Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Violência cruel e despropositada vitima menina de 12 anos que morre ao ser baleada na cabeça em tentativa de assalto

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.
Retrato falado do suspeito de ter atirado em criança, na cidade de Contenda
(Divulgação / Delegacia da Lapa)
Uma menina, de 12 anos, morreu depois de ser baleada na cabeça em uma tentativa de assalto, em Contenda, na região metropolitana de Curitiba, na noite de sexta-feira (17). O crime ocorreu no restaurante da família, no Centro de Contenda, por volta das 23 horas.
Um rapaz, aparentando ter entre 16 e 17 nos, deu voz de assalto a um cliente, na área externa do estabelecimento. O cliente entregou os pertences ao assaltante.
Nesse momento, a criança conversava com conhecidos, também na área externa, e não percebeu o assalto. Ela passou por perto do cliente que estava sendo roubado e foi dominada pelo suspeito. A menina se assustou e chamou pela mãe, que estava na cozinha do restaurante.
O assaltante atirou na testa da criança e fugiu a pé. A menina foi encaminhada, em estado grave, para um hospital em Araucária, também na RMC. A criança morreu horas depois.
De acordo com o delegado Daniel Prestes Fagundes, responsável pelas delegacias de Contenda e da Lapa, testemunhas disseram que o rapaz aparentava estar sobre o efeito de drogas.
Testemunhas estão sendo ouvidas e a polícia faz buscas pelo suspeito. “Não sabemos se ele é de Contenda. Trabalhamos com a hipótese de morar em Araucária, Quitandinha ou até em Curitiba”, afirmou Fagundes.
O Instituto de Criminalística fez um retrato falado. O rapaz é moreno, magro, baixo (no máximo 1,65m), tem nariz fino e usava uma jaqueta estilo “peruano”, de acordo com o delegado. Ele utilizava capuz, por isso as testemunhas não conseguiram repassar mais detalhes à polícia sobre o rosto do suspeito, bem como o cabelo.
Quem tiver alguma informação sobre o caso, deve ligar para a delegacia da Lapa. O telefone é (41) 3622-2444. (Gazeta do Povo)

Tempo bom e praias lotadas no sábado de carnaval

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.
Tempo bom leva milhares de veranistas para as praias paranaenses
neste sábado
(Foto Henry Milleo/Gazeta do Povo)
A previsão do tempo é animadora para quem desceu a serra: as temperaturas serão altas em todas as cidades do Paraná, com índices próximos aos 30°C, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Em Paranaguá, a máxima é de 31ºC para todos os quatro dias de festa. Antonina deve registrar fortes temperaturas principalmente neste sábado, com máxima de 33ºC. Em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, a mínima será de 20º e a máxima de 30ºC até terça-feira, dia 21. O tempo abafado aumenta a possibilidade de chuvas isoladas, principalmente no final da tarde e início de noite. E o  tempo bom levou milhares de veranistas para as praias paranaenses neste sábado (18), primeiro dia de Carnaval. Cerca de 1 milhão de pessoas, segundo estimativa da Associação de hotéis, pousadas, restaurantes, bares e casas noturnas do Litoral Paranaense devem passar os quatro dias de folia no Litoral paranaense. Em Curitiba também o dia foi de muito calor (31°) e a noite, embora a temperatura tenha caído um pouco, segue alta para o padrão da capital (28°). O jeito é recorrer para o ar condicionado ou ventiladores. Vendedores de sorvetes estão rindo à toa.
Previsão do tempo Simepar para domingo
Estado - Neste domingo as temperaturas continuam elevadas em todo Paraná. Há um aumento nos índices de instabilidade, o que favorece a ocorrência de chuvas a partir da tarde em boa parte do Estado. As precipitações previstas são rápidas e localizadas, e intensificam-se principalmente nas encostas de serras.
A previsão para Curitiba é igual a de todo o Estado. Temperatura terá mínima de 16 e máxima de 31 grais mais uma vez na capital.

Dois atropelamentos matam um e deixam outro entre a vida e a morte

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.
Populares ficaram revoltados e tentaram agredir motorista do Gol
(Foto Sidney Alves/Banda B)
No primeiro, um homem, de 30 anos, não identificado, deixou um bar no Jardim Cruzeiro, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, e foi morto atropelado, na rua Cândido Alves da Rocha, no cruzamento com a rua Jorge Guimarães, no início da madrugada deste sábado (18). Segundo testemunhas, ele teria deitado na rua, possivelmente por ter sofrido um mau súbito e, um veículo Gol, dirigido por Willian Cristian Britto Padilha, passou por cima do rapaz. O jovem, com suspeita de embriaguez, morreu antes da chegada do Siate. O condutor do veículo disse que não teve o que fazer a não ser chamar o Siate. Esclareceu que foi encaminhado à delegacia, para fazer o teste do bafômetro que deu negativo.

Motorista ainda tentou evitar o atropelamento, sem sucesso
(Foto Tiago Silva/Banda B)
No segundo atropelamento, um idoso de 85 anos foi apanhado por um veículo Mondeo branco, por volta das 8h deste sábado (18), na Avenida das Torres, no Portal de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba. Dionísio Gonçalves de Oliveira tentava atravessar a rua no sentido Curitiba  quando foi atropelado, ficando entre a vida e a morte. No local do acidente, uma frenagem de 10m mostrava que o condutor do carro ainda tentou evitar o atropelamento, sem sucesso.  O motorista estava no local prestando esclarecimentos a Polícia Militar, enquanto isso, Dionísio foi encaminhado com risco de morte a um hospital em São José dos Pinhais. Ambos os casos serão investigados pela Delegacia de Delitos de Trânsito. (Banda B)

Boa Viagem...e com calma, muita calma!

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.

Acesso à rodovia Alexandra-Matinhos, pela BR-277, com lentidão no final da manhã
(Foto Oswaldo Eustáquio/Gazeta do Povo)
A BR-376 tem dez quilômetros de fila no sentido Santa Catarina. No Contorno Leste, no acesso a BR-376, a fila também é de dez quilômetros. Os motoristas pecisam de calma pois enfrentam lentidão também na BR-277.

 Imagem cedida pela concessionária Ecovia mostra o movimento neste sábado de carnaval

No começo da tarde deste sábado (19), primeiro dia do feriado de carnaval, o movimento continuava intenso nas principais rodovias federais que ligam Curitiba ao interior, estados vizinhos e ao litoral do Paraná. Na BR-376, no sentido Santa Catarina, o motorista enfrentava fila de dez quilômetros entre Tijucas do Sul e Guaratuba por causa do excesso de veículos. No Contorno Leste, no acesso a BR-376, a fila também era de dez quilômetros. (Gazeta do Povo)

Mais uma: furada de sinal provoca grave colisão no centro

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.

Colisão novamente provocada por "furada" de sinal (Foto Tiago Silva/Banda B)
Um grave acidente envolvendo uma Kombi e um veículo Uno, terminou com duas pessoas feridas no Centro de Curitiba. Por volta das 7h30 deste sábado (18), uma Kombi carregada de leite vinha pela rua Carlos de Carvalho, quando se chocou contra um veículo Uno, que vinha pela Brigadeiro Franco. Após o choque, a Kombi capotou e a carga ficou espalhada pela pista. Já o Uno só foi parar abraçado a um poste. Segundo a polícia, um dos dois condutores teria furado o sinal, mas ainda não se sabe quem, já que não havia testemunhas, neste deserto sábado de carnaval em Curitiba. O caso será investigado pela Delegacia de Delitos de Trânsito. (Banda B)

Seis jovens são assassinados em Curitiba e região nas últimas horas

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.

A noite desta sexta (17) e madrugada de sábado (18) foram violentas em Curitiba e região metropolitana. Seis assassinatos e todas as vítimas tinham envolvimento com drogas. Outro detalhe: cinco delas tinham entre 17 e 23 anos.
Diego Américo, de 20 anos, desempregado, foi morto na noite de sexta-feira (17), no bairro Boqueirão. Segundo a polícia, a vitima estava em frente à sua residência, que fica na rua Pastor Carlos Frank, quando dois homens chegaram e o executaram com seis tiros (três na cabeça, dois nas costas e um no pescoço). Familiares contaram a policiais militares que a vitima era viciada em drogas e estaria pronta para passar o carnaval na praia.
No bairro Sítio Cercado, o desempregado Claudio Casteliano Cordeiro, de 23 anos, foi morto com três tiros. Segundo a polícia, ele estava conversando com a vizinha  de nome Sandra, em frente a sua residência, que fica na rua Antonio Leodenir Gabardo, quando foi morto por três homens. O matador teria dito para vitima: ''Tú é Safado'', antes de desferir os tiros fatais. Parentes contaram que Claudio seria viciado em drogas e também que, cerca de três dias atrás, ele teria brigado em um colégio da região.
No Bairro Alto, Alisson Pacheco dos Santos, de 22 anos, conhecido como '''Ali'', morador na rua Rio Jari foi perseguido e baleado por três homens, que estavam dentro de um veiculo Siena prata. Santos correu pela rua Rio Araguari e invadiu uma residência, morrendo dentro de uma lavanderia.
Em Colombo, região metropolitana de Curitiba,  Mateus Rodrigues Alves, de 17 anos, foi morto com vários tiros na madrugada deste sábado (18), por volta da 01h30. Segundo a polícia, a vitima estava pela rua Euclides Bandeira  na Vila Guarany, quando foi executado. Na mão direita ela segurava uma bucha de maconha.
Em Quatro Barras, o montador de móveis, Willer Leite Prestes, de 21 anos, foi morto  com vários tiros no meio da rua no bairro Pinheiro, em Quatro Barras, região metropolitana de Curitiba, na madrugada deste sábado (18). Ele era casado e pai de uma filha de oito meses. Segundo a polícia, a esposa da vítima teria relatado que Prestes seria viciado em drogas e isso pode ser o motivo da sua morte.
E, finalmente, na Cidade Industrial de Curitiba um viciado em drogas, de 30 anos, foi morto na madrugada deste sábado (18). Anderson Queiros da Silva estava próximo ao um bosque, quando recebeu os disparos, por volta das 02h. No local um parente disse aos policiais militares do 13º Batalhão que a vitima era viciada em drogas

