Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 3 de setembro de 2011

Resposta de uma professora de Curitiba à revista Veja


Sábado, 03 de setembro de 2011.
Do Facebook de Andrea Gimenez Costa                 

RESPOSTA À REVISTA VEJA

Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberde Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador. Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira.
Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
 Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”. Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida.
 Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
 Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria.
Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida. Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho. Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais. E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário.
Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar. Mas, ainda não é tão grave.
Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples. Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros. Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se. Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente. Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.

·        *  Minha filha se formou em pedagogia, ano passado. Teve varias propostas de trabalho. O maior salario oferecido: 850,00. Minha empregada doméstica ganha mais que isso. Não desfazendo a importancia das domésticas, mas uma pedagoga, que se preparou para a nobre missão de educar os filhos deste Brasilzão precisam ser tratadas com maior respeito e consideração. Resultado: hoje ela se prepara para uma pós, novo investimento, para aí sim tentar pontuar um maior ganho na profissão que escolheu. Lamentável!

Ricardo Gomes melhora neste sábado e tem sedação reduzida, diz hospital


Sábado, 03 de setembro de 2011.
Técnico e ex-jogador da seleção, Ricardo Gomes
O técnico Ricardo Gomes, 46, permanece em um quadro clínico estável e continua sedado no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital Pasteur, no Rio de Janeiro. Porém, segundo um boletim médico do hospital, o treinador do Vasco apresentou uma melhora em relação ao último exame realizado nesta sexta. Ele ainda está entubado (tubo traqueal) e em ventilação mecânica --isto é, respirando com auxílio de aparelhos. Neste sábado, foi iniciada a redução progressiva da sedação. Ontem, devido a uma agitação, Gomes voltou a ser sedado. Conforme o boletim, não há previsão de alta do CTI e as visitas ao paciente estão restritas aos familiares (filhos e esposa). (Folha Online)


Bebê de dois meses é raptado dentro de loja em Almirante Tamandaré


Sábado, 03 de setembro de 2011.
Polícia Civil divulgou retrato falado da suspeita
(Foto: Divulgação)
Um bebê com dois meses de idade foi raptado dentro de uma loja do município de Almirante Tamandaré, Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (2). Segundo testemunhas, uma mulher fugiu com a criança enquanto a mãe provava roupas. De acordo com a mãe do menino, Rosilei Lara, na quinta-feira (1º) a suspeita foi até a residência onde a criança morava com pais, com intuito de oferecer trabalho para o pai, Tiago da Silva. “Ela falou que conhecia a minha mulher do postinho, e falou que ia ajudar (...) aí hoje (sexta) eu fui trabalhar e ela (Rosilei) apareceu com o carro da polícia, dizendo que meu filho tinha sumido”, contou Tiago.
Rosilei negou que conhecesse a mulher, e afirmou que a suspeita retornou na sexta-feira à residência, enquanto Tiago trabalhava, convidando a mãe para que a acompanhasse na compra de roupas. “Eu fui em três lojas. Ela me deu umas três calças, eu entrei no vestiário e não dava para ver nada. Daí quando eu saí do banheiro ela já tinha fugido com o nenê”, contou a mãe. Uma funcionária da loja que presenciou o fato afirmou que pensou se tratar de avó, mãe e filha, por isso não estranhou quando a mulher saiu da loja levando a criança. “Só vi que ela saiu rápido, até achei estranho a saída dela”, contou a testemunha.

O delegado responsável pela investigação, Antônio de Campos, afirmou que a suspeita parece ser experiente.
“Ela deve ter saído de carro, com alguém esperando. Isso aí parece coisa bem profissional”, disse. Segundo Campos, equipes da polícia procuram pistas nas ruas e já foi feito contato com a rodoferroviária de Curitiba para que o sistema de câmeras busque encontrar indícios de fuga. (G1)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Após apresentar quadro de agitação, médicos decidiram voltar a sedar Ricardo Gomes


Sexta-feira, 02 de setembro de 2011.
Ricardo Gomes
O técnico do Vasco, Ricardo Gomes, voltou a ser sedado após ter um quadro de agitação na noite desta quinta-feira. 
Gomes já reconhece familiares e demonstrou satisfação, inclusive sorrindo, quando soube da vitória vascaína sobre o Ceará, por 3 a 1. 
No entanto, com as constantes visitas que recebeu, o treinador ficou agitado e deve permanecer entubado por pelo menos 24 horas, respirando com ajuda de aparelhos. (G1)

Quatro postos de Tijucas do Sul, pertencentes a ex-prefeito foram lacrados por vender gasolina roubada


Sexta-feira, 02 de setembro de 2011.

