Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 16 de março de 2013

Francisco, o Papa também dos animais

Sábado, 16 de março de 2013.
Papa Francisco abençoa cão-guia a pedido do dono (Reuters)
O Papa Francisco abençoou hoje no Vaticano um cão-guia e aproveitou para explicar o motivo de ter escolhido o nome Francisco. Segundo ele foi ideia de seu amigo pessoal, arcebispo emérito de São Paulo, cardeal d. Claudio Hummes. E explicou a razão de ter aceito a sugestão: “Para mim, ele (Francisco de Assis) é o homem da pobreza, da paz, o homem que ama e protege”, disse o novo Papa enquanto abençoava o animal.

O olhar e a paz

Sábado, 16 de março de 2013.
Transmitimos nossa riqueza interior no olhar e nos
gestos, pois ninguém consegue dar ou convencer a
autenticidade do propósito do bem se não os tiver
dentro de si
(JYF)
A paz pode ser entendida como um sentimento de conforto e tranquilidade garantido por uma consciência que nos eleva e nos acalma. Vi essa imagem e não a deixei passar despercebida. Quem a olha se lembra imediatamente na de Jesus Cristo. Poderia ser outra pessoa qualquer que deixasse a barba e os cabelos crescerem. Mas o que importa mesmo nesta figura é o olhar. Ele transmite aquilo que escolhi para definir paz. E não é a toa. Transmitimos nossa riqueza interior no olhar e nos gestos, pois ninguém consegue dar ou convencer a autenticidade do propósito do bem se não o tiver dentro de si. E a história de Jesus comprova que suas ações e seu testemunho de vida corroboram a autenticidade da paz que pode sim, ser transmitida em um simples, mas marcante olhar. O olhar que transmite paz. A Santa Paz de Deus.

Flechas arremessadas

Sábado, 16 de março de 2013.
Prefeito de Curitiba Gustavo Fruet e seu amigo Tito Campos 
de Paula, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná
Diz o poeta que somos como “flechas arremessadas pelo arco da existência”. Fomos meninos, hoje não somos mais. Com a idade, a responsabilidade. Ah, felizardos os que mantêm a alma de menino diante do tempo que cobra evolução e contrapartidas. Saber bem viver a vida e saborear as conquistas firmadas nas raízes que nos possibilitaram uma costura especial. Aquela que coloca laços firmes em um pano indestrutível. 
(Foto:s Cesar Brustolin/SMCS)
O mesmo que guarda o caráter e junto a ele, o respeito à história que nos entrelaça. Colegas de faculdade viram emergir uma bela e respeitosa amizade desde então. O carinho dos gestos de amigos verdadeiros foi cultivado mesmo à distância e em veredas diferentes. Um, embora advogado optou em prosseguir a carreira política que recebeu honrosamente de seu pai. O outro, a carreira jurídica no não menos importante exercício de julgar. Ambos não ficaram estáticos. Assim como os cabelos que mudaram o tom, seus afazeres e responsabilidades também. Hoje um é Prefeito de Curitiba o outro Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Tito e Gustavo, amigos de sempre, como sempre. Só que com muitas histórias para contar e outras a zelar. Entre elas, a conquista tão grande quanto às outras mencionadas: o do respeito à amizade que persiste e emociona. Gustavo Fruet e Tito Campos de Paula, amigos acima de tudo!

Como manda o figurino

Sábado, 16 de março de 2013.
A utilização do transporte conduzido por motorista não alcoolizado
é mais do que obedecer à lei. É sinal de bom senso e respeito à vida 

(JYF)
Família animada, orgulhosa e feliz a caminho do Tribunal de Justiça do Paraná para a posse do novo desembargador Tito Campos de Paula. Como seria servido vinho e frizante optamos por alugar um micro-ônibus. Consciência cidadã e respeito às normas de trânsito. Fomos e retornamos bem, como manda o figurino. A cultura da prevenção deve ser trabalhada junto à sociedade pelos formadores de opinião. Quem aprecia um bom vinho, cerveja ou bebidas destiladas deve deixar o veículo em casa e se utilizar de transporte cujo motorista atenda ao que determina a lei e o bom senso.

