Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 19 de janeiro de 2013

O olho do prefeito

Sábado, 19 de janeiro de 2013.
Prefeito Elizeu Mattos confirma necessidade de melhoramentos
no acesso à bela Coxilha Rica, em Lages, Santa Catarina

(Foto Hampel Vieira Mushue Dayan)

A região denominada Coxilha Rica fica na zona rural do município catarinense de Lages. Ela possui cerca de 100 quilômetros de extensão na serra catarinense. O nome Coxilha dá-se ao fato de a região ser formada por uma planície ondulada a perder de vista. As propriedades localizadas na Coxilha Rica são principalmente fazendas destinadas à criação de gado. Inclusive o atual governador de Santa Catarina e ex-prefeito de Lages, Raimundo Colombo tem fazenda naquela região. Há séculos cria-se gado por lá.  Historicamente, a Coxilha Rica é lembrada pelo fato de ser cruzada pelo Caminho das Tropas, via por onde se levava gado do Rio Grande do Sul a Sorocaba, São Paulo chegando até o sul de Minas Gerais. O Turismo Rural é explorado pela beleza cênica do lugar. Pois o cuidado com esta bela região fez com que o prefeito de Lages, Elizeu Mattos e seus assessores estivessem esta semana na localidade de Guará, na estrada que leva à região da Coxilha Rica. A necessidade de se melhorar o acesso foi confirmada pela equipe, inclusive a ponte do Rio Caveiras (foto). A visita é emblemática neste início de gestão de Mattos. Relatórios técnicos são necessários, mas a observação com os próprios olhos dá outra dimensão à necessidade e objetividade da obra pública. Pontualmente para o planejamento e busca de recursos para tal. 

Silêncio, escudo contra a inveja

Sábado, 19 de janeiro de 2013.

A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de outra pessoa. É um sentimento de tristeza por não ter o que o outro tem. Sêneca um dos mais célebres advogados escritores e intelectuais do Império Romano já dizia que “Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios.” É muito difícil encontrar alguém que nunca sentiu inveja. É da natureza humana. Por isso o conselho é pontual neste mundo de invejosos: "Não grite sua felicidade tão alto, a inveja tem sono leve".

Visão e perspectiva

Sábado, 19 de janeiro de 2013.


A visão é um dos cinco sentidos que permite aos seres vivos dotados de órgãos adequados, aprimorarem a percepção do mundo e por meio desse sentido, a capacidade de enxergar tudo à volta. Já perspectiva é a representação, num plano, dos objetos como se apresentam à vista. Aspecto dos objetos vistos de longe; panorama. Esperança ou crença numa coisa provável ou desejada, embora distante. Essas definições básicas são encontradas facilmente nos dicionários e servem para ajudar em uma questão peculiar a todos em algum momento de suas vidas. Como enxergamos a idade e que perspectiva se dá a ela através dos tempos. Engraçado, hoje tenho 58 anos e não me acho velho. Mas, aos 20 já chamei pessoas de 50 de velhas. Hoje, velho não existe em meu vocabulário. Será a resistência pessoal à inexorabilidade das rugas? Uma espécie de negativa de autoria vivencial? Talvez. Mas, envelhecer exige mais do que anos no calendário. Mais do que velas em um bolo de aniversário. Com o passar dos anos nossa visão diminui, mas a perspectiva de mundo aumenta. Esta compensação é um presente que a natureza oferece. Saiba então se aproveitar dela, seguir adiante e ser feliz. Por que não?

Steinhaeger e Xixo? O melhor, só em Porto União

Sábado, 19 de janeiro de 2013.
Porto União, SC, além de diversas atrações turísticas e culturais, apresenta em sua gastronomia dois itens muito característicos da cidade: o Steinhaeger e o Xixo. 

A história do Steinhaeger começa há aproximadamente 400 anos, nas encostas dos Alpes, em uma aldeia chamada Steinhägen, que significa aldeia de pedra. Foi nesta aldeia que uma saborosa e incolor bebida bi-destilada extraída das bagas de Zimbro (Wacholder) foi elaborada. Ela ficou mundialmente conhecida como Steinhaeger: uma finíssima bebida, sem elementos químicos e de paladar incomparável. O Steinhaeger é embalado em uma garrafa de louça escura, que ajuda a manter suas propriedades aromáticas por muito mais tempo. Quer saber onde encontrar esta bebida? Em Porto União, onde é fabricado o melhor Steinhaeger do Brasil. O Steinhaeger Doble W, produzido artesanalmente desde 1962 pela Destilaria Doble W, mantém a originalidade e pureza da fórmula alemã, com dosagens exatas de destilados de cereais, bagas de zimbro, raízes, sementes e cascas.


