Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 13 de julho de 2013

Sugestão para se comprar um excelente carro

Sábado, 13 de julho de 2013.
Vá até a Citroën Boulevard, na Mal. Floriano, em Curitiba e fale com meu filho, Jorge Yared Neto. Agende uma visita para conhecer os veículos com tecnologia de ponta da Citroën. São de impressionar!

Jorge Yared Neto - Consultor Comercial da Citroën Boulevard
Fones para contato: 41.3111-2145 ou 41.8817-8818
email: jyared@shcnet.com.br

Um exemplo a ser seguido

Sábado, 13 de julho de 2013.
Baby, quando resgatado
Observem as fotos: A primeira é o cachorrinho cego (Baby) que meu filho Julian resgatou do meio da rua, prestes a ser atropelado. Era bastante peludo, mas ao pegá-lo observou que estavam todos em forma de nó, o que penaliza muito o animal. Ao chegar em casa, por volta das sete horas da manhã (foi levar a esposa no trabalho), ainda dormíamos. Por conta própria deu banho e tentou cortar os nós. Eram tantos que preferiu deixar para um profissional concluir o trabalho. De banho tomado, demos os primeiros cuidados. Uma roupinha foi colocada pois estava muito frio e não tinha mais os pelos para protegê-lo. Observamos pela dentição que se tratava de um animal já idoso. Demos um lugar para ficar, protegido das intempéries e do frio. 


Hoje, depois de medicado...
Comida e água precisavam ser dadas na boca. Ao ver a foto e a narrativa sobre como o animal chegou até nós, da Lapa, a professora Sonia M.F. Fontes que já tinha solicitado a adoção de um poodle branco, o Oddy, imediatamente se posicionou para adotar esse também. Um gesto muito bonito. Adotar o poodle não é tarefa das mais difíceis para quem gosta de cães, afinal trata-se um cachorro bonito, jovem (não tem um ano ainda) e muito inteligente. Enfim, não dá trabalho. 
...e com banho tomado
Agora, ao adotar um cãozinho judiado, machucado, idoso, cego, cheio de pulgas e carrapatos e que, com certeza dispensará um cuidado especial é gesto de quem gosta mesmo de cães. 

As outras fotos mostram o cãozinho já tratado. São pessoas como a professora Sônia que tornam este mundo tão injusto, melhor! Assim como o George Domit de Oliveira, em Balneário Camboriú, a professora Sônia da Lapa são pessoas dignas e exemplares. Espero, sinceramente que as famílias de bem se posicionem, para em um tempo que urge breve imponham às nossas autoridades uma legislação mais específica na questão da salvaguarda de cães. A começar pelo comércio deles, que precisa urgentemente ser regulamentado de forma a se ter um controle permanente da destinação do animal. A população canina precisa de controle e a humana de ser controlada.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Anjos candentes

Sexta-feira, 12 de julho de 2013.
Baby, o cachorrinho cego
Hoje adormeço em paz e feliz. Tenho neste espaço na web chamado facebook cerca de cinco mil amigos que me acompanham todos os dias. Hoje recebi a visita de uma amiga muito querida e que ama os cachorrinhos, assim como nós aqui em casa. E, de uma vez, fez questão de adotar o Baby, aquele cachorrinho cego que meu filho resgatou do meio da rua, prestes a ser atropelado. E também levou o Oddy, o poodle branco que mostrei no último final de semana. Um feliz destino a dois animaizinhos que agora terão mais que um lar e alimento. Terão com certeza alguém que vai tratá-los com o carinho e amor que merecem. 
Oddy, o poodle disputado
Quero cumprimentar também o gesto da antiga dona do Oddy de buscar alguém que pudesse cuidar de seu cãozinho. Tenho testemunhado muitos cães que simplesmente são jogados na rua impiedosamente pelos "embrutecidos espiritualmente", para não falar outra coisa.

Ministério Público breca pretensa arapuca

Sexta-feira, 12 de julho de 2013.
Na última quarta-feira postei uma recomendação que fiz ao meu filho, indagado que fui sobre uma proposta recebida para ganhar muito dinheiro. Vou colocar na íntegra e depois explico no que deu. Você leu no último dia 3, neste mesmo espaço:
O sonho de nadar em dinheiro pode ser transformado em pesadelo real
"Está correndo por aí uma fórmula miraculosa de ganhar bastante dinheiro. Tem gente já usufruindo das benesses de poder comprar o que quiser. Mas, a que custo? Lembra a tal da pirâmide que derrubou muita gente em passado recente. Este é o problema: para alguém ganhar, muitos correm um grande risco de perder. E isso não é abençoado. Qualquer benefício que custe o sangue de nosso semelhante é maldito. Não entre nessa, meu filho. A maldição da cobiça é arma letal para o tropeço fatal. Enfatizo: Não entre nessa! Você pode até não ser meu filho, mas o conselho está dado como seu fosse de um pai."
Bem, nas últimas horas estourou a notícia de que o Ministério Público brecou a intenção dos "cabeças" desta fórmula miraculosa de ganhar muito dinheiro, por tentar criar mecanismos legais para evitar que os investidores tivessem como receber de volta o dinheiro aplicado. Suspeita-se de ser uma verdadeira arapuca para derrubar os incautos que, esperançosos, imaginam ganhar muito em pouco tempo.Cuidado, pessoal!

