Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 27 de outubro de 2012

A verdadeira vitória

Domingo, 28 de outubro de 2012.
“O papel fiscalizador da oposição é tão importante quanto
àquele que será dado ao escolhido pela maioria JYF
Mais um dia de eleição no Brasil. Desta vez válida pelo segundo turno e para a escolher o futuro prefeito que assumirá, por quatro anos, a partir de primeiro de janeiro, o executivo de seu município. Não importa quem vença ou quem perca. Pontualmente o que devemos considerar é o livre exercício de um direito da cidadania: o voto do povo. Nesta análise não haverá perdedor, só vitoriosos. Àqueles que serão escolhidos, a responsabilidade de honrar a confiança neles depositada. Já os que não forem, a consciência de que isso se faz necessário para uma disputada democrática e que o papel fiscalizador da oposição é tão importante quanto àquele que será dado ao escolhido pela maioria. A consciência de um nação politizada é fator determinante para a verdadeira vitória, a vitória da democracia onde o poder deve ser exercido pelo povo e para o povo.

Morre atriz Regina Dourado. Corpo é velado em Salvador


Sábado, 27 de outubro de 2012.
Regina Dourado em Tropicaliente, da TV Globo
(Foto: CEDOC / TVGLOBO)
Amigos, familiares e admiradores da atriz Regina Dourado participam do velório da atriz no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, na tarde deste sábado (27). A família abriu a cerimônia ao público. Regina Dourado morreu às 11h20 deste sábado, aos 59 anos. Ela deixa um filho, Leonardo Dourado. A atriz lutava contra um câncer descoberto em 2003 e estava internada há uma semana em estado grave no Hospital Português, na capital baiana. A unidade de saúde informou por meio de nota que a morte da paciente se deu "em decorrência da evolução de um tumor maligno de mama". Segundo o irmão da atriz, Oscar Dourado, uma missa será realizada às 15h de domingo (28), também com acesso livre aos fãs e admiradores, no cemitério Jardim da Saudade. Depois, o corpo será cremado, às 16h30, em cerimônia privada aos familiares. (G1)

Última pesquisa do Ibope para as prefeituras de São Paulo e Curitiba

Sábado, 27 de outubro de 2012.
O Ibope divulgou, neste sábado (27), a última pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela 
Prefeitura de São Paulo neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo, em parceria com o jornal "O Estado de S.Paulo". Segundo o Ibope, "em São Paulo, Fernando Haddad será eleito prefeito". Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:

Fernando Haddad (PT) – 59%
José Serra (PSDB) – 41%


*Em relação à pesquisa anterior, Haddad foi de 57% para 59%, e Serra, de 43% para 41%

Já para Curitiba, o Ibope divulgou, neste sábado (27), a segunda pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura da capital paranaense, neste ano. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV. Segundo o Ibope, "Gustavo Fruet será eleito Prefeito de Curitiba". Veja os números do Ibope, considerando os votos válidos:

Gustavo Fruet (PDT) - 58%
Ratinho Jr. (PSC) - 42%


Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de outubro. Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de Curitiba. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), sob o número PR-00720/2012.


(G1)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Penso assim, esse sou eu

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012.
Não é de minha autoria, mas é como se fosse, pois penso assim. Esse sou eu. Não me julgo melhor do que ninguém e nem procurarei, naquilo que faço ser 
o melhor entre os que fazem a mesma coisa do que eu. Isso para mim não importa. O que importa mesmo é atingir o melhor de mim naquilo que me proponho a fazer e estimular ao máximo o desenvolvimento das habilidades naturais que possuo. É isso o que conta, até quando Deus quiser. É somente assim que estarei a justificar minha tênue existência.

