Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 16 de abril de 2016

Dilma não está só

Sábado, 16 de abril de 2016.
O jornal Gazeta do Povo atendeu à mente "criativa" de um de seus colaboradores e na edição deste sábado inovou. Pela primeira vez vejo uma capa sem nada escrito, a não ser a identificação da empresa. Achei até que fosse um erro de impressão, mas olhei atentamente e vi que tinha uma foto. Era a presidente Dilma Roussef, só e cabisbaixa.
Opinião
O ser "criativo" e seu patrão e/ou diretor, sei lá, se enganaram ou cinicamente tentam passar aos seus leitores, um fato absolutamente irreal. Dilma não está sozinha, nem cabisbaixa. Basta acompanhar as manifestações em todo o país. Não aquelas valorizadas pela Rede golpista de televisão e alguns jornais da mesma linha, mas aquelas reveladas nas redes sociais e canais independentes. Eu por exemplo, me coloco ao lado da presidente nesta infeliz capa da Gazeta e com certeza não encontraria uma Dilma cabisbaixa. Não é da natureza dela baixar a cabeça para quem não respeita às leis, para quem não respeita a democracia, para quem pousa cinicamente de salvador da pátria, mas se trata, na verdade, de um déspota mal intencionado a procura de benesses para si e seus asseclas.
Sim, Dilma junto a você naquela foto estão milhões de brasileiros que acreditam na democracia e dizem não a um golpe sórdido e ilegítimo. JoYa

Impeachment, pró e contra e a reação nas ruas

Sábado, 16 de abril de 2016.
Interessante: Repórter da Folha de São Paulo veste a camisetas pró e contra o impeachment e testa tolerância política nas ruas da capital paulista. Segundo o repórter, as reações não foram tão acaloradas quanto nas redes sociais. JoYa
A Folha foi para as ruas dois dias antes da votação do processo de impeachment pelo plenário da Câmara para saber como anda a tolerância política em alguns pontos da cidade.
WWW1.FOLHA.UOL.COM.BR

Dilma fala à Nação

Sábado, 16 de abril de 2016.
Este pronunciamento da presidente Dilma Rousseff seria feito a todo o país nesta sexta, dia 15, em cadeia de rádio e televisão. Devido às manobras dos golpistas ( a Justiça Federal havia recebido um pedido do partido Solidariedade para impedir sua exibição), o Planalto decidiu, então, exibi-lo nas redes sociais. Percebam a gravidade da situação, uma presidente da República ser impedida de falar à nação. Qual o receio de seus adversários?
Prestem atenção a fala dela, pois descreve com precisão o que acontece neste momento e o que virá a ocorrer caso as manobras golpistas logrem êxito. Não é possível que mentes inteligentes não entendam isso e pior, se deixem levar pela lamentável cultura de que os fins justificam os meios. Esclareço aqui que não sou político, não sou filiado ao partido dos trabalhadores e não tenho expectativa de me beneficiar com sua permanência no poder mais do que o benefício que a legalidade e a legitimidade de uma eleição democrática podem proporcionar a mim e a todos os cidadãos desde país. JoYa
“O Brasil vive momentos que serão decisivos para o nosso futuro. O que está em jogo na votação do impeachment não é apenas o meu mandato. O que está em jogo ...
YOUTUBE.COM

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Assino embaixo

Sexta-feira, 15 de abril de 2016.
Aos brasileiros favoráveis e contrários ao impedimento de nossa presidente. O autor desta declaração é Rafael Vernet, pianista. arranjador e produtor musical. Assino embaixo. JoYa
















* Rafael Vernet é pianista. arranjador e produtor musical. Nasceu no Rio Grande do Sul e atualmente mora no Rio de Janeiro. 

Pela classe dos mais humildes

Sexta-feira, 15 de abril de 2016.
Se você se diz Cristão reflita sobre o que li no Facebook hoje:

"Sinceramente não acredito que qualquer pessoa que professe Jesus Cristo como Salvador possa ser cúmplice do maior atentado da história do nosso país contra os direitos de uma classe a qual Jesus pertenceu" Elias Cordeiro.

