sumiço as preocupações aumentaram. Hoje depois de quase um ano de seu desaparecimento, parentes e policiais trabalham com a hipótese dele estar em alguma cidade como andarilho. Quem acompanha o caso, torce para que ele acabe bem com a localização de Renato. Qualquer informação que ajude nas investigações será bem-vinda. O contato pode ser feito com a Delegacia de Vigilância e Capturas pelo telefone (41) 3219-9700.


Miriam, esposa de Renato está confiante na localização do marido

A notícia
Engenheiro desaparecido pode estar vivendo como andarilho em Maringá

A Delegacia de Vigilâncias e Capturas está trabalhando com a hipótese de que o engenheiro Renato Brandão, desaparecido desde setembro de 2011, esteja vivendo como andarilho em Maringá, noroeste do estado. De acordo com o delegado Hormínio de Paula Lima Neto, a pista foi divulgada no blog da amiga da família de Renato. A esposa de Renato Moreira Brandão, Míriam Weiss Brandão, informou que a pessoa que deu supostas informações sobre o paradeiro do engenheiro vem comentando no blog sobre a localização de Brandão desde abril deste ano. O comentário do blog criou esperanças na família. “A pessoa disse que meu marido estava dormindo de barriga para cima e com a mão no peito, igual meu marido fazia”, relatou a esposa do engenheiro. Anteriormente, os comentários enviados ao blog da amiga de Míriam indicavam que Brandão estaria em Primeiro de Maio, cidade também localizada no noroeste do estado. Além da possibilidade de Brandão estar em Maringá, a polícia investiga em conjunto a teoria de que o engenheiro esteja em Penha, município de Santa Catarina. Quem tiver informações sobre o engenheiro Renato Moreira Brandão deve entrar em contato com a Delegacia de Vigilância e Capturas pelo telefone (41) 3219-9700. (Gazeta do Povo)


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Tempo instável no final de semana do paranaense

Sexta-feira, 27 de julho de 2012.

Uma frente fria que passa pelo Paraná deve fazer com que o tempo permaneça fechado ao longo do fim de semana. Segundo o Instituto Simepar, a previsão é de chuva para a maior parte do estado. Apesar disso, as temperaturas devem ficar amenas. O meteorologista Tarcísio Valentin da Costa explica que o tempo ficará instável nos próximos dias, por causa da influência de frentes frias. Segundo Valentin, uma está posicionada na altura do Litoral do Paraná.
Esta frente fria deve se deslocar para fora do estado, mas outra deve chegar na sequência e faz com que o tempo fique encoberto, com possibilidade de chuvas na região de Curitiba, Campos Gerais, Centro, Sul, Sudoeste e Oeste do estado. As precipitações devem ser de fraca intensidade. Na capital, as temperaturas variam entre 10ºC e 21ºC. No domingo, podem ocorrer pancadas mais fortes a partir da tarde. (SIMEPAR)

Casal de São Paulo sofre grave acidente de trânsito em Curitiba

Sexta-feira, 27 de julho de 2012.

Fotos: Luiz Henrique de Oliveira - Banda B









Se os que moram em uma cidade devem prestar muita atenção ao trânsito, os turistas ou os que estiverem em passagem devem redobrar essa atenção. Cada cidade tem suas manhas, sua maneira específica de resolver o desafio do fluxo de veículos e quem é de fora pode se atrapalhar e sofrer as consequências. Foi o que aconteceu com o casal de turistas paulistas que depois de visitar o Jardim Botânico se envolveu em grave acidente com um biarticulado. A questão das canaletas exclusivas para os ônibus leva seus motoristas a serem induzidos ao grave erro de se acharem donos do pedaço. Eles precisam entender que há cruzamentos com vias normais e nesses poderão, em caso de desatenção de uma das partes acontecer as colisões, geralmente graves nos veículos menores. Foi o que aconteceu na notícia postada logo abaixo.

