Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 14 de setembro de 2013

Politização, pilar da democracia

Sábado, 14 de setembro de 2013.
"Não há como colher bons frutos de uma democracia se os eleitores
não conseguirem dimensionar a importância de escolher bem seus
 representantes" JoYa
Não consigo entender democracia em sua plenitude em uma nação cujo povo não tenha noções básicas de política. A sua representação só se estabelece plena se acompanhada do entendimento da amplitude da atividade política. Os maus políticos não têm nada a ver com o exercício da atividade política, fundamental para o desenvolvimento de ações públicas voltadas a atender os reais anseios dos representados. O sistema corrompido é contaminado por pessoas já comprometidas no seu juízo de valor antes mesmo de serem elevados à condição de representantes. O que acontece depois são só ações vertentes de uma postura que foca o atendimento de interesses pessoais e corporativos, mas nunca dos do todo. O que conta, a partir daí é a reação daqueles que os escolhem quando dimensionam a importância de seu voto e mais, quando exercerem esse direito, o façam conscientes de que ao escolherem mal seus representantes têm a justa condição de substituí-los. Voltamos a lembrar, então, da importância da educação para a politização dos eleitores. Sem isso, o pilar da democracia fica comprometido e quando desaba, geralmente expõe a fragilidade dos sistemas que sustentam uma nação e por conseguinte seu povo. Não há como colher bons frutos de uma democracia se os eleitores não conseguirem dimensionar a importância de escolher bem seus representantes. E, quando, por acaso, perceberem o equívoco da escolha, poder corrigir em tempo. Não podemos confundir política com a atividade dos maus políticos. Enquanto a primeira é fundamental e insubstituível, a segunda é perniciosa e perfeitamente descartável. Basta ao povo capacidade de distinguir uma coisa da outra. JoYa

* “Não se deve confundir política com a atividade dos maus políticos. Enquanto a primeira é fundamental e insubstituível, a segunda é perniciosa e perfeitamente descartável” JoYa

O jornalista e a política

Sábado, 14 de setembro de 2013.
"Tão importante quanto a atividade política é o poder de crítica
que a sociedade tem através dos jornalistas que forja"
(JoYa)
Um amigo acaba de me perguntar se vou me filiar ao PSDB. Minha resposta:
Há políticos velhos com velhas idéias. Há também políticos novos que as mantém eaté insistem nelas. No entanto, e essa é a esperança de uma nação, políticos novos com idéias novas, porém compromissados com antigos ideais. Esses fazem política com "P" maiúsculo. Torço que as ações desses se enquadrem ao discurso alinhado ao anseio de quem os elege. Que tenham como compromisso maior dar uma nova cara à representação política brasileira, tão carente de valores verdadeiramente democráticos. Aqueles que priorizam o povo, pois dele emanam. Quanto a sua pergunta, eu como político sou um bom jornalista. Melhor ficar na minha que, creio, darei mais do que alinhado a uma ideologia partidária. Assim a capacidade de crítica, tão importante para a função jornalística estará livre, leve e solta, meu querido amigo. JoYa

A segurança do autoconhecimento

Sábado, 14 de setembro de 2013.
Estar seguros do que somos é conquista estruturada
 pela inteligência emocional
(JoYa)
Não há a menor sombra de dúvida: Quem somos, importa mais a nós do que aos outros. Daí a importância da segurança que a inteligência emocional possibilita ter sobre o que sentimos, acreditamos, professamos e, principalmente assumimos. Muito mais a nós mesmos, do que aos outros. Não que não se tenha que dar satisfações aos outros, pois somos seres sociais, mas na medida certa do relacionamento interpessoal. A máxima é pontual: "O direito de um sempre vai acabar onde começa o do outro" e assim por diante. Portanto, saiba que ninguém deve se importar mais sobre suas ações e reações do que você mesmo (a). Como disse em outras oportunidades, o autoconhecimento é um exercício permanente de imersão, um mergulho em nós mesmos para dimensionar nossos limites. Quem assim procede encontra a segurança necessária para assumir-se perante aquilo que acredita diante de quem quer que seja. O filósofo e alquimista chinês Lao Tse nos deixou esta declaração pontual “Conhecer os outros é inteligência. Conhecer a si próprio é verdadeira sabedoria. Controlar os outros é força. Controlar a si próprio é verdadeiro poder”. JoYa 

Antes de pedir

Sábado, 14 de setembro de 2013.
Há palavras que nos beijam como se tivessem boca. Nunca se esqueçam: 



1 - “ANTES DE PEDIR ALGO, ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE QUERER, MERECER E PRECISAR”

2 - "QUEM NÃO SABE CUIDAR, NÃO MERECE TER!"

