Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 11 de agosto de 2012

A grana e o poder

Sábado, 11 de agosto de 2012.

Dinheiro público: Orçamento anual de Curitiba é estimado em cinco bilhões em seiscentos milhões de reais
Não é a toa que os que estão no poder não querem largá-lo. E os que correm por fora fazem de tudo para obtê-lo. Exemplo: o orçamento anual de Curitiba é estimado em cinco bilhões em seiscentos milhões de reais. É muito dinheiro, você há de concordar. Lembro também que Curitiba tem o maior colégio eleitoral do Paraná com um milhão, duzentos e vinte e três mil e duzentos e quarenta e nove eleitores. É só fazer a conta: multiplicar por quatro (tempo de mandato) o valor do orçamento anual e dividir o resultado pelo número de eleitores que você terá o custo por eleitor em nossa capital. Vale a pena essa correria toda, não é mesmo? É por isso que essa gente não quer largar o poder e quem não tem faz de tudo para consegui-lo.

Quando as raposas são escolhidas para cuidar do galinheiro

Sábado, 11 de agosto de 2012

Parece tudo igual. Só muda o endereço. O comportamento das pessoas que entram na política e almejam serem eleitas ou reeleitas tende a ser igual na medida em que lutam pelo poder. Em todos os cargos. Ética e respeito às leis, bem, dá-se um jeitinho, afinal se os presidentes fazem isso, porque então eu, um simples mortal não posso fazer, indagam os mais diferentes candidatos por esse país afora. O uso da máquina pública é ilegal. A lei diz com todas as letras que não pode e impõe severa punição. Mas, todos os candidatos que têm essa prerrogativa assim o fazem e raramente acontece alguma coisa. A complacência dos tribunais eleitorais com essa gente beira ao ridículo. O pior disso tudo é o eleitor. Sem ser politizado como deveria, daí o desinteresse do investimento na educação, fica sujeito à sedução do favor de última hora. A oferta de emprego (muitos já o tem), daí a promessa da sua continuidade ou não, conforme o comprometimento com o voto e a eleição do candidato. O recapeamento da rua, um veículo para a associação do bairro, as famosas cestas básicas, os ônibus para excursão, as camisetas e pasmem, até banana e laranja são oferecidos para fazer média com o incauto eleitor. E o custo disso tudo pode ser medido com as constantes e permanentes denúncias de corrupção. É muito dinheiro envolvido. Dinheiro que deveria ser usado para o atendimento da população, aquela mesma que na sua maioria acaba elegendo os mesmos corruptos de sempre. Perpetuando no poder, salvo raras exceções, o corruptor e o corrupto. Penso que a única saída seria a politização do povo através de um maior investimento na educação e um poder judiciário desamarrado e descompromissado dessa gente. Mas, como tornar isso realidade se são sempre as raposas escolhidas para cuidar do galinheiro?


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Pior do que ser ofendido

Sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ninguém gosta de ser ofendido. É triste, muito triste. Mas, prefiro ser ofendido do que me colocar na posição de um ofensor. Por isso é importante nos manter calmos, nas mais inusitadas situações. Nervosos corremos o risco de perder o controle sobre o que fazemos ou o que falamos. Partir para uma ofensa é um risco que corremos ao se perder o controle ou o equilíbrio. Como querer não é poder, interessante é, antes de mais nada, aprender a nos controlar. É o aprendizado a nos desafiar por toda a existência. Felizes aqueles que conseguem. Sem dúvida, se ser ofendido é ruim, pior é ser ofensor!
 

Leia neste sábado, na Tribuna do Paraná

Sexta-feira, 10 de agosto de 2012 

No “Caçadores de Notícias” deste sábado, uma incrível história de um jovem que mora numa favela e fabrica violas, violões, cavacos e toca muito bem

Carro sem placa queimado anteontem foi usado no assassinato de agente penitenciário

Seleção Brasileira de Futebol joga com o México, tentando a medalha de ouro na Olimpíada

Paraná Clube enfrenta o CRB, mas nem vitória tira o Tricolor da atual posição na tabela


Oração do Pai Nosso em Aramaico

Sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Foto: Sexta-feira, 10 de agosto de 2012.
Deixo como bom dia aos meus amigos, essa bela oração do Pai Nosso, em Aramaico.