Após ler o conteúdo do pensamento de Elias Cordeiro, um amigo no Facebook perguntou a que classe ele se referia. 
Minha interpretação do texto diz que é a classe dos mais pobres, dos mais humildes, daqueles que precisam das políticas públicas em busca do equilíbrio e da justiça sociais. De pessoas que precisam do Bolsa Família para não passar fome. Dos que precisam do Minha Casa Minha Vida para realizar o sonho de sua casa própria. Dos que precisam de um Sistema de Cotas ou de um ProUni para ingressar em uma faculdade. Dos que precisam de um Mais Médicos para receberem a presença desses profissionais em lugares de difícil acesso no interior do país. Dos que precisam de um Brasil Sorridente para ter à disposição um programa efetivo de saúde bucal. Dos que precisam também de um Luz para Todos para serem incluídos nos benefícios da energia elétrica em suas residências, nos mais longínquos lugares deste gigantesco país. Dos que precisam de um Pronaf para estimular a que agricultores familiares tenham sua atividade incrementada e possam manter no campo seus filhos e tantos outros.
Decididamente não apoio a política neo-liberal representada em nosso país entre outros pelo PSDB. Basta ver os exemplos dos Estados de São Paulo e Paraná. O desmonte do Estado (empresas públicas e serviços públicos) e o apoio à iniciativa privada em serviços até então subsidiados pelas empresas públicas e/ou de encomia mistas. Enquanto estas últimas priorizam o serviço ao cidadão, principalmente os de baixa renda, as empresas privadas estão voltadas para o lucro, prêmio maior do regime capitalista.
Entendo isso quando pontuo a necessidade de um governo voltado ao atendimento da população em geral, mas com um viés social por inspiração e norte. Não importa o partido, mas o compromisso com o social é fator determinante para que possamos ter a esperança de uma sociedade mais segura, equilibrada e justa.
Minha noção de interpretação de texto me leva a crer que o Elias Cordeiro quis dizer isto quando se referiu à classe que Jesus pertenceu e pela qual deu a vida no madeiro da cruz.
Cristo não estava necessariamente preocupado com as coisas deste mundo (Dai a Cesar o que é de Cesar e ao meu Pai o que Lhe pertence), porém lembrava às pessoas a importância do amor, da solidariedade, do cuidado com os mais simples e humildes. O ser humano não é perfeito. Em quaisquer atividades que venha a por a mão está sujeito ao deslumbre das coisas deste mundo e, portanto, aos tropeços que cedo ou tarde são revelados. Mas, o que importa é a essência de uma doutrina que existe para sempre lembrá-lo que a confiança deve ser dada ao Senhor (conteúdo de Sua Palavra) e não ao ser corruptível.

A reflexão é válida a partir do princípio de que toda ação legítima deve ter a Lei de Deus a norteá-la em primeiro lugar. A partir deste alicerce as demais deverão ser consagradas. JoYa

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Em defesa da democracia

Quinta-feira, 14 de abril de 2016.
“Não sou filiado ao PT, apenas me coloco contra as manobras escusas que
tentam retirar do poder uma presidente eleita legitimamente pelo voto
popular e que recebeu nas últimas eleições quase 4 milhões de votos a
mais que seu opositor” JoYa
Está muito estranho este clima no Brasil. Basta eu publicar minha opinião contrária ao impeachment da presidente Dilma para ser "acusado" e "xingado"por amigos de longa data e alguns aqui do Face mesmo, de mal informado, tendencioso, cego, mentiroso, canalha, fdp, sem vergonha, etc. Isto dos amigos. Imagine só daqueles que não me conhecem pessoalmente. O ódio cega. Jamais construiremos um país verdadeiramente livre com ódio e aversão ao contraditório. Respeito, equilíbrio e conhecimento formam o tripé do bom senso para qualquer discussão e/ou debate de idéias. Não sou do PT, apenas me coloco contra as manobras escusas que tentam retirar do poder uma presidente eleita legitimamente pelo voto popular e que recebeu nas últimas eleições quase 4 milhões de votos a mais que seu opositor. Há que se respeitar a vontade das urnas e não daqueles que odeiam simplesmente o PT e a presidente, apenas por pertencer ao partido dos trabalhadores. É contra isto que me posiciono, pois acima de tudo defendo a democracia. JoYa