Alimentar a quem precisa

Sábado, 14 de setembro de 2013.
“Ao alimentar meus pequeninos é como
se a mim estiverdes alimentando” 
Meu saudoso sogro Etelvino Alves de Paula certa oportunidade alertou-me sobre uma intenção minha de retribuir um favor recebido dele com um convite para jantar em minha residência. Disse que antes de me preocupar em oferecer alimento a quem tem dispensa cheia, deveria em primeiro lugar abrir as portas de meu coração e oferecer refeição às pessoas que, verdadeiramente famintas, sofrem devido à extrema pobreza. Entendi o que ele quis dizer. Não que tivesse de abdicar da primeira intenção, mas sim priorizar a segunda. JoYa

Luz branca: econômica, porém perigosa

Sábado, 14 de setembro de 2013.
As fotos impressionam, mas é necessário mostrá-las para chamar à atenção para um fato muito perigoso que pode chegar a qualquer momento a um de nós. Não há residência hoje que não tenha lâmpadas de luz branca e que são utilizadas para economizar energia. Há que se tomar muito cuidado em caso de quebrá-las acidentalmente. Leiam atentamente esse conteúdo compartilhado, pois trata-se da segurança sua e de seus entes queridos.


Alerta de Segurança de Origem Externa


LÂMPADAS ECONOMIZADORAS DE ENERGIA – IMAGENS DE AVISO

Alerta de Segurança #: EX SA 013

As lâmpadas economizadoras de energia têm já uma longa existência. Tal como o seu nome indica, estas lâmpadas têm maior eficiência que as vulgares lâmpadas de incandescência em termos de consumo energético. Muito de nós estamos presentemente a utilizar estas lâmpadas para poupar no consumo de energia e, consequentemente, na conta da eletricidade! As Lâmpadas Economizadoras de Energia estão disponíveis no mercado com diferentes formatos e diferentes características em termos de tensão e potência e sem dúvida que nos vão permitir poupanças, especialmente nas contas de eletricidade em nossas casas.

SEGURANÇA
Alguns problemas de segurança e saúde relacionados estas Lâmpadas Economizadoras de Energia
No entanto, estes tipos de lâmpadas, se partidas, têm um perigo elevado.
• Se uma lâmpada se partir, todos terão que abandonar a sala durante pelo menos 15 minutos, porque esta lâmpada contém mercúrio (venenoso) que causa enxaquecas, desorientação, desequilíbrio e outros problemas de saúde, quando inalado.
• Origina alergias em muitas pessoas, problemas de pele e outras doenças apenas por tocar na substância ou a inalar
• NÃO limpe com um aspirador os restos da lâmpada partida, porque isso iria espalhar a contaminação a outras salas da casa quando nelas viesse a usar o aspirador.
• Deve ser limpo com uma vassoura ou escova normais, ser mantido num saco selado e retirado imediatamente de casa para um local de recolha de resíduos perigosos.

AVISO: O mercúrio é perigoso, é mais venenoso que o chumbo ou o arsênio

Conselhos acerca do que fazer se uma Lâmpada Economizadora de Energia se partir em casa ou outros locais em que possa existir este tipo de lâmpadas:
1. Evacuar a sala, tendo o cuidado de não pisar os cacos de vidro espalhados no chão.
2. Não utilize o aspirador para limpar este lixo porque a acção de sucção do aspirador poderia espalhar gotas de mercúrio tóxico pela casa toda.
3. Calce umas luvas de borracha e varra este lixo para uma pá.
4. Coloque este lixo num saco de plástico e feche-o bem.
5. Não coloque este saco de plástico no lixo normal.
6. Em lugar disso, coloque este saco de plástico num dos pontos que o seu município lhe disponibiliza para as pilhas a reciclar, que também contêm mercúrio, ou entregue num ponto de recolha onde possa ser eliminado de forma segura.
7. Procure não inalar as poeiras que possam resultar dos cacos da lâmpada partida.

Em anexo estão fotos de uma pessoa que pisou os cacos de vidro de uma destas lâmpadas, no dia 10 de Fevereiro de 2011, e o seu pé infectado por mercúrio venenoso.

Embargos Infringentes na visão de um causídico

Sábado, 14 de setembro de 2013.
Primeiro é interessante saber o que é e qual a função de um advogado. A palavra advogado origina-se do latim "advocatu"("ad", para junto, e "vocatus", chamado, invocado), ou seja, aquele que é chamado para ajudar. Juridicamente trata-se de um profissional legalmente habilitado para atuar em Juízo, para representar o interesse de uma das partes litigantes ou que ingressam na Justiça reivindicando um direito. Penso também ser oportuno lembrar o que seja um embargo infringente: “Trata-se de um recurso cabível quando não for unânime o julgamento proferido em apelação e em ação rescisória. Se o desacordo for parcial, os embargos serão restritos à matéria objeto da divergência”. Para se chegar a este intento o sistema processual brasileiro abre algumas possibilidades de legalmente um pretenso condenado buscar, em derradeiro suspiro, uma forma ou de atenuar ou rever definitivamente a pena imposta. Tudo para se evitar a consolidação de um ato gradualmente injusto de parte da autoridade judicial. Na prática, essas brechas acabam protelando decisões em manobras escusas em favor de um condenado. Mas, há os que legitimamente delas necessitam a bem da Justiça. Como os inocentes não podem ser prejudicados por essas ações protelatórias, não há como se abrir mão dessas medidas protetivas que visam salvaguardar o direito inalienável e inquestionável da pessoa. Escrevo isso para que entendam a colocação de um advogado experiente que atua com rara eficiência tanto na acusação quanto da defesa de um cliente. JoYa


