Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 12 de julho de 2014

Faltou padrão

Sábado, 12 de julho de 2014.
Crédito: Gazeta Esportiva. Net
Precisou a seleção brasileira levar dez gols em dois jogos para cair minha ficha: Não conseguimos formar uma equipe com padrão de jogo e aí nos tornamos presas fáceis para um futebol de alto nível. Está aí o grande pecado do treinador e da própria estrutura de trabalho que foi estabelecida pela atual comissão técnica. Estabelecer um padrão de jogo aos atletas e treinar à exaustão é uma exigência para quem almeja formar uma seleção competitiva e de alto nível. A função do treinador é convocar atletas e treiná-los para o jogo coletivo dentro do padrão tático estabelecido. Como a maioria dos jogadores atua no exterior e sem ter competido uma eliminatórias, a seleção chegou na Copa com um elenco sem sintonia tática. Felipão talvez tenha apostado que a competição realizada um ano antes (Copa das Confederações) tivesse sido suficiente para este intento. Mas, um ano no futebol é muita coisa. Jogadores se lesionam (Fred px), outros tecnicamente caem de produção e vão para a reserva em seus clubes (Paulinho px) e tudo isso acaba por minar as pretensões do treinador. Uma coisa ficou certa: A seleção precisa de um melhor planejamento para, ao longo desses quatro anos formar uma base e dentro dela buscar um padrão de jogo focado principalmente no entrosamento e no espírito coletivo. Bons atletas sempre teremos à nossa disposição. Creio que agora a questão será no comando e no planejamento e, aí sim creio, as peças precisam ser substituídas. Não só em relação aos atuais profissionais, mas principalmente para uma nova mentalidade. O futebol é um esporte coletivo. Ou formamos uma equipe, ou continuaremos aquém de nossas expectativas. JoYa

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Morre aos 71 anos, Osmar de Oliveira, médico e comentarista esportivo

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.
Osmar de Oliveira. Doutor Osmar, como
era conhecido no meio esportivo morreu
hoje em São Paulo aos 71 anos
Faleceu nesta sexta-feira, aos 71 anos, o médico e comentarista esportivo Osmar de Oliveira. Doutor Osmar, como também era conhecido no meio do futebol, estava internado em São Paulo após uma cirurgia para a retirada de um tumor na próstata e também sofria com problemas pulmonares. Em julho de 2013, Osmar de Oliveira sofreu um infarto e também precisou ser operado. Osmar de Oliveira formou-se em medicina no ano de 1969, na PUC, em Sorocaba. Especializou-se na medicina esportiva e trabalhou como médico do Corinthians, do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da seleção brasileira de basquete. Também foi comentarista e locutor esportivo, tendo passado por TV Gazeta (SP), Rádio Gazeta, TV Bandeirantes, SBT, TV Manchete, TV Cultura, TV Record e também na TV Globo, onde foi locutor entre os anos de 1980 e 1983. G1

Uma lição de vida

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.
Uma lição de vida
Uma amiga que curtiu um conteúdo em minha página no Facebook teve a sensibilidade de publicar na sua uma das melhores mensagens que li aquele site de relacionamentos. Não pude deixar de refletir e dar razão a este sábio pensamento cuja autoria é desconhecida. Recebo como um grande presente. Assim como me fez tão bem ler este conteúdo, acredito que também faça a muitos de meus amigos que, sensíveis, o lerão até o fim. Vamos a ele então:

"Uma senhora idosa, elegante, bem vestida e penteada, estava de mudança para uma casa de repouso pois o marido com quem vivera 70 anos, havia morrido e ela ficara só…

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando uma atendente veio dizer que seu quarto estava pronto.

A caminho de sua nova morada, a atendente ia descrevendo o minúsculo quartinho, inclusive as cortinas de chintz florido que enfeitavam a janela.

- Ah, eu adoro essas cortinas – disse ela com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um filhote de cachorrinho.

- Mas a senhora ainda nem viu seu quarto…

- Nem preciso ver – respondeu ela. – Felicidade é algo que você decide por princípio. E eu já decidi que vou adorar! É uma decisão que tomo todo dia quando acordo. Sabe, eu tenho duas escolhas: Posso passar o dia inteiro na cama contando as dificuldades que tenho em certas partes do meu corpo que não funcionam bem… ou posso levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem. Cada dia é um presente. E enquanto meus olhos abrirem, vou focaliza-los no novo dia e também nas boas lembranças que eu guardei para esta época da vida. A velhice é como uma conta bancária: Você só retira daquilo que você guardou. Portanto, lhe aconselho depositar um monte de alegria e felicidade na sua Conta de Lembranças. E como você vê, eu ainda continuo depositando. Agora, se me permite, gostaria de lhe dar uma receita:

1- Jogue fora todos os números não essenciais para sua sobrevivência.

2- Continue aprendendo. Aprenda mais sobre computador, artesanato, jardinagem, qualquer coisa. Não deixe seu cérebro desocupado.

3- Curta coisas simples.

4- Ria sempre, muito e alto. Ria até perder o fôlego.

5- Lágrimas acontecem. Aguente, sofra e siga em frente. A única pessoa que acompanha você a vida toda é VOCÊ mesmo. Esteja VIVO, enquanto você viver.

6- Esteja sempre rodeado daquilo que você gosta: pode ser família, animais , lembranças, música, plantas, um hobby, o que for. Seu lar é o seu refúgio.

