Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 4 de julho de 2015

Responsabilidade do massacre dos professores paranaenses chega ao governador, segundo MP

Sábado, 04 de julho de 2015.
O helicóptero de uso privativo do governador sobrevoa o Centro Cívico, no dia do massacre, lançando 
bombas sobre os professores (Foto: Joka Madruga)
Repercute reportagem da RPC (Globo-Paraná) segundo a qual secretários bem próximos ao governador Beto Richa acompanhavam do gabinete do governador todo o massacre efetuado pela Polícia Militar do Paraná aos professores e demais funcionários públicos no Centro Cívico, no último dia 29 de abril e após parabenizaram os protagonistas das cenas chocantes. A responsabilidade do massacre começa a se aproximar do governador. Para o Ministério Público, Richa deu carta branca para a ação. Vejam a reportagem da RPC clicando em vídeo.

É preciso mais do que indignação

Sábado, 04 de julho de 2015.
Jorge Yared
Como não repercutir esta posição do jornalista Neto Rodrigues. Os professores foram bombardeados, agredidos, violentados em seus direitos e até agora nada foi feito contra os agressores covardes e déspotas que deram ordens para que tal operação fosse realizada. Agora percebam que se fossem animais que tivessem recebido o mesmo tratamento já teriam sido enquadrados e punidos. Um absurdo sem tamanho. Não é possível que a sociedade brasileira e notadamente a paranaenses não tenha produzido gente capaz de não só se indignar, mas aplicar a lei e a justiça nesta caso que fere a Constituição Brasileira, os Direitos Humanos e o bom senso. Pessoas do povo, profissionais da educação, funcionários públicos são violentamente agredidos por quem é pago para defendê-los e tudo fica por isso mesmo? Uma situação nunca antes vista na história deste Estado. Uma vergonha! JoYa
Neto Rodrigues
Lei de proteção aos animais 
O caso do massacre aos professores é algo tão grave e desumano que a cada passo das investigações sobre o 29 de abril fico mais escandalizado. O Jornal Gazeta do Povo trouxe a informação de que os policiais que partiticiparam da barbárie foram aplaudidos e recebidos com festa pelo primeiro escalão de Beto Richa. O noticiário revelou ainda que o Ministério Público tem provas reais de que Beto comandou do Chapéu Pensador toda a ação e que é o principal responsável pelo massacre.
Do terceiro andar do Palácio, Eduardo Sciarra (Casa Civil) e Deonilson Roldo (chefe de gabinete) acompanhados de outros membros do governo se divertiam com o espancamento em Praça Pública.
Diante de tão escabroso relato, me resta tomar emprestado o pedido de Heráclito Sobral, nobre advogado que invocou a lei de proteção aos animais, ao Supremo Tribunal Militar, em 1935 durante o levante comunista , para que Luiz Carlos Prestes e o Alemão Harry Berger, presos políticos, fossem tratados pelo menos com o respeito dado a um animal. Peço a justiça e a sociedade paranaense que tapa os olhos para o caso que aplique a lei de proteção aos animais, que proíbe qualquer forma de agressão e mau trato, tendo como a cadeia uma das punições cabiveis ao criminoso. Na falta da justiça comum, do bom senso e do caráter dos agentes da lei, peço encarecidamente que considerem que o tratamento dado aos professores não se dá nem a um animal, quem dirá a um cidadão de bem e que educa crianças e jovens.


sexta-feira, 3 de julho de 2015

Joia rara

Sexta-feira, 03 de julho de 2015.
Ofereço esta pérola aos meus amigos mais sensíveis. Aqueles que se emocionam com a música. Na minha opinião esta interpretação de Freddie Mercury e Montserrat Caballe para a canção How can I go on (Como posso continuar?) é daquelas jóias raras que devemos guardar para sempre em nossos corações e na nossa memória. Mercury, que Deus o tenha. Obrigado por essas emoções únicas que a tecnologia nos possibilita relembrar. JoYa
Sigam minha página no facebook:www.facebook.com/lihnzinha Vídeo contendo a legenda feita por mim da música "How Can I Go On". Vídeo..

