Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 26 de janeiro de 2013

O voo do Pássaro

Sábado, 26 de janeiro de 2013.
“A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao
passo que a imaginação abrange o mundo inteiro. Um raciocínio lógico leva 
você de A a B. A imaginação leva você a qualquer lugar que você quiser”
Albert Einstein
Queria ser um pássaro para voar livremente rumo ao infinito. Mas, como pássaros não voam rumo ao infinito, apenas voam prefiro então que minha imaginação humana se incumba disso. Desejamos muitas coisas nesta vida. Possíveis e até impossíveis. Interessante mirar em cem por cento, o que vier abaixo pode ser bem mais do que se contentar apenas com o setenta. Tentar o melhor de nós é bem melhor do que a pretensão de ser melhor entre todos. Assim chegaremos ao nosso infinito. Melhor é voar com nossas asas humanas imaginárias do que pegar carona no pássaro que voa sem noção do que seja infinito. JYF


Fruto do acaso?

Sábado, 26 de janeiro de 2013.
Você não é fruto do acaso. Mesmo em situação adversa ou equivocada há sempre uma condição pontual de mudar o rumo de nossa história. A poetisa Lilian Tonet em uma de seus escritos diz que “As pessoas entram em nossa vida por acaso, mas não é por acaso que algumas permanecem.” Entendo que um dos grandes desafios de uma pessoa é administrar a natureza do egoísmo que é um sentimento inato do ser. O pensar em si precisa do equilíbrio peculiar às relações humanas. Marcamos nossa presença quando a proposta de nossas ações busca a satisfação não só nossa, mas do(s) outro(s). Interessante também é policiar nosso falar. Os pensamentos passam, porém o que se fala fica registrado. Quando se fala sem pensar corre-se o risco de expor um sentimento confuso e não verdadeiro. O saudoso escritor e dramaturgo brasileiro Millôr Fernandes, falecido em março do ano passado disse uma vez e concordo com ele que “As pessoas que falam muito, mentem sempre, porque acabam esgotando seu estoque de verdades.” O pensamento na satisfação coletiva e o controle do falar são pontos importantes para não passarmos em vão nesta vida, e mais, ao passar marcar nossa presença com ações positivas, dignas de serem bem lembradas. Nosso existir não pode ser fruto do acaso. Não devemos permitir que isso aconteça, sob hipótese alguma. Seria um lamentável desperdício.

Apelo urgente

Sábado 26 de janeiro de 2013.
Li hoje no Facebook e deixo principalmente para as pessoas que amam e se preocupam com os animais:
SE OS HUMANOS SOUBESSE DA IMPORTÂNCIA DE UM
CACHORRO EM SUAS VIDAS, JAMAIS PERMITIRIAM
 SEU SOFRIMENTO E ABANDONO
"LUCI,  UMA PROTETORA DE CÃES, CEL. 9993 2451 RECOLHE CÃES DE RUA. É UMA PESSOA BONÍSSIMA E MUITO ESPECIAL. ELA ESTÁ COM 8 CÃES DENTRO DE SUA QUITINETE QUE DIVIDE COM 2 FILHOS E 15 CÃES ALOJADOS NUM TERRENO QUE ELA ALUGOU. ´SÓ QUE A PROPRIETÁRIA DO TERRENO PEDIU E DEU UM PRAZO ATÉ DIA 30/01 PARA RETIRAR OS 15 CÃES DE LÁ. DIZ ELA QUE DIA 30 DE JANEIRO VAI TER DE ABRIR OS PORTÕES E EXPULSÁ-LOS PARA A RUA. TODOS CÃES JOVENS, LINDOS, SAUDÁVEIS E CADELAS CASTRADAS. COMO LUCI TEM DIFICULDADES FINANCEIRAS NÃO SABE O QUE FAZER. ELA PRECISA MUITO DE AJUDA. SÃO 15 CÃES. O MELHOR SERIA ALGUÉM COM UM TERRENO EMPRESTAR OU MESMO ALUGAR COM PREÇO RAZOÁVEL. QUEM PUDER AJUDAR, FAVOR FALAR COM MARLENE - 9637-1887 E MARI 9994-"