Ao tentar conversão proibida, turistas paulistas se envolvem em colisão com biarticulado
Reportagem de Elizangela Jubanski com fotos de Luiz Henrique Oliveira

Fotos: Luiz Henrique de Oliveira - Banda B
Um motorista de São Paulo se envolveu em um grave acidente na tarde desta quinta-feira (26) ao ter seu veículo colhido na lateral por um ônibus biarticulado da linha Campo Comprido/Centenário. O acidente aconteceu por volta das 16h30 quando o veículo Peugeot tentou uma conversão proibida na av. Pres. Afonso Camargo, no bairro Cristo Rei. Um casal que estava no veículo ficou ferido e o motorista ficou preso nas ferragens. De acordo com testemunhas, os dois veículos seguiam sentido centro quando ao tentar cruzar a canaleta, o ônibus bateu na lateral do carro e o arrastou por cerca de 10 metros. O carro ficou destruído. O casal é da cidade de São Paulo, está em Curitiba para turismo e tinha acabado de sair do Jardim Botânico. De acordo o Siate, que atendeu as vítimas, o nome do motorista é Mauro Polar, 27 anos. A passageira é a esposa dele. A equipe do Siate teve dificuldade em resgatar o motorista que ficou preso às ferragens. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Cajuru.  O estado do motorista do Peugeot é preocupante devido a gravidade dos ferimentos. (Banda B)

Recebi a informação neste sábado, 28, de que o estado de saúde do casal é bom e que se recupera bem do trauma sofrido com a colisão.

Natal do HSBC não é tão feliz para as crianças do coral, segundo Ministério Público

Sexta-feira, 27 de julho de 2012.
Está certo que essa denúncia ainda carece de investigação, mas se for verdadeira cai por terra toda a beleza cênica das apresentações do coral do HSBC, já tradicionais no Natal curitibano. É preciso uma atenção especial quando se lida com crianças. O tratamento deve ser cuidadoso e diferenciado. Uma instituição como o HSBC deveria saber disso. São pequenos ajustes que devem ocorrer para que também as crianças acabem não sendo prejudicadas. Creio que a interferência do Ministério Público é válida, mas é preciso que as crianças não sejam retiradas da participação no Coral por conta dessa situação de fácil resolução. Há que se lamentar apenas que, se as denúncias forem verdadeiras, uma instituição como o HSBC se prestar a esse papel. É aquela velha estória: "Nem tudo que reluz é ouro!"

A notícia
O Mistério Público do Trabalho (MPT) investiga as apresentações do Coral do HSBC no Palácio Avenida, durante as apresentações natalinas, realizadas há 21 anos no Palácio Avenida, em Curitiba. De acordo com a procuradora do MPT, Margaret Matos de Carvalho, educadores dos abrigos onde as crianças vivem denunciaram excesso de carga horária durante os ensaios e as apresentações, que reúnem milhares de pessoas em dezembro.
“É normal, principalmente em dias próximos às apresentações, as crianças serem recolhidas às 15h e retornarem ao abrigo às 23h”, comenta a procuradora em entrevista à Gazeta do Povo.
Segundo a procuradora, o ideal é que as crianças estejam de volta aos abrigos, no máximo, até às 22h do dia e que sejam determinadas cargas horárias diferentes para cada faixa etária e função no ensaio. Ainda de acordo com a procuradora, as crianças têm, durante o período de ensaios, apenas uma refeição rápida e em condições inadequadas para a alimentação. As investigações, que começaram no ano passado, apontaram também que há uma relação de trabalho entre o banco e as crianças. O órgão já fez várias reuniões com os representantes do Banco HSBC, responsável pelo coral, mas ainda não chegaram a um acordo sobre como vai ser o espetáculo deste ano e se as crianças vão participar das apresentações. De acordo com a procuradora, só haverá espetáculo se a empresa cumprir algumas recomendações.