Elias Mattar Assad - Advogado
"STF: abordagens leigas induzem em erro a população que toma 'embargos' como 'passaporte da impunidade'. Existem exatamente para oxigenar e aprimorar decisões tribunícias. A sociedade exige que apenas o verdadeiro culpado seja punido e, assim mesmo, no seu exato grau de culpa... Imaginem quando a mídia "descobrir" que depois de condenado finalmente um réu pode ele ainda, excepcionalmente, postular uma "revisão criminal"? (Elias Mattar Assad)


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Morre Luiz Gushiken, ex-ministro e fundador do PT, aos 63 anos

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
Foto postada no site Facebok pelo senador Eduardo Suplicy.
Ele visitou Gushiken no hospital nesta semana

(Foto: Reprodução)
O ex-ministro e ex-deputado federal Luiz Gushiken, de 63 anos, morreu nesta sexta-feira (13) no hospital Sirio-Libanês, em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer no estômago. Gushiken foi ministro da Secretaria de Comunicação do governo Luiz Inácio Lula da Silva Lula. Ele exerceu três mandatos de deputado federal pelo PT (1987-1990, 1991-1994 e 1995-1999). Gushiken atuou na corrente Liberdade e Luta (Libelu), braço estudantil da Organização Socialista Internacionalista (OSI), de orientação trotskista. Devido à ascendência nipônica, era chamado de “China” por Lula. Nascido em Oswaldo Cruz (SP), casado com Elisabeth e pai de três filhos, Gushiken cursou administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi funcionário do Banespa de 1970 a 1999 e presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo de 1984 a 1986. Ele conheceu Lula quando ainda era secretário-geral do sindicato, na década de 70. Depois, foi presidente nacional do PT (1988 a 1990) e duas vezes coordenador da campanha de Lula a presidente (1989 e 1998).
O velório está marcado para as 7h e o enterro para as 16h deste sábado (14) no Cemitério do Redentor, na capital paulista. (globo.com)

A Representação Política

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
"A representação política é essencial para a consolidação da vida democrática de uma nação. Mais importante que os partidos são as pessoas ideologicamente comprometidas em ser a voz e a ação dos anseios dos segmentos sociais que representam. E mais, que nunca esmoreçam na luta por esses anseios" JoYa

Saudade, sentimento de retorno

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
“Saudade é um sentimento que quando não 
cabe no coração, escorre pelos olhos”  
Bob Marley
"Saudade sentimos das pessoas especiais que marcam ou marcaram nossa existência. É um sentimento do puro amor, refletido na essência do carinho e da entrega. Nossos pensamentos homenageiam essas pessoas com um sentimento feito luz que aquece e ilumina nosso coração." JoYa

Sonho realizado

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
José Varela, de 105 anos, e Maria do Carmo, 88, se casaram 
nesta sexta-feira (13), em Maxaranguape, RN
(Crédito: Priscila Taline/Globo.com)
Se você está triste por ainda não ter casado, não pode perder a esperança. Veja só, a aposentada Maria do Carmo Oliveira, de 88 anos, enfim, realizou o sonho de se casar. Nesta sexta-feira (13) ela oficializou no civil a união com José Varela dos Santos, que tem 105 anos. Eles moram juntos há meio século. Não se pode perder a esperança, pois sempre há um côncavo a espera de seu convexo. JoYa

Não comece pelo final

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
“Evitar conceitos precipitados é como ler um livro 
desde o seu princípio, página por página. Jamais 
comece a sua leitura pelo último capítulo” JoYa
Nos relacionamentos interpessoais devemos ter a cautela de não nos expormos demais e nem julgar quem quer que seja à primeira vista. É como um livro que lemos. Há que ser ler cada página, em sequência, para se manter o interesse na história que nos é apresentada. Quando nos expomos em demasia, ou preconceituamos alguém é como começarmos um livro pelo último capítulo e aí corremos o risco de chegar a última página sem conhecer verdadeiramente sua história. A interpretação de seu final, bem como a real mensagem do conteúdo exposto podem nos chegar de maneira equivocada. JoYa