O FANTÁSTICO XIXO
Já o Xixo tem referências em etnias diferentes. Espetinhos são feitos de várias formas e composições: na China, há 800 anos, se preparava espetinhos de carne suína. No Japão, é um espetinho com carne de ave temperada com molho de soja; a cultura sírio-libanesa faz o michuí de carneiro; os árabes fazem o “shish”, que quer dizer espeto; na Rússia e Terras de influência turca encontra-se o chechelick, que provavelmente foi um dos primeiros espetinhos apresentados comercialmente no Brasil. Mas em Porto União, fazer uma xixada significa fazer um espetinho de carne bovina, em um espeto de arame com uma argola em uma das extremidades, assando-o na churrasqueira. Somente em Porto União você encontra o saboroso xixo, que é a principal atração de festas, confraternizações e encontros dos amigos. (www.maisuniao.com.br) É por isso que Porto União, SC se promove a Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo. Lá é onde se produz o que há de melhor no Brasil. Vale a pena conferir!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Walmor Chagas, o ocaso de um galã de gerações

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013.
Walmor Chagas, galã de cinema, teatro e televisão
O ator Walmor Chagas, encontrado morto nesta sexta-feira em seu sítio em Guaratinguetá, interior de São Paulo, tinha 82 anos. Na sua juventude foi um galã no teatro, cinema e posteriormente televisão. Era criança ainda, mas lembro que as mulheres da época assim o consideravam. Hoje a polícia trabalha com a hipóteses de suicídio. Se houver a confirmação é mais um que experimentou o auge da fama e depois de velho, esquecido e abandonado pela mídia não suportou o ocaso. Lamentável para uma pessoa que durante décadas entrava em nossa residência para nos entreter com seu belo trabalho de ator em personagens inesquecíveis. Todos aqueles que alcançam a fama devem estar preparados para a efemeridade da tietagem. Assim como vem desaparece. O que fica verdadeiramente é o que se constrói a partir das relações do mundo real.

Morre Walmor Chagas, aos 82 anos. Polícia investiga suicídio como provável causa

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013.
Walmor Chagas morreu aos 82 anos
O ator Walmor Chagas (82) foi encontrado morto, nesta sexta-feira, 18, em uma chácara em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, onde morava. A Polícia Civil cogita a hipótese de suicídio, segundo o funcionário José Arteiro de Almeida, que trabalhava com o ator havia mais de 30 anos. José contou que havia deixado Walmor sozinho na chácara por algumas horas e quando voltou, encontrou o ator já morto, sentado em uma cadeira, com um revólver no colo. A Polícia Civil investiga o caso.
Vida e carreira
Walmor de Souza Chagas nasceu em Porto Alegre, em 28 de agosto de 1930. Formou-se em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mas encontrou nas artes cênicas sua grande paixão. Na TV, Walmor Chagas interpretou inúmeros personagens nas dezenas de novelas em que participou. Entre os personagens mais marcantes estão Fábio de Locomotivas, Alberto Karany de Coração Alado, Horácio Ragner de Eu Prometo, Oliva de Vereda Tropical, Afonso da Maia de Os Maias, Guilherme Amarante Paes de Salsa e Merengue e, mais recentemente, Dr. Salvatore de A Favorita. Walmor Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker (1921-1969), com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas. (Caras)

Chuva de verão o ano inteiro, só em Curitiba

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013.
Chove muito neste início de noite em Curitiba. Previsão indica o mesmo para este sábado
Fim de semana será de calor e chuva em Curitiba e no litoral. Amanhã, sábado podem ocorrer pancadas de chuva isoladas à tarde. A previsão é de chuviscos durante todo o dia no domingo. As temperaturas ficam entre 20°C e 28°C durante o fim de semana. Quem mora por aqui ou frequenta nossas praias já está acostumado. Aliás, o fato não é novidade: dos 366 dias do ano passado, em 165 deles, pelo menos, quem mora na capital paranaense teve de usar o guarda-chuva. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a cada 2,2 dias, em média (ou aproximadamente em 45% de 2012) teve precipitação pluvial na capital paranaense.  O mês de dezembro liderou o ranking. Nesse mês, dos 31 dias, em 21 deles – o que equivale a quase 68% – choveu. A foto postada, vista no site da Gazeta do Povo é semelhante ao final de tarde e início desta noite de sexta-feira em Curitiba.