Murro em ponta de faca

Sábado, 26 de janeiro de 2013.
“Os homens são como os vinhos: a idade azeda os maus e apura os bons”
(Marcus Cícero/filósofo, orador, escritor, advogado e político na Roma antiga)
Li uma opinião que vale ser enfatizada. Foi no Blog de Henrique Abrantes. Ele fala sobre a importância do respeito aos idosos e quando se dá um tiro no pé ao não se considerar a questão como deveria:
“Os idosos são de fundamental importância na nossa sociedade, pois além de ser a cultura viva dos nossos antepassados são o que há de mais "pronto", nos termos filosóficos, de um ser humano. Eles tiveram tantas experiências na vida que puderam evoluir como ninguém mais neste mundo. Maltratar um idoso é como dar murro em ponta de faca, você vai estar se machucando. Todos os jovens de hoje serão velhos no futuro e isso é incontestável, é um fato. É compreensível o incomodo que os jovens têm para com os idosos, eles sempre relembram os seus tempos e de certa forma são dependentes, embora não gostem disso; mas isso não justifica a quebra dos valores pessoais como o respeito e a empatia. Além disso, ao conversar com um idoso você tem percepções e concepções que jamais teria com qualquer outra pessoa. Eles transmitem seu aprendizado de anos, aquilo que levaram longo tempo para aprender de graça. Sem pedir nada em troca. Ainda convém lembrar que o idoso hoje na nossa sociedade não é visto como uma pessoa inteligente que tem muito a acrescentar, ele é visto como uma coisa inútil, perto da morte, “aposentado”. Termos que diminuem sua importância e valor no meio em que vivemos termos chulos para se referir a maior riqueza social. Em virtude dos fatos mencionados, assim como a lua, a vida é constituída de fases. A fase de quando somos bebê, a fase da adolescência, a fase adulta e a da velhice. Essas fases que não podem ser evitadas nem mesmo pela pessoa mais rica do mundo. Então já é hora de pararmos para analisar a real importância dos idosos em nossa vida, por que eles somos nós.” (Blog Henrique Abrantes)

Engana-me que eu gosto


Sábado, 26 de janeiro de 2013.
O alimento "in natura" é muito mais saboroso
Não sou médico, mas repasso conselhos recebidos de um. O açúcar natural do alimento é o que basta. E mesmo assim precisa ser controlado. Tudo que é demais prejudica. Agora, quando adoçamos, isto é, impomos o doce ao alimento, qualquer que seja, potencializamos o sabor ao ponto de contaminarmo-nos pelo excesso. E quando artificializamos o doce com produto criado em laboratório? Arruma-se de um lado, piora-se de outros. Quem já não viu ou protagonizou uma cena contraditória de ingerir uma deliciosa macarronada acompanhada de maionese com batatas e uma torta qualquer e depois solicitar adoçante para o cafezinho? Deixei essas coisas para lá. Hoje controlo minha alimentação. Meu cardiologista disse há uns dois anos que ou eu mudava o hábito alimentar ou poderia escolher a forma de antecipar a morte: infarto, derrame ou problema de próstata. Poderia escolher. Como não escolhi nenhuma, optei pela vida. Mudei meu hábito alimentar. Hoje ando 9 km por dia e alimento-me de forma balanceada. Emagreci 18 quilos (pesava 98) e sinto-me absolutamente renovado. Posso até morrer daqui a pouquinho, mas a qualidade de uma vida preciosa melhorou consideravelmente.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

A metade do limão

Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013.
A espera do príncipe encantado é coisa de conto de fadas. A vida nos mostra a realidade das pessoas com suas virtudes e defeitos. Construir uma relação é mais do que falar e agir como o outro quer que se faça. O encanto por uma pessoa está exatamente em compartilhar a vida e superar as diferenças e problemas com uma arma poderosa: respeito. A partir daí, mesmo não encontrando a metade da laranja, um meio limão basta. Pontue então no açúcar e no gelo que tornarão esse limão uma delícia. JYF

