Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 16 de agosto de 2014

Marina substitui Eduardo

Domingo, 17 de agosto de 2014.
PSB decide que Marina Silva substituirá Eduardo Campos
na campanha à presidência da República. Campos faleceu
na queda do avião que o levava a um evento em Guarujá,
no litoral paulista na última quarta-feira, dia 13

PSB escolhe Marina Silva para substituir Eduardo Campos. Marina Silva será anunciada oficialmente na próxima quarta (20). candidata do PSB à Presidência da República no lugar de Eduardo Campos, morto em acidente de avião na última quarta-feira (13). Marina chegou ao Recife na tarde deste sábado (16) para acompanhar o velório de Campos, que acontece no Palácio das Princesas. O vice na chapa deve ser um integrante do PSB e não de uma sigla aliada. Seu nome será conhecido nos próximos dias. (globo.com)

Felicidade gera bondade

Sábado, 16 de agosto de 2014.
"A melhor maneira de tornar as 
crianças boas é torná-las felizes"
Oscar Wilde
O escritor e dramaturgo irlandês Oscar Wilde dizia que o sentimento de felicidade que geramos em nossos filhos é o primeiro passo para torná-los pessoas boas. A expressão de felicidade no semblante de nossos filhos nos dá uma sensação imensurável e aí somos nós que nos tornamos bons, pois sem o testemunho do amor não temos como possibilitar felicidade a quem quer que seja. A nós próprios, aos outros e principalmente aos nossos filhos. JoYa 

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Apresentador Jô Soares recebe alta hospitalar

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
Aos 76 anos, apresentador Jô Soares recebe alta depois
de 21 dias internado devido a complicações pulmonares
Foto/Divulgação
Contrariando os boatos de que estava na UTI por ter contraído câncer nos pulmões, o escritor, apresentador e humorista Jô Soares recebe alta nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, do Hospital Sírio Libanês onde estava internado desde o último dia 25 de julho. A recomendação médica é para que ele fique mais alguns dias em repouso na sua residência no bairro Higienópolis, em São Paulo. O apresentador, de 76 anos, recupera-se de uma infecção pulmonar e devido à sua idade avançada, a recuperação requer cuidados especiais. Os fãs de Jô devem, por enquanto, se contentar com as reprises de entrevistas selecionadas por sua produção. (globo.com)

Lealdade e inteligência não são divisíveis

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
Lembrei do escritor e jornalista português Miguel Esteves Cardoso quando testemunhei a reabertura simbólica da sede do PMDB e a posterior eleição de sua nova executiva. Coincidência ou não, bem no dia em que pesquisa Datafolha mostra a força da candidatura de Roberto Requião ao governo do Paraná. Dizia Esteves Cardoso que "A lealdade e a inteligência não são divisíveis. Quem é inteligente é leal. Compensa. Recompensa. Corresponde." Quem lida com a política convive com uma tremenda falta de lealdade de parte daqueles que postulam apenas o poder e não a militância pragmática e programática do partido em que decide se filiar. A história ensina, aprende quem quer. Exige-se do político coerência em suas atitudes e esta deve passar em essência pela fidelidade partidária. Político que não é fiel a um partido é político com dia, hora e local para acabar. O obituário é aberto no momento em que se abrem as urnas. O povo pode até ser despolitizado, mas não é trouxa e não suporta traidores. Aqueles que trocam a ideologia pelo poder. Nessas eleições, pelo menos aqui no Paraná vamos viver na pratica o pensamento de Miguel Esteves Cardoso: "A lealdade e a inteligência não são e nunca serão divisíveis!" JoYa
Reproduzir o vídeo

www.youtube.com
Nova executiva eleita hoje, dia 15 de agosto, abre simbolicamente a sede do PMDB-PR e entrega aos verdadeiros PMDBistas.

