segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Estrada da Graciosa: Um passeio inesquecível

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013.

(Foto de Gilmar Santos)
Ao ver postagens de meu amigo Gilmar Santos, não pude deixar de admirar um recente passeio dele à região de Morretes. Colei três de suas fotos para mostrar a beleza cênica do local. Uma das mais belas paisagens brasileiras. Fui buscar algumas informações sobre como se chegar lá e um pouco da história do trajeto. Leiam com atenção e programem nessas férias um passeio similar ao do Gilmar. Já o fiz. Foi inesquecível. Recomendo.

(Foto de Gilmar Santos)
“A viagem que leva a Morretes começa na BR-116 - onde se roda 40 quilômetros - e termina na Estrada da Graciosa. São 33 quilômetros calçados em paralelepípedos e repleto de curvas sinuosas evolvidas por encostas floridas, picos, montanhas, mar e cachoeiras. Para melhor apreciar o cenário encantador, há mirantes estratégicos. A estrada foi inaugurada em 1873 e requer baixa velocidade por dois motivos: curtir o visual e evitar acidentes - há muitas curvas, o calçamento não é dos mais confiáveis e a visibilidade costuma ser prejudicada por conta dos nevoeiros. Vá somente em dias de sol.” (Editora Férias Brasil)

(Foto de Gilmar Santos)
“A Estrada da Graciosa, como é conhecida a Rodovia PR-410, é uma estrada pertencente ao governo do Paraná que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Estado, interligando o município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) às cidades de Morretes e após Antonina. A estrada atravessa o trecho mais preservado de Mata Atlântica do Brasil, marcado pela mata tropical e pelos belos riachos que nascem na Serra do Mar. Por isso, em 1993, parte do trecho da Serra foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Na região, existem dois importantes parques estaduais: o Parque Estadual da Graciosa e o Parque Estadual Roberto Ribas Lange. Na localidade de São João da Graciosa, em Morretes, há uma bifurcação: a PR-411 conduz através da localidade de Porto de Cima até o centro de Morretes, enquanto a PR-410 segue em seu quarto trecho até um ponto distante 6 Km de Morretes já na PR-408, que conduz à cidade de Antonina. Para quem se dirige a Morretes, a PR-411 é o trecho mais curto a partir de São João da Graciosa, enquanto a PR-410 é o caminho mais rápido para quem deseja ir à Antonina sem passar por Morretes.” (Wikipédia)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More