A casa limpa

Sexta-feira, 12 de julho de 2013.
"A Igreja é um edifício espiritual que tem por missão
nos abrigar do pecado e não nos levar a ele"
JYF
Um servo procurou um ancião para desabafar e se aconselhar. Disse que estava desanimado com as igrejas. Na que frequentava soube que um dos líderes seduziu uma serva de menor. Não era a primeira. Chocado e decepcionado procurou outra denominação. Passado algum tempo ouviu na mídia que alguns de seus líderes desviavam parte do dízimo para investimentos particulares. Novamente escolheu outra denominação para satisfazer sua necessidade de buscar a Deus. E lá, acabara de ouvir que um dos seus “pastores” havia se envolvido em novo escândalo sexual.
-“ Não estou mais com vontade de frequentar igrejas. Vou buscar a presença de Deus na minha casa”, desabafou o servo ao ancião. E dele ouviu a seguinte orientação:
“Meu filho, há que separar o que é de Deus e o que é do homem. Igreja é um edifício construído com blocos e cimento? Não. É um edifício construído com pedras vivas. Estas pedras vivas são chamadas “santos” e são membros da família de Deus. A palavra grega traduzida como “igreja” significa, literalmente, “chamado para fora” e assim refere-se a um grupo de pessoas chamadas para saírem do pecado no mundo e servirem ao Senhor. A igreja não é nenhum tipo de instituição ou objeto impessoal. É um corpo constituído de componentes vivos. Como um organismo vivo, a igreja pode sentir medo (Atos 5:11), pode orar (Atos 12:5) e pode falar (Mateus 18:17). Pessoas que são chamadas para saírem do pecado não continuam participando do mal no mundo, porque elas estão santificadas ou separadas do pecado (estude João 17:14-23; Colossenses 1:13; 1 Pedro 2:9; 1 João 4:5-6). Deus chama o povo para deixar o mal deste mundo através da mensagem do evangelho (2 Tessalonicenses 2:13-14). Aqueles que são convertidos verdadeiramente a Cristo são chamados santos (1 Coríntios 1:2; Colossenses 1:1-2). Entender o conceito bíblico de igreja como um corpo de pessoas chamadas para fora do pecado, para serem santos, ajuda-nos a apreciar a riqueza da descrição de Paulo da “igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue” (Atos 20:28). Jesus não morreu para comprar terra e edifícios, nem para estabelecer alguma instituição. Ele morreu para comprar as almas dos homens e mulheres que estavam mortos no pecado, mas que agora têm salvação e esperança de vida eterna (Romanos 5:8; 1 Coríntios 6:19-20). 
Portanto, a manifestação do pecado é humana e não tem nada a ver com a Igreja que é exatamente o contraponto, como visto, desta ação. Há que se ocupar em manter a casa limpa e assim buscar a manifestação do espírito santo de Deus em nossa vida. A Igreja foca neste convite permanente de sair da vida do pecado e conjuntamente com os demais integrantes buscar a presença de Deus em nossas vidas, no embate permanente do bem com o mal. Juntos, esse intento se fortalece no corpo santo da verdadeira Igreja, que nada mais é do que um edifício espiritual que tem por missão nos abrigar do pecado e não nos levar a ele. JYF

quinta-feira, 11 de julho de 2013

A outra porta

Quinta-feira, 11 de julho de 2013.
“A outra porta sempre existirá enquanto houver em nós a esperança no amanhã e
a transformarmos em atitude de busca. E isso só depende de nós. Da persistência,
da determinação e da força necessárias para abri-la” JYF
Ao longo da vida somos educados muitas vezes pelas experiências de tentativas frustradas cujos resultados  se apresentam diferentes daqueles almejados. São as tais das portas que esperamos escancaradas e encontramo-las surpreendentemente trancadas. Felizes são aqueles que têm uma pessoa amiga e sábia o suficiente para dar alento através de necessários conselhos, aqueles que  nos fazem entender que somos infinitamente maiores do que os problemas e que quando uma porta se fecha, muitas outras estão sempre em condições de se abrir em nossa vida. Basta que acreditemos em nosso potencial e que não nos sintamos derrotados apenas por um desejo não alcançado, uma meta não atingida. Agora, penso que a outra porta só será aberta se não esmorecermos. Ela sempre existirá enquanto houver em nós a esperança no amanhã e transformarmos essa esperança em atitude de busca. E isso só depende de nós. Da persistência, da determinação e da força necessárias para abri-la. Não se esqueça: nos piores momentos de uma porta que se fecha, outras o esperam para seguir adiante em busca das conquistas de quem acredita sim, que somos infinitamente maiores que os problemas. JYF