Um costume bem brasileiro

Sexta-feira, 18 de janeiro de 2013.
 "Quem bebe café com açúcar na verdade bebe açúcar e usa 
o café como desculpa"  JYF
Costume bem brasileiro: Um bom cafezinho depois do almoço. Toda hora é momento para um bom cafezinho. Indico tomar sem açúcar. Li no Blog Café Fácil e aproveito o seu conteúdo para tentar passar aos meus amigos minha preferência por café sem açúcar e, é claro dar algumas dicas de como chegar a retirar o doce desta fantástica bebida.
"Degustar um café sem açúcar, no inicio é estranho para quem nunca arriscou ou o fez por poucas vezes. Mas, se você quer passar a degustar o café tal qual ele se apresenta naturalmente, em toda sua plenitude, sem alterações no sabor, mas ainda lhe é difícil beber uma xícara inteira: peça um curto! É menos café (e melhor) ou, se mesmo assim não dá, até porque o curto seria mais concentrado comprometa-se consigo mesmo em beber os três ou cinco primeiros goles sem adoçar. E vá tentando entender a bebida. Depois adoce. E se comprometa a partir de então, a cada vez que beber um expresso aumentar um gole sem adoçar. Beba bons cafés e lhe garanto, logo irá mudar de opinião." (Blog Café Fácil)

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A melhor liberdade

Quinta-feira, 17 de janeiro de 2012.
Somos seres que nascemos para ser livres. Não é da natureza humana se sentir aprisionado. Desnecessário estender para se fazer entender a importância da liberdade para todos. Mas, se ela é tão importante, qual a razão então de tanta gente viver aprisionada? E não estou lembrando só das pessoas que, condenadas cumprem pena em prisões. Enfatizo a prisão a que muita gente se coloca na vida mesmo. Presos a compromissos intermináveis, a costumes ultrapassados e descabidos, a pessoas desagradáveis que só nos chateiam, enfim, por mera permissão muita gente se deixa prender diante de uma incrível auto-condenação. Por isso afirmo sem medo de errar: a melhor das liberdades é aquela que nos livra daquilo que nos faz mal. E só depende de uma atitude corajosa de quem, enfim descobre que a vida passa rápido demais e é curta demais para que a pequenez e a covardia do acomodamento se transformem em desperdício de um tempo precioso. Não se esqueça então: "A MELHOR DAS LIBERDADES É AQUELA QUE NOS LIVRA DAQUILO QUE NOS FAZ MAL!"

Pneumonia mata Edson Feltrin, aos 62 anos

Quinta-feira, 17 de janeiro de 2012.
Quadro agravado de pneumonia matou o advogado Edson Feltrin 
Perde a cidade de Curitiba um defensor dos interesses populares. O advogado Edson Feltrin, 62, presidente da Federação das Associações de Moradores de Curitiba (Femotiba) e secretário-geral do PDT da capital, morreu, no final da manhã desta quinta-feira.  Feltrin estava internado no Hospital Evangélico desde o dia 1º de janeiro devido ao agravamento de um quadro de pneumonia. Ele foi um dos coordenadores gerais da campanha vitoriosa do prefeito Gustavo Fruet (PDT) à prefeitura de Curitiba e a enfermidade não permitiu que ele assistisse à posse. Nascido em Maringá chegou à capital em 1974 para cursar direito na PUCPR. Em nota, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), que é presidente do partido na capital, disse que havia conversado com Feltrin na véspera do seu internamento e que a participação dele na equipe da administração municipal já estava definida. O corpo de Feltrin começou a ser velado às 16 horas desta quinta-feira, na capela 1 do Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no bairro São Francisco. O enterro está marcado para sexta-feira (17), em Maringá, cidade onde nasceu.