Versão do banco
Por meio da assessoria de imprensa, o banco HSBC diz que desde 2011 já estuda e adota medidas do MPT e do MTE que envolvem ajustes na carga horária e nos horários de refeição das crianças. Sobre a suposta exploração do trabalho infantil, o banco disse que há 11 anos desenvolve projetos sociais e educacionais com as crianças do coral e o tempo em que elas ficam fora dos abrigos não envolve qualquer tipo de trabalho. Sobre o pagamento de salário mínimo por mês às crianças, o banco informa que entende que as apresentações e ensaios são apenas manifestações artísticas e não como um trabalho infantil. Portanto, segundo a assessoria, não há pagamento de salários às crianças. O HSBC ainda diz que segue as normas e o aval da Vara da Infância e da Adolescência de Curitiba. (Gazeta do Povo)

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Trânsito em Curitiba: Se correr o bicho pega, se parar o bicho come

Quarta-feira, 25 de julho de 2012.
Trânsito de Curitiba, um desafio a ser vencido com muito comprometimento e competência
Exigir que um secretário de assuntos relacionados ao trânsito seja imaculado quanto às infrações corriqueiras é exigir demais. A demissão de Marcelo Araújo só aconteceu por estarmos em ano de eleição. O atual prefeito e candidato, Luaciano Ducci por não desejar correr nenhum risco ou ônus por conta do episódio resolveu pelo caminho mais fácil: a demissão do colaborador. Agora, não contava que o substituto escolhido se saísse com essa pérola hoje: “Sou, mas quem não é!” Menos mal. Embora tenha dado um tiro no pé do prefeito que trocou seis por meia dúzia, este pelo menos assume que multa corriqueira não é um pecado assim tão grande que possa vir a comprometer uma gestão responsável nas questões do trânsito de uma metrópole como Curitiba. O que a população quer é comprometimento com a causa e não postura hipócrita de político em ano de eleição.
A notícia
"Quem é que nunca tomou uma multa?", diz novo secretário de trânsito de Curitiba
Lucian Haro
Recém-escolhido novo comandante da Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), o advogado Marcelo Linhares Frehse, assume o cargo com uma declaração um tanto quanto polêmica. Questionado, hoje cedo, durante uma coletiva de imprensa, sobre como estaria sua carteira de habilitação, ele afirmou que tem sete pontos (por estacionamento irregular e excesso de velocidade), mas rebateu a pergunta, com a clássica: "E quem é que nunca foi multado?". Frehse assume o lugar de outro Marcelo, o Marcelo Araújo, ex-secretário da pasta, que foi afastado do cargo após denúncias de que estaria com a carteira cassada.   
Quanto às promessas de gestão, Frehse foi sucinto ao afirmar que nada vai mudar do trabalho que a secretaria já vem realizando, principalmente no que diz respeito à educação no trânsito e a atenção com o pedestre.O novo secretário também disse que o incentivo à utilização de veículos sustentáveis, como as bicicletas, e as questões de mobilidade urbana pautarão sua administração.
Marcelo Linhares Frehse tem 49 anos e é advogado com mais de 24 anos de experiência. Já trabalhou como procurador geral dos municípios de Fazenda Rio Grande e Agudos do Sul, foi secretário municipal de Assuntos Jurídicos de Campina Grande do Sul e é membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) desde 2008. (Banda B)

Declaração infeliz exclui atleta grega dos Jogos Olímpicos de Londres

Quarta-feira, 25 de julho de 2012.