Colisão seguida de capotamento fere grávida de oito meses, no Alto da XV

Sábado, 18 de fevereiro de 2012.
Veículo teria furado o sinal e provocado o capotamento (Foto Sidney Alves/Banda B)
Mais um acidente provocado pela pressa, distração ou falta de habilidade ao volante mesmo. São fatores que determinam a maioria das colisões em vias urbanas. Se pensarmos bem, todos evitáveis se houvesse uma melhor educação e adequação do motorista à realidade do trânsito. Muitos não dão conta de que as regras foram criadas para evitar as colisões e no mínimo diminuir ao máximo os riscos. Tal não ocorre e a consequencia está na notícia que recebemos do site da Banda B que você lê logo abaixo e que motivou o comentário.
Grávida de oito meses fica ferida após colisão seguida de capotamento no Alto da XV
A colisão aconteceu no início da noite desta sexta-feira, 17 e envolveu dois veículos no bairro Alto da XV em Curitiba. Entre os feridos, uma gestante de oito meses. Segundo a polícia, o veiculo Fiesta, de placas ASG-1506, dirigido por Josimere Marta Miczeker, estava pela Avenida Nossa Senhora  da Luz, quando, no cruzamento com a rua Itupava, furou o semáforo e acertou o Renault Megane, de placas ARF-4212, dirigido por Davi dos Santos Cassoli, que tinha como passageira a esposa dele, Marcia Kasseker Cassoli, gestante de oito meses. Com o impacto, o carro em que a grávida estava capotou. Ela e o marido foram socorridos pelo Siate até o Hospital Evangélico. A condutora do Fiesta foi encaminhada para o Hospital Cajuru. Fonte do Corpo de Bombeiros informou que as vítimas não correm risco de morte. (Banda B)

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Leia neste sábado, na Tribuna do Paraná

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012. 
1 - Gangue da dinamite volta a atacar e explode caixa eletrônico dentro de supermercado, no Pilarzinho.

2 - No bairro Água Verde, polícia estoura mais uma casa de jogatina.

3 - Confira toda a programação de Carnaval. O que abre, o que fecha e onde vão acontecer as melhores festas.

4 - Reunião define que Atletiba da Quarta-feira de Cinzas vai ser para apenas uma torcida.
 

Sem perdão: Tarifa da Sanepar será reajustada em 16,5% a partir de abril

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012.
Embora de economia mista cujo sócio majoritário é o povo,
atual administração aplica aumento de tarifa ao atender ao
princípio da priorização do lucro
(Foto Ilustrativa)
Quando o lucro é priorizado e não o serviço ao povo, sócio majoritário, não há como esperar que não haja reajuste de tarifa. Era só uma questão de tempo para os atuais administradores imporem isso à população. Todo o conteúdo da notícia divulgada pela agência estadual é claro, tem sua validade, afinal atende a uma versão que defende a implantação do reajuste e o papel aceita tudo. O governo Requião abriu uma questão jurídica ao afastar do controle da nossa companhia de água e saneamento, em 2003, o sócio minoritário. Por incrível que possa parecer, o governo Lerner havia feito um acordo de acionistas dando ao sócio minoritário o controle do negócio. Foi contra este acordo que a ex-administração lutou nos oito anos que esteve no poder. A política de investimentos estabelecida em longo prazo pode sim ser contemplada com os atuais preços cobrados, se o objetivo maior fosse atender ao interesse público e não à priorização do lucro. No momento em que o cidadão vota, deveria ter a consciência das conseqüências de sua escolha. E isto, infelizmente não é uma realidade brasileira e muito menos paranaense.
Notícia que motivou o comentário
A tarifa de água e de esgoto da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) terá reajuste de 16,5% nas contas com vencimento a partir de abril. A Tarifa Social, que beneficia famílias de baixa renda, não será reajustada. Com o reajuste, aprovado pelo Instituto das Águas do Paraná, a tarifa mínima de água passará de R$ 18,97 para R$ 22,10. É o segundo reajuste na tarifa da Sanepar em sete anos. Nesse período, a inflação acumulada, medida pelo IGPM, foi de 42,98% e o salário mínimo teve reajuste de 109,61%.
As famílias de baixa renda não terão reajuste na tarifa. Cerca de 700 mil paranaenses são beneficiados pela Tarifa Social da Água, criada pela Sanepar em 1989. Com o benefício, que atende famílias com renda de até dois salários mínimos, a conta de água tem valor fixo de R$ 5,80 para consumo de até 10 mil litros por mês. O benefício representou, no ano passado, economia de R$ 39,2 milhões anuais para essas famílias.
O plano de investimentos da Sanepar, em 2012, é de R$ 498,2 milhões para manter e ampliar seus sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto nos 345 municípios onde está presente no Paraná. A tarifa da Sanepar é uma das menores do Brasil. A tarifa mínima de água da companhia, que passará para R$ 22,10, é 56,3% mais barata que a da Corsan, do Rio Grande do Sul, a maior do País. Mais da metade (51%) das famílias no Paraná paga tarifa mínima. (Agencia Estadual de Notícias)

Amor: Transigência, Paciência e Entrega

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012.
“Não importa o lugar, se no luxo de uma construção moderna ou em uma casinha de sapé, o que vai contar sempre é estarmos junto às pessoas que amamos e nos amam. O amor é um sentimento único a nos oferecer a sensação de bem-estar que nos alimenta e nos fortalece, pois é onipresente, imensurável e infinito na medida em que de forma absolutamente equilibrada alimentamos sua chama com o fluído da paciência, transigência e entrega.”

 Jorge Yared

Quer ser amado? Ame!

Sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012.
Deixo mais este conteúdo fantástico para reflexão. São através de nossas reflexões que transformamos conteúdos como este em alimento espiritual, energia de que necessitamos para melhorar como pessoa. Não é o fundamento de nossa existência? Prestem atenção ao que forem ler a seguir e meditem. Sem dúvida poderá não ser o melhor, mas estará entre os melhores momentos de seu dia:

O caminho para a felicidade não é reto.
Existem curvas chamadas EQUÍVOCOS, 
existem semáforos chamados AMIGOS, 
luzes de cautela chamadas FAMÍLIA, 
e tudo se consegue se tens:
uma estepe chamado DECISÃO, 
um motor poderoso chamado AMOR, 
um bom seguro chamado FÉ, 
combustível abundante chamado PACIÊNCIA, 
mas, acima de tudo, um motorista habilidoso chamado DEUS!

Perguntaram a Mahatma Gandhi quais são os fatores que destroem os seres humanos. Ele respondeu:

A Política, sem princípios;
o Prazer, sem compromisso;
a Riqueza, sem trabalho;
a Sabedoria, sem caráter;
os negócios, sem moral;
a Ciência, sem humanidade;
a Oração, sem caridade.

A vida me ensinou:
que as pessoas são amigáveis, se eu sou amável,
que as pessoas são tristes, se estou triste,
que todos me querem, se eu os quero,
que todos são ruins, se eu os odeio,
que há rostos sorridentes, se eu lhes sorrio,
que há faces amargas, se eu sou amargo,
que o mundo está feliz, se eu estou feliz,
que as pessoas ficam com raiva quando eu estou com raiva,
que as pessoas são gratas, se eu sou grato.

A vida é como um espelho: se você sorri para o espelho, ele sorri de volta.
A atitude que eu tomar perante a vida é a mesma que a vida vai tomar perante mim.

"Quem quer ser amado, ame!"

Jorge Yared deseja aos seus amigos um BOM DIA!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Opinião & Atitude

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Angelina Jolie - Atriz
No cartaz ao lado, uma das mais belas atrizes do cimena, Angelina Jolie afirma que "o mundo precisa de atitudes e não de opiniões!" Concordo em parte, mas sei o que ela desejou transmitir. É o mesmo daquela frase bíblica: A FÉ SEM OBRA É MORTA! Mas, a opinião precisa existir sim. Agora, não pode só ficar na opinião. Creio que a partir do momento que tomamos uma decisão ela precisa vir de uma opinião bem formada. Só assim nossas atitudes não serão dispersivas, nem equivocadas. O que Jolie quis dizer é que a opinião só não basta. É preciso agir. Tomar posição e concretizar aquilo que professamos. Pensem nisso! Quantas opiniões já assumimos em nossa vida, mas em qual delas agimos verdadeiramente. Você poderá ter uma surpresa, pois certamente perceberá que serão bem poucas aquelas em que após refletir e tomar posição acabamos  por não levar adiante e deixamos de concretizá-las no mundo real. Não se esqueça: a fé sem obra, é morta!

