Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 28 de abril de 2012

Casamento ou acasalamento?


Sábado, 28 de abril de 2012.
Casamento religioso é valorizado pela fé. É um compromisso pessoal.
Quanto mais entrega, mais forte é esse compromisso
Hoje entendo melhor a razão de ser dos casamentos civis e religiosos. Sempre achei mais emocionante e envolvente o casamento religioso. A cerimônia é muito bonita. O civil, embora também o seja para os noivos, nada mais é do que uma regulação jurídica da união. Necessária para o convívio em sociedade. Daí entendê-lo como um compromisso social, uma satisfação que os noivos dão à família, aos amigos, à sociedade. Já o casamento religioso é valorizado em primeiro lugar pela fé. Depois vem como conseqüência o sentimento de amor, carinho, consideração, respeito e compromisso dos noivos entre si. É um compromisso pessoal. Quanto mais entrega, mais forte é esse compromisso. Quando falamos em religião pensamos imediatamente em Deus. E Deus é a essência do amor, da luz, da energia que aquece e protege conforme a fé de cada um. Daí o casamento religioso ser tão especial.
Agora faço algumas indagações baseadas em fatos reais que sempre existiram, mas que vêm crescendo de uma maneira até preocupante ao longo dos anos: porque esse índice tão grande de separações, encerrando aqueles dois compromissos a que me referi anteriormente? O que faz com que duas pessoas outrora tão comprometidas com a relação procurem advogados para formalizar no cartório a separação civil?  E como fica a separação religiosa, aquele compromisso firmado diante de Deus e da própria essência do amor? Que sentimento é esse que em vez de crescer (quando é verdadeiro) sucumbe, muitas vezes por questões fúteis (financeiras px)? Que confusão de sentimentos é esse?
A estrutura da família se baseia no amor do casal que a gera. Essa estrutura se estende à própria sociedade que é a grande família. Desestruturada a primeira, os reflexos negativos são pontuais na segunda. Pessoas problemáticas geram relações problemáticas em todos os níveis. Muitas vezes tentamos entender o crescente índice de violência e buscar soluções para ele. Podem acreditar qualquer solução que se queira dar à violência social passa pela responsabilidade que as pessoas devem ter com os seus compromissos. Se essa responsabilidade não for levada mais a sério, dificilmente teremos uma sociedade justa e equilibrada, pois são as pessoas que a compõe. Pessoas que precisam rever seus valores e dar mais importância aos compromissos firmados tanto sociais quanto pessoal. O casamento é um deles. Com certeza, o mais importante, pois é dele que se originam as pessoas. Casamento sem compromisso é acasalamento, isto é, uma relação construída em alicerces falsos que tende mais cedo ou mais tarde a sucumbir.
Reflitam sobre isso, meus amigos!

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Formação superior do policial militar. Pergunta e reposta


Sexta-feira, 27 de abril de 2012.
Sem oferecer democraticamente ensino superior à toda a  população,
não há também como se exigir formação superior para início de
carreira em um serviço público (Foto Arquivo/PM-Pr)
Pergunta: Boa noite, amigo Yared! Você formado em direito e jornalista, o que achou das declarações do Sr Beto Richa na Gazeta do Povo sobre o PM ingressar na carreira com curso superior? Nós PMs lamentamos a declaração e você? Um grande abraço, José Almeida.
Resposta: O curso de formação superior é bom para todos, inclusive policiais. Aliar conhecimento prático ao teórico em nível superior é salutar para todo profissional. Penso que nossa polícia assim como toda a categoria merecia sim esta oportunidade de se formar em curso superior. O conhecimento facilita a vida, abre as portas para o mundo das idéias, aprofunda o pensamento humano para as questões do dia a dia, principalmente na dos relacionamentos sociais. O que não pode é exigir sem dar condições. E essas condições são mais amplas do que se possa imaginar. Não é só grana não. Vem desde o ensino básico, fundamental até se chegar a uma condição de acesso ao ensino superior. Sem oferecer democraticamente ensino superior à toda a  população, não há também como se exigir formação superior para início de carreira em um serviço público. Primeiro soluciona uma coisa para depois exigir outra. Mas, pode acreditar José Almeida: o ensino superior é tudo de bom para quem quer que seja. O conhecimento em si nos abre portas que jamais imaginaríamos existir. Mas isto deve ser um direito do cidadão e não somente uma obrigação. Quem obriga deve oferecer condições para se cumprir uma ordem e essas condições, infelizmente o governo não tem disponibilizado como deveria. Portanto...