Fé, firme fundamento

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
"Toda oração elevada à Deus deve começar
pela postura sincera do perdão!"
JoYa
Perde-se muito tempo nesta vida. Vejo muitas pessoas que de maneira equivocada pensam e fazem questão do aperfeiçoamento e desenvolvimento de sua fé. Não deixam de cumprir "os compromissos" de sua Igreja. Comparecem aos cultos e são destacados dizimistas. Cantam hinos com louvor e afinação. Na aparência são os legítimos representantes do povo de Deus nesta terra. É só entramos um pouquinho na vida de um deles para perceber os equívocos de seu exercício espiritual. Não tratam bem os animais, não são pessoas gentis, não gostam de estar junto a pessoas de outro nível social, cultural ou econômico, são demasiadamente apegados às coisas, têm pavor de falar sobre a morte, deixam-se levar pelas tentações (desde que escondidos) e não conseguem praticar o perdão, quando se sentem de alguma forma agredidos ou prejudicados em seus intentos. Lembro muito bem de uma recomendação que me foi dada por um servo de Deus, há alguns anos. Ela lembra daquilo que precisamos corrigir para que na essência, nossa fé se fundamente verdadeiramente na Palavra de Deus:
- Se quiseres que tuas petições cheguem até Deus, comeces tua oração com o sentimento sincero do perdão!"
Não somos seres perfeitos. A todo momento precisamos do perdão de Deus, daí atender à recomendação: "É preciso perdoar para ser perdoado!" Sim, sem a menor dúvida, a fé é um firme fundamento. Qual é o fundamento da sua? JoYa

Diagnóstico sombrio

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
Diagnóstico sombrio. Para o marido.
A emprega chega e de maneira inesperada se despede da patroa afirmando que vai retornar para casa e morrer junto aos seus.
A patroa acha estranho e pergunta para sua empregada o que aconteceu para que ela tenha tomado esta drástica decisão.
- É que o seo marido que é médico famoso e respeitado apertou minha bunda hoje cedo, antes de sair para o trabalho e disse:
- "De hoje você não passa!"

A pior das fomes

Sexta-feira, 15 de agosto de 2014.
"A falta de amor é a maior de todas as pobrezas" Madre Tereza de Calcutá
Madre Teresa de Calcutá dizia que "A fome de amor é muito mais difícil de remover do que a fome de pão". Nada mais pontual para nos fragilizar do que o sentimento de carência por amor. Geralmente o carente espera mais do que as pessoas podem oferecer e, frustrado sofre com este sentimento. O músico Renato Russo em um de seus shows perguntou se na platéia havia quem já tivesse sofrido por amor. Muitos levantaram as mãos. E ele fez uma sábia observação: - "Ninguém sofre por amor!" O verdadeiro amor não faz sofrer. Ao contrário, eleva, satisfaz e completa. Qualquer coisa contrária a isso é pura confusão de sentimentos, geralmente protagonizada pela carência e falsas projeções que se faz das pessoas e das situações. Mas há uma frase que faço questão de guardar para entender esta mensagem: "Carência é esperar de qualquer jeito; amor é oferecer do melhor jeito". JoYa

* Se o amigo ou amiga gostou deste conteúdo apreciará mais ainda o livro "A Essência do Ser" que escrevi para pessoas assim como você. Adquira um exemplar acessando o site www.institutomemoria.com.br   solicite um exemplar e receba no endereço mencionado. Obrigado!

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O "feeling" do sucesso

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
"A pressa passa e o que você fez com pressa, fica"
Tati Bernardi - Escritora, publicitária e roteirista brasileira
A publicitária e escritora paulista Tati Bernardi disse em uma de suas obras que "A pressa passa, mas o que se faz apressado, fica!" Sem a menor dúvida, a maior consequência da pressa é o tempo que nos faz perder.  Há um pensamento árabe que me foi passado na infância que alertava que "O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade". Daí o equilíbrio ponderado entre a pressa e a lentidão ser uma das grandes conquistas de uma pessoa. Quem já não ouviu que "O apressado come cru"? O escritor português  José Saramago já alertava para "Que não se tenha pressa, porém também que não se perca tempo em demasia". Se ter pressa muitas vezes não é bom, lerdeza demais também é prejudicial. Mas, então, qual é o tempo ideal? Como conhecê-lo? Como dimensioná-lo? Infelizmente encontrá-lo dependerá do "feeling" de cada um e aí não haverá conselho que interrompa a pressa, nem empurrão que ajude a lentidão. É uma conquista pessoal que emerge da experiência adquirida nos erros e nos acertos, nos tropeços e no levantar de cada queda. Daí a experiência de vida não ter preço, pois não se compra. Se conquista. A única dica que se pode dar nesta questão é "Não esperar soluções nas pessoas antes de buscá-las em si mesma". JoYa .

Como onde eu quiser

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
O louco e o poste
Li hoje no Facebook e me provocou uma bela risada:
Um cidadão andava tranquilamente pela rua quando viu um louco em cima de um poste e perguntou:
- O que você está fazendo aí?
- Vou comer goiaba, respondeu o louco.
- Mas, como comer goiaba!?! Isso aí é um poste e não um pé de goiaba!
No que respondeu o louco:
- Estou com a goiaba no bolso e como onde eu quiser, uai!