Receita de felicidade

Quinta-feira, 11 de julho de 2013.
Li hoje e concordo: "A felicidade não é a ausência de conflito, mas a habilidade de se lidar com ele". O primeiro passo neste intento é compreender as diferenças e respeitá-las. Quem não respeita as diferenças não está preparado para lidar com pessoas. Muito menos de ser por elas benquisto. Não somos iguais, nem devemos esperar que vivamos em um mundo de iguais. O que se precisa é defender que haja a interposição de direitos e obrigações iguais para quem quer que o habite. Difícil será a vida de uma pessoa que espera encontrar nas outras um padrão fiel das expectativas sobre elas geradas. "Uma pessoa feliz não espera que tudo seja perfeito, nem espera o melhor de tudo, ela ocupa seu tempo em tornar tudo o que a rodeia melhor". JYF

Gerir pessoas, desafio da moderna administração

Quinta-feira, 11 de julho de 2013.
Tornar o trabalho prazeroso depende muito de cada um que
integra uma equipe, onde quer que desempenhe sua função
Toda a teoria que trata do assunto é unânime quando coloca como desafio pontual aos administradores a correta gestão de seu pessoal. Critérios que passam pelo relacionamento pessoal em si, o profissional, passando pela capacitação, motivação e valoração de seu colaborador. Do critério pessoal ao de equipe, cabe ao administrador moderno pontuar ações que agreguem valor àquilo que tem de mais precioso: o ambiente produtivo. Formar, investir e satisfazer pessoas fará parte sempre de seu dia a dia, quer como profissional, quer como cidadão, inserido em um contexto social. Toco nesse assunto, pois preparo uma palestra que farei na vizinha cidade da Lapa, no próximo dia 25. Nela, pretendo mostrar às pessoas que integram um ambiente educacional que algumas regras básicas utilizadas nas empresas produtivas, servem também para a sua. A principal delas é a que dá esclarecimentos da importância do relacionamento interpessoal e do próprio autoconhecimento para gerir um bom ambiente de trabalho que foca a disseminação do conhecimento. Tornar o trabalho prazeroso depende muito de cada um que integra uma equipe, onde quer que desempenhe sua função. No ambiente das escolas, a gestão de pessoas se torna, como nos demais, essencial para consagrar o foco fim da excelência educacional. Como esperar que haja aprendizado, por exemplo, em um ambiente onde não haja respeito da ponta da pirâmide até o chão das salas de aula? Tanto nos relacionamentos horizontais, quanto nos verticais e até transversais do ambiente educacional. Aguardem-me, lapeanos.

Investigação policial questionada

Quinta-feira, 11 de julho de 2013.
Tayná Adriane da Silva tinha 14 anos
(Foto Reprodução Facebook) 
Caso Tayná: Advogado dos acusados por sua morte diz que inveja pode ter sido a motivação do crime e que tem como provar que seus clientes são inocentes. Informou que são jovens pobres, sem condições até de contratação de um advogado. Disse que não está cobrando para defendê-los. Sobre o caso afirmou que o (s) verdadeiro (s) assassino (s) está (ão) à solta, pois na hora da morte de Tayná (informação do Instituto de Criminalística) os acusados já estavam presos. A suspeita, segundo o advogado, é que o crime tenha envolvimento passional por alguém que tinha inveja da garota.

Capital X Interesse Social

Quinta-feira, 11 de julho de 2013.
O interesse social deve estar acima do interesse pessoal
Esses pedágios do Anel de "Desintegração" são um escândalo com proteção legal. Não entendo nem consigo aceitar que haja neste planeta lei que esteja acima do interesse do conjunto da sociedade, pois foi criada exatamente para salvaguardá-la. Quando a ordem se inverte alguma coisa está errada. Não entendo lei bater de frente ao interesse social com a alegação de proteção ao interesse de meia duzia de investidores. Querem cobrar pedágio? Então construam suas estradas. Cobrar passagem do povo para que ande em estradas construídas com o seu próprio dinheiro é um absurdo total. Cada vez mais me convenço de que a origem do sistema legal (legislação codificada, tribunais para julgar conflitos de interesse e polícia para forçar o cumprimento das decisões deles emanadas) foi para a proteção do capital. Uma constatação triste e chocante. Basta seguir a história das sociedades a partir deste advento de controle social.