O baixo e o alto

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
"Nenhum homem é tão insignificante a ponto de ter
certeza de que seu exemplo não pode causar danos"
Suas ações são o exemplo de seu caráter e com certeza comunicam mais que suas palavras. O "faça que eu digo e não o que faço" estampa a hipocrisia daqueles que pensam que podem enganar a todos, todo o tempo. O presidente estadunidense Abraham Lincoln lembrava que “Pode-se enganar poucos por muito, muitos por pouco, mas não todos por todo o tempo”. E acredite, assim como podemos construir, somos permanentes tentados à destruição. "Nenhum homem é tão insignificante a ponto de ter certeza de que seu exemplo não pode causar danos". Cuide, portanto, de suas ações, elas por si só definem a identidade de seu caráter. “DINHEIRO ACABA E MAQUIAGEM SAI COM ÁGUA” JoYa

Na hora da partida

Sexta-feira, 13 de setembro de 2013.
“Há que se atentar à história de vida que construímos. Justificar
a existência é o grande desafio de cada ser vivente” JoYa
Na morte do corpo os olhos se fecham, o coração e demais órgãos param de funcionar, ou por causas naturais, ou por traumas decorrentes de fatores externos. Nossa temporariedade nos leva a esse acontecimento inexorável. Os anos de vida nos ensinam, principalmente nessa triste hora da despedida que há que se aproveitar cada momento, notadamente com quem se ama. Entendo que quando emocionalmente amadurecemos, pela fé passamos a não só a aceitar, mas a conviver com essa situação comum a todos, pois um dia seremos nós a partir e a descansar no Senhor. Daí atentarmos à história de vida que construímos. Justificar a existência é o grande desafio de cada ser vivente. Não sabemos a hora da partida e enquanto ela não chega saibamos pelo menos ser dignos ao tempo que por aqui ficarmos. JoYa

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Permita-se ao erro

Quinta-feira, 12 de setembro de 2013.
"São nos erros e acertos que construímos nossa eficiência profissional,
 pois aprendemos e crescemos muito mais quando nos permitimos
ao erro"
JOYA
A vida nos ensina todos os dias. É lógico, ninguém gosta de errar, embora sejamos falíveis. Por mais que nos preparemos, ou dominemos o que estamos fazendo, não há a mínima chance de garantir cem por cento de acerto todo o tempo, o tempo todo. Lembro de uma oportunidade em que trabalhava com um dos melhores profissionais que conheço naquilo que faz. Não nos conhecíamos bem. Mais tarde nos tornamos grandes amigos. Mas, naquela oportunidade, talvez inseguro ou na ânsia de me impressionar, ele dava tudo de si. Forçava a barra até. Mas conduzia bem o seu trabalho, obrigando a me concentrar para poder acompanhá-lo. Mas, o companheiro de trabalho, enfatizo um dos melhores com quem já trabalhei cometeu um grave equívoco ao me afirmar no intervalo: - Não me permito errar! Jogou sobre si uma responsabilidade sobre-humana e não deu outra começou a cometer erros em sequência. Antes ficasse quieto. Esta lição trouxe para a vida. Recebo com cautela elogios, pois me delegam mais responsabilidade. Sei dos meus limites e tenho consciência de que posso a qualquer momento errar. Faço o que é possível para evitar, mas se acontecer levanto a cabeça e sigo adiante. São nos erros e acertos que construímos nossa eficiência profissional, pois aprendemos e crescemos muito mais quando nos permitimos ao erro. JOYA

Conforto sem limites

Quinta-feira, 12 de setembro de 2013.
Citroën C4 Lounge troca tamanho por qualidade
"Conforto sem limites" é a forma como o marketing da companhia francesa define o veículo que merecerá um coquetel de lançamento a partir das dezenove horas desta quinta-feira, 12, na Citroën Boulevard, da Mal. Floriano, 4043, no Parolin, em Curitiba. Trata-se do Citroën C4 Lounge, um carro completo que traz em seu DNA o melhor da Créative Technologie. Sua caixa de câmbio automática, por exemplo, é sequencial de 6 velocidades, com mudanças de marcha suaves e muito sensíveis. A Central multimídia e o sistema de som Arkamys conta com entrada USB e auxiliar, bluetooth, MP3, navegação GPS, MyWay e Câmera de Ré, que junto com os sensores frontais e traseiros de distanciadores de obstáculos garantem maior facilidade nas manobras. Isto sem contar com a beleza imponente de suas linhas externas e o supremo conforto interno. São palavras de meu filho, Jorge Yared Neto que se sentirá honrado com sua presença nesta noite lá na Citroën Boulevard. Procurem por ele, com o compromisso pela satisfação de conhecer o que a tecnologia francesa oferece de melhor. JoYa

O barato custa caro

Quinta-feira, 12 de setembro de 2013.
"Quem barganha preço não tem direito de exigir qualidade. 
Qualidade não tem custo, tem investimento” JoYa