Leonides Bogo Júnior, ex-prefeito de Tijucas
do Sul está com prisão preventiva decretada
Policiais da Delegacia de Estelionato e Desvio de Carga (DEDC) encontraram combustível roubado sendo vendido em quatro postos da rede Bogo/Monte Carlo do município de Tijucas do Sul, na região metropolitana de Curitiba. Durante a ação, que ocorreu na quinta-feira (1), o gerente de um dos postos, Mauri Scolari Casarin, de 35 anos, foi preso. Outras oito pessoas estão sendo investigadas já tiveram a prisão preventiva solicitada. Entre elas está o prefeito do município entre 2005 e 2008, Leonides Bogo Júnior, que seria o proprietário dos postos.
Segundo o superintendente, todo combustível de bandeira tem uma marca própria, como se fosse um DNA. No caso, o combustível roubado pertencia a Shell e era comercializado em quatro postos, sendo que dois tinham bandeira branca e outros dois pertenciam à Ipiranga.  O advogado do ex-prefeito informou que Bogo Júnior ainda não foi notificado sobre a prisão temporária. Como os investigados ainda não foram comunicados oficialmente, eles não estão sendo considerados foragidos pela polícia. Os postos estão localizados nos quilômetros 647, 649 e 654 na BR-376 e na Rua XV de Novembro, 1562, todos em Tijucas do Sul. Com quatro postos fechados, apenas um continua em funcionamento no município.
Caso
Apenas no mês de agosto, pelo menos dez caminhões carregados de combustível foram roubados em Curitiba e região metropolitana, segundo a DEDC e o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Paraná (Sindicombustíveis-PR). Uma das últimas ocorrências registradas foi a de um caminhão roubado na região de Balsa Nova, na região metropolitana, na noite de terça-feira (30), quando foram roubados 40 mil litros de combustível. Segundo o Sindicombustíveis-PR, o combustível é desviado e os caminhões são abandonados posteriormente. Apenas uma transportadora já registrou o roubo de mais de 250 mil litros de combustível. O presidente do sindicato, Roberto Fregonese, já havia adiantado que o combustível roubado estava sendo revendido em postos da região a preços irreais. A carga de cada caminhão é avaliada entre R$ 50 e R$ 100 mil. (Via Portal Gazeta do Povo)

Leia neste sábado, na Tribuna do Paraná


Sexta-feira, 02 de setembro de 2011.

1 - Caminhões continuam desrespeitando áreas proibidas para circulação no centro da Capital

2 - Receita barra 22 milhões em produtos falsos no Porto de Paranaguá

3 - Antônio Lopes assume comando do Atlético pela quinta vez

4 - Paraná tem teste de fogo contra a Lusa, líder do Brasileirão

Antônio Lopes , novo treinador do Atlético Paranaense diz que com mais 27 pontos clube escapa da degola


Sexta-feira, 02 de setembro de 2011.
Antonio Lopes assumiu oficialmente hoje o Atlético Paranaense e
já comandou treinamento em Porto Alegre onde o time enfrenta
 o Grêmio, domingo, às 16 horas, no Olímpico (Foto Portal CAP)

Depois de acertar seu retorno ao Atlético, na noite de ontem, o técnico Antônio Lopes já seguiu para Porto Alegre, onde se encontra com os jogadores e comanda seu primeiro treinamento já nesta sexta-feira. A reestreia do treinador será na partida deste domingo, contra o Grêmio, a partir das 16h, no estádio Olímpico. No mesmo dia em que Renato Gaúcho pediu demissão do Furacão, a diretoria trabalhou rápido e já anunciou o nome do novo comandante da equipe. Por volta de 23h desta quinta-feira, o diretor de futebol, Alfredo Ibiapina, chegou a um acordo com Antônio Lopes. Em sua quinta passagem pelo Atlético, o treinador disse que conhece muito bem o clube e não levará muito tempo para se adaptar, até porque já trabalhou com vários jogadores do elenco rubro-negro, como o goleiro Renan Rocha, o zagueiro Manoel, o lateral direito Wagner Diniz, o lateral esquerdo Paulinho, os volantes Deivid e Kléberson e os meias Madson e Marcinho. Além disso, já trabalhou com o preparador físico Riva de Carli, também contratado ontem pelo Furacão. Em sua primeira entrevista como treinador contratado, Lopes disse que o Atlético precisa chegar aos 45 pontos para se livrar do rebaixamento. A campanha, segundo ele, tem que ser essa: buscar mais 27 pontos. Hoje o Atlético tem 18, com mais 27 chega aos 45, ideais para garantir a permanência da Primeira Divisão.

Inusitado: separada há 16 anos, mulher doa rim a ex-marido, em Joinvile, SC


Sexta-feira, 02 de setembro de 2011.
Rosmari da Silva Noronha, 49, ao centro, ao lado do ex-marido, Osório Noronha, 53,
de quem é separada há 16 anos e para quem resolveu doar um rim
(Foto: Leo Munhoz/Agência RBS)
O Hospital Municipal São José, em Joinville, Santa Catarina, realizou na manhã desta sexta-feira (2) o transplante de rim de Rosmari da Silva Noronha, 49, que decidiu doar o órgão ao ex-marido, Osório Noronha, 53, de quem é separada há 16 anos. “Deu tudo certo, meu pai está em recuperação”, afirmou o filho do casal, Mauro, 18.. “Ela é maravilhosa, dela eu esperava isso, ela é incrível, quem convive com ela não acha nada demais”, disse ele sobre a doação.  Segundo a filha do casal, Aline, 30 anos, mãe e filha foram compatíveis, mas a escolha foi dos médicos. “Foi muita sorte, muita sorte mesmo. Ele ainda teve a opção de escolher”, disse ela após a cirurgia. “É muito emocionante, é um negócio fora do comum. Ela está sempre nos surpreendendo.” Conforme a família, Osório sofria havia dez anos de diabetes, o que culminou em insuficiência renal há cinco anos. Ainda segundo os filhos, agora quem irá cuidar do ex-casal é a atual mulher de Osório. “Eles convivem bem, é uma relação muito bacana. E agora quem vai cuidar da recuperação deles vai ser a minha 'boadrasta'”, completa Mauro. (G1)
 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More