A verdade irrefutável

Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013.
“Nascer. Viver. Morrer. Você não pode controlar os dois
extremos, mas o meio é com você” (Darren Hardy)
Assisti a um filme esta semana e ouvi uma declaração interessante. Dois amigos conversavam sobre o perigo da violência e o risco que um deles corria diante de uma situação encenada na película. O personagem que corria perigo iminente de ser preso ou executado declarou ao amigo:
“Há apenas uma verdade irrefutável a cada pessoa: nascer e morrer. A humanidade passa uma eternidade lutando entre esses dois extremos. A vida é apenas uma ponte que preenche esta lacuna. Não se despeça quando eu for sepultado porque a sepultura é apenas um véu diante dos céus. O túmulo parece uma prisão, mas na verdade trás a liberdade da alma. Morrer é se unir a Deus.”
Isso me fez refletir que a grande maioria sente mais medo de sofrer com as perdas do que com a sua própria morte, fato que bem poucos chegam a sequer pensar, imaginar. O que mais sentimos é medo do dor, da enfermidade que nos causa sofrimento que é o prolongamento da dor. A inexorabilidade da morte do corpo, embora real não é nosso principal ocupação. O que se teme é o obscuro e incerto futuro que está sempre presente em nossa imaginação. O que conta então é o agora. O presente real e verdadeiro. Se há em nós alguma força, algum poder entre o nascer e o morrer são a fé e as nossas posições e decisões presentes, baseadas naquilo que a força de nossa fé projeta como legado. Elas serão fundamentais para alicerçar o almejado sentimento de felicidade que todos buscam em suas vidas e o necessário sentido que se precisa dar a elas.

Orgulho em família

Sexta-feira, 25 de janeiro d 2013.
Tia Sultane Yared tocando piano (Clique ao lado e ouça)
Não são todas. A nossa nos mostra que a longevidade pode sim, ser exemplo. Mulher aguerrida, destemida e com uma força vital formidável. Não é a toa que chega aos 99 anos com uma energia de causar inveja a muitas de cinquenta. Nos encontros se destaca pela interação em todos os assuntos. Com uma visão apurada e um talento natural para a música sempre nos brinda com suas apresentações especiais. Esta é a Tia Sultane, carinhosamente chamada na intimidade por Tia Tane, orgulho sempre presente nos encontros de família. Que Deu a abençoe, sempre!

Chelonia Mydas, mais conhecida como Tartaruga Verde

Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013.
Integrante do projeto Tamar, o curitibano Julian Victor Yared e
sua esposa Mariane, paranaenses em Fernando de Noronha 

Chelonia Mydas ou Tartaruga Verde (Arquivo Tamar)
Herbívora e habita pastagens tropicais e subtropicais nas principais bacias oceânicas do planeta. As colônias reprodutivas têm distribuição circum-global, entre os trópicos. Estima-se que cerca de mil fêmeas desovem anualmente na ilha de Trindade (ES), entre 50 e 140 fêmeas no Atol das Rocas (RN) e não mais do que 17 fêmeas no arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Registros são encontrados ao longo da costa, a partir do estado do Rio de Janeiro em direção ao Norte. As fêmeas têm biometria semelhante nos três sítios reprodutivos, com média de 115 cm de comprimento curvilíneo de casco, variando de 100 a 134 cm. A sazonalidade reprodutiva vai de dezembro a junho, quando nascem os últimos filhotes. Cada fêmea realiza entre uma e 11 posturas, com intervalos que variam de 10 a 13 dias. Cada desova varia de 50 a 193 ovos. O tempo de incubação é de mais ou menos 55 dias. Ao entrar na água, o filhote adquire um comportamento alimentar onívoro, habitando a zona nerítica. Torna-se herbívora quando atinge um comprimento de 20 a 35 cm, sendo a única espécie a ocupar este nicho (MACHADO et al., 2008)

A dívida para com os cães

Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013.
Eles podem ser nossos melhores amigos, mas a recíproca não é verdadeira
Eles podem ser nossos melhores amigos, mas infelizmente a recíproca não é verdadeira. A sociedade humana não é perfeita. O tratamento para com os seus já é de se lamentar. Mas, há que se reconhecer que esta mesma sociedade imperfeita tem sim uma dívida a resgatar com os milhões de cães mal tratados e outros tantos também abandonados. Não é preciso muito esforço para vê-los pelas ruas de todas as cidades. Em Curitiba, onde resido é chocante. O número mais uma vez aumentou com a chegada das férias. São abandonados por seus donos em lugares distantes de onde moravam para não ter risco de retorno. Uma vergonha. Espero de Gustavo Fruet, foi compromisso de campanha, uma medida objetiva neste sentido. Ao olhar uma foto dessas, lembro dos coitados abandonados e judiados por seus donos. E lembro também da dívida que precisamos resgatar. Afinal, somos ou não os racionais nesta história.