Nossa bela Curitiba

Quinta-feira, 17 de janeiro de 2012.
Empreendimento multiuso em Curitiba, o Shopping Estação conta com mais de 170 lojas.
Já ouvi de pessoas que foram aos Estados Unidos que o conceito de nosso país para o povo de lá não é dos melhores. Para o estadunidense comum o Brasil é a terra de mulheres desnudadas que passam o tempo todo dançando samba. Que aqui é uma terra "selvagem" de um povo que gosta de futebol e carnaval. E só!. É chocante, mas esta é a imagem que as pessoas de lá têm de nosso Brasil. Quando falamos do "verdadeiro" Brasil e mostramos algumas de nossas cidades, notadamente Curitiba, há um ar de incredulidade e surpresa. O que é que a Embratur fez nas últimas décadas para desconstruir essa falsa imagem que o mundo tem de nosso país? Lamentável! 
Ele fica na Avenida Sete de Setembro, 2775, no Rebouças, bairro central de Curitiba 
Deixo duas fotos do Shopping Estação, um dos muitos que Curitiba, a capital do Estado do Paraná oferece à sua gente e aos milhares de turistas que por aqui circulam estupefatos com tanta beleza, modernidade e desenvolvimento. Sabemos que o turismo é um dos segmentos que impulsionam a economia de um país, tão bem aproveitado pelos EUA. Quase todos os filmes que assistimos são produzidos em pontos de exploração turística naquele país, notadamente New York. O fato deles não conhecerem o Brasil é emblemático. A falta de divulgação de nosso potencial é lamentável. O que se divulga são as Cataratas do Iguaçu e o nosso carnaval e só. O Brasil tem muito mais a oferecer para atrair recursos externos e fomentar nossa economia. 

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Paisagens de um lindo lugar

Quarta-feira, 16 de janeiro de 2013.
Trata-se de uma entre as milhares cidades deste grande território brasileiro. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem, atualmente 5.564 municípios e entre esses, a minha querida Lages, com seus 161.583 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010. É uma das grandes cidades do Estado de Santa Catarina. A Princesa da Serra, onde nasci há quase 59 anos.
Hoje, governada por Elizeu Mattos que fez o PMDB retornar ao poder depois de muitos anos. Lá estive entre julho e outubro do ano passado, praticamente noventa dias e suficientes para ter a certeza de que trata-se de um excelente lugar para morar, estudar, trabalhar, constituir família e curtir. A qualidade de vida dos lageanos se diferencia dos grandes centros urbanos. Lá as pessoas são educadas, gentis e anfitriãs. Um ótimo lugar para passear. O turismo rural é seu forte. O clima é absolutamente agradável. Ela lembra muito as cidades europeias. Colonizada por alemães, italianos, espanhóis e portugueses, Lages é assim, como mostra a foto que vi hoje na página de Laurete Zonatto. Para qualquer lugar que se olhe, um motivo a mais para admirar cada detalhe, como na segunda foto, a da catedral, uma das referências turísticas do lugar.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ação local para mudança global

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013.
A natureza, bela e imponente não resistirá ao...
Um chavão ambientalista, mas que serve para estimular a mente adormecida a pelo menos acordar e pensar no assunto: "Mudanças globais passam por ações locais". E o local começa em sua casa, a área da influência individual. Se não houver uma mudança de dentro para fora, não haverá como mudarmos o mundo para melhor. O teólogo, músico, filósofo e médico alemão Albert Schweitzer, que morreu em 1965 poucos dias antes de completar 90 anos afirmou: "O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza antes de dominarem a si mesmos." 
...desmatamento permanente. Educação e conscientização já!
Schweitzer afirmou isso há quase cinquenta anos e ainda é atual, pois as sociedades evoluíram na ciência, porém estagnaram no necessário desenvolvimento da natureza humana, egoísta, dominadora, apegada, exploradora e destruidora.
A educação e conscientização são reagentes necessários para se forjar pessoas melhores para o planeta. Se não houver o contraponto da conscientização, a atitude preservacionista sucumbirá e com ela a vida no planeta será uma questão de tempo em um futuro não muito distante.

Amanhecer em Floripa

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013.
Amanhecer do último dia dez de janeiro em Florianópolis, SC
(Foto Heverson Santos)
Você sabia que Florianópolis a capital de Santa Catarina, meu Estado natal, destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor IDH, Índice de Desenvolvimento Humano? Quem informa é um relatório da ONU que diz também ser Floripa, como carinhosamente a chamamos, a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida. Ela, em sua grande parte está situada na Ilha de Santa Catarina e possui nada mais nada menos do que cem praias. É isso mesmo, cem praias, uma mais bela do que a outra. Se você não conhece, vá conhecer Florianópolis em um dos litorais mais belos do planeta, o de Santa Catarina, o Estado de meu coração.