É arriscado quem baseia seu conceito de qualidade pelo preço de um produto ou serviço Preço não quer dizer qualidade. Cobra quem acha, paga quem quer. Porém, entendo que à qualidade não se dimensiona preço e sim equilíbrio focado no seu custo-benefício. A busca da qualidade na prestação de um serviço, por exemplo, não deve esbarrar no quesito preço e sim no comparativo entre o que se paga e o benefício recebido. A sensação oriunda dessa comparação é que vai determinar se vale ou não o investimento. A experiência ensina que o barato custa caro. Daí o entendimento de que qualidade não tem custo, tem investimento. No campo empresarial e profissional sempre se priorizou o resultado, o lucro, a satisfação. Em mercados competitivos, a qualidade do produto, seu custo e a presteza do atendimento fazem a diferença. Quanto à prestação de serviço também é essencial a busca pela qualidade que, enfim sempre oferece bons e satisfatórios resultados. Agora, um alerta àqueles que insistem em qualidade barganhando o pagamento ao profissional de ponta: "Não há como se fazer economia com a qualidade. Ou se paga, ou se corre o risco de ver frustrado um resultado". JoYa

Anjo de Deus

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
Bettina, 39 anos de vida e alegria ao nosso lado
11 de setembro: Aniversário de uma pessoa especialmente querida em nossas vidas. Bettina completou trinta e nove anos nesta quarta-feira. Só quem a conhece pode entender o que seja quando identificamos os "anjos de Deus" em nossa vida. Eu amo demais essa menina que só brinca e dá amor a todos que cruzam seu caminho. Que a Paz do Deus Misericordioso continue a habitar os lugares por onde ela passa. Com carinho do pai do coração, Jorge.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Um dia para não esquecer

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
Famílias dos mortos no 11/9/2001 se reuniram pela manhã 
em Nova York para homenagear seus entes queridos
 (Crédito Alejandra Villa/The New York Tiimes)

Há doze anos o despropósito da violência devido aos constantes erros da política externa dos Estados Unidos batia às portas da grande nação das Américas. E como sempre, milhares de inocentes pagaram com a vida no insano ataque a alvos civis, não que isso seja obra do acaso. Embora de forma menos impactante, mas não menos sangrenta, milhares de bombas foram, por exemplo, lançadas por aviões dos EUA sobre alvos civis e militares em Bagdá, a capital do Iraque, anos atrás, num ataque não autorizado pelas Nações Unidas. Doze anos se passaram e parece que a coisa não mudou. O mundo vive a expectativa de nova ingerência dos Estados Unidos em um país do Oriente Médio. Desta vez a Síria, que vive uma sangrenta guerra civil. O presidente sírio Bashar al-Assad é acusado de usar armas químicas contra a população rebelde do entorno de Damasco, a capital. Ele nega e abriu as fronteiras de seu país para inspetores da ONU acompanharem as investigações. Precisou da intervenção da Rússia para segurar o iminente ataque dos EUA, com apoio de Israel e Inglaterra. Qualquer um que tente impor sua vontade pela força está longe de chegar a uma solução que leve verdadeiramente à paz. A história está aí para comprovar: violência gera violência!

O falso brilho

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
"Quem vê cara não vê coração. É preciso muita sensibilidade nos relacionamentos sociais e afetivos. Muitos correm o risco de perder jóias valiosas com atenção demasiada nas pedras de bela aparência, porém de valor duvidoso." JoYa

Calos doem

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
A dissimulação é atitude condenada e penaliza seu protagonista com efeito contrário. É como alguém que usa sapato apertado para esconder os pés que acha grandes. Como consequência será obrigado a mostrá-los já acompanhados de doloridos calos. Assumir-se é conquista da maturidade. Seria tão bom aprender sem precisar sentir dor, não é mesmo? JoYa

Efeito bumerangue

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
"Quem não respeita um idoso não terá do que se queixar quando mais tarde, já de cabelos brancos e curvado pelo desgaste do tempo receber o mesmo tratamento de um igual"  JoYa

O remédio precisa chegar ao doente

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
"A tendência é que viremos às costas para as pessoas ruins,
mas a essência do amor nos encoraja a acolhê-las como a
enfermos em um leito de morte"
JoYa
As pessoas boas merecem ser amadas. Quem planta amor colhe amor. Já as pessoas ruins podem até fazer de tudo para não merecer seu gesto de amor. Mas, se você ama de verdade entende que a essas é necessário que se ame, pois são as que mais precisam. Uma declaração impactante de Jesus foi quando questionado por entrar na casa de um pecador disse:
- É para ele que vim! De que adianta o remédio se ele não chega às mãos do doente. Assim é o amor, um remédio que cura a mais graves das doenças: a cegueira originada pelo ódio, inveja, egoísmo, ciúme, cobiça que violenta e causa desesperança ao ser. É este quem mais precisa daqueles que amam verdadeiramente. JoYa

