Imparcialidade

"A cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir". Steve Jobs

sábado, 7 de maio de 2011

Deputado paranaense cobra solução para assassinato de Jorge Grando


Sábado, 07 de maio de 2011.
O deputado estadual Rasca Rodrigues (PV) cobrou uma solução para a morte do ambientalista Jorge Roberto Carvalho Grando, membro da Associação Paranaense de Preservação Ambiental do Rio Iguaçu e Serra do Mar (APPAM). Jorge Grando foi assassinado tragicamente no dia 22 de abril último em sua chácara, em Piraquara, juntamente com outras quatro pessoas, entre elas, Antonio Luis Carvalho Grando, irmão do ambientalista.
“Esse crime não pode ficar impune. Esse tipo de crime é conhecido no mundo inteiro e nós temos que dar uma resposta para sociedade. Acredito que nossa Polícia, pela sua competência, vai encontrar a verdadeira razão desta chacina. É difícil admitir que o crime foi motivado por alguma desavença, porque o Jorge era uma pessoa que evitava o confronto, convencia as pessoas com argumentos”, comentou o parlamentar.
Com mais de 30 anos de militância na área ambiental, Jorge Grando era membro do Conselho Gestor dos Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba e foi o criador do Dia do Rio, comemorado em 24 de novembro, quando sugeriu ao ex-presidente da Assembleia, Aníbal Khury, a ideia do projeto. “A morte de grande foi um acontecimento triste para o Paraná, para o movimento ambiental. O Jorge teve importantes iniciativas em todas as áreas: ambiental, social e principalmente no combate a miséria”, definiu Rasca.
O deputado do PV lembrou ainda do projeto do ambientalista premiado no Japão sobre plantação de vime para móveis, em que os beneficiados eram menores infratores. O objetivo do projeto era integrar solução ambiental e social retirando os menores da situação de carência. “Ele acreditava que poderíamos reverter às pessoas que estavam em desatino para o convívio social”, disse.
Além disso, ele acolheu os índios Guarani, destinando 18 alqueires da sua propriedade para instalação da Aldeia Indígena Karuguá/Araçáí, em Piraquara, onde vivem 17 famílias. Estava envolvido em um projeto de transformar o condomínio de Piraquara em uma região ambientalmente correta, o nome do local era Ecovila e fica próximo às nascentes do Rio Iraizinho. Seu sonho era criar um corredor de proteção na Serra do Mar, com ajuda de novos ocupantes.
O crime
Os cinco crimes ocorreram na casa de Grando que fica em um loteamento de chácaras, localizado perto da Estrada Nova Tirol, bairro Capoeira, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba. As vítimas foram identificadas de forma extra-oficial, como os irmãos Antonio Luiz Carvalho Grando (43), conhecido como “Toninho”, e Jorge Roberto Carvalho Grando (53), além de “Gilmar” e Albino Silva, que seria funcionário da Sanepar. O quinto homem é o agente penitenciário, Valdir Vicente Lopes.
A sociedade cobra uma solução para o caso.

Jorge Grando: como estão as investigações sobre assassinato do ecologista e seus amigos?


Sábado, 07 de maio de 2011.
Chacina que vitimou Grando e seus amigos ainda não esclarecida
Os dias passam, as semanas idem e nada ainda sobre os responsáveis pela chacina de Piraquara onde morreram o ecologista Jorge Grando e mais quatro amigos. A princípio esperava-se a elucidação do caso para uma questão de horas, ou no máximo uma semana.
Mas, o tempo passou e ninguém mais fala nada sobre a chacina que vitimou um dos maiores defensores da natureza que o Paraná já conheceu. Notícias sobre Jorge Grando em meu Blog alcançaram um recorde de acessos, como nunca visto. De toda parte: do Brasil, dos Estados Unidos, de Portugal, Itália, Suíça, Espanha e Austrália. Isto demonstra a grande repercussão que o caso teve, nacional e internacional. A polícia do Paraná deveria vir a público para esclarecer como estão as investigações. Não é possível que uma chacina como esta caia no esquecimento. É mais do que lamentável, é trágico.