Sem respeito, não há democracia

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012.
O respeito é essencial para a evolução da democracia
Para fazer esse comentário foco nas eleições municipais deste ano. Poderia ser qualquer outra. Não importa. Desde a minha infância testemunho o 
clima que antecede a uma eleição. É sempre igual. Todos defendem “com unhas e dentes” o seu candidato. A ele todos os elogios. Ao adversário, tudo que não presta. O bom vira mal e o mal, bem, a princípio essa visão só existe de parte dos adversários. Não importa as virtudes. Se for adversário, não presta. Isso faz parte da natureza humana ou é pura falta de politização das pessoas? Não é possível, quando se trata de uma disputa eleitoral, que os anos passem e não haja evolução nesse sentido. Para os defensores de Serra, em São Paulo, por exemplo, o Haddad é símbolo de tudo que não presta e o inverso é verdadeiro. Em Curitiba, ouvi hoje pessoas chamarem o filho do Carlos Massa, candidato a prefeito aqui de Rato, de uma forma pejorativa. O mesmo li de pessoas esclarecidas, no Facebook, adjetivos absolutamente ofensivos à pessoa do outro candidato, o ex-deputado federal Gustavo Fruet. Na verdade são dois jovens políticos, forjados pela realidade da política brasileira, com erros e acertos comuns à grande maioria. Afinal, que atire a primeira pedra quem for diferente, perfeito, em todos os sentidos. Não há. Mas, porque é que não são valorizadas as virtudes de cada um e não os possíveis defeitos, exageradamente expostos? Culpo os responsáveis pelo Marketing desses candidatos mencionados, quer aqui ou em São Paulo. E, as pessoas, influenciadas acabam sendo levadas ao conceito de “inimigos”, quando na verdade são apenas adversários pretendendo um cargo público. São pessoas, como qualquer um de nós. Com erros e acertos, peculiares e comuns a todos. É preciso respeito. Sem respeito, não há como se esperar a evolução social tão desejada que a democracia deveria possibilitar. Nesse tipo de postura, não importa o resultado, só haverá perdedores. Afinal, domingo um será eleito e tomará posse no dia primeiro de janeiro. E daí, como é que ficam todas as agressões e adjetivos pejorativos deste período? Pensem nisso, meus amigos. Sem respeito, não há como se chegar ao equilíbrio e à justiça que a sociedade espera, sejam alcançados pela não menos importante representatividade política.

A exuberância da glicínia

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012.
Caramanchão de glicínias que faz parte do visual do Parque Jonas Ramos, ao lado
da Academia da Terceira Idade, em Lages, SC. Se você mora em Lages, não deixe
de admirar esse belo visual à sua disposição nessa época do ano

Nas minhas andanças diárias pela bela cidade serrana catarinense de Lages, não pude deixar de perceber a beleza das glicínias cultivadas carinhosamente e expostas à população lageana em um caramanchão (*) situado no Parque Jonas Ramos, o parque do “tanque”. Pela exuberância de sua beleza fiz questão de pesquisar um pouco sobre essa bela planta, a glicínia.
Pertencente à família das Leguminosas, a glicínia é uma planta trepadeira de grande valor ornamental. Por suas características pode ser cultivada como um arbusto e até mesmo como um bonsai, dependendo das podas que forem realizadas. Planta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações branca, lilás ou rosadas que podem atingir até 45 cm. A glicínia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado também através de sementes, apesar da floração ser mais demorada. A planta necessita de sol direto para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, não é muito exigente, mas o ideal para o cultivo é o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.
Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco. As podas, que devem ser realizadas durante os meses de abril e maio, é que vão determinar o formato da planta. De qualquer forma, a glicínia vai precisar ser tutorada para que seu crescimento seja ordenado. Como planta de grande valor ornamental, a glicínia pode ser cultivada isoladamente ou combinada com uma ou mais variedades, resultando em belos efeitos no revestimento de caramanchões ou enroscando-se em troncos de árvores, colunas, grades e portões. Nos jardins ou varandas, pode até ser plantada em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das raízes. É importante destacar que a glicínia é muito apreciada pelas abelhas, sendo uma espécie muito valiosa para os apicultores.

(*) O que é um CARAMANCHÃO?
É um lugar de descanso e reflexão construído para o encontro com a natureza que varia de geração a geração ou de pessoa a pessoa. Pode se usar vários tipos de matérias como, por exemplo: bambu ou flores tipo trepadeiras, moldando conforme sua tradição, simbologia espiritual e até cultural.



Majestade Natureza

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012.

"Majestade natureza da qual fazemos parte, ao mesmo tempo que nos curvamos como súditos perante a imensidão de suas forma e beleza." JYF

Quando é prudente manter-se à margem

Quinta-feira, 25 de outubro de 2012.
Li hoje e percebo veracidade pela experiência testemunhal: Dizer a uma mulher para “se acalmar” quando ela está com raiva é como tentar apagar um incêndio com gasolina. Portanto, meu amigo, interessante é não levá-la à ira. Se não partiu de você o fato motivador aconselhável é ficar à margem e deixar o tempo fazer sua parte. É prudente e sábio, se não pode sobrar para você!  Há um provérbio chinês que diz: “Se tiveres paciência num momento de raiva, cem dias de pesar evitarás!”