A Noviça Rebelde

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
Um belo musical. Vale a pena rever 
Na minha primeira viagem a São Paulo, capital fui a dois lugares que nunca esqueci. No auditório da Record assistir ao programa da Jovem Guarda, no domingo com Roberto Carlos e sua turma. No sábado fomos ao cinema. O filme era Noviça Rebelde e o ano 1966, um após o lançamento do filme. Tinha doze anos. Hoje vejo a foto dos personagens, 45 anos depois e pude notar como o tempo é incrível com as pessoas. A maioria dos personagens era criança, hoje já acima dos cinquenta anos, assim como eu. Imagino-me magrinho, cabelo bem cortado, de calça de tergal. Cabelo penteado com a famosa “Brilhantina Glostora”. Sapatos pretos brilhando tanto que dava até para usar como espelho. Era uma São Paulo tranquila, sem o movimento e a violência de hoje. O filme Noviça Rebelde é um musical levado às telas. O nome original é The Sound of Music, 1965, mais precisamente um drama musical, dirigido por Robert Wise e com Julie Andrews e Christopher Plummer nos papéis principais. Ele conta a história de uma noviça que vai cuidar das crianças de um viúvo milionário e sistemático, cujas crianças órfãs de mãe aprontavam para todas as “babás” contratadas pelo pai. Quem gosta do gênero e ainda não viu, vale conferir. Serão momentos incrivelmente agradáveis que só o cinema de primeira grandeza pode nos oferecer. JoYa

A paz no olhar

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
"Transmitimos nossa riqueza interior no olhar e
 nos gestos. Ninguém consegue dar ou convencer
 a autenticidade do propósito do bem se não os
tiver dentro de si" JoYa


A paz pode ser entendida como um sentimento de conforto e tranquilidade garantido por uma consciência que nos eleva e nos acalma. Vi essa imagem e não a deixeipassar despercebida. Quem a olha se lembra imediatamente na de Jesus Cristo. Poderia ser outra pessoa qualquer que deixasse a barba e os cabelos crescerem. Mas o que importa mesmo nesta figura é o olhar. Ele transmite aquilo que escolhi para definir paz. E não é a toa. Transmitimos nossa riqueza interior no olhar e nos gestos, pois ninguém consegue dar ou convencer a autenticidade do propósito do bem se não o tiver dentro de si. E a história de Jesus comprova que suas ações e seu testemunho de vida corroboram a autenticidade da paz que pode sim, ser transmitida em um simples, mas marcante olhar. O olhar que transmite paz. A Santa Paz de Deus. JoYa

Diferentes, porém iguais

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.


Somos diferentes nas igualdades, porém iguais nas diferenças. O que nos aproxima é a fé em Deus e na defesa dos reais valores ensinados no testemunho e conteúdo doutrinário de seu filho, Jesus Cristo. Sem esses valores tudo fica mais difícil de se lidar. É neles que devemos buscar nossa identidade semelhante. JoYa

A maravilhosa arte de viver

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
"“O bem viver é a recompensa de quem valoriza cada
momento deste fantástico milagre que é a vida" JoYa
Sabedoria é dimensionar sua importância e oportunizar cada momento da vida que pode ou não ser maravilhosa. Só depende de nós. De cada um fazer as coisas acontecerem. Não esperar que aconteçam. Mas, com calma, sem pressa que é inimiga das coisas perfeitas. Não que a vida tenha que ser perfeita. Só a intenção de vivê-la bem, basta, pois haverá tempo para o momento perfeito. E quantos já não vivemos? Entendo que o bem viver é a recompensa de quem valoriza cada momento deste fantástico milagre que é a vida. JoYa

Evoluir é mais do que crescer

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
“É preciso olhar o mundo a nossa volta. Só assim evoluímos.
Evoluir é mais que  crescer. Crescer é aumentar de tamanho
 e evoluir é melhorar nosso proceder" JoYa
É fundamental buscar a evolução pessoal na medida em que crescemos. Só crescer não basta, pois crescer é simplesmente aumentar de tamanho e evoluir (isso é o que conta) é melhorar nosso procedimento. O escritor estadunidense Samuel Langhorne Clemens que usava o pseudônimo “Mark Twain” lembrava dos dois dias mais importantes da vida de uma pessoa. O primeiro é quando ela nasce e o segundo é quando descobre a razão. Parece incrível, mas muita gente vive toda uma vida e não consegue chegar a conhecer o porquê de ter nascido. Penso que temos uma missão e ela só se revela quando nos libertamos da natureza egocêntrica que fecha nossos olhos e tampa os ouvidos para uma revelação simples: evoluímos quando passamos a nos preocupar com o mundo à nossa volta. JoYa

Medida Justa

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
O líder negro estadunidense Martin Luther King disse com toda propriedade que "A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. E nosso ícone Rui Barbosa alertava que “Justiça tardia nada mais é do que injustiça institucionalizada”. Para fechar, o jurista Rolf Koerner diz que "No dia da perda da expectativa da justiça como essência social, não haverá mais por que acreditarmos no Estado e a partir daí a justiça será nossa."