* OPINIÃO DE ELAINE PETRELLI, VIA FACEBOOK
Espero que tudo que foi prometido na campanha realmente seja feito. Não da mais para suportar o abandono e maus tratos contra animais aqui em Curitiba. São abrigos superlotados, pedindo doação de ração e medicamentos diariamente para alimentar os bichos vítimas do descaso e da maldade humana! Campanhas de castração e guarda responsável, hospital veterinário para animais carentes e punição severa para maus-tratos e abandono. Daí sim os animais começariam a ser tratados com o respeito e dignidade que merecem. Independente das políticas públicas desejo a todos que descartam seu animais porque vão "viajar”, estão velhos, vão se mudar e outras desculpas, que a lei do retorno venha em DOBRO!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Estimular opinião: Satisfação de escritor

Quinta-feira, 10 de janeiro de 2013.
“Não me envergonho de mudar de opinião, porque não me envergonho de pensar”
(Blaise Pascal/Físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês)
Os amigos já devem ter percebido que deixo muito conteúdo em minhas páginas no facebook e no Blog sobre as relações sociais e humanas. Objetivo maior é estimular a reflexão dos meus quase cinco mil amigos em um mundo onde pouco se contextualiza a importância do tema. Há que reagir contra a frieza e futilidade de pensamentos, ações e conceitos. Não sou dono de verdades, nem imponho nada. Apenas revelo temas que precisam de reflexão. É claro que tenho opinião, mas são minhas. Não pouso de paladino da justiça e da verdade. Aceito o contraditório. Entendo que só se aprende algo novo quando alguém nos contradiz com conteúdo que nos convence. Portanto, concordando ou discordando dos temas colocados opinem. Quando gero opiniões realizo-me, pois toquei o interesse de alguém em um tema que também me interessou. Shakespeare já dizia: “Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião!”

Coração ou cérebro?

Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013.
Li hoje uma frase de Dalai Lama: “Cérebros brilhantes também podem produzir grandes sofrimentos. É preciso educar os corações.” Depois de ler esse conteúdo lembrei que conheci uma pessoa que transplantou seu coração. Ao se recuperar da cirurgia tocou sua vida, é claro com os cuidados necessários quanto à rejeição do órgão implantado. Mas, sua forma de pensar e de se comportar não se alteraram. Isso me fez refletir sobre a forma equivocada de colocar o coração como o centro das manifestações emocionais de um ser. Há muito tempo as pessoas atribuem o amor e outros sentimentos ao coração. Já a Ciência pensa diferente. Segundo os neurocientistas, nosso centro das emoções é cerebral e o coração ficou encarregado de somente distribuir sangue aos tecidos. Fiz um breve apanhado sobre os dois órgãos e quem se interessar por conferir. Mas, apesar de tudo ainda resisto romanticamente em colocar, mesmo de forma equivocada, o coração como símbolo de minhas emoções. E você?
Segundo os neurocientistas, nosso centro das emoções é cerebral e o
coração ficou encarregado de somente distribuir sangue aos tecidos
CORAÇÃO
O coração é um órgão muscular oco que pode se contrair e se relaxar. Sua função é bombear o sangue de forma que circule no corpo de um ser. O órgão, em humanos possui uma massa entre 250 e 350 gramas e tem aproximadamente o tamanho de um punho. Nestes o percurso do sangue bombeado pelo coração através de todo o organismo é feito em aproximadamente 50 horas em repouso. Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários às células que sustentam as atividades orgânicas. O coração se localiza em uma bolsa chamada caixa torácica, entre os pulmões.

