Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 18 de janeiro de 2014

Há que florescer

Sábado, 18 de janeiro de 2014.
“Quando eu flor, quando tu flores e ele flor,
nós flores seremos e o mundo florescerá”
“Quando eu flor, quando tu flores e ele flor, nós flores seremos e o mundo florescerá”. E isto só será possível a partir do respeito às pessoas que habitam e compartilham este espaço que chamamos de mundo. Porém não esqueça que “Respeitar o próximo inclui principalmente amor próprio, pois o mais próximo que você tem de si é você mesmo”. Diferente de uma postura egocêntrica de achar que o mundo deve nos servir, o desafio de se amar verdadeiramente é nos capacitar para servir ao mundo. Está aí a essência de uma vida melhor: Não esperar que o mundo seja melhor para nós e, sim nos ocupar em sermos melhores para o mundo. JoYa

Mudar de leitura

Sábado, 18 de janeiro de 2014.
"Nunca devemos apagar a esperança do amanhã de nossos
anseios. É através dela e somente dela é que nos damos a
 chance de revitalizar"
JoYa
“Em certas situações precisamos virar a página do livro para perceber que aquilo que vem depois é muito, muito melhor”. Virar a página leva a crer oportunizar um novo futuro, passando-se por cima daquilo que nos aborrece. Isso só é possível com a resignação daquilo que passou e determinação para o novo que se apresenta a cada momento, usando da experiência como precaução e a esperança como motivação. Assim é a vida, um bem insubstituível, mas perfeitamente renovável no seu percurso. Não bata em ponta de faca, nem escreva por sobre linhas já escritas. Em muitas situações há que revitalizar-se, mas para tanto é fundamental que viremos a página. E se isto não for suficiente, mudar de leitura. JoYa

Sócia de mercado reage a assalto e é morta, em Pinhais, RMC

Sábado, 18 de janeiro de 2014.
Vítima de assalto reage e é morta com tiro na cabeça
Os policiais e especialistas em segurança aconselham a não reagir sob ameaça em assalto, pois a adrenalina expõe vítima ou protagonista a ações inesperadas. Infelizmente esta recomendação não foi seguida e uma família chora hoje a perda de um ente querido. A sócia de um mercado em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, reagiu a um assalto e foi morta com um tiro na cabeça no fim da manhã deste sábado (18). Damaris Gomes Pereira, 42 anos, segurou no colarinho da camiseta do bandido depois da voz de assalto. Outro assaltante sacou a arma e atirou contra a cabeça de Damaris para livrar o comparsa. Ela morreu na hora. Os assaltantes fugiram em um Kadett sem levar dinheiro ou mercadoria, porém deixaram uma família enlutada. A vítima mora em cima do mercado e seus parentes estão bastante abalados. A Delegacia de Pinhais investiga. (Site Banda B)

Realeza sem máscara

Sábado, 18 de janeiro de 2014.
Um príncipe não é aquele que tem um palácio e muita fortuna, mas sim aquele que te respeita, que te protege e que te quer como ninguém. No momento em que você desejar ao outro o mesmo que gostaria para você, começar-se-á a retirar a máscara que falseia sentimentos e expectativas. Aí ambos estarão dignos da realeza do amor, aquela que antes de ser servida, serve. JoYa

Banco de horas

Sábado, 18 de janeiro de 2014.
Boris Pasternak, poeta e romancista  russo, faleceu em
1960 aos 70 anos. Uma de suas obras, Dr. Jivago fez
sucesso no cinema na década de 60
(JoYa)
Algumas empresas se utilizam do banco de horas, em acordo com seu funcionário, para administrar o tempo útil de seu empregado e assim diminuir os encargos que as horas extras dão à sua folha. Em comum acordo com seu funcionário, insisto. E quanto as horas que nos sobram para descansar, nos divertir ou mesmo melhorar nossos conhecimentos? Será que elas são bem controladas e negociadas como patrão e empregado fazem com o banco de horas? O maior equívoco que podemos cometer conosco mesmo é achar que há o tempo de acumular bens, como se fossem horas, para depois, segundo o critério de cada um, curtir a vida, já com o bastante para assegurar tranquilidade para as horas que restarem. E se não restarem o suficiente? Ninguém leva nada no caixão, nem no túmulo que não seja seu corpo já em processo de decomposição e a roupa escolhida para o sepultamento. A verdade nua e crua: Ou aproveitamos como devemos, de forma equilibrada, o tempo de nossa vida ou de nada adiantará o que acumularmos nas casas de crédito e no banco de horas de uma vida desperdiçada. JoYa