AFP / Voula Papachristou foi excluída dos Jogos por comentários racistas no Twitter
Atleta grega esqueceu o espirito olimpico e declaração infeliz a faz voltar mais cedo para casa (AFP)
Qualquer tipo de racismo e’ de se lamentar. No caso da atleta grega então nem se fala. Depois de meses de exaustivos treinos, quase pronta para colocar em pratica sua performance, uma declaração totalmente despropositada coloca a perder todo um período de preparação para a disputa olímpica. Castigo merecido. Preparou-se fisicamente, mas totalmente despreparada diante do espírito olímpico.
A noticia
Atleta grega é excluída dos Jogos Olímpicos por comentário racista no Twitter
A atleta grega Voula Papachristou foi excluída da equipe olímpica de seu país, por publicar um comentário racista no Twitter, ato considerado "incompatível com os valores olímpicos", segundo o Comitê Olímpico Grego.
A atleta do salto triplo, campeã nacional na modalidade, fez comentários dirigidos aos africanos, principalmente aos egípcios: "Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo comerão comida caseira!".
O comentário foi feito em um momento no qual o país de Papachristou é amplamente afetado pela crise econômica e financeira, com aumento significativo de incidentes racistas.
A atleta quis se justificar nesta quarta-feira (25), dizendo que só "retuitou", uma mensagem postada anteriormente no site. "Não quis ofender ninguém. Respeito todos sem levar em conta a cor da pele. Não tenho qualquer relação com a política, só me interessa o atletismo", disse ao site "Contra.gr". EFE

Frei Betto e a greve dos professores das federais


Quarta-feira, 25 de julho de 2012.

Quando o governo acabará com a greve dos professores das universidades públicas, que já dura mais de 60 dias?

 Eis que esbarro no aeroporto com um amigo, alto funcionário do governo federal. Fomos colegas de Planalto nos idos de 2004. Fui direto ao ponto:

- E quando o governo acabará com a greve dos professores das universidades públicas, que já dura mais de 60 dias? Ela paralisa 57 das 59 universidades federais e 34 dos 38 institutos federais de educação tecnológica. São 143 mil profissionais de ensino de braços cruzados.

- O governo? – reagiu surpreso. - Eles é que decidiram parar de trabalhar. Já é hora de descruzarem os braços e aceitar nossa proposta apresentada na sexta, 13 de julho. A partir do ano que vem um professor titular com dedicação exclusiva poderá ter aumento de 45,1%.

- Sexta-feira 13 não é um bom dia para negociar... Sei que o PT tem tido sorte com o 13. Mas, pelo que me disseram professores, a proposta do governo está aquém do que eles querem. E só favorece os professores que atingiram o topo da carreira, e não os iniciantes. Como é possível um professor adjunto, com doutorado, ganhar R$ 4.300, e um policial rodoviário com nível superior R$ 5.782,11?

- O que pedem é acima do razoável. E se a greve prosseguir, nem por isso o país para.

- Você parece esquecer que o PT só chegou à Presidência da República porque o movimento grevista do ABC, liderado por Lula, encarou a ditadura, desmascarou as fraudes dos índices econômicos emitidos pelo ministério de Delfim Netto e exigiu reposição salarial.

O amigo me interrompeu:

- Aquilo foi diferente. Máquinas paradas atrasam o país.

- Este é o erro do governo, meu caro. Não avaliar que escola fechada atrasa muito mais. Quem criará as máquinas ou, se quiser, trará ao país inovação tecnológica se os universitários não têm aulas? Quem estanca a fuga de cérebros do Brasil, com tantos cientistas, como Marcelo Gleiser, preferindo as condições de trabalho no exterior? A maior burrice do governo é não investir na inteligência. Já comparou o orçamento do Ministério da Cultura com os demais? É quase uma esmola. Como está difícil convencer o Planalto de que o Brasil só terá futuro se investir ao menos 10% do PIB na educação.

Meu amigo tentou justificar:

- Mas o governo tem que controlar seus gastos. Se ceder aos professores, o rombo nas contas públicas será ainda maior.

- Como pode um professor universitário ganhar o mesmo que um encanador da Câmara Municipal de São Paulo? Um encanador, lotado no Departamento de Zeladoria daquela casa legislativa, ganha R$ 11 mil. Um professor universitário com dedicação exclusiva ganha R$ 11,8 mil. Agora o governo promete que, em três anos, ele terá salário de R$ 17,1 mil.

- O governo vai mudar o plano de carreira. Professores passarão a ganhar mais em menos tempo de trabalho.