Conheça o Jaguar híbrido, agora em série


Sábado, 07 de maio de 2011.
Quando foi apresentado como protótipo durante o Salão do Automóvel de Paris, no ano passado, o Jaguar C-X75 era um dos carros-conceito mais fotografados pelos fãs de superesportivos. Devido ao tamanho sucesso, a marca inglesa decidiu fabricar o modelo em série para 250 "felizardos" que puderem pagar entre 700 mil e 900 mil euros pelo carro. O Jaguar C-X75 será o modelo britânico mais avançado produzido até hoje e terá índices similares de desempenho dos esportivos de série mais potentes do mercado, com a mais alta tecnologia e os mais baixos índices de consumo de combustível. A Jaguar criou um superesportivo que emite menos de 99g/km de CO2.

O chassi do C-X75 é feito em fibra de carbono, criando uma estrutura muito leve e extremadamente rígida. Segundo a Jaguar, o maior desafio para que o modelo fosse convertido de protótipo a um veiculo de serie estava na escolha do propulsor. A empresa continua o desenvolvimento da tecnologia com micro-turbinas que se apresentou no protótipo original do C-X75. Foi desenvolvido um sistema de propulsão também inovador. Este superesportivo utilizará um motor de combustão interna com um potente motor elétrico em cada eixo. O tamanho compacto do motor permite alojá-lo em uma situação baixa, para uma distribuição otimizada do peso e para manter a estilizada silhueta do protótipo. Isto permite ao Jaguar C-X75 ser um superesportivo capaz de circular em silêncio durante 50 km.

Potência
Quando funcionam em conjunto os motores de combustão e os elétricos, o C-X75 é um dos automóveis de produção em série mais rápidos do mundo, ao levar menos de 3 segundos para sair da imobilidade às 60 milhas por hora (96,5 km/h). O modelo também é capaz de atingir mais de 200 milhas por hora (321 km/h) de velocidade máxima. Este desempenho é acompanhado de uma incrível diminuição nas emissões de CO2, com menos de 99g/km, graças, entre outras coisas, à leveza de sua construção e um sistema de propulsão fora de série. (CorreioWeb)

Fidel Castro acusa Obama de esconder informações sobre morte de Bin Laden


Sábado, 07 de maio de 2011.
Fidel: "Estão acontecendo ações verdadeiramente preocupantes"
O líder cubano Fidel Castro acusou o presidente americano, Barack Obama, de "ocultar" informações sobre o "assassinato" de Osama Bin Laden - um feito que, advertiu ele, está cercado de "mentiras e incógnitas", de acordo com um artigo publicado na imprensa local neste sábado (7/5). "A própria imprensa dos Estados Unidos entende que o presidente (Obama) esconde quase tudo na "versão cuidadosamente elaborada que a Casa Branca ofereceu à opinião pública mundial" sobre a morte do líder da Al-Qaeda, escreveu Fidel no texto intitulado “As mentiras e as incógnitas envolvendo a morte de Bin Laden”. Em seu artigo, o segundo dedicado ao assunto esta semana, o ex-ditador cubano de 84 anos mencionou contradições nas matérias publicadas pela imprensa americana e interncional sobre a operação realizada no Paquistão, que terminou com a morte de Bin Laden no último domingo.
Entre as reportagens citadas, uma do The New York Times dizendo que
"as ações diferem bastante da versão oficial apresentada pela Casa Branca e altos funcionários do setor de inteligência". Fidel, que deixou o governo em 2006 por problemas de saúde, também destacou a "coincidência" entre o assassinato de Bin Laden e "a intenção de assassinar (o chefe da Líbia) Kadhafi", durante um ataque aéreo realizado há uma semana pela Otan contra a residência de um dos filhos do ditador, em Trípoli.

"Foi por acaso uma simples casualidade a coincidência entre esta operação e o ataque ao refúgio de Bin Laden, que o governo dos Estados Unidos conhecia perfeitamente e vigiava em todos os detalhes?", questionou Fidel.

"Estão acontecendo ações verdadeiramente preocupantes", acusou o líder comunista, que em outro artigo publicado na quinta-feira classificou a morte de Bin Laden como um "assassinato abominável" que multiplicará "o ódio e a vingança contra o povo americano, em lugar de protegê-lo”. (France Presse)

.