Nossas escolhas

Quinta-feira, 14 de abril de 2016.
O conhecimento gera responsabilidade. O arrependimento gera o perdão. Persistir no erro após o conhecimento e o arrependimento gera pecado diante da doutrina determinada por Deus, escrita pelos profetas e testemunhada por Jesus Cristo. Não nos cabe atirar pedras em quem quer que seja, pois o telhado de todos é de vidro. Cabe-nos orar (pelos outros e por nós mesmos), conhecer, testemunhar e se arrepender uma única vez da ação condenável. Afastar-se das tentações do mundo da carne, da cobiça, do apego, da inveja, do ciúme e fundamentalmente da vaidade, a mais pesada das cruzes que carregamos. O conhecer gera responsabilidade e a ação gera condenação ou libertação. A capacidade de escolher entre um e outro nos foi dada. Portanto, só depende de nós. De cada um por si, pois não nos cabe julgar, absolver, muito menos condenar quem quer que seja. Religião não salva. No máximo mostra os caminhos. A decisão de seguir pelo caminho certo ou pelo caminho errado é individual, como o é a consequência de nossas escolhas. JoYa

Visão holística da crise brasileira

Quinta-feira, 14 de abril de 2016.
O texto que posto logo abaixo mostra como o diretor de um centro de pesquisa econômica e política da capital norte-americana e presidente de uma entidade de relações internacionais especializada em análise dos países latino-americanos vê a crise política brasileira que pode levar ao Impeachment da presidente da República. Vale conhecer a visão de um especialista sem as paixões partidárias e/ou ideológicas.

MARK WEISBROT – Diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política
de Washington e presidente da Just Foreign Policy, organização dos EUA
especializada em política externa
"Tenta-se no Brasil um golpe que ameaça a democracia. Não há evidências que vinculem Dilma a qualquer esquema de corrupção. Em vez disso, é acusada de manipular contas públicas, algo que presidentes anteriores já haviam feito. Para traçar analogia com os Estados Unidos, quando os republicanos se negaram a elevar o teto da dívida, em 2013, Obama recorreu a truques de contabilidade para adiar o limite. Ninguém se incomodou.
A campanha do impeachment, que o governo descreve corretamente como golpe, é um esforço da elite brasileira tradicional para obter, por outros meios, aquilo que não consegue conquistar nas urnas desde 1998.
O ex-presidente Lula é acusado de receber dinheiro de empresas para proferir palestras e reformar um imóvel. Não há nenhuma prova de vínculo com corrupção.
O juiz Sergio Moro lidera uma campanha de difamação de Lula. Teve que pedir desculpas ao Supremo por ter divulgado grampos telefônicos de conversas de Lula com Dilma, com seu advogado e até entre a mulher de Lula e os filhos.
O principal obstáculo à recuperação da economia brasileira é o poder dos grandes bancos. O país paga juros de quase 7% de seu PIB sobre a dívida pública, mais que a Grécia no auge de sua crise. Mas não há risco de moratória. Seus juros de verdadeira usura são resultado do poder político dos bancos, que desfrutam "spread" recorde de 34% entre as taxas de empréstimos contraídos e concedidos. A simples redução dos juros sobre a dívida para o nível de alguns anos atrás criaria condições para um estímulo importante.
Seria lamentável se o Brasil perdesse boa parte de sua soberania nacional, além de sua democracia, com esse golpe sórdido. 
(Texto publicado hoje na FSP)

Mandado de segurança da AGU pede ao STF que anule processo de impeachment em curso na Câmara

Quinta-feira, 13 de abril de 2016.
Para José Eduardo Cardozo, da AGU, o que ocorre hoje na
Câmara é uma questão para ser analisada sobre o aspecto
jurídico e não político
A Advocacia-Geral da União entrou nesta quinta-feira com mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal onde solicita a anulação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, diz no pedido que o processo "tem vícios que impedem a continuidade dele". Cardozo falou a respeito, em Brasíliae, segundo o entendimento dele, o que acontece neste cenário é uma questão jurídica e não política. JoYa