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Perante o fim inexorável

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014.
“Valoriza teu pai, valoriza tua mãe, tua família, teus amigos. Valoriza 
os que estão ao seu lado, pois a vida não avisa quando vai terminar”
(autoria desconhecida)
Todo mundo sabe, mas poucos são aqueles que lidam com a inexorabilidade da morte com naturalidade. Preferem não pensar no assunto, afinal ela está sempre tão distante, segundo nosso inconsciente. Mas, se olharmos para o lado perceberemos que muitos vivem a saudade de seus entes queridos que se foram, aqueles mesmos que, quando em vida, tinham um comportamento semelhante ao da maioria que sobrevive. Mas, qual a razão de assumir a certeza de que um dia morreremos? Simples: É para que valorizemos a vida. Pouca gente dá valor a sua vida, caso contrário não a desperdiçaria. Fazer o que se gosta, estar junto às pessoas que nos dão valor e a quem valorizamos, servir ao propósito vocacional é só um começo, mas há muito mais. Não somos eternos, mas poderemos nos eternizar através de nossas ações. E que assim seja pela inspiração do bem viver compartilhado com o bom desejo de servir. Isso gera amor, sentimento infinito que dá sentido à vida, ante o fim inexorável de todos. Ou você pensa que é diferente? “Amor, sentimento infinito que dá sentido à vida, ante o fim inexorável” JoYa

Coisas não valem nossas lágrimas

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014.
"Por serem infinitamente menores, as coisas
não justificam nossas lágrimas" JoYa
Encontrei um amigo triste por não poder comprar um bem que tanto desejava e o lembrei que há muita coisa que não se pode ter nessa vida. Agora, o que não se pode perder é a esperança de tê-las. O importante é não nos sentirmos maiores por poder e nem menores por não poder tê-las. São só coisas. Somos infinitamente melhores e mais importantes do que elas. (JoYa)

Os melhores sorvetes de minha vida

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014.
São de três sabores os melhores sorvetes que já experimentei. Já tomei muitos. Alguns bons, outros nem tanto. Mas três são inesquecíveis. Não faço graduação entre esses três. Estão no mesmo nível de sabor. Gosto é gosto. Aí estão os meus preferidos:
1 - Uva ao creme da Sávio Sorvetes, Londrina, PR
2 - Iogurte com amarena da D'Vicz, Curitiba, PR
3 - Banana com doce da fruta da Pedrão Sorvetes, Ribeirão do Pinhal, PR
Recomendo os três: Hummm, que delícia de sabor!

De pai para filha

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014.
Nunca havia pensado nisso até ser pai de uma menina. Na idade apropriada comecei a entender que a mulher, assim como o homem deve procurar seu espaço, sua independência profissional e por consequência financeira. O simples fato de se autodeterminar dá à pessoa uma chance bem maior de ser feliz. Não entendo felicidade na subserviência e esta, mesmo sem querer ocorre quando somos dependentes. Hoje tenho orgulho de minha filha, pois na prática conseguiu entender o que, como pai, fiz questão de ensiná-la. Deixo aqui uma definição interessante feita pelo poeta estadunidense Louis Anspacher que define bem o que seja o casamento dentro do foco da dependência e da independência. Dizia Anspacher:
“O casamento é a relação entre homem e mulher na qual a independência é igual, a dependência é mútua e a obrigação recíproca”. JoYa

O bom testemunho necessita de coerência

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014.
Globeleza, modelo para as transmissões
do carnaval da Rede Globo

(Imagem TV Globo)
Mensagem pontual essa. Precisamos entender que o bom testemunho precisa ser coerente para ter crédito. Duas caras e dois corações não combinam com autenticidade. O que se cobra dos outros é preciso que também seja premissa em nossa vida. O julgo sobre os outros deve se sustentar mais em nossas ações do que naquilo que professamos. Li esta história hoje e creio interessante para uma necessária reflexão sobre nosso proceder:
Um Padre colocou um vídeo nos telões da igreja, a Globeleza dançando seminua toda pintada e o vídeo durou uns 15 segundos. O povo da igreja ficou todo escandalizado, então o Padre perguntou:
-"Alguém se incomodou com esse vídeo aqui na casa de Deus?"
 É claro que o povo se incomodou, mais ninguém falou nada, então ele disse:
 -"Aqui na casa de Deus não é lugar para passar essas coisas, mais na casa de vocês isso passa o dia todo e vocês não fazem nada! Será que a casa de vocês não é também a casa de Deus?
Hipócritas, são os que se escandalizam quando falam dos erros que ocorrem na casa dos outros, na igreja do outro, na vida do outro, na religião do outro e se esquece dos erros que comete em sua própria casa. Pare, pense e tome uma atitude e peça sempre ao Senhor:  

- Abençoa Senhor a Minha Família, que minha casa seja o Teu Santuário!