Quatro dicas para viver melhor

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
A maioria gosta de comer e geralmente os alimentos mais saborosos são os mais "engordantes", não é mesmo? Com certeza, a hora inapropriada de comer (noite) é a que dá mais "prazer". É só se distrair e a pessoa acaba engordando no mínimo um quilo ao ano. No passar de dez anos, serão dez quilos e assim sucessivamente. Há também quem engorde muito rápido por algum tipo de disfunção do metabolismo. Na verdade o que quero salientar é que há algumas dicas para se evitar esta situação. É muito mais fácil emagrecer dois ou três quilos, do que o esforço drástico de se emagrecer dez, quinze, até vinte quilos em caso de sequelas da gordura em excesso em nosso corpo. Aí vão quatro dicas que se seguidas vão ajudar muito a não engordar e depois ter de ficar meses em um regime ingrato.


1 - Coma de tudo, mas pouco, sem exagero e não espace muito as refeições. (Diabéticos têm uma lista daquilo que não podem comer, porém a dica é para o permitido);
2 - Elimine de sua vida refrigerante e tudo o que não seja natural (jogue fora tudo o que diz sabor idêntico ao natural, por exemplo)
3 - Pratique qualquer tipo de exercício físico (uma caminhada, por exemplo é recomendada para sair do sedentarismo e fará você se sentir sempre disposta)
4 - Tenha uma balança em casa para monitorar o peso (emagrecer um quilo é muito mais fácil do que dez, não é mesmo?)


* Aí estão algumas dicas simples, que se seguidas, darão um "up grade" em sua vida, pode acreditar. JoYa

Mais do que o novo, Christiane é o renovo

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
Todo mundo fala, deseja até, mas a cada eleição são poucos os novos candidatos que conseguem uma cadeira no legislativo. Uma das razões é exatamente o despreparo, inexperiência ou falta de dinheiro para uma campanha. A campanha serve exatamente para que os eleitores tenham a oportunidade de conhecer os novos candidatos e suas propostas, para aí sim decidir se votam nos antigos ou nas novas opções. Também é bom que se esclareça que não é porque um candidato se apresenta para uma releição que necessariamente seja ruim. Mas, a democracia precisa, sim da renovação. Não só de pessoas, mas de idéias. Christiane, para mim é mais do que o novo. Ela é o renovo, pois chega para uma oxigenação da atividade política. Aquela cujo comprometimento permanece igual antes e depois de eleita, isto é, identificada com a causa que representa. E ela tem uma proposta necessária para a sociedade brasileira como um todo. Oxalá mais Christianes se apresentem nessas eleições e que seja oportunizado a todas o espaço necessário para apresentar suas propostas e discutir as soluções a serem levadas para aprovação no Congresso Nacional. A legislação processual penal precisa se adequar à realidade de um dos maiores desafios para se diminuir as mortes no trânsito: a sensação de impunidade pela não imposição das normas disciplinadoras que salvaguardam o ir e vir das pessoas nas cidades e nas estradas. Renovamo-nos quando nos apresentamos com Idéias novas, porém preservando os antigos ideais. Esta é Christiane Yared, minha candidata a deputada federal nessas eleições.  JoYa

Curitiba amanheceu gelada nesta quinta-feira

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
Informações do tempo foram coletadas do site do
Instituto Tecnológico Simepar
A capital paranaense e sua região amanheceram com temperatura típica do inverno aqui no sul, só que a passagem do frio tende a ser rápida. A previsão é de que a temperatura aumente em Curitiba, porém, não muito, pois mais chuvas, embora de forma isolada são esperadas para sábado e domingo próximos. A temperatura chegou a 4,9°C, com sensação térmica de 1,7°C hoje pela manhã. Durante o dia, devido à presença de nebulosidade, a máxima não deverá passar de 13°C. O Instituto Tecnológico Simepar informa ainda em sua página que no interior, a miníma registrada foi em São Mateus do Sul, com -1,1°C. Em Entre Rios fez 1,8°C, com sensação térmica de -4,8°C.