Ser chique

Sábado, 16 de março de 2013.
Já estive em muitos lugares suntuosos, onde o luxo era o tom dos detalhes que me levou num momento à admiração do todo. Conversei também com empresários bem sucedidos, políticos dos mais altos cargos da Nação. Os mais representativos das instituições. O trabalho de jornalista me levou também a entrevistar de comandantes do vernáculo aos legítimos representantes de analfabetos funcionais, quando do Fórum da Alfabetização. Já tive muito e já convivi com pouco, porém não menos feliz. Já calcei uma “conguinha” e também um pisante de pura pelica. Já estive no "Bar do Tio Pepe" e também no "Meridien Internacional Restaurant" , RJ. Enfim, faço esse relato para dizer que nos meus 59 anos bem rodados conheci muita gente. De brega a chique. Muitos lugares, da simplicidade de uma casa de chão batido a um palácio com tudo o que a riqueza pode juntar e o bom gosto ornamentar. Mas, garanto-lhes que o melhor lugar foi aquele em que convivi com pessoas chiques, elegantes, verdadeiramente bonitas. Só que para mim chique, elegante e bonita é a pessoa de caráter. Aquela que tem uma só palavra fortalecida na verdade, na autenticidade e sinceridade. Esse tipo de caráter que molda a essência do ser. Esta é a beleza que precisa ser enaltecida e imitada, pois nos faz verdadeiramente chiques.

O melhor presente

Sábado, 16 de março de 2013.
Na vida de pessoas que tem uma profissão que as expõem há momentos em que se surpreendem nos inesperados encontros com desconhecidos. Isso tem sido comum em minha vida há muitos anos, para o bem e para o mal. Felizmente muito mais para o bem, no meu caso. E ontem foi um desses dias. Nas dependências do Tribunal de Justiça do Paraná, no coquetel comemorativo à posse dos novos desembargadores daquela Casa encontrei-me com uma pessoa que fez menção de que me conhecia há muitos anos. Só que eu nunca a tinha visto. E com ela comecei a conversar sobre temas diversos. Foi quando surgiu o assunto sobre os mais importantes valores de um ser humano. Concordamos em que entre os mais importantes está o da capacidade individual de um ser de sair da ótica do interesse pessoal e olhar o mundo a sua volta e se preocupar com ele. Doar-se às pessoas. Ajudar sem ser solicitado, mas muito mais pelo simples prazer de servir, de ser útil. De todos os presentes que podemos receber das pessoas, o mais importante é aquele que damos a nós mesmos: ser útil a alguém que nem mesmo conhecemos. Não vivo o Tribunal de Justiça. Conheço muito pouca gente por lá. Algum tempo depois de encerrado o proveitoso encontro com o desconhecido que me conhecia, me informei com outra sobre de quem se tratava, pois fiquei curioso. Era um dos desembargadores do TJPR. A esta pessoa, em especial, meu agradecimento, pois me fez refletir sobre essa postura fundamental na vida de qualquer um. Faz toda a diferença quando no balanço das nossas ações percebemos aquelas que justificam a existência: ações que satisfizeram mais as necessidades dos outros do que as nossas. É sem dúvida, enfatizo o melhor presente que podemos dar a nós mesmos!

sexta-feira, 15 de março de 2013

Orquídeas para vocês

Sexta-feira, 15 de março de 2013.
“Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços,
mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades
para admirar as partes isoladas.” Sêneca
Disse na data comemorativa que as mulheres deveriam todos os dias ser homenageadas, pois delas são, sim todos os dias. E para ratificar o que disse naquele momento lembro de uma flor maravilhosa, uma das mais belas e ofereço a você mulher como sinal de reconhecimento. Penso na mãe, esposa e filha que temos para bem dimensionar sua importância, pois quase todos a têm. Como foi defendido, não só por mim, que todos os dias são das mulheres, parabéns então por mais um dia que merecidamente é nosso, pois também merecemos os cumprimentos pelo privilégio de tê-las por companheiras.

quinta-feira, 14 de março de 2013

Tito Campos de Paula, novo desembargador do TJPR

Quinta-feira, 14 de março de 2013.
Tito Campos de Paula formou-se na Faculdade de Direito da UFPR.
O novo desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná é natural
de Ribeirão do Pinhal, norte pioneiro do Estado
(Foto Arquivo Pessoal)

O Juiz Tito Campos de Paula tomou posse hoje no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. A solenidade aconteceu no início da noite na Sala Desembargador Clotário Portugal, no 12º andar do Edifício Anexo ao Palácio da Justiça. 