Sai a pena: Lindemberg é condenado a 98 anos e 10 meses de prisão por morte de Eloá

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.

Lindemberg Alves Fernandes, 25, foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão nesta quinta-feira pela morte de Eloá Pimentel, 15, em 2008. A sentença foi proferida pela juíza Milena Dias. Pela lei brasileira, ele não pode ficar preso por mais de 30 anos. Como a soma das penas excede este limite, elas devem ser unificadas. Na sentença a juíza afirma Lindemberg agiu com frieza e premeditadamente. "O réu agiu com frieza, premeditadamente em razão de orgulho e egoísmo", diz. O crime ocorreu na casa da vítima, em Santo André (Grande São Paulo), após a adolescente ter sido mantida em cárcere privado por mais de cem horas. Os jurados reconheceram todos os crimes.

O Paraná está triste

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Milton e Rizoleta foram radialistas da Clube, onde se conheceram
Comove Curitiba o falecimento do ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Milton Luiz Pereira, que também foi prefeito da cidade de Campo Mourão, Paraná. Ele e sua esposa, Rizoleta Mary Pereira, estavam internados e o jurista tinha 79 anos e morreu algumas horas após o falecimento da esposa. Eles eram muito unidos e se conheceram muito jovens quando ambos eram radialistas e atuavam na Rádio Clube Paranaense. Poucos lembram que ele foi o notável apresentador do "PROSDÓCIMO INFORMA" (dava-se ao noticiário o nome do patrocinador). Tinha a voz muito boa, adequada a informativos, e atuava com grande elegância e sobriedade. Ela apresentava o noticiário "Revista Matinal", cujo âncora era o saudoso deputado Arthur de Souza. O casal sempre foi um exemplo de dignidade e competência. (Ubiratan Lustosa)

Lindemberg Alves é condenado por morte de Eloá

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Acusado de matar a jovem Eloá ao lado da advogada de defesa
Ana Lucia Assad
(Foto Nelson Antoine/Folhapress)
Lindemberg Alves Fernandes, 25, foi condenado nesta quinta-feira pela morte de Eloá Pimentel, 15, sua ex-namorada. O crime ocorreu em 2008, após a adolescente ter sido mantida em cárcere privado por mais de cem horas no apartamento onde morava, em Santo André (Grande SP). Os jurados reconheceram todos os crimes. O júri era formado por seis homens e uma mulher. A pena ainda não foi divulgada. Pela lei brasileira, ele não pode ficar preso por mais de 30 anos. Caso a soma das penas exceda este limite, elas devem ser unificadas. O julgamento que levou à condenação do rapaz durou quatro dias e foi marcado pelo depoimento do réu, que falou pela primeira vez sobre o caso, e também por discussões e ameaças de abandono do plenário da advogada de defesa. Lindemberg confessou ter atirado contra Eloá, mas disse que não planejou crime. Disse ainda que tinha reatado o namoro com a garota dias antes e que ela o havia traído. Em um dos momentos polêmicos do julgamento, a advogada de defesa, Ana Lúcia Assad chegou a falar que a juíza Milena Dias deveria voltar a estudar. (Folha Online)

O Mundo sem Polícia

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.

Ao refletir sobre vários episódios, nos quais a polícia é criticada e humilhada, especificamente sobre o mais recente, onde a quase aposentada cantora Rita Lee chama, durante um show em Aracaju, os policiais de “cachorros”, não esquecendo de generalizar a origem materna dos que ali se encontravam para cumprimento da lei, como sendo todos oriundos do baixo meretrício, imaginei como seria um mundo sem polícia. O que aconteceria se, de uma hora para outra, todos os policiais desaparecessem?

Vamos nos ater ao Rio de Janeiro, em um mundo sem policia. Nas primeiras horas, não haveria muita diferença. As pessoas, aos poucos, iriam procurar a certeza de que realmente não mais existia a polícia. Os ricos demonstrariam um pouco de preocupação, ainda sem querer acreditar.

Uma semana sem polícia. Nesta primeira semana, a maioria das pessoas daria início a pequenas transgressões. Os sinais de trânsito não mais seriam respeitados. Os mais afoitos começam a entrar em lojas, restaurantes e supermercados, e de lá sairiam sem pagar. Não agiriam como ladrões, nervosos e correndo. Agiriam com calma e cinismo.

Um mês sem polícia. A Justiça faria uma reunião de emergência. O ponto principal a se discutir seria como viabilizar as decisões dos juízes, sejam prisões, reintegração de posse, ou qualquer cumprimento obrigatório de uma ordem judicial. Não chegaria a nenhuma conclusão, pelo simples fato de que não há mais a polícia para fazer cumprir a lei. Surge um mercado negro efervescente de venda de armas. Todos querem ter uma.

Seis meses sem polícia. Os homicídios multiplicam-se por dez. Os corpos permanecem nas ruas. Não há mais os bombeiros e nem peritos, e nem policiais para investigar. Almas ainda caridosas recolhem os corpos. Os políticos, antes detentores de um imenso poder, são caçados como galinhas gordas e executados friamente. Alguns oferecem seus bens em troca da vida. Os presídios foram abertos, já que não mais existem guardas, e uma imensa horda de criminosos passa a vagar pelas ruas. As agências bancárias não mais funcionam, face ao grande número de roubos.

Um ano sem polícia. A cidade se torna um caos. Grupos armados passam a dominar ruas e bairros. O dinheiro deixa de circular pela inexistência dos bancos. Os ricos constroem apressadamente bunkers. Não há para onde fugir, pois em todo o mundo não há mais polícia.

Dois anos sem polícia. O comércio como no passado não mais existe. Volta-se ao escambo. A regularidade é o roubo, a extorsão e o homicídio.

Dez anos sem a polícia. A sociedade encontra-se totalmente esfacelada. Todos os sistemas de produção foram dizimados. A população foi reduzida em mais de quarenta por cento e continua diminuindo face a imensa matança. Mata-se por qualquer motivo, desde uma antiga desavença até mesmo porque não se gostou da forma como o outro nos olhou. Os grupos que se formam tornam-se mais poderosos pela força, expandem seus domínios, e passam a sequestrar e escravizar pessoas, principalmente mulheres. Os homens são obrigados a trabalhos forçados.

Vinte anos sem a polícia. Os limites geográficos antes conhecidos como cidades e bairros não mais existem. Foram reordenados pelos grupos que impuseram seus domínios, e receberam nova denominação. Água, comida e agasalho serão acessíveis apenas aos que possam conseguir pela violência. Os mais fracos mendigam. As mansões e os prédios de luxo foram tomados dos mais ricos. Bandos de vândalos e saqueadores perambulam pela noite, matando, roubando e destruindo. O consumo de drogas é afinal totalmente liberado. A cultura e a produção literária deixaram de existir em dez anos no mundo sem polícia. Os mais novos não aprenderam nem a ler. Aliada aos homicídios generalizados, as doenças matam ainda mais. Não se produz nenhum tipo de remédio, exceto os caseiros. A sociedade como a conhecíamos com uma policia tentando manter a lei e a ordem, acabou. Prevalece a barbárie, a lei do mais forte. A existência do homem aproxima-se do fim.

A cantora Rita Lee, como que por milagre manteve-se viva ao longo desses anos e ao lembrar que dezenas de anos antes havia chamado os policiais de cachorros e filhos de prostituta, chora ao saber da desgraça e pede desculpas. Mas agora é tarde. No mundo sem polícia, a sociedade acabou e a Lee escafedeu-se. (Colaboração de Sheila Yared Venâncio)

Duas adolescentes são encontradas mortas em bosque de Campo Mourão

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Momento em que as vítimas eram encaminhadas ao IML da região
(Foto Marcos de Souza)
Duas adolescentes foram encontradas mortas por volta da 1h40 desta quinta-feira (16) em um bosque do Jardim Cidade Nova, em Campo Mourão, no Noroeste do Paraná. Segundo a Polícia Militar (PM), as vítimas foram localizadas após denúncia anônima que relatava uma suposta briga. Como a pista de caminhada do Cidade Nova se estende por toda a quadra da Rua Engenheiro Mercer, a polícia vistoriou o local por quase meia hora, até que encontrou o corpo das duas adolescentes. Elas tinham ferimentos na cabeça e, ao redor dos corpos, havia várias pedras de grande porte, o que aumenta a suspeita de que elas foram assassinadas. Segundo a PM, as duas adolescentes não estavam com nenhum documento de identificação quando foram encontradas. Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Campo Mourão. (odiario.com)

Morre um dos ícones da Justiça do Paraná: Milton Luiz Pereira, ministro do Superior Tribunal de Justiça