Vi na tragédia um verdadeiro milagre

Quinta-feira, 14 de agosto de 2014.
Um avião à jato cai em meio a prédios, casas, escola e academia
e surpreendentemente não provoca uma única morte, além dos 

que estavam no aparelho. Sem dúvida, um verdadeiro milagre.
Ainda não refeito, assim como todos, da tragédia que se abateu sobre os familiares, amigos e vítimas do acidente aéreo que matou o candidato a presidente do Brasil, Eduardo Campos e demais passageiros e tripulantes da aeronave, hoje acordei pensando em tudo o que vi e ouvi nas últimas horas. Abrindo o site globo.com hoje cedo comecei a ver as fotos do que restou na área em que o avião caiu. Impressionado com o que via (postei duas fotos) me veio a sensação de um milagre. Até agora 
Os destroços do avião se espalharam por uma grande área
residencial e, apesar da destruição não houve registro de
óbito dos que estavam em terra.
não ouvi ainda alguém ter falado sobre isto. Gente, o jato caiu sobre uma zona residencial em Santos. Em meio a escola, prédios, casas e ruas por onde circulavam e habitavam milhares de pessoas e nenhuma vitima fatal foi registrada, a não ser as do interior do avião. Técnicos e pilotos experientes disseram ser muito difícil em situação extrema de emergência, como foi o caso, um piloto ter o domínio de um jato para conduzi-lo a um local onde faça o mínimo de vítimas. Não há tempo. A partir desta revelação me sobreveio esta sensação de milagre. A única explicação para que não tenha sido registrada uma única morte além dos que estavam na aeronave. JoYa

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O toque sem retoque

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
"A forma coerente como nos colocamos diante das
pessoas  comunica mais do que  o inútil esforço de
palavras que não combinam com aquilo que nossos
gestos transmitem"
JoYa
O bom observador tem na atenção, na sensibilidade e na perspicácia poderosas ferramentas para entender e, ao mesmo tempo, se fazer compreender. Na verdade, a comunicação é a essência da construção dos relacionamentos. Todos temos instrumentos para nos fazer entender e também decodificar o que é transmitido. A diferença é que as pessoas sensíveis e atentas captam com mais facilidade e até levam uma certa vantagem sobre aquelas que insensíveis não captam mensagens sinestésicas por não desenvolverem esta aptidão. A sinestesia é uma espécie de percepção de sentidos, isto é, uma condição neurológica que transforma a informação real transmitida por um sentido de percepção de outros sentidos. Muitas vezes nem necessário se faz que verbalizemos para nos fazer compreendidos. Outras, nem gestos são necessários. Apenas a forma de nos colocar diante do outro e observá-lo é o que basta. Tudo dependerá desta capacidade que nos posiciona sensíveis a tudo o que se passa à nossa volta, principalmente na manifestação humana. Na firmeza de um propósito. Nos mistérios decodificados pela sensibilidade inerente à nossa essência. Assim como milagrosa é a vida que insiste em prevalecer quando sustentada na comunicação de nossos sentimentos e na decodificação real daquilo que sentem por nós. Com palavras, com gestos ou mesmo pela simples postura diante do mundo. Por isso, não abra mão da atenção a tudo que o cerca, da autenticidade de suas convicções e da sinceridade de seus propósitos. Só assim, passará a perceber que um simples abraço pode comunicar mais do que mil palavras. JoYa

A falibilidade dos projetos humanos

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
"O amor não consiste em olhar um para o outro,
mas sim em olhar juntos para a mesma direção"

Antoine de Saint-Exupéry
A frase pontual “Tudo posso Naquele que me fortalece” de maneira equivocada é substituída pela “Tudo posso naquilo que me fortalece”. A materialidade desta última faz a pessoa crer que ter é poder e que este se origina do acúmulo de bens ou na força de seu cartão de crédito. Quem assim pensa, não mede consequências para chegar a este poder. O céu é o limite. O poder do ter. Qualquer um que abrir os livros de história, antigos ou mais atuais, perceberá que sempre há aqueles que chegam ao topo do “Tudo posso naquilo que me fortalece”. Donos de empresas, poderosas conglomerações, presidentes, governadores, autoridades religiosas, ditadores enfim, pessoas que ocupavam em seu tempo, cargos ou posições que lhes davam a sensação de “poderosos rumo ao infinito”, hoje estão sepultados ou cremados. Não sobrou ninguém. E percebam que é coisa de 30 anos no máximo. Que poder é esse que não lhes deu um segundo a mais de vida na qual tanto se apegavam? Interessante cada um buscar uma reflexão sobre seus projetos. Uma coisa é certa e a reflexão deve começar por aí: Somos passageiros por essa vida. O que conta é como aproveitamos verdadeiramente cada momento para construir não apenas nossa felicidade, mas aquela que acontece de maneira compartilhada. É isso que deseja Aquele que verdadeiramente nos fortalece. Somos fortes quando conquistamos a felicidade, mais pela nossa maneira generosa de ser do que pela imposição daquilo que achamos ter mais do que os outros. JoYa

* Se o amigo ou amiga gostou deste conteúdo apreciará mais ainda o livro "A Essência do Ser" que escrevi para pessoas assim como você. Adquira um exemplar acessando o site www.institutomemoria.com.br solicite um exemplar e receba no endereço mencionado. Obrigado!