Fim de semana com o frio por companhia, no Paraná

Sexta-feira, 03 de julho de 2015.
Apesar do frio, o inverno não tem sido tão intenso
quanto em anos anteriores em Curitiba
No fim de semana é esperado um resfriamento significativo e volta a fazer frio nas regiões paranaenses. Segundo o Simepar, para este sábado a nebulosidade ainda persiste em grande parte das regiões paranaenses e as temperaturas diminuem com mais intensidade, à noite, a partir do sul/sudoeste entretanto não há previsão para a formação de geadas. Em Curitiba o tempo segue sujeito a chuvas ocasionais até amanhã, sábado, pela manhã. Depois se firma. Começa então um declínio de temperatura que chega a cinco graus no domingo. Portanto, é bom preparar os agasalhos para o sábado e domingo, principalmente. JoYa

O mais útil das espécies

Sexta-feira, 03 de julho de 2015.
Somos como argila que precisa da educação para dar forma à massa bruta. Ao ler a obra do filósofo Kant, o Immanuel, guardei na memória duas frases que sempre me vêm à lembrança quando toco neste assunto. A primeira ele diz que “a missão suprema do homem é saber o que precisa para ser homem”. E este saber advêm de sua capacidade de observação e aprendizado daquilo que a própria sociedade humana compilou através de sua evolução cultural. Daí vem a segunda frase, mais impactante: “O homem não é nada além do que a educação faz dele”. É interessante lembrar também o dramaturgo britânico Oscar Wilde quando alertava que embora seja admirável, a educação para ser completa dependerá muito mais do esforço pessoal para o aprendizado do que propriamente daquilo que possa ser ensinado. A busca pela instrução e o compromisso com a educação são, portanto, conquistas absolutamente pessoais. A partir daí há que se firmar um compromisso com o mundo a nossa volta, pois conhecimento gera responsabilidade. Entendo, dentro deste raciocínio, que pior do que decretar que há espécies inúteis é o homem se autoproclamar o mais útil das espécies. Para tanto, a educação, sem a menor dúvida, será o ponto crucial a nos cobrar posicionamentos diante dos desafios gerados pelo conhecimento. A racionalidade impõe ao homem a responsabilidade pelo zelo de tudo que o rodeia notadamente a natureza, da qual faz parte. Não a melhor parte, mas a mais responsável. JoYa

O caroço do angu

Sexta-feira, 03 de julho de 2015.
Quanto vale a mão de obra de centenas
de milhares de jovens cheios de energia? 
Leiam para entender o quanto baixo pode chegar o apego do homem ao dinheiro e por poder. A questão da maioridade penal é perversa na medida em que o Estado impõe a prisão sem dar conta da ressocialização. Serão sempre presos "amontoados" em uma verdadeira "escola do crime", com direito à especialização e pós-graduação. Um fato que muita gente desconhece também é revelado pelo jornalista Luciano Martins Costa e contribui para que entendamos o interesse do presidente da Câmara e demais colegas pela aprovação da redução da maioridade penal. Foram manobras conclusivas que me deram a certeza de que o caroço deste angu é podre. JoYa