CÉREBRO
O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados e em muitos invertebrados. Sua compreensão ampla é extremamente complexa. Apesar do rápido avanço científico, muito do funcionamento do cérebro continua um mistério. De um ponto de vista filosófico pode-se dizer que a função mais importante do cérebro é servir como estrutura física subjacente da mente. Do ponto de vista biológico, entretanto, a função mais importante do cérebro é a de gerador de comportamentos que promovam o bem-estar de um animal. O cérebro controla o comportamento, seja ativando músculos seja causando a secreção de substâncias químicas, como os hormônios. Diferentes regiões do cérebro controlam cada função do corpo humano. Essas regiões cerebrais, porém não exercem esse controle isoladamente. Não existe uma função que receba ordens de uma única área. Na verdade, nosso cérebro é uma rede gigantesca, muito maior do que você pode imaginar. Tudo o que falamos, pensamos e fazemos só acontece graças a esse emaranhado que liga nada menos que 100 bilhões de células nervosas, os neurônios. (Fonte Yahoo e Wikipédia

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Revitalizar e seguir em frente

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013.
O dicionário diz que revitalizar é insuflar nova vida ou vigor em si ou em alguma coisa; revigorar, reviver, revivificar, vitalizar de novo. O jovem poeta paulista Adriano Hungaro diz com toda a razão que “Sem renovação não há transformação. Sem transformação não há evolução. Sem evolução não haverá nada.” Nossa responsabilidade primeira é o auto-respeito. Como exigir que nos respeitem, se não o fazemos conosco mesmos. Quando nos alimentamos mal, dormimos pouco, nos colocamos em lugares que não gostamos ou nos relacionamos com pessoas que nada tem a vez com a nossa forma de ser cometemos, sim desrespeito com a nossa própria pessoa. E isso precisa de atitude. Já! Como disse o poeta português Fernando Pessoa: “A vida é curta demais para ser pequena!” E quem pensa pequeno, vive pequeno. Erga a cabeça e siga em frente. Se não está bom, mude. Revitalize-se enquanto há tempo. E pode crer, sempre há! JYF

O olhar, a beleza e a atitude

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013.
“Que a importância esteja no teu olhar,
não naquilo que olhas” André Gide
Somos atraídos pela beleza captada no olhar e o aroma percebido pelo olfato. Uma paisagem, um obra artística, um prato saboroso, um objeto de utilidade com design envolvente e, é claro por pessoas esteticamente belas. Olhar não tira pedaço. Cheirar também não. É da natureza dos humanos a atração pelo belo ou pelo aroma agradável. Mas, são suficientes para nos conquistar? Nas relações entre um homem e uma mulher, por exemplo é muito comum a atração física pelo simples olhar. A grande maioria dessas relações emerge da atração fomentada pela beleza captada na observação. E a tendência de um e do outro é se apresentar da melhor maneira possível. O interesse é a conquista. Mas, verdadeiramente conquistamos, ou somos conquistados? Penso que não! A conquista exige muito mais do que atração. São ações, atitudes diárias que produzem a moldura que sustentará a beleza de uma “tela”. Não basta ser bela. É preciso algo mais que a sustente. Para os que sonham ainda conquistar, ou serem conquistados (as) vai aí uma frase pontual do jornalista e poeta paulista Aldo Novak (Edwaldo Novak Gomes da Silva Júnior): “Sonho determina o que você deseja. Ação determina o que você conquista.” E nas relações humanas e sociais não há conquista definitiva. Daí o foco e o interesse serem fortalecidos nas ações autênticas, constantes e diárias. Só assim se conquista alguém verdadeiramente e não somente se ganha sua atenção. O que se ganha, pode um dia se perder. Diferente da conquista verdadeira, quando jamais nos será tirado.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dica gastronômica

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013. 
Quem mora em Curitiba não pode deixar de conhecer o Bar Mignon que tem o melhor cachorro quente da cidade. O único que serve as tradicionais "vinas" germânicas com cheiro verde e mostarda escura. Sou um assíduo frequentador do Bar Mignon (foto 2) desde quando cheguei em Curitiba em 1971. A indicação foi de meu saudoso pai que já frequentava o local nos tempos de mocidade. Meus filhos hoje não deixam de ir lá. Fica bem quase em frente ao "Bondinho", na Rua das Flores (foto 1), bem no centro. Recomendo prá valer!
Quem preferir pode ficar e ser atendido no calçadão mesmo
De geração em geração o Bar Mignon conserva a tradição de seus deliciosos pratos e sanduíches. 
O Marchand (foto3), por exemplo. 