Perfil

Tito Campos era Juiz de Direito Substituto em 2º Grau. Nasceu em 08 de outubro de 1964. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná em 1987. Em 1989, ingressou na carreira da magistratura do Paraná, tendo exercido suas funções nas comarcas de Medianeira (seção judiciária); Coronel Vivida; Ribeirão Claro; Pitanga; Foz do Iguaçu e Curitiba. Em maio de 2004 foi removido para o cargo de Juiz de Direito Substituto de 2º Grau, tendo atuado principalmente junto à 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná.

Mais quatro juízes tomaram posse 

Além de Tito Campos de Paula tomaram posse também Luis Sérgio Swiech, Rui Portugal Bacellar Filho, Luiz Fernando Tomasi Keppen e Luiz Cezar Nicolau. Os juízes foram escolhidos por critério de merecimento e antiguidade e irão ocupar as vagas abertas com a aposentadoria dos desembargadores Ivan Campos Bortoleto, Idevan Batista Lopes, Valter Ressel, Ruy Francisco Thomaz e Rafael Augusto Cassetari, respectivamente.

A todos os cinco meus votos de pleno êxito nesta honrosa e desafiante empreitada.


Ao querido cunhado, Tito, minha sincera homenagem no dia que lhe é tão especial:

PERSEVERAR QUALIDADE DOS VITORIOSOS

Persistir, continuar firme e constante em um sentimento, uma resolução. Assim diz o dicionário sobre este verbo regular e transitivo. E digo mais, perseverar é criar estratégias diante daquilo que projetamos conquistar. Quando escolhemos um caminho e perseveramos nele, as conquistas nos sorriem. Mas, na grande maioria das vezes nada acontece por acaso e muito menos chega de graça às nossas mãos. Geralmente é necessário muito sacrifício pessoal para se atingir um objetivo, um desejo. Saber conjugar esse verbo na prática apresenta-se de fundamental importância para atingir o objetivo traçado, almejado. Não serão as dificuldades de obstáculos que certamente surgem que farão desistir uma pessoa determinada, aquela que persevera todo o tempo para atingir seu objetivo. Os caminhos geralmente estreitos pelas pressões da vida sucumbem àqueles que têm o dom da perseverança. A essas pessoas minha admiração. São delas que o mundo precisa para seguir adiante. Daquelas que não desistem tão facilmente. E a roda precisa girar com a força e a determinação dos que perseveram teimosamente.

* Dedico esse escrito ao meu cunhado Tito Campos de Paula que precisou trabalhar de boia fria para viabilizar seus estudos na capital. Com muita fé em Deus e confiança em sua capacidade, contra as adversidades de uma origem humilde perseverou em busca de seus sonhos e metas pessoais. Hoje é um dos maiores exemplos de superação que conheço. Hoje, no final da tarde e início da noite, quase 24 anos depois de empossado juiz substituto, tomou posse no honroso cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Um orgulho e uma referência para todos os familiares e pontualmente a seus irmãos que se fizeram presentes à solenidade. Uma pessoa humilde e de valores familiares irretocáveis. Um deles é o sentimento de orgulho de sua origem e é nela que encontrou e continua a encontrar inspiração para a busca incessante da justiça. Parabéns, cunhado Tito, perseverar é preciso para que as conquistas continuem a girar a roda do desenvolvimento pessoal e social e você é um exemplo vivo e marcante desta verdade! O filósofo chinês Confúcio dizia: “Não interessa o que se trata de levar a termo. O que interessa é perseverar até o fim!” JYF

A primeira missa do Papa Francisco

Quinta-feira, 14 de março de 2013.
Papa Francisco : “Se não confessamos a Jesus, somos 
uma ONG benigna, mas não a Igreja” (Foto AFP)

O Papa Francisco oficiou sua primeira missa como Sumo Pontífice da Igreja Católica, hoje na Capela Sistina diante dos 114 cardeais que participaram do conclave. Ele adotou um tema que parece servir como conclamação a uma Igreja em crise: o movimento. Disse: “O primeiro movimento é o caminhar. O segundo é o trabalho de edificar a Igreja. E o terceiro é a confissão. Caminhar, edificar, confessar na luz do Senhor. Isso foi o que primeiro Deus disse a Abraão: Caminha na minha presença. Nossa vida é um caminho e quando paramos, as coisas não acontecem. Caminhar sempre na presença do Senhor, na luz do Senhor!