O que há por trás desse empenho em aprovar a redução da maioridade penal?
O discurso dos datenas e outros valentões da TV e do rádio, que deixam os midiotas excitadinhos e enche de tesão certos deputados mal resolvidos sexualmente, não tem muito a ver com a questão da violência, já devidamente desmentida como justificativa para essa ruptura por muitos estudos e indicadores.
O que está por trás desse movimento - e que dificilmente você vai ler na chamada grande imprensa - é o novo mercado de escravos.
Ele se institucionaliza no sistema de penitenciárias privadas, objetivo final desse processo.
Quanto vale a mão de obra de centenas de milhares de jovens cheios de energia, obrigados a trabalhar em penitenciárias privadas para reduzir a pena?
Além disso, imagine ainda receber do Estado para manter essa clientela ocupada e longe das ruas. Excelente negócio, que movimenta muito dinheiro.
Não por acaso, o estado de São Paulo é pioneiro nessa iniciativa: alguns oficiais da PM paulista, quase todos reformados, atuam como consultores e lobistas desse movimento.
Seria preciso um grande esforço de reportagem para demonstrar com dados concretos esse jogo.
Para os Jornalistas Independentes e as mídias alternativas, aqui vão algumas dicas:
1. O mercado privado de presídios movimenta dezenas de bilhões de dólares por ano, sem contar os serviços de apoio.
2. O setor é dominado globalmente por dois núcleos com origem nos Estados Unidos - as corporações Wackenhut Corrections e a Correction Corporation of América (CCA), que controlam dois terços do "mercado" de encarceramento.
3. Calcule o valor desse mercado: a população carcerária dos Estados Unidos é a maior do mundo, com 2,3 milhões de presos. Cresceu 780% nos últimos 30 anos, com o sistema de encarceramento privado - que "estimulou" a cultura da privação de liberdade como alternativa preferencial de pena. O custo anual por detento vai de US$ 25 mil a 30 mil.
4. A superlotação era de 39% acima da capacidade em 2011.
5. As duas corporações atuam também em outros setores, como a segurança privada. Uma delas, a Wackenhut, está investindo pesadamente no Brasil desde 2010. Seu braço nesse setor, a G4S, é a maior empregadora cotada na Bolsa de Londres, com faturamento anual declarado equivalente a R$ 24 bilhões. No Brasil, já incorporou cinco empresas especializadas em transporte de valores, segurança eletrônica, vigilância etc.
6. O setor de encarceramento juvenil é a joia da coroa desse sistema, porque o valor pago pelo Estado sofre pressão de ONGs que cuidam dos interesses dos menores infratores, o que faz aumentar o valor da "hospedagem" pago pelo Estado. Nos Estados Unidos, essa "clientela" cresce em média 90 mil por ano por condenações mais graves. Os que são detidos por períodos curtos ("delitos" como matar aula, tomar uma cerveja, viajar sem avisar os pais e - pasme! - arrotar em sala de aula, condutas tidas como impróprias), chegam a 2 milhões por ano, .
7. Os Estados Unidos nunca aderiram à Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. O Brasil aderiu, mas se for considerado que a redução da maioridade penal significa um rompimento desse tratado, pode ser denunciado junto à ONU.
8. Nos Estados Unidos, tanto a Wackenhut quanto a CCA declaram obedecer a lei dos lobbies, mas são conhecidas, segundo John Connolly especialista em segurança pública, por burlar a lei. Imaginem como seria no Brasil, onde o lobby não é regulamentado.
Essa é uma fração dos interesses por trás da festa que fizeram os assanhados parlamentares que participaram da manobra anti-regimental de Eduardo Cunha na Câmara.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Desabafo patriótico

Quinta-feira, 02 de julho de 2015.
"Aprender e exercitar os valores que sustentam a Pátria,
Eis a obrigação premente do cidadão patriota" JoYa
O maior problema do Brasil são aqueles brasileiros que cobram honestidade e honradez dos políticos, mas os reelegem. Que criticam a postura corrupta dos empresários, mas sonegam impostos. Exigem o cumprimento das leis, mas todos os dias as transgridem no trânsito. Adoram feriado, tratam mal os animais, tomam banhos demorados, jogam alimento fora, valorizam futilidades e depois insistem em posar de paladinos da justiça e donos da verdade. Vão aprender primeiro o que é Pátria e o que representa para uma nação um povo que a respeita e defende os valores que a sustentam. Sem respeito à Pátria não chegaremos a lugar algum. JoYa