As dicas da Patrícia Pillar

Sexta-feira, 17 de janeiro de 2014.
Patrícia Pillar, atriz, 50 anos
Tenho assistido Amores Roubados, série produzida e exibida pela Globo. Muito boa. Hoje é o último capítulo quando o diretor diz que os telespectadores terão algumas surpresas. A atuação da bela Parícia Pillar no papel da sombria Isabel é que não foi surpresa para mim. Com 50 anos, Pillar deixa algumas dicas para aqueles que elogiam sua aparência:
  - Me cuido fazendo exercícios e fico atenta à alimentação, mas sem radicalismo nem exageros. Tento levar uma vida saudável e equilibrada. A alegria é meu detox! Assino embaixo! (JoYa)

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

A enganosa aparência

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014.
“Tempo, o senhor da razão. Invista na verdade, na essência e isto
demanda tempo.  Não precipite seus conceitos, muito menos sua
entrega.  Dê sempre tempo ao tempo.” JoYa
Somos alertados, mas insistimos em nos levar pela aparência. Em uma sociedade de estereótipos camuflados corre-se sério risco do engodo, da decepção, do lamento. A austríaca Marie Von Ebner Eschembach, uma das mais importantes escritoras de língua alemã da segunda metade do século XIX definiu bem quando escreveu que “Haveria muito menos mal no mundo, se o mal não pudesse ser feito sob a aparência do bem”. A decepção dói muito porque nunca vem de um inimigo, mas com certeza de alguém cuja aparência foi priorizada em detrimento da essência. Daí o cuidado com aquilo que nos fragiliza e deixarmo-nos levar pela aparência é um desses fatores. Viver de aparências é correr o risco de ter falsos amigos, falsas expectativas e até falsos amores. O que atrai aos olhos pode mascarar um verdadeiro conteúdo. Portanto, cuidado com a aparência. Ela pode enganar. Invista na verdade, na essência e isto demanda tempo. Não precipite seus conceitos, muito menos sua entrega. Dê sempre tempo ao tempo, afinal ele não é o senhor da razão? JoYa

Opinião e crítica

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014.

"Opinar é expor-se à crítica contraditória. Se não está preparado para ser contrariado ou criticado é melhor então que se cale" JoYa

Simples e intenso

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014.
Foram com pessoas humildes e em lugares bastante simples que senti as mais belas e intensas emoções de minha vida. O que conta é a essência da bondade no coração das pessoas com quem convivemos. Gestos de carinho de quem verdadeiramente se importa conosco. Não por aquilo que podemos oferecer, mas pelo desejo daquilo que podemos compartilhar. JoYa

É preciso girar a maçaneta

Quinta-feira, 16 de janeiro de 2014.
“A felicidade bate na porta, mas não gira a maçaneta. 
Quem decide se quer que ela entre ou não é você”
(autoria desconhecida)
A felicidade não está em lugar algum que não seja dentro de você, naquilo que você é, acredita ser e determina que seja. O autoconhecimento ajuda muito pontuar aquilo que verdadeiramente nos faz feliz e, é claro ter a coragem suficiente para girar a maçaneta e assumir-se por inteiro à felicidade que emana de nosso ser. Mas, lembre de girar a maçaneta da porta de seu coração e não esqueça também, que satisfação pessoal não é felicidade e que esta só se manifesta quando compartilhada. "Felicidade não é algo grandioso, é um sentimento por ações grandiosas" JoYa

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Que demorem um pouco mais

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014.