Discurso de despedida de Bryan Dyson, ex-presidente da Coca Cola

Sexta-feira, 10 de agosto de 2012
Vale a pena ler e refletir o conteúdo do discurso desse senhor, executivo de uma das mais poderosas companhias norte-americanas em todo o mundo. Não se sabe se ele foi um praticante desses conselhos ou estava fazendo uma "mea culpa". O importante é que a mensagem é pontual e vale para todos. 

 Bryan Dyson, ex-presidente da Coca Cola

Ele disse ao deixar o cargo de Presidente da Coca Cola:

“Imagine a vida como um jogo em que você esteja fazendo malabarismos com cinco bolas no ar. Estas são seu trabalho,  sua família, sua saúde, seus amigos e sua vida espiritual e você terá de mantê-las todas no ar. Logo você vai perceber que o Trabalho é como uma bola de borracha. Se soltá-la,ela rebate e volta. Mas as outras quatro bolas: Família, Saúde, Amigos e Espírito, são frágeis como vidros. Se você soltar qualquer uma destas, ela ficará irremediavelmente lascada, marcada, com arranhões, ou mesmo quebradas, vale dizer, nunca mais será a mesma. Deve entender isto: tem que apreciar e esforçar para conseguir cuidar do mais valioso. Trabalhe eficientemente no horário regular do escritório e deixe o trabalho no horário. Gaste o tempo requerido à tua família e aos seus amigos. Faça exercício, coma e descanse adequadamente. E, sobretudo... Cresça na sua vida interior, no espiritual, que é o mais transcendental, porque é eterno. Shakespeare dizia: ‘Sempre me sinto feliz, sabes por quê? Porque não espero nada de ninguém. Esperar sempre dói’. Os problemas não são eternos, sempre têm solução. O único que não se resolve é a morte. A vida é curta, por isso, ame-a!” Viva intensamente e recorde:

Antes de falar, escute! Antes de escrever, pense! Antes de criticar, examine! Antes de ferir, sente! Antes de orar, perdoe! Antes de gastar, ganhe! Antes de render, tente de novo! Antes de morrer, viva!”

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Reflexões pontuais

Quinta-feira, 09 de agosto de 2012.

Deixo duas frases sobre o desapego, desafio de uma existência em busca da consistência espiritual que nos transforme de seres iluminados em seres luminosos. Imitadores de Cristo, esse é o caminho. A Divindade que se fez homem para provar à humanidade que sim é possível chegar a sermos emissores da Luz Divina. Romper as amarras do apego é, sem dúvida, o primeiro e principal passo que se precisa dar neste intento.

1 - “Afinal, se coisas boas se vão é para que coisas melhores possam vir. Esqueça o passado, desapego é o segredo. A renúncia é a libertação. Não querer é poder.”
2 - Coragem, às vezes, é desapego. É parar de se esticar, em vão, para trazer a linha de volta. É permitir que voe sem que nos leve junto. É aceitar que a esperança há muito se desprendeu do sonho. É aceitar doer inteiro até florir de novo. É abençoar o amor, aquele lá, que a gente não alcança mais."
Ana Jácomo

Leia nesta sexta, na Tribuna do Paraná

Quinta-feira, 09 de agosto de 212.

Primas menores que fugiram de casa avisam família que não voltarão tão cedo

Filho de Policial Militar encontrado morto a pancadas

A equipe do “Caçadores de Notícias” da Tribuna traz cobertura sobra bairros Novo Mundo e Capão Raso

Tribunal Regional Eleitoral faz simulado pra testar eleição biométrica

O pensamento de Gandhi

Quinta-feira, 09 de agosto de 212.