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Milton Luiz Pereira, ministro do Superior
Tribunal de Justiça (STJ)
O Conselho da Justiça Federal (STJ) comunica oficialmente que o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Milton Luiz Pereira faleceu, na madrugada desta quinta-feira (16), após o óbito de sua esposa, Rizoleta Mary Pereira, ocorrido às 19h de quarta. O período de tempo entre as duas mortes foi de sete horas e por motivos diferentes: A de dona Rizoleta Mary Pereira foi um mal súbito decorrente de um tumor no cérebro que ela vinha se tratando. Ele, por falência múltipla dos órgãos devido a um tumor no pulmão. Os corpos serão velados a partir das 14h, no Cemitério Parque Iguaçu, em Curitiba (PR), onde ocorrerá o sepultamento amanhã (17), às 10h.
Carreira
O ministro era natural de Itatinga (SP). Ele foi prefeito de Campo Mourão (1964-1967). Pereira formou-se bacharel em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Ele foi juiz federal substituto e titular da 2ª Vara da Seção Judiciária do Paraná, juiz do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (1989) e presidente do TRF-3ª Região (1989/1991), de acordo com o STF. Pereira integrou o Superior Tribunal de Justiça por dez anos, até abril de 1992, quando completou 70 anos. No STJ, passou pela Primeira Turma, a Primeira Seção e a Corte Especial. Ele também foi Coordenador-Geral da Justiça Federal e diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).
Homenagem ao “mestre”
“Sem a vocação os desafios levarão ao desânimo,
a decepção e a derrota, com prejuízo aos

jurisdicionados” Milton Luiz Pereira
Parte de uma entrevista realizada com o “jurista” Milton Luiz Pereira demonstra a forma lúcida com que ele via a função da Justiça, dos Juizes e dos Advogados
Dr. Milton, como nasce a vocação para ser juiz?
Penso que a vocação autentica surge de inspiração interior, descortinando via proveitosa para a realização de ideais, voltados ao bem comum. Se a profissão for escolhida ao acaso, por impulsos, o exercício profissional não proporcionará satisfação pessoal. O profissional será um peregrino sem entusiasmo ou burocrático, sem a visão de futuro promissor. Para ele os dias simplesmente passarão durante uma vida frustrante. A vocação, pois, é a chama que ilumina os bons momentos e nos dias difíceis, serve para corrigir o rumo, à espera de bons ventos pela proa, vencendo os percalços. Sem a vocação os desafios levarão ao desânimo, a decepção e a derrota, com prejuízo aos jurisdicionados.
Ser juiz de direito, dr. Milton é “jeito ou força”? 
Não é “jeito” ou “força”. É o consciente exercício de carreira de Estado, com renúncias, voltado aos superiores interesses da Justiça. É lembrar-se de que homem é finito e a Justiça infinita. É não transformar as funções judicantes em instrumento da vaidade. É, com humildade, defender a cidadania. O Juiz não é a lei. Compete-lhe aplicá-la, sem arrogância ou abuso de poder. “Jeito” ou “força” violam a isenção do julgador ou abrirão caminho para o abuso da autoridade.
Que conselho o Sr. daria para quem pensa seguir a carreira de advogado ou juiz?
Ser fiel à vocação e ao compromisso assumido de respeito à Constituição e às leis, ouvindo os ditames da consciência. Se dúvida existir, se o temor aparecer, não ceder à solução mais fácil. Nem sempre o mais fácil é o melhor caminho. (Conteúdo retirado do Blog do Ilivaldo Duarte)

OAB-Pr, 80 anos na defesa das prerrogativas dos advogados

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Advogado José Lucio Glomb, atual presidente da entidade no Paraná
Os 80 anos da seccional Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) foram comemorados ontem à noite, em Curitiba, com uma solenidade no auditório do Museu Oscar Niemeyer. “A história da OAB-PR é rica na defesa das prerrogativas dos advogados e a Ordem também foi fundamental no combate ao regime de exceção que havia no Brasil”, afirmou o presidente da secional, José Lúcio Glomb (foto). A entidade conta hoje com 47 subseções no estado e 41 mil advogados ativos. O evento contou também com uma sessão de jubilamento para advogados que completaram 50 anos ininterruptos de advocacia e a entrega do prêmio ao vencedor do concurso de monografias João Régis Fassbender Teixeira. A monografia vencedora da 2.ª edição do prêmio foi A subordinação jurídica em suas perspectivas subjetiva e objetiva e a prova indiciária, de autoria do advogado paranaense Valdomiro Czaikowski Filho (sob o pseudônimo de Mario Deveali).
História
A seccional paranaense foi uma das pioneiras no país. O estado do Paraná foi um dos primeiros a instalar a sua seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A história da Ordem teve seus primeiros passos com o movimento que resultou na independência do país, mas oficialmente só foi criada após a Revolução de 1930 e a instalação do Governo Provisório. Em 18 de novembro de 1930 foi criada a Ordem dos Advogados do Brasil pelo artigo 17 do Decreto 19.408. Em 15 de fevereiro de 1932 foi realizada a sessão de posse dos membros do primeiro Conselho, no edifício do Orfeão da Escola Normal Secundária, em Curitiba, sob a presidência do advogado Arthur Ferreira dos Santos (que, na ocasião, presidia ao Instituto dos Advogados do Paraná). João Pamphilo Velloso de Assumpção tornou-se o primeiro presidente da seccional, no período de 1932 a 1937. Ainda em 1932, discutiu-se o projeto de organização das subseções. Criaram-se duas. Uma com sede em Curitiba, compreendendo as comarcas de Paranaguá, União da Vitória, Rio Negro e Palmeira. Outra com sede em Ponta Grossa, compreendendo as comarcas de Castro, Tibagi, Santo Antônio da Platina e Prudentópolis.

O paraíso é aqui

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.

Modéstia Paranaense

Estava num passeio em Roma quando, ao visitar a Catedral de São Pedro fiquei abismado ao ver uma coluna de mármore com um telefone de ouro em cima.

Vendo um jovem padre que passava pelo local perguntei a  razão daquela ostentação.

O padre então me disse que aquele telefone estava ligado a uma linha direta com o paraíso e que se eu quisesse fazer uma ligação  eu teria de pagar  100 dólares.

Fiquei tentado porém declinei da oferta.
Continuando a viagem pela Itália encontrei outras igrejas com o mesmo telefone de ouro na coluna de mármore. Em cada uma das ocasiões  perguntei a razão da existência e a resposta era sempre a mesma:

Linha direta com o paraíso ao custo de 100 dólares a ligação.

Depois da Itália, chegando ao Brasil, fui direto para  o Parana. Ao visitar a nossa gloriosa catedral, no centro da cidade de Curitiba, fiquei surpreso ao ver novamente a mesma cena: uma coluna de  mármore com um telefone de ouro.

Sob o telefone um cartaz que dizia: LINHA DIRETA COM O
PARAÍSO - PREÇO POR LIGAÇÃO = R$ 0,25 ( vinte e cinco centavos ).

Não me agüentei, e perguntei....

Padre, eu disse, viajei por toda a Itália e em todas as catedrais que visitei vi telefones exatamente iguais a este, mas o preço
da chamada era 100 dólares. Por que aqui é somente R$ 25 centavos?

O Padre sorriu e disse. Meu amigo, você está no Paraná. Aqui a ligação é local, isto é, o paraíso é aqui.

Cassinos clandestinos são fechados em Curitiba

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.

No final da noite desta quarta-feira (15), policiais do Cope (Centro de Operações Policiais Especiais) estouraram dois cassinos clandestinos, nos bairros Mercês e Batel, em Curitiba. Nos dois locais, máquinas caça-níqueis foram apreendidas. As ações fazem parte da operação-padrão da Polícia Civil que promete entrar em greve no sábado de carnaval.
Mercês
Segundo informações do Delegado Kleudson Moreira Tavares, que chefiou as operações, depois de denúncias recebidas na última terça-feira, policiais se dirigiram até a rua Coronel João Guilherme, 42, próximo a rua Manoel Ribas, onde encontraram 33 máquinas caça-níquel em pleno funcionamento. No momento da abordagem, sete clientes  jogavam no local. Três funcionários do cassino foram detidos e levados à sede do Cope. O local é tranquilo e um imóvel aparentemente residencial. Não levantava nenhuma suspeita. A polícia solicita as pessoas que souberem de outros locais que denunciem, para ajudá-la a acabar com essa prática ilícia em Curitiba. “Jogo de azar é crime, mas as pessoas continuam jogando”, enfatizou o delegado Tavares.
Batel
No mesmo horário, outra equipe do Cope, guiada pela denúncia do dia anterior, invadiu outro local de jogo, localizado na rua Desembargador Costa  Carvalho, 53, esquina com a rua Bispo Dom José. Na casa, que fica nos fundos da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos), funcionava também um cassino clandestino. Devido ao sistema de monitoramento por câmeras, existente no local, nenhum cliente ou funcionário foi encontrado no interior do imóvel. 21 máquinas caça-níquel foram apreendidas  e levadas à sede do Cope. O delegado Kleudson confirmou que as câmeras do local permitiram às pessoas que estavam na casa fugirem ao perceber a chegada da polícia. (Sergio Silva e Sidney Alves/Banda B)

Na mãos dos desembargadores

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
Tribunal de Justiça vai decidir sobre validade das taxas do Detran
Nítido exemplo do governo contra o povo. Nada há que justifique este aumento absurdo das taxas do Detran que não seja arrecadação “para tapar buracos”, mas não buracos de estradas, ruas e avenidas, não. Muitos foram e são gerados pela falta de competência na gestão dos recursos públicos provenientes dos impostos. A coisa funciona assim: existe uma tal de responsabilidade fiscal que os gestores políticos da vez odeiam, pois é séria! Não cumpriu, devolve o que gastou a mais ou cadeia! Como sempre se gasta mais do que se arrecada e não há intenção nenhuma em devolver coisa alguma, e também existe uma grande fatia do orçamento comprometida, o jeito é aumentar imposto onde der para a gastança continuar. É o jeitinho de acomodar os inúmeros interesses de uma classe política incompetente, descomprometida e focada no: “chegou a minha vez!”. Coitado do povo brasileiro que não tem opção. Sai do ruim para cair no pior! E segue o baile, agora com a melodia nas mãos dos desembargadores.
Notícia que motivou o comentário
TJ cassa liminar e “tarifaço” do Detran volta a valer
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ), Miguel Kfouri Neto, acatou o pedido do governo e cassou, ontem (15), a liminar que suspendia o aumento de até 271% nas tarifas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Assim, as taxas reajustadas continuam a ser cobradas pelo órgão. O presidente considerou válido o argumento do governo de que essa liminar só poderia ser dada por um colegiado de desembargadores, diferente do que foi determinado na suspensão, quando um único magistrado decidiu, no caso o desembargador Antônio Martelozzo. Agora, os desembargadores do Órgão Especial do TJ devem apreciar o mérito da liminar no dia 2 de março, Até lá, continua valendo os valores das tarifas reajustadas. Em caso do tribunal voltar a suspender as tarifas, o estado terá que devolve o dinheiro dos contribuintes. (Banda B)

Sotaques brasileiros

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.