As reações que nos revelam

Quarta-feira, 11 de setembro de 2013.
“Não aceite uma vida de dissimulações. É como calçar um sapato de número
menor para esconder dos outros o tamanho de nossos pés. Chegará um dia
em que os calos impedirão, pela dor e desconforto, que posamos dar um
passo sequer em direção ao destino almejado” JoYa
Nas ações demonstramos o que achamos que somos, porém são nas reações que revelamos aos outros e a nós mesmos aquilo que verdadeiramente somos. Somos três em um: aquilo que pensamos que somos, aquilo que pensam que somos (a imagem que projetamos nas pessoas) e aquilo que verdadeiramente somos. Para se chegar a um equilíbrio comportamental e, portanto, dar-nos uma chance maior de ser feliz, necessário se faz conhecer quem somos verdadeiramente. O desafio do autoconhecimento passa por uma imersão, um mergulho em nós mesmos e, nada melhor do que quando analisamos as ações e, principalmente, nossas reações. São nelas que expomos aquilo que verdadeiramente sentimos e o necessário autocontrole. Reservem alguns minutos de seu dia para esta reflexão sobre si mesmo, sobre ações e reações do dia a dia. Prós e contras de tudo aquilo que já fizeram e, assim deem-se a chance de melhorar para o mundo e, principalmente para si mesmos (as). Não aceite uma vida de dissimulações. É como calçar um sapato de número menor para esconder dos outros o tamanho de nossos pés. Chegará um dia em que os calos impedirão, pela dor e desconforto, que possamos dar um passo sequer em direção ao destino almejado. JoYa

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Somente o necessário

Terça-feira, 10 de setembro de 2013.
 "Em uma sociedade de consumo ter pode justificar
 todos os sacrifícios, mas a que custo?
" JoYa
Penso que somente poucos felizardos conseguem entender o que seja absolutamente necessário para ser feliz. Há um tremendo equívoco da grande maioria sobre o que verdadeiramente nos faz feliz. Os que não tem sonham e lutam toda uma vida para ter dinheiro, pelo menos o suficiente para adquirir bens básicos que entendem os façam felizes: uma casa, um carro, um bom plano de saúde e, se possível, condições para tirar um belo descanso anual, preferencialmente no litoral. É o sonho de consumo de muita gente. Outros, gananciosos vão mais longe, pois nunca se sentem satisfeitos. Em uma sociedade de consumo, o "te"r pode justificar todos os sacrifícios. Mas, a que custo? Perde-se muitas vezes toda uma vida correndo atrás desse tal "ter" para depois de conquistá-lo, perceber que satisfação não é felicidade. E daí pode ser tarde demais. Encontre seu equilíbrio e tente se adequar a esse pensamento de Cora Coralina. Com certeza pode fazer toda a diferença em sua vida: "Vento, leve tudo o que for desnecessário e me deixe só o que couber no bolso e no coração!" JoYa

A postura que nos dá valor

Terça-feira, 10 de setembro de 2013.
"Nada compra a leveza da consciência a
embalar o sonho de um justo" JoYa
Ninguém perde nem se prejudica por ser autêntico e honesto. Não se dissimular para as pessoas e para o mundo. Quem assim não procede corre o risco de viver uma vida falsa, onde suas próprias emoções acabam falseadas. Não buscar vantagem em nada que prejudique o semelhante. Assim como se perde tempo de vida na dissimulação, perde-se a essência do ser na conduta desonesta. Não tenho dúvida de que a maior elegância é o caráter, pois molda a essência do ser. Os verdadeiros espertos são aqueles que assumem uma postura honesta e verdadeira nas suas ações e convicções. Nada compra a leveza da consciência a embalar o sonho de um justo quando acomoda sua cabeça em um travesseiro. A atitude honesta é postura que enobrece e justifica a existência do ser. JoYa

O retorno

Terça-feira, 10 de setembro de 2013.
"Não nos é dado a conhecer se a pessoa em necessidade 
hoje será aquela de quem precisemos no futuro" JoYa
São muitos os ensinamentos que recebemos desde criança. Um deles nos orienta a não jogar espinhos por onde passamos, pois ao retornarmos poderemos estar descalços. Esta recomendação nos lembra da importância de construir relacionamentos cuja base é o respeito. Não nos é dado a conhecer se a pessoa em necessidade hoje será aquele de quem precisemos no futuro. Certamente colheremos o que plantamos. Conselhos como este, se seguidos evitam, por certo, dores de cabeça e situações de arrependimento. Nunca se esqueçam desta recomendação pontual. JoYa