Que “chato” que nada

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013.
Interessante notícia lida no site da Folha Online no caderno Equilíbrio e Saúde:

Popularização da depilação íntima reduz infestação por chatos
Phthirus pubis, conhecido como piolho-da-púbis ou chato 
(Divulgação PHIL)
A popularização da depilação que remove totalmente os pelos pubianos, conhecida como "Brazilian bikini wax" em inglês, está acabando com o piolho-da-púbis (Pthirus pubis), também conhecido como chato, dizem especialistas internacionais. O assunto foi alvo de uma extensa reportagem da agência Bloomberg. "Os chatos costumavam ser extremamente comuns, mas agora raramente são vistos", disse Basil Donovan, chefe do departamento de Saúde Sexual da Nova Gales do Sul. Embora não seja conhecido que eles transmitam alguma doença, esses parasitas provocam muita coceira e infecções subsequentes. Ironicamente, o fenômeno do "desaparecimento" ligado à depilação sugere uma maneira alternativa de se lidar com as infestações por chato, que são altamente transmissíveis. Em geral, eles são combatidos com inseticidas locais. Um trabalho científico publicado em 2011 mostra que a retirada total dos pelos pubianos não é exclusividade do sexo feminino. A maioria dos universitários de ambos dos Estados Unidos e da Austrália já aderiram à "moda".

Agentes na própria notícia

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013.
Equipe de reportagem da RPC-TV mal chegou e foi assaltada também
(Foto de Bruno Henrique/Banda B)
Interessante a situação enfrentada por uma equipe de reportagem da RPC-TV. A pauta indicava entrevistar proprietário e funcionários de uma panificadora na Anita Garibaldi, em Curitiba, vítimas de constantes assaltos. Para facilitar o relato do fato, a própria equipe não só flagrou como também foi assaltada hoje cedo no local. A ação dos marginais foi filmada por câmeras de segurança instaladas no estabelecimento, o que deverá facilitar a identificação e prisão dos meliantes. Por essa, os jornalistas da RPC-TV não contavam.

Equilíbrio e Justiça

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013.
O filósofo grego Aristóteles já dizia que “A base da sociedade é a justiça; o julgamento constitui a ordem da sociedade: ora o julgamento é a aplicação da justiça.” 
Um dos maiores entraves hoje para se chegar ao equilíbrio das relações sociais é a sensação de injustiça que impera pelo retardamento manifesto do Estado em aplicar a Lei que ele mesmo cria. O cidadão é um amontoado de virtudes e defeitos que precisa ser regido e controlado pelas normas de conduta onde se pontua que o direito de um termina onde começa o do outro. Daí a necessária postura contra a inércia do julgador que induz à injustiça pelo falta do manifesto legal. JYF

Sorriso e dor

Terça-feira, 15 de janeiro de 2013.
Li Chaplin e refleti. É pontual. A natureza humana é fraca, portanto por vezes vingativa. Lute contra esse sentimento. Não e nunca lhe fará bem. Não se permita sorrir com o choro de alguém, por pior que tenha sido ou agido contra você. Tudo o que se deseja para alguém pode retornar com mais força, pois a vida e os relacionamentos são vias de mão dupla. Se desejar o bem a alguém não for possível, não deseje o mal. Luz é luz. Treva é treva. Opte pela luz que iluminará seu caminho, por mais sombrio que possa parecer.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Da visão à missão

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2013.
Se a raça humana evoluiu foi porque pessoas determinadas e corajosas não se
omitiram e acreditaram que podiam fazer a diferença. E por acreditar, fizeram
É bem melhor ser lembrado por ter sido uma pessoa que até possa ter errado, mas certamente sempre com o propósito de acertar, do que passar em branco por essa vida. Passar em branco é o resultado de quem se ama demais para pensar nos outros. É melhor errar por ter tentado fazer a coisa certa do que nada ter feito e perdido a chance de acertar. O mundo foi construído por pessoas assim. Se a raça humana evoluiu foi porque pessoas não se omitiram e acreditaram que podiam fazer a diferença. E por acreditar, fizeram. E hoje usufruimos dessas conquistas. Mas, a visão deve sempre permanecer a nos impulsionar às novas conquistas e oferecê-las às futuras gerações. Só assim nossa visão nos credenciará à missão que justitificará nosso existir. JYF