ASSALTANTE BAIANO
Ô meu rei... ( pausa )
Isso é um assalto... ( longa pausa )
Levanta os braços, mas não se avexe não..( outra pausa )
Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado ..
Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa )
Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado.
Não esquenta, meu irmãozinho, ( pausa )
Vou deixar teus documentos na encruzilhada .


ASSALTANTE MINEIRO
Ô sô, prestenção
issé um assarto, uai.
Levantus braço e fica ketin quié mió procê.
Esse trem na minha mão tá chein de bala...
Mió passá logo os trocados que eu num tô bão hoje.
Vai andando, uai ! Tá esperando o quê, sô?!


ASSALTANTE CARIOCA
Aí, perdeu, mermão
Seguiiiinnte, bicho
Tu te fu. Isso é um assalto .
Passa a grana e levanta os braços rapá .
Não fica de caô que eu te passo o cerol....
Vai andando e se olhar pra tras vira presunto


ASSALTANTE PAULISTA
Pô, véiu ...
Isso é um assalto, manu
Alevanta os braços, meu 
Passa a grana logo, véiu
Mais rápido, manu,
Só "cente e vinte",meu
Pô, se manda, vaza.


ASSALTANTE GAÚCHO
O gurí, ficas atento
Báh, isso é um assalto
Levanta os braços e te aquieta, tchê !
Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê.
Passa as pilas prá cá ! E te manda a la cria, senão o quarenta e quatro fala.


ASSALTANTE DE BRASILIA
Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Lincenciamento de veículos, Seguro Obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS, CPMF...

A arte do grafiteiro

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.

Ilusão de ótica provocada pela arte de um grafiteiro. Achei esta imagem sensacional. Até eu não me arriscaria e passaria no entorno. E você?

Novo invento

Quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012.
 Este é o caso de imagem que vale mais do que um artigo inteiro. Há várias mensagens, mas a principal delas creio, numa visão futurista é o homem tentando imitar Deus na criação de algo que ele mesmo vem destruindo ao longo de sua "evolução" tecnológica. Curtam e reflitam sobre ela. Um bom dia a todos!

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A importância da negociação na Administração

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.

Negociar faz parte da natureza das pessoas. Negociar implica em definir e buscar objetivos, relacionamento interpessoal e decisão compartilhada. O cotidiano nos envolve com tamanha intensidade que não nos atemos a respeito da importância de dominarmos algumas técnicas de negociação que quando bem aplicadas, proporcionam economia nos gastos do orçamento, redução do estresse, melhoria nos relacionamentos.
Nem sempre conhecemos os três ingredientes de qualquer negociação: as pessoas, o que está em negociação e a proposta. A preparação é sem dúvida a fase mais importante e trabalhosa de uma negociação. Com boa preparação, os negociadores eficazes abocanham a melhor fatia e fecham os melhores acordos.
Na Administração a negociação pode ser considerada quase que um meio de vida para os gerentes. Apesar de sua importância, o processo de negociação é incompreendido ou menosprezado culminando com resultados inferiores àqueles que poderiam ser obtidos se houvesse se pensado nos passos recomendados para uma negociação. Alguns dos problemas encontrados nas empresas é o fato de não separar as pessoas do problema, a concentração nos interesses e não nas posições e o não planejamento para realizar uma negociação. O assunto negociação vem assumindo uma posição crescente no mundo empresarial. As alterações econômicas e sociais que vieram a aumentar a importância das habilidades específicas de negociação sejam não só mais importantes como também mais difíceis de desenvolver. Algumas das alterações que aconteceram foi a globalização do mercado, que tornou os mercados mundiais muito mais complexos, aumentando a concorrência internacional e o excepcional ganho de importância experimentado pelo setor de serviços em nível mundial. Setor em que as negociações são muito mais difíceis e amplas do que no setor produtivo.
A grande diversificação da força de trabalho, ocorrida já desde os anos 80, com uma grande incorporação de imigrantes em vários países do mundo, o avanço da força feminina no trabalho como um todo e a grande fase de reestruturação pelo qual vem passando as empresas desde a década passada, com muitas fusões, aquisições, franquias e empreendimentos conjuntos, levando a novos tipos de arranjo empresarial dando uma maior ênfase quanto à importância da negociação.
Em várias áreas da empresa a dinâmica das negociações em grupo se torna mais complexa do que aquela que é utilizada nas negociações envolvendo apenas dois lados. Os interesses e as interações entre as partes são maiores, além disso, podem surgir subgrupos, interessados direta ou indiretamente nas questões que estão sendo negociadas. Coordenar interesses é uma parte complicada dentro da organização.
Portanto, o Administrador dever conhecer bem as técnicas de negociação e usar muita criatividade, pois, saber negociar é uma habilidade muito importante para o profissional de Administração.

* Do Blog de Felipe Omena/Estudante de Administração/Maceió, Alagoas

Leia nesta quinta, na Tribuna do Paraná

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.
1 - Após dois dias de caos, termina greve dos motoristas e cobradores de ônibus em Curitiba.

2 - Confira, no caderno De Letra, todos os detalhes da rodada do Campeonato Paranaense; À tarde, Atlético vence Corinthians Paranaense por 4 a 0 e mantém a ponta.

3 - Atlético fecha acordo para usar Vila Capanema para seus próximos jogos.

4 - Polícia tira de circulação trio acusado de roubos de carros em bairros chiques da capital.

Acidente com dois trens fere 38 pessoas, duas em estado grave, em São Paulo

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.
Há suspeita de que o acidente tenha sido provocado por falha humana
Chega a 38 o número de vítimas de um acidente envolvendo dois trens na Linha 7 (Rubi) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na manhã desta quarta-feira (15), na zona oeste da capital. Segundo o major Nilton Miranda, subcomandante do 2º Grupamento do Corpo de Bombeiros, duas pessoas estão em estado grave, com traumatismo craniano: o maquinista de uma das composições e um passageiro. Ele informou que todos os feridos já foram levados para hospitais e pronto-socorros da região. A colisão ocorreu por volta das 9h, na Estação Vila Clarice, no sentido Lapa - Estação da Luz. Segundo a CPTM, um trem de manutenção bateu na traseira de uma composição que levava passageiros. O secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, Jurandir Ferreira disse que existe a hipótese de falha humana, o que será investigado. (Agencia Estado)

Horário de verão termina no dia 26

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.
Uma hora a mais na cama no dia 26 de fevereiro:
relógios serão atrasados em uma hora
Termina no próximo dia 26 de fevereiro a maior temporada de horário de verão desde 1985. Os relógios devem ser atrasados em 1 hora em 10 Estados das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além da Bahia e do Distrito Federal. Neste ano, o período teve 133 dias pois quando há coincidência entre o dia previsto para o término do horário de verão e o domingo de carnaval, o encerramento deve ser no fim de semana seguinte. No caso, dia 26 de fevereiro de 2012. O objetivo é evitar que, no meio da folia, a população se esqueça de ajustar os relógios.

Policia insatisfeita com proposta do governador e pede cumprimento da promessa de campanha

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.
Tropa não ficou satisfeita com proposta do governador
A carreata realizada nesta quarta-feira (15) por policiais civis e militares, que cobram a implantação da Emenda 29, teve uma motivação ainda maior. Os policiais, que saíram de São José dos Pinhais, região metropolitana, em direção ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, denominaram como uma “piada” a entrevista concedida pelo governador Beto Richa na edição da manhã do Paraná TV, a respeito da possibilidade da greve das Polícias Militar, Civil e Científica. Nela, o governador anunciou um aumento para a base da polícia militar de 17,5% de ganho real, mais a reposição da inflação, o que chegaria a 23%. Já para a Polícia Civil, o governador informou que o aumento proposto pelo governo é de 20%, mais a reposição da inflação.
Policiais insatisfeitos
O cabo Carlos Lima, da PM, tratou a proposta como “uma piada de mau gosto”. Lima quer a implantação da Emenda 29 que, segundo ele, é uma promessa de campanha do governador. “Não queremos um aumento, mas sim que a lei seja cumprida. Com a implementação do subsídio, dentre ouras coisas”, disse ele. Já Alberto Ramires, presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Paraná (Sipol), prevê um sucateamento na Polícia Civil. “Não estamos sendo devidamente valorizados e uma debandada geral pode acontecer. Não vemos no governo interesse em valorizar o policial”, destacou. Os policiais saíram de São José dos Pinhais às 16h30 de hoje, em direção ao Centro Cívico. Lá, eles irão entregar panfletos explicando os motivos para as manifestações. (Banda B)
Possibilidade de greve da Polícia Civil
A Polícia Civil do Paraná pode aprovar na noite desta quarta o indicativo de greve na capital. Os ânimos da classe foram inflamados após os policiais ficarem sem uma proposta de nova tabela salarial.