Notícia que motivou o comentário

Movimentos sociais tomam 21 das 27 praças de pedágio do Paraná na manhã desta quinta-feira (11)

Câmera Viapar/Reprodução Catve
A greve geral, que atingiu grande parte das categorias sociais pelo país, fechou 21 das 27 praças de pedágio do Paraná na manhã desta quinta-feira (11). De acordo com o Movimento Sem Terra (MST), a mobilização tem por objetivo exigir a redução imediata das tarifas cobradas hoje pelas concessionárias que administram as praças de pedágios, cujo valor é um dos mais altos do país.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Resposta que precisamos dar a nós mesmos

Quarta-feira, 10 de julho de 2013.
Responda:
"Como esperas andar por um "mar de rosas" se não plantaste uma flor sequer?" JYF

Dar para receber

Quarta-feira, 10 de julho de 2013.
“Entregue as horas de tua vida a um propósito maior do que somente
esperar dos outros a gentileza que insistes em não oferecer” JYF
Você por acaso está triste, chateado, contrariado com alguma coisa? Está achando o dia cinzento e a noite longa demais pelas horas incontáveis de insônia? Perdeu o apetite, pois tudo o que come parece sem tempero? Está com vontade de sumir, de deitar e não acordar mais? Tenho uma sugestão para que voltes a ter gosto pelo maior dom que possues: sua vida. Plante uma árvore, adote um animal e pratique a caridade de forma absolutamente anônima. Tenha certeza de que, como milagre, o sol voltará a brilhar, pois seu coração voltará a se abrir para receber o calor emitido à quem sai de seu "mundinho" para se entregar ao verdadeiro propósito da vida: ser feliz por dar e não por receber. Nunca se esqueça da dica pontual daquele cidadão de nome Francisco, que lembrou a todos que "é dando que se recebe". Entregue as horas de tua vida a um propósito maior do que somente esperar dos outros a gentileza que insistes em não oferecer. JYF

Ex-reitor da UFPR morre, aos 70 anos

Quarta-feira, 10 de julho de 2013.
Professor Carlos Roberto Antunes dos Santos
 foi reitor da UFPR de 1998 a 2002
(Foto Arquivo Pessoal)
O professor Carlos Roberto Antunes dos Santos morreu aos 70 anos devido a complicações cirúrgicas, na madrugada desta quarta-feira, dia 10 de julho. O corpo está sendo velado no hall do prédio histórico da Universidade, na Praça Santos Andrade. O professor foi reitor da UFPR na gestão 1998 a 2002. Natural de Porto Alegre, o professor Carlos Antunes dos Santos formou-se em História pela UFPR e fez toda a sua carreira em Curitiba. A reitoria da referida universidade decretou luto de três dias na instituição. Local e horário de sepultamento ainda não foram comunicados. Aos familiares meus sinceros sentimentos pela irreparável perda.

Sol entre nuvens

Quarta-feira, 10 de julho de 2013.
Sol entre nuvens na quarta, menos tímido na quinta
Lizandro Jacobsen informa em sua página que o tempo será estável até o final de semana. O sol ensaiou para aparecer em Curitiba, ainda bem timidamente e entre muitas nuvens. E hoje será assim mesmo: aberturas rápidas e bastante variação da quantidade de nuvens na RMC. Mas nos próximos dias, diz Jacobsen, o predomínio será de sol na capital paranaense. Ele ressalva que poderemos ter nevoeiros e temperaturas mais amenas ao amanhecer. Até o fim de semana não há previsão de chuva. Jacobsen é meteorologista do Simepar.

Acordei pensando em ti

Quarta-feira, 10 de julho de 2013.
A cidade serrana catarinense de Lages é tão perto do RS que até
parece ser pelo linguajar e costumes
Quero homenagear meus amigos e conterrâneos lageanos. Hoje acordei pensando em minha terra natal:Lages, município brasileiro da região sul, localizado em Santa Catarina. É a maior cidade em extensão daquele estado e possui aproximadamente cento e sessenta e dois mil habitantes, segundo o Censo IBGE/2010. Tão perto do RS que até parece ser pelo linguajar e costumes. Há um ano, julho de 2012, retornei para lá com uma missão: integrar uma equipe focada na eleição do então deputado estadual Elizeu Mattos (PMDB) para a prefeitura local. Foi um duro embate. Nosso adversário Antônio Ceron tinha o apoio do governador Raimundo Colombo (que é de lá) e do Renatinho, prefeito de então. Elizeu e Ceron, dois bons nomes com excelentes intenções para seu município. Ao final, depois de uma disputa acirrada logramos êxito em nossas mensagens e propostas focadas em uma Lages mais feliz. Terminada a campanha voltei a Curitiba, sempre com o desejo de retornar, pois de lá sou. Acho que esse desejo nunca se apagará. Quem conhece Lages, se apaixona. Imagine então quem tem suas raízes lá. Um forte abraço a todos os meus amigos e parentes. Somos serranos catarinenses e temos orgulho de nossa terra, onde quer que estejamos e aonde o destino porventura nos leve. Quem é de Lages sabe muito bem do que estou falando. Minha querida cidade, hoje acordei pensando em ti.