"Beirando aos sessenta sinto que foram muito rápidos os anos que, espero, demorem mais para chegar aos setenta" JoYa

O conteúdo e a aparência

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014.
"O mal quando disfarçado de bem provoca mais estragos do que o 
mal em si, pois apanha a vítima fragilizada pela ingênua pureza dos 
que não acreditam e nem esperam que sejam por ele atingidos" JoYa

O mal quando disfarçado do bem provoca mais estragos do que o mal em si, aquele que nos é visível e, portanto previsível e evitável. Ele apanha a vítima fragilizada pela ingênua pureza dos que não esperam, nem acreditam que sejam por ele atingidos. Sem dúvida, a decepção dói muito porque nunca vem de um inimigo. Daí o cuidado com aquilo que nos fragiliza. Um desses cuidados deve ser tomado contra aquilo que se define por vaidade. Sim, a vaidade é da natureza humana, porém o excesso a transforma numa perigosa fraqueza. Muitos tropeços, desgraças e derrotas tiveram na vaidade desmedida sua motivação. É por isso que devemos dimensionar e limitar este sentimento para que não nos leve a situações de perigo nas relações sociais e pessoais. Prestar atenção e não exagerar a ocupação com a aparência já é um começo. Quem se torna refém deste sentimento é porque não pontua o que tem de mais importante: a elegância do caráter, cuja beleza verdadeiramente encanta e cativa. Sua riqueza interior, seus valores morais, seus conhecimentos de vida, sua humildade, sua capacidade de amar e valorizar aquilo e aqueles que estão ao seu redor. JoYa
“Haveria muito menos mal no mundo, se o mal não pudesse ser feito sob a aparência do bem” Marie Von Ebner Eschembach

Informação ajuda a dizer não

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014.
"Drogas: Quando o foco é a prevenção,
a informação é uma poderosa arma" 
JoYa
Especialistas no combate à sua dependência reconhecem que a droga não é ruim. “É até gostosa”, dizem. Mas, aí é que está o problema. A boa sensação inicial dará lugar mais tarde a uma dependência tal que a pessoa torna-se refém do vício. A luta para superar a dependência é dramática e envolve não só a pessoa, mas amigos, familiares, especialistas e poder público. Considerada como flagelo social pelos dramas ocasionados na família e na pessoa do dependente, a droga precisa ser combatida. Preventiva e reativamente. Quando o foco é a prevenção, a informação é uma poderosa arma. Se cada pessoa que tem curiosidade de experimentá-la pudesse conversar com quem luta para deixar o vício, certamente não daria o primeiro passo neste caminho, muitas vezes sem volta. Daí a necessidade de educar, informar, esclarecer as pessoas sobre este assunto que deixou de ser tabu há muito tempo. JoYa

Ler só não basta

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014.
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes
terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos 
filhos serão incapazes de escrever, inclusive a
sua própria história” Bill Gates
Há pessoas que adquirem desce cedo o hábito da leitura. Bom, muito bom. Mas não basta. O conteúdo daquilo que se lê e a objetividade da assimilação através da leitura são muito importantes. Certa vez me vi dentro de uma sala cheia de livros. Ao olhar mais atentamente percebi que ali estavam para decoração do escritório da pessoa que o usava. Eram livros sem manuseio. Em outra, me deparei com certa quantidade de livros em uma estante. Ao retirar alguns livros para observação, por pura curiosidade vi que o conteúdo era duvidoso, embora a quantidade impressionasse. O pedagogo Paulo Freire lembrava que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Devemos objetivar a qualidade do conteúdo que buscamos nos livros. Isso diminuirá a perda de tempo precioso para o bem que a leitura certamente nos fará. O poeta Mario Quintana afirmava que “o verdadeiro analfabeto é aquele que aprendeu a ler, mas não lê” e se lê, não tem a capacidade de escolher conteúdos que objetivem o seu desenvolvimento intelectual. "Ler por ler não basta!" JoYa

Como não levar a sério?

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2014.
"O simples planejamento de fatos corriqueiros evitaria muitos
aborrecimentos do dia a dia. Embora diferentes, somos na
 essência muito parecidos e, portanto, sujeitos a cometer
os mesmos erros no dia a dia de nosso relacionamento
social"
JoYa
Na página do comunicador e professor de oratória Samuel Lopes li hoje a recomendação que deixa para, em cultivando bons hábitos, possamos ter um 2014 melhor que 2013. Depois de ler e concordar com o que escreveu, refleti e deixo aqui alguns questionamentos que devemos, fazer a nós mesmos, diante das sugestões apresentadas. Primeiro vamos às sugestões e depois aos questionamentos.
Sugestões
Três dicas importantes e práticas para o dia a dia. Cultivando hábitos simples e saudáveis, você vai fazer de 2014 um ano muito melhor que o de 2013. Pode apostar! Sua vida será muito melhor, mais gostosa, mais leve, mais amável e mais prática...
1-Não leve tudo tão a sério
2-Seja paciente
3-Odeie menos (Samuel Lopes)
Questionamentos
1 - Como não levar a sério ser apanhado no radar e saber que logo, logo chegará uma "dolorida multa" para pagar, mesmo que merecedor?
2 - Como ser paciente se, atrasado para um compromisso, só pegamos sinal fechado pela frente e com certeza motorista que, de tão lerdo, parece que não vai a lugar algum?
3 - Como odiar menos os "pernilongos" que nos atormentam durante toda uma noite, quando necessitamos descansar para um compromisso importante, na manhã seguinte? Como? Como?