O ideal de segurança

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012. 
 "Policial precisa de comando comprometido, bala na agulha e dinheiro no bolso. Do comando, a unidade, da bala, o enfrentamento e do dinheiro, a tranquilidade de, se um dia faltar, no cumprimento do dever, os seus estarão assistidos. Enquanto este tripé não estiver formado e fortalecido, nossa segurança será capenga."
Jorge Yared

Termina a greve: Motoristas e cobradores aceitam proposta; circulação dos ônibus começa a normalizar

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.
Trabalhadores aceitam proposta e greve termina (Foto Valter Alves/Gazeta do Povo)
Motoristas e cobradores do transporte público de Curitiba e região metropolitana aceitaram, em assembleia, a proposta feita pelo sindicato patronal e devem encerrar oficialmente a paralisação. Alguns ônibus já voltaram a circular na tarde desta quarta-feira (15). Próximo à rodoferroviária, os biarticulados da linha Centenário-Campo Comprido foram vistos circulando e recolhendo passageiros no corredor da Avenida Sete de Setembro e da Afonso Camargo por volta das 16h desta quarta. No entanto, ainda não há definição de quantas linhas voltariam a circular e a partir de que horários. Com o novo acordo, os trabalhadores vão receber reajuste salarial de 10,5%, vale-alimentação de R$ 200 e abono único de R$ 300, a ser pago em junho. Essa proposta foi apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) nesta quarta-feira, na audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A reunião começou ao meio-dia e foi suspensa às 13 horas por causa da assembleia da categoria e foi retomada depois da deliberação dos trabalhadores, que aceitaram o acordo. (Gazeta do Povo)

Auto-conhecimento

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012. 
Uma negociação só chega a bom termo quando
as partes envolvidas saem satisfeitas
O auto-conhecimento é uma das principais ferramentas de uma negociação. Negociar sem este predicado é colocar em risco a satisfação das partes envolvidas, pois, uma delas pode não sair satisfeita com o resultado. Quando isso acontece, a negociação perde o sentido, pois ela não tem limites em si mesma, e sim, através dos resultados positivos alcançados pelas partes, na conquista da continuidade do negócio. É isso o que conta. É a partir desta premissa que as relações duradouras devem ser construidas. Quero agradecer a professora Ticiane Pfeiffer por ter estimulado este conhecimento no MBA sobre Gestão de Pessoas que faço no IBPEX. Aliás é uma pós que recomendo a todos, de quaisquer áreas. Jorge Yared

Hipocrisia gera o caos

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.
Quando o desnível de salários provoca revolta
é preciso solucionar a fonte do problema.
Do contrário, a situação só tende a piorar.

(Imagem Ilustrativa)
Parlamentares que se dão aumentos incompatíveis com os demais segmentos da sociedade. Salários absolutamente desnivelados: uns ganham quantias exorbitantes, outros ridículos mínimos abaixo de mil reais. Um profissional que ganha 30 mil impondo regras de conduta a centenas de milhares que ganham abaixo da linha de mil reais. Tudo isso gera revolta, descontentamento e quando se manifesta uma liderança este sentimento se fortalece na união em torno de um único propósito: melhorar sua condição de trabalho e é claro, o salário, com o qual paga a qualidade de vida sua e dos seus: saúde, estudo, alimentação, vestimenta, etc... Ganhando pouco, o cidadão fica à mercê do assistencialismo do Estado que, a saber, deixa muito a desejar. No caso dos policiais militares e civis, dos profissionais da área da saúde, dos professores públicos e agora na categoria do transporte coletivo, só para citar alguns, ou o assunto passa a ser tratado com realismo e seriedade, ou o caos se instala. Na estratégia das negociações aprende-se que quanto menos se tem a perder, pior o quadro fica. E como o salário do trabalhador (quase todas as categorias) hoje é uma “merreca”, não será com ameaças que se chegará a uma solução justa e equânime para consagrar o tão desejado equilíbrio social. Do contrário é hipocrisia, fluído incandescente para a instalação do caos social.

Curitiba continua sem ônibus: Motoristas e cobradores não cumprem decisão judicial

Quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012.

Curitiba mais uma vez amanheceu sem ônibus nas ruas. Apesar dos atrapalhos população tem apoiado o movimento
até agora
(Foto Marcelo Borges/Banda B)
Apesar da determinação da Justiça do Trabalho que obriga motoristas e cobradores a colocar nas ruas uma frota mínima de 70% dos ônibus nas ruas nos horários de pico (entre 5h e 8h30) e 50% nos demais horários, Curitiba amanheceu novamente sem transporte coletivo. Há piquetes em frente a todas as empresas e trabalhadores não deixam os carros circularem. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) ainda não se manifestou sobre o descumprimento da determinação judicial. A Justiça determinou multa de até 100 mil reais por dia caso os coletivos não circulem. Vale lembrar que a oferta recusada ontem, era de 7% de reajuste e R$ 105 de vale refeição, mas que, à meia-noite, as empresas chegaram a oferecer 10,5% de aumento e vale dobrado, segundo o que foi confirmado pelo presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira. Como a proposta não foi aceita de imediato, o sindicato patronal recuou no meio do dia e não confirmou mais a proposta feita à meia-noite. Os representantes do Sindimoc pediram na audiência do Tribunal Regional do Trabalho ontem à tarde, 10,3% de reajuste e vale refeição de R$ 210, proposta não aceita pela classe patronal.  (Banda B)

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Proposta é rejeitada e greve continua

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.
Trabalhadores do transporte coletivo recusaram proposta patronal e a greve continua (Foto Marcelo Borges/Banda B)
Os motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e região metropolitana continuam em greve. Em assembleia realizada na noite desta terça-feira (14) na Praça Rui Barbosa, a nova proposta da classe patronal, levada aos trabalhadores pelo Sindicato dos motoristas e cobradores (Sindimoc), foi rejeitada por cerca de dois mil presentes. Apesar da paralisação se manter, uma determinação judicial garante 70% da frota nas ruas da capital e região nos horário de pico. Uma nova audiência está marcada para as 11h desta quarta-feira (14). A proposta de 8% de reajuste no salário, além de R$ 200 de vale refeição, apresentada na tarde de hoje em audiência do Sindimoc com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp), foi considerada muito abaixo das expectativas.
Sindimoc promete endurecer negociação com as empresas

Justiça do trabalho determinou a circulação de 70% da frota em horário de pico e 50% em horário normal
(FotoDaniel Castellano/Agência de Notícias Gazeta do Povo)
No final da assembleia, o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, garantiu que a decisão judicial de manter 70% da frota em atividade no horário de pico será cumprida, apesar de vários trabalhadores terem se mostrado revoltados com isso. O sindicalista também destacou um aumento nas reivindicações dos trabalhadores à classe patronal. Se hoje o Sindimoc pediu 10,3% de reajuste salarial e R$ 210 de vale refeição, amanhã (15) este valor deve dobrar. "Agora queremos 20% de reajuste e R$ 300 de vale refeição", decretou Anderson Teixeira. Durante a assembleia, boatos davam conta que seria criado um fundo de greve para pagar a multa determinada pela justiça e, com isso, o Sindimoc tiraria da rua toda a frota, assim como aconteceu hoje. O presidente do sindicato negou: "o fundo será feito para que sejam pagos outros gastos com a greve", apontou Teixeira. Por fim, o presidente confirmou que o Sindimoc estará reunido na noite de hoje para decidir a melhor forma de atender à decisão judicial. (Banda B)

Atlético e Corinthians será no Ecoestádio, mas MP e PRF responsabilizam Federação

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.
Liberado: Partida com o Corinthians paranaense será no Ecoestádio
A responsabilidade pelo jogo entre Atlético e Corinthians, marcado para esta quarta-feira (15), no Ecoestádio Janguito Malucelli, é da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Este foi o posicionamento adotado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Ministério Público (MP) e Secretaria de Trânsito de Curitiba (Setran), decidido durante uma reunião realizada nesta terça-feira (14). O encontro resultou em um ofício encaminhado à FPF. O documento solicita informações sobre o não cumprimento de uma determinação da PRF, que vetou a realização de eventos de médio e grande porte no Ecoestádio.
Federação e Atlético afirmam que não foram informados pelo Corinthians-PR de que o Ecoestádio não
poderá ser usado nesta quarta-feira e segue o baile...
(Albari Rosa / Gazeta do Povo)
 "A gente deixou claro que não autoriza as partidas no Janguito. O risco é do Atlético e da FPF", afirmou o inspetor Anthony Nascimento, da PRF. No entanto, ele confirmou que o jogo contra o Timãozinho está garantido. (Banda B)