Marina Silva divulga nota sobre tragédia em Santos

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
Marina Silva era candidata a vice
na chapa de Eduardo Campos
Nota de Marina Silva pelo falecimento de Eduardo Campos:
"Quero pedir a Deus que sustente a Renata, ao Zé, ao João, a Duda, o Pedro, o pequenino Miguel e a todos os familiares dos companheiros de Eduardo Campos. Esta é, sem sombra de dúvida, uma tragédia. Uma tragédia que impõe luto e muita tristeza. Eu sei que os brasileiros estão compartilhando com cada um de nós e principalmente com sua família, com seus amigos e conosco.
Durante esses 10 meses de convivência aprendi a respeitá-lo, admirá-lo e a confiar nas suas atitudes e nos seus ideais de vida. Foram 10 meses de intensa convivência e, como eu disse, começamos a fiar juntos principalmente a esperança de um mundo melhor, de um mundo mais justo.
Eduardo estava empenhado com esses ideais até os seus últimos segundos de sua vida e a imagem que eu quero guardar dele foi a da nossa despedida de ontem – cheio de alegria, cheio de sonhos, cheio de compromissos.
É com esse espírito que eu peço a Deus que possa sustentar sua família, consolar sua família e também a todos nós."
Marina Silva

Era paranaense de Maringá piloto de avião que caiu em Santos

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
Marcos Martins, piloto paranaense, uma das vítimas da 
queda do avião  que  levava o candidato  à presidência 
do Brasil,  Eduardo Campos, a  Santos (Foto/Divulgação) 
O site do jornal O Diário lembra hoje que um dos dois membros da tripulação do avião que caiu nesta quarta-feira (13) em Santos era de Maringá, inclusive bisneto de pioneiros daquela cidade.Trata-se de Marcos Martins (foto). O piloto cresceu em Maringá, onde os pais ainda vivem. Lái começou a carreira depois de fazer parte do aeroclube de Londrina por incentivo do irmão. Na cidade ele trabalhou como piloto na gestão do ex-prefeito Jairo Gianoto. Depois que se mudou para São Paulo, Martins iniciou uma carreira internacional com viagens periódicas para a África e para os Estados Unidos. Há dois meses começou a realizar os voos com o candidato à presidente da república, Eduardo Campos. Marcos Martins deixa esposa e dois filhos, um de seis e outro de dois anos. Na queda morreu o candidato do PSB à presidência da república, Eduardo Campos. 

Marina Silva desiste de embarcar e se salva

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
Segundo colunista Bergamo, Marina Silva desiste de embarcar
no avião que caiu em Santos. Decisão salva sua vida
Mônica Bergamo, colunista da Folha de São Paulo informa em sua coluna que a candidata a vice-presidente na chapa de Eduardo Campos, Marina Silva embarcaria com seu colega e assessores para Santos. Marina, porém desistiu na última hora e preferiu seguir viagem em avião de carreira juntamente com seus assessores particulares. Chocada, a candidata ainda não se pronunciou. Sabe-se que está em casa, reunida com amigos e assessores. Folha Online
Interior do aparelho que levava o candidato Eduardo Campos
* Aguarda-se para mais tarde seu pronunciamento, uma vez que com a morte de Eduardo Campos haverá uma mudança de planos em relação à corrida presidencial. O aparelho que levava Eduardo Campos era um Cessna Citation XLS+, aeronave bimotor de porte médio, com capacidade para "12 passageiros" e, portanto não estava lotado. O jato pertence à empresa AS Andrade Empreendimentos e Participação. No portal da empresa ASA Consulting é possível ver detalhes da aeronave PR-AFA. JoYa

Eduardo Campos, candidato à presidência morre em acidente aéreo em Santos, SP

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
Eduardo Campos deixa um recado aos brasileiros na última entrevista dada:
"Não desistam do Brasil!"
O candidato à presidência Eduardo Campos, do PSB, de 49 anos, estava à bordo de aeronave que caiu em área residencial em Santos, no litoral de São Paulo. A Polícia Federal enviou uma equipe de peritos para Santos a fim de trabalhar na apuração das causas da queda do aparelho. Nenhuma das sete pessoas que estavam à bordo da aeronave sobreviveu. A tragédia
Da esquerda para a direita: Carlos Percol, Marcelo
Lyra, o surfista Carlos Burle e Alexandre Severo