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Meu sortido preferido


Quarta-feira, 24 de outubro de 2012.
Comida japonesa: Alimentação saudável para todas as horas
Cheguei a Curitiba aos dezessete anos. Meu pai me deu todas as condições de estudo, acomodação e alimentação. E eu retribuí. Passei no primeiro vestibular que fiz, o de Direito, na Universidade Federal do Paraná. Já nessa época me tornei financeiramente independente. Foi quando, em 1974, aos 20 anos, comecei a trabalhar em rádio, minha paixão desde criança. Aos 23 anos já era âncora de televisão e correspondente internacional do Jornal da Manhã da Rádio Clube Paranaense. Muito estudo, muito trabalho, mas sem nenhum sacrifício, pois sempre amei o que fiz e faço. Nunca me permiti fazer o que não gosto, muito menos pousar daquilo que não sou. Para mim, uma grande conquista pessoal: olhar para trás e não se arrepender das escolhas. Regra número um: jamais prejudicar quem quer que seja em benefício de qualquer coisa que por ventura me interessasse. Isso me foi passado, em testemunho, pelo meu amado e inesquecível pai, um homem íntegro. Ao lembrar de muitas passagens em minha vida de solteiro e de estudante, lembro dos muitos restaurantes que frequentei ao longo da trajetória. Não me envergonho de dizer que comi muito "sortido". Não me arrependi pois, nenhum dos que comi me fez mal. Eles me alimentavam e me davam a satisfação típica de quem valoriza o alimento e sua origem. Mas, com o passar do tempo fui ficando metido. Mais exigente com o paladar. Afinal, viver é evoluir. Não que me negue a comer o "antigo" sortido. Se precisar comerei com o mesmo respeito e satisfação. Mas, se puder escolher e a vida me possibilitou essa prerrogativa prefiro o "novo" sortido que assim de repente apareceu em minha vida. Como a imagem vale por mil palavras coloco a foto do meu "sortido preferido" de hoje. Por favor, não me levem a mal. Longe de ser metido, eu tenho é um gosto refinado para alimento saudável. E este com certeza o é.

Pesquisas Datafolha e Ibope para as eleições em Curitiba e São Paulo

Quarta-feira, 24 de outubro de 2012.
Eleição em Curitiba: Fruet tem 52%, e Ratinho Jr., 35%, 
diz Datafolha
O Datafolha divulgou, nesta quarta-feira (24), a segunda pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de Curitiba neste ano. A pesquisa foi encomendada pela RPC TV e pelo jornal "Folha de S.Paulo". Em relação à pesquisa anterior, Gustavo Fruet manteve 52%, e Ratinho Jr. foi de 36% para 35%. Em branco/nulo - 5%. Não sabe - 8%.  A pesquisa com 1.185 pessoas foi realizada nos dias 23 e 24 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Eleição em São Paulo: Haddad tem 49%, e Serra, 36%,
segundo Ibope
Ibope divulgou, nesta quarta-feira (24), a terceira pesquisa de intenção de voto sobre o segundo turno da disputa pela Prefeitura de São Paulo neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". A pesquisa com 1.204 pessoas foi realizada entre 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Em relação à pesquisa anterior, Haddad manteve 49%, e Serra foi de 33% para 36%. Em branco/nulo – 10%. Não sabe – 5%. Segundo o Ibope, "a quatro dias do segundo turno, Haddad fica estável e mantém a liderança e Serra oscila positivamente três pontos, na disputa pela Prefeitura de São Paulo".
(G1)

Irmã Sebastiana, Serva de Deus

Quarta-feira, 24 de outubro de 2012. 
Eunice e Sebastiana, esposa e sogra
Essa senhora me pregou a Palavra de Deus quando no leito de um hospital tentava me recuperar de um perigoso quadro de meningite. Foi a única parente que me visitou naquela oportunidade e tinha um recado a dar: "Busque para achar; quando achar, bata que a porta vai se abrir; e quando abrir peça firmado na fé que com certeza receberás...!" Alguns dias depois, no desespero da morte dobrei os joelhos e seguindo seu conselho busquei, pedi e bati para receber a promessa da vida eterna ao se abrir a porta do entendimento e da responsabilidade que isto nos impõe. Aonde estiver minha sogra querida, com certeza estás a descansar para, quando despertar compartilhar com os justos, das maravilhas do Reino do Senhor. Assim Seja!