Como diz a placa, desde 1925 o Bar Mignon mantem sua tradição
Marchand: sanduíche de pernil , vina e cheiro verde


O valor de um Bife à Cavalo

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013.
Prato Feito conhecido como Bife à Cavalo, preferência nacional brasileira
Há alguns anos, em viagem a passeio fiquei hospedado com minha esposa no Meridien Hotel, em Copacabana, Rio de Janeiro. Naquele local tivemos o prazer de conhecer pessoalmente o Dr. Albert Sabin e sua esposa brasileira. Chegamos até a saborear uma deliciosa feijoada à beira da piscina, no sábado daquela inesquecível semana. A viagem com tudo pago foi um presente de amigo. Podíamos curtir o Hotel com todas as suas delícias: o Restaurante Internacional, no último andar, o Grill, no térreo ou à beira da piscina. São três os restaurantes no Meridien. No terceiro dia conversei com o garçom que atendia a piscina e solicitei uma indicação de restaurante popular próximo ao Hotel. Um que ele mesmo frequentasse. Ele indicou o “Jeito Brasil”, na terceira paralela da Avenida Atlântida. Era só virar à esquerda que o restaurante ficava no meio da quadra. E para lá fomos. Dois brasileiros, no Brasil, loucos de vontade de saborear comida brasileira. O primeiro prato que me veio à mente foi o famoso PF (prato feito) conhecido como “Bife à Cavalo”. Nunca comi algo com tanto gosto. Hoje penso como devem sofrer as pessoas que por qualquer motivo se ausentam do país por longos dias e ficam sem poder curtir o seu costume alimentar. Que me desculpem os pratos de outras nacionalidades, mas não troco meu arroz, feijão, ovo frito, batata, frita, bife e salada de tomate e alface por nada.

Assumir valores

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013.
Responda a si mesmo(a): Você se arruma para os outros ou para si mesmo(a)? Se nesta simples questão você não consegue impor sua vontade, o que dizer das demais? O que vestimos diz muito daquilo que sentimos e por conseguinte somos. Ao ceder à vontade alheia podemos comprometer todas as demais. Necessário se faz impor aquilo que pensamos. Até na forma de se vestir. É essencial que assumamos em definitivo aquilo que pensamos e portanto, o que verdadeiramente somos. Nada mais triste do que o medo covarde que mata aos poucos a alegria de viver de um ser que não assume suas vontades pessoais. Lute por elas e mande o resto "prá aquele lugar..."

Profissão e vocação

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013.
“Não é o diploma que forma profissionais. Só o amor à profissão pode
fazê-lo, mesmo àqueles que não tiveram a instrução formal das
faculdades.” Jacqueline Collodo Gomes (escritora e poetisa)
Penso que um dos mais valiosos tesouros de uma pessoa é quando exercita profissionalmente sua vocação. Confúcio, o sábio filósofo chinês já dizia que “ao escolher um trabalho que gostamos, não haveremos de trabalhar um dia sequer na vida.” O que ele quis dizer é que quando se descobre a vocação e a exercita profissionalmente, a satisfação do profissional é tamanha que o retorno vem em qualidade de vida, mais do que a própria remuneração. O grande equívoco do mundo moderno é a busca pela remuneração, pelo status, pelo glamour em vez da satisfação pessoal pelo trabalho em si. Ao consagrar essa inversão a pessoa fica escravizada por valores que não bastarão para trazer a verdadeira satisfação. E aí pode se perder uma vida inteira. O custo é muito alto. Portanto, cuidado ao se decidir por uma profissão. Priorize a vocação e certamente fará com que as demais se transformem em investimento de vida. Isso não tem preço!