Paz, só com justiça social


Sexta-feira, 27 de abril de 2012.
Como se esperar paz social se viramos às costas a esta realidade
Manifesto-me como um cidadão de 58 anos e com a experiência de vida que me possibilita dar uma opinião não como especialista, mas baseada no bom senso que a questão merece. “Dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. Essa máxima pode ser adaptada: “Dize-me com quem e como estás e poderei prever em quem se transformarás”. O sistema penitenciário brasileiro não é tão diferente da maioria dos países. É um desafio permanente administrar a superlotação das cadeias, bem como da grande maioria das penitenciárias. A recuperação de um apenado fica mais difícil quando há uma mistura de presos com diferentes níveis de periculosidade. E quando nem condenado a pessoa foi, então sem se fale. Isso ocorre nas cadeias. Visitei uma vez só uma cadeia. Fiquei chocado com as condições das pessoas que lá se encontravam. A maioria aguardando julgamento. Outras já julgadas, esperando a condução para uma casa prisional. A diferença é exatamente a perspectiva. Essa noção só tem quem perde a liberdade. Enquanto o que aguarda julgamento ainda conserva a esperança de vir a ser libertado, o outro, sabedor de sua condenação e do que o aguarda pela frente não tem nada mais a perder. Essa diferença pode ser fatal e perversa para quem convive dentro das prisões e até nas penitenciárias. É um problema de difícil solução. Confesso que ao fazer uma análise do problema, sinto-me com a maioria: incapaz de apresentar uma solução. É trabalho de especialistas e de gente comprometida em resolver esse tipo de situação, realidade em todo o país. Quem lida com a questão da segurança pública sabe que o problema é crônico, pois entra mais gente do que sai do sistema. É preciso primeiro equilibrar essa balança, para depois diminuí-la. E a única luz no final deste túnel é a "justiça social". O equilíbrio da vida em sociedade. Enquanto poucos possuírem muito e muitos, tão pouco o gatilho da violência permanecerá acionado, superlotando cadeias e inviabilizando a recuperação dos detentos, já nas penitenciárias. A sociedade como um todo precisa sim se penitenciar (origem do termo no direito canônico), pois jamais encontrará paz se não houver justiça social. Não adianta ter mais policia e armamentos de combate. O remédio será insuficiente para a cura. As ações devem ser em primeiro lugar pró-ativas. As reativas são necessárias apenas para viabilizar a vida em sociedade, mas jamais para solucionar o problema. A mistura de presos condenados com os que aguardam julgamento, por exemplo, mostra o descaso com a questão relatada. O despreparo do sistema e sua falta de estrutura endêmica me fazem crer que um longo caminho precisa ser percorrido para atingirmos o ideal de uma sociedade acima de tudo justa e equilibrada. A questão é séria e precisa, sim, como agora ser lembrada e discutida. É o primeiro de muitos passos a serem dados para chegarmos a ter esperança de se atingir o objetivo maior que é a paz social.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Identificada impressão digital de assassino de jornalista


Quarta-feira, 25 de abril de 2012.
A polícia aguarda o laudo da perícia para identificar as impressões digitais retiradas do pente da arma que o assassino do jornalista Décio Sá deixou cair na Avenida Litorânea, quando fugiu, depois de executá-lo, na última segunda-feira (23), em São Luís. O pente da arma que teria sido utilizada no crime passa por uma análise química para oferecer um resultado ainda mais preciso. A partir disso, os policiais que investigam o assassinato irão consultar um banco de dados nacional de criminosos para identificar o atirador de Décio Sá.
Mais detalhes sobre investigações
Como parte das investigações, a polícia também analisa as imagens de circuito interno de casas e estabelecimentos comerciais da área por onde o assassino teria passado no dia do crime. Três promotores de Justiça de São Luís, que integram o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), foi designado nesta terça-feira (24) para acompanhar as investigações do caso.
Sobre o crime
O jornalista Décio Sá foi morto com seis tiros, na noite de segunda-feira (23), dentro de um bar na Avenida Litorânea, em São Luís. Ele tinha 42 anos e há 17 trabalhava na editoria de política do jornal "O Estado do Maranhão", do Sistema Mirante de Comunicação. Ele era autor de um dos blogs mais acessados do Maranhão. O jornalista deixa uma filha de 8 anos e a mulher grávida de dois meses. (G1)