Presidente Dilma nomeia curitibano para o STJ

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2013.
Sérgio Kukina toma posse no dia 06 de março no STJ
A família Kukina está orgulhosa de seu filho mais ilustre. É que a presidente Dilma Rousseff nomeou na última sexta-feira, 11, o procurador de Justiça Sérgio Luiz Kukina para o cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça, STJ, na vaga deixada pelo ministro Hamilton Carvalhido, aposentado desde maio de 2011. A nomeação foi publicada no DOU desta segunda-feira, 14.  O curitibano, Kukina ingressou no MP em 1984 e foi promotor em diversas cidades do PR, incluindo a capital. Entre outras áreas de especialidade, o procurador tem experiência em Direito autoral e da criança e adolescente. É mestre em Direito pela PUC/PR e leciona na Fempar - Escola do Ministério Público e na Emap - Escola da Magistratura. É bom lembrar também que o novo ministro do STJ  trabalhou com o atual presidente da instituição, ministro Felix Fischer, na década de 1990. A posse está marcada para o dia 6 de março, às 17h, na sala de sessões do plenário do STJ. À família Kukina o reconhecimento e os parabéns pela nomeação do ente querido, certamente o coroamento de uma carreira brilhante. (Agencia Brasil)

Perfeição e equilíbrio

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2013.
A maturidade, nossa experiência de vida, nos ensina sim, que o equilíbrio naquilo que sentimos ou fazemos é que nos faz verdadeiramente satisfeitos e felizes. Fernando Pessoa, poeta português dizia que "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Acredito que devemos nos esforçar o suficiente de nossa capacidade. Este será o limite de nosso esforço. Dar o melhor de nós mesmos. Quando pretendemos fazer alguma coisa, façamos o melhor que pudermos. Miremos no cem por cento de nossa capacidade, mas não percamos a convivência com as pessoas que amamos, a necessária hora das refeições e do descanso e também do lazer. Devemos assim proceder porque são fluídos que renovam a força que nos fará capaz de atingir o máximo de nosso potencial. Não se esqueçam: o equilíbrio vivencial se transforma em perfeição existencial. JYF

Das notas à melodia

Segunda-feira, 14 de janeiro de 2013.
Interessante a compreensão de que não nos bastamos. Há que se ter a participação de alguém para continuarmos. Basta olhar neste momento para nós mesmos. Confeccionamos a roupa que vestimos? O óculos, relógio, celular, computador, cadeira, mesa e lâmpada que usamos? E na hora da alimentação, tudo o que vai à nossa mesa, fizemos alguma coisa além de comprá-los? Ao sair de casa, o nosso transporte, o combustível, as ruas e avenidas, a iluminação, etc.? Isso só é lembrado para nos levar à necessária conscientização de que precisamos, sim uns dos outros a todo o momento. Daí a necessidade de sermos gentis com todos. Os que nos servem no dia a dia são pessoas anônimas. Elas podem estar cruzando por nós e certamente dependem daquilo que também fazemos. É a necessária contrapartida. É o tom das notas dando sentido à melodia.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Continuação da conversa com o amigo que se diz ateu

Domingo, 13 de janeiro de 2013.



Amigo: Jorge procuro respeitar a posição e opinião religiosa de cada um. Para seu conhecimento cheguei a iniciar os estudos para me tornar padre, mas após inúmeros questionamentos cheguei a conclusão de que isso não é real. Trata-se de algo que as pessoas (muitas delas fracas) se apegam. Umas das minhas principais questões e é uma coisa simples, mas nem ciência, nem religião conseguem responder é, se existe mesmo "DEUS", de onde ele veio?? quem o fez??? e se alguém fez Deus de onde veio esse alguém??? ou seja a partir daí podemos dar uma linha lógica para que possamos entender a origem do mundo. Não questiono que Jesus tenha mesmo existido, mas questiono o começo de tudo, antes de sua possível existência. Enfim esse é um debate longo e muito cansativo, mas se quiserem podemos passar dias e dias debatendo. Por último. religião se discute sim, aos que falam que isso não se discute.