* Entendo que caminhar na luz do Senhor é acima de tudo deixar de lado a conduta apenas discursiva e hipócrita da doutrina e agir segundo sua essência. Isso requer reconhecer que precisamos superar a natureza que nos leva a agir geralmente focados nos interesses pessoais, mais do que nos coletivos ou nos do próximo. Para isso ser possível só com resignação, sacrifício e meditação. Após, dar passos bem direcionados no caminho pré traçado pela Palavra de Deus. Daí a importância da Igreja. É nela e tão somente nela que o ser imperfeito é acolhido, fortalecido e estimulado a identificar em si o filho que deseja junto aos irmãos estar na presença Pai.

O transporte de Jorge seria o de Francisco?

Quinta-feira, 14 de março de 2013.
Cardeal Jorge Francisco optava pelo metrô como meio de transporte, em Buenos Aires (Foto: AP/2008)
O Papa Francisco, enquanto Cardeal Jorge Mario costumava usar o transporte público em Buenos Aires. Acredito ser isso possível até como cardeal, mas agora como Papa, não. Sua segurança não permitiria, a não ser em alguma ocasião especial e com acompanhantes pré-selecionados. Um comentário que me chamou a atenção: "Jesus quando fazia percursos mais longos não andava no lombo do jerico? Então o que é que tem de mais, o Papa andar de metrô?"

Cuidado com o doce

Quinta-feira, 14 de março de 2013.
Repasso ensinamento existencial, pois já cai na armadilha da lisonja. Gostamos de elogio. Quem não gosta? Mas, cuidado se deve ter com a adulação, o elogio exagerado e insistente. Cuidado deve-se ter com pessoa de fala mansa e constante sorriso no rosto e que fale sempre aquilo que gostamos de ouvir. Especialistas na tal da sedução auditiva, nefasta muitas das vezes. As doces palavras precisam de sentido e alicerces verdadeiros. Armas dos puxa sacos, a adulação, a bajulação, a sabujice, a lambição, a incensação, a louvaminha devem ser evitadas no dia a dia de nossos relacionamentos. Comparável a uma cama de gato verbal, a lisonja piora na medida em que dela nos acostumemos ao ponto de não nos afastar de quem conosco a pratica. Por isso, não sou cardiologista, nem nutrólogo, muito menos nutricionista ou até neurologista, mas como gato escaldado tem medo de água fria lhes afirmo: Cuidado com o doce! 

A vida é maravilhosa

Quinta-feira, 14 de março de 2013.
Viver é oportunizar cada momento. Fazer as coisas acontecerem. Não esperar
que aconteçam. Mas, com calma, sem pressa que é inimiga das coisas perfeitas
Mais uma vez cá estou a lembrar do quanto a vida é maravilhosa. Sabedoria é dimensionar sua importância e oportunizar cada momento. Fazer as coisas acontecerem. Não esperar que aconteçam. Mas, com calma, sem pressa que é inimiga das coisas perfeitas. Não que a vida tenha que ser perfeita, só a intenção de vivê-la bem, basta, pois haverá tempo para o momento perfeito. E quantos já não vivemos? Não se esqueça de que a vida por si só é perfeita, pois passageira poderá ser eternizada naquilo que de bem ou mal a marquemos. Como não é bom o masoquismo, entendo que o bem viver é a recompensa de quem valoriza cada momento deste fantástico milagre que é a vida. 