terça-feira, 9 de julho de 2013

Cuidar do que é nosso

Quarta-feira, 10 de julho de 2013.
"Virar às costas àquilo e àqueles que nos dão valor é atitude insensata
que nos fará perder o direito de, em vida, deles desfrutar". JYF
Esta frase é impactante e merece que reflitamos em torno de sua mensagem que é múltipla e tem tudo a ver com a vida de todos: "Quem não sabe cuidar, não merece ter!" Por sermos temporais, com toda certeza nada nos pertence em definitivo. Somos meros detentores, também temporais, dos bens e valores que adquirimos ou conquistamos, ou até mesmo ganhamos nessa vida. Não importa se hoje um bem é nosso. Com toda a certeza amanhã não será, pois não estaremos mais aqui. O que conta é a correta destinação que fazemos com as coisas que passam por nossas mãos. É preciso que saibamos dimensionar a importância do zelo, do cuidado e do equilíbrio de valores nessa relação permanente do ser com o ter. Penso também que no relacionamento interpessoal a frase pontua reflexão. As amizades, as pessoas que nos amam e em especial aquela a quem compartilhamos a vida precisam sim de cuidados especiais. "Virar às costas àquilo e àqueles que nos dão valor é atitude insensata que nos fará perder o direito de, em vida, deles desfrutar". JYF

Quem não deve, não teme

Terça-feira, 09 de julho de 2013.
Técnicos do TCE-PR querem apenas um preço para a Arena da Baixada
 (Foto: Fernando Araújo/Globoesporte/RPC)
Li atentamente a notícia sobre a interrupção do reenvio de dinheiro para as obras da Arena da Baixada, de parte do Tribunal de Contas do Paraná. Trata-se de uma questão técnica que creio, seja resolvida prontamente a bem da lisura na utilização de financiamento público. Ponto positivo ao Tribunal paranaense. Assim, diminui grandemente o temor pela incorreta destinação do dinheiro. Penso que o governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba devem estabelecer com clareza um acompanhamento na destinação desses recursos oriundos do BNDES. Quem ganha com isso é o próprio Atlético. Quem não deve, não teme.

Quarta com sol em Curitiba

Terça-feira, 09 de julho de 2013.

Boletim do Simepar garante que em 24 horas o sol voltará a aparecer em Curitiba. O tempo deve permanecer bom até o fim de semana na capital paranaense! Informação lida na página de Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

Terça-feira, 09 de julho de 2013.
Há palavras que nos beijam como se tivessem boca. Hoje fui tocado por elas quando li uma mensagem pontual e que serve a todos, daí a ênfase em colocá-las em destaque na minha página. Leiam, reflitam e jamais esqueçam do alerta: "QUEM NÃO SABE CUIDAR, NÃO MERECE TER!" JYF

Provas da vida

Terça-feira, 09 de julho de 2013.
Eli, o cachorrinho cego resgatado por meu filho
Sete e vinte da manhã. Acordei hoje com o latido dos meus nove cachorros aqui em casa. Alguma coisa diferente estava acontecendo, pois os latidos eram insistentes.De repente, entra no quarto meu filho Julian com um cachorro de porte médio no colo. Os latidos dos demais eram naturais para quem convive com cachorros, afinal era "um estranho" no domínio deles. Minha primeira reação foi a ira com o gesto do garoto, por ter trazido mais um para a já grande população canina em nosso lar. Percebi que ele havia cortado dezenas de nós que sempre penalizam o animal e dado banho nele. Ele nos comunicou que o cão, macho, era totalmente cego e estava no meio da rua, provavelmente abandonado pelo antigo dono que sem recursos, piedade ou amor mesmo, o abandonara à própria sorte. Resta-me neste momento oferecer para alguém que tenha mais do que dinheiro e espaço, mas que possua amor incondicional aos animais para assumir os seus necessários cuidados. Por enquanto vou tentar fazer o melhor possível para que ele tenha uma vida menos sofrida. O fato de meu filho tê-lo visto antes de ser atropelado com certeza me sensibiliza e conforta na certeza de que a vida dessa criatura de Deus há de ser menos sofrida. São provas da vida e nessas não temos o direito de reprovar. Ou merecemos ou não temos o direito de ser chamados de "gente" na acepção da palavra. Aqueles que foram feitos e moldados à semelhança de Deus.