7- Aproveite sua saúde. Se for boa, preserve-a. Se está instável, melhore-a. Se está abaixo desse nível, peça ajuda.

8- Diga a quem você ama, que você realmente o ama, em todas as oportunidades.

E LEMBRE-SE SEMPRE QUE:

A vida não é medida pelo número de vezes que você respirou, mas pelos momentos em que você perdeu o fôlego …

de tanto rir …

de surpresa …

de êxtase …

de felicidade!

Simples assim!!!"

-Autor desconhecido

Visão responsável

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.



"Tão importante quanto o ato de se plantar uma
árvore é o comportamento preservacionista que
leva a derrubada de uma somente por extrema
necessidade"
JoYa
Há um ditado popular que pontua a importância do ser humano antes de partir, deixar pelo menos uma árvore plantada, ter um filho e escrever um livro. Concordo com esta forma de passar às pessoas a importância das árvores e das florestas para a vida em si, não só a humana. Mas, é preciso mais. Tão importante quanto plantar árvores é a visão de que só se derruba uma por extrema necessidade. A biodiversidade deve ser preservada assim como fazemos questão de garantir a qualidade de nossa sobrevivência neste planeta. JoYa

Quando fazemos a diferença

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.
"Somos seres sociais e não há como se sentir feliz em meio à infelicidade
alheia.  No  momento  em  que entendemos  o mundo a  nossa volta, nos 
integramos a ele de corpo e alma. É  quando  olhamos  o próximo  não só  
na figura de nosso semelhante, mas em toda a manifestação  de  vida que
nos  rodeia.  Quando  atingimos  este  sentimento  e  chegamos  a  esta
perspectiva ótica passamos sim, a fazer a diferença" JoYa
O egoismo é um sentimento até certo ponto aceito nos seres humanos, embora a sociedade o coloque como uma característica negativa da personalidade. O egoísmo é definido como "o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Neste sentido, é o antônimo de altruísmo". Desde crianças demonstramos esta tendência de comportamento. Ao longo da vida e do aprendizado dela decorrente passamos a entender também a importância de se ultrapassar da ótica egoística para a uma visão mais altruística. Percebemos que para ser feliz de verdade este sentimento tem de ser compartilhado. Somos seres sociais e não há como se sentir feliz em meio à infelicidade alheia. No momento em que entendemos o mundo a nossa volta, nos integramos a ele de corpo e alma. É quando olhamos o próximo não só na figura de nosso semelhante, mas em toda a manifestação de vida que nos rodeia. Quando atingimos este sentimento e esta perspectiva ótica passamos sim, a fazer a diferença. Só assim conseguiremos, a meu ver, justificar nossa preciosa existência. JoYa

Compartilhem este vídeo que fala sobre a má gestão de nossos recursos naturais

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.
Brasileiros vejam o conteúdo deste vídeo enviado por um brasileiro de Fortaleza que mora no Canadá. A força da rede social será muito importante para que a população brasileira comece a tomar conhecimento da má gestão de nossos recursos minerais. Um absurdo. Nossas riquezas naturais precisam reverter em benefício da população brasileira. Não deixem de assistir a este vídeo e compartilhá-lo. JoYa
Reproduzir o vídeo

Interessantes questionamentos

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.
"As derrotas nas competições esportivas servem para mostrar erros
e nos dão a oportunidade de, em corrigindo-os, melhorarmos nossa
performance. E a analogia serve, aí sim, para todos" JoYa
O que mudaria de fato na vida de qualquer brasileiro que não os profissionais da bola e principalmente os da seleção se o Brasil fosse o campeão da Copa que termina domingo, no Maracanã? Tirando a questão da autoestima de ter seu país chamado de campeão do mundo, o que na verdade mudaria na vida do cidadão comum? Teria suas dívidas quitadas? Seu salário aumentado? O desempregado teria, enfim um serviço? O país campeão do mundo de futebol como um todo teria melhores condições de solucionar problemas endêmicos como os da segurança, saúde, educação? E a corrupção seria eliminada das ações dos três poderes? Reconheço no futebol um esporte que chama a atenção e tem a preferência da grande maioria do povo brasileiro. Paixões clubísticas à parte, ser campeão ou não do mundo não altera em nada a vida real do cidadão comum. Respondam a si mesmos: O que mudou em nossa vida em 2002 quando fomos campeões mundiais na Copa da Coréia e do Japão? O que precisamos é entender o futebol, da seleção ou de clubes de preferência, como um lazer de quem assiste e uma atividade saudável de quem pratica, profissional ou amadoristicamente. E só. Neste sábado, a seleção brasileira de futebol entra em campo mais uma vez. Não foi a primeira, nem será a última. Disputará contra os holandeses o honroso terceiro lugar de uma competição que reuniu as trinta e duas melhores seleções do mundo. Estamos entre os primeiros e isso nos credencia sempre (pela proximidade) disputar a ponta. Mesmo perdendo estaremos entre as quatro melhores, em trinta e duas que vieram ao nosso país para a disputa. Portanto não há nenhum motivo para que nos envergonhemos das derrotas no futebol e em qualquer atividade esportiva. Não importa o resultado. Ele só serve para mostrar erros e nos dão a oportunidade de, em corrigindo-os, melhorarmos nossa performance. Aí sim, o futebol passa a ser, como analogia, importante para cada cidadão torcedor. Não só do Brasil, mas de todas as nações. JoYa