Mente emissora de luz

Quinta-feira, 02 de julho de 2015.
"A ignorância é similar à escuridão.
Já o conhecimento é como luz a
clarear cada canto escuro da
mente humana" JoYa
"A ignorância é similar à escuridão. Já o conhecimento é como luz a clarear cada canto escuro da mente humana. Mas, só o conhecimento não basta. É preciso que esta mente ao ser iluminada consiga produz luz às demais. Aí se transformará em sabedoria, a essência do conhecimento". JoYa

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Rifa para atleticanos

Quarta-feira, 1º de julho de 2015.
Marcos Mattos é um torcedor fanático pelo Clube Atlético Paranaense. Quando jovem ficou bastante conhecido no mundo do futebol pela forma intensa como torcia para seu clube do coração. Ao longo da vida foi colecionando camisas e bandeiras do clube. Há alguns anos foi morar em Pernambuco e hoje, ao retornar a Curitiba, procurar forças para esse recomeça. Nunca é fácil. Daí colocar parte de seu acervo para através de uma rifa oferecer aos que, como ele, torcem para o Furacão. Vou deixar as fotos logo abaixo, enviadas por ele para os interessados em participar da rifa. Ele estará a partir das 19 horas em frente ao restaurante Rabo de Peixe,com a rifa que custará 10 reais o número que será sorteado pela Loteria Federal do dia 25 de julho. Quem quiser pode ligar que ele entrega em mãos. O número do celular do Marcos Matos é 98036919. Participem e prestigiem o Marcos.

Foto de Jorge Yared.
Foto de Jorge Yared.
Foto de Jorge Yared.
Foto de Jorge Yared.
Foto de Jorge Yared.

terça-feira, 30 de junho de 2015

A essência e a aparência

Terça-feira, 30 de junho de 2015.
"Não tentes ser bem sucedido antes de tentar ser um
homem de valor"
Albert Einstein
O tempo é como um rio. Sei que nunca poderei tocar na mesma água duas vezes porque a água que passou não passará novamente, pois segue seu curso natural. É preciso então que eu dê valor à vida e ao tempo que me possibilita vivê-la. Isso me fez lembrar Einstein quando dizia que não se preocupava com o futuro, pois ele chega rápido demais. Bom mesmo é viver intensamente o hoje. Sei também que devo aproveitar cada instante desta maravilhosa existência que Deus me possibilita sentir. Que não devo me iludir apenas com a aparência, minha e a dos demais, pois as aparências mudam. Finalmente, é necessário que me lembre sempre que não devo esperar encontrar pessoas perfeitas, porque elas simplesmente não existem. Basta aquelas que me dão o devido valor. Estas sim, são e serão perfeitas para mim, desde que eu faça por merecer o carinho, a atenção, a gentiliza e o respeito que têm por mim. Isso tudo vale uma reflexão. Espero que todos que tomem conhecimento deste conteúdo a façam também. JoYa

segunda-feira, 29 de junho de 2015

É preciso tomar partido

Segunda-feira, 29 de junho de 2015.
Arcebispo Desmond Tutu: “Se você é
omisso em situação de opressão,
 você escolhe o lado do opressor”
Desmond Tutu é um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal, a África do Sul. É dele uma frase pontual que cobra principalmente uma postura daqueles que costumam permanecer sentados em um sofá, mesmo quando no seu aparelho de televisão (sem controle remoto) passa um programa que não gostam. Os acomodados e omissos 
Martin Luther King: "O amor é a única
força capaz de transformar um inimigo
em amigo"
geralmente, por esta opção, ficam do lado dos opressores, mesmo sendo contra a opressão. E fecho este alerta aos acomodados e omissos citando outro fantástico ativista pelos direitos humanos. Pastor Martin Luther King (Rei Martinho Lutero):
“Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito”.



Não confunda sexo com amor

Domingo, 28 de junho de 2015.
Para assistir basta clicar em vídeo.
O amor não sobrevive sem a amizade e esta não existe sem o amor. Jorge Yared ergue um brinde ao amor e alerta: Apesar de importante em uma relação, o sexo jamais deve ser confundido com o amor. 