Leis que venham a restringir direitos de gays serão inconstitucionais


Sábado, 07 de maio de 2011.
Decisão histórica do STF, que  igualou a união homoafetiva
a estável entre heterossexuais, não poderá ser revertida
pelo Congresso  (Dida Sampaio/AE-5/5/2011)

Os direitos garantidos aos homossexuais pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento desta semana se tornaram intocáveis. Por mais que o Congresso aprove leis para regulamentar o tema, o STF não deixou espaço para o Legislativo dar um passo atrás.  Pelos termos da decisão do Supremo, uma lei que eventualmente seja aprovada para impedir a adoção de crianças por casais do mesmo sexo será inconstitucional. Da mesma forma, não é preciso que o Congresso previamente regulamente esses direitos, como a possibilidade de inclusão do parceiro no rol de dependentes no Imposto de Renda, para que os casais de gays os exerçam. Os ministros deixaram claro que a decisão abriu todas essas possibilidades, que não dependem de regulamentação de outro poder. Membros da Corte explicam que, ao reconhecer, com base na Constituição, que as uniões homoafetivas têm os mesmos direitos dos casais heterossexuais, o STF impediu que leis ordinárias futuramente aprovadas pelo Congresso retirem ou restrinjam esses direitos.  (Agência Estado)

Auditorias do TC no pedágio e radares: resultados saem em 5 meses


Sábado, 07 de maio de 2011.
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, anunciou que as auditorias operacionais que o órgão fará nos contratos de radares urbanos e pedágios rodoviários em todo o Estado deverão ser concluídas num prazo de aproximadamente cinco meses. A decisão de realizar os dois trabalhos foi tomada, por unanimidade, na sessão do Pleno do Tribunal, na última quinta-feira.
Na avaliação de Guimarães, o prazo se justifica devido à profundidade dos levantamentos. Auditoria operacional (AOP) é uma modalidade de fiscalização que avalia não só a legalidade, mas também a legitimidade e a economicidade de um programa ou serviço público – com o objetivo de apontar que benefícios efetivos essa ação oferece à população. Apenas o planejamento, para definir claramente os critérios e o âmbito da apuração, levará um mês.
Na AOP dos radares os principais pontos avaliados serão a legitimidade dos contratos, a forma de operação dos sistemas e o destino do dinheiro arrecadado em multas por infrações de trânsito. O trabalho será iniciado por Curitiba – devido à anunciada decisão da Prefeitura de romper o contrato com a empresa Consilux. Também serão avaliados os contratos de outros 15 municípios paranaenses que têm o sistema de radares operados por empresas.
A AOP dos pedágios vai consolidar alguns trabalhos já realizados por inspetorias do Tribunal nos últimos anos, na rotina de fiscalização da Secretaria Estadual de Transportes, à qual as concessões rodoviárias estão subordinadas. Depois desta fase, os técnicos avaliarão os valores e critérios de reajuste das tarifas, o cumprimento das obrigações contratuais pelas concessionárias e a eficácia do controle público sobre essas concessões. Serão feitas vistorias em trechos de rodovias pedagiadas, selecionados a partir das indicações obtidas nas reuniões técnicas e audiências públicas. (Via Portal Banda B)

Que feio: ministra da Cultura do Brasil recebe diárias por fins de semana no Rio, onde tem casa


Sábado, 07 de maio de 2011.
Ana de Hollanda ganha ajuda de custo para ficar no
 Rio, mesmo  tendo imóvel na cidade; agenda  inclui
eventos  fora de Brasília nas sextas e segundas

Irmã de Chico pisando na bola: desde que assumiu o cargo, em janeiro, a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, recebe do governo diárias em fins de semana sem compromissos oficiais no Rio, cidade onde tem imóvel próprio. O Estado de São Paulo cruzou os dados do Portal da Transparência, que publica as despesas do governo, com a agenda oficial divulgada no site do Ministério da Cultura. (Estadão)

* Se verdadeira, a denúncia já seria motivo para um ministro, da Alemanha por exemplo, pedir demissão. Aqui no Brasil, talvez sobre para quem denunciou.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More