A virtude da paciência

Quarta-feira, 24 de outubro de 2012.
A paciência é uma virtude essencial para quem espera atingir a um objetivo desejado. Já ouvi muito e creio que vocês também que o apressado come cru. O pe
nsador brasileiro Marcelo A. Pereira disse com toda razão que “O que vale a pena possuir, vale a pena esperar.” Companheiros da objetividade da paciência são o querer e o saber, pois sem eles ela pode ser confundida com a preguiça que leva ao desaquecimento do objetivo. Daí a paciência estar mais aliada à razão do que a força. O escritor e navegador brasileiro Amyr Link escreveu e faço dele o meu pensamento sobre esse tema: “Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão.” É interessante exercitar esse dom principalmente quando nos sentimos ofendidos ou magoados por ações ou omissões. Pelo falar ou pelo silêncio. Sobre essa questão, finalizo citando o pensamento de uma das figuras mais importantes do Alto Renascimento, aliás, eu o considero por suas habilidades e conhecimentos um dos maiores gênios da humanidade, o mestre Leonardo da Vinci. Da Vinci dizia que “A paciência faz contra as ofensas o mesmo que as roupas fazem contra o frio, pois ao se vestir mais roupas conforme o frio aumenta, ele não chegará a afetá-lo. De modo semelhante, a paciência deve crescer em relação às grandes ofensas que, certamente não poderão afetar a sua mente.”

A paciência na hora "H"

Quarta-feira, 24 de outubro de 2012.
Essa foto foi tirada enquanto aguardava o resultado da apuração da eleição em Lages. Começamos na frente, com pouca diferença. Em seguida fomos ultrapas
sados, também com pouca diferença. Foi nesse momento que a foto foi tirada. Pensava em cada momento da campanha. Em cada agressão injusta sofrida por nosso candidato. Em cada bairro visitado. Na esperança das pessoas mais humildes em ver o serviço de saúde melhorado e o emprego ou a melhor remuneração chegar a si ou a sua família. Enquanto exercitava a paciência na espera do término da apuração, a expectativa foi recompensada pela vitória nas urnas. Por isso que repito Amyr Link: “Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão.” 


E chegamos, minha gente!

Wave: Um presente ao ouvido e ao coração

Quarta-feira, 24 de outubro de 2012.
Mais uma vez recebo de meu amigo Amilton e repasso aos milhares que tenho no Face e no Blog um conteúdo que fará certamente a emoção chegar aos sensíveis à arte musical. Trata-se de um grupo vocal germânico (Perpetuum Jazzile Vocal Esctasy) interpretando Wave, de autoria do nosso inesquecível Tom Jobim. A música é bem brasileira, quem não a conhece? Mas como a arte não tem fronteiras, a canção é admirada por todas as nacionalidades. Resta-nos o orgulho de ter sido composta por um brasileiro, entre tantas e tantos que temos por aqui. Ouçam e emocionem-se. Trata-se de um presente ao ouvido e ao coração que faço questão de repassar a você que me brinda com a leitura de minha página.
Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho...
O resto é mar
É tudo que não sei contar
São coisas lindas que eu tenho pra te dar
Vem de mansinho à brisa e me diz
É impossível ser feliz sozinho...
Da primeira vez era a cidade
Da segunda o cais e a eternidade...
Agora eu já sei
Da onda que se ergueu no mar
E das estrelas que esquecemos de contar
O amor se deixa surpreender
Enquanto a noite vem nos envolver...
Vou te contar...

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Diferença entre mandado e mandato

Terça-feira, 23 de outubro de 2012.
Ambas as palavras possuem a mesma origem, provenientes do latim mandatum, do verbo mandare. No entanto, "mandado" refere-se ao próprio mando ou ordem em si. Já "mandato" significa conferir poderes, dotar de direito de ordenar ou de mandar.

Quando é Mandado e não Mandato

No "Mandado Judicial", por exemplo. O termo "mandado” nada mais é do que uma ordem proveniente de autoridade pública (judicial ou administrativa), pela qual se ordena que sejam cumpridas as diligências presentes em seu texto. Quando um juiz expede um “mandado de segurança”, por exemplo, este deverá ser cumprido pela autoridade ordenada.