As contas de Zagalo

Quarta-feira, 13 de março de 2013.

quarta-feira, 13 de março de 2013

O novo e o renovo

Quarta-feira, 13 de março de 2013.
“Àqueles que professam ou não a crença católica espera-se que
deem o devido respeito à pessoa do Papa Francisco, não pelo
homem perecível, mas por tudo o que representa o exercício do
papado na necessária interposição do bem sobre o mal, do amor
 sobre o ódio, do respeito sobre o descaso e da verdade sobre a
mentira.”
Mal foi eleito e algumas críticas começam a aparecer sobre a figura do homem Jorge Mario, enquanto cidadão argentino. Ninguém é e chamais será unanimidade. Jesus Cristo não logrou êxito quanto a isso, quanto mais um simples mortal como o Hermano Jorge Mario. Penso que para esse momento necessário se faz entender duas coisas: Em primeiro lugar, Jorge, que agora é Francisco trata-se de um simples mortal. Com idade avançada para o papado (76 anos) foi lhe dada hoje uma nobre e árdua missão de resgatar a força da figura papal através de atitudes coerentes e enérgicas em relação, até porque não dizer, aos motivos que levaram seu antecessor à renúncia. A instituição Igreja Católica precisa disso. E, os demais cardeais delegaram a ele essa responsabilidade. Em segundo lugar, a figura carismática e imponente do Papa como representante de Pedro junto à Igreja. Liderar através de um forte testemunho todo um exército de “pastores” para a nobre missão de evangelizar as “ovelhas” e zelar pelo “aprisco”. E, para tanto, não deve se afastar um milímetro sequer da essência do cristianismo: A postura humilde que se fortalece e se agiganta no puro ato de amar e servir. Praticar a doutrina de Jesus Cristo e lembrar que mesmo depois de ter negado Cristo por três vezes (porque fora humano) Pedro não se acovardou ao ponto de solicitar para ser crucificado (na mesma Roma) de cabeça para baixo, para o chão, para não se igualar ao Mestre e para assim poder contemplar de imediato o céu, onde iria chegar dali a pouco tempo. São testemunhos que jamais podem ser esquecidos por todo Cristão, principalmente por aquele que eleito foi hoje para substituir Pedro na condução da Igreja Católica. Àqueles que professam ou não a crença católica espera-se que deem o devido respeito à pessoa do Papa Francisco, não pelo homem perecível, mas por tudo o que representa o exercício do papado na necessária interposição do bem sobre o mal, do amor sobre o ódio, do respeito sobre o descaso e da verdade sobre a mentira. Creio que o novo Papa é o renovo da esperança de milhões de pessoas de seguir firme no caminho traçado por Jesus Cristo para a Salvação.  