* Falar ou escrever é fácil. Quero ver fugir de nossa natureza humana e entender que se anteciparmos os fatos corriqueiros do dia a dia, podemos nos preparar para esses eventos absolutamente factíveis. Acontece e aí vem a pergunta para todos responder:

- Preparamo-nos devidamente para eles? A resposta é fatal: Não! Daí.... (JoYa)

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Pastel com vitamina

Terça-feira, 14 de janeiro de 2014.
Pastel com vitamina da Quitanda Sergipe, Londrina 
Imbatível é o pastel com a vitamina da Quitanda Sergipe, em Londrina.  Um local tradicional onde se saboreia pastel com uma vitamina sensacional. Inimitável, inigualável. Como resido em Curitiba hoje, mato a saudade com o Pastel do ITO, próximo ao terminal do Centenário. A vitamina preparamos em casa mesmo tentando aproximá-lar ao sabor inigualável da turminha do Jorge, japonês amigo que fiz naquela cidade do norte paranaense.
O pastel é muito bom, porém a vitamina é inigualável
Receita da Vitamina
A fórmula da vitamina da Quitanda Sergipe é segredo do local, mas observei bem o preparo (eles o fazem na frente do freguês mesmo) e tento sempre aproximar ao máximo da receita original. 
Ingredientes:
Leite quase congelado, mamão, banana, abacate, açúcar e farinha láctea. A quantidade dos ingredientes fica difícil de perceber. Quando faço em casa é no "olho" mesmo. Nunca fica igual, mas o gosto é aproximado. Daí adjetivá-la de inimitável. (JoYa)

Basta ser verdadeiro

Terça-feira, 14 de janeiro de 2014.
O amor não precisa ser perfeito, basta ser verdadeiro (JoYa)
Amamos ou gostamos por interesse? Afinal o amor existe ou não para fazer a gente feliz? Amamos ou gostamos por interesse? A sutil diferença é que num doa-se sem nada esperar em troca. Já no outro caso, nossa postura é egoísta e a satisfação pessoal vem em primeiro lugar. Gosta-se daquilo que nos serve, que proporciona nossa satisfação. O que isso custa para os outros, não importa. Quanta confusão se faz entre esses dois tipos de "sentimentos". Você já parou para pensar qual é, de verdade, o seu? O amor não precisa ser perfeito, basta ser verdadeiro. E, o amor verdadeiro, segundo o poeta Gibran Kahlil Gibran nada dá senão de si próprio. E nada recebe senão de si próprio. O amor não possui, nem se deixa possuir. Porque o amor basta-se a si mesmo. Quando um de vós ama, que não diga:“Deus está no meu coração”, mas que diga antes: "Eu estou no coração de Deus”. “Amor: Ele não precisa ser perfeito, basta ser verdadeiro” JoYa

Dois pesos e duas medidas

Terça-feira, 14 de janeiro de 2014.
Destaque nos jornais hoje:
Imagem TV Globo
Motorista que arrastou ciclista por 6 km responderá por homicídio doloso. Ele também vai responder por dirigir embriagado. Nesse caso não é possível pagar fiança.
Pergunto:

Mães das vítimas da conhecida como "tragédia do Mossunguê"
Qual a razão, dentro do princípio de isonomia, que as mesmas providências não foram tomadas quando da morte de meu sobrinho Gilmar Rafael e de seu colega, Carlos Murilo? A blindagem de então ainda persiste, só que em outra esfera. Uma vergonha! Que os íntegros representantes das instituições, a bem da credibilidade perante a sociedade, deem um basta neste caso emblemático, escancarado para o Brasil mais pela figura pública de quem o protagonizou do que pelas vítimas, propriamente dito. JoYa