- Ora, não me venha com falácias. Quando se trata do fundamental –saúde, educação, saneamento– o governo nunca tem recursos suficientes. Mas sobram fortunas para o Brasil sediar eventos esportivos internacionais protegidos por leis especiais e comprar jatos de combate para um país que já deveria estar desmilitarizado.

- Você não acha que é uma honra o Brasil sediar as Olimpíadas e a Copa do Mundo? Não é importante atualizar os equipamentos de nossa defesa bélica?

- Esses eventos esportivos estarão abertos ao nosso povo, ou apenas aos turistas e cambistas? E quanto à defesa bélica, há tempos o Brasil deveria ter adotado a postura de neutralidade da Suíça e abolir suas Forças Armadas, como fez a Costa Rica em 1949. Quem nos ameaça senão nós mesmos ao não promover a reforma agrária para reduzir a desigualdade social e manter a saúde e a educação sucateadas?

Meu amigo, ao se despedir, admitiu em voz baixa:

- O problema, companheiro, é que, por estar no governo, não posso criticá-lo. Mas você tem boa dose de razão.

Frei Betto é escritor, autor de "A obra do Artista – uma visão holística do Universo” (José Olympio), entre outros livros. www.freibetto.org - Twitter:@freibetto.

Acidentes com cinco mortes na região de Curitiba serão investigados pela PRF

Quarta-feira, 25 de julho de 2012.

E’ o tipo de ocorrência que leva todos a refletir sobre as armadilhas que o trânsito arma para os que nele estão. Quer nos perímetros urbanos ou nas estradas a atenção deve ser permanente, pois a qualquer momento podemos nos envolver em situações absolutamente inesperadas e que podem nos levar a morte. E’ o caso desta sequência de colisões que ocasionaram a morte de cinco pessoas na manhã de ontem no Contorno Leste, na Região de Curitiba.
A noticia
Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai investigar o acidente entre dois carros, duas motos e um caminhão, que deixou cinco pessoas mortas no km 616 da rodovia BR-376, sentido SC-PR. O engavetamento aconteceu às 6h30, e segundo a PRF pode ter sido causado pela motorista do Palio, Gisleine Maruti, que perdeu o controle de seu carro, invadiu a pista contrária e atingiu um veículo Corsa. No momento do acidente, o motorista do caminhão Vilson Mendes Ribeiro tentou desviar e atingiu duas motos.

O motivo para a perda de controle, porém, ainda está sendo investigado. A PRF trabalha com a hipótese de que a motorista pode ter desviado de algum animal na pista ou tenha desviado a atenção por causa de uma carreta que havia tombado na pista na madrugada desta terça-feira e ainda estava no local.

O motorista do caminhão, Vilson Mendes Ribeiro, 47 anos, de São José dos Pinhais, que tombou na pista, carregava tubos de PVC e não se feriu, juntamente com seus dois ajudantes. Segundo ele, tudo foi muito rápido. "Quando vi os dois carros baterem tentei desviar, mas bati na mureta e o caminhão se chocou com as motos" disse. Vilson será um dos primeiros a serem chamados para prestar depoimento. Os veículos envolvidos são duas motos, um Corsa, com placa da Bahia; um Pálio de Curitiba e um caminhão de São José dos Pinhais.

As vítimas que morreram no local do acidente foram : Gisleine Barbosa Maruti, 36 anos, motorista do Palio e funcionária de uma empresa multinacional; Renildo Assunção da Silva, 43 anos, motorista do Corsa, Adelar Rok dos Passos, 49 anos, motociclista Enéias Faria, também motociclista, e Delonir Lopes dos Passos, 51 anos, que estava na carona de uma das motos. Entre os feridos estão : Darkson Almeira Silva, 22 anos, e o primo dele Moisés Marques da Silva, 28 anos, que estavam no Corsa. (Gazeta do Povo)


terça-feira, 24 de julho de 2012

Leia nesta quarta, na Tribuna do Paraná


Terça-Feira, 24 de julho de 2012.
Tragédia com cinco mortos na BR 376 foi provocada por um cachorro, que também morreu