Ser importante

Terça-feira, 10 de setembro de 2013.
"Que sejamos também, aos outros, os anônimos que se
tornam importantes pelo grandioso ato de servir"
JoYa
Seremos úteis na medida em que conseguimos dimensionar nossos limites para que nossas ações nunca esbarrem naquilo que está além de nossas forças. Embora conscientes de estarmos aquém do infinito, nosso anseio deve focar em sermos hoje melhores do que ontem e confiantes de se chegarmos no amanhã, lá estaremos sem arrependimento por termos dado o nosso melhor. Antes de nos acharmos comparativamente importantes devemos, sim é dar valor a todos que entendem necessária a contrapartida daquilo que recebem de um número imenso de anônimos que nos servem no dia a dia. Que sejamos também, aos outros, os anônimos que se tornam importantes pelo grandioso ato de servir. JoYa

A beleza dos pés

Terça-feira, 10 de setembro de 2013.
"Há pés bonitos e outros nem tanto. Mas, não me importo tanto quanto o pisar. Há que se atentar que a lama dos caminhos da vida nunca ultrapasse a sola do pisante. Aí sim, mesmo os "nem tanto" sustentarão um corpo de mente sã, digna e feliz!" JoYa

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Festejando a vida

Segunda-feira, 09 de setembro de 2013.
Encontro especial com Elias Mattar Assad no aniversário da  sobrinha Daniele
Acabamos de chegar da Coeur Douce Confeitaria onde festejamos o aniversário da sobrinha Daniele, filha da Cris e do Gilmar. Revendo parentes e amigos e entre as delícias, muitas fotos. Na oportunidade revimos também nosso amigo de longa data, Elias Assad e sua esposa que gentilmente registrou esse momento. Muito mais do que a tragédia que nos uniu além do que esperávamos vale, em nome de Jesus, comemorar a vida. Que Deus a abençoe, querida Daniele para que continue sempre a nos brindar com a sua especial companhia. JoYa

São Paulo troca de treinador após mais uma derrota

Segunda-feira, 09 de setembro de 2013.
Muricy, uma história vitoriosa no São Paulo
quer como jogador ou como técnico
O São Paulo trocou de treinador hoje. A diretoria anunciou no final da tarde a demissão de Paulo Autuori e a contratação de Muricy Ramalho. Ramalho, dispensado do Santos já há algum tempo inicia seu trabalho nesta terça-feira. O time paulista, acostumado a títulos vem fazendo uma campanha pífia, tanto que não consegue sair da zona de rebaixamento há muitas rodadas. O último resultado negativo foi domingo, no Couto Pereira quando foi derrotado pelo Coritiba por dois a zero. Muricy já deve trabalhar quinta-feira contra a Ponte Preta., num confronto direto na luta contra o rebaixamento. O São Paulo tem dezoito pontos e está na décima oitava posição e a Ponte, com quinze figura em décimo nono lugar.

Morre Aroldo Fedato, ex-zagueiro e ídolo do Coritiba, aos 88 anos

Segunda-feira, 09 de setembro de 2013.
Forte pneumonia levou nosso Fedato aos oitenta e oito anos
Aroldo Fedato, ou apenas Fedato, zagueiro que atuou nas décadas de 40 e 50 faleceu nesta segunda-feira em consequência de uma forte pneumonia. Ele tinha 88 anos e foi um dos maiores ídolos da história do Coritiba. Aroldo Fedatto nasceu no dia 06 de outubro de 1924 na cidade de Ponta Grossa e com apenas um ano veio com a família morar em Curitiba. Era conhecido por sua elegância em campo, tanto que em 1951 recebeu o Prêmio Belfort Duarte por ter ficado oitenta jogos sem ser advertido com cartão amarelo ou vermelho. O presidente do Coritiba, Vilson Ribeiro de Andrade, decretou luto oficial de três dias no clube pela morte do ídolo de gerações. O velório de Fedato acontecerá nesta terça-feira (10), das 7h30 às 16h, no espaço Belfort Duarte do estádio Couto Pereira. À nação coxa-branca e aos familiares meus sinceros sentimentos pela irreparável perda. JoYa

Conhecimento responsável

Segunda-feira, 09 de setembro de 2013.
"A humildade é uma das mais importantes conquistas da sabedoria" JoYa
O conhecimento é importante. Jamais devemos deixar de buscá-lo, mas cientes de que por mais que saibamos, o conhecimento absoluto não nos será possível. Nossa capacidade de buscá-lo sempre vai esbarrar em nossas limitações humanas. Ao longo da existência temos a possibilidade de aprofundar nosso saber sobre as coisas e isso só aumenta nossa responsabilidade diante de uma maioria cerceada deste direito em função dos conhecidos desníveis das sociedades humanas. Umas mais, outras menos, mas reais. É importante entender que o conhecimento não nos torna seres superiores a ninguém. De PHDEUSES os hospícios estão cheios. "A humildade é uma das mais importantes conquistas da sabedoria". Nunca esqueça daquilo que o sociólogo e educador Paulo Freire tão bem nos explicou: "Ninguém é tão sábio que não tenha o que aprender, nem tão ignorante que não tenha o que ensinar". JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More