(Foto: Reprodução/Instagram)
consternou o país. A presidente Dilma decretou luto oficial de três dias.
Eis a lista oficial dos mortos:
Eduardo Campos, candidato à presidência
Alexandre da Silva, fotógrafo
Carlos Augusto Leal Filho (Percol), assessor de imprensa
Pedro Valadares Neto, assessor direto do candidato
Marcelo Lira - cinegrafista
Geraldo da Cunha, piloto
Marcos Martins, piloto

Chuva para e chega o frio

Quarta-feira, 13 de agosto de 2014.
Agasalhos devem voltar a ser lembrados nas próximas horas
em Curitiba e boa parte do Paraná com a chegada de uma
massa de ar polar
(Foto Ilustrativa: Site UOL)
Preparem os agasalhos. Curitiba, quarta-feira, meio-dia. Conforme se esperava, uma massa de ar polar se aproxima da capital paranaense após a chuva das últimas horas e deve causar uma queda brusca na temperatura. Amanhã, quinta-feira, dia 14, a miníma prevista é de 3°C e máxima não passará de 14°C. A chuva deve parar no decorrer do dia, já com o ingresso da massa de ar polar. Nas regiões Central e Sul do Paraná, como as de Guarapuava e General Carneiro, a previsão é de geada com minímas em torno de 1°C.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Gotas no telhado

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
Depois de algumas ameaças, a chuva começa no final da noite desta
terça-feira, dia 12, em Curitiba. A previsão  é de que continue nesta
quarta. Na quinta, as chuvas param e a temperatura cai
22:50. Confirma-se a previsão do Simepar: Começa a chover em Curitiba e região. Segundo ainda a previsão, o tempo deve se manter instável nesta quarta-feira, dia 13 devido a presença da frente fria. No leste (RMC e litoral) o céu fica encoberto, com chuvas a qualquer hora do dia. Na quinta, dia 14, esfria para valer. A temperatura pode chegar a 5 graus pela manhã. Pode gear em algumas regiões. JoYa

Diego Gugel, símbolo de uma polícia valorosa

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
Os fatos vem e vão com uma rapidez incrível. Hoje ouvimos, nos sensibilizamos, mas devido a quantidade de notícias que são fornecidas pelos veículos de comunicação acabamos por substituir sempre a notícia antiga pela nova em nossa memória. Mas, hoje faço uma homenagem a um dos soldados que tombaram em Medianeira, na semana passada, no cumprimento de seu dever. Assistam a esta reportagem e não só vejam, mas ouçam a voz deste jovem que a sociedade perdeu naquele lamentável episódio. É preciso que fique registrado em nossa memória para que tenhamos por nossa polícia militar o respeito e o valor que ela merece. Para assistir, basta clicar na imagem. JoYa
Reproduzir o vídeo

A importância de ouvir

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
"Quem fala o que quer corre o risco de ouvir o que não quer"
Há mais falantes do que ouvintes. Se soubessem o valor de ouvir, certamente falariam menos. Lembro Millôr Fernandes quando com toda propriedade dizia que "Ninguém sabe o que você ouve, mas todo mundo ouve muito bem o que você fala". Expor o pensamento requer maturidade e responsabilidade, pois as consequências do mal falante são incômodas e muitas vezes mortais, como a calúnia. Viver bem requer sabedoria, muito mais do que vontade. O escritor alemão naturalizado suíço Hermann Hesse sempre lembrava que "Para a arte de viver, é preciso saber a arte de ouvir, sorrir e ter paciência". Lembrar que assim como precisamos dos outros, há muita gente que cruza nosso caminho também precisando da gente. Somos seres sociais e interdependentes. Combater o sentimento egoísta passa a ser, então um dos grandes desafios da vida de uma pessoa. Muitas vezes resolvemos nossos maiores problemas pela simples disposição de olhar acima de nossos interesses e entender que há muita gente pior do que nós. O fato de estar atento àquilo que as pessoas têm a dizer já é um grande passo. Não temos o direito de fechar os ouvidos para o mundo que nos cerca, pois se insistirmos nesta postura perderemos, na mesma proporção, o direito de que nos ouçam. Trago desde minha adolescência, não lembro a autoria, este conselho: "Quem aprende a ouvir com atenção aprende a falar com proveito". JoYa