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Semeadores da vida

Sexta-feira, 11 de julho de 2014.
Em um mundo onde o ódio, a cobiça, o materialismo e o egoísmo ainda persistem, há que se dar valor àqueles que se contrapõem através do amor, do voluntariado, do desapego e da caridade. Esses são semeadores da vida que há de persistir e vencer aqueles que, reféns do ódio, ingerem do mesmo veneno que prepararam para seus desafetos. JoYa


"Para que sejamos verdadeiramente felizes
é necessário que dimensionemos nossas 
ações cientes de que não se precisa de 
muito para ser feliz. Basta que de nós seja 
emitida a luz do amor, da concórdia, da 
gentileza, da paz de espírito e do respeito. 
Não tem como ser feliz sem essas 
premissas" JoYa 
O semeador sábio
Uma das maiores conquistas de uma pessoa não é o patrimônio financeiro que consegue através do seu trabalho. É importante, mas não supera a conquista da sabedoria. É ela quem vai determinar o caminho certo a seguir. Será ela a fazer deste caminho a essência do sentimento de felicidade. Para que isso aconteça é necessário que dimensionemos nossas ações cientes de que não se precisa de muito para ser feliz. Basta que de nós seja emitida a luz do amor, da concórdia, da gentileza, da paz de espírito e do respeito. Não tem como ser feliz sem essas qualidades. Não é fácil, mas não impossível. Elas precisam ser desenvolvidas. O primeiro passo para corrigir nossos defeitos é a busca do autoconhecimento. Um mergulho em nós mesmos. Lutar contra o apego às coisas materiais e respeitar e valorizar o próximo. Quando digo isso não me refiro somente às pessoas, mas a tudo que nos rodeia. Só assim estaremos nos credenciando a percorrer um caminho chamado felicidade. Nunca se esqueça disso: "Quando plantamos sementes de amor, somos nós quem primeiro florescemos". JoYa


Tragédia em Gaza: Retaliação despropositada e desumana de Israel

Quinta-feira, 10 de julho de 2014.
Aprendi desde cedo que a violência gera violência. Sob o pretexto de vingar o sequestro e a morte de jovens judeus (autoria oficialmente não provada) o Estado de Israel com a complacência dos EUA (mais uma vez) implementou uma série de bombardeios à Gaza. Esses ataques não têm respeitado locais uma moram civis palestinos que nada tem a ver com a tragédia do ódio e da violência que impera na região. É mais do que conhecido que esta estratégia de "morreu um judeu, morrem cem árabes" não deu, nem dará resultado. Ela não intimida, apenas alimenta mais o sentimento de vingança que fica entre dois povos. Sou brasileiro, descendente de portugueses e árabes. Não odeio o povo judeu. Condeno a política sionista que usa do investimento no ódio razões para expandir território e incrementar seu lucro através das indústrias bélicas, cujo capital têm controle. Uma tragédia que a mídia internacional não tem repercutido exatamente porque é dominada pelo capital sionista. Onde está a ONU numa hora dessas? E países que têm condições de brecar esta ofensiva israelense? Uma agressão covarde, desumana e despropositada. Profundamente lamentável!

Com cem por cento de acerto, sistema da Microsoft prevê Brasil em terceiro e Alemanha campeã

Quinta-feira, 10 de julho de 2014.
Se bolões extraem os melhores palpites dos torcedores, as apostas podem começar a soar algo ultrapassadas. Desde o início da Copa, avanços na inteligência artificial são exibidos com a performance do buscador Bing, da Microsoft. O sistema traz as previsões dos ganhadores — em chances de vitória — junto aos resultados de busca, sem apontar placares. Até agora, o site acertou em todos os jogos eliminatórios. Após a vitória da Alemanha, surge alívio para a torcida brasileira, caso o sistema sustente os acertos: a Seleção possui 56,9% de chance de superar a Holanda, na partida em Brasília, pelo terceiro lugar, no próximo sábado (12/07). Nas projeções, o time germânico volta a atropelar outra equipe latino-americana, com 58,1% de probabilidade de ganhar da Argentina, na final, no dia seguinte. Para conferir, mude o site para a versão em inglês e busque por “World Cup Predictions”. (Correio Braziliense)

O resgate dependerá da resiliência

Quinta-feira, 10 de julho de 2014.
"A filosofia de planejamento do futebol brasileiro precisa 
mudar e esta mudança poderia, por que não, aparecer já
no sábado, pois os olhos e ouvidos do mundo estarão
voltados para o estádio Mané Garrincha, em Brasília" 
Sábado, a partir das 17 horas, os jogadores brasileiros terão a oportunidade de buscar o terceiro lugar na Copa do Mundo de 2014. Muitos dizem que se o vice-campeonato já não tem valor, imagine então o terceiro lugar. Ledo engano. Já estamos entre as quatro melhores seleções do mundo. É uma posição extremamente honrosa e importante para a brilhante história do futebol brasileiro. Somos a única seleção penta-campeã do mundo. Caso a vitória sobre a seleção da Holanda aconteça servirá principalmente para apagar o trauma do resultado atípico do jogo contra a Alemanha. Quem acompanha futebol sabe que as grandes seleções do planeta e também grandes clubes já passaram por momentos como este. Faz parte do futebol, um esporte coletivo e, como tal, depende de muitos fatores para se forjar uma equipe campeã. Penso que o resultado, insisto, atípico, da última terça-feira, sirva para mostrar que precisamos nos aprimorar para almejar títulos. O jogo contra os holandeses no sábado deve ser encarado com muita seriedade. Nesta altura dos acontecimentos será muito mais importante para nós do que uma decisão de mundial. Nele demonstraremos ou não nossa resiliência, primeiro passo para o verdadeiro resgate da última e desastrosa apresentação nesta Copa. A filosofia de planejamento do futebol brasileiro precisa mudar e esta mudança poderia, por que não, aparecer já no sábado, pois os olhos e ouvidos do mundo estarão voltados para o estádio Mané Garrincha, em Brasília. Será uma oportunidade que não deve ser desperdiçada pelo momento que vive hoje nossa seleção. JoYa