O jogo do faz de contas

Quinta-feira, 14 de abril de 2016.
Os "milhõies" de motivos e razões correm à solto em Brasilia
A única maneira eficaz de combater a corrupção é a exemplar punição àqueles que a praticam. Enquanto esta regra básica não for cumprida, o Brasil ficará à mercê de um jogo de faz de contas. O que ocorre hoje no Brasil é um exemplo triste desta realidade. Um presidente da Câmara acusado de corrupção e com o controle sobre um grande grupo de corruptos se utiliza do discurso de combate a este mal para iludir a sociedade e, assim, executar seus interesses sempre corrompidos. JoYa


O contraponto

Quinta-feira, 14 de abril de 2016.
Domingo será um dia em que as máscaras cairão. Não são todos, mas arrisco dizer que a maioria pensa mais com o bolso do que com a razão. Foi assim com o Collor. Lembro de um deputado paranaense que organizou um jantar de desagravo em favor do presidente, na sexta-feira e no domingo, em nome da família, dos eleitores e de sua "consciência" votou pelo impeachment. Não se elegeu mais a cargo algum que disputou a partir de então. O que falta a estes políticos é coerência. A ausência desta é uma verdadeira tragédia nacional, pois os interesses de quem os elege é o mais leve peso da balança de suas prioridades. Domingo, sem a menor dúvida saberemos quem é quem neste triste momento da jovem e desrespeitada democracia brasileira. JoYa

O ex-presidente Lula matou a cobra e mostrou lista com assinaturas de 186 deputados contra o impeachment de Dilma. O documento foi protocolado na Câmara pel
ESMAELMORAIS.COM.BR

terça-feira, 12 de abril de 2016

Tiro no pé?

Terça-feira, 12 de abril de 2016.
Paulo Autuori, treinador do Clube Atlético Paranaense
O treinador Paulo Autuori, do Atlético disse que Walter deu um tiro no pé ao sair do banco para o vestiário antes do fim do jogo com o Londrina, domingo. Este episódio me fez lembrar da época que era proprietário de uma empresa de lanches no Catuaí 
Walter, meio campista do Clube Atlético Paranaense
Shopping, em Londrina. Um de meus melhores funcionários havia faltado ao trabalho na sexta-feira, sem explicação. O gerente todo cheio de autoridade o suspendeu por dois dias, sem me consultar. Os dias de maior movimento eram sábado e domingo e o rapaz suspenso fez uma tremenda falta. Quem foi punido, o rapaz ou a empresa? O exemplo serve para este caso do Walter, na minha opinião, de longe o melhor jogador do Atlético. Deixar o Walter no banco e não aproveitá-lo no jogo contra o Brasil de Pelotas vai punir mais o Clube do que o atleta em si. Há outras medidas administrativas que não seja esta, pois com certeza tiro no pé mesmo quem dá agora é o treinador, pois abre mão de um atleta que mesmo não marcando gols faz toda a diferença dentro de campo. JoYa

Haja paciência

Terça-feira, 12 de abril de 2016.
"Uma mente que só vê um lado das coisas é similar a de uma
mente vazia, pois está sujeita a tomar decisões precipitadas e
geralmente comprometidas pela visão limitada da realidade"

JoYa
Aí você diz para uma pessoa que gosta de combinar azul claro com branco para realçar a cor escolhida e ela chama você de argentino enrustido. O que tem uma coisa a ver com a outra? Não é por que aprecio uma salada mista reforçada com cogumelo shitake que necessariamente sou vegetariano. O pior é o tempo perdido quando tento explicar, educadamente, que focinho de porco não é tomada. Haja paciência! JoYa