A sensibilidade deste indiano é pontual. Ainda hoje seu pensamento ecoa em nossa consciência. São conteúdos que demonstram a profundidade de seu desenvolvimento espiritual. São seres iluminados por Deus e que marcaram sua passagem pelo desapego e consequente amor ao próximo, mensagens preconizadas pela doutrina cristã que determina "o respeito ao Pai, acima de todas as coisas e o amor ao próximo como a nós mesmos!"

Acidente ou incidente?


Quinta-feira, 09 de agosto de 212.
O que chama a atenção nessa ocorrência é a forma irregular com que o veículo estava transitando nas ruas de Curitiba. Motorista sem habilitação e veículo com imposto atrasado. Como se não bastasse e isso é o que mais choca: o carro estava rodando sem as mínimas condições de segurança. O capotamento teve como causa a perda da roda do veículo em plena via. Felizmente nada de mais grave aconteceu. Com o motorista e com as demais pessoas que poderiam ter sido atingidas se o local fosse movimentado. Uma prova de que há muito carro sem condição de trafegabilidade rodando por aí. Um perigo constante que existe única e exclusivamente pela sensação de impunidade que as questões do trânsito equivocadamente causa nas pessoas. Uma postura que precisa ser corrigida a bem da vida.

A notícia

Mecânico sai ileso de capotamento, mas sorte acaba quando carro é apreendido por documentação
Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento

Um mecânico teve sorte ao não sofrer nenhuma lesão depois de capotar o veículo na manhã desta quinta-feira (9), no bairro Tarumã, em Curitiba. Mas, a sorte deu chance ao azar assim que o BPtran checou que Robson Gomes Portela, 27 anos, não tinha carteira de habilitação nem estava com a documentação do Corsa Sedan em dia. O incidente aconteceu na rua Konrad Adenauer, próximo ao Cemitério Vertical, quando o mecânico acabou perdendo o controle do veículo às 5h30 quando este apresentou problemas no rolamento  o que fez com que o pneu se soltasse. O incidente fez o veículo capotar e ficar parcialmente destruído. O Siate foi acionado e constatou, felizmente que o motorista saiu ileso do acidente. Entretanto, assim que o subtenente José Anísio Cordeiro, do BPTran  checou a documentação de Portela, descobriu que ele não possuía carteira de motorista e estava com a documentação do veículo atrasada  (o licenciamento e o IPVA 2011). O mecânico foi encaminhado à Delegacia de Delitos de Trânsito e o carro levado ao pátio do Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR). (Banda B)

Bispo católico constrange Senado Federal

Quinta-feira, 09 de agosto de 2012.
Bispo cearense Dom Manuel Edmilson Cruz "enquadrou" os senadores com coragem e discernimento.
Atitude causou constangimento aos senadores e aplausos de populares
Peço especial atenção para o conteúdo desta postagem. Trata-se de um bom exemplo dado por uma autoridade religiosa cearense. Sua posição foi corajosa, típica de alguém consciente da realidade brasileira e que chama a atenção pela coragem com que foi exposta. Diante de uma platéia estupefata ele desabafou, escancarando o protesto assumido, sem dúvida, por todos os que decepcionados testemunham a inapetência de um poder que deveria ser solução, mas que, ao longo dos anos, se tornou no verdadeiro entrave do desenvolvimento de ações verdadeiramente voltadas para o atendimento dos anseios da população.