Coritiba enfrenta o Náutico precisando da vitória pra fugir da zona de rebaixamento
Presidente e vereador da Câmara de Piraquara presos por suspeita de desvio de dinheiro público
Caixa Econômica começa a pagar o PIS

Demitido, secretario de trânsito de Curitiba perde mais que pontos na carteira

Terça-Feira, 24 de julho de 2012.
Em ano de eleição, sobrou para o Marcelo. Não querendo correr risco, o prefeito achou por bem afastar quem precisava dar o exemplo na condução de um veiculo automotor pelas ruas da cidade: o seu secretario de trânsito. Mesmo afirmando que tais pontos foram perdidos antes de assumir ao cargo, Marcelo Araujo explicou, mas não justificou e por isso, dançou. Coisas de um Brasil absolutamente despreparado para as questões do trânsito e incrivelmente hipócrita na hora do “mea culpa”.

A noticia que motivou o comentario

Depois de estourar pontos na carteira secretario de trânsito é afastado em definitivo

Mesmo tendo concluido o curso de reciclagem do Departamento de Trânsito (Detran) do Paraná, Marcelo Araújo foi afastado do cargo de secretário de Trânsito de Curitiba na tarde desta terça-feira (24). Quem assume a Setran, a partir de amanhã, é o superintendente Marcelo Linhares Frehse, que já vinha ocupando o cargo desde o afastamento de Araújo na semana passada. Araujo foi afastado do cargo após uma denúncia do colunista Celso Nascimento, da Gazeta do Povo, de que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tinha mais de 180 pontos acumulados. A versão dele apontava 22 pontos. Mesmo tendo realizado o curso de reciclagem, a reunião preferiu optar pelo seu afastamento. O novo secretário vai falar com a imprensa nesta quarta-feira (24), em uma coletiva marcada para as nove da manhã, na sede da Setran. (Banda B)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Museu Oscar Niemeyer está entre os 20 museus mais bonitos do mundo


Segunda-feira, 23 de julho de 2012.
Museu Oscar Niemeyer, Curitiba (Foto Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo)
Os três principais critérios que caracterizam uma obra pública são a praticidade, a economicidade e a monumentalidade. A obra de Niemeyer em foco se apresenta com o último critério, isto é, o da monumentalidade. Assim como são o prédio da Universidade Federal do Paraná, o do Teatro Guaira e tantos outros na nossa bela Curitiba. Quando vamos mostrar a cidade no papel de anfitriões, certamente nos orgulhamos de apresentar esses monumentos. É o comportamento típico das pessoas em qualquer parte do mundo. E nós, curitibanos não temos do que nos queixar, pois a capital paranaenses se destaca no quesito monumento público. O museu projetado por Niemeyer é apenas um deles.

A notícia
O Museu Oscar Niemeyer (MON), de Curitiba, integra a lista dos 20 museus mais bonitos do mundo feita pelo site norte-americano Flavorwire. A publicação é especializada em cultura e crítica de arte. O MON é a única instituição latino-americana a entrar nesse ranking. O primeiro edifício foi projetado por Oscar Niemeyer em 1967, fiel ao estilo da época, e concebido como um instituto educacional. Foi remodelado e adaptado para funcionar como um museu, para o qual Niemeyer projetou o anexo, que lembra um olho. O complexo de dois prédios, instalado em uma área de 35 mil metros quadrados, foi reinaugurado em 2002. O museu apresenta muitos dos elementos de assinatura de Niemeyer: ousadas formas geométricas, curvas esculturais volumes colocados com destaque para contrastar com volumes retangulares, rampas sinuosas para pedestres, áreas grandes de concreto pintado de branco, e áreas com pinturas murais e pinturas vivas.