O acomodamento das estreles

Terça-feira, 09 de julho de 2013.
 O "desafio" do treinador do Barça será acomodar as duas  estrelas no elenco 
e fazê-las focarem primeiro na equipe e depois na disputa pessoal entre as
duas, o que certamente ocorrerá

O Barcelona anunciou que fará dois amistoso, um na Tailândia e outro na Malásia no mês que vem. O primeiro deles será no dia 7, com a seleção da Tailândia no Estádio Rajamangala, em Bangkok. O outro está programado para o dia 10 de agosto coma seleção da Malasia no Estádio Bukit Jalil. Neymar deverá ser aproveitado nas duas partidas, fazendo sua estréia portanto, fora da Espanha. O "desafio" do treinador do Barça será como acomodar duas estrelas no elenco e fazê-las focarem primeiro na equipe e depois na disputa pessoal entre as duas, o que certamente ocorrerá com os milhões de euros envolvidos nos passes de cada uma delas. 

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Referência de aproveitamento

Segunda-feira, 08 de julho de 2013.
"Enquanto vivos, temos a obrigação de melhorar hoje o
que fomos ontem para justificar o ser do amanhã" JYF
No MBA Gestão de Pessoas que conclui recentemente no IBPEX pontuei na assimilação do conhecimento, frequência e participação em todos os trabalhos de pesquisa solicitados. Não faltei um dia sequer de aula. Participei de todos os módulos com o mesmo entusiasmo. Só não fiz uma coisa: não abri consulta para nenhuma avaliação de desempenho, ao longo do curso. Como estudante sempre me preocupava com as notas. Mais tarde percebi que é uma tremenda bobagem. O principal é o conhecimento adquirido. O que vem depois é consequência. Resisti e não abri o portal do aluno para consultas. Somente hoje, oficialmente, depois do certificado em mãos e ciente da importante etapa vencida é que tive a curiosidade de dar uma olhadinha nas notas. Ao ver, não deixei de por uma expressão de satisfação na face: 9,5. Mas, 9,5 não é 10. O que isso representa? Que por mais que conquistemos, que por melhor desempenho que tenhamos, nunca podemos nos "achar". O conhecimento é infinito e somos tão pequenos diante dele. Só nos igualamos quando, de nosso interior, brotar o entusiasmo de não parar. De seguir adiante, ciente de que, "enquanto vivos, temos a obrigação de melhorar hoje o que fomos ontem para justificar o ser do amanhã". É desse jeito, meus caros amigos! JYF

Reconhecimento transformador

Segunda-feira, 08 de julho de 2013.
"A educação dota o homem do conhecimento. A forma de aplicá-lo de maneira a que
todos se beneficiem dele é sim, plausível do reconhecimento transformador" JYF
Paulo Freire, sociólogo e pedagogo disse uma vez e concordo com ele: "Educação não muda o mundo. Educação muda as pessoas. As pessoas é que mudam o mundo". Grande Paulo Freire. Penso que só a educação não basta. Há muitos "doutores" intragáveis. PHDeuses focados no pragmatismo científico, incapazes de um gesto que congregue sentimentos. "A educação dota o homem do conhecimento. A forma de aplicá-lo de maneira a que todos se beneficiem dele é sim, plausível do reconhecimento transformador". Do contrário serão apenas degraus subidos de uma escada infinita. A justificativa do esforço da subida é quando se vislumbra o topo e se utiliza do conhecimento adquirido para atingi-lo. Aí sim, a educação gerará no ser sua capacidade divina de transformar para melhor o mundo que co-habita. JYF

O vexame da "espiadinha"

Segunda-feira, 08 de julho de 2013.
Edward Snowden trabalhava para empresa contratada
pela CIA, a Agência Central de Inteligência dos EUA
Como se isso fosse alguma novidade. Eles mesmos revelam isso nos filmes. Só que agora a ficção virou realidade. Expostos ao mundo, os EUA estão totalmente desmoralizados por não atenderem um dos preceitos básicos do Direito Internacional Público. Não respeitam os outros, agora serão chamados à responsabilidade. A foto ao lado é de Edward Snowden, chamado em várias reportagens de “espião” e “traidor" nos EUA. Ele trabalhava para uma empresa que prestava serviços à CIA e sua denúncia expôs a espionagem realizada sob pretexto de combate ao terrorismo. Na verdade a atitude é transgressora das regras do Direito Internacional Público. Entre os países espionados está o Brasil, que já toma providências em relação ao delicado assunto. Com que cara agora o presidente deles chegará para representar sua nação em um encontro com países vítimas da espionagem eletrônica. Como você trataria alguém pego no flagra espionando sua intimidade? É a mesma sensação. Que barbaridade! Que vexame!

