terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governo dissimulado põe culpa em condutor morto por acidente de bonde, no Rio de Janeiro


Terça-feira, 30 de agosto de 2011.
* Infelizmente neste caso, as providencias que deveriam ter sido tomadas há muito tempo só serão estabelecidas agora, depois da pressão da imprensa e da população, em função da tragédia. Lamentável neste caso é a administração pública tentar culpar o funcionário que conduzia o veículo, sendo que as causas principais são absolutamente estruturais. Essa gente não vale nada, mesmo! 
Leiam e se revoltem, tanto quanto eu:
Ministério Público há muito denuncia a precariedade do sistema (Foto Portal Terra)
"O governo do estado do Rio está tentando se eximir da responsabilidade sobre o acidente com o bondinho de Santa Teresa e jogar a culpa pela tragédia no condutor do veículo, Nelson da Silva, de 57 anos. Com 35 de experiência e personagem querido do tradicional bairro do centro do Rio, o motorneiro foi um dos cinco mortos no acidente, que deixou outros 57 feridos - 13 ainda internados em hospitais da cidade. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, voltou a alegar na segunda-feira que o bonde havia colidido com um ônibus menos de uma hora antes do acidente. O veículo chegou a ser levado para a oficina, mas, segundo o secretário, Silva continuou conduzindo-o mesmo sem reparos. Investigação
O Ministério Público do Rio de Janeiro vem apurando, desde 2004, o suposto estado de abandono e precariedade do sistema de bondes de Santa Teresa, bem tombado a nível estadual. Na época, foi feita uma representação pela Associação dos Moradores de Santa Teresa (Amast) sobre o estado do sistema. No último sábado, o acidente com o bonde, no centro da cidade, matou cinco pessoas e feriu 57.
Em 2008, após vistorias que confirmaram diversos problemas na infraestrutura do trecho, foi movida uma ação civil pública em face do Estado do Rio de Janeiro e da Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística para exigir que todos os bondes fossem restaurados, sob pena de multa.
Além disso, o MP requisitou a reforma das estações da Carioca e Curvelo; a substituição de 4.600 metros de fio de contato; a recuperação dos 8 quilômetros de via permanente; a recuperação da oficina de bondes de Santa Teresa; a substituição do gradil sobre os Arcos da Lapa; e a construção do abrigo de bondes.
Desde então, a ação tramita em diferentes instâncias judiciais. Segundo a assessoria de imprensa do Ministério Público, o Tribunal de Justiça já se manifestou favorável à ação, mas como o governo vem recorrendo constantemente das decisões, ainda não foi dada a sentença final." (Agencia Estado)



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