Leia nesta quinta, na Tribuna do Paraná


Quarta-feira, 25 de abril de 2012.
Problemas com fibra ótica deixam o Paraná sem comunicação

Playboy que vivia no centro preso por ter participado de vários furtos e roubos

Encontrado corpo de menina de dez anos, morta junto com a mãe numa chácara da região metropolitana de Curitiba

Sede da Federação Paranaense de Futebol vai a leilão outra vez

Chocante e cruel: encontrado também corpo de menina desaparecida em Bocaíuva do Sul, RMC


Quarta-feira, 25 de abril de 2012.
É difícil de acreditar que possa existir um ser humano capaz de tanta covardia e atrocidade. O que faz uma pessoa matar uma jovem indefesa e depois uma criança, um anjinho? É uma questão de honra: a polícia precisa chegar à identidade deste monstro e tirá-lo de circulação. Imaginem um leão escapando de uma jaula. Pois bem, esse indivíduo solto é muito pior.
A notícia
Ontem foi achada a mãe. Hoje infelizmente a criança também, sem vida (Foto Arquivo)
Policiais civis do Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride) e da Delegacia de Bocaíuva do Sul, com o apoio de homens do Corpo de Bombeiros, localizaram nesta quarta-feira (25) o corpo da menina Karina Colimo, de 10 anos. Ela e a madrasta, Lucineia Luiza de Almeida, de 27 anos, estavam desaparecidas desde o último dia 19, quando foram vistas pela última vez na chácara onde moravam com o pai da menina, em Bocaíuva do Sul. O corpo de Lucineia já havia sido encontrado na segunda-feira (23), em um matagal, na zona rural do município. O cadáver da menina foi encontrado por volta das 13h desta quarta-feira, nas proximidades de onde o assassino deixou o primeiro corpo. Os trabalhos da Polícia Civil se concentram agora na identificação e localização do suspeito de cometer os homicídios. (Banda B)

Carro capota várias vezes e mata seus cinco ocupantes


Quarta-feira, 25 de abril de 2012.
Quatro dos cinco passageiros foram encontrados mortos dentro do veículo submerso
(Foto PRF/Divulgação)
A imprensa nacional deu destaque e nós também aqui ao desaparecimento de cinco jovens em estrada no interior da Bahia. Eles eram do Espírito Santo e estavam indo para o aniversário da mãe de uma colega que, aliás, estava com eles no carro. Na última sexta-feira foram vistos pela última vez em um posto de combustíveis. De lá até ontem (24) no início da noite estavam desaparecidos. Mas foram encontrados. Todos mortos. O veículo em que viajavam estava com a metade submersa na margem de um rio, próximo da estrada. Peritos em uma avaliação preliminar não constataram frenagem que induz crer que o veículo estava correndo muito (velocímetro cravou em 220 km/h) e o motorista não percebeu a curva à esquerda seguindo reto na mata e posteriormente capotando até chegar na margem do rio e finalmente parar com a capota para baixo (foto). Quatro passageiros foram encontrados dentro do carro, mortos. Todos com o cinto. O rapaz identificado como Marlon que estava no banco do passageiro foi achado na margem seca do rio, porém também morto. Não se sabe se tentou se salvar ou se foi ejetado do veículo quando do capotamento. Mais uma vez famílias choram a morte prematura de seus entes queridos em uma ocorrência de trânsito provocada pelo excesso de velocidade. Todo motorista destemido ao volante comete erro fatal. O pior é que na maioria das vezes inocentes também pagam com suas vidas pela insensatez de outrem. São fatos reais que estão aí escancarados para todo mundo ver e refletir. As fatalidades no trânsito poderiam ser amenizadas se os sobreviventes entendessem que elas não acontecem só com os outros.