Equívocos contumazes

Terça-feira, 14 de janeiro de 2014.
Ao longo da vida vamos ouvindo e repetindo declarações absolutamente deturpadas de sua verdadeira contextualização. Eu que li tanto e escrevi outros tanto me insiro entre os que falavam errado. Dei muita risada até, pois algumas até ignorava mesmo. Mas, vamos aprendendo. A vida nos oportuniza. É como sempre digo, não é porque temos rabo maior ou menor que deixamos de ser "burros", isto é, ignorantes do todo. O Blog me oportuniza compartilhar o conteúdo. Assim como recebi deixo aqui para que mais e mais pessoas confrontem o que "acham que é" daquilo que "verdadeiramente é". JoYa

Não basta não beber

Terça-feira, 14 de janeiro de 2014.
Cantor Giovani, pai da vítima, Gessyca, de 22 anos
(Foto: Reprodução)
Não basta não beber. É preciso apartar-se das pessoas que bebem e, insensatas, irresponsável e criminosamente ligam o carro e saem dirigindo. Conheço um monte de gente assim. Até da minha família. Chamo a atenção, mas o que ouço não vale à pena escrever. Bando de idiotas e irresponsáveis. Se você vestiu a carapuça, em vez de me xingar, pense um pouco e sai dessa vida, meu! Nas palestras que faz por este Brasil afora, minha cunhada Christiane Yared tem aconselhado às pessoas para que não peguem carona com que bebeu. A imprensa noticia hoje que mais uma jovem perdeu sua vida ao pegar carona com um colega que havia ingerido bebida alcoólica e achava, como todos acham, que estava apto a dirigir. Chistiane aconselha ao mesmo tempo em que apela: 
- Pais, por favor, orientem seus filhos, sabemos que às vezes basta uma palavra amiga para que vidas sejam salvas!
Carro onde estava a filha do cantor Giovani após 
acidente (Reprodução TV Globo)
Notícia que motivou o alerta
A filha do cantor Giovani, da dupla sertaneja Gian e Giovanni, morreu em um acidente de carro na madrugada desta terça-feira (14) em Osasco, na Grande São Paulo. Gessyca Morais, de 22 anos, estava acompanhada de dois amigos, um rapaz de 24 anos, que também morreu no acidente, e outro jovem que ficou gravemente ferido e está internado no Hospital Antônio Giglio, segundo o 5º Distrito Policial de Osasco onde o caso foi registrado. O corpo da jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal da cidade. Informações iniciais indicam que os três haviam saído de uma festa e seguiam para casa em um carro esportivo da marca Honda. Na Avenida Fuad, o motorista perdeu a direção, bateu em um poste e uma parte do carro foi parar a 15 metros de distância. Percebam como ficou o veículo na foto reproduzida de reportagem da TV Globo.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Curitiba sem água durante dois dias

Terça-feira, 14 de janeiro de 2014.
Quem não tem caixa d'água deve se preparar, pois
serão muitas horas sem o produto
Conheça os bairros de Curitiba, Piraquara e São José dos Pinhais que vão ficar sem água a partir da tarde de hoje, terça-feira, dia 14.
Vinte e cinco bairros de Curitiba devem ficar sem água a partir das 13h30 desta terça-feira (14) e durante toda a quarta-feira (15), de acordo com a Sanepar. O fornecimento vai ser afetado devido a serviços de melhorias na Estação de Tratamento Iguaçu. A Sanepar pede a colaboração de todos e orienta a população a utilizar a água com racionalidade, evitando desperdício. Clientes que não possuem caixa d’água domiciliar podem ficar desabastecidos temporariamente. A normalização do abastecimento está prevista para as 6h de quinta-feira (16). Bairros de Piraquara e São José dos Pinhais, municípios da Região Metropolitana da capital paranaense, também serão afetados.
Curitiba
Os bairros atingidos em Curitiba serão: Cajuru, Guabirotuba, Jardim das Américas, Uberaba, Hauer, Alto Boqueirão, Boqueirão, Água Verde, Parolin, Prado Velho, Capão Raso, Fanny, Portão, Fazendinha, Guaíra, Lindóia, Vila Izabel, Santa Quitéria, Novo Mundo, Pinheirinho, Seminário, Xaxim, Cidade Industrial, Ganchinho e Sítio Cercado.
Piraquara
Guarituba e Guarituba Pequeno serão os dois bairros afetados.
São José dos Pinhais
Nove bairros vão ficar sem água: Guatupê, Academia, Rio Pequeno, Iná, Roseira, Ipê, Cidade Jardim, Centro e Boneca do Iguaçu. (Sanepar)