Condições do tempo

Segunda-feira, 08 de julho de 2013.
Tempo volta a esfriar na região de Curitiba
(Foto Sergio Tavares Filho/G1)

Para variar o tempo deu uma virada. Ainda ontem, as temperaturas estavam agradáveis em Curitiba, mas uma frente fria chegou ao Estado e à região da capital. O Simepar publica em sua página que "A semana inicia com tempo instável no Paraná. A frente fria que chegou no domingo ao Estado, atingindo primeiramente as regiões sudoeste e sul, avança em direção aos demais setores no decorrer do dia. Pancadas de chuva ocorrem a qualquer momento, mas de forma bastante desorganizada (chuva isolada). No oeste/sudoeste as precipitações devem vir acompanhadas de descargas elétricas. Na RMC e litoral, céu encoberto com temperaturas que pouco variam durante a segunda-feira". Amanhã a tendência será de o tempo seguir nublado, com temperatura mínima de onze graus. A partir de quarta as nuvens diminuem, o sol aparece, porém as mínimas descem chegando a dez graus na sexta-feira. (Simepar)

Reconhecer o erro

Segunda-feira, 08 de julho de 2013.
O reconhecimento de que somos factíveis ao erro
é um grande passo para se errar menos
(JYF)
Penso que o reconhecimento de que somos factíveis ao erro é um grande passo para se errar menos. E mais: ao errar, reconhecer que errou. Isso não é só ser humilde. Esta postura demonstra evolução. Nos relacionamentos sociais topamos com muita gente que ao errar, esconde-se atrás de uma covarde negativa de autoria. Postura pequena que a levará mais cedo, ou mais tarde ao inevitável descrédito. Sim, pois pode-se enganar muitos por pouco, poucos por muito, mas não todos por todo o tempo. Reconhecer o erro é nos dar a chance de corrigi-lo e seguir adiante. Quem não o reconhece como seu, estagna. Pior, diminui. Sábio é aquele que busca a Deus, na aflição do erro, pede perdão, reconcerta-se e segue adiante, pois como disse o poeta Fernando Pessoa, "A vida é curta demais para ser pequena". Acrescento: "Quem pensa pequeno, vive pequeno". JYF

De medo do juiz, estagiário foge do fórum

Segunda-feira, 08 de julho de 2013.
Contam que, longe da Capital, realizava—se audiência criminal. O juiz interrogava ofensor de honra alheia. Fora da sala de audiência, estagiário apresentara—se, bem cedo, à escrivã. Devia cumprir uma das etapas de estágio universitário e, para isso, recomendara—lhe o professor de prática penal que assistisse o desenrolar de uma audiência criminal e a relatasse, depois, na escola, aos demais acadêmicos. Pela praxe, estava engravatado o estagiário; o pai emprestara—lhe a gravata. Identificou—se à auxiliar do juízo e contou—lhe a razão de sua visita ao fórum. Por ela, automaticamente, teve apontada a porta (fechada) da sala do juiz. Medroso (e não há como negar a existência de medo infundado que o foro (sempre solene) ocasiona naquele que o procura), perguntou o acadêmico à escrivã se podia entrar na sala; se a porta estava fechada, não perturbaria outrem? Não ficaria bravo o magistrado acaso a abrisse? Poderia entrar, desenvolvendo—se a audiência? Estimulado a dirigir—se ao local, a escrivã informou ao rapaz ser legal o juiz, um jovem ainda antigo professor que, por estimar os universitários, muito os estimulava a até abraçarem a magistratura, como futura profissão.
E o rapaz foi ...
O fato, cuja reconstituição interessava ao juiz, para realizar o princípio da verdade material, teria acontecido em reunião de clube de serviço. Dois companheiros odiavam—se de morte; ao discursar, um chamou o outro de f.d.p. O ofendido, porque humilhado publicamente, contratou advogado. Queixa foi oferecida e colhia—se o interrogatório do réu ...
Frente à frente, o juiz indagou do acusado se esteve na reunião, se discursou e se chamou o querelante de f.d.p. Ousado, afirmou (e reafirmou) a autoria e o magistrado passou a ditar a resposta para a escrevente. Alta era a voz do juiz, rouca e pausada:
— que, indagado se comparecera à reunião, se lá discursara e se chamara o querelante de (abre aspas) ...
Incrível, mas nesse exato momento, coincidentemente, o moço estagiário abre a porta e põe a cabeça para dentro da sala, e o juiz, sem o observar, continua o ditado ...
— ... f.d.p. (fecha) ...
Assustado, achando—se enganado pela escrivã, pé—ante—pé de início e correndo depois, deitando o cabelo, sem se despedir dela, o menino, com medo do juiz ... fugiu do fórum ...