Quando é Mandato e não Mandado

No Direito Civil "Mandato" representa um contrato pelo qual uma pessoa, denominada mandante, confere poderes à outra (procurador ou mandatário) para agir em seu nome, praticando atos conforme os interesses do mandante. O "mandato" também não se confunde com a procuração, pois esta é mero instrumento deste contrato de "mandato" e deverá ser sempre escrita, outorgada pelo mandante.

Mandato eletivo

É necessário também não confundir com o "mandato eletivo". Este é utilizado para designar o lapso temporal, tanto na esfera pública, quanto na esfera privada, no qual alguém ocupa cargo ou função pública.

Surreal: Homem dado como morto aparece em seu próprio velório, na Bahia


Terça-feira, 23 de outubro de 2012.
Gilberto reaparece e suspende seu próprio velório
A tristeza de uma família de Alagoinhas, no interior da Bahia, pela perda de um parente foi substituída por susto, alívio e alegria. Dado como morto, Gilberto Araújo Santos apareceu vivo, em seu velório. É que Gilberto foi confundido com um homem assassinado na noite de sábado (20). Os dois homens são muito parecidos fisicamente, trabalhavam em locais próximos lavando carros, não portavam documentos, viviam na rua e eram usuários de crack, segundo a polícia. O irmão José Marcos reconheceu o corpo, que estava sem camisa e com um bermuda com estampa parecida com a que Gilberto costumava usar. O corpo foi velado por 16 horas, das 18h de domingo às 10h da manhã de ontem, na presença de dezenas de amigos e parentes, entre eles a filha e a mãe de Gilberto. Ninguém percebeu o engano até que o próprio apareceu, duas horas antes do enterro. Hoje, um grande almoço foi organizado na casa para festejar a volta de quem não foi. (folha online)

O que sustenta o mundo


Terça-feira, 23 de outubro de 2012.
Juntos, podemos muito, até sustentar o mundo
Ajudar aos outros é bom, muito bom para quem recebe a ajuda, mas infinitamente melhor para aquele que oferece a ajuda.
Acredito que o maior sonho da humanidade é ser capaz de vencer aquilo que a enfraquece, o que nos torna vulneráveis, o que nos leva à morte: o egoísmo e a postura egocêntrica.

Estenda a mão

Ajudar o próximo é um ato divino, capaz de sanar os males da vida, mesmo que pareça um ato pequeno para você, acaba se tornando de extrema grandeza ao beneficiado. Mas, ao final, o que lhe parecia pequeno se tornará o maior motivo de seu bem estar. Creia nisso, amigo, a solidariedade é o gesto que sustenta o mundo!

Antes de pedir

Terça-feira, 23 de outubro de 2012.
É melhor ter a condição de oferecer do que a necessidade de pedir
É infinitamente melhor ter a disposição e a condição de oferecer do que a necessidade de pedir. Mas, se algum dia você precisar pedir algo para alguém é interessante que conheça a diferença entre querer, merecer e precisar. Querer não é poder, é preciso fazer por merecer e muitas vezes precisamos bem menos do que aquilo que imaginamos. Como não nos bastamos, sempre, em algum momento teremos que pedir alguma coisa para alguém. Daí a necessidade da reflexão neste conteúdo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Conteúdo reflexivo

Segunda-feira de outubro de 2012.

Li e gostei. Vale a pena enfatizá-las:




1 – Cuidado com as voltas que o mundo dá. Hoje você lança as palavras, amanhã sente o efeito delas. (Autor desconhecido)

2 – Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons. Sigmund Freud

3 – Tudo aquilo que o homem ignora, não existe prá ele. Por isso o universo de cada um, se resume ao tamanho de seu saber. Albert Einstein

Eu não sabia, mas confiava

Segunda-feira, 22 de outubro de 2012.
Sempre, em qualquer embate, a confiança no potencial para se conquistar a vitória deve inspirar nossas ações. Principalmente quando não depende só de nós. Como nos ensinou um general chinês é preciso dimensionar nossos pontos fracos e fortes, estar preparado e atento para as ameaças e "ligado" na oportunidade, que as vezes é uma só e quando aparece precisa ser aproveitada. É a receita para uma vitória. Quando cheguei em Lages, ao conhecer o "general e o exército" pontuei o conceito "swot" e me entreguei de corpo e alma ao bom combate. Não foi fácil. Mas a vitória foi nossa. Alerto apenas que foi a primeira vitória. Há outros embates a serem vencidos nos próximos quatro anos e só o serão com a união de todos no firme propósito da construção de uma cidade mais feliz. A campanha acabou. Agora é preciso encarar outro desafio: Enquanto existir um só cidadão desprovido de seus direitos básicos, não há, nem haverá vitoriosos. JYF

domingo, 21 de outubro de 2012

O alfaiate e a medida certa

Domingo, 21 de outubro de 2012.