Minha resposta: Amigo, em um dia qualquer alguma situação vai levar você a ter a chance de ajudar alguém. Você não conhece essa pessoa, mas a dificuldade dela vai ser revelada a você. A partir de então você terá duas alternativas: a de se importar e ajudar, de maneira silenciosa sem que ninguém saiba, ou simplesmente ignorar o fato e seguir adiante. No caso de se importar e após ter prestado a ajuda perceberá uma sensação agradável, no silencio de sua atitude. Você perceberá que embora o intuito tenha sido ajudar seu próximo, o grande beneficiado da ação será você. Uma sensação tão agradavelmente intensa que fará com que comece a entender a força invisível de Deus. Somos uma pequena partícula na imensidão do Universo. A Ciência tem a necessidade de comprovação das teses e depende das intermináveis pesquisas e estudos. A fé, não. Não se preocupe com a origem de Deus. "A fé, por si só é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das que se não vêem." Como provar cientificamente a sensação maravilhosa que sentirá ao ajudar de maneira anônima uma pessoa que nem conhece? Comece a entender Deus por aí. Serão nas boas ações, na prática do verdadeiro amor, no desapego das coisas materiais e no investimento em melhorar o quanto possível sua natureza que Deus começará a se revelar para você. Procure, se for o caso entender Deus na própria capacidade que tem de questionar sua existência. O livre arbítrio nos foi concedido como Graça, pois será através dele e por pura aceitação da fé, que Deus nascerá como a esperança, a necessária esperança de se dar sentido à vida. À sua vida. À nossa vida.

A Pátria, segundo Rui


Domingo, 13 de janeiro de 2013.
Desde criança conheço este fantástico conteúdo de um dos mais nobres brasileiros. Em momento de rara inspiração nosso compatriota Rui Barbosa deixou esta declaração a todos. Talvez já imaginasse a crise de valores que estaria por contaminar aqueles que se julgam brasileiros. Nunca foi tão necessário que mais e mais pessoas entendam o que é ser patriota e a importância desse sentimento. Enquanto a maioria não entender e professar isso, não poderemos nos considerar verdadeiramente uma pátria, uma nação.


"A pátria não é ninguém: são todos; e cada qual tem no seio dela o mesmo direito à ideia, à palavra, à associação. A Pátria não é um sistema, nem uma seita, nem um monopólio, nem uma forma de governo: é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.
Os que a servem são os que não invejam, os que não infamam, os que não conspiram, os que não sublevam, os que não desalentam, os que não emudecem, os que não se acobardam, mas resistem, mas ensinam, mas esforçam, mas pacificam, mas discutem, mas praticam a justiça, a admiração, o entusiasmo.
Porque todos os sentimentos grandes são benignos, e residem originariamente no amor. No próprio patriotismo armado o mais difícil da vocação, e a sua dignidade, não está no matar, mas no morrer. A guerra, legitimamente, não pode ser o extermínio, nem a ambição: é simplesmente a defesa. Além desses limites, seria um flagelo bárbaro, que o patriotismo repudia."
Rui Barbosa

Ao amigo que se declarou ateu

Domingo, 13 de janeiro de 2013.
Meu querido amigo, uma das mais pontuais declarações de Jesus aos homens de sua época e que vale até hoje é de que Ele não veio como remédio para os sãos e sim para deixar uma "receita" aos enfermos. A principal atitude para a cura de uma enfermidade é reconhecer que se está com ela. A doutrina de Jesus é a receita para esta cura. Ela já salvou muitas pessoas espiritualmente enfermas. O fato de acreditar ou não na existência de Deus e a continuidade da "vida" após a morte do corpo é uma questão absolutamente pessoal e eu respeito. Mas, se algum dia brotar uma única dúvida sequer no seu coração sobre a razão de ser de sua existência, dê uma chance para que Jesus a esclareça. Conheça ao menos Sua doutrina. Pode crer, valerá a pena no aprofundamento de seu autoconhecimento e na interpessoalidade de suas relações. Do amigo de sempre, Jorge

Sentimentos verdadeiros

Domingo, 13 de janeiro de 2013.
Carinho, atenção, amor...necessitamos muito disso. São jóias preciosas que enfeitam aquilo que se entende por sentimento de felicidade. Sem o carinho de uma atenção, o que seria do amor? Sem uma atenção carinhosa, de que valeria o amor? E sem amor, que valor teria uma pessoa? Mas, atenção a este detalhe: nunca implorem por carinho, atenção ou amor, pois se não são dados espontaneamente são como jóias falsas. Podem até enfeitar, mas não têm valor algum. Vivam pelos sentimentos verdadeiros. Por menores que sejam, são sementes férteis que só farão crescer o sentido de felicidade a que tanto se almeja.