Greve continua. Negociação entre governo e professores fracassa


Segunda-feira, 23 de julho de 2012.
Prédio histórico da UFPR, Praça Santos Andrade, Curitiba
Fracassou a reunião desta segunda-feira (23) entre professores, universitários e representantes do governo para discutir o fim da greve nas instituições federais de ensino, sem aulas desde o dia 18 de maio. Na tarde desta segunda-feira, o governo ofereceu R$ 3,9 bilhões em reajustes salariais nos próximos três anos aos professores. A proposta foi rejeitada. Sindicalistas e técnicos dos ministérios de Educação e do Planejamento discutiram durante mais de quatro horas a pauta de reivindicações. Uma nova reunião já está prevista para ocorrer até a próxima quarta-feira. (Agencia Estado)

Minha especialidade é o Direito


Segunda-feira, 23 de julho de 2012.
O sujeito foi ao clínico geral, com o saco inchado. O médico disse que  era uma inflamação no testículo ESQUERDO, nada grave etc, etc, mas recomendou a procura de um ESPECIALISTA que iria indicar. Quando ia lhe dar o cartão de um colega UROLOGISTA, enganou-se e deu o cartão de um ADVOGADO. O cara marcou hora e estava lá diante do ADVOGADO, achando que era o UROLOGISTA:

Advogado: - Em que posso ajudar ?

O sujeito abaixou as calças e mostrou:

- Como o senhor está vendo doutor, estou com uma inflamação no testículo ESQUERDO.

O advogado ficou olhando a cena, sem entender absolutamente nada, e disse:

- Meu amigo, a minha especialidade é o Direito.

E o sujeito:
- Bah, vai ser ESPECIALISTA assim na p.q.p. !!!

Tiradinha de aposentado


Segunda-feira, 23 de julho de 2012.
Foi uma questão de apenas dez minutos...
Quando saí, um policial já estava preenchendo uma multa por estacionamento indevido.
Rapidamente, me aproximei dele e lhe disse:

- Vamos lá, seu guarda, eu não demorei mais que dez minutos...!
Deus irá recompensá-lo se tiver um pequeno gesto de consideração para com um aposentado...
Ele me ignorou completamente e continuou a preencher o formulário.
A verdade é que me impacientei um pouco e lhe disse que devia ter vergonha pela desconsideração.

Ele me olhou friamente e, sem titubear começou a preencher outra infração.
Então eu levantei a voz para lhe dizer que já tinha percebido que estava lidando com um tira insensível
e que eu nem compreendia como é que ele tinha sido admitido na polícia de trânsito...

Ele terminou a segunda infração, colocando-a no para-brisa, e começou a preencher uma terceira infração.
Eu já o estava argumentando há mais de 20 minutos, chamando-o de tudo, desde babaca a escroto.
Ele, a cada insulto, respondia que era uma nova infração minha e, consequentemente, preenchia mais
uma multa, acompanhada de um sorriso que refletia sua inteira satisfação de "otoridade sádica"...

Depois da décima infração... eu lhe falei:
- Nada mais a dizer, tenho que ir embora... Ali vem meu ônibus!

Desde que me aposentei  estou testando minhas habilidades para  ter um pouco de diversão gratuita.
Na minha idade, tenho que fazer alguma coisa... para não me entediar, não é mesmo?

Ninguém é insubstituível


Segunda-feira, 23 de julho de 2012.