Bispo Dom Manuel no momento em que recusa comenda e impõe constrangimento ao Senado Federal

Num plenário esvaziado, apenas com alguns parlamentares, parentes e amigos do homenageado, o bispo cearense de Limoeiro do Norte, Dom Manuel Edmilson Cruz, impôs um espetacular constrangimento ao Senado Federal, ontem. Dom Manuel chegou a receber a placa de referência da Comenda dos Direitos Humanos Dom Hélder Câmara das mãos do senador Inácio Arruda (PCdoB/CE). Mas, ao discursar, ele recusou a homenagem  em protesto ao reajuste de 61,8% concedido pelos próprios deputados e senadores aos seus salários. “A comenda hoje outorgada não representa a pessoa do cearense maior que foi Dom Hélder Câmara. Desfigura-a, porém. De seguro, sem ressentimentos e agindo por amor e com respeito a todos os senhores e senhoras, pelos quais oro todos os dias, só me resta uma atitude: recusá-la”. O público aplaudiu a decisão. O bispo destacou que a realidade da população mais carente, obrigada a enfrentar filas nos hospitais da rede pública, contrasta com a confortável situação salarial dos parlamentares. E acrescentou que o aumento “é um atentado, uma afronta ao povo brasileiro, ao cidadão contribuinte. Fere a dignidade do povo brasileiro que com o suor de seu rosto santifica o trabalho diário.”

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nunca deixe a lama passar da sola de seus pés

Terça-feira, 07 de agosto de 2012.

Frase que li nos corredores da Paraná Educativa e que guardo até hoje. Quem lá colocou escreveu que a autoria foi do líder indiano Mahatma Gandhi. Já escrevi nesse espaço, mas sempre é bom lembrar:  "Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa. Ambiente limpo é aquele que menos se suja!"  Esse pensamento estendo para nossas ações comportamentais também. Entendo que devemos sempre medir a consequência de nossas ações. "Podemos até em algum dia, por estarmos na luta, inseridos em uma sociedade capitalista e competitiva ter de pisar na lama, mas nunca permitir que ela passe da sola de nossos pés!" (Jorge Badim)

Motoqueiro bate em caminhão cai no asfalto e morre atropelado por outro que vinha em sentido contrário

Terça-feira, 07 de agosto de 212.

Mais uma nota triste no trânsito da Grande Curitiba. Desta feita a vítima foi um jovem motoqueiro, aluno soldado da Polícia Militar. Se de carro o trânsito já é perigoso imagine então de moto. Qualquer descuido pode ser fatal e nesse caso, a fatalidade veio. Ao bater na lateral de um caminhão, o motoqueiro se desequilibrou e caiu na pista. A cena foi muito rápida. Em sentido contrário vinha um caminhão que não teve tempo de frear, nem desviar e o atropelamento inevitável ocorreu e matou o jovem na hora. O que dizer? Que não se compre mais motos? Isso não vai acontecer. Então só resta mesmo é torcer para que motoristas e motociclistas entendam o perigo a que estão expostos e conduzam seus veículos com o máximo de cautela. É muito triste saber da perda irreparável de um ente querido que sai para não voltar mais.

A notícia

Aluno soldado da PM morre em acidente na Rodovia da Uva
Luiz Henrique de Oliveira e Tiago Silva  
                
Um aluno soldado da Polícia Militar, de 24 anos, ainda não identificado, morreu em um acidente de trânsito no início da tarde desta terça-feira (7), na Rodovia da Uva, em Colombo, na região metropolitana de Curitiba. Segundo a Polícia Militar, o jovem tinha saído mais cedo da aula para ir resolver problemas particulares e morreu depois de bater a motocicleta que dirigia contra um caminhão e em seguida ter sido atropelado por outra carreta. O sargento Coradin, do 17º Batalhão, lamentou o acidente. “É algo triste de se ver, já que certamente perdemos um rapaz com grande futuro na corporação. Ele pediu licença para ir ao banco e acabou acontecendo esta fatalidade”, disse. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Curitiba. (Banda B)

O necessário cuidado que os pais devem ter, antes que seja tarde

Terça-feira, 07 de agosto de 2012.