domingo, 7 de julho de 2013

Estádios da Copa

Domingo, 07 de julho de 2013.
Estádio Nacional de Brasília: Na Copa um show de
público. No jogo Flamengo e Coritiba, nem tanto
(Foto Getty Images)
Constatei a média de público que foi a Fonte Nova (Salvador), Arena Recife e o Nacional de Brasilia, estádio que receberam jogos válidos pelo campeonato brasileiro neste final de semana. Nos três, com atrações de expressão para os torcedores das cidades (Corinthians, Flamengo, Botafogo e Fluminense) não tiveram o mesmo público dos jogos da Copa das Confederações. Não desejaria constatar, depois da Copa do Mundo do ano que vem, que nossa realidade econômica fique aquém da suntuosidade estabelecida pelo caderno da Fifa em alguns locais onde serão construídos novos estádios. Espero que não vivamos aqui a realidade do futebol sul africano, que depois da Copa não conseguiu mais justificar os investimentos realizados. A realidade do futebol brasileiro é outra, bem sei, mas comparativamente nossos problemas econômico-sociais são parecidos. Não faço especificamente uma referência aos estádios como a Arena da Baixada. Centros como Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Minas, Rio de Janeiro, Salvador, Recife têm público para os estádios e esses, sem dúvida incrementarão conforto e dividendos múltiplos aos seus campeonatos, bem como aos seus públicos e clubes. O que me preocupa são os centros onde a média de público de seus campeonatos não chega nem a metade da dotação dos estádios que serão construídos. A Arena Pantanal, por exemplo. E os estádios em Manaus e em Brasília? São milhões e milhões de reais a serem investidos sem garantia de retorno, similares aos estádios construídos em cidades sul-africanas sem nenhuma tradição para públicos que os justifiquem.  

* Recado do leitor: "Everton Consolin Os ingrssos aqui em recife, no jogo de hj estava de 18 a 50 reais... Entao, nao eh o preco... Ruim eh o local... Longe uns 35 km do centro... Mas o estadio eh lindo..."

Ego, nosso pior inimigo

Domingo, 07 de julho de 2013.
Lição para não ser seguida: Esnobou, perdeu. Li agora cedo na página de meu amigo Daniel Finardi e concordo com ele:

"Esse Anderson Silva só mostrou ao mundo o quanto um IDIOTA se faz palhaço quando se acha superior a algo.
Que sirva de lição pra qualquer profissão .
Vc se acha o bonzão?? Se cuide amigo"



São lições que a própria vida nos dá. Um dos melhores lutadores de todos os tempos. Quase perfeito. Imbatível? Não! Ninguém é. O menosprezo ao oponente é a pior das fraquezas. Golias, o gigante, não caiu para o franzino David? A autoestima é uma coisa, a prepotência é outra. Que fique a lição. Anderson Silva perdeu para o seu ego.


"A maior das forças é o respeito às nossas limitações, por maior que pareçamos ser!" JYF

Obedecer ou obedecer

Domingo, 07 de julho de 2013.
Logo abaixo coloco a notícia que li agora cedo no site da Banda B. Depois de lê-la pontuo uma recomendação feita à exaustão pelas autoridades de trânsito: "Atendimento às leis". A legislação é bem clara e foi feita para a proteção da vida. Para oferecer segurança não somente àqueles que estão conduzindo os veículos, mas a todos. Não dirigir sem habilitação, não dirigir alcoolizado, não exceder a velocidade, etc.. Parece que essas recomendações, tão básicas, são feitas para os outros, nunca para aqueles que ou morrem, ou acabam matando nas estradas, ruas e avenidas. Lei existe para ser respeitada. Não é brincadeira, não. É a tênue linha que separa a vida da morte em uma sociedade refém da desobediência legal.

Notícia lida no site da Banda B que motivou o comentário:
"Motorista sem habilitação bate contra caminhão e cinco morrem na região norte
Um grave acidente na PR-340, entre Santo Inácio e Ludianópolis, na região Norte do Paraná, matou cinco pessoas que estavam em um carro, por volta das 4h30 deste domingo (7). A informação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) é que o veículo em que as vítimas estavam bateu de frente contra um caminhão. Segundo a PRE, o motorista do carro tinha 33 anos e não possuía Carteira Nacional de Habitação (CNH). Ele invadiu a pista contrária e bateu contra o caminhão. Além dele, dois homens e duas mulheres morreram. As vítimas são de Ludianópolis e, segundo a PRE, voltavam de uma festa. O motorista do caminhão não teve ferimentos." (Banda B)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More