Somos seres em constante transformação. Uns para melhor, outros para pior. O tempo e a vontade de crescer são fatores essenciais para que essa transforma
ção se dê de forma positiva. Já disse e repito, pois me veio como revelação: O estudo, a leitura, os ensinamentos de pais, professores e superiores na hierarquia laboral nos dão conhecimento. Mas só ele não basta para a conquista daquilo que mais almejamos: ser felizes. A felicidade é o caminho cujo traçado é iluminado pela sabedoria. E a sabedoria só se manifesta quando utilizamos o conhecimento como suporte para se chegar ao necessário equilíbrio em tudo o que fazemos e da forma como vivemos e repartimos nossas conquistas. O conhecimento gera responsabilidade e conseqüências. Para o filósofo Jean Paul Sartre "viver é ficar equilibrando-se o tempo todo, entre escolhas e conseqüências". E eu acrescento: quando nossas escolhas são equilibradas, transformamos o conhecimento em sabedoria e esta, somente esta é que nos dará a satisfação da felicidade compartilhada.

"O único homem que se comporta de forma sensata é meu alfaiate. Ele tira minhas medidas novas todas as vezes que me vê, enquanto todos os outros continuam com suas medidas velhas e esperam que eu caiba nelas." Bernard Shaw

(George Bernard Shaw - 26 de julho de 1856 - 2 de novembro de 1950. Escritor irlandês, vencedor do prêmio Nobel de literatura em 1925)

Os insaciáveis

Domingo, 21 de outubro de 2012.



Ser mal agradecido é atitude por demais condenável. Tem muita gente sem escrúpulos que pontua o seu umbigo e nada mais. Serve enquanto há interesse. Se não, joga fora. Presta se estiver a seu dispor. Se não, dispensa em ato contínuo. Interessante é apartar-se dessa gente. Geralmente são aquelas pessoas que se aproximam de alguém que faz sucesso ou que tem poder. Como o sucesso e o poder tendem a ser efêmeros, pulam de galho em galho. É lamentável, mas real. Ore por elas, mas aconselhável é não permitir que fiquem muito próximas a você. Se não, à decepção será uma questão de tempo.

Convergência universal


Domingo, 21 de outubro de 2012.
O escritor russo-americano Vladimir Nabokov disse certa vez e seu pensamento bate com o meu quando analiso a importância dos sonhos e do conhecimento para se chegar a acordar para a realidade vivida neles:

“Parece-me que na escala das medidas universais há um ponto em que a imaginação e o conhecimento se cruzam, um ponto em que se atinge a diminuição das coisas grandes e o aumento das coisas pequenas: é o ponto da arte.” Vladimir Nabokov

Coerência é preciso

Domingo, 21 de outubro de 2012.
Descrédito com as instituições democráticas. Só entendo uma reviravolta nesta situação vivida no Brasil com a politização do cidadão. A educação social e política deve vir desde a tenra idade. O respeito pela bandeira, pelas instituições, pelo conceito de pátria e o entendimento do que seja democracia. E não é só isso. Todos os três poderes precisam ser oxigenados. Só a educação poderá fazer com que a luz no final do túnel se aproxime cada vez mais da realidade. O circulo vicioso protagonizado pelo desconhecimento nos faz céticos de que isso seja alcançado nos próximos cem anos. Daí a dureza da análise de quem não acredita mais nos políticos, nos juízes e nos legisladores. Mas, minha parte vou fazer. Cobrar coerência das autoridades em todos os níveis. O exemplo deve partir de cima. Como se fazer justiça com dois pesos e duas medidas?

Passeio inesquecível

Domingo, 21 de outubro de 2012.


Recebi neste domingo fotos de meu filho Neto em New York City. Um passeio inesquecível na cidade onde são realizadas inúmeras cenas de filmes que são exibidos aqui. A impressão que se tem é que já estivemos por lá de tantos filmes que assistimos. Visitar a Estátua da Liberdade, o Central Park, o Empire State, a Broadway e a Time Square (foto) é, sem dúvida viver essa emoção. Bom passeio, filhão!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More