Sem transporte coletivo, curitibano vive dia de trânsito confuso

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.
No início da manhã, moradores ainda aguardavam na fila com esperança de que algum ônibus estivesse circulando
(Foto Antonio Costa/Agência de Notícias Gazeta do Povo)
A greve dos motoristas e cobradores que trabalham nas empresas do transporte público de Curitiba e região metropolitana deixou a cidade sem ônibus na manhã desta terça-feira (14) e também no período da tarde. A exigência de manter um mínimo de 30% da frota em circulação não está sendo cumprida. Também é difícil conseguir táxi nesta terça-feira e o trânsito é caótico no centro e outras regiões da capital. O serviço de transporte particular foi autorizado pela Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs) no período da tarde desta terça-feira (14) e funcionará temporariamente.
Quem vai pagar o prejuízo?
Sem funcionários e sem clientes estabelecimentos fecharam as portas
(Foto Antônio Nascimento/Banda B)
Sem funcionários e clientes, comércio do centro de Curitiba fecha as portas. O cenário é completamente atípico para uma terça-feira, dia útil, no centro de Curitiba. Basta percorrer as principais ruas e avenidas da região central para constatar quase todas as lojas com as portas cerradas. A maioria dos comerciantes não conseguiu abrir seu negócio em razão da falta de funcionários,que não tiveram como chegar ao trabalho por causa da falta de ônibus. Os poucos que abriram as portas pela manhã, decidiram fechar tudo na hora do almoço devido a falta de clientes.

Greve de ônibus pode acabar ainda hoje; audiência no TRT deve definir rumos da paralisação
Cerca de 15 mil trabalhadores estão parados em Curitiba e região e pelo menos 2 milhões de pessoas estão
sem transporte
(Foto Antonio Nascimento/Banda B)
A greve de ônibus em Curitiba e região pode acabar ainda nesta terça-feira (14). Tudo vai depender da audiência de conciliação marcada para esta tarde no Tribunal Regional do Trabalho entre o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e região (Sindimoc) e representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Setransp).
Fim das greve
Assembleia de motoristas e cobradores às 18h, na Praça Rui Barbosa, pode pôr fim à greve. Nenhum ônibus circula pela cidade que também enfrenta congestionamento no trânsito. (Gazeta do Povo e Banda B)

Mega-acidente em rodovia na Alemanha mata um e fere seis

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.

Carros envolvidos em acidente próximo a Dormagen na rodovia entre
Colônia e Düsseldorf, na Alemanha
(Foto Oliver Berg/Efe)
Um engavetamento na rodovia entre Colônia e Düsseldorf próximo a Dormagen, na Alemanha, matou uma pessoa nesta quarta-feira, segundo informações do site da emissora pública local "WDR". Duas pessoas ficaram gravemente feridas e outras quatro tiveram ferimentos leves. Sete caminhões e 15 carros colidiram no acidente. O acidente foi causado pela obstrução da visão decorrente de uma fumaça liberada pela queima de tubos de plásticos embaixo da ponte por onde passavam os veículos. A rodovia teve que ser completamente fechada e peritos e engenheiros disseram que a ponte pode ceder. Segundo a autoridade rodoviária alemã, parte da ponte em direção a Colônia será demolida e substituída por uma construção auxiliar. "A demolição e construção da nova ponte pode durar até quatro semanas", disse o porta-voz da autoridade, Bernd Löchter. (Efe)

Judiciário & Legislativo X Executivo: Liminar derruba “tarifaço” do Detran

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.

A ação foi proposta pelos deputados Antonio Anibelli Neto
(PMDB), Elton Welter (PT), Enio Verri (PT), Luciana Rafagnin
(PT), Péricles de Mello (PT), Professor Lemos (PT), Tadeu
Veneri (PT) e Toninho Wandscheer (PT). A alegação é de
que a lei é inconstitucional.
Uma liminar concedida pelo desembargador Antônio Martelozzo, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), suspendeu cautelarmente a lei estadual que reajustou as taxas do Detran-PR em até 271% e destinou parte da receita para o Fundo Estadual da Segurança Pública (Funesp-PR). A decisão atende a pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade formulado por deputados estaduais da oposição. No entendimento de Martelozzo, a lei, que foi aprovada em novembro de 2011, contém “indícios de autorização legal de verdadeira arbitrariedade, ao conferirem-se poderes irrestritos ao Governador do Estado para dispor de fundos arrecadados com a cobrança das taxas do Detran-PR , as quais devem, por determinação constitucional, ser orientadas tão somente a viabilizar a manutenção do serviço”. A assessoria de imprensa do Governo Estadual foi procurada e ainda não tinha conhecimento da ação, por volta das 15 horas. (Gazeta do Povo)

Marido é preso por obrigar mulher a usar cinto de castidade

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.
"Embora seja contrário ao senso comum, os cintos de castidade
não são coisas de um passado remoto. Não são só objetos de
museu, não caíram em desuso e nem estão extintos, mas
continuam sendo produzidos, vendidos e utilizados hoje em
dia, principalmente por homens, porém em um contexto
totalmente diferente."
(Wikipedia).
Durante 45 dias, uma moradora de Brusque (SC) foi obrigada a viver com uma engenhoca de arame na parte externa da vagina, colocada por seu companheiro, Antônio Carlos Lopes Pereira, 37 de idade, para funcionar como uma espécie de cinto de castidade. Ela só se livrou do instrumento e da humilhação na semana passada, quando procurou as autoridades e contou o que estava passando. A prisão preventiva do homem foi decretada. Ele acabou preso na sexta-feira (10) à noite, pela Polícia Militar. Imediatamente, os PMs foram à casa de Antonio. Lá, encontraram um revólver calibre 38, com balas no tambor. A arma não tinha registro. Por isso, Antônio foi também autuado em flagrante.
Conto de amor virou conto de terror
Segundo o jornal Diário do Litoral, de Itajaí (SC), "o que era pra ser uma história de amor entre Antônio e a mulher com quem foi viver junto em abril do ano passado virou um conto de terror". Refere a matéria jornalística que "violento e descontrolado, o monstro mais parecia estar vivendo na Idade Média e chegou a fabricar com arame um instrumento que colocava à força na vagina da mulher, de 31 anos, e a obrigava a usar diariamente". A mulher usou o cinto de castidade entre dezembro de ano passado e a semana passada, quando, não suportando mais o terror em que vivia, fugiu de casa e procurou ajuda no Foro de Brusque. Ali exibiu o vexame a que estava sendo submetida. Pela história que ela contou  no foro e na polícia, desde o começo da relação Antônio se mostrou um homem violento. Os dois se separaram e se reconciliaram várias vezes, até que, em 16 de dezembro do ano passado, ela passou a ser obrigada a usar o arame, que era fechado por um cadeado. Na ocasião, depois de mais uma briga, Antônio a teria levado a um matagal perto de casa e, de arma em punho, ameaçado estourar sua cabeça. Depois, colocou a peça na sua vagina, dizendo que somente ele poderia fazer sexo com ela. (espaçovital.com)

Ex-deputado paranaense é preso sob acusação de fraudar licitações

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.
Ex-deputado estadual Waldir Turchetti da Costa Leite
O ex-deputado estadual Waldir Turchetti da Costa Leite foi preso durante a manhã desta terça-feira (14), em Paranaguá, litoral do Estado. Ele é acusado por fraude em licitação e foi um dos alvos na operação realizado pelo Nurce (Núcleo de Repreensão a Crimes Econômicos). Outras sete pessoas também foram detidas, entre elas estão a esposa e o filho do ex-deputado. O delegado operacional do Nurce, Fernando Ernandes Martins disse que o suspeito não reagiu à prisão e foi encaminhado à sede do Nurce, em Curitiba. A operação envolveu 26 policiais e 10 viaturas, foram cumpridos dez mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão. Estava entre as pessoas presas a presidente da Comissão de Licitações da Prefeitura de Paranaguá, Franciane Azevedo Ribeiro.
FRAUDE
Os indícios analisados pelo Nurce apontam que vários processos de licitação, que deveriam ter sido realizados através da modalidade de Pregão Presencial, foram feitos por Carta Convite, no qual a prefeitura escolhe no mínimo três empresas para participar da disputa. De acordo com a polícia, havia um acordo entre empresas pertencentes a um mesmo grupo de pessoas que se beneficiavam do esquema. A delegacia investiga ainda a participação de outras pessoas nas fraudes. As investigações revelaram que foram fraudados aproximadamente R$ 500 mil em sete licitações realizadas no ano de 2006. (Banda B)

Lição de inglês

Terça-feira, 14 de fevereiro de 2012.


- Classe, hoje eu quero que vocês pensem palavras em inglês que usamos sem traduzir e façam mímica para que seus colegas adivinhem a palavra que pensaram, ok?.. (sugere a professora)
Julinha foi a primeira. Andando como se olhasse vitrines e segurasse sacolas, arrancou da classe um sonoro "SHOPPING CENTER!!!"
- Muito bem, Julinha!.. (diz a professora)
Carlinhos abocanha um lanche imaginário e novamente a classe responde.."HAMBURGER!!!"
- Muito bem, Carlinhos!.. (elogia a professora)
Joãozinho, visivelmente animado, pega seu livro e acerta em cheio o rosto do colega sentado ao lado... A classe surpresa, olha sem entender, enquanto a professora irritada pergunta ..
- O que significa isso, Joãozinho???
E ele com um sorrisinho amarelo...
- FACEBOOK!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Leia nesta terça, na Tribuna do Paraná

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012.
1 - Bandidos explodem caixa eletrônico dentro de uma empresa de equipamentos de segurança.