Não é uma questão de preferência

Terça-feira, 12 de abril de 2016.
Geralmente ao lado de um morador de rua há um cão amigo que
com certeza o esquenta nas noites frias e dá a vida por seu dono
É inadmissível o posicionamento equivocado de quem não gosta de animais acusar quem gosta de dar preferência a eles e deixar o ser humano em segundo plano. Já fui acusado disso por meus próprios familiares. Isso é inacreditável, inaceitável. Preocupo-me com os animais na exata dimensão da compreensão de que são seres indefesos e incapazes diante da crueldade de alguns humanos. Felizmente não todos. Aqui não é uma questão de hipocrisia, muito menos de preferência. É uma questão de amor. De me situar diante do mais fraco. Caso tivesse um pedaço de pão e diante de mim um humano e um animal famintos alimentaria os dois com o mesmo carinho e se precisasse faria o mesmo com o alimento do meu próprio prato. O amor é o mais poderoso alimento que energiza o espírito o suficiente para que possamos superar os desafios mais difíceis da vida. JoYa

Semifinais do Paranaense já têm datas definidas

Terça-feira, 12 de abril de 2016.
A Federação Paranaense de Futebol divulgou nesta terça-feira que o clássico entre Atlético-PR x Paraná, válido pela semifinal do Campeonato Paranaense, será disputado às 16h20 (horário de Brasília) de sábado, na Arena da Baixada. Já o jogo entre o PSTC contra o Coritiba, na outra semifinal, ocorrerá do dia seguinte, domingo, às 16h, no Estádio Ubirajara Medeiros, na cidade de Cornélio Procópio.
Jogos de volta
Os jogos de volta serão no fim de semana seguinte. No sábado, dia 23, o Coritiba recebe no Couto Pereira o PSTC, às 16h. Já no domingo, dia 24, também às 16h, será a vez do Paraná receber o Atlético-PR, na Vila Capanema.
Final
Os classificados fazem a final nos dias 1° e 8 de maio. Paraná Clube e Coritiba decidem em casa nas semifinais por terem melhores campanhas na classificação geral do Campeonato Paranaense. JoYa

segunda-feira, 11 de abril de 2016

O casamento de meus pais

Segunda-feira, 11 de abril de 2016.
Casamento de Lia Andrade de Sousa e Jorge Yared - Lages - SC - 09 de fevereiro de 1952
No dia 9 de fevereiro de 1952, na cidade serrana de Lages, Santa Catarina, meus pais se casavam numa cerimônia celebrada pelo Bispo Dom Daniel Hostin. Resgatei esta foto dos arquivos da família Sousa para mostrar a beleza de minha mãe. Parecia atriz de cinema. Bom gosto de meu pai que quando a viu, foi paixão à primeira vista. Uma linda história de amor que durou até o dia 16 de agosto de 2001, quando visitavam Lages. Foi o dia em que meu pai faleceu devido a um enfarto fulminante. Mas, ouso dizer que o amor persiste, pois até hoje o assunto que mais encanta minha mãe é quando lembra de fatos desta linda história. Hoje com 86 anos, Dona Lia nutre o mesmo carinho, respeito e amor pelo Jorge aí da foto, então com 24 anos. Ao lado esquerdo de quem olha, meus avós árabes Salpha Savoya e Salomão Yared. No direito, meus avós portugueses Gelsa Andrade e Mário Sousa. Deste casamento nasceram seis filhos. Fui o primeiro e nasci ainda em Lages. Os outros cinco, Mário José, Yasmine, Gilmar, Milton e Marília nasceram na Maternidade de União da Vitória e registrados no cartório de nascimento de Porto União. É muito importante para qualquer pessoa ter orgulho de sua família e de seus familiares. São nossas raízes, nossa referência para toda uma vida. Felizes daqueles que assim como eu têm parentes para lembrar e admirar. Viva a Família! JoYa