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua
equipe de gestores. Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de
cada um ameaça: "ninguém é insubstituível"!
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o
atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o diretor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio…
O funcionário fala então:
- Ouvi essa estória esses dias, contada por um profissional que conheço e
achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em
descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os
profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só
encontrar outro para por no lugar. Então, pergunto: quem substituiu
Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha?
Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado?
Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico? Etc.?…
O rapaz fez uma pausa e continuou:
- Todos esses talentos que marcaram a história fazendo o que gostam e o
que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto,
mostraram que são sim, insubstituíveis. Que cada ser humano tem sua
contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Não
estaria na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e
começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe, em focar
no brilho de seus pontos fortes e não utilizar energia em reparar seus
'erros ou deficiências'?
Nova pausa e prosseguiu:
- Acredito que ninguém se lembra e nem quer saber se BEETHOVEN ERA SURDO,
se PICASSO ERA INSTÁVEL, CAYMMI PREGUIÇOSO, KENNEDY EGOCÊNTRICO, ELVIS
PARANÓICO… O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias,
obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de
seus talentos. Mas cabe aos líderes de uma organização mudar o olhar sobre
a equipe e voltar seus esforços, em descobrir os PONTOS FORTES DE CADA
MEMBRO. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu
projeto.
Divagando o assunto, o rapaz continuava.
- Se um gerente ou coordenador, ainda está focado em 'melhorar as
fraquezas' de sua equipe, corre o risco de ser aquele tipo de ‘técnico de
futebol’, que barraria o Garrincha por ter as pernas tortas; ou Albert
Einstein por ter notas baixas na escola; ou Beethoven por ser surdo. E na
gestão dele o mundo teria PERDIDO todos esses talentos.
Olhou a sua a volta e reparou que o Diretor, olhava para baixo pensativo.
Volto a dizer nesses termos:
- Seguindo este raciocínio, caso pudessem mudar o curso natural, os rios
seriam retos não haveria montanha, nem lagoas nem cavernas, nem homens nem
mulheres, nem sexo, nem chefes nem subordinados… Apenas peças… E nunca me
esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões que 'foi pra outras moradas'.
Ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou
menos assim: "Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão
Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos:…NINGUÉM! Pois nosso Zaca é
insubstituível.” – concluiu, o rapaz e o silêncio foi total.
Conclusão:
"Sou um só, mas ainda assim sou um. Não posso fazer tudo, mas posso
fazer alguma coisa. Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o
pouco que posso.”
Portanto nunca esqueça: você é um talento único. Com toda a certeza, ninguém o substituirá. É bom para refletir e se valorizar:
"NO MUNDO SEMPRE EXISTIRÃO PESSOAS QUE VÃO TE AMAR PELO QUE VOCÊ É E OUTRAS QUE VÃO TE ODIAR PELO MESMO MOTIVO. ACOSTUME-SE A ISSO, COM MUITA PAZ DE ESPÍRITO.”



Interbairros bate na traseira de veículo arremessando-o para dentro de valeta


Segunda-feira, 23 de julho de 2012.
Não é de hoje que esse tipo de colisão acontece. Cumprindo ou não horário, motoristas de coletivos precisam entender que não estão sozinhos no trânsito e que nele há todo tipo de motorista, inclusive os “barbeiros”. Na melhor das definições, inexperientes. Em uma metrópole onde transitam quase um milhão de veículos, muitas dezenas estão soltas por aí louquinhas para aprontar das suas. Ao conduzir um veículo pesado, cabe ao motorista de coletivo dimensionar a dificuldade que possa vir a ter em caso de uma freada brusca do carro que esteja logo à frente. Daí a necessidade de uma condução responsável e cautelosa mesmo com a necessidade do cumprimento de horário. Mas vale um breve atraso do que uma colisão como essa onde por ter sido na traseira fará com que a culpa seja toda do motorista do coletivo.
Notícia que motivou o comentário
Ao frear bruscamente o veículo, motorista do Escort leva tremendo susto ao
ser lançado para dentro de valeta por ônibus Interbairros (Foto Banda B)

Carro com dois passageiros vai parar dentro de valeta após ser atingido por ônibus
Um veículo Escort foi parar dentro de uma valeta após ser atingido na parte de trás do carro por um ônibus articulado da linha Interbairros III, no cruzamento das ruas Coronel José Luiz dos Santos e William Booth. Após o acidente, o Escort foi arremessado para dentro de uma valeta e acabou capotando. O Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência, mas ninguém teve ferimentos mais graves. A rua Coronel José Luiz dos Santos ficou parcialmente fechada para a retirada do veículo de dentro da valeta. (Banda B)

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