A notícia que li hoje cedo no site da rádio Banda B, de Curitiba serve de alerta para muitos pais. Parece a primeira vista constrangedor ou até preconceituoso, mas os pais devem sim ter o cuidado de investigar a origem de qualquer pessoa que se aproxima de seus filhos, homem ou mulher. Não só sua família, mas onde estuda ou trabalha e até levantar uma possível passagem pela polícia. No mundo em que vivemos, todo cuidado é pouco. Não basta dar educação. Ela é importante, fundamental até. Mas, é raro o jovem inocente e ingênuo ter a malícia para perceber alguma coisa de anormal no seu parceiro ou sua parceira. E quando isso ocorre pode ser tarde demais, como ocorreu com a jovem Beatriz, de apenas quinze anos que acabou sendo assassinada sem mesmo entender o que aconteceu. Estava com a pessoa errada na hora errada. E o pai e os familiares dela, hoje sofrem a perda irreparável de seu ente querido exatamente por não terem tomado o cuidado de investigar a pessoa que educadamente saia com sua filha. Repito: todo o cuidado é pouco!

A notícia:

Foto: Terça-feira, 07 de agosto de 2012.
O necessário cuidado que os pais devem ter, antes que seja tarde (jorgeyared.blogspot.com)

A notícia que li hoje cedo no site da rádio Banda B, de Curitiba serve de alerta para muitos pais. Parece a primeira vista constrangedor ou até preconceituoso, mas os pais devem sim ter o cuidado de investigar a origem de qualquer pessoa que se aproxima de seus filhos, homem ou mulher. Não só sua família, mas onde estuda ou trabalha e até levantar uma possível passagem pela polícia. No mundo em que vivemos, todo cuidado é pouco. Não basta dar educação. Ela é importante, fundamental até. Mas, é raro o jovem inocente e ingênuo ter a malícia para perceber alguma coisa de anormal no seu parceiro ou sua parceira. E quando isso ocorre pode ser tarde demais, como ocorreu com a jovem Beatriz, de apenas quinze anos que acabou sendo assassinada sem mesmo entender o que aconteceu. Estava com a pessoa errada na hora errada. E o pai e os familiares dela, hoje sofrem a perda irreparável de seu ente querido exatamente por não terem tomado o cuidado de investigar a pessoa que educadamente saia com sua filha. Repito: todo o cuidado é pouco!

A notícia:

 “Casal é encontrado morto e pai diz que não sabia que filha namorava jovem ameaçado”
Elizangela Jubanski e Juliano Cunha (Banda B)

Os corpos do casal de namorados que estava desaparecido desde o último sábado (4) foram encontrados no final da tarde desta segunda-feira (7), em Bocaiúva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Gilcieliton Castro de Freitas, 26 anos, conhecido como Pretinho, e Beatriz dos Santos Andrade, 15 anos, foram mortos a tiros. O jovem tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e estaria sendo ameaçado por criminosos da região. O carro em que o casal estava, um Gol do pai de Gilcieliton, foi encontrado queimado e com marca de tiros no Alto Maracanã. De acordo com a polícia, uma pessoa que passava pela Estrada Velha do Passa Vinte, que fica na zona rural do município – cerca de 15 quilômetros da cidade – teria avistado os corpos. À noite, no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba, o pai de Beatriz e um irmão de Gilcieliton fizeram o reconhecimento dos corpos. A última vez em que foram vistos o jovem buscou a namorada na casa dela para tomarem um lanche. O irmão do jovem, Gilmar de Freitas, disse que a forma errada de viver tinha matado o irmão dele. “Ele já teve cinco ou sete passagens pela polícia, mais ou menos um ano atrás. Agora o que não sabemos é se é o mesmo motivo esta bronca. Ele não contava nada pra gente sobre o que fazia, então. Uma hora ou outra nós já esperávamos isto. É o mundo do crime, ou dá cadeia ou dá cemitério”, confessa Gilmar que lamentou bastante a morte da garota. “Judiação da menina que estava junto com ele. Não tinha nada a ver, eu acho”. O pai de Beatriz não queria acreditar que a filha estava morta. “É muito estranho, acho que foi roubo, não sei. Eles nunca falaram nada pra mim sobre as passagens do Gil. Ele pegava ela em casa pra sair, trazia de volta. Estou chocado”, finalizou José Marcos. A Delegacia do Alto Maracanã investiga o caso e ouve testemunhas que esclareçam os motivos e a autoria do duplo homicídio. (Banda B)
 Casal é encontrado morto e pai diz que não sabia que filha namorava jovem ameaçado”
Elizangela Jubanski e Juliano Cunha (Banda B)

Os corpos do casal de namorados que estava desaparecido desde o último sábado (4) foram encontrados no final da tarde desta segunda-feira (7), em Bocaiúva do Sul, região metropolitana de Curitiba. Gilcieliton Castro de Freitas, 26 anos, conhecido como Pretinho, e Beatriz dos Santos Andrade, 15 anos, foram mortos a tiros. O jovem tinha passagens pela polícia por tráfico de drogas e estaria sendo ameaçado por criminosos da região. O carro em que o casal estava, um Gol do pai de Gilcieliton, foi encontrado queimado e com marca de tiros no Alto Maracanã. De acordo com a polícia, uma pessoa que passava pela Estrada Velha do Passa Vinte, que fica na zona rural do município – cerca de 15 quilômetros da cidade – teria avistado os corpos. À noite, no Instituto Médico Legal (IML) de Curitiba, o pai de Beatriz e um irmão de Gilcieliton fizeram o reconhecimento dos corpos. A última vez em que foram vistos o jovem buscou a namorada na casa dela para tomarem um lanche. O irmão do jovem, Gilmar de Freitas, disse que a forma errada de viver tinha matado o irmão dele. “Ele já teve cinco ou sete passagens pela polícia, mais ou menos um ano atrás. Agora o que não sabemos é se é o mesmo motivo esta bronca. Ele não contava nada pra gente sobre o que fazia, então. Uma hora ou outra nós já esperávamos isto. É o mundo do crime, ou dá cadeia ou dá cemitério”, confessa Gilmar que lamentou bastante a morte da garota. “Judiação da menina que estava junto com ele. Não tinha nada a ver, eu acho”. O pai de Beatriz não queria acreditar que a filha estava morta. “É muito estranho, acho que foi roubo, não sei. Eles nunca falaram nada pra mim sobre as passagens do Gil. Ele pegava ela em casa pra sair, trazia de volta. Estou chocado”, finalizou José Marcos. A Delegacia do Alto Maracanã investiga o caso e ouve testemunhas que esclareçam os motivos e a autoria do duplo homicídio. (Banda B)

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Roleta Russa: Pressão e sobrecarga, vilões de um gatilho acionado em direção aos motoristas que transitam na Grande Curitiba

Segunda-feira, 06  de agosto de 212.
Mais uma notícia de colisão envolvendo ônibus do transporte coletivo de Curitiba. Está certo quem diz que são poucos os acidentes se considerarmos a frota e o número de veículos que transitam pelas ruas e avenidas da capital. Mas, o que preocupa é o motivo dessas colisões. Somente nesta segunda-feira, dia 06, duas colisões envolvendo ônibus do transporte coletivo de Curitiba tiveram como causa, segundo testemunhas, o desrespeito do motorista à regra básica de respeito à preferencial e ao sinal vermelho. Se forem centenas e até milhares os motoristas de coletivos em nossa capital, cresce a probabilidade de em qualquer cruzamento algum ou alguns deles incorrerem em nova falta. E, quando isso acontece, a condição de uma colisão grave é quase certa. Um perigo que poderá atingir qualquer um. É a tal da roleta russa acionada sem o consentimento das principais vítimas: os incautos motoristas que necessitam transitar pelas perigosas ruas da grande cidade. O que fazer? É só perguntar para o presidente do sindicato dos motoristas do transporte coletivo de Curitiba. Os sindicalistas têm, há muito tempo, algumas soluções para pelo menos amenizar esta condição. Uma delas é a diminuição da sobrecarga de trabalho desses profissionais. Principalmente o cumprimento da terrível tabela de horário que acaba ao longo do tempo estressando o motorista e ocasionando esses lamentáveis episódios.

A notícia


Professora fica ferida depois de grave colisão com ônibus no Pinheirinho

Luiz Henrique de Oliveira e Tiago Silva
Uma professora ficou ferida depois de um grave acidente de trânsito na rua Otávio Saldanha Massa, via rápida sentido bairro, no Pinheirinho, em Curitiba, no início da tarde desta segunda-feira (6). Segundo o Corpo de Bombeiros, o Renault Sandero branco guiado pela professora vinha pela via rápida quando colidiu contra um ônibus da linha Interbairros 4. Testemunhas relataram à Banda B que o coletivo teria cruzado a preferencial e deixado o carro da professora na calçada, entre um poste e uma árvore. O pai da trabalhadora estava no local e mostrava indignação. Minha filha vinha na preferencial e o ônibus entrou fechando ela. Quem viu o acidente deixou o telefone para prestar depoimento”,descreveu. A reportagem tentou conversar com o motorista do ônibus, mas ele disse não estar autorizado a gravar entrevista. A professora foi encaminhada ao Hospital do Trabalhador. (Banda B)

Graves colisões envolvendo biarticulados podem ser evitadas. Basta competência e boa vontade da Prefeitura

Segunda-feira, 06  de agosto de 212.

É incrível a falta de ação de pessoas que deveriam ser mais responsáveis com a questão do trânsito em Curitiba. Já não é de hoje que acidentes graves acontecem em alguns pontos cruciais na capital e que envolvem os ônibus que transitam em canelatas exclusivas na maior parte de seu trajeto. O sistema é falho no momento em que esses ônibus cruzam com vias normais. Acostumados com a liberdade que as canaletas proporcionam os motoristas acabam por não perceber o perigo quando atravessam as vias movimentadas dos demais veículos. Perigo para os passageiros e motoristas dos veículos menores, é claro. Não é possível que a roleta russa esteja permanentemente acionada nesses locais sem que nada seja feito para impedir. É puro descaso com a vida das pessoas que transitam por Curitiba. O sistema é falho, perigoso e precisa de soluções para os pontos críticos. Uma das sugestões é colocar um impedimento para que os coletivos não cruzem em velocidade essas vias. São poucas e certamente não haverá nenhum tipo de atraso. Apenas os graves acidentes poderiam ser evitados.
A notícia
Sargento da Aeronáutica fica em estado grave em novo acidente na Travessa da Lapa
Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento


Os pontos críticos precisam de solução. Não dá para liberar a passagem dos biarticulados da forma como ocorre hoje. É uma roleta russa acionada diariamente para quem transita no centro de Curitiba (Banda B - Foto Antônio Nascimento)
Um sargento da aeronáutica ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso, na manhã desta segunda-feira (6), no centro de Curitiba. A colisão aconteceu no cruzamento entre as ruas Travessa da Lapa e a André de Barros às 6h. Leonardo Pinheiro da Silva, 35 anos, que dirigia um Fiat Palio foi encaminhado ao Hospital Cajuru e corre risco de morte. O acidente aconteceu às 6h quando o ônibus que seguia sentido Capão Raso pela Travessa da Lapa colidiu na lateral do veículo Fiat Palio na rua André de Barros, sentido bairro (foto). O ônibus não estava lotado e não houve passageiros feridos. O cruzamento ficou completamente interditado até as 6h30 e os ônibus biarticulados tiveram de desviar a canaleta, a faixa exclusiva para eles.
Relato de testemunhas

De acordo com testemunhas, o sinal estava aberto para o sargento. O motorista do coletivo Sebastião Santiago Ferreira, 39 anos, preferiu não dar declarações à Banda B. Passageiros do coletivo disseram que o motorista quis ‘aproveitar’ o sinal, que estaria amarelo. Um veículo que trafegava atrás do Fiat Palio do sargento na rua André de Barros parou no local para prestar socorro. “O sinal estava verde para nós”, afirmou.
A vítima não ficou preso às ferragens, mas devido aos ferimentos não conseguiu se mexer, de acordo com o tenente Sinque do Corpo de Bombeiro. “Como amassou a porta do lado dele, a vítima ficou enclausurada. A situação do sargento é grave, ele teve traumatismo craniano e corre risco de morte”, disse. O trânsito no cruzamento foi liberado por volta das 6h30 depois de todos os levantamentos do BPtran.

Cruzamento perigoso

A Travessa da Lapa já registrou vários acidentes envolvendo biarticulados e veículos, geralmente bastante violentos. O último aconteceu na quinta-feira (2) quando o narrador esportivo aposentado Quintiliano Machado Neto, 80 anos, morreu no cruzamento da Travessa da Lapa com a av. Visconde Guarapuava. O Ford Fiesta conduzido pelo narrador Machado Neto estava na pista da esquerda da av. Visconde de Guarapuava quando foi atingido na lateral do veículo por um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso que vinha da Travessa da Lapa sentido Shopping Estação. (BandaB)


Ônibus fretado tomba na Régis Bittencourt; trinta e um passageiros ficam feridos, cinco em estado grave

Segunda-feira, 06  de agosto de 212.

Trinta e uma pessoas ficaram feridas em um acidente com um ônibus de viagem na rodovia Régis Bittencourt, BR-116, próximo de Registro, no Vale do Ribeira. O ônibus tombou às 3h10 desta segunda-feira (6), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal. Cinco pessoas foram encaminhadas a hospitais próximos com ferimentos graves. No total, 46 passageiros estavam dentro do ônibus. Testemunhas disseram à PRF que o motorista teria perdido o controle do ônibus sozinho e tombou às margens da pista. O ônibus partiu da cidade de Rio Claro, no interior de São Paulo, em direção a cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul. Parte da pista foi bloqueada por 3 horas. (PRF)

domingo, 5 de agosto de 2012

Quando um amigo viaja.

Domingo, 05 de agosto de 2012.
Quando um amigo viaja para o céu a chamado de Deus, eu gosto de lembrar os bons momentos por ele vividos aqui na terra. Sexta-feira eu fui dar tchau ao Machado Neto (foto) e voltei para casa lembrando desse causo que conto em seguida, com minha homenagem a esse grande radialista.
Quintiliano Machado Neto e eu nos conhecemos ainda crianças. Guris. Nós morávamos na Rua Nunes Machado, eu em frente à Praça Ouvidor Pardinho e ele na quadra seguinte. Como aconteceu com diversos moradores daquele bairro, o Rebouças que na época era Água Verde, tornamo-nos radialistas profissionais e por um bom tempo trabalhamos juntos na Rádio Marumby e depois na Rádio Clube Paranaense. Machado Neto destacou-se como um dos grandes narradores esportivos que tivemos. Inteligente, era um tremendo gozador e não perdia a oportunidade de tirar um sarro de seus colegas. Um dia ele estava narrando um jogo importante quando houve um gol belíssimo, marcado por um dos craques do time local. Machado Neto, após narrar o gol, acionou o repórter de campo, na época era chamado “volante”, para que ele desse mais detalhes sobre aquele gol sensacional.
O repórter, sob forte emoção, deu algumas explicações sobre o lance e concluiu dizendo cheio de entusiasmo:
- Machado, essa foi uma grande jogada, UMA JOGADA COM G MAIÚSCULO!...
Houve um instante de silêncio e Machado Neto respondeu sarcástico:
- É... foi uma excelente GOGADA.
Ubiratan Lustosa.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More