Mulher de 101 e homem de 76 morrem em acidente de trânsito no Paraná


Quarta-feira, 25 de abril de 2012.
Um acidente envolvendo um Voyage e uma camionete S10 no fim da tarde desta terça-feira (24), na PR-498, trecho entre Floraí e São Carlos do Ivaí, no Noroeste do Paraná, deixou duas pessoas mortas. Uma das vítimas, Kitie Ito, tinha 101 anos. A outra, era Yoshikazu Miamoto, de 76 anos, ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos. Outras duas passageiras do carro ficaram feridas em estado grave, são elas: Nair Noriko Ito Miamoto, 70 anos, e Mariana Yoshieouti Miamoto, 15 anos. O condutor da camionente não ficou ferido. O corpo foi recolhido ao IML de Paranavaí. (PRE)

Excesso de velocidade, causa provável de capotamento que matou cinco jovens na Bahia; Familiares reconhecem que corpos encontrados são mesmo deles


Quarta-feira, 25 de abril de 2012.
Retirada de carro foi finalizada por volta das 3h da madrugada (Foto: Reprodução/TV Santa Cruz)
Os corpos dos cinco jovens que estavam desaparecidos há cinco dias durante viagem que partiu do Espírito Santo foram reconhecidos nesta quarta-feira (25) pelos familiares no Instituto Médico Legal (IML) da cidade de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, de acordo com a órgão. André Galão, 28 anos e Marlom Amaral, 21 foram os primeiros com identidades certificadas por parentes. Os procedimentos de necropsia e reconhecimento das três jovens também foram concluídos pouco antes de meio-dia; são elas Izadora Ribeiro, 21 anos, Rosaflor Oliveira, 24 anos, e Amanda Oliveira, 24 anos.  Por volta das 13h, os corpos das vítimas estão sendo liberados pelo órgão; o destino de cada um será definido pelas famílias. 

Reconhecimento

Segundo o IML, todos os cinco jovens já se apresentavam em decomposição pelo tempo extenso que permaneceram sem socorro depois do acidente. No entanto, o órgão diz que as famílias conseguiram perceber características físicas em cada uma das vítimas. Apenas um rapaz foi reconhecido pelo documento de identidade.

Acidente
Carro foi encontrado destruído; polícia suspeita de acidente (Foto: Leandro Nossa/G1ES)
A perícia informa que há suspeita de que o acidente teria ocorrido no mesmo dia em que eles partiram do Espírito Santo, na sexta-feira (20). O carro com os jovens só foi encontrado pela equipe de resgate cinco dias depois, na noite de terça-feira (24), dentro do Rio Mucuri, que passa na cidade homônima. O grupo saiu do Espírito Santo para a cidade de Prado, na Bahia, e, até o momento, a perícia acredita que os jovens tenha se envolvido em um acidente de carro. Quatro deles foram encontrados dento do veículo, modelo Punto e um deles estava deitado já sem vida na vegetação do local na noite do resgate.

Exames de necropsia
Carro de jovens desaparecidos foi encontrado dentro do Rio Mucuri, na Bahia  (Foto: PRF/Divulgação)
A polícia inicia as investigações com a hipótese de acidente de trânsito, que teria ocorrido em uma curva perigosa. A conclusão é embasada pelas das condições do veículo e dos cálculos de distância e frenagem realizados no local. Ela aguarda no momento os resultados dos exames de necropsia, que poderão acusar algum sinal de violência nos corpos e levantar alguma suspeita de crime.
Excesso de velocidade
A princípio peritos trabalham com a hipótese de acidente, visto que o carro foi encontrado em uma distância muito grande do ponto de frenagem, o que pode configurar um excesso de velocidade, seguido de capotamento. As vítimas que estavam dentro do carro utilizavam cinto de segurança no momento em que foram encontradas. (G1)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More