*"Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos" Eduardo Galeano - Escritor Uruguaio

Bazar solidário às vitimas da enchente do Iguaçu

Quinta-feira, 10 de julho de 2014.
Umas das maiores cheias de todos os tempos nas cidades conhecidas
como Gêmeas do Iguaçu: União da Vitória (PR) e Porto União (SC)
Acontecerá neste final de semana, em Curitiba, um bazar que visa arrecadar fundos para ajudar os afetados da enchente na região de Porto União (SC) e União da Vitória (PR). A intenção é comprar colchões e eletrodomésticos aos que tiveram grandes prejuízos com a cheia do Rio Iguaçu. 
Produtos em oferta
Estarão à venda produtos de marca, novos e seminovos, como roupas, calçados e vestidos de festa. Os preços serão mais baixos dos encontrados no mercado. O bazar acontecerá no salão paroquial da Igreja do Imaculado Coração de Maria que fica na Rua Nunes Machado, esquina com a Av. Presidente Getúlio Vargas, no bairro Rebouças, em Curitiba. 
Dias e horários
Sábado (12), das 9h às 18h e no domingo (13), das 9h às 12h

Evoluir preconiza mudar

Quinta-feira, 10 de julho de 2014.
"Mudar é uma necessidade da própria existência 
humana. O importante é que não resistamos, por 
receio, do novo que para muitos poderá ser o 
necessário renovo" JoYa
Confúcio já dizia que os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam. Mudar faz parte da evolução do ser. Até mesmo uma conversão (mudança drástica), muitas vezes se apresenta como necessidade para dar uma nova chance de vida a uma pessoa. O pensador brasileiro Fernando Teixeira de Andrade diz que "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos". Aí lembro o escritor uruguaio Eduardo Galeano que com toda propriedade diz que "Somos o que fazemos, mas somos, principalmente, o que fazemos para mudar o que somos." Portanto, meu amigo e minha amiga quando os ventos da mudança chegarem não temam, pois faz parte de sua evolução. Percebam o quanto mudaram (forma, pensamento, convicções) ao longo de suas vidas e este acontecimento é e será sempre uma constante, uma necessidade da própria existência humana. O importante é que não resistamos, por receio, do novo que para muitos poderá ser o necessário renovo. JoYa

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Irmãos Yared no Itaquerão

Quarta-feira, 9 de julho de 2014.
Irmãos e sobrinhos na Arena Corinthians hoje, em São Paulo
para viver as emoções de uma semi-final de Copa do Mundo
No intervalo do primeiro para o segundo tempo da prorrogação recebi um telefonema e esta foto de meu irmão corintiano, Mário que em companhia de seus dois filhos, Luis Felipe e Nicholas, também corintianos e do nosso irmão Gilmar (atleticano) foram secar a Argentina. A torcida era para que pudéssemos enfrentá-la sábado no jogo pelo terceiro lugar. Mas não deu. Brasil e Holanda disputam no Mané Garrincha, em Brasília o terceiro lugar, às 17 horas do próximo sábado, dia 12, e no domingo, dia 13 de julho, Alemanha e Argentina disputam o título, a partir das 16 horas, no Maracanã, no Rio de Janeiro. JoYa

Tiração brasileira hoje no Facebook

Quarta-feira, 9 de julho de 2014.

Argentina vence a Holanda nos pênaltis e faz a final domingo com a Alemanha

Quarta-feira, 9 de julho de 2014.
Comemoração argentina pela vitória diante
dos holandeses na cobrança de pênaltis
(Crédito AP/Frank Augstein)
O jogo foi típico de uma semi-final. Os argentinos e holandeses fizeram uma partida sem se arriscar muito ao dar ênfase à defesa. Com esta postura dentro de campo só poderia terminar mesmo sem abertura do placar. Até mesmo na prorrogação. E na cobrança das penalidades os "hermanos" foram mais eficientes e converteram todas as cobranças. Seu goleiro defendeu duas das dos holandeses. Agora para a felicidade do Papa e dos demais torcedores argentinos sua seleção fará a final domingo a partir das 16 horas no Maracanã com a Alemanha. Hoje foi um dia duplamente especial para os argentinos, pois eles comemoram sua independência. Foi no dia 9 de julho de 1816, que as Províncias Unidas na América do Sul declararam formalmente sua independência da coroa espanhola, concluindo um complexo processo revolucionário de seis anos e iniciando outro, também complexo, que levaria à formação da Nação Argentina. No ano de 1825, estas províncias trocaram sua denominação pela de Províncias Unidas do Rio da Prata. Finalmente, a Constituição de 1826 instaurou o nome de Nação Argentina. Para o Brasil resta ainda seguir o exemplo que a própria Alemanha deu na Copa de 2006 quando perdeu nas semifinais para a Itália e foi buscar o terceiro lugar, posição muito comemorada por seus torcedores. A disputa do terceiro lugar da Copa 2014 entre Brasil e Holanda será sábado, a partir das 17 horas no estádio Mané Garrincha em Brasília. Uma vitória brasileira certamente não será recebida com o mesmo entusiasmo como aconteceu com os germânicos em 2006 (pela cultura de nosso povo), mas deve resgatar um pouco a abalada imagem deste grupo de jogadores convocados por Felipão. Quanto ao jogo de domingo vença quem vencer o caneco ficará com as seleções que fizeram até aqui por merecê-lo. JoYa

Quem são os imbecis?