Desafios e transposição

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014.
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. 
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão 
julgados e a medida que usarem, também será 
usada para medir vocês" (Ensinamento Cristão)
É bastante comum falar dos defeitos das outras pessoas. Criticá-los. Tem gente que até vive disso. Como estamos nesta vida para evoluir nossa natureza, nossa forma de ser deixo algumas reflexões e ensinamentos sobre o tema. Só não esqueça que o conhecimento nos impõe-nos à responsabilidade do testemunho. Dalai Lama alerta quanto a esta questão que "vale muito mais a pena ficarmos atentos a uma única deficiência nossa do que às mil deficiências de outra pessoa. Porque, quando o defeito é nosso, temos condições de corrigi-lo". Há que se lembrar que não estamos por aqui para competir com ninguém, antes de competir conosco mesmos. Ultrapassar nossos receios e vencer nossos medos. A busca da concretização de nossos objetivos não deve passar pela preocupação excessiva com o que pensam de nós, muito menos com a ocupação com assuntos que não nos dizem respeito. Viemos para este mundo para coisa melhor e justificar essa nobre existência com certeza passa mais por estender as mãos no ato de ajudar do que esquentar a língua com assuntos alheios. Do aprendizado para entender o que isso significa à ação concreta uma certeza: tudo será facilitado se o equilíbrio nas ações e reações pontuar essa transposição. JoYa

Água, fonte de vida e saúde, principalmente após os 60 anos

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014.
Recomendo a leitura deste conteúdo:

"Sempre que dou aula de Clínica Médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:

-Quais as causas que mais fazem pessoas com mais de 60 ANOS terem confusão mental?

Alguns arriscam:"Tumor na cabeça". Eu digo: “Não”"Não".

Outros apostam: "Mal de Alzheimer". Respondo, novamente: "Não". A cada negativa a turma espanta-se.

E ficam ainda mais boquiabertos quando enumero os três responsáveis mais comuns: - diabetes descontrolado;- infecção urinária;- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os familiares mais velhos ficaram em casa. Parece brincadeira, mas não é. Constantemente, sem sentir sede, deixamos de tomar líquidos.Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.

A partir dos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo.Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, menor reserva hídrica..Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.



Conclusão:

Pessoas com mais de 60 anos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.Mesmo que a pessoa seja saudável, fica prejudicado o desempenho reações químicas e funções de todo o seu organismo. Por isso, aqui vão dois alertas:

O primeiro alerta é para os MAIORES DE 60 ANOS: Tornem voluntário o hábito de beber líquidos.Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite. Sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, e tangerina, também funcionam. O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!

Meu segundo alerta é para os familiares:
Ofereçam constantemente líquidos aos familiares com mais de 60 anos.Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação."Líquido neles e rápido para um serviço médico". Arnaldo Lichtenstein



* Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Os galhos da Videira

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014.
"Devemos sempre atentar que não é por produzir bons frutos
que nos credencia estar ligados ao Tronco. É por estarmos
ligados a Ele é que os produzimos"
JoYa
Ao assistir noticiários em rádio ou televisão, ou mesmo ao ler jornais tomamos conhecimento da violência que eclode nas mais diferentes camadas sociais. Isto se deve pela absoluta falta de respeito às leis e o que é pior, pela falta de amor entre as pessoas. Um dos piores flagelos sociais é o afastamento do homem de Deus. Isto acontece quando os valores são equivocadamente substituídos. Torna-se o indivíduo refém do mundo e de suas tentadoras ofertas, onde o prazer e a satisfação da carne vêm em primeiro lugar. Não devemos permitir que isto ocorra conosco e com as pessoas com quem nos relacionamos. Sim, somos também responsáveis por elas. A postura egoística nos afasta das coisas de Deus. Somos seres sociais. Não há como dissociar minha vida da do próximo. Não há felicidade verdadeira se não compartilhada. É preciso que valorizemos o fato de estarmos ligados à Videira e jamais abrir mão de produzir os frutos necessários para contrapor à violência que pode mais dia menos dia nos atingir. Fechar os olhos a esta realidade é um perigoso equívoco. E não esquecer que não é por produzir bons frutos que nos credencia estar ligados ao Tronco. É por estarmos ligados a Ele é que os produzimos. JoYa