Quando o amor é verdadeiro

Terça-feira, 22 de janeiro de 2013.
O verdadeiro amor se revela nos pequenos gestos, no dia-a-dia e por todos os dias. O verdadeiro amor não é egoísta, não é presunçoso, nem alimenta o desejo de posse sobre a pessoa amada. Quem caminha sozinho, pode até chegar mais rápido. Mas aquele que vai acompanhado, com certeza, chegará mais longe, e terá a indescritível alegria de compartilhar alegria, alegria esta que a solidão nega a todos que a possuem. Li um excelente conteúdo sobre a importância do comprometimento em uma relação amorosa. Leia com atenção essa história e entenderá quando a prática corrobora a teoria:
Quem caminha sozinho, pode até chegar mais 
rápido. Mas aquele que vai acompanhado, 
com certeza, chegará mais longe
Um famoso professor se encontrou com um grupo de jovens que falava contra o casamento. Argumentavam que o que mantém um casal é o romantismo e que é preferível acabar com a relação quando este se apaga, em vez de se submeter à triste monotonia do matrimônio.
O mestre disse que respeitava sua opinião, mas lhes contou a seguinte história:
Meus pais viveram 55 anos casados. Numa manhã, minha mãe descia as escadas para preparar o café e sofreu um infarto. Meu pai correu até ela, levantou-a como pôde e, quase se arrastando, levou-a até a caminhonete. Dirigiu a toda velocidade até o hospital, mas quando chegou infelizmente ela já estava morta. Durante o velório, meu pai não falou. Ficava o tempo todo olhando para o nada. Quase não chorou! Eu e meus irmãos tentamos, em vão, quebrar a nostalgia recordando momentos engraçados. Na hora do sepultamento, papai, já mais calmo, passou a mão sobre o caixão e falou com sentida emoção:
- Meus filhos, foram 55 bons anos… Ninguém pode falar do amor verdadeiro, se não tem ideia do que é compartilhar a vida com alguém por tanto tempo. Ele fez uma pausa, enxugou as lágrimas e continuou:
- Ela e eu estivemos juntos em muitas crises. Mudei de emprego, renovamos toda a mobília quando vendemos a casa e mudamos de cidade. Compartilhamos a alegria de ver nossos filhos concluírem a faculdade, choramos um ao lado do outro quando entes queridos partiam. Oramos juntos na sala de espera de alguns hospitais, nos apoiamos na hora da dor, e perdoamos nossos erros… Filhos, agora ela se foi e estou contente. E vocês sabem por quê? Porque ela se foi antes de mim, e não teve que viver a agonia e a dor de me enterrar, de ficar só depois da minha partida. Sou eu que vou passar por essa situação, e agradeço a Deus por isso. Eu a amo tanto, que não gostaria que sofresse assim. Quando meu pai terminou de falar, meus irmãos e eu estávamos com os rostos cobertos de lágrimas. Nós o abraçamos e ele nos consolava, dizendo: - Tudo bem, meus filhos, podemos ir para casa. E por fim, o professor concluiu:
- Naquele dia, entendi o que é o verdadeiro amor. Está muito além do romantismo, e não tem muito a ver com o erotismo, mas se vincula ao trabalho e ao cuidado a que se professam duas pessoas realmente comprometidas. Quando o mestre terminou de falar, os jovens universitários não puderam argumentar, pois esse tipo de amor era algo que não conheciam. E você, entende e conhece o que seja o verdadeiro amor?

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estrada da Graciosa: Um passeio inesquecível

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013.
(Foto de Gilmar Santos)
Ao ver postagens de meu amigo Gilmar Santos, não pude deixar de admirar um recente passeio dele à região de Morretes. Colei três de suas fotos para mostrar a beleza cênica do local. Uma das mais belas paisagens brasileiras. Fui buscar algumas informações sobre como se chegar lá e um pouco da história do trajeto. Leiam com atenção e programem nessas férias um passeio similar ao do Gilmar. Já o fiz. Foi inesquecível. Recomendo.