Quarta-feira, 9 de julho de 2014.
O tombo que mais dói é aquele em que a pessoa cai em si. O problema maior é que os imbecis pela própria natureza arrogante, prerrogativa da imbecilidade resistem a esta queda. Então o problema não são os imbecis e sim aqueles que os apoiam e os fazem acreditar que são seres especiais. Aí todos são imbecis. É a lei da natureza. Dize-me em quem e no que acredita e dir-te-ei quem és! JoYa

Mentes confusas

Quarta-feira, 9 de julho de 2014.
"A seleção de futebol do Brasil na verdade
representa nosso país, mas não é nosso
país. É formada por brasileiros, mas não
 pelo povo brasileiro"
JoYa
A seleção de futebol do Brasil na verdade representa nosso país, mas não é nosso país. É formada por brasileiros, mas não pelo povo brasileiro. Tem administração própria. Na verdade quem a gere é uma empresa: Confederação Brasileira de Futebol, CBF, uma associação privada cuja principal atividade econômica é a produção e promoção de eventos esportivos. A ela respondem as Federações estaduais (e distrital, no caso do DF), responsáveis pelos campeonatos em cada Unidade da Federação. Sua sede localiza-se na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. É preciso fazer esse tipo de esclarecimento, pois muita gente nesta hora faz confusão entre seleção brasileira de futebol e Brasil. Entre o escudo da CBF e a bandeira de nosso país. Ontem vi cenas lamentáveis de incautos queimando a bandeira brasileira, em São Paulo. Percebo também manipulações políticas (estamos em ano de eleição) tanto de um lado quanto de outro em relação ao desempenho de nossa seleção. E o sentimento do povo brasileiro sendo utilizado como massa de manobra para interesses escusos. O que aconteceu ontem foi apenas o resultado de um mal planejamento de trabalho de uma empresa e como tal pode ser revisto e readequado. Só o tempo dirá se esses profissionais aprenderam ou não a lição. Profissionais ligados a uma empresa. Contratados e pagos por ela. Não são e nunca foram soldados a serviço de uma nação. Quanto a nós brasileiros devemos continuar de cabeça erguida. Temos uma missão pela frente: Tocar esse gigantesco e maravilhoso país, representado por esta bandeira a quem devemos honrar e respeitar como nação que somos. Aqui nascemos. Aqui nos desenvolvemos. Aqui formamos família e nos sentimos irmãos. Aqui seremos sepultados depois de, em vida, justificarmos cada qual em sua profissão, nossa existência. Sim, é hora de bater no peito e afirmar: Sou brasileiro, vivo em um país de contrastes e tenho como missão exatamente diminuí-los. Essa missão, sem dúvida, não tem nada a ver com resultados esportivos e sim com o suor e com o trabalho de cada um de seus cidadãos. JoYa

terça-feira, 8 de julho de 2014

Morre em São Paulo, Plínio de Arruda Sampaio, aos 83 anos

Quarta-feira, 09 de julho de 2014.
Plínio foi um dos fundadores do PT e deixou a legenda após
vinte anos quando filiou-se ao PSOL para se candidatar à
presidência da República nas últimas eleições
Vítima de câncer ósseo, morreu nesta terça-feira, em São Paulo, aos 83 anos, o ex-deputado federal Plínio de Arruda Sampaio. Plínio estava internado há cerca de um mês no Hospital Sírio-Libanês. Na eleição de 2010, o ex-deputado concorreu à Presidência da República pelo PSOL, ficando em quarto lugar na disputa. Plínio era natural de São Paulo, formado em direito pela USP foi promotor público e deputado federal. Lembro bem dele. Uma mente brilhante. Ao entrevistá-lo no Fórum Social da Paraná Educativa ele impressionava pelo conhecimento político e pela retórica. A ex-deputada Luciana Genro (PSOL), que foi ao hospital na tarde desta terça, dia 8, para visitar seu colega de legenda, confirmou o falecimento dele e informou que quando chegou para a visita Plínio já havia falecido. Segundo ela, Plínio de Arruda Sampaio fará uma grande falta ao Brasil. JoYa

Xô pesadelo!

Terça-feira, 08 de julho de 2014.
Nada como um bom vinho para afastar pesadelos...