Transformação social começa pela capacidade de mudar a nós mesmos

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014.
"Antes de mudar o mundo, a pessoa deve ser capaz de
mudar a si mesma. Sem esta prerrogativa não há como
esperar uma sociedade mais justa e equilibrada"
JoYa
O primeiro local para s e viabilizar uma potencial mudança é a nossa casa, área de influência individual. Penso que se não houver uma mudança de dentro para fora, não haverá como mudarmos o mundo para melhor. O teólogo, músico, filósofo e médico alemão Albert Schweitzer, pouco antes de morrer, já aos 90 anos afirmou:"O mundo tornou-se perigoso, porque os homens aprenderam a dominar a natureza, antes de dominarem a si mesmos". Schweitzer fez esta constatação há quase cinquenta anos e ela ainda é atual. As organizações sociais e o próprio indivíduo investem no desenvolvimento científico, porém não dão o mesmo acompanhamento quanto à sua natureza notadamente egoísta, dominadora, apegada, exploradora e destruidora. A educação e a resultante conscientização são reagentes necessários para se forjar pessoas melhores para o planeta. Se não houver esse contraponto, a atitude preservacionista será deixada de lado, com discurso forte, porém inócuo. Não mudaremos o mundo se não formos capazes de influenciar o local e as pessoas com quem compartilhamos a vida e os espaços que ela nos oportuniza ocupar.“Transformações sociais ocorrem quando são estruturadas pela necessária mudança de nós mesmos" JoYa

Filhos: O equívoco da responsabilidade delegada

Segunda-feira, 13 de janeiro de 2014.
"Os valores de uma família só podem ser
forjados pelos próprios pais"
JoYa
Os pais deve estar cientes de sua responsabilidade maior com a primeira educação de seus filhos. Jamais delegarem esta responsabilidade para as escolas ou quem quer que seja. Educação se dá na família. Transferir esta responsabilidade é uma insensatez tremenda que tem provocado verdadeiras tragédias familiares, com reflexos diretos na própria sociedade. Forjar no seio da família uma educação sólida no indivíduo desde a tenra idade é uma das melhores soluções para evitar que a pessoa, mais tarde, se torne refém da curiosidade das ruas e, desorientada, tropece em obstáculos perigosos que podem muitas vezes levá-la à morte e à dissolução de uma família. “Se os pais não adotarem seus filhos, a rua os adotará” JoYa

domingo, 12 de janeiro de 2014

Rompa as amarras

Domingo, 12 de janeiro de 2014.
"SER VERDADEIRAMENTE LIVRE É DIZER NÃO A
TUDO O QUE NOS OPORTUNA, NOS CHATEIA E 
NOS FAZ MAL!" JoYa
Nascemos para ser livres. A busca pela liberdade é da natureza humana. Mas, se a liberdade é tão importante, qual a razão então de tanta gente se sentir aprisionada? Não estou me referindo àquelas pessoas que, condenadas cumprem pena em prisões. Enfatizo a prisão a que muita gente se permite colocar na vida mesmo. Presas a compromissos intermináveis, a costumes ultrapassados e descabidos, a pessoas desagradáveis que só as chateiam, enfim, por mera permissão muita gente se deixa prender diante de uma incrível permissividade. A melhor das liberdades é aquela que nos livra de tudo o que nos oportuna, nos chateia e nos faz mal. Há que se pontuar que a vida passa rápido demais. É curta demais para que a pequenez e a covardia do acomodamento se transformem em desperdício de um tempo precioso, muito precioso. Há que se romper as amarras que nos aprisionam. O desafio então é a postura corajosa para assumir definitivamente a atitude do "basta" a tudo o que nos aflige. JoYa

“O SER HUMANO VERDADEIRAMENTE LIVRE APENAS QUER O QUE PODE E FAZ O QUE LHE AGRADA” ROUSSEAU


O sono leve

Domingo, 12 de janeiro de 2014.
“DUAS COISAS NÃO SE DEVE DIVULGAR POR AÍ: SEU 
RELACIONAMENTO E SEUS PLANOS. A NÃO SER QUE 
VOCÊ QUEIRA AMBOS ARRUINADOS”

A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de outra pessoa. É um sentimento de tristeza por não ter o que o outro tem. Sêneca um dos mais célebres advogados escritores e intelectuais do Império Romano já dizia que “Evitamos a inveja se guardarmos as alegrias para nós próprios”. É muito difícil encontrar alguém que nunca tenha sentido inveja. É da natureza humana. Por isso guardo um conselho que li há algum tempo, cuja autoria é desconhecida, porém apropriada para a mensagem que pretendo deixar, pois estamos à mercê de um mundo de humanos invejosos: "Não grite sua felicidade tão alto, pois a inveja tem sono leve". JoYa



Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More