(Foto de Gilmar Santos)
“A viagem que leva a Morretes começa na BR-116 - onde se roda 40 quilômetros - e termina na Estrada da Graciosa. São 33 quilômetros calçados em paralelepípedos e repleto de curvas sinuosas evolvidas por encostas floridas, picos, montanhas, mar e cachoeiras. Para melhor apreciar o cenário encantador, há mirantes estratégicos. A estrada foi inaugurada em 1873 e requer baixa velocidade por dois motivos: curtir o visual e evitar acidentes - há muitas curvas, o calçamento não é dos mais confiáveis e a visibilidade costuma ser prejudicada por conta dos nevoeiros. Vá somente em dias de sol.” (Editora Férias Brasil)

(Foto de Gilmar Santos)
“A Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Estado, interligando o município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) às cidades de Morretes e após Antonina. A estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Por isso, em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange. Na localidade de São João da Graciosa, em Morretes, há uma bifurcação: a PR-411 conduz através da localidade de Porto de Cima até o centro de Morretes, enquanto a PR-410 segue em seu quarto trecho até um ponto distante 6 Km de Morretes já na PR-408, que conduz à cidade de Antonina. Para quem se dirige a Morretes, a PR-411 é o trecho mais curto a partir de São João da Graciosa, enquanto a PR-410 é o caminho mais rápido para quem deseja ir à Antonina sem passar por Morretes.” (Wikipédia)

Yaiune, meus olhos

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013.
Todo homem nasce quando nascem os filhos
(Crispim Júnior)
Gosto muito das frases do patrício Augusto Cury. Uma delas gravei e serve para deixar gravado aos meus filhos, representados por essa moça linda da foto: "Declare a seus filhos que eles não estão no rodapé de sua vida, mas nas páginas centrais da sua história." E eles estão sim. Nunca me esqueço de um ensinamento judaico segundo o qual "a melhor forma de se educar os filhos é através do testemunho". Desde o primeiro choro, ainda na Maternidade, até hoje tenho procurado honrar com esta agradável responsabilidade que é a sua educação. A presença é e sempre foi a prioridade de minha história com eles. As demais foram acrescentadas pelos naturais princípios recebidos de meus pais, a quem sempre respeitei. Aproveito para deixar uma dica aos pais: joguem limpo com seus filhos. "Melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio". JYF

A democratização do acesso à justiça

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013.
“O acesso à Justiça é um direito humano em si mesmo e essencial para
resolver as causas profundas da pobreza” Sepúlveda Pertence (Jurista)
O plenário da Câmara aprovou em novembro último projeto (PLP 114/2011) que trata da adequação da Lei de Responsabilidade Fiscal à autonomia administrativa, financeira e orçamentária da Defensoria Pública. Trata-se de um importante passo na efetivação da autonomia constitucional estabelecida pela Reforma do Judiciário na emenda 45. Essa alteração coloca a Defensoria Pública no mesmo patamar da magistratura e do Ministério Público. Para que se tenha uma idéia da dimensão do benefício, tal aprovação permitirá um tratamento financeiro e orçamentário que viabilizará de uma vez por todas a defesa dos interesses da população brasileira que não tem condições financeiras adequadas para buscar seus direitos na Justiça. Entre as alterações relevantes trazidas por este projeto está a criação de um percentual de até 2% da receita corrente líquida dos Estados, exclusivamente destinado ao investimento nas despesas de pessoal da Defensoria Pública, cujos serviços estão presentes em apenas 42% das comarcas do país.  A PLP 114/2011 dá condições práticas, a partir de agora, à tão sonhada e esperada democratização do acesso à Justiça.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Paciência, aliada valiosa

Domingo, 20 de janeiro de 2013.
John Quincy Adams foi o sexto presidente dos Estados Unidos. Além de político também se destacou na prática da advocacia.  E durante sua experiência em ambas as atividades chegou a conclusão de que “paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem.”  Concordo com Adams. Nos relacionamentos humanos, a paciência é sem dúvida uma necessária virtude que tem na ansiedade sua poderosa adversária. Quem de nós discorda que “o apressado come cru”O controle da ansiedade é prerrogativa para as grandes conquistas pessoais. Lembro o cientista inglês Isaac Newton: “Conquistaremos descobertas valiosas mais por ter paciência do que por qualquer outro talento.” Descubra-se por inteiro, amigo (a) ao ter a paciência como sua mais valiosa aliada. JYF

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More