Como ninguém é de ferro, já sozinho em meu lar olhei para a adega e escolhi um Acquasantiera para degustar. Ele é produzido pela Vinícola Garibaldi, na Serra Gaúcha e é formado por três variedades de uva: Tannat, Cabernet e Merlot, cuja elaboração é vinificada em tinto tradicional, com maceração. Uma delícia de vinho. Com um vinho desses não há derrota no futebol que possa abalar. O néctar dos deuses vai embalar meus sonhos. Xô pesadelo! JoYa

Palavras de consolo

Terça-feira, 08 de julho de 2014.
"Somos uma nação forjada por muitos povos. Um deles foi o germânico.
Então, um pouco de nós venceu hoje. Que o resto aprenda sua lição e
forme um todo vencedor através da organização tática e competência
administrativa"
JoYa
Minha filha me viu triste jantando hoje, após o jogo e procurou me consolar do jeito que só as mulheres sabem. Pai, perguntou ela, o Brasil não é o país de todos os povos? Perceba como os turistas que aqui vieram para a Copa se identificaram com nosso povo, nossa maneira de viver, nossa descontração, nossa alegria, enfim, nosso modo de ser. Acontece que somos resultado da miscigenação de muitos povos que para cá vieram povoar nosso imenso território. Um deles não foi protagonizada pelo povo alemão? Pois então, somos um pouco de germânicos também. Não devemos nos entristecer...Um pouco do povo brasileiro está em cada uma das seleções europeias e orientais que para cá vieram. O que conta é que nós, como nação que somos entendamos que há uma bela história que nos precede, tanto no campo esportivo quanto no da construção de nossa sociedade. Temos que aprender a ser humildes e a reconhecer que o melhor venceu hoje e este aprendizado passa por repensar nossa estratégia de escolha e preparação de nossa seleção. É isso que o esporte exige de todos aqueles que, profissionalmente, o praticam. De Yaiune para o pai Jorge Yared

Pesadelo no Mineirão deve servir de lição para o futuro

Terça-feira, 08 de julho de 2014.
Coube a Alemanha impor ao Brasil hoje no Mineirão o maior vexame da seleção brasileira em uma Copa do Mundo
Sete a um e a torcida brasileira incrédula com apresentação pífia da sua seleção. O resultado mostra o que foi o jogo. Domínio total da seleção germânica. A brasileira totalmente desnorteada foi facilmente dominada e abatida. Brasil mal escaladado? Mal convocado? Mal preparado? São respostas que precisam ser buscadas pelos profissionais do futebol. E corrigidas, pois a vida segue. Afinal, apesar de tudo é só futebol. Trata-se de um esporte. Competição, onde não existe só vitória. Nada muda em relação à realidade da vida em si para os dois povos. O que fica é o registro de uma goleada surpreendente aplicada pela Alemanha sobre o Brasil. E só. Entendo que aprendemos com as derrotas. Rever os erros e partir para novos jogos e quiçá novas conquistas. Aí está o lado bom das competições. Olhar sempre para a frente com a chance de corrigir falhas e desenvolver capacidades. Levanta a cabeça Brasil. Temos futebol para nos recuperar deste resultado surpreendente, fruto de nossos erros e de uma aplicada e competente seleção alemã. JoYa

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Fortes emoções para Brasil e Alemanha, hoje, no Mineirão

Terça-feira, 08 de julho de 2014.
Capacidade do Mineirão é de 62.170 expectadores. A expectativa
é de casa cheia hoje, apesar da máfia dos ingressos
Hoje é um dia especial para quem gosta de futebol. A partir das 17 horas desta terça-feira, dia 8, no Mineirão (foto) em Belo Horizonte, a seleção brasileira entra em campo para mais uma partida de semi-final de uma Copa do Mundo. A adversária será outra tradicional equipe de chegada em mundiais: a Alemanha. Será um jogo difícil. De pegada. Característica das duas seleções, que sabem jogar um torneio de tiro curto como é o da Copa. Força na defesa, no desarme e rapidez para o ataque quando tem a posse da bola. Será um jogo duro, de pegada, tenso, nervoso. A foto que escolhi foi tirada no último jogo da seleção brasileira no Mineirão. A difícil vitória contra os chilenos nos pênaltis. Mas, creio que a vitória de um ou de outro virá no tempo normal de jogo. O vencedor se credenciará a disputar a final domingo, a partir das 16 horas no Maracanã. A outra semi-final será Holanda e Argentina, amanhã quarta-feira, a partir das 17 horas na Arena Corinthians, em São Paulo.JoYa

O semeador sábio

Segunda-feira, 7 de julho de 2014.
"A sabedoria somente ela nos mostra que só colhemos
o que plantamos e nos leva a escolher sempre as boas
sementes" 
JoYa
Uma das maiores conquistas de uma pessoa não é o patrimônio financeiro que consegue através do seu trabalho. É importante, mas não supera a conquista da sabedoria. É ela quem vai determinar o caminho certo a seguir. Será ela a fazer deste caminho a essência do sentimento de felicidade. Para que isso aconteça é necessário que dimensionemos nossas ações cientes de que não se precisa de muito para ser feliz. Basta que de nós seja emitida a luz do amor, da concórdia, da gentileza, da paz de espírito e do respeito. Não tem como ser feliz sem essas qualidades. Não é fácil, mas não impossível. Elas precisam ser desenvolvidas. O primeiro passo para corrigir nossos defeitos é a busca do autoconhecimento. Um mergulho em nós mesmos. Lutar contra o apego às coisas materiais e respeitar e valorizar o próximo. Quando digo isso não me refiro somente às pessoas, mas a tudo que nos rodeia. Só assim estaremos nos credenciando a percorrer um caminho chamado felicidade. Nunca se esqueça disso: "Quando plantamos sementes de amor, somos nós quem primeiro florescemos". JoYa

* Uma das maiores conquistas de uma pessoa não é o patrimônio financeiro que consegue através do seu trabalho. É importante, mas não supera a conquista da sabedoria. É ela quem vai determinar o caminho certo a seguir. Será ela a fazer deste caminho a essência do sentimento de felicidade.