Primeira aparição pública do Papa Francisco

Quarta-feira, 13 de março de 2013. 
Papa Francisco pede aos cerca de 1,2 bilhão de católicos do mundo para
"empreender um caminho de fraternidade, de amor e de evangelização"
(FotoL'Osservatore Romano/via Associated Press)
O Jornal El Clarin de Buenos Aires destaca a eleição do seu cardeal para o cargo máximo da Igreja Católica: “Jorge Bergoglio es el nuevo papa elegido esta tarde en una votación en la que participaron 115 cardenales electores congregados desde ayer en la Capilla Sixtina, eligió llamarse Francisco I” (AFP)
CONHEÇA O NOVO PAPA
Papa Francisco, emocionado, acena aos fiéis em sua primeira aparição após 
eleito  (The New York Times/ Peter Acdiarmid/Getty Images)
Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, ele é um homem tímido e de poucas palavras, mas com grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação. É reconhecido por seus dotes intelectuais e considerado dialogante e moderado, amante do tango Lorenzo.
Cardeais foram escolher Papa "no fim do mundo", diz Francisco em bênção.  
Cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito no 2º dia de conclave. 
Ele vai suceder Bento XVI, que renunciou ao pontificado (Foto Reuters)
Antes de seguir carreira religiosa, Bergoglio formou-se engenheiro químico. Escolheu depois o sacerdócio, quase uma década após perder um pulmão por uma doença respiratória e de deixar seus estudos de química, ingressando em um seminário no bairro de Villa Devoto. Em março de 1958, entrou no noviciado da Companhia de Jesus, congregação religiosa dos jesuítas, fundada no século XVI.
Imagem divulgada pelo Vaticano mostra o novo Papa acenando para multidão
(Foto: L'Osservatore Romano/AFP)
Em 1963, Bergoglio estudou humanidades no Chile, retornando à Argentina no ano seguinte. Entre 1964 e 1965, foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé. Em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires.
Entre 1967 e 1970, Bergoglio estudou teologia, tendo sido ordenado sacerdote no dia 13 de dezembro de 1969.
Em menos de quatro anos chegou a liderar a congregação jesuíta local, um cargo que exerceu de 1973 a 1979.
Presidente Obama, dos EUA chamou o novo Papa de “Campeão dos Pobres”
(The New York Times/Foto Dylan Martinez/Reuters)
Foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986, e, depois de completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual em Córdoba.
Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, ele virou arcebispo titular de Buenos Aires. Atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.
Pontífice nasceu em Buenos Aires e é engenheiro químico. Bergoglio virou
sacerdote quase uma década após perder um dos pulmões
(L'Osservatore Romano, via Associated Press)
Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II em 1998. Em 2001, João Paulo II o nomeou primaz da Argentina. Ele ocupou então a presidência da Conferência Episcopal durante dois períodos, até que deixou o posto porque os estatutos o impediam de continuar.
Bergoglio foi na Santa Sé membro da Congregação para o Culto Divino e a disciplina dos Sacramentos; da Congregação para o Clero; da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica; do Pontifício Conselho para a Família e a Pontifícia Comissão para a América Latina.
Cardeal latino-americano  Jorge Mario Bergoglio, de 76 anos é o primeiro Jesuíta 
a se tornar Papa (Peter Macdiarmid/Getty Images)
Filho de uma família de classe média com cinco filhos, de pai ferroviário e mãe dona de casa, o novo Papa é pouco inclinado a aceitar convites particulares e tem um "pensamento tático", de acordo com especialistas.
No Vaticano, longe de possíveis manchas dos tempos de ditadura, é esperado que o homem silencioso que agora é Papa conduza a estrutura da Igreja Católica com mão de ferro e com uma marcada preocupação social. (L'Osservatore Romano) 
A decisão dos cardeais pelo Papa argentino surpreendeu, pois ele, apesar de citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola. Minutos após ser anunciado, o novo pontífice apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro para dar sua primeira bênção 'Urbi et Orbi' (para a cidade de Roma e para o mundo). Ele foi bastante aplaudido e saudado. O Vaticano informou que o Papa Francisco deve fazer uma oração nesta quinta, e depois se encontrar com os cardeais votantes na Capela Sistina. No domingo, ele celebra a Hora do Angelus, na Praça de São Pedro. A missa de Inauguração do pontificado ocorre na terça-feira, dia 19. O novo Papa assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, está dividida e imersa em crises. (G1)


Habemus Papam: Jorge agora é Francisco

Quarta-feira, 13 de março de 2013.
Papa Francisco I
O cardeal de Buenos Airesl Jorge Mario Bergoglio escolheu ser chamado de Papa Francisco I. Ele tem 76 anos. É o primeiro papa latino-americano da história. É também a primeira vez que o cargo é entregue a um membro da Sociedade de Jesus. Ele obteve ao menos 77 votos dos 155 cardeais de todo o mundo que participam desde terça-feira (12) do conclave, na Capela Sistina, no Vaticano. Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado. Embora se mostre preocupado com a população de baixa renda, o papa não é adepto da Teologia da Libertação, corrente prestigiada na Igreja brasileira que, com base em ideias marxistas, defende que o clero atue prioritariamente servindo os mais pobres. O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.