Um dia para não ser esquecido


Segunda-feira, 29 de junho de 2015.
Para assistir basta clicar em 
O jornalista Jorge Yared lembra que neste domingo completaram dois meses do triste episódio ocorrido no Centro Cívico, em Curitiba quando mais de duzentos funcionários públicos, professores estaduais foram feridos despropositadamente pela Polícia Militar que ao atender a ordem de seu comando e do governo investiu contra os que tentavam ingressar na Assembléia Legislativa para demonstrar sua contrariedade ao projeto que alterava sua previdência. Um dia para não ser esquecido, segundo Yared.

domingo, 28 de junho de 2015

Para aqueles que ainda duvidam

Domingo, 28 de junho de 2015.
A maior tragédia do trânsito é, sem dúvida, o equívoco da grande maioria ao entender que as ocorrências fatais só atingem os outros. Enquanto não viverem na sua própria família, o assunto parece bem distante, quase impossível de atingi-la. Entenda, em média 46 mi pessoas morrem todos os anos no Brasil. De cada 10 leitos, 8 são ocupados por sequelados das ocorrências de trânsito e há hoje no país uma população de 47 milhões de brasileiros com alguma sequela oriunda de acidentes. Nesta notícia que compartilho do G1, quatro jovens se envolveram hoje pela manhã, no interior do Paraná em uma ocorrência grave que resultou em duas mortes e dois feridos graves. Um dos feridos é o motorista que, aos 19 anos ainda não possuía habilitação para dirigir. Tragédia mais que anunciada, porém, infelizmente não levada à sério pela grande maioria. Ou seguimos as leis do trânsito, ou continuaremos a assistir a este verdadeiro morticínio nas estradas, ruas e avenidas deste país. JoYa
Clique na foto para ler a reportagem completa do G1
Acidente ocorreu entre Alto Paraná e Nova Esperança, neste domingo (28). O motorista de 19 anos e um adolescente sofreram ferimentos graves.
G1.GLOBO.COM



Amor e solidariedade

Domingo, 28 de junho de 2015.
Basta conhecer a história desta moça para desejar ajudá-la. As redes sociais são um instrumento fantástico para localizar aquelas pessoas que se sensibilizam com histórias como a da Mariana. Quando acendemos uma luz na vida de nosso próximo, com certeza, iluminamos o nosso próprio caminho. Leia o apelo e se tocar em seu coração, integre-se a este entrelaço de amor e solidariedade voltado para o atendimento de um desejo desta jovem guerreira que sobreviveu aos mais terríveis diagnósticos. JoYa
Oi essa é a Mariana que sempre foi uma menina saudável que gostava de brincar e correr como qualquer outra criança da idade dela de um dia para outro Mariana começou a sentir dores nas mãos e ao ser encaminhada ao médico o diagnóstico foi a possibilidade de reumatismo, alguns meses depois em setembro de 2014 ela perdeu os movimentos das pernas sendo encaminhada com urgência para a UTI, logo veio o diagnóstico de tumor no cérebro que também atingiu a medula após a retirada do tumor infelizmente ficaram sequelas, hoje Mariana está tetraplégica e respirando por ventilação mecânica, porém lúcida e sabendo de tudo que está acontecendo com ela, Mari é uma guerreira que resistiu e resiste a todos os obstáculos que a vida impôs a ela, hoje tudo que ela quer é voltar para casa, mas a família não tem condições de comprar os equipamentos que ela precisa que são: Cadeira de rodas especial para o caso dela, respirador, cama mecânica, colchão apropriado, ar condicionado no quarto dela. 
Cada ajuda é importante! Faça a sua doação no valor que quiser e puder. Muito obrigada.
Caixa Econômica AG:0393 CONTA:14089-9 OP:013 a conta está no nome de Mariana Batista. Mesmo com todas as dificuldades segue sorrindo e acreditando em dias melhores.
"Grandes oportunidades para ajudar aos outros raramente aparecem,
mas poucas delas nos cercam todos os dias" 
Sally Koch

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More