Surge um novo fenômeno na música brasileira

Segunda-feira, 7 de julho de 2014.
Grupo Malta, vencedor do primeiro "SuperStar", da Rede Globo
Há muito não via surgir um cantor diferenciado na música brasileira. E melhor, com composições inéditas que impactam aqueles que apreciam o estilo e ritmo. O grupo todo é muito bom, mas o cantor se diferencia com uma voz incrível. Prestem atenção a este nome: MALTA. Vocês vão ouvir muito. Será sucesso atrás de sucesso. Existem bons e excelentes cantores. Mas há também outra categoria, mais rara. A dos "diferenciados". Aqueles que surgem de quando em vez. Bruno, do Malta é uma estrela que passará a brilhar numa constelação de sucessos que certamente virão. Ouçam-no e entendam minhas razões. JoYa

Receita para a felicidade

Segunda-feira, 07 de julho de 2014.
"Entendo que cada ser humano tem seu modelo
de  felicidade.  O  mais  saudável é  aquele  que
ensina que "para se chegar a este tão almejado
sentimento" a pessoa não imponha a ninguém
o fardo do sofrimento
" JoYa
Há algum tempo li que "a felicidade é o estado de quem é feliz", uma sensação de bem estar e contentamento. A filosofia fala muito sobre este sentimento. Para o grego Aristóteles, a felicidade diz respeito "ao equilíbrio e harmonia ao se praticar o bem". Já para o também grego Épico, a felicidade ocorre "através da satisfação dos desejos". Para o filósofo indiano Mahavira, "a não violência era um importante aliado para se atingir a felicidade plena". Os filósofos chineses também pesquisaram sobre este tema. Para Lao Tsé, "A felicidade poderia ser atingida tendo como modelo a natureza". Já Confúcio acreditava que "A harmonia entre as pessoas as levava ao sentimento de felicidade". A psicologia também dá pitacos sobre este sentimento. O psiquiatra Sigmund Freud defendia que "Todo indivíduo é movido pela busca da felicidade". Porém ressalva que essa busca seria utópica, "uma vez que para existir, não poderia depender do mundo real, onde a pessoa pode ter experiências como o fracasso", portanto, "o máximo que o ser humano poderia conseguir, seria uma felicidade parcial", efêmera. Por seu lado o budismo acredita que a felicidade "ocorre através da liberação do sofrimento e pela superação do desejo, através do treinamento mental". Baseado nessas considerações também tenho meu entendimento do que seja felicidade. Entendo que cada ser humano tem seu modelo de felicidade. O mais saudável é aquele que ensina que para se chegar a este tão almejado sentimento a pessoa não imponha a ninguém o fardo do sofrimento. Por ser um estado de espírito, ela deve ser entendida como algo superior às sensações momentâneas de satisfação. Como dizia Gandhi: "Não existe caminho para a felicidade. Ela é o caminho!". JoYa

A lembrança de um grande colega

Segunda-feira, 07 de julho de 2014.
Silvio de Tarso
Hoje meu saudoso colega Silvio de Tarso estaria completando mais um ano de vida. Conheci e trabalhei com Silvio em minha passagem pela Paraná Educativa, de 2003 a 2010. Uma convivência que rendeu uma grande admiração pelo profissional e pela pessoa deste notável comunicador que nos deixou tão cedo. Li uma homenagem que seu irmão, Silvio fez a ele hoje. Reproduzo, pois resume o entendimento que a vida deve ser celebrada, mesmo após a morte do corpo. JoYa
"Uma ausência de insustentável leveza. A memória nos impulsiona a celebrar a vida que segue na imanência e no transcendente!!! Se nasce duas vezes: para a vida e para a eternidade. Por isso duas vezes PARABÉNS!" Sérgio Silva - Irmão

Sejamos livres, o resto não importa

Segunda-feira, 07 de julho de 2014.
Na próxima quarta-feira, dia 9 de julho, quando entrarem em campo na Arena Corinthians em São Paulo, os argentinos terão dois motivos para se entusiasmar: A presença de sua seleção em uma disputa de semi-final de Copa do Mundo e a Independência de seu país. Será melhor ainda para os vizinhos "hermanos" se ao término da partida, sua seleção se classificar para a final 
Copa do Mundo 2014 - Rio de Janeiro:          Os torcedores
argentinos  invadem  o Novo  Maracanã e  ajudam a  bater
o recorde de público do estádio em sua nova configuração:
74.738 torcedores  nas arquibancadas  para testemunhar a
vitória da Argentina por dois a um sobre a Bósnia
de domingo, dia 13. Foi no dia 9 de julho de 1816, que as Províncias Unidas na América do Sul declararam formalmente sua independência da coroa espanhola, concluindo um complexo processo revolucionário de seis anos e iniciando outro, também complexo, que levaria à formação da Nação Argentina. No ano de 1825, estas províncias trocaram sua denominação pela de Províncias Unidas do Rio da Prata. Finalmente, a Constituição de 1826 instaurou o nome de Nação Argentina. JoYa