Coisa de Amigo Verdadeiro

Domingo, 13 de janeiro de 2013.
Nosso amigo de verdade! Mais do que gostar da foto, leia o conteúdo de Sua mensagem e Sua trajetória entre nós. Está no Novo Testamento da Bíblia. Um conteúdo imperdível. Se seguido fará com que haja uma transformação em sua vida. Para melhor, sem dúvida! A beleza da doutrina é infinitamente maior do que a da foto, pode acreditar!

"Passeio" na Ilha

Domingo, 13 de janeiro de 2013.
A saudade é grande. Maior é o desejo de que tudo corra muito bem nesta importante etapa da vida dos dois. A foto revela a felicidade, porém destaca que não estão ainda "bronzeados", prova de que não foram ao "paraíso" para passear e sim trabalhar. Mas, encontrem mais tempo para, como hoje, passear. Ajudará não só o bronzeamento da pele, mas principalmente acalmará a imensa saudade que certamente devem estar sentindo de todos. E viva as tartaruguinhas!!!!!

As delícias do milho

Domingo, 13 de janeiro de 2013.
Café da tarde com bolo de milho verde a moda do sítio da sogra em Ribeirão do Pinhal, norte pioneiro do Paraná. A pedido mando aí a receita de autoria da saudosa sogra, Sebastiana:

Receita do Bolo de Milho Verde, por Eunice CP Yared 

Ingredientes:
10 espigas de milho verde
4 ovos
2 xícaras de chá de açúcar
Leite conforme a qualidade do milho (o suficiente para bater o produto)
1 colher de sopa rasa de sal
2 colheres de sopa bem cheias de manteiga
2 colheres de sopa bem cheias de banha de porco.
Queijo tipo mussarela ou queijo de minas.



Modo de fazer:
Cortar o milho e bater no liquidificador com leite, você vai colocando leite de uma forma que dê para bater; depois vá acrescentando o restante dos ingredientes, coloque para assar em uma forma untada com óleo. Coloque em cima do bolo queijo picado, pode ser queijo mussarela ou queijo de minas; aí é só colocar em forno aquecido 200 °. Quando estiver dourado já estará pronto. Aí é só comer com um cafezinho passado na hora.

Obs: Também pode ser feito bolo salgado.

A prisão de Furiati

Domingo, 13 de janeiro de 2013
Criminalista Elias Mattar Assad, assume a defesa de Furiatti
Fiquei surpreso com a notícia. Conheço o Furiati há muitos anos. Uma amizade que começou quando éramos jovens ainda. Trabalhávamos na Rádio Clube Paranaense. Nossas vozes eram confundidas. Muita gente não sabia se era um, ou era outro. Até hoje tem gente que me chama de Futiati. Em 1985 fomos também para a televisão, onde apresentávamos o Jornal das Seis. Eu era estudante de Direito e ele de Agronomia. Eleito duas vezes prefeito do vizinho município da Lapa, esse amigo só me deu orgulho pela sua trajetória humana e política. Os adversários, em política tem disso, podem acusá-lo de tudo, menos de desonesto. Com a vida financeiramente muito bem resolvida, jamais, quem o conhece, o imagina cometendo crime de peculato. Recebo de nosso amigo em comum, Elias Mattar Assad (foto) a seguinte declaração:

"...Provaremos que Paulo Furiati é inocente. Em 35 anos de vida pública sempre agiu dentro da lei com contas aprovadas. Ilegal é a prisão antes de dar direito de defesa. Vamos pedir a liberdade, declararam os advogados Elias Mattar Assad e Samira Karam Semaann, que assumiram a defesa do ex-prefeito da Lapa..."

Acompanho com expectativa essa situação do meu amigo Furiati, confiante de que as investigações levem ao equívoco que foi a sua detenção.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More