terça-feira, 12 de março de 2013

A primeira mensagem

Terça-feira, 12 de março de 2013.
"Só se chegará ao Pai pelo caminho traçado por Jesus e esse caminho não
passa pela ostentação de poder e luxo daqueles cuja missão é exatamente 
viver o exemplo de Cristo!" JYF
Um dos maiores ensinamentos que recebi é não discutir a fé das pessoas, muito menos sua opção de crença. Cada um é livre para escolher o caminho a seguir. Opinião deve ser expressada só se for solicitada, mas sem nenhuma apologia à ortodoxia. O que para mim é certo, pode não ser para o outro. Há que se respeitar para ser respeitado. Mas, há algumas verdades que precisam ser lembradas e exaltadas. Uma delas é sobre a primeira mensagem dada por Jesus, o Libertador ou, o Cristo. Aqueles que creem na Sua Divindade, chamados de Cristãos, não devem se esquecer a impactante e reveladora mensagem que nos foi dada através do nascimento Daquele cujo testemunho fundamentou os alicerces de sua Igreja. Chamado de Rei dos Reis, o Menino Deus nasceu em um lugar de extrema simplicidade, no meio de animais instalados em um estábulo. E foi em uma manjedoura que sua mãe o acomodou. Essa lição não deve ser esquecida por aqueles que se chamam de Cristãos. Ela é emblemática e muito pouco compreendida. Se é da natureza humana a busca pela pompa, também é da natureza do cristianismo o ensinamento àqueles que, incautos e equivocados insistem em não entender o desapego às coisas deste mundo. Enquanto a primeira mensagem não for assumida, principalmente por aqueles a quem foi dada a responsabilidade de pregar a sua doutrina, viveremos o perigo da confusão dos seus reais valores. Só se chegará ao Pai pelo caminho traçado por Jesus e esse caminho não passa pela ostentação de poder e luxo daqueles cuja missão é exatamente viver o exemplo de Cristo. Atente à primeira mensagem, minha gente.


segunda-feira, 11 de março de 2013

Roleta Russa

Segunda-feira, 11 de março de 20113
Meu irmão, Gilmar Yared publicou em sua página hoje que o “final de semana teve um balanço de 9 assassinatos e 13 mortes no trânsito da Grande Curitiba. Em uma das tragédias o condutor não usava o cinto de segurança e com o capotamento seu corpo foi prensado pelo veículo. Nas demais embriaguez ao volante e excesso de velocidade. Uma verdadeira roleta russa." E, no final faz uma pergunta: Quais serão os sorteados de amanhã? É uma tragédia social conhecida, pois pré anunciada. Sabemos que por mais que se fale e se imponha medidas restritivas, milhares de motoristas nem se dão conta que estão em uma roleta russa. Esta insana brincadeira pode ser levada à realidade do nosso trânsito, pois ao sair de casa não temos nenhuma garantia de retornar. O pior é que mesmo ao atender as normas de segurança, o motorista cauteloso poderá ser vítima dos imbecis que acham que tragédia só acontece com os outros. Faça sua parte, cumpra as regras e apoie todo movimento que leve orientação e educação ao conjunto da sociedade. É uma luta de todos, pois podemos ser atingidos mesmo sem desejar apertar o gatilho.

domingo, 10 de março de 2013

Morosidade fatal

Domingo, 10 de março de 2013.
O poder legislativo é o único que pode legitimar as
alterações que agilizem a aplicação da justiça
Pena vem de penitência. A princípio cabia a quem cometesse uma infração da lei ser penalizado com a finalidade de repensar sua transgressão e, arrependido retornar ao convívio social. A sociedade humana não evoluiu na mesma proporção da tecnologia e da informação que dela se beneficia. Hoje, qualquer acontecimento é compartilhado no mundo inteiro a uma rapidez incrível. Daí esse fato da morosidade da aplicação da pena repercutir mais do que antes, mas a situação não é nova. Quem tem condições de contratar um bom advogado terá sempre a seu favor um código processual que permite protelar a causa tempo suficiente para chegar à prescrição da pena. Há que se reformular o trâmite processual para oferecer a quem julga a possibilidade de fazer a almejada justiça. Advogados, promotores e juízes cumprem com suas obrigações. A questão é quem faz as leis. Daí a importância da educação e politização de uma sociedade que ao final é quem escolhe as pessoas que criam as leis, aquelas que vão ao Senado, à Câmara Federal, às Assembleias Legislativas e Câmara Municipais. O caso Carli Filho é um exemplo. O de Thor Batista é outro, mas, há inúmeros por aí. É fundamental que utilizemos dos meios que pudermos para alertar as pessoas afim de que escolham bem seus representantes junto ao poder legislativo, pois serão eles que poderão dar um basta a esse sistema perverso que castiga a agilização da justiça. Morosidade fatal pois gera a sensação de impunidade, também responsável pela violência endêmica nas sociedades humanas.