Vitamina diferenciada

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
Não há quem não aprecie um bom pastel. Aqui em Curitiba somos muito bem servidos, inclusive perto de minha residência, quase em frente ao Terminal do Centenário há uma excelente pastelaria de onde acabo de saborear um especial de carne. 
Quando comia esta delícia lembrava-se de outra pastelaria, aliás inesquecível para quem a conhece e não é apenas pelos corretos pastéis servidos. O que marca esta pastelaria na verdade nem é o pastel, mas sim a vitamina. Trata-se da Quitanda Sergipe, em Londrina.
Morei 13 anos naquela cidade, tempo suficiente para firmar freguesia com a empresa do Jorge, meu xará japa. Quem vai a Londrina não pode de jeito maneira deixar de conhecer o pastel e principalmente a vitamina daquele local.
 Fica a dica. Guarde-a, você com certeza não vai se arrepender. JoYa

Tempo, o senhor da razão

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
Do livro "A Essência do Ser" de minha autoria:
O livro a Essência do Ser só pode ser adquirido via site
www.institutomemoria.com.br
Faça sua solicitação e receba no endereço mencionado.
Não há como evitar que em algum dia nos decepcionemos com alguém. A vida ensina, aprende quem quer. Geralmente a culpa não é só da pessoa que nos decepciona. O fato é que na maioria das vezes projetamos uma imagem irreal sobre um amigo (a), um (a) colega ou um (a) parceiro (a), colocando-os em um pedestal que não mereciam estar. Aí, quando se revelam por inteiro, frustram a expectativa projetada por nós mesmos. É necessário que sejamos cautelosos quando emitimos um conceito ou decretamos um preconceito sobre uma pessoa. O tempo é e será sempre o senhor da razão. Então, bom mesmo é dar tempo ao tempo e não se entregar por inteiro a qualquer tipo de relação seja ela de amizade, profissional, social ou sentimental. A vida ensina, aprende quem quer.

“O que machuca não é o amor. O amor é só um sentimento O que machuca são os conceitos precipitados e nossas falsas projeções e expectativas sobre pessoas que nem sequer nos demos tempo de conhecer" JoYa

* Se o amigo ou amiga gostou deste conteúdo apreciará mais ainda o livro "A Essência do Ser" que escrevi para pessoas assim como você. Adquira um exemplar acessando o site www.institutomemoria.com.br solicite um exemplar e receba no endereço mencionado. Obrigado!

Quando é pouco e quando é muito?

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
Quem  garante  que  cada  cidadão tem domínio
de seus limites? Daí o fato de a norma estender
a  todos a  proibição: Quem  ingerir bebida com
 teor  alcoólico não pode  tomar à direção de um
veículo e pronto!
Muitos questionam a Lei Seca no que tange à quantidade de ingestão de bebida com teor alcoólico. O problema é que para chegar no muito é preciso passar pelo pouco. Quem está acostumado a consumir cerveja, por exemplo, entende que antes de estar nesta condição de resistência passou por um período de adaptação. Acontece que a lei não pode antever a condição de um e a condição do outro. O pouco é o convite imediato para seguir adiante e aí é que mora o perigo. Quem garante que cada cidadão tem domínio de seus limites? Daí o fato de a norma estender a todos a proibição: Quem ingerir bebida com teor alcoólico não pode tomar à direção de um veículo e pronto! Mas, aí fica a questão: Quem é que leva a sério esta norma legal no Brasil? Penso que somente aqueles que entendem a seriedade da questão e esses infelizmente sabem que há muita gente que não respeita a lei. A principal razão do desrespeito é primeiro não concordar com o texto legal e segundo, a sensação de impunidade. É acreditar que não vai acontecer nada, mas se acontecer, não vai ser atingido.
- Eu bebo sim, pois sei meus limites.
- Bebo e fica tudo bem.
- Se estou tonto? Tou não! Legal!
E aí por diante...
A questão é que todos os dias milhares de vítimas, mortas ou sequeladas, engrossam as estatísticas. Os protagonistas? Os mesmos que quando indagados garantiram que estava tudo bem. Não se esqueçam portanto: O texto proíbe o pouco porque é exatamente depois do pouco que vem o muito. JoYa

Equilíbrio e Justiça (Do livro "A Essência do Ser" de minha autoria

Terça-feira, 12 de agosto de 2014.
"Se tenho o poder  sobre alguém e mesmo assim permito  que
ele aja contra a justiça, então a injustiça também é minha"