2 - Rapaz descontrolado atravessa rodovia várias vezes, deita no asfalto e morre afogado após pular de ponte.

3 - Em visita a Curitiba, ministro do Esporte, Aldo rebelo, garante aprovação de empréstimo ao Atlético para obras da Arena.

4 - Na Tribuna POP, confira os detalhes da entrega do Grammy, nos Estados Unidos

Luto entre os católicos: Morre aos 74 anos o bispo Dom Ladislau Biernaski

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012.
A Igreja Católica perde um grande servo de Deus
Morreu na manhã desta segunda-feira (13), aos 74 anos, o primeiro bispo diocesano de São José dos Pinhais e presidente da Comissão Pastoral da Terra, Dom Ladislau Biernaski. O bispo lutava contra um câncer e estava internado há pouco mais de um mês no Hospital Erasto Gaetner, em Curitiba. A morte ocorreu por falência múltipla dos órgãos, às 11h30 da manhã. O corpo será velado na catedral de São José dos Pinhais, a partir das 19h até as 9h de quarta-feira (15), quando será realizada a missa de corpo e o sepultamento. Natural de Almirante Tamandaré, região metropolitana de Curitiba, Biernaski foi bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba entre 1979 e 2006, sendo responsável por atender 23 municípios ao redor de Curitiba. Em 2006, assumiu a recém-criada Diocese de São José dos Pinhais, que ficou responsável pelo atendimento de 14 desses municípios. Além disso, Biernaski também foi responsável por diversas Pastorais Sociais no Brasil, incluindo a Pastoral Operária, Pastoral Carcerária, Pastoral do Menor e da Comissão Pastoral da Terra, da qual era presidente.
LUTO: A Igreja Católica perde um formidável servo de Deus, engajado com as questões sociais e religiosas e preocupado sempre com a concórdia das pessoas e na busca incessante da justiça social com o fortalecimento espiritual. Percebi isso nas entrevistas que o bispo me concedeu na TV Paraná Educativa. Que Deus o tenha, Dom Ladislau. O senhor vai fazer muita falta!

Comunicar: menos equipamento, mais vontade!

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012.
Comunicação: como evoluir sem ela? E não estou falando de equipamentos só, não! Sem dúvida, a comunicação é uma ferramenta natural e fundamental cada vez mais necessária no mundo moderno. Equipamentos para facilitar sua execução são cada vez mais surpreendentes. O que falta mesmo é vontade, coragem e muitas vezes treinamento para executar esta capacidade nata de toda pessoa. Como conseguir entender a importância da comunicação no meio organizacional, se não conseguimos colocar em prática em nosso próprio relacionamento familiar e de amizades. Da teoria à prática existe uma distância a ser percorrida. O tamanho do percurso é medido pela maneira que quebramos a barreira da timidez e dos preconceitos que vamos acumulando, muitas vezes sem perceber, ao longo da vida. As empresas nada mais são do que o reflexo das pessoas que nelas trabalham, desde os diretores até o chamado “chão de fábrica”. O que as diferencia é a sensibilidade com que tratam a questão. Desde e principalmente os que tomam decisões transformadoras, até aquelas cujo papel é obedecer dentro das responsabilidades de cada um no ambiente organizacional. Não é preciso ser um especialista no assunto para entender que a empresa que consegue conquistar um ambiente comunicativo entre seus departamentos será mais bem sucedida em seus projetos e execuções laborativos.
Ao ler o artigo do professor e palestrante Amauri Dias Teixeira fiz questão de retirar algumas idéias do autor e repassar a quem estiver interessado neste assunto. Diz o professor:
“Partindo do principio (e fato) de que o colaborador é o principal capital (capital humano) que a organização possui, a comunicação clara e objetiva é fundamental para que ambos, organização e colaborador, colham bons frutos desta parceria. Toda decisão estratégica que se tome na organização deve ser repassada aos colaboradores de maneira clara, sem “mutações” na mensagem e para isso, é importante que esta informação seja passada pela própria Direção da organização, mostrando os motivos e qual a importância de cada colaborador dentro daquele plano estratégico. Por natureza, todo ser - humano gosta e precisa se sentir valorizado e importante para a organização. A partir do momento que a organização deixa claro esta importância, o colaborador trabalhará motivado e vestirá a camisa da organização, buscando com garra e dedicação, atingir os objetivos passados a eles. Claro, bons salários, um bom programa de benefícios e um plano de carreira bem elaborado e implantado, são importantes ferramentas que auxiliam a organização neste processo, mas manter uma relação estreita com seus colaboradores, ajuda a organização a evitar conflitos. Criar canais que facilitem a comunicação com os colaboradores também ajudam a organização a criar uma relação de confiança. Estes canais podem ser desde quadros de avisos espalhados pela organização até a criação de newsletter para divulgar os projetos e decisões da organização.”
Mas, como disse no início, é preciso exercitar nossa natural, mas reprimida capacidade de comunicação. No ambiente de trabalho ela precisa ser direcionada a objetivos específicos de função e execução de tarefas, mas também no quesito social, também. Não há como separá-los. Não somos máquinas que de repente ligamos o botão comunicar e, em seguida, o desligamos. Se você puder, não deixe de se esforçar para melhorar a comunicação no ambiente em que estiver. Particular ou profissional, ele tende a melhorar se não se deixar de lado esta importante ferramenta nata de todos os humanos: a comunicação. Comunicar não depende de equipamento e sim de vontade! Vamos lá pessoal!
“As organizações que hoje desenvolvem o fator processo de comunicação deram um grande passo para conseguirem montar uma parceria sólida e duradoura com seus colaboradores, onde todos terão bons frutos a colherem.”
*Amauri Dias Teixeira, profissional atuante na área de Recursos Humanos / Departamento Pessoal ha 13 anos. Formado em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos e Pós Graduado em Gestão de Pessoas pela Faculdade Metrocamp de Campinas/SP. Professor de Administração de Empresas)

Motor 'flex' agora invade o segmento de utilitários importados

Segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012.
Sportage 'flex' ganhou câmbio automático de 6 marchas (opcional) e rodas
de 18 polegadas em todas versões
(Foto Laércio Checa/Divulgação
Após monopolizar os segmentos de alto volume, a tecnologia 'flex' avança agora entre os utilitários de luxo. Estão chegando às lojas as primeiras versões bicombustível da picape Hilux e do jipão SW4, produzidos na Argentina pela Toyota, e o sul-coreano Kia Sportage movido a etanol e gasolina. Será que motoristas com esse poder de compra (os modelos citados custam mais de R$ 90 mil) estão preocupados em economizar centavos no abastecimento? Sim, afirma Ary Jorge. Ribeiro, diretor de vendas da Kia Motors. "Outro detalhe é o fato de o automóvel 'flex' ser mais valorizado na hora da revenda".

NOVIDADES
Em grandes centros, a valorização em relação às versões movidas apenas por gasolina chega a 3%, calcula Sammy Franciscus, consultor da Cardinal, concessionária Mitsubishi. A marca lançou no fim de 2010 a picape L200 Triton V6 "flex" (205 cv). Segundo a Mitsubishi, a opção que aceita gasolina e etanol representa 29% das vendas na capital paulista. É mais que o dobro da média nacional desta versão da picape (12%). A configuração a diesel é disparada a preferida. Fenômeno parecido ocorre com o jipe Pajero Dakar V6 Flex. Para importadores, essa tecnologia também proporciona mais identidade do produto com o mercado local.

Novidade da linha 2012 da SW4 é a versão bicombustível, que parte
de R$ 114 mil
(Foto Divulgação)
Uma nova leva de utilitários bicombustíveis já está a caminho. A primeira será a nova Chevrolet S10, cuja primeira versão "flex" foi lançada em 2004. O modelo chega às lojas logo após o Carnaval. Outra que está prestes a desembarcar é a Ford Ranger remodelada. A maior novidade da picape -que é produzida na Argentina- será a versão movida a etanol e gasolina.
exigência de mercado
O QUE VEM POR AÍ
Entre os jipinhos, a exigência pelo "flex" também cresce. Muitos dos novos consumidores desse segmento migraram de modelos que já dispunham da tecnologia. O Hyundai iX35, que compartilha o conjunto mecânico com o Sportage, receberá em breve o pacote bicombustível do "primo". As alterações mecânicas incluem nova programação da central eletrônica e dutos resistentes à ação corrosiva do etanol. Já a Fiat estuda adaptar o motor do "crossover" Freemont para que também possa receber o combustível de origem vegetal. "Como essa tecnologia só é aceita no mercado brasileiro, não dá para dividir os custos da adaptação com outros mercados, o que torna mais difícil viabilizá-la em modelos de menor volume de vendas", diz Ricardo Dilser, assessor técnico da Fiat. No mês passado o Freemont teve apenas 477 unidades emplacadas, cerca de um terço do que a Kia pretende atingir com o Sportage 2.0 Flex (178 cv), cuja versão automática parte de R$ 95,4 mil. (Folha Online/Automóveis)

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More