Dica para um gostoso cafezinho

Domingo, 10 de março de 2013.
Geleia de amora silvestre, um produto oriundo da agricultura familiar
Retornando de Balneário Camboriú para Curitiba, logo após passar o pedágio da serra, bem no começo da mesma (menos de um quilômetro após passar o pedágio, à direita de quem sobe a serra), há uma parada para motoristas. Lá é servido um excelente café com lanches caseiros com um salame delicioso. Também à disposição dos fregueses do local uma gama de quitutes, quase todos oriundos da agricultura familiar. Da última vez que estive lá trouxe uma pimentinha de bico de Minas Gerais e uma deliciosa geleia de amora silvestre. Além do salame e da pimenta recomendo a geleia também. Agora a pouco tomei um café com torrada e a degustei. Lembrei deste instrumento de comunicação e faço então essa recomendação. Ao retornar do litoral do Paraná, por Garuva, ou mesmo do de Santa Catarina, não deixem de dar um pulo naquele "delicioso" lugar. Vocês não vão se arrepender.

A perigosa opção pela mentira

Domingo, 10 de março de 2013.
Quando o ser evolui percebe o quão prejudicial é a mentira e deve lutar contra, pois se trata de uma fraqueza humana. Podemos comparar a mentira com a atitude que busca “falsear uma verdade”. Atitudes falsas levam à dissimulação, outra condição que nos faz apresentar uma imagem diferente daquela que verdadeiramente existe. Uma falsa imagem. Nas inúmeras situações que o relacionamento social nos coloca, há que se pontuar a sinceridade de propósito e o respeito às diferenças. Estar, de repente com alguém que se antipatize não é assim uma situação tão grave e desesperadora. O tempo é muito curto, geralmente. Paciência e educação tornarão suportáveis àqueles minutos que não mais parecerão horas. Isso não é ser falso, nem tampouco mentiroso. Será apenas uma prática que demonstrará o grau de evolução que conseguimos atingir em nossos relacionamentos sociais. Quem garante que também já não estivemos ou poderemos estar do outro lado? O que não pode é forçar a situação com atitudes dissimuladas. Isso será como trocar a verdade por uma lamentável e perigosa mentira (que sempre tem pernas curtas). Basta ter paciência e educação que a situação se resolverá sem constrangimentos. Pense nisso, reflita e se prepare, pois a vida certamente se encarregará de colocá-lo (a) sempre à prova!

O puro sabor

Domingo, 10 de março de 2013.
Gosto é gosto, mas afirmo que quem adoça o café gosta mesmo é
de açúcar. O café é apenas um disfarce
Café Melitta Tradicional feito na cafeteira italiana e saboreado sem açúcar em um copinho de vidro aproveitado de geleia ou requeijão cremoso. Quem aprecia o verdadeiro sabor do café entende que é tudo de bom. Quanto à marca ou a qualidade do mesmo fica por conta do gosto de cada um. Em Lages, por exemplo o Café Guidalli é muito bom. Aqui em Curitiba a tradição é o Damasco. Minha preferência é pelo Melitta Tradicional, pois o encontro em praticamente todo o país e o padrão é sempre o mesmo. Mas, para mim, o sabor do puro café, só se for sem açúcar.

Consumo consciente

Domingo, 10 de março de 2013.
O consumo consciente pode ser praticado no dia-a-dia. Creio que pequenos gestos realizados por um número cada vez maior de pessoas conscientes podem sim promover grandes transformações em benefício do equilíbrio, da sustentabilidade. Já consumimos 25% mais recursos naturais do que a capacidade de renovação da Terra. Artigo sobre o assunto alerta que se os padrões de consumo e produção se mantiverem no atual patamar, em menos de 50 anos serão necessários dois planetas Terra para atender nossas necessidades de água, energia e alimentos.  O site da GeoMundo define consumidor consciente como aquele que “busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a  sustentabilidade, maximizando as consequências positivas deste ato não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.” Faço um apelo para que ao menos você pense sobre isso e diante de questões como a do defeso do camarão evite consumi-lo. Se assim proceder poderá olhar no espelho e afirmar: “Sou um consumidor consciente!” Mas, como dá para perceber, não é só isso. O consumo consciente faz parte de uma filosofia de vida. Abrace a causa por um planeta melhor!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More