Mahatma Gandhi
O filósofo grego Aristóteles dizia que “A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça”. Um dos maiores entraves hoje para se chegar ao equilíbrio das relações sociais é a sensação de injustiça que impera pelo retardamento manifesto do Estado em aplicar a Lei que ele mesmo cria. O cidadão é um amontoado de virtudes e defeitos que precisa ser regido e controlado pelas normas de conduta onde se pontua que o direito de um termina onde começa o do outro. Gandhi, que foi advogado dizia que "Se tenho o poder sobre alguém e mesmo assim permito que ele aja contra a justiça, então a injustiça também é minha". Daí a necessária postura contra a inércia do julgador que induz à injustiça pelo falta do manifesto legal. JoYa
Se o amigo ou amiga gostou deste conteúdo apreciará mais ainda o livro "A Essência do Ser" que escrevi para pessoas assim como você. Adquira um exemplar acessando o site  www.institutomemoria.com.br solicite um exemplar e receba no endereço mencionado. Obrigado!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tempo muda no Paraná nesta terça

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014.
Calçadão da Rua XV, Curitiba/PR
Crédito: Antônio More/Agência de Notícias
Gazeta do Povo/Ilustração
Há quem faça questão, assim como eu, de acompanhar a previsão do tempo. Desde quando passei a dar atenção às previsões do Simepar tenho evitado de passar frio ou calor e até me precavendo com roupas apropriadas para chuva. Pois então, o Instituto informa que uma frente fria avança rapidamente pelo Sul do País nesta terça-feira. Esta situação fará com que ocorram temporais no Paraná. Não vai chover somente no Norte pioneiro, enquanto que nos demais setores paranaenses as chuvas, que devem ser fortes por alguns momentos, ocorrem preferencialmente a partir da tarde. Em Curitiba a previsão é a partir da noite. Há condição para rajadas de ventos fortes e precipitação de granizo em alguns municípios. Durante esta terça, durante o dia o céu estará claro, ainda faz calor em boa parte do Estado, mas com o passar do dia a frente fria chega acompanhada com as chuvas e depois a queda de temperatura. Por aqui deve chover na quarta e na quinta, já com tempo aberto, os termômetros baixam bastante, podendo chegar a cinco graus na capital. Simepar

Aos 63 anos, ator Robin Williams comete suicídio por enforcamento

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014.
Aos 63 anos, morreu o ator Robin Williams. Os investigadores da Califórnia disseram que Williams foi visto pela última vez vivo em sua residência, em Tiburon, onde morava com sua esposa, na noite de domingo. Segundo a polícia local, o ator se enforcou, com um cinto no pescoço e tinha cortes superficiais nas partes internas do pulso esquerdo. Williams lutava contra uma depressão severa e já tinha sido várias vezes internado em clínicas de reabilitação por problemas com drogas. A última vez foi no mês passado. Quatro vezes indicado 
Ator Robin Williams morreu nesta segunda-feira (11.08) aos 63 anos
ao Oscar, Williams ganhou a estatueta de ator coadjuvante em 1998 pelo drama "Gênio Indomável".  Sempre o admirei muito como ator e comediante, até o dia em que se saiu com um comentário infeliz sobre a escolha de nosso país para sediar as Olimpíadas de 2016. O ator declarou no programa de televisão Late Show, apresentado por David Letterman, que o Rio de Janeiro havia conquistado o direito de sediar os Jogos pelo motivo de ter enviado “50 strippers e meio quilo de pó” na eleição do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Copenhague, na Dinamarca. Porém este comportamento dele fora das telas não tira o brilho de seu imenso talento. Deixou uma obra fantástica que merece ser vista e aplaudida. Uma grande perda para o cinema. JoYa

Pai de seis

Segunda-feira, 11 de agosto de 2014.
Casal Jorge e Lia com os filhos, da esquerda para a direita:
Yasmine, Gilmar, Milton, Marília, Jorge e Mário. 
Foram seis os seus filhos: Jorge, Mario José, Yasmine, Gilmar, Milton e Marília. Junto a sua esposa Lia criaram uma sólida família. A solidez a que me refiro foi forjada no testemunho e no compartilhamento do zelo e cuidado necessários a uma boa educação. Aquela que quando o educador parte continua viva em nossa memória. Sim, pois a morte dos justos permite a despedida, jamais o esquecimento. Em tudo o que faço hoje lembro das ações e dos ensinamentos de Jorge Yared, meu pai. Hoje me esmero para estar à altura de tudo o que proporcionou a mim, a meus amados irmãos e a nossa sempre sábia e ponderada mãe. No dia dos pais não fui apenas um pai homenageado, mas essencialmente um filho agradecido. O que motivou este forjou aquele. JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More