sexta-feira, 6 de maio de 2011

Desarmar é a solução?


Sexta-feira, 6 de maio de 2011.
Novamente volta à tona a questão do desarmamento da população. Você concorda? A questão é polêmica. Há quem seja absolutamente contra o desarmamento. Mas, como ignorar a informação que recebo e posto logo abaixo. Concordo que o mais importante é desarmar o espírito de violência das pessoas, mas, se isso é inerente ao ser humano, a arma de fogo não deixa de ser um instrumento poderoso e letal em nossas mãos. Já que não dá para proibir, que haja então um rigoroso acompanhamento das pessoas autorizadas a usá-la. Vamos a notícia que é preocupante:

O Estado do Paraná ocupa o 16.º lugar no ranking
do número de mortes violentas no Brasil
No Paraná, 72,4% das mortes violentas são provocadas por ferimentos com armas de fogo. O Estado é o 16.º em número de mortes nesta modalidade no País. A média de utilização de armas de fogo em homicídios é superior à verificada no Brasil, que atingiu 71,2% em 2009, ano dos últimos dados disponíveis no Ministério da Saúde. Os números fazem parte de um estudo divulgado nesta sexta (06) pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) sobre o total de homicídios praticados com armas de fogo no Brasil.
De acordo com o balanço, Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio de Janeiro e Pernambuco lideram o ranking nacional com, respectivamente, 83,3%, 81,3%, 80,5%, 80,1% e 78,9%. No ranking das capitais mais violentas em relação às mortes por armas de fogo, Salvador, Vitória, Maceió, Recife e Rio de Janeiro lideraram em 2009.
Curitiba foi classificada como a 12.ª mais violenta, com 81,5%. Segundo o estudo, a capital paranaense registra uma pequena queda nos homicídios com armas de fogo em relação a 2008, quando a média verificada atingiu 83,4%.
O estudo revela que o Norte do País é a região onde menos se usam armas de fogo na prática de homicídios. ­ Nas capitais Boa Vista, Palmas, Macapá e Rio Branco, por exemplo, o índice não chega a 50%.  (Paraná Online)

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More