Fé pública no lixo

Segunda-feira, 11 de abril de 2016.
Policial atira duas vezes e mata cadela que alimentava oito filhotes, em Curitiba
Repercute a desastrada abordagem policial, quando um PM atira e mata uma cadela de moradores de rua, em Curitiba. Em nota, o comando da PM diz que atitude do policial foi "censurável" e que será aberta uma sindicância para apurar o fato. A nota justifica que o policial foi atacado pela cadela, o que motivou os tiros.
OPINIÃO
Nada mais lamentável do que este tipo de posicionamento da PM sobre o ato criminoso que indignou não só a população curitibana, mas a brasileira pela sua exposição na mídia.
Trata-se de um crime contra a vida de um ser indefeso.
Dar dois tiros em uma cadela (foto) é ato covarde e criminoso. Lido com cachorros todos os dias. Havia ali não somente o dono dela, mas oito filhotes a quem ela por instinto iria defender contra todo ato hostil.
Tenho um diploma aqui em casa de "Amigo da Polícia Militar" que me foi outorgado após uma série de palestras que fiz a oficiais da corporação, no alto comando da PM. Sempre olhei os policiais com respeito, afinal proteger e servir a população é uma nobre missão. Hoje, confesso me sinto chocado com o seu comando que chega até o Palácio de Governo. As agressões despropositadas em professores, as avaliações diferenciadas de presença nas passeatas pró e contra o impeachment da presidente, as duas mortes de sem-terras, semana passada e agora esta ação de insensata violência contra a cadela de um morador de rua, que inclusive amamentava oito filhotes têm desconstruído a admiração que sentia pela nossa PM. Sei que a grande maioria é de gente do bem. Sei que há um código de obediência hierárquica peculiar a toda a corporação militar. Sei que há milhares de policiais que amam e respeitam os animais. Então fica aqui o apelo, não só a estes, mas também a todas as esposas de oficiais da corporação. Tratem este caso do "crime" contra a cadela do morador de rua com mais respeito à sociedade e à própria lei que protege os animais da pratica insana da violência humana contra eles. É por este tipo de situação que decidi pela candidatura à vereança em Curitiba, nas próximas eleições. Chega de ficar de braços cruzados, olhos fechados e boca calada diante desta lamentável situação vivida pelos animais em nosso dia a dia. Não importa quem seja. Praticou violência contra os animais vai ter que responder criminalmente pelo ato. O caso deste policial tem de ser exemplar. Caso a Corporação mantenha este tipo de posicionamento considerando apenas "censurável" a pratica de um crime contra um ser indefeso joga definitivamente no lixo a tão importante fé pública que moralmente sustenta e dá legitimidade a ação da autoridade policial perante a sociedade a quem, por obrigação tem de servir e proteger. JoYa


domingo, 10 de abril de 2016

O amor a Pátria

Domingo, 10 de abril de 2016.
"O coração de um verdadeiro patriota bate por seus concidadãos na
mesma dimensão e proporção que bate por aqueles do seio de sua
família, pois entende que a Pátria é a Grande Família"
JoYa
O amor a Pátria deve nortear a ação de todo cidadão. Mas, será que este cidadão sabe o que seja Pátria? Aprende-se na escola que Pátria é o idioma, os costumes, o território, a bandeira, o ordenamento jurídico que regula as relações sociais nos princípios do direito, a história, o povo, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados. Pátria é a Grande Família. O amor à Pátria deve ser forjado no coração de todo cidadão, assim como o é o sentimento que as pessoas nutrem umas pelas outras, no seio de sua família de origem. E o amor à Pátria precisa do respeito e da gentileza para se sustentar. Onde falta respeito, onde não há gentileza, onde não há amor patriótico não há como conquistar a paz almejada para a ordem e o progresso de um povo, de uma nação. JoYa

A evolução do ser

Domingo, 10 de abril de 2016.
"A vida nos ensina que a dimensão da evolução do ser vai depender do
exercício de todas as suas faculdades, especialmente da atenção que
precisa e deve dar a estas prerrogativas"
JoYa
Não há com refutar: todos têm a capacidade natural de evoluir, segundo o tempo de vida de cada um. É muito simples perceber isto. Basta lembrar de como éramos quando crianças (absolutamente dependentes), até onde nossa memória alcança e notar como mudamos desde então. A vida nos ensina. Agora, a dimensão da evolução do ser vai depender do exercício de todas as suas faculdades e, especialmente da atenção que precisa e deve dar a estas prerrogativas. As opiniões podem até ser mudadas, assim como as folhas das árvores mudam naturalmente a cada temporada. Mas, assim como estas mesmas árvores, as pessoas não devem voltar às costas às suas raízes e muito menos permitir que seus princípios sejam contaminados. A sua evolução vai depender essencialmente disto. JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More