Fair Play em sua essência

Segunda-feira, 07 de julho de 2014.
Fair play tem conotação com o espírito esportivo. Significa jogo justo, jogar limpo, em português. Trata-se de uma expressão do inglês que significa modo leal de agir. Hoje, o conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital também. Na contra-mão de seu companheiro de profissão que tirou Neymar da Copa, o brasileiro David Luiz foi protagonista de um gesto que servirá de exemplo nas escolinhas de futebol quando os professores forem ensinar a seus alunos o que é fair play. Ao término do jogo onde o Brasil venceu a Colômbia por dois a um, em meio à comemoração David Luiz percebeu o choro, a tristeza de seu adversário James Rodrigues, o mais brilhante jogador colombiano. Deixou de lado a comemoração e foi até ele para confortá-lo. O que David Luiz disse a James Rodrigues foi explicado pelos dois em uma entrevista feita logo após a um canal colombiano. Assista e perceba o que é fair play em sua essência. JoYa

domingo, 6 de julho de 2014

Decisão de Christiane Yared repercute no meio político

Domingo, 06 de julho de 2014.
Christiane Yared: "A luta continua contra a sensação de impunidade
que a morosidade da resposta penal impõe às vítimas da insensatez
no trânsito"
Uma das candidaturas mais comentadas nas eleições deste ano é a de Christiane Yared. Ela se candidatou ao cargo de deputada federal, pelo PMN, com o número 1900. Christiane se tornou conhecida depois da tragédia que se abateu sobre sua família com a morte do filho Gilmar Rafael, após uma violenta colisão protagonizada por um ex-deputado. Começou desde então duas lutas. A primeira por justiça, pois não é possível um cidadão, com carteira de habilitação suspensa, com suspeita de embriaguez (há várias testemunhas que atestam isso) dirigir a mais de 167 km/h em via pública, colidir e matar duas pessoas e a coisa ficar por isso mesmo. A segunda, sem que pudesse evitar, se envolver em um emocionante trabalho de educação de trânsito e conforto às demais vítimas, que assim quanto ela, sofrem devido à perda de entes queridos nesta verdadeira guerra que é o trânsito nas estradas e cidades brasileiras. Esse último desafio levou à criação do IPTRAN, Instituto Paz no Trânsito. Mas, percebeu também que algo a mais precisa ser feito. E aí começa a surgir o terceiro desafio. A representação política para levar à Brasília todos os anseios daqueles que a procuraram e esperam uma legislação mais eficaz quanto a aplicação da lei em casos de crimes praticados no trânsito. Daí sua candidatura. Uma decisão que começa a repercutir no meio político paranaense, pois tem uma bandeira. Uma bandeira não só dela, mas de todos que respeitam o zelo pela vida. JoYa

Sejam felizes meninas

Domingo, 07 de julho de 2014.
No dia 15 de maio nossa Mel pariu a 6 filhotes, dois machinhos e quatro fêmeas. Depois de colocar para adoção aqui no Facebook e no meu Blog, uma a uma a cria foi sendo doada. A princípio não senti. Não havia tido tempo de me apegar, pois ficavam quase o tempo todo na casinha. Sobraram duas cadelinhas, já doadas a quase um mês, mas  as pessoas que desejaram adotá-las só puderam vir pegar hoje. Uma estava de férias  e outra não morava em Curitiba e só pôde vir hoje. A essas cadelinhas que ficaram mais tempo conosco demos os nomes de Buma e Beauty. Pois bem. Foram quase dois meses de convivência. Já saíam da casinha, aprontavam na garagem, latiam para estranhos que se aproximavam do portão e arranhavam a porta querendo entrar. O que acontece neste tipo de situação? Apego. Aos poucos vamos nos apegando aos bichinhos. Eles se sentem em casa e nós nos sentimos por eles adotados. A convivência entre um humano e um cachorro, quando há respeito e amor é de uma sensação especialmente
maravilhosa, indescritível. Hoje, como foi anteriormente combinado a Cris e a Eleni vieram buscá-las. Foi muito difícil para mim me desfazer das duas, pois já estava apegado a elas. Como tenho nove cães em casa, a doação era necessária. Para o conforto delas principalmente. Assim espero sejam tratadas com muito amor e respeito. Compromisso dos que vieram aqui buscar os filhotes da Mel. Agradeço a todos que compartilharam minha oferta de doação, principalmente àqueles que se dispuseram a adotá-los e a criá-los. Desejo de coração que sejam felizes, pontualmente os filhotinhos que vão se transformar em belos cães. JoYa

Entrelaço de ações

Domingo, 6 de julho de 2014.
“O amor é isso. Não prende, não aperta, não sufoca.
Porque quando vira nó, já deixou de ser laço”

Mário Quintana
Hoje fui levar minha filha ao casamento de uma grande amiga dela, a Louise que se uniu ao jovem Murilo. Ambos vão fixar residência em Paris, onde ele trabalha já há algum tempo. Ao me despedir, fui convidado a deixar uma mensagem no caderno de recordação dos noivos. E lá escrevi aos dois que considero muito fácil ser feliz no casamento. Basta seguir a receita dada pelo gaúcho Mario Quintana, aliás pelo que saiba um solteirão convicto, mas poeta que era deixou esta recomendação: "Ser feliz no casamento não é uma tarefa assim tão difícil. Basta que as ações do dia a dia sejam voltadas sempre à construção de laços e não de nós". Sejam "presentes", Louíse e Murilo, neste necessário entrelaço de ações sempre voltadas à felicidade de ambos, nunca de um só. JoYa

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More