segunda-feira, 11 de abril de 2016

Fé pública no lixo

Segunda-feira, 11 de abril de 2016.
Policial atira duas vezes e mata cadela que alimentava oito filhotes, em Curitiba
Repercute a desastrada abordagem policial, quando um PM atira e mata uma cadela de moradores de rua, em Curitiba. Em nota, o comando da PM diz que atitude do policial foi "censurável" e que será aberta uma sindicância para apurar o fato. A nota justifica que o policial foi atacado pela cadela, o que motivou os tiros.
OPINIÃO
Nada mais lamentável do que este tipo de posicionamento da PM sobre o ato criminoso que indignou não só a população curitibana, mas a brasileira pela sua exposição na mídia.
Trata-se de um crime contra a vida de um ser indefeso.
Dar dois tiros em uma cadela (foto) é ato covarde e criminoso. Lido com cachorros todos os dias. Havia ali não somente o dono dela, mas oito filhotes a quem ela por instinto iria defender contra todo ato hostil.
Tenho um diploma aqui em casa de "Amigo da Polícia Militar" que me foi outorgado após uma série de palestras que fiz a oficiais da corporação, no alto comando da PM. Sempre olhei os policiais com respeito, afinal proteger e servir a população é uma nobre missão. Hoje, confesso me sinto chocado com o seu comando que chega até o Palácio de Governo. As agressões despropositadas em professores, as avaliações diferenciadas de presença nas passeatas pró e contra o impeachment da presidente, as duas mortes de sem-terras, semana passada e agora esta ação de insensata violência contra a cadela de um morador de rua, que inclusive amamentava oito filhotes têm desconstruído a admiração que sentia pela nossa PM. Sei que a grande maioria é de gente do bem. Sei que há um código de obediência hierárquica peculiar a toda a corporação militar. Sei que há milhares de policiais que amam e respeitam os animais. Então fica aqui o apelo, não só a estes, mas também a todas as esposas de oficiais da corporação. Tratem este caso do "crime" contra a cadela do morador de rua com mais respeito à sociedade e à própria lei que protege os animais da pratica insana da violência humana contra eles. É por este tipo de situação que decidi pela candidatura à vereança em Curitiba, nas próximas eleições. Chega de ficar de braços cruzados, olhos fechados e boca calada diante desta lamentável situação vivida pelos animais em nosso dia a dia. Não importa quem seja. Praticou violência contra os animais vai ter que responder criminalmente pelo ato. O caso deste policial tem de ser exemplar. Caso a Corporação mantenha este tipo de posicionamento considerando apenas "censurável" a pratica de um crime contra um ser indefeso joga definitivamente no lixo a tão importante fé pública que moralmente sustenta e dá legitimidade a ação da autoridade policial perante a sociedade a quem, por obrigação tem de servir e proteger. JoYa


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More