segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Graves colisões envolvendo biarticulados podem ser evitadas. Basta competência e boa vontade da Prefeitura

Segunda-feira, 06  de agosto de 212.

É incrível a falta de ação de pessoas que deveriam ser mais responsáveis com a questão do trânsito em Curitiba. Já não é de hoje que acidentes graves acontecem em alguns pontos cruciais na capital e que envolvem os ônibus que transitam em canelatas exclusivas na maior parte de seu trajeto. O sistema é falho no momento em que esses ônibus cruzam com vias normais. Acostumados com a liberdade que as canaletas proporcionam os motoristas acabam por não perceber o perigo quando atravessam as vias movimentadas dos demais veículos. Perigo para os passageiros e motoristas dos veículos menores, é claro. Não é possível que a roleta russa esteja permanentemente acionada nesses locais sem que nada seja feito para impedir. É puro descaso com a vida das pessoas que transitam por Curitiba. O sistema é falho, perigoso e precisa de soluções para os pontos críticos. Uma das sugestões é colocar um impedimento para que os coletivos não cruzem em velocidade essas vias. São poucas e certamente não haverá nenhum tipo de atraso. Apenas os graves acidentes poderiam ser evitados.
A notícia
Sargento da Aeronáutica fica em estado grave em novo acidente na Travessa da Lapa
Elizangela Jubanski e Antônio Nascimento


Os pontos críticos precisam de solução. Não dá para liberar a passagem dos biarticulados da forma como ocorre hoje. É uma roleta russa acionada diariamente para quem transita no centro de Curitiba (Banda B - Foto Antônio Nascimento)
Um sargento da aeronáutica ficou gravemente ferido após um acidente envolvendo um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso, na manhã desta segunda-feira (6), no centro de Curitiba. A colisão aconteceu no cruzamento entre as ruas Travessa da Lapa e a André de Barros às 6h. Leonardo Pinheiro da Silva, 35 anos, que dirigia um Fiat Palio foi encaminhado ao Hospital Cajuru e corre risco de morte. O acidente aconteceu às 6h quando o ônibus que seguia sentido Capão Raso pela Travessa da Lapa colidiu na lateral do veículo Fiat Palio na rua André de Barros, sentido bairro (foto). O ônibus não estava lotado e não houve passageiros feridos. O cruzamento ficou completamente interditado até as 6h30 e os ônibus biarticulados tiveram de desviar a canaleta, a faixa exclusiva para eles.
Relato de testemunhas

De acordo com testemunhas, o sinal estava aberto para o sargento. O motorista do coletivo Sebastião Santiago Ferreira, 39 anos, preferiu não dar declarações à Banda B. Passageiros do coletivo disseram que o motorista quis ‘aproveitar’ o sinal, que estaria amarelo. Um veículo que trafegava atrás do Fiat Palio do sargento na rua André de Barros parou no local para prestar socorro. “O sinal estava verde para nós”, afirmou.
A vítima não ficou preso às ferragens, mas devido aos ferimentos não conseguiu se mexer, de acordo com o tenente Sinque do Corpo de Bombeiro. “Como amassou a porta do lado dele, a vítima ficou enclausurada. A situação do sargento é grave, ele teve traumatismo craniano e corre risco de morte”, disse. O trânsito no cruzamento foi liberado por volta das 6h30 depois de todos os levantamentos do BPtran.

Cruzamento perigoso

A Travessa da Lapa já registrou vários acidentes envolvendo biarticulados e veículos, geralmente bastante violentos. O último aconteceu na quinta-feira (2) quando o narrador esportivo aposentado Quintiliano Machado Neto, 80 anos, morreu no cruzamento da Travessa da Lapa com a av. Visconde Guarapuava. O Ford Fiesta conduzido pelo narrador Machado Neto estava na pista da esquerda da av. Visconde de Guarapuava quando foi atingido na lateral do veículo por um ônibus biarticulado da linha Santa Cândida/Capão Raso que vinha da Travessa da Lapa sentido